📢MCV #16: Investimento no potencial humano e infraestrutura pública digital

Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.

Se você só tiver alguns minutinhos

  • No dia 24/08, aconteceu o evento "Fundação Lemann convida: Por que investir no potencial humano do Brasil? Uma conversa com economistas do Banco Mundial". Com mediação de Daniel De Bonis (diretor de Conhecimento, Dados & Pesquisa da Fundação Lemann) e participação de Norbert Schady (economista-chefe para Desenvolvimento Humano do Banco Mundial), Joana Silva (economista sênior para América Latina e Caribe do Banco Mundial) e Michael França (membro da Rede de Líderes Fundação Lemann e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper), o evento trouxe para o debate a importância de investirmos nas pessoas e como os efeitos da pandemia seguem atingindo o futuro dos estudantes brasileiros. O Brasil está desperdiçando seus talentos e é preciso olhar com urgência para o tema da recomposição da aprendizagem. Para assistir ao evento completo, clique aqui.

  • Essa foi a segunda edição da série de encontros promovidos pela Fundação Lemann para debater temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil. A ideia é promover reflexões e debates com especialistas, pesquisadores e personalidades reconhecidas em suas áreas sobre temas atuais e com forte potencial de impacto na sociedade contemporânea, especialmente a brasileira. O primeiro “Fundação Lemann Convida’’ recebeu Sam Altman, CEO da OpenAI e criador do ChatGPT; Nina da Hora, cientista da computação, pesquisadora, educadora e ativista brasileira; e Felipe Such, desenvolvedor nascido no Brasil e Lead Engineer da OpenAI, para debater o futuro da inteligência artificial e seus desdobramentos no Brasil. Relembre sobre o encontro clicando aqui.

  • O Brasil avançou no governo digital, mas ainda falha na infraestrutura. Hoje, o país tem ampla oferta de serviços digitais, ocupando o 12º lugar no ranking das Nações Unidas de 2022, mas, quando se considera a infraestrutura, o país cai para a 49ª posição no mesmo ranking da ONU, ficando atrás de Uruguai, Chile e Argentina. Cases como o PIX e a carteira digital de vacinação são exemplos de como o país pode ser pioneiro no tema, mas a falta de infraestrutura e integração entre as diferentes áreas e esferas do governo ainda é um aspecto crítico. Guilherme Cintra, diretor de Tecnologia e Inovação da Fundação Lemann, falou no evento Conecte-c, do CIEB, sobre como esses casos de sucesso ilustram o potencial no uso dessa forma de pensar soluções tecnológica para a educação, podendo sanar questões como infrequência e evasão de alunos, monitoramento de resultados, alocação de professores e matrícula/ensalamento.

SETOR PÚBLICO

PNDP – Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal

(Português, 10 min, texto)

Resumo:

O Ministério da Gestão e Inovação em Setor Públicos (MGI), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), lançaram o programa LideraGOV 4.0 – Edição Extraordinária para Pessoas Negras. O programa possui como público-alvo servidores da administração pública direta que se autodeclaram pretos ou pardos. A iniciativa possui como finalidade criar uma rede de servidores capacitados para liderar no serviço público e ocupar cargos estratégicos.

Por que importa?

O LideraGOV 4.0 propõe contribuir para diversificar o perfil dos profissionais de lideranças no setor público, além de capacitar lideranças por meio de formações para formular melhores políticas públicas para os cidadãos brasileiros.

Câmara aprova dispositivos do Senado que isentam Fundeb e Fundo do DF das regras do arcabouço

(Português, 16 min, texto)

Resumo:

Foram aprovados dispositivos no arcabouço fiscal que retiram o Fundeb do arcabouço fiscal que substituiu o Teto de Gastos.

Por que importa?

A retirada permite que esses recursos, importantes para que as políticas educacionais sejam implementadas, possam crescer independentemente de outros recursos que seguem regras mais rígidas.

Brasil é 12º do mundo em governo digital, mas falha na integração entre os diferentes serviços

(Português, 14 min, texto, paywall)

Resumo:

O Brasil avançou no governo digital, mas ainda falha na infraestrutura. Hoje, o país tem ampla oferta de serviços digitais, estando em 12º lugar no ranking das Nações Unidas de 2022, mas, quando se considera a infraestrutura, o país cai para a 49ª posição no mesmo ranking da ONU, ficando atrás de Uruguai, Chile e Argentina.

Por que importa?

É preciso celebrar os avanços no tema de governo digital, com produtos como a carteira digital de trânsito e de vacinação, serviços on-line do INSS e o site Gov.br, entre outros. No entanto, a falta de infraestrutura e integração entre as diferentes áreas e esferas do governo ainda prejudica o cidadão brasileiro. A necessidade de preencher o mesmo cadastro mais de uma vez, por exemplo, não apenas consome um tempo valioso da pessoa, como também pode resultar na exclusão de um benefício que lhe é de direito. É necessário garantir que pessoas do setor público estejam aptas para lidar com a questão de infraestrutura pública digital, para que possamos tanto melhorar a integração entre diferentes esferas do governo como replicar bons cases em outras áreas, como a educação, tema abordado por nosso diretor de tecnologia e inovação, Guilherme Cintra, no evento Conecte-c, do CIEB.

Sobral e Iguatu no Ceará se destacam em índices de educação, mostra ranking

(Português, 13 min, texto)

Resumo:

Os municípios cearenses de Sobral e Iguatu se destacam no ranking de competitividade dos municípios do Centro de Lideranças Públicas (CLP).

Por que importa?

O Ceará é um exemplo de sucesso de políticas educacionais em nível mundial. O ranking evidencia mais uma vez esse fator.

Sala de Aula

Teaching with AI

(Inglês, 9 min, texto)

Resumo:

A OpenAI publicou um guia para professores que usam o ChatGPT em suas salas de aula — incluindo sugestões de comandos, uma explicação de como o ChatGPT funciona e suas limitações, a eficácia dos detectores de IA e viés.

Por que importa?

Esse texto é importante porque mostra como a inteligência artificial, especialmente o ChatGPT, pode ser útil no contexto educacional. Ele dá exemplos de como professores estão usando IA para ensinar melhor e ainda dá dicas para outros professores fazerem o mesmo.

Trajetória escolar para alfabetização

(Português, 10 min, texto)

Resumo:

A matéria do site Diversa sobre uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes relata a trajetória escolar de Wagner Sales, um professor e arte-educador de Itajubá (MG). Wagner enfrentou desafios na alfabetização devido a barreiras em sua participação no processo de ensino-aprendizagem e preconceitos. Ele foi diagnosticado com uma possível deficiência intelectual, mas os exames eram inconclusivos. A teoria das múltiplas inteligências foi crucial para seu processo de aprendizagem. Wagner e Tatiana Zylberberg, uma defensora dessa teoria, cruzaram caminhos, resultando no livro e documentário "O menino que desenhava o invisível", que narra a trajetória escolar de Wagner.

Por que importa?

A trajetória do professor destaca a importância da educação inclusiva. Sua história evidencia a relevância da teoria das múltiplas inteligências, mostrando que todos têm potencial único. A interação com Tatiana Zylberberg ressalta o impacto da sensibilização e do reconhecimento na vida de um indivíduo.

Educação infantil: arma contra desigualdades

(Português, 31 min, podcast)

Resumo:

A jornalista Natuza Nery entrevista Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, e Mariana Luz, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, para falar sobre Educação Infantil. A motivação inicial é o levantamento do Todos que ilustra, dentre outros fatores, que há ausência de banheiros e refeitórios adequados, 60% das escolas nessa faixa não têm acesso à rede de esgotos, 64% não têm parques infantis e 70% não têm bibliotecas.

Por que importa?

Essa fase é fundamental para o desenvolvimento das crianças. A situação precária das escolas, quando disponíveis, é geradora de desigualdade. Uma reversão para aumento do investimento nessa idade é arma fundamental para combatê-la.

Mesmo com obrigatoriedade, 27% dos professores não declaram raça em censo da educação

(Português, 14 min, texto, paywall)

Resumo:

Os dados raciais são obrigatórios no Censo, mas 27% dos professores não os declaram. Analistas informam que há medo de indicar sua raça e, para pessoas negras, isso pode ser profissionalmente prejudicial.

Por que importa?

O medo de indicar a raça é um claro reflexo de nosso racismo estrutural. Isso gera um círculo vicioso, visto que a ausência desses dados dificulta a promoção de políticas públicas redutoras de desigualdade entre raças.

Racismo e as escolas

(Português, 4 min, texto, paywall)

Resumo:

A partir de estudo do IPEC para o Projeto Seta e o Instituto Peregum, Antônio Gois discorre sobre uma série de outros estudos que indicam como funciona o racismo em escolas. O estudo mostra que é nessas instituições que o racismo começa a ser sentido. Além disso, destaca que 81% dos brasileiros concordam que o Brasil é um país racista, embora apenas 11% indiquem ter atitudes discriminatórias, uma dissonância cognitiva com impactos reais. O texto traz ainda dados de pesquisas que mostram maior viés punitivo em relação a alunos negros nos EUA e nas notas de alunos negros brasileiros.

Por que importa?

Todas essas indicações demonstram, com clareza, como ainda estamos distantes de corrigir as rotas do racismo estrutural em nosso sistema. Se as escolas são reprodutoras desses vieses, temos uma população inteira sendo educada para se manter racista. Por isso, a educação antirracista se faz muito necessária. A existência de pesquisas que indicam essa realidade é fundamental e outros estudos devem se aprofundar.

Efeitos da pandemia vão além da saúde e atingem o futuro dos alunos brasileiros

(Português, 10 min, texto, paywall)

Resumo:

Norbert Schady e Joana Silva, economistas do Banco Mundial, estiveram na Fundação Lemann, ao lado de Michael França, da Rede de líderes Fundação Lemann e pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper (NERI), para debater o investimento no potencial humano.

Por que importa?

Não podemos considerar que as questões da pandemia ficaram para trás. Nossas crianças e nossos adolescentes estão sentindo os efeitos dela até hoje. Com o fechamento de escolas e a precarização da aprendizagem, aumentaram os riscos de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio terem menores níveis de escolaridade e renda quando adultos. Os efeitos da pandemia vão além da saúde e atingem o futuro dos estudantes brasileiros: o Brasil está desperdiçando seus talentos. É preciso olhar com urgência para o tema da recomposição da aprendizagem.

Pesquisa

Perigo nas ruas: pessoas pretas podem não ser detectadas por carros de direção autônoma, diz estudo

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

Estudo conduzido por especialistas do Reino Unida e da China revela que crianças e pessoas pretas correm mais risco quando se trata de software de detecção de pedestres em carros autônomos. A pesquisa avaliou o funcionamento de oito detectores de pedestres, levando em consideração diferentes parâmetros, como cor, idade e gênero. A inteligência artificial utilizada nesses veículos se mostrou menos eficaz para a detecção de pessoas de pele escura.

Por que importa?

Os resultados desse estudo destacam a relevância de estarmos atentos ao tema da discriminação algorítmica, que tem o potencial de acentuar as desigualdades já presentes em nossa sociedade. A partir da exposição de viés nos algoritmos, podemos contribuir para a construção de sistemas futuros mais equitativos e imparciais.

Pesquisa do NEES apresenta abordagem tecnológica inovadora para combater evasão escolar

(Português, 6 min, texto)

Resumo:

O projeto desenvolvido pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) utiliza o conceito de "AI Unplugged" para combater a evasão escolar no Brasil. O Sistema de Alerta Preventivo (SAP) monitora diversos fatores que indicam risco de abandono escolar, bem como questões familiares e socioeconômicas, sem a necessidade de acesso à internet. O sistema foi personalizado para a realidade brasileira e testado em escolas da cidade de Cametá, no Pará.

Por que importa?

O assunto é de suma importância devido à crise crescente de evasão escolar, agravada pela pandemia de Covid-19. A tecnologia desenvolvida pelo NEES oferece uma abordagem inovadora e inclusiva, possibilitando que escolas em áreas remotas e com infraestrutura limitada também se beneficiem. Isso contribui para ações mais efetivas de prevenção e para uma educação mais igualitária, independentemente das circunstâncias socioeconômicas dos estudantes.

Tecnologia

As experiências do SUS e do PIX como inspiração para o Sistema Nacional de Educação

(Português, 3h, vídeo)

Resumo:

A relevância de Infraestrutura Pública Digital para o alcance de objetivos sociais foi tratada no Conecte-C, evento organizado pelo CIEB em parceria com a Fundação Lemann, em que foram usados os casos do PIX e do SUS como exemplo para ilustrar o potencial no uso dessa forma de pensar soluções tecnológicas desenhadas para larga escala. O Brasil pode ser pioneiro no tema, facilitando a cooperação entre entes federativos e desenvolvendo tecnologias que ajudem na resolução de questões como infrequência e evasão de alunos, monitoramento de resultados, alocação de professores e matrícula/ensalamento.

Por que importa?

O Brasil é um país de dimensões continentais e extremamente diverso. Para conseguir construir soluções que funcionem nessas condições, precisamos ser capazes de, simultaneamente, desenvolver soluções que possam ser replicadas e respeitar individualidades e peculiaridades locais. É exatamente isso que a Infraestrutura Pública Digital tenta resolver. Enquanto os setores financeiro e de saúde estão à frente, o setor educacional, no mundo, não se utiliza dessa lógica.O Brasil tem a oportunidade de liderar nesse campo, fomentando a colaboração entre os diversos níveis governamentais e impulsionando o avanço tecnológico para abordar desafios como a redução da frequência escolar, a prevenção da evasão de estudantes, a avaliação do progresso educacional, a otimização da distribuição de docentes e a otimização dos processos de matrícula e alocação de salas de aula.

Schools Ban Chatbots Amidst Growing Concerns

(Inglês, 10 min, texto)

Resumo:

Algumas regiões americanas estão voltando atrás e não apenas liberando o uso, como também trabalhando para introduzir ferramentas como o ChatGPT e semelhantes na formação de alunos e professores. Conforme fala o diretor da Walla Walla Public Schools, Wade Smith (em tradução livre), "colocar nossas cabeças atrás de uma cortina (...) e torcer para que essas tecnologias desapareçam não vai funcionar". Além disso, várias regiões perceberam que os alunos ricos continuavam tendo acesso a essas ferramentas em suas próprias casas e, assim, a desigualdade só aumentava. Desse modo, a introdução de novas tecnologias, da forma adequada, pode reduzir o tempo com ações burocráticas, apoiar na aprendizagem e garantir que alunos se desenvolvam nas novas habilidades necessárias no mundo atual.

Por que importa?

A implementação criteriosa de novas tecnologias pode diminuir significativamente o tempo gasto em tarefas burocráticas, promover a aprendizagem eficaz e assegurar o desenvolvimento dos alunos em sintonia com as habilidades essenciais exigidas pelo mundo contemporâneo. No entanto, é imprescindível que essa introdução ocorra com a finalidade de mitigar desigualdades, ao mesmo tempo em que se concentra na capacitação adequada de estudantes e educadores.

O Assunto #1.019: Educação digital – até onde a tecnologia ajuda?

(Português, 17 min, texto)

Resumo:

A matéria e o podcast "O Assunto #1.019", do G1, discutem a educação digital em São Paulo. A Secretaria de Educação planejou implementar materiais 100% digitais em 2024, mas reconsiderou a decisão. Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho do Cenpec, aponta para a escassez de evidências sobre os benefícios da tecnologia no ensino, citando a experiência negativa da Suécia. Fabio Campos,pesquisador em educação e tecnologia da Universidade de Nova York e do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL), da Universidade de Columbia,ressalta a ausência de uma estratégia brasileira clara em tecnologia educacional e defende a integração do digital com o analógico.

Por que importa?

O debate sobre a implementação da educação digital é vital, especialmente considerando os exemplos das recentes decisões da Secretaria de Educação de São Paulo e as experiências de outros países. A proposta inicial de adotar materiais 100% digitais em 2024, seguida de um recuo, destaca a complexidade e os desafios da transição para o digital. Anna Helena Altenfelder, ao citar a experiência da Suécia, enfatiza que uma transição mal planejada pode levar a resultados acadêmicos negativos. Além disso, Fabio Campos aponta para a necessidade urgente de uma estratégia clara em tecnologia educacional no Brasil, especialmente após os desafios da pandemia. O debate é crucial para garantir que a tecnologia seja usada de forma a enriquecer a educação e não prejudicá-la.

Temos que tomar controle da IA antes que bandidos e governos autoritários o façam, diz Salman Khan

(Português, 14 min, texto)

Resumo:

Salman Khan, fundador da Khan Academy, destaca a importância de adotar a Inteligência Artificial (IA) na educação. Ele alerta sobre os riscos de má utilização da IA e vê a tecnologia como meio de reduzir desigualdades educacionais. Khan defende a segurança e privacidade dos dados e acredita que a IA pode complementar a interação humana no ensino.

Por que importa?

A visão otimista sobre a IA na educação está crescendo, sendo compartilhada e pode ser positiva, mas é crucial que as preocupações e os desafios sejam tratados com seriedade para garantir que essa tecnologia seja implementada de maneira responsável e eficaz. A regulamentação e a ética desempenham um papel fundamental nesse contexto.

Escola não pode ficar fora do mundo digital

(Português, 5 min, texto, paywall)

Resumo:

Marina Dalbem, presidente da Edify Education, ressalta a importância de equilibrar os riscos associados ao uso excessivo da tecnologia com uma abordagem apropriada, que permita aos alunos não se desconectarem do mundo atual, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental, mesmo quando estão dentro do ambiente escolar.

Por que importa?

As recentes discussões sobre uso da tecnologia tem ressaltado seus aspectos negativos. Estes devem ser considerados, mas faz parte da escola do século XXI a missão de integrar tecnologia de forma saudável no cotidiano dos alunos.

Why Progressive Web Apps Will Replace Native Mobile Apps

(Inglês, 6 min, texto)

Resumo:

AsProgressive Web Apps(PWAs) são aplicaçõeswebque oferecem uma experiência semelhante a um aplicativo nativo, mas são acessadas e executadas a partir de navegadores. Elas combinam os melhores aspectos desitesmóveis e aplicativos nativos, permitindo funcionalidadesoffline, notificaçõespushe uma interface amigável sem a necessidade dedownloada partir de lojas de aplicativos. Grandes empresas tecnológicas, como Google e Apple, estão promovendo PWAs como a próxima grande inovação em mobilidade. Com sua flexibilidade e eficiência, muitas marcas renomadas estão adotando PWAs para melhorar a interação com seus usuários móveis.

Por que importa?

A adoção deProgressive Web Apps(PWAs) é promissora, especialmente quando consideramos os setores de educação e Infraestrutura Pública Digital (IPD). Em regiões onde a conectividade à internet é inconsistente ou de baixa velocidade, PWAs permitem o acessoofflinee consomem menos dados do que aplicativos tradicionais ousitespesados. Na educação, isso significa que os alunos podem acessar materiais didáticos e plataformas de aprendizado sem depender de uma conexão constante. Para a IPD, a implementação de PWAs pode facilitar o acesso dos cidadãos a serviços essenciais, como agendamentos, pagamentos de taxas e consultas de informações, mesmo em áreas remotas ou com infraestrutura de internet precária. Dessa forma, PWAs têm potencial de diminuir barreiras de conectividade, tornando serviços e processos mais acessíveis e eficientes para todos.

Oportunidades

Inscrições para 3ª edição do Prêmio LED, que vai dar R$ 1,5 milhão a iniciativas inovadoras de educação, começam nesta segunda

(Português, 18 min, texto)

Resumo:

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio LED, que apoiará projetos inovadores em educação. A iniciativa contempla todas as etapas de ensino, incluindo Educação Básica, Educação Técnica e Profissionalizante, educação não-formal e Ensino Superior, e está organizada em três categorias: educadores inovadores, estudantes inovadores, e empreendedores e organizações inovadoras. O prazo para inscrição é 27 de setembro.

Por que importa?

Iniciativas como o Prêmio LED desempenham papel fundamental ao identificar, reconhecer e amplificar as práticas que estão potencializando o futuro da educação brasileira.

Associação oferece bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA

(Português, 6 min, texto)

Resumo:

A American Association of University Women (AAUW), uma associação americana com foco no empoderamento feminino, está recebendo candidaturas para a edição de 2024-2025 do seu programa de bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA. O programa de International Fellowships tem o objetivo de dar suporte a mulheres não americanas que queiram fazer pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado no país.

Por que importa?

A bolsa da AAWU é uma ótima opção para mulheres que foram aceitas para estudar nos EUA sem bolsa de estudos integral. O programa privilegia candidatas que demonstram comprometimento com a melhoria das condições de vida de meninas e mulheres por meio de atividades cívicas, comunitárias ou profissionais e que tenham necessidade financeira. O edital é aberto para mulheres, incluindo pessoas que se identificam como mulher, em todos os campos de estudo.

Programas de Trainee e Residência em Gestão Pública 2024 | Inscrições abertas (Português / texto)

Resumo

O Vetor Brasil e Instituto Gesto, anuncia a abertura do Processo Seletivo Unificado destinado a recém-graduados que anseiam por impulsionar mudanças impactantes no cenário da Gestão Pública em nosso país.

Por que importa?

Desde 2015, os programas têm servido como trampolins para jovens talentos que desejam se envolver em projetos relevantes em âmbitos estaduais e municipais, abrangendo todo o território nacional. Através desses programas inovadores, como o Trainee de Gestão Pública pioneiro em solo brasileiro - e a Residência em Gestão Pública, proporcionamos não apenas capacitação técnica, mas também o desenvolvimento pessoal necessário para moldar o futuro da administração governamental.