📢MCV #20: Uma política de Estado para conectar todas escolas do Brasil

Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.

Se você tiver só 3 minutinhos:

  • O governo federal anunciou uma iniciativa inovadora para conectar todas as escolas públicas do Brasil até 2026, marcando um passo significativo para a educação no país. Essa ação visa não apenas melhorar a conectividade, mas também impulsionar ganhos pedagógicos e melhorar a gestão escolar. Celebramos essa iniciativa, que terá como etapa inicial o foco em 40 mil escolas com conectividade no Norte e Nordeste do Brasil.

Sala de Aula

Governo anuncia investimento de R$ 8,8 bilhões para conectar todas as escolas públicas até 2026

https://g1.globo.com/politica/politico/noticia/2023/09/26/governo-anuncia-investimento-de-r-88-bilhoes-para-conectar-todas-as-escolas-publicas-ate-2026.ghtml

(Português, 3 minutos, texto)

Resumo:

O governo federal anunciou em evento um montante para conectar 100% das escolas até 2026 e garantir uma política que permita efetivamente gerar ganhos pedagógicos e de gestão das escolas.

Por que importa:

Com recursos tangíveis e eixos bem descritos, fica mais claro como se pretende alcançar a meta de conectividade até 2026 e, além disso, como gerar resultados pedagógicos efetivos. Acreditamos que com uma política bem desenhada para conectividade, estudantes de escolas públicas alcançarão melhores resultados educacionais. Celebramos esse projeto, cujo ponto de partida será direcionado às 40 mil escolas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil que enfrentam desafios de conectividade.



Maior estudo brasileiro sobre conectividade nas escolas públicas mostra caminhos para levar internet.

(https://www.megaedu.org.br/post/maior-estudo-brasileiro-sobre-conectividade-nas-escolas-p%C3%BAblicas-mostra-caminhos-para-levar-internet)

Resumo:

O "Estudo de Conectividade das Escolas Públicas" realizado pela MegaEdu mapeou geograficamente as cerca de 140 mil escolas brasileiras e cruzou dados de várias fontes no segundo semestre de 2021.

Por que importa:

O estudo fornece informações cruciais para identificar escolas sem acesso à internet e aquelas que precisam melhorar o uso pedagógico da rede, direcionando esforços para melhorar a educação por meio da conectividade.





Recomposição das aprendizagens é urgente mesmo depois de dois anos de volta às aulas na pandemia

https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2023/Recomposição-das-aprendizagens-é-urgente-mesmo-depois-de-dois-anos-de-volta-às-aulas-na-pandemia

(Português, 3 minutos, texto)

Resumo:

A reportagem destaca a necessidade contínua de focar na "recomposição das aprendizagens" após dois anos de pandemia, ressaltando que o retorno à normalidade pré-pandemia não é suficiente.

Por que importa?

Katia Smole e Lucas Rocha apresentam como a recomposição da aprendizagem é vital para garantir que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizado.









Revolução educacional iniciada há quase 30 anos em Sobral ainda é sonho no país

https://www.folhape.com.br/noticias/revolucao-educacional-iniciada-ha-quase-30-anos-em-sobral-ainda-e/293405/

(Português, 2 minutos, texto)

Resumo:

A reportagem conta a história de sucesso da educação em Sobral, no Ceará, e como ela é insumo para as políticas que os atuais executivos do MEC pretendem levar adiante, sendo eles mesmos provenientes do Ceará.



Por que importa?

Conseguir entender os bons exemplos ao redor do país para nos inspirar é importante para alcançarmos resultados como os dessa cidade que hoje alfabetiza quase todos os seus estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental. Por meio da história de Sobral e do Ceará, também é possível depreender algumas das visões do atual ministro da Educação e de seu time para os caminhos a seguir nos desafios nacionais.



Vaga na creche: lei diz que lista de espera na Educação Básica deve ser divulgada pelos governos

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/09/21/lei-lista-espera-educacao.ghtml

(Português, 3 minutos, texto)

Resumo:

Nova lei exige divulgação de lista de espera em fila por creches.

Por que importa?

A educação infantil é uma fase fundamental de formação. No entanto, na maior parte das cidades não há vagas suficientes para todos. Por isso, ter critérios claros e transparentes garante que as vagas sejam ofertadas para quem realmente mais precisa.





Setembro Amarelo: veja por que abordar saúde mental nas escolas

https://www.saudeemdia.com.br/noticias/setembro-amarelo-veja-por-que-abordar-saude-mental-nas-escolas.phtml

(Português, 3 minutos, texto)

Resumo:

O artigo ilustra a relevância de abordar o tema de saúde mental nas escolas e conta com entrevista com a membra da Rede Líderes, psicóloga e gerente de Conteúdo da Semente Educação Ana Carolina D'Agostini.

Por que importa?

A cada 40 segundos uma pessoa encerra sua própria vida no mundo e mais da metade dessas são jovens. Ter na escola um ambiente acolhedor e seguro para compartilhar angústias é fundamental para prevenir suicídios.





Setor Público

Trava política detém expansão de êxito do Ceará na educação

https://oglobo.globo.com/opiniao/editorial/coluna/2023/09/trava-politica-detem-expansao-de-exito-do-ceara-na-educacao.ghtml

(Português, 2 minutos, texto)

Resumo:

O texto destaca o sucesso educacional de Sobral, uma cidade no interior do Ceará, que alcançou resultados notáveis na educação por meio de uma gestão eficiente e de metas ambiciosas. No entanto, a disseminação desse modelo para o restante do Brasil tem enfrentado muitos desafios.

Por que importa?

A reportagem é relevante porque ilustra que a melhoria da educação no Brasil vai além de investimentos financeiros, enfatizando a necessidade de uma gestão eficiente, metas claras e continuidade nas políticas públicas. Além disso, ela destaca os desafios a serem superados para replicar esse modelo, incluindo a resistência sindical e a instabilidade política, destacando a importância de uma abordagem colaborativa e de longo prazo para a reforma educacional em todo o país.









Tecnologia

AI Now Institute - Policy Publications

https://ainowinstitute.org/publication/policy/compute-and-ai

(Inglês, 2 minutos, texto)

Resumo:

O artigo enfatiza a importância da capacidade computacional no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) em larga escala. Menciona como a computação, juntamente com dados e mão de obra qualificada, é vital, mas controlada por poucas empresas, afetando o progresso da IA e as políticas. Preocupações como escassez de computação e sustentabilidade ambiental, e a necessidade de mudanças políticas para contrariar impactos negativos e promover o acesso igualitário à computação para o crescimento da IA são destacadas.

Por que importa?

O artigo é importante porque lança luz sobre um aspecto crítico do desenvolvimento da IA — a necessidade de capacidade computacional. Ele articula que a monopolização dos recursos computacionais por um pequeno número de empresas pode impedir a democratização e o desenvolvimento mais amplo da IA, levantando tanto preocupações éticas quanto políticas. Ao chamar a atenção para questões como escassez de computação e sustentabilidade ambiental, advoga por intervenções políticas para garantir o acesso equitativo aos recursos computacionais. Isso, por sua vez, poderia fomentar um crescimento mais inclusivo e sustentável no setor de IA, tornando o discurso em torno da capacidade computacional e IA essencial para formuladores de políticas, stakeholders da indústria e o público em geral.





Generative AI, Plagiarism, and Cheating

https://leonfurze.com/2023/09/20/generative-ai-plagiarism-and-cheating/

(Inglês, 5 minutos, texto)

Resumo:

No artigo, o autor descreve como lidar com a realidade da chegada de ferramentas de IA generativa em ambientes educacionais. Em um mundo no qual é essencialmente impossível proibir essas ferramentas (e algo não desejável por muitos) e onde ferramentas de detecção de IA têm se provado ineficazes, é necessário repensar nossa relação com a construção de avaliações e de conhecimento de modo geral.

Por que importa?

A relação com essas ferramentas já mudou muito desde seu lançamento inicial, quando houve uma onda de proibições. Instituições educacionais entenderam que não há possibilidade de proibir seu acesso e essas ferramentas podem gerar benefícios reais. No entanto, há a necessidade de se haver uma discussão adequada. O artigo traz algumas perguntas fundamentais a respondermos como "Você está buscando avaliar conhecimento ou habilidades?" e "Todos os estudantes no seu contexto têm a mesma capacidade de acesso às ferramentas de IA generativa?", dando aos leitores uma forma de entender se faz ou não sentido o uso de IA generativa para as atividades em questão.



Everyone is above average

https://www.oneusefulthing.org/p/everyone-is-above-average?

(Inglês, 2 minutos, texto)

Resumo:

Um novo paper ilustra como a inteligência artificial pode tornar-se uma ferramenta para elevar e equalizar o nível de produtividade em uma série de atividades. Trabalhando com consultores, encontraram evidências de que, ao usar o GPT-4, os profissionais que estavam na metade de baixo em termos de nível de qualidade aumentaram em 43% seus resultados, enquanto os que estavam nos níveis superiores, reduziram em 17% o gap entre eles. Estudos semelhantes já foram feitos para escrita, atividades envolvendo criatividade ou especialidades como o Direito.

Por que importa?

Esse tipo de efeito já ocorreu anteriormente, mas sempre em atividades que demandavam rotina, como o que foi visto durante a Revolução Industrial. A diferença aqui é que estamos falando de atividades que exigem raciocínio lógico, consideradas mais difíceis de serem automatizadas anteriormente. Com isso, podemos traçar cenários. Enquanto alguns acreditam que isso significa que haverá forte redução na demanda por profissionais capacitados e menor necessidade de formação, outros acreditam que haverá mais tempo livre para dedicar a mais atividades que exigem e um aumento geral de produtividade, potencialmente até a criação de novas atividades. Como o artigo diz, mudanças são inevitáveis, mas o desenho de como estas acontecerão está nas mãos da sociedade (como o podcast "What's Your Problem", também nesta edição, ilustra).



What's Your Problem - What the Industrial Revolution Teaches Us About the AI Revolution

https://spotify.link/rzdZMBPEhDb

(Inglês, 39 minutos, podcast)

Resumo:

O economista do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e autor do livro "Power and Progress: our thousand-year struggle over technology and prosperity",Simon Johnson,é entrevistado por Jacob Goldstein no podcast "What's Your Problem" sobre como podemos criar condições para que as evoluções tecnológicas beneficiem uma parte relevante da sociedade e não apenas poucas pessoas.

Por que importa?

O autor argumenta que não há nada automático sobre tecnologia que transforme os ganhos de produtividade em distribuição de renda na sociedade. A compreensão dos elementos políticos no entorno desses movimentos tem de estar lá para que a atual revolução gerada por inteligência artificial possa propiciar benefícios sociais distribuídos. Além disso, a utilização dessas tecnologias para promover o aumento de capital social para diferentes camadas da sociedade, incluindo soluções educacionais, pode permitir que a inovação seja mais bem distribuída, viabilizando benefícios sociais para todos ao invés de inovações centralizadas na mão de poucos e benefícios direcionados.



Amazon investe US$ 4 bilhões em empresa de IA

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/amazon-investe-us-4-bilhoes-em-empresa-de-ia/

(Português, 3 minutos, texto)

Resumo:

A Amazon investirá US$ 4 bilhões na Anthropic, concorrente da Open AI, empresa focada em inteligência artificial investida pela Microsoft.

Por que importa?

Mais um sinal da importância cada vez maior da inteligência artificial, o investimento traz mais uma das big techs com força para o mundo da IA generativa. Com essas tecnologias ganhando força, os impactos para sociedade como um todo, para o mercado de trabalho e para o setor educacional são evidentes.



Copilot: Microsoft anuncia que nova ferramenta de IA será lançada na próxima semana

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/copilot-microsoft-anuncia-que-nova-ferramenta-de-ia-sera-lancada-na-proxima-semana

(Português, 2 minutos, texto)

Resumo:

A Microsoft anunciou em 26 de setembro o lançamento de seu novo assistente virtual baseado em inteligência artificial (IA) generativa, o "Microsoft Copilot". Essa ferramenta estará disponível no recém-atualizado Windows 11, nos navegadores Edge e Bing, e será oferecida para empresas a partir de 1º de novembro. O Copilot foi projetado para simplificar tarefas diárias, com funcionalidades em aplicativos como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams, e pode executar ações como alternar modos de cor, organizar a área de trabalho e resumir páginas na web.

Por que importa?

A introdução do Copilot representa um avanço na integração da IA em sistemas operacionais e aplicativos cotidianos. A capacidade de responder e realizar ações em linguagem natural pode revolucionar a interação do usuário com o software.



Autores de 'Game of Thrones' processam ChatGPT por violação de direitos autorais

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5141dp8vl3o

(Português, 1 minuto, texto)

Resumo:

Os autores americanos George R.R. Martin e John Grisham estão processando a OpenAI, proprietária do ChatGPT, alegando violação de direitos autorais usados para treinar o sistema de Inteligência Artificial. Martin é famoso por escrever "As Crônicas de Gelo e Fogo", que inspirou a série "Game of Thrones". A acusação sustenta que os livros dos autores foram utilizados sem permissão para aprimorar o ChatGPT, que "aprende" a partir da análise de vastos dados, muitas vezes adquiridos na internet.

Por que importa?

A questão central é a utilização de obras protegidas por direitos autorais para treinar sistemas de IA, levantando preocupações sobre a propriedade intelectual na era digital. A OpenAI defende o respeito aos direitos dos autores e busca formas de colaboração. O caso reflete uma preocupação mais ampla na indústria da mídia sobre a tecnologia substituindo conteúdo humano original.



ChatGPT agora também pode gerar imagens

https://istoe.com.br/chatgpt-agora-tambem-pode-gerar-imagens/

(Português, 2 minutos, texto)

Resumo:

A OpenAI recentemente aprimorou o ChatGPT, integrando-o com uma nova versão do gerador de imagens DALL-E, chamado DALL-E 3, permitindo que o chatbot produza imagens detalhadas e convincentes, especialmente de letras, números e mãos humanas. Essa inovação transforma o ChatGPT em um hub central para inteligência artificial generativa, capaz de criar uma variedade de mídias digitais.

Por que importa?

Os usuários agora podem gerar imagens simplesmente descrevendo o que desejam ver. No entanto, surgem preocupações de segurança, pois a tecnologia tem potencial para ser usada em desinformação, levando a OpenAI a implementar ferramentas preventivas no DALL-E 3.



McKinsey launches an open-source ecosystem for digital and AI projects

https://www.mckinsey.com/about-us/new-at-mckinsey-blog/mckinsey-launches-an-open-source-ecosystem

(Inglês, 3 minutos, texto)



Resumo:

A McKinsey anunciou no último dia 26 de setembro o lançamento de um ecossistema de código-aberto para seus projetos que envolvam tecnologias digitais, na lista de projetos abertos estão a Vizro, que possibilita a visualização de dados de modelos de IA. De acordo com a liderança da empresa, a iniciativa visa contribuir para o crescimento sustentável da adoção de inovação, além de ampliar o acesso e a disponibilidade de tecnologias de ponta.

Por que importa?

Ao centrar sua estratégia no código aberto, a McKinsey ganha diversas vantagens competitivas. No entanto, os benefícios não são exclusivos à empresa. O código aberto promove a inovação ao permitir que empresas e desenvolvedores do mundo todo usem, contribuam e melhorem as soluções existentes, adaptando-as às suas necessidades.



Oportunidades



Escolha do leitor: inspire-se, vote e doe

https://empreendedorsocial2023.folha.com.br/

(Português, 2 minutos, texto)

Resumo:

A ação da Folha de S.Paulo promove uma votação entre 9 candidatos dentre empreendimentos sociais divididos em 3 categorias, além de doações que permitirão um aumento do alcance dessas soluções. Dentre os candidatos, está a Estante Mágica, EdTech do membro da Rede de Líderes Robson Melo, que busca aumentar seu alcance em escolas públicas para a promoção da escrita.

Por que importa?

As organizações atuam em desafios que vão da promoção da escrita até novos formatos de construção para moradias populares, inclusão produtiva de catadores e um fundo focado em mulheres negras. Empreendimentos sociais podem ser formas poderosas de atuação para a resolução de algumas das questões mais fundamentais em nossa sociedade. Conhecer melhor essas iniciativas e ajudá-las a expandir seu alcance é parte do processo para o fortalecimento da atuação da sociedade civil nas questões que nos afetam.



Capacitação gratuita em introdução à programação

https://pages.prozeducacao.com.br/proz-tecnologia

(Portuguese, 2 minutos, texto)

Resumo:

A Proz Educação está oferecendo até 2 mil bolsas para um curso de programação para alunos de escolas públicas.

Por que importa?

Essa é uma maneira de garantir acesso a uma carreira que usualmente não está disponível para alunos provenientes da rede pública, e que pode trazer novos talentos para o mercado de tecnologia.