📢MCV #18: Inteligência Artificial na educação

Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.

Se você tiver 2 min

Com o lançamento do livreto da UNESCO com guias sobre como utilizar a Inteligência Artificial Generativa de maneira responsável em escolas, uma série de discussões surgiram. Um artigo da Porvir esmiúça as competências necessárias para professores e alunos sinalizadas no documento. Em "IA não é o problema. É como a usamos, principalmente em escolas", os argumentos vão na linha da necessidade de garantir que as ferramentas não substituam as interações humanas e o pensamento crítico. Algo reforçado em "AI can make schools more human, but only if schools prioritize relationship metrics". Nele, discute-se que há um potencial com a automatização de tarefas burocráticas de libertar educadores para aprofundarem os relacionamentos com os estudantes. Mas, para isso, a estrutura de incentivos que foca em notas deve ser modificada. Para entender como as EdTechs estão aproveitando as novas tecnologias, o material da Reach Capital traz uma análise de 280 empresas que estão trabalhando com inteligência artificial generativa

Setor Público

Governo vai lançar plano para expandir educação inclusiva com investimento de R$ 3 bi



(Português, 2 min, texto)

Resumo:

A matéria destaca o compromisso do Brasil com a educação inclusiva, revelando um investimento para promover a igualdade no acesso à educação.

Por que importa?

A matéria destaca o compromisso do Brasil com a educação inclusiva, revelando um investimento para promover a igualdade no acesso à educação. Desde 2008, o país segue diretrizes da ONU para inclusão, e agora estabelece metas definidas, como universalização de matrículas e capacitação de professores. Esse foco na educação inclusiva visa a uma sociedade mais justa e integrada, com especialistas e instituições, como o Instituto Rodrigo Mendes, reforçando sua importância.



Ministério: lançamento do Hub da Igualdade Racial para disseminar indicadores de raça/cor no governo federal



(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O Ministério da Igualdade Racial lançou no dia 05/09 o “Hub da Igualdade Racial”. A iniciativa consiste em uma plataforma on-line que reúne bases informativas para consultas sobre dados desagregados por cor ou raça nas áreas de educação, saúde, trabalho, violência, desenvolvimento social, demografia e setor público.

Por que importa?

Dados confiáveis sobre equidade racial são fundamentais para qualificar a construção de políticas públicas que reduzam desigualdades. Após anos de ausência de dados sobre a população negra, o Hub da Igualdade Racial busca suprir essa carência ao consolidar tais dados, trazendo insumos para qualificar a formulação das políticas públicas.



Um laboratório para pensar inovação no setor público



(Português, 4 min, texto)

Resumo:

Em um ambiente de constante e acelerada transformação, inovar em governo deve ser uma condição obrigatória para garantir a efetividade dos serviços públicos.

Por que importa?

Para garantir inovação, é preciso pessoas bem preparadas e diversas no serviço público, mas, também, garantir o engajamento de servidores e servidoras. Serviços como o PIX e o Gov.br> são exemplos de produtos desenvolvidos pelo serviço público, mostrando que, apesar do enorme espaço para melhoria, é possível garantir bons serviços aos cidadãos, inovando e usando a tecnologia como aliada.



Sem ler e escrever, alunos mais velhos ficam de fora de políticas de alfabetização

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/09/sem-ler-e-escrever-alunos-mais-velhos-ficam-de-fora-de-politicas-de-alfabetizacao.shtmlhttps://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/09/

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

Quando um estudante não é alfabetizado na idade correta, toda a sua trajetória escolar é prejudicada.

Por que importa?

O texto evidencia essa questão com exemplos reais. É de extrema importância que a alfabetização seja compreendida como pauta prioritária, no entanto, são necessárias ações mais urgentes para priorizar esses estudantes que ficaram para trás no processo de alfabetização, de modo que estes possam ter seu direito garantido.



Oportunidades

Ifé English Course: Curso de Língua Inglesa com Base na Cultura Negra



(Português, 1 min, texto)

Resumo:

O curso "Ifé English Course" destaca-se por sua abordagem afrocentrada no ensino da língua inglesa, promovendo representatividade para a comunidade. Ao integrar elementos culturais negros, o curso oferece uma experiência educacional única e empoderadora.

Por que importa?

Com abordagem afrocentrada no ensino da língua inglesa, a iniciativa não apenas ensina um novo idioma, como também celebra e valoriza a rica herança cultural negra.



Encontro Anual de 2021 a 2023: uma trilogia para discutir o país



(Português, 2 min, texto)

Resumo:

A partir deste texto, fica claro como um grupo formado por mais de 700 lideranças em áreas de impacto público e social no Brasil se uniram e passaram por momentos sociais e políticos turbulentos.

Por que importa?

A conexão desses profissionais sempre foi chave para enfrentar desafios e turbulências políticas e sociais. É um microcosmos de como podemos evoluir como sociedade por meio de discussões profundas, respeito ao diálogo e diversidade em seu sentido mais amplo



Sala de Aula

Top 5 Questions Schools Need to Ask About Active Learning



(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

Com a crescente digitalização da sociedade, as escolas precisam se adaptar para equipar os alunos com as habilidades necessárias para terem sucesso em um mundo cada vez mais tecnológico.

Por que importa?

As cinco perguntas-chave abordadas nesse contexto incluem: qual é o propósito da transformação digital em nossa escola?; como nossa cultura organizacional influencia a transformação digital?; como podemos integrar de modo eficaz a tecnologia na educação?; como podemos adaptar nosso currículo para a era digital?; e como mediremos o sucesso de nossa transformação digital educacional? Portanto, abordar essas questões é fundamental para promover uma educação mais eficaz e relevante para os alunos.



Investimentos e escala desafiam avanço do Ensino Técnico no Brasil



(Português, 2 min, texto)

Resumo:

A falta de articulação com o mundo do trabalho é um dos problemas sinalizados em relação ao potencial de impacto aquém do ideal do Ensino Médio brasileiro e da evasão nessa etapa de formação.

Por que importa?

A pouca articulação com o mundo do trabalho é um dos tópicos que indicam problemas referentes ao impacto aquém do ideal de nosso Ensino Médio e da evasão nessa etapa de formação. Em vários países com modelo de Ensino Técnico funcional, essa é uma opção valorizada, ao invés de uma visão de que apenas a ida para o Ensino Superior é um caminho adequado.



Education at a Glance 2023



(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

O Education at a Glance 2023, da OCDE, foi lançado. Compilado anualmente pela organização, o documento traz dados básicos sobre financiamento, desempenho e infraestrutura de sistemas educacionais comparados ao redor do mundo (incluindo o brasileiro). Este ano, aprofundam-se na temática do Ensino Técnico

Por que importa?

A comparação anual desses dados nos permite entender como estamos evoluindo em relação às demais nações, fazer comparações e benchmarks, e buscar formas de melhorar nosso próprio sistema educacional.



Ambiente escolar VIOLENTO impacta o APRENDIZADO de leitura

(Português, 2 min 27 s, vídeo)

Resumo:

Nesta breve entrevista com Ernesto Faria, do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), a relação entre violência e alfabetização é explorada. Os efeitos são claros: crianças expostas à violência têm muita dificuldade em aprender a ler.

Por que importa?

Cada vez mais estudos demonstram como traumas e violência impactam direta e indiretamente, e em longo prazo, quem sofre com esses elementos. O vídeo ilustra esse impacto e deixa evidente o fato de que precisamos pensar em formas de apoiar de maneira diferenciada os indivíduos afetados.



AI Can Make Schools More Human, But Only If Schools Prioritize Relationship Metrics



(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

O artigo explora a tese de que a Inteligência Artificial pode tornar a educação mais humana. Essa tese é proveniente da visão de que, ao automatizar tarefas rotineiras, seria possível que educadores e gestores se aproximassem de alunos e buscassem desenvolver os alunos em outras facetas de sua vida que não somente conteúdo, e aprofundassem as relações com estes. A provocação, entretanto, é que, apesar de isso ser possível e desejável, só acontecerá se efetivamente houver intencionalidade, inclusive na mudança de indicadores a serem buscados. Indicadores como a quantidade das relações de estudantes, a qualidade dessas relações, a estrutura dessas redes e a capacidade de mobilizá-las deveriam ser captados e intervenções deveriam ser desenhadas para promover maior capital humano dos estudantes.

Por que importa?

O potencial da IA pode destravar uma série de relações com enorme valor dentro do ambiente escolar. Mas, para isso, incentivos adequados e a mentalidade certa precisam existir. O artigo explora como isso pode ser feito com detalhes e exemplos concretos que podem nos inspirar.



UNESCO divulga matriz de competências em IA para professores e estudantes



(Português, 3 min, texto)

Resumo:

É necessária uma abordagem multidisciplinar e colaborativa para capacitar os indivíduos a navegar com sucesso na era da IA.

Por que importa?

A formação em IA para professores e estudantes exige que ambos se tornem produtores críticos de conhecimento, compreendam os valores éticos e promovam o uso consciente da IA, visando habilidades socioemocionais e justiça social na educação.



Prêmio Melhores Escolas do Mundo tem duas finalistas brasileiras



(Português, 2 min, texto)

Resumo:

É preciso celebrar as escolas públicas brasileiras que estão se destacando e fazendo um trabalho de excelência.

Por que importa?

A importância dessas escolas brasileiras serem finalistas reside no reconhecimento internacional de suas práticas exemplares. Elas demonstram que, mesmo em contextos desafiadores, é possível promover mudanças significativas na educação e na vida dos estudantes. Além disso, essas escolas destacam a importância de abordar questões como ação ambiental e saúde mental dos estudantes, áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das futuras gerações. Ao serem reconhecidas globalmente, essas escolas podem servir como inspiração e modelos para outras instituições educacionais em todo o mundo, incentivando a adoção de práticas inovadoras e impactantes. Isso reforça a ideia de que a educação não se limita apenas ao ensino acadêmico, mas também desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e saudáveis, contribuindo para um futuro melhor.



Onde a alfabetização funciona no Brasil



(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O texto destaca a implementação de abordagens pedagógicas inovadoras, como a utilização de materiais didáticos mais adequados e o estímulo à leitura desde cedo.

Por que importa?

Experiências bem-sucedidas de alfabetização, como as de Sobral e Lagoa Santa, destacam a importância da formação contínua de professores, do suporte educacional, das metodologias personalizadas e das avaliações regulares para alcançar resultados acima da média. Esses casos de sucesso servem como modelos inspiradores para outras regiões e reforçam a necessidade de investir na qualidade da educação, focando na capacitação dos educadores e na promoção do letramento infantil, visando a um futuro com maior equidade e desenvolvimento educacional.



Pesquisa

Por que há um abismo racial no ambiente de inovação brasileiro



(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O texto de Kelly Baptista, diretora-executiva da Fundação 1Bi e membra da Rede de Líderes da Fundação Lemann, traz os motivos e as consequências da falta de diversidade no setor de tecnologia. Por exemplo, apesar de serem 30% da população, mulheres negras representam apenas 11% dos cargos em empresas de tecnologia.

Por que importa?

Essa desigualdade de oportunidades não é apenas injusta com os indivíduos afetados, como também é impeditiva de um maior desenvolvimento econômico. Pensar em políticas sociais e educacionais que incluam essa população é a chave para mudarmos esse cenário. Alguns exemplos, como o Preta Lab, Ux para Minas Pretas e Vai na Web, citados por Kelly, são exemplos que podem inspirar mudanças estruturantes



Os impactos da pandemia no potencial humano – e como avançar



(Português, 3 min, texto)

Resumo:

A pandemia causou quedas imediatas nos resultados educacionais, já historicamente baixos, uma consequência do longo fechamento das escolas no país. No Brasil, foram perdidas 60 semanas; a média global, entre março de 2020 e março de 2022, foi de 37 semanas perdidas de ensino presencial. É preciso olhar como endereçar a recuperação de aprendizagens para não arrastar perdas do passado, mas também olhar para choques do futuro.

Por que importa?

O texto destaca o impacto negativo da pandemia na educação, com quedas nos resultados educacionais, especialmente no Brasil, devido ao fechamento prolongado das escolas. Além disso, ressalta que a perda de aprendizado afetou conteúdos aprendidos antes da pandemia, o que pode ter consequências no longo prazo. O Banco Mundial enfatiza a importância de construir sistemas e políticas resilientes para lidar com choques como a pandemia e as mudanças climáticas, sugerindo intervenções baseadas em evidências para recuperar as perdas de aprendizagem.

Tecnologia

Launching the Digital Futures Project to support responsible AI



(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

A iniciativa "Digital Futures Project", do Google, é importante uma vez que reconhece e aborda os dois lados da moeda da inteligência artificial: o imenso potencial e seus desafios inerentes. Em um mundo cada vez mais ligado à IA, é crucial entender e moldar seu desenvolvimento de maneira responsável, garantindo que ela beneficie a sociedade como um todo e não apenas alguns.

Por que importa?

A iniciativa visa reunir diversas perspectivas para compreender e enfrentar os desafios e oportunidades da inteligência artificial (IA). Por meio desse projeto, o Google apoiará pesquisadores, promoverá debates e buscará soluções de políticas públicas para fomentar o desenvolvimento responsável da IA. Além disso, o Google.org está estabelecendo um fundo de US$ 20 milhões para conceder subsídios às principais instituições acadêmicas e think tanks em todo o mundo, incentivando a pesquisa e discussão sobre essa tecnologia. O projeto se concentra em questões como o impacto da IA na segurança global, economia e emprego, bem como na promoção de uma governança responsável na inovação em IA. O projeto é fundamental para enfrentar os desafios em evolução da IA e garantir que seus benefícios sejam aproveitados de forma equitativa e segura.



Ampliar internet em escola pública é passo necessário para melhorar gestão, dizem especialistas



(Português, 3 min, texto)



Resumo:

O evento enfatiza a capacidade de desenvolver tecnologia de alta qualidade e impacto em uma escala nacional, mostrando que, assim como na saúde e no sistema financeiro, podemos aplicar essa abordagem na educação. Investir em soluções tecnológicas é fundamental para alcançar maior qualidade e equidade educacional em larga escala.



Por que importa?

A ampliação da internet nas escolas públicas é considerada fundamental por especialistas para resolver questões estruturais na área da educação, como evasão escolar e falta de professores. A criação de um sistema digital unificado que integra escolas, secretarias e o Ministério da Educação pode permitir uma gestão mais eficaz, com o cadastro de informações relevantes, como frequência de alunos e alocação de professores. Essa iniciativa é vital para melhorar o ensino e reduzir a desigualdade educacional. A experiência de sistemas públicos digitais, como o SUS e o PIX, serve como exemplo de como a infraestrutura digital pode ser implementada com sucesso, promovendo a gestão de dados e escalabilidade. Portanto, a conectividade nas escolas é um passo crucial para impulsionar a qualidade da educação no Brasil.



Pipeline Perspectives: Trends from 280 Generative AI Edtech Tools



(Inglês, 2 min, texto)

Resumo:

A emergência da IA generativa (modelo usado em ferramentas como ChatGPT e Bard) gera novas possibilidades na educação, maior possibilidade de personalização e novos entrantes. Acompanhar essas tendências é fundamental para entender os novos cenários educacionais adiante.



Por que importa?

A IA está se tornando crucial na educação, com mais de 280 ferramentas educacionais incorporando IA. Isso permite que mais pessoas criem soluções inovadoras. As categorias populares incluem ferramentas de estudo e tutoria baseadas em IA. Investimentos estão crescendo em ferramentas de desenvolvimento de carreira e habilidades. É importante manter-se atualizado com pesquisas e ser empático ao criar soluções eficazes. A integração com sistemas educacionais existentes é essencial, e as métricas de sucesso estão evoluindo rapidamente por conta das mudanças tecnológicas, exigindo adaptação constante e inovação.



UNESCO Digital Library: Institutional Repository



(Inglês, 3 min, PDF)

Resumo:

O potencial de impacto positivo das tecnologias de Inteligência Artificial Generativa é alto, mas, como qualquer ferramenta, é uma faca de dois gumes. A intencionalidade é necessária para que nos apropriemos adequadamente delas.

Por que importa?

O livreto lançado pela Unesco, de 48 páginas, traz uma série de conceitos fundamentais para a discussão que precisaremos fazer nos próximos anos e com urgência.

AI Isn’t the Problem. It’s How We Use It, Especially in Schools

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

"A IA não é o problema. É como a usamos, especialmente nas escolas" destaca o potencial revolucionário da inteligência artificial (IA) na educação. No entanto, o impacto real depende de sua implementação. Enquanto a IA pode ser uma ferramenta valiosa, ela não deve substituir o pensamento crítico e a interação humana. O desafio é integrá-la de modo a complementar o processo de aprendizagem, sem comprometer habilidades essenciais. A abordagem correta pode levar a uma educação mais personalizada e eficaz.

Por que importa?

O texto aborda uma das questões mais prementes da era moderna: a interseção entre tecnologia e educação. Em um mundo onde a IA está se tornando cada vez mais integrada em nossas vidas diárias, é crucial entender como ela pode ser usada de forma eficaz no ambiente educacional. O artigo destaca que o verdadeiro desafio não é a tecnologia em si, mas como a implementamos e a integramos ao currículo. A discussão proposta por Hess enfatiza a necessidade de uma abordagem equilibrada, onde a IA complementa, e não substitui, a interação e o pensamento humanos. Isso é vital para garantir que os alunos não apenas absorvam informações, mas também desenvolvam habilidades críticas de pensamento e interação no processo. Em resumo, o artigo lança luz sobre como preparar a próxima geração de estudantes para um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, garantindo que eles permaneçam no centro do processo de aprendizagem.