📢MCV #10: Transparência de dados para otimizar a gestão de pessoas no setor público

O objetivo desta newsletter, enviada semanalmente, é garantir, por meio de materiais curados, o conhecimento básico necessário sobre diferentes temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.

Clique aqui para acessar as últimas newsletters e não se esqueça de compartilhar com amigos e colegas que possam se interessar.

Se você só tiver 2 minutinhos

  1. Ter equipes diversificadas no setor público é um passo essencial para que se possa formular políticas mais efetivas e pensadas para incluir mais adequadamente o grupo social a que pertencem. Para que seja possível avançar na diversidade de lideranças públicas, é preciso, antes de mais nada, transparência de dados sobre essas posições. O estudo "Conhecendo as lideranças públicas: desafios e oportunidades para a ampliação da transparência de dados", realizado por meio de uma parceria entre Fundação Lemann, Movimento Pessoas à Frente e pesquisadores da FGV CPDOC, mostra que informações cruciais, – como raça e gênero – das lideranças do setor público não estão disponíveis publicamente.

  2. A diversidade também é essencial na produção científica. Neste mês, o MEC recriou o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, uma política de ação afirmativa que visa apoiar a formação de recursos humanos de alto nível e estimular a pesquisa acadêmico-científica em diversas áreas de conhecimento.

  3. A desigualdade, no entanto, inicia-se desde o Ensino Básico. Dentre as quase 140 mil escolas públicas brasileiras, há um subgrupo de 4,6 mil que não possui sequer energia elétrica. MCom e MME avançam nas discussões para levar energia elétrica e conectividade às escolas, mas, no cenário atual, as propostas precisam ser tratadas com urgência.

Mais 10 minutos para ampliar seu conhecimento

Estados falham em transparência de dados estratégicos de seus servidores

(Texto, português, 7 min, paywall)



Resumo:

O estudo "Conhecendo as lideranças públicas: desafios e oportunidades para a ampliação da transparência de dados", realizado por meio de uma parceria entre Fundação Lemann, Movimento Pessoas à Frente e pesquisadores da FGV CPDOC, mostra que informações cruciais – como raça e gênero – das lideranças do setor público não estão disponíveis publicamente.



Por que importa?

Segundo Matheus Nunes, coordenador de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann, em entrevista para a reportagem, esses dados são fundamentais para criar estratégias mais eficazes de gestão de pessoas no setor público, resultando em políticas públicas com mais qualidade.

Multiplicar ações afirmativas

(Texto, português, 4 min, paywall)

Resumo:

O MEC recriou neste mês o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, uma política de ação afirmativa que visa apoiar a formação de recursos humanos de alto nível e estimular a pesquisa acadêmico-científica em diversas áreas de conhecimento. A iniciativa conecta projetos no campo das inovações científicas com o combate às desigualdades, e seus resultados e produtos deverão subsidiar o Poder Público em políticas que assegurem igualdade de direitos e oportunidades, de gênero, raça, etnia, regionais e de pessoas com deficiência.

Por que importa?

Precisamos debater sobre a urgência de criar um modelo de crescimento econômico mais humanizado, igualitário, verde e antenado com as exigências das mudanças tecnológicas. E a diversidade na ciência é fundamental para que esse debate e seu processo avancem.

MCom e MME avançam nas discussões para levar energia elétrica e conectividade a 4,6 mil escolas

(Texto, português, 1 min)

Resumo:

Dentre as quase 140 mil escolas públicas brasileiras, há um subgrupo de 4,6 mil que não possui sequer energia elétrica. O Ministério das Comunicações e o MEC estão trabalhando juntos para conseguir atendê-las.

Por que importa?

Para alcançar equidade nas oportunidades educacionais, é necessário que a resolução conjunta, elaborada pelas duas pastas, seja pensada de modo a atender a diversidade de realidades. Alunos sem acesso à eletricidade em escolas estão completamente isolados da realidade de um mundo atual e essa situação precisa ser tratada com a devida urgência.

Novo PAC terá programa de internet em escolas e infovias estaduais, diz ministro

(Texto, português, 4 min)

Resumo:

O texto descreve o plano do governo federal para garantir a conectividade significativa, ou seja, com fins pedagógicos, nas 140 mil escolas públicas brasileiras. A iniciativa contará com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e advindos de obrigações do leilão do 5G, e estará incorporado no novo PAC.

Por que importa?

A visão de uma conectividade com fundamentos pedagógicos começa a se solidificar. Se antes a questão (ainda longe de estar vencida) era a chegada de conectividade nas escolas, agora a discussão é como garantir que chegamos a um estágio em que ela impacte a experiência acadêmica e os resultados.



CNN Prime Time: Escolas em Tempo Integral no BR

(Video, português, 1h41min)

Resumo:

Em entrevista, o ministro da Educação Camilo Santana e Gabriel Barreto, do Todos pela Educação, destacam a relevância da meta de mais 1 milhão de alunos brasileiros matriculados em tempo integral pelo MEC.

Por que importa?

Casos de sucesso da implementação de escolas em tempo integral mostram que o investimento na expansão de vagas, com a devida preocupação de que o tempo adicional seja pedagogicamente significativo, podem trazer melhorias expressivas nos resultados educacionais.

A canetada inócua e onipotente do MEC

(Texto, português, 8 min)

'Aporofobia' e investimentos que 'debocham': entenda os motivos que levaram o MEC a acabar com as escolas cívico-militares



(Texto, português, 6 min)

Resumo:

Os dois artigos trazem visões diferentes sobre o fim dos investimentos em escolas cívico-militares. Enquanto o primeiro artigo classifica a medida como inócua e desprovida de fatores que a justifiquem, o segundo nota técnica do MEC e a visão de Gabriel Barreto, do Todos pela Educação, que reforça as críticas de ineficiência e falta de priorização adequada com o vulto do investimento feito nessa política que atende 0,1% das escolas brasileiras.



Por que importa?

Uma das políticas citadas como mais relevantes pelo MEC durante o governo Bolsonaro, as medidas, que, na prática, retiram o suporte a nível nacional dessa abordagem, geram diferentes opiniões. Se, por um lado, a política pública em si impactava um número pequeno de alunos, as polêmicas no entorno mobilizam diferentes visões de mundo e, portanto, devemos compreendê-las para navegar em um ambiente complexo e avançar com pautas de políticas públicas que podem ter efeitos sociais importantes.



Escola tem de estar conectada a tecnologia e emprego

(Texto, português, 6 min, paywall)

Resumo:

Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, apresenta suas opiniões sobre a relevância de ensinar aos jovens sobre competências digitais, como desdobramento do estudo "Futuro do mundo do trabalho para as juventudes brasileiras”.

Por que importa?

Tendências como a digitalização do mercado de trabalho trarão profundas mudanças no perfil das profissões. Prepararmos os jovens para essa nova realidade passa por repensar o que e como ensinamos.



Lançamento da plataforma República em Dados

(Texto, português, no seu tempo)



Resumo:

A organização República.org anunciou o lançamento da plataforma República em Dados. A plataforma compila e organiza dados de fontes confiáveis, como bancos públicos e pesquisas, apresentando visualizações acessíveis de informações estratégicas para a construção de políticas públicas de gestão de pessoas. A iniciativa visa valorizar e melhorar a gestão dos profissionais públicos no Brasil, a fim de favorecer o crescimento do país com redução de desigualdades.



Por que importa?

A plataforma República em Dados facilita o acesso a informações estratégicas, auxilia na tomada de decisões sobre políticas públicas e promove a valorização dos profissionais públicos. Além disso, contribui para a redução de desigualdades e fortalece a transparência e a responsabilidade, permitindo que os cidadãos avaliem a eficácia das políticas públicas brasileiras.



Sala de Aula

Acesso dos estudantes negros à educação ainda esbarra na falta de acolhimento

(Texto, português, 6 min)

Resumo:

Em dezembro de 2021, o número de estudantes negros com risco de abandonar a escola por não se sentirem acolhidos era o dobro quando comparado ao aluno branco. Esse é um dos resultados da pesquisa “Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, realizada pelas organizações Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



Por que importa?

Desde antes da pandemia da Covid-19, a educação pública apresentava distorções entre estudantes negros e brancos. É preciso traçar estratégias com iniciativas antirracistas nas redes de educação e garantir a priorização e o acolhimento de estudantes negros no processo de recomposição das aprendizagens.



Em Sobral, desenvolvimento de habilidades socioemocionais é diferencial na educação

(Texto, português, 3 min)

Resumo:

Sobral, no Ceará, tornou-se exemplo nacional – e internacional – em razão dos bons índices de alfabetização e desempenho escolar em Português e Matemática. Um dos diferenciais do município para alcançar esses resultados está no trabalho de desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças e adolescentes da rede pública.

Por que importa?

Trabalhar as competências socioemocionais é uma forma de contribuir com o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes, pois, em conjunto com o desenvolvimento cognitivo, garante uma educação integral.



10 materiais para saber mais sobre alfabetização e Matemática

(Texto, português, 8 min)

Resumo:

A Nova Escola fez uma seleção de cursos, livros e podcasts para investir na formação continuada do educador e refletir a respeito da prática docente para o próximo semestre.



Por que importa?

Há muitos conteúdos on-line que podem apoiar a prática docente, e ter uma curadoria qualificada deles otimiza o tempo dos professores.



A importância da conexão entre professores

(Texto, português, 6 min)

Resumo:

Colaborar, compartilhar e aprender juntos. O poder das conexões dos professores impacta e transforma a educação ao ampliar e aprimorar as práticas pedagógicas para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos.



Por que importa?

Estar conectado com outros profissionais da educação é uma forma de ter uma rede de apoio para acolhimento, mas também para trocas pedagógicas. Redes como a Conectando Saberes, que está presente em todos estados brasileiros, são formas de criar essa rede de apoio.



Tecnologia



Herby e Fundação Lemann em parceria para desenvolvimento de tecnologia para avaliações de escrita

(Texto, português, 1 min)

Resumo:

A Herby e a Fundação Lemann estão colaborando para desenvolver uma tecnologia de avaliação de escrita com o objetivo de aprimorar a alfabetização em escolas públicas. Com o uso responsável de inteligência artificial, a tecnologia poderá fornecer feedback imediato sobre as avaliações escritas dos alunos, permitindo intervenções educacionais mais eficazes e rápidas. Essa iniciativa representa um passo importante na utilização da tecnologia para melhorar os processos na educação pública.



Por que importa?

O uso de tecnologia tem o potencial de tornar os processos na educação mais eficazes, o que pode propiciar um aumento da equidade e do acesso a recursos de qualidade para todos os alunos. Além de permitir a personalização do ensino, adaptando-se ao ritmo individual de aprendizagem, torna os processos educacionais mais eficientes, uma vez que fornece dados valiosos para avaliações e permite intervenções mais rápidas, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais.

Estudo do MIT mostra que ChatGPT melhora a comunicação corporativa

(Texto, português, 2 min)



Resumo:

Seria o ChatGPT a nova solução para melhorar a comunicação corporativa? Uma recente pesquisa do MIT, divulgada na revista "Science", indica que a Inteligência Artificial generativa pode trazer benefícios significativos. O uso de chatbots para determinadas tarefas pode impulsionar a produtividade em 40% e melhorar a qualidade em 18%. Com colaboradores reportando aprimoramentos em suas atividades cotidianas, a IA se destaca como uma solução promissora para organizações que almejam incrementar sua eficiência produtiva.

Por que importa?

A pesquisa do MIT valida a IA generativa, como os chatbots, como ferramentas poderosas para aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho, marcando um avanço significativo na tecnologia de IA. No contexto da transformação digital, a adoção dessas tecnologias pode ser um diferencial, especialmente para o Brasil, um país com um mercado emergente de tecnologia em crescimento. A IA tem o potencial de melhorar a eficiência do trabalho, com melhorias em rotinas diárias. A notícia também destaca a importância da inovação e do desenvolvimento em IA.



China estabelece novas regras para o uso de IA generativa

(Texto, português, 2 min)

Resumo:

A China acaba de aprovar novas regras para o uso da Inteligência Artificial generativa, tornando-se um dos primeiros países a regular essa tecnologia, presente em ferramentas como o ChatGPT e o Google Bard. Essa tecnologia possibilita a criação de imagens, vídeos e até textos por meio de algoritmos. A medida visa evitar a disseminação de conteúdos falsos e a violação de direitos autorais. Agora, as empresas que utilizam essa tecnologia precisam se registrar e obter autorização do governo antes de lançar novos produtos. Essa decisão representa mais um passo do país rumo à regulamentação do uso de IA, um tema que vem sendo discutido há algum tempo.

Por que importa?

A criação de novas regulamentações para a IA generativa, exigindo que os desenvolvedores garantam a segurança dos dados e registrem seus algoritmos com o governo, significam um grande avanço. As regras visam prevenir a disseminação de conteúdo falso e a violação de direitos autorais. Essa decisão da China, uma das primeiras do tipo, pode influenciar e auxiliar a abordagem de outros países, incluindo o Brasil, em relação à regulamentação da IA, proteção de dados e inovação tecnológica.



Se cuida, ChatGPT! Meta libera tecnologia de IA de graça

(Texto, português, 2 min)

Resumo:

A Meta anunciou a liberação do código do seu modelo de linguagem LLaMA 2 para uso comercial e pesquisa, visando competir com o GPT-4, da OpenAI. O LLaMA 2, treinado com 40% mais dados que sua versão anterior, estará disponível em plataformas como Azure, AWS e Hugging Face. Além disso, a Qualcomm planeja integrar o LLaMA em celulares e notebooks a partir de 2024.



Por que importa?

A liberação do código do modelo de linguagem LLaMA 2 pela Meta representa um marco importante na competição de IA, oferecendo acesso a ferramentas avançadas para empresas, startups e pesquisadores. Além disso, a parceria para integrar o LLaMA em dispositivos móveis abre novas possibilidades para a IA móvel. A iniciativa também promove maior transparência e segurança, permitindo a identificação de problemas e soluções pela comunidade de desenvolvedores e pesquisadores.



LuZia, sistema que leva ChatGPT ao WhatsApp, chega ao Brasil

(Texto, português, 5 min)

Resumo:

O sistema de inteligência artificial LuzIA, que integra o ChatGPT ao WhatsApp, foi lançado no Brasil. Ele permite transcrição de áudios, geração de conteúdos em texto e resposta a comandos de voz. O serviço é gratuito e está disponível em português, francês, espanhol e inglês, mas a empresa planeja lançar recursos pagos e uma assinatura até o início de 2024.

Por que importa?

Essa notícia é importante porque marca a expansão de uma ferramenta de Inteligência Artificial avançada para o Brasil, um dos maiores mercados de usuários ativos do WhatsApp no mundo. A integração do ChatGPT ao WhatsApp por meio do sistema LuzIA possibilita o acesso dos usuários a recursos de IA, como transcrição de áudios e geração de conteúdos em texto, diretamente em uma plataforma de mensagens amplamente utilizada. Isso pode ter implicações significativas para a forma como as pessoas interagem com a tecnologia no dia a dia, tornando a IA mais acessível e integrada às rotinas diárias. Em relação à privacidade, a empresa sugere que os usuários não compartilhem informações sensíveis ou pessoais ao usar o sistema LuzIA. Além disso, o criador do sistema, Álvaro Higes, afirma que a empresa não retém dados das conversas que tem com os usuários. No entanto, o número do telefone e o nome do usuário são registrados para que o sistema possa manter a conexão com os usuários. Ao adicionar o robô no aplicativo de mensagens, o usuário recebe os termos de proteção de dados e privacidade.



Com ajuda da Inteligência Artifical, o Aprendizap acelera a produção de conteúdos.

(Texto, português, 2 min)

Resumo:

Já está disponível gratuitamente no Aprendizap duas novidades voltadas para professores. A primeira é uma funcionalidade: agora o professor pode solicitar à IA a criação de novos conteúdos, como questões do ENEM, atividades de múltipla escolha, atividades abertas, entre outros. A segunda é o lançamento de mais de 8.000 atividades usando metodologias ativas de ensino, que foram produzidas por IA e revisadas por professores.

Por que importa?

Funcionalidades como essas lançadas no Aprendizap só reforçam o papel da Inteligência Artificial como uma grande ferramenta que busca auxiliar o professor, que continuará como ponto central na educação.



BIT.LYS - SEQUÊNCIA CORRETA PARA PARDOT



| Estados falham em transparência de dados de servidores
| bit.ly/3Q86v4J |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| Multiplicar ações afirmativas
|https://bit.ly/3rBx5sF

|

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| MCom e MME avançam nas discussões para levar energia elétrica e conectividade a 4,6 mil escolas — Ministério das Comunicações

| bit.ly/3Q1EPhN |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| Novo PAC terá programa de iInternet em escolas e infovias estaduais, diz ministro | TELETIME News

| bit.ly/46ZwXU4 |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| CNN Prime Time

| bit.ly/46Zx02c |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| Escola tem de estar conectada a tecnologia e emprego | Artigos | O Globo | glo.bo/3OniPws |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| República em Dados

| bit.ly/3pWhLGA |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| Acesso dos estudantes negros à educação ainda esbarra na falta de acolhimento | bit.ly/3OnNIB5 |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| Em Sobral, desenvolvimento de habilidades socioemocionais é diferencial na educação | bit.ly/3Oo1cNe |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| 10 materiais para saber mais sobre alfabetização e Matemática | Nova Escola | bit.ly/3pON861 |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| A importância da conexão entre professores | Nova Escola | bit.ly/3Q6zqpF |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| Herby e Fundação Lemann em parceria para desenvolvimento de tecnologia para avaliações de escrita

| bit.ly/46Ywm4N |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| ChatGPT melhora comunicação corporativa, diz estudo | bit.ly/47aZXIH |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| China estabelece novas regras para o uso de IA generativa; entenda

| bit.ly/46Ywtxf |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| Se cuida, ChatGPT! Meta libera tecnologia de IA de graça

| bit.ly/3pWhhjM |

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

| LuzIA, sistema que leva ChatGPT ao WhatsApp, chega ao Brasil; veja como usar | glo.bo/470yxow

+-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------+----------------+

Com ajuda da Inteligência Artifical, o Aprendizap acelera a produção de conteúdos.

https://bit.ly/3DmazGT