📢MCV #11: Liderança e representatividade de raça e de gênero

O objetivo desta newsletter, enviada semanalmente, é garantir, por meio de materiais curados, o conhecimento básico necessário sobre diferentes temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.

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Se vocĂŞ sĂł tiver 2 minutinhos



Para aprofundar seu conhecimento



O combate ao racismo também está em fortalecer profissionais negras

(PortuguĂŞs, 2 min, texto)

Resumo:

Para o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, Deloise Jesus, gerente de Impacto em Equidade Racial na Fundação Lemann, escreveu um artigo potente, celebrando a data criada em memória da líder quilombola Tereza de Benguela, como forma de dar visibilidade e valorizar as contribuições de mulheres negras para a defesa dos direitos humanos e o combate ao racismo. Apesar de celebrar os avanços na pauta, graças à luta de muitas outras mulheres, tanto ancestrais como contemporâneas potências, ressalta os diversos desafios que ainda se impõem.

Por que importa?

Embora representem 27% da população, segundo dados de 2021 do IBGE, as mulheres negras estão distantes das esferas de poder. No primeiro escalão do governo federal, por exemplo, ocupam apenas 9% dos cargos. É necessário fortalecer profissionais negras no ambiente de trabalho, tanto no setor privado, setor público e Terceiro Setor para que possamos, intencionalmente, alterar esse cenário e promover diversidade nos mais diferentes espaços profissionais.



Sem supersalários, 70% dos servidores públicos brasileiros ganham até R$ 5.000

(PortuguĂŞs, 6 min, texto, paywall)

Resumo:

A República.org, instituto dedicado a aprimorar a gestão de pessoas no serviço público brasileiro, criou e disponibilizou em seu site República em Dados uma base de consulta que consolida informações sobre servidores públicos brasileiros. Apesar de um grupo que compõe a elite do funcionalismo público e, muitas vezes, ganham acima do teto previsto para o setor, há um conjunto de servidores abaixo dessa casta que, em sua maioria, recebem praticamente um décimo do limite.



Por que importa?

O Estado brasileiro reproduz no serviço público muitas das desigualdades da sociedade que vemos no dia a dia, apesar de prevalecer o estigma de que todo servidor ganha demais. No Executivo federal, por exemplo, homens brancos recebem em média R$ 8.774, e os negros, R$ 7.753. As mulheres brancas, por sua vez, recebem cerca de R$ 6.272, enquanto as mulheres negras têm a menor média salarial, de R$ 5.815. Quando falamos sobre fortalecer profissionais negras, com certeza estamos falando de também fortalecer as que estão no serviço público. É importante olhar para o aumento da diversidade no setor público e a redução dos grandes desníveis salariais.



Governo lança programa para financiar a pós-graduação de mulheres negras no exterior

(PortuguĂŞs, 3 min, texto)

Resumo:

Intitulada “Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência”, a iniciativa foi desenvolvida em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério das Mulheres. A primeira fase do projeto terá um aporte de R$ 8 milhões para 40 ou 45 bolsas de estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado-sanduíche em âmbito internacional, nas instituições reconhecidas pelas Capes e em qualquer área do conhecimento.

Por que importa?

A iniciativa Ă© exclusiva para mulheres negras, indĂ­genas, quilombolas e ciganas, que possuem mais dificuldades de acesso a oportunidades desse tipo. NĂşmeros da Capes mostram que, em 2018, apenas um em cada quatro matriculados em programas de mestrado e de doutorado no Brasil Ă© negro. A lacuna Ă© ainda maior quando a busca por vagas Ă© no exterior e para mulheres negras.



O novo cenário racial

(PortuguĂŞs, 12 min, texto)

Resumo:
O Brasil está passando por um novo cenário racial, impulsionado por mudanças demográficas, educacionais e sociais. O fortalecimento dos movimentos negros, o acesso ao ensino superior e a disseminação das redes sociais têm contribuído para maior conscientização sobre o racismo e a busca por justiça social. Esse cenário desafia ideais elitistas de superioridade branca e promove a valorização da identidade negra, resgatando sua história e cultura. A população negra está se tornando mais ativa na política institucional, influenciando o debate público sobre questões raciais no país.

Por que importa?

O texto destaca as mudanças demográficas no Brasil, como o aumento da representatividade de negros e pardos. O engajamento da população negra na política institucional e o aumento do debate sobre questões raciais têm o potencial de impactar as políticas públicas e a sociedade como um todo.



CGU: verba de educação no governo Bolsonaro foi para cidades que menos precisavam

(PortuguĂŞs, 3 min, texto)

Resumo:

Segundo a análise da CGU, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não usava critérios técnicos com base na necessidade dos municípios para decidir quais cidades receberiam recursos, e sim e-mails disparados pela Presidência e pela Diretoria.

Por que importa?

A gestão não usou um ranking de necessidade dos municípios, como uma resolução interna determinou que deveria acontecer desde 2021. As ordens para beneficiar determinadas cidades partiam dos gestores, sem justificativas embasadas pela área técnica.



Levantamento aponta que metas do PNE estĂŁo longe de serem cumpridas

(PortuguĂŞs, 5 min, reportagem)

Resumo:

Um levantamento da organização Todos pela Educação mostrou que as metas fixadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para os ensinos fundamental e médio não devem ser alcançadas totalmente até 2024.

Por que importa?

O PNE tem 20 metas até 2024 que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior. Segundo levantamento do Todos Pela Educação, nenhum dos compromissos será totalmente concluído até o ano que vem, e isso se deve a uma série de desafios políticos e técnicos que precisam ser superados.



Cerca de 2,5 milhões de crianças estão fora da creche no Brasil, aponta levantamento

(PortuguĂŞs, 4 min, texto)

Resumo:

Levantamento de pesquisadores da Fundação Getulio Vargas aponta que, enquanto 2,5 milhões de crianças de 2 e 3 anos de idade estão fora da creche em todo o Brasil, mais de 1.200 obras de creches e pré-escolas estão paradas no país.

Por que importa?

A escassez de vagas em creches pode acarretar impactos significativos às famílias, afetando tanto o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, como também levando as mães a abdicarem de suas atividades profissionais para cuidar dos filhos.



Governo Lula propõe tornar crime hediondo ataque a escolas

(PortuguĂŞs, 3 min, texto)

Resumo:

Em abril, após uma série de atentados e ameaças de ataques a escolas, o ministro Flávio Dino havia dito que o país passava por uma epidemia de crimes desse tipo. Agora, sua pasta propõe a inclusão dele entre os crimes hediondos, cuja pena é de 12 a 30 anos de reclusão. Além disso, o condenado não tem direito à fiança e não pode ser alvo de indulto ou anistia.

Por que importa?

Após ataques em escolas no primeiro semestre de 2023, surge a necessidade de o Ministério da Justiça atuar com olhar intencional para esse tipo de crime, mas sempre em parceria com o Ministério da Educação, pois, enquanto um Ministério olha para soluções mais a curto prazo e punitivas, o MEC precisa trabalhar o acolhimento e a saúde mental de estudantes e professores.





Sala de Aula

Como evitar que a IA amplie a desigualdade entre as redes pública e privada de educação

(PortuguĂŞs, 4 min, texto)

Resumo:

Débora Nunes, gerente de produtos do Aprendizap, traz uma reflexão sobre as vantagens do uso de Inteligência Artificial (IA) na educação. Um dos principais benefícios é a capacidade de a IA economizar tempo dos professores, minimizando suas tarefas burocráticas. O texto também destaca os obstáculos que podem surgir ao introduzir esse tipo de tecnologia na rede pública e sugere que parcerias entre o setor público e o privado pode aumentar as chances de implementações bem-sucedidas.

Por que importa?

É cada vez mais urgente garantir que a implementação da IA na educação seja inclusiva e equitativa, permitindo que todos os alunos possam se beneficiar dos avanços desse tipo de tecnologia.



PsicĂłlogo escolar ajuda no desenvolvimento pleno do aluno

(PortuguĂŞs, 5 min, texto)

Resumo:

De acordo com a Lei nº 13.935/2019, todas as escolas públicas de educação básica precisam contar com serviços de psicologia e serviço social. Isso porque esses profissionais auxiliam os professores no processo de aprendizagem e podem identificar questões psicológicas que afetam a entrega do aluno durante as aulas. De acordo com o texto, a presença desses profissionais proporciona melhora no aprendizado dos alunos, incentiva programas de prevenção, promove a construção de um ambiente educacional mais amigável, estimula as habilidades socioemocionais e ajuda as instituições a melhorarem seu funcionamento.

Por que importa?

Segundo a pesquisa Educação na Perspectiva dos Estudantes e suas Famílias, encomendada ao Datafolha pelo Itaú Social, pela Fundação Lemann e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em dezembro de 2022, estudantes que contam com apoio psicológico nas instituições de ensino se sentem mais integrados, felizes e desenvolvidos com a escola.



Rumo à alfabetização de todas as crianças e o que isso significa

(PortuguĂŞs, 2 min, texto, paywall)

Resumo:

Priscila Bacalhau, membra da Rede de Líderes Fundação Lemann, celebra em sua coluna da Folha de S.Paulo o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que agora traz concordância sobre a definição de criança alfabetizada, mas ressalta os diversos desafios para o alcance dessa meta, como colaboração robusta entre os entes federados, apoio do MEC e recomposição da aprendizagem das crianças mais velhas que foram afetadas pela pandemia.

Por que importa?

Como a própria Priscila comenta no texto, ''são várias peças se movendo no complexo tabuleiro para alfabetizar todas as crianças'' e, apesar de estarmos caminhando para um cenário no qual as peças aparentam estarem se movendo nas direções corretas, é preciso olhar para todos os possíveis cenários e como os temas estão interligados nesse processo de garantir que cada criança seja alfabetizada no tempo adequado.



“Escola é a 1ª experiência de crianças negras com racismo institucional', diz secretária do MEC

(PortuguĂŞs, 5 min, texto)

Resumo:

O MEC planeja ações afirmativas na educação básica. A iniciativa, liderada por Zara Figueiredo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), busca combater desigualdades raciais, uma vez que a escola é frequentemente o primeiro contato de crianças negras com o racismo institucional.



Por que importa?

O racismo é um problema persistente na educação brasileira: o racismo institucionalizado. Aborda o plano do MEC para implementar ações afirmativas na educação básica, marcando uma etapa importante no combate às desigualdades raciais. A conscientização sobre o papel das escolas no combate ao racismo e o compromisso com mudanças concretas são vitais para garantir uma educação justa e igualitária para todos os alunos, independentemente de sua raça ou etnia. A matéria serve como um chamado à ação e enfatiza a necessidade de reformas educacionais significativas para superar o racismo no ambiente escolar.









Pesquisa



Study of Elite College Admissions Data Suggests Being Very Rich Is Its Own Qualification

(InglĂŞs, 18 min, texto)

Resumo:

De acordo com um novo estudo da Opportunity Insights, divulgado na última segunda-feira (24/07), entre os estudantes com a mesma pontuação no SAT ou ACT, os filhos de famílias dentro das 1% mais ricas tinham 34% mais chances de serem admitidos do que o candidato médio, enquanto aqueles do 0,1% mais ricas tinham mais do que o dobro de chances de serem aceitos.

Por que importa?

Segundo o estudo, o resultado é a imagem mais nítida até o momento de como as faculdades de elite dos EUA perpetuam a transferência intergeracional de riqueza e oportunidade. Esses dados se mostram ainda mais relevantes no momento atual, em que as faculdades estão sendo obrigadas a repensar seus processos de admissão após a decisão da Suprema Corte considerar inconstitucional a ação afirmativa baseada em raça.



PaĂ­s tem pior Ă­ndice em 10 anos de escolas pĂşblicas com projetos para combater racismo, aponta levantamento

(PortuguĂŞs, 8 min, texto)



Resumo:

Em 2021, o Brasil registrou o pior índice em dez anos de escolas públicas com projetos para combater racismo: apenas 50,1% tinham em sua grade curricular iniciativas para discutir o tema, segundo levantamento da entidade Todos Pela Educação divulgado na segunda-feira (24).



Por que importa?

O dado preocupa porque mostra uma piora: em 2015, o Ă­ndice era de 75,6%, maior patamar do perĂ­odo.









Tecnologia

Roda Viva | Silvio Meira

(PortuguĂŞs, 1h43 min, vĂ­deo)

Resumo:

O programa Roda Viva entrevistou o cientista e professor Silvio Meira, fundador e cientista-chefe da TDS Company e professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante a entrevista, Meira discutiu uma variedade de tópicos, incluindo inteligência artificial, o Projeto de Lei das fake news e a regulação de dados e redes sociais. A entrevista foi conduzida pela jornalista Vera Magalhães e contou com a participação de diversos especialistas em tecnologia e jornalismo.

Por que importa?

A entrevista com Silvio Meira no programa Roda Viva trouxe tópicos como inteligência artificial, o Projeto de Lei das fake news e a regulação de dados e redes sociais, são de grande importância atualmente. A diversidade de especialistas envolvidos proporciona múltiplas perspectivas sobre esses temas. Além disso, a entrevista contribui para informar e conscientizar o público sobre questões complexas relacionadas à tecnologia e seu impacto na sociedade.

As preocupações da digitalização massiva

(PortuguĂŞs, 4 min, texto, paywall)



Resumo:

A digitalização aumenta a oferta de serviços, democratizando o acesso a inúmeras possibilidades, como entrar no banco, marcar consulta e fazer reuniões remotas em tempo real. Mas, com esses avanços, também aumentaram os riscos relacionados, como segurança e privacidade de dados. Segundo o texto, estamos longe da formação necessária de técnicos para atuar no segmento. Isso acontece tanto por uma ausência de políticas públicas nos níveis de tecnologia ou superior, mas também por falta de estímulo no ensino fundamental. Educar e despertar talentos para o mundo digital faz parte da maturidade de um país sobre esse tema.

Por que importa?

A tecnologia deixou de ser coadjuvante e tornou-se o principal componente para consultas remotas, para equipes atuando de suas casas e para a manutenção das empresas de fornecimento de serviços em operação, entre outras coisas do nosso dia a dia.' O Brasil precisa avançar na maturidade do tema para que seja possível oferecer uma experiência satisfatória ao usuário, identificando falhas, anomalias, invasões, interferências e outras atividades indesejadas. A partir daí são aplicadas soluções para evitar interrupções nas redes, nos serviços e na experiência do usuário.



'Inteligência Artificial não ameaça humanidade': por que mais de 1,3 mil especialistas creem que tecnologia será benéfica

(PortuguĂŞs, 3 min, texto)

Resumo:

A Sociedade Britânica de Computação (BCS, da sigla em inglês) organizou uma carta aberta para combater a “condenação da IA”. A carta foi assinada por mais de 1,3 mil especialistas no Reino Unido provenientes de diferentes setores.

Por que importa?

Em março, líderes do setor de tecnologia assinaram uma carta pedindo uma pausa no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial altamente poderosos. A BCS, por sua vez, apresenta uma perspectiva mais otimista em relação à inteligência artificial, mas defende a importância de regulamentação adequada.



OpenAI can’t tell if something was written by AI after all

(InglĂŞs, 2 min, texto)

Resumo:

Por conta de uma baixa taxa de precisão, a OpenAI optou por descontinuar sua ferramenta que tinha como objetivo distinguir a escrita humana da escrita de uma inteligência artificial. Segundo a empresa, eles estão trabalhando para incorporar feedbacks e conduzir pesquisas para encontrar técnicas de procedência mais eficazes para texto, assim como para desenvolver mecanismos que permitam avaliar se conteúdos de áudio ou visuais foram gerados por IA.

Por que importa?

O fato de não conseguirmos distinguir com precisão o que foi gerado por inteligência artificial do que foi produzido por humanos é uma questão de grande preocupação e relevância no contexto atual. À medida que a tecnologia de IA avança, as capacidades de geração de texto, áudio e vídeo estão se tornando cada vez mais sofisticadas, tornando difícil discernir a autoria desses conteúdos.



Miscelânea



Bridge Programs Over Troubled Water

(InglĂŞs, 8 min, texto)

Resumo:

Muitas universidades, especialmente as mais seletivas, oferecem programas de verão como uma ferramenta de recrutamento para grupos de estudantes sub-representados, apresentando-os a um contexto que possa ter sido considerado inalcançável anteriormente e trazendo uma oportunidade de aclimatação ao campus.

Por que importa?

Programas preparatórios dessa natureza têm historicamente sido um mecanismo efetivo na aumento do acesso à universidade para grupos menos favorecidos e pode ser uma alternativa interessante para instituições seletivas de ensino superior aumentarem a diversidade, sem contar com ações afirmativas.





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│ O combate ao racismo também está em fortalecer profissionais negras │ bit.ly/3Y9faWg │

│ Sem supersalários, 70% dos servidores ganham até R$ 5.000 │ bit.ly/3YdOtjy │

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│ Cerca de 2,5 milhões de crianças estão fora da creche no Brasil, aponta levantamento | Jornal Hoje | G1
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│ Inteligência Artificial não é ameaça à humanidade: mais de 1,3 mil especialistas dizem acreditar que nova tecnologia terá efeito positivo na sociedade
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