📢MCV #22: Consequências do Atraso na Alfabetização
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.
- Uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura, revela que a probabilidade de um estudante alcançar um alto nível de proficiência em Língua Portuguesa no 5º ano é de 55% se ele for alfabetizado no tempo apropriado, mas é de apenas 21% se não o for. Em Matemática, essa discrepância é de 40% para o primeiro grupo de estudantes e 15% para o segundo. A trajetória educacional do aluno sofre prejuízos caso a alfabetização não ocorra na idade adequada e, por isso, essa questão deve ser tratada como prioridade. No entanto, é essencial abordá-la com cautela, evitando soluções simplistas que se baseiam em fórmulas prontas e não consideram as realidades das crianças e das escolas. Um texto do Nexo também destaca os impactos negativos do atraso na alfabetização e faz uma comparação intrigante: "Se 50% dos edifícios construídos no Brasil desabassem, seria um escândalo, e medidas drásticas seriam tomadas para corrigir a situação. No entanto, nossa sociedade parece aceitar passivamente que mais da metade dos alunos, principalmente nas escolas públicas, não seja alfabetizada até os 8 anos, conforme indicam as avaliações nacionais".
- Mais da metade da população do Brasil é composta por pessoas negras, representando 55,7% dos brasileiros. No entanto, ao analisarmos a representatividade no serviço público, notamos uma discrepância. Conforme um estudo realizado pela República.org, apenas 35,09% dos servidores públicos ativos do executivo federal são negros. De acordo com a Síntese de evidências sobre a presença de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança e autoridade, conduzida pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper (NERI) a pedido da Fundação Lemann, a presença de líderes negros em posições de destaque traz consigo uma série de benefícios. No âmbito do setor público, líderes negros demonstram maior propensão a propor políticas de inclusão, envolver a população de forma política e promover a participação mais ativa da força de trabalho negra. Além disso, a presença de líderes negros também impacta positivamente a educação e a representatividade política local.
Setor Público
Proposta do governo para aluno não desistir de estudar é bolsa de estudo: 'Está bastante avançada a proposta', diz diretor do MEC
(Português, 6 minutos, texto)
Resumo:
O governo federal deve enviar ainda este ano projeto de lei que aposta em bolsas para promover a manutenção de alunos no Ensino Médio. A inspiração é no Carão Escola 10, programa realizado desde 2021 em Alagoas, que busca manter alunos no Ensino Médio em tempo integral com pagamentos de R$ 150/mês, condicionados à frequência.
Por que importa?
Enquanto apenas 46% dos estudantes das camadas mais pobres concluem o Ensino Médio, nas camadas mais ricas, são 94%. Assim, evidentemente, perpetuamos as desigualdades dessa maneira. Intervenções como a proposta geraram resultados em diversos contextos e podem promover uma redução das diferenças encontradas nas diferentes camadas sociais.
Diversidade e democracia no setor público
https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2023/Diversidade-e-democracia-no-servi%C3%A7o-p%C3%BAblico
Resumo:
O artigo discute a baixa representatividade de mulheres e pessoas negras nos órgãos de administração pública no Brasil. A diversidade de gênero e racial é fundamental para melhorar o serviço público e reduzir desigualdades sociais e preconceitos.
Por Que Importa:
A representatividade no serviço público desempenha um papel fundamental na formulação e implementação de políticas eficazes. Em um país tão diverso e complexo quanto o Brasil, ter uma administração pública que reflete a diversidade da população é essencial para abordar os problemas de maneira abrangente e justa. A inclusão de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança não apenas fortalece a democracia, mas também leva a melhores decisões políticas e melhores resultados para toda a sociedade. Portanto, promover a equidade de gênero e racial no serviço público não é apenas uma questão ética, mas também uma estratégia inteligente para melhorar o país como um todo.
Negros são minoria no serviço público federal e têm menores salários
(Português, 7 minutos, texto)
Resumo:
Um estudo realizado pela República.org que, ao lado da Fundação Lemann e do Instituto Humanize, compõe a Aliança Vamos, que tem por finalidade o fortalecimento das lideranças do setor público e do terceiro setor, revela que apenas 35,09% dos servidores públicos ativos do executivo federal são negros. A falta de representatividade se acentua em cargos de liderança que, por consequência, são cargos de maior remuneração. Além disso, a desigualdade de gênero é evidente, com mulheres negras recebendo salários 33% menores do que homens brancos. O texto também traz como a Lei de Cotas ajudou a aumentar a representatividade negra no serviço público, mas há esforços para estender e fortalecer essas medidas afirmativas, incluindo a reserva de 30% dos cargos de confiança para pessoas negras e a prorrogação da Lei de Cotas.
Por que importa?
Mais da metade da população do Brasil é composta por pessoas negras, representando 55,7% dos brasileiros, mas quando olhamos para o serviço público, esse grupo não está bem representado. Segundo a Síntese de evidências sobre a presença de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança e autoridade, realizado pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper (NERI) a pedido da Fundação Lemann, a representatividade negra em posições de liderança traz inúmeros benefícios. No setor público, líderes negros são mais propensos a propor políticas de inclusão, engajar politicamente a população e aumentar a participação da força de trabalho negra. Além disso, a presença de líderes negros tem impacto positivo na educação e na representatividade política local.
Cursos de graduação a distância crescem 21% em um ano, diz Censo
https://www.metropoles.com/brasil/mec-e-inep-divulgam-censo-educacao-superior/amp
(Português, 2 minutos, texto)
Resumo:
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou os resultados do Censo da Educação Superior de 2022. Houve um aumento significativo no ensino a distância, impulsionado pela pandemia, com 42% mais demanda por estudos remotos de 2018 a 2022.
Por que importa?
Os resultados do Censo da Educação Superior de 2022 destacam o crescimento do ensino a distância, particularmente durante a pandemia. Além disso, a divulgação desses dados é importante para avaliar o progresso em direção às metas do Plano Nacional de Educação. A estabilidade na oferta de vagas para cursos presenciais e o aumento na demanda por estudos remotos refletem as mudanças na educação superior no Brasil.
Mais de 70% dos novos alunos do ensino superior privado em 2022 optaram por estudar à distância, diz Inep
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/10/10/dados-censo-educacao-superior-2022.ghtml
(Português,, texto)
Resumo:
O Censo da Educação Superior 2022 revela que 72% dos estudantes aprovados no ensino superior privado optaram por estudar à distância. Nas licenciaturas, esse número foi ainda maior, chegando a 93,2%. A pesquisa também destaca o aumento no número de cursos EAD e os desafios da educação brasileira, incluindo a evasão escolar no ensino médio e a baixa participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por que importa?
A educação superior está enfrentando desafios de preenchimento de vagas, especialmente em cursos de formação de professores, e o aumento no EAD pode impactar a oferta e a demanda por cursos presenciais. Isso também levanta questões sobre o acesso à educação de qualidade e a diversidade de opções para os estudantes brasileiros.
Sala de Aula
O sucesso do 'bê-a-bá': criança tem 2,6 vezes mais chances de sucesso escolar se bem alfabetizada, diz estudo inédito
(Português, 5 minutos, texto)
Resumo:
Uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura, revela que a probabilidade de um aluno alcançar o nível avançado de proficiência em Língua Portuguesa no 5º ano é de 55% se ele for alfabetizado no tempo adequado e de apenas 21% se não for. Em Matemática, essa diferença é, respectivamente, de 40% para o primeiro grupo de estudantes e 15% para o segundo.
Por que importa?
Garantir a alfabetização da idade adequada - ao final do 2 ano - não é apenas um direito de todas as crianças, mas um fator essencial para que a trajetória escolar do estudante não seja comprometida.
Os prejuízos causados pelo atraso na alfabetização
https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2023/10/08/Os-prejuízos-causados-pelo-atraso-na-alfabetização
(Português, 5 minutos, texto)
Resumo:
Metade das crianças brasileiras não são alfabetizadas na idade e, segundo o texto, é necessário que o olhar para a alfabetização seja prioritário, uma vez que toda trajetória escolar do estudante é prejudicada caso a alfabetização não aconteça na idade adequada. No entanto, apesar da urgência, é preciso tomar cuidado para não cairmos em “soluções mágicas”, que chegam com fórmulas prontas e distantes das realidades das crianças e das escolas. E, ainda mais grave, desconhecendo o que já sabem e ignorando a diversidade que toda sala de aula apresenta.
Por que importa?
Assim como o texto traz, “Se 50% dos prédios construídos no Brasil desmoronassem, seria um escândalo, e certamente tomaríamos medidas drásticas para corrigir a situação. Mas a nossa sociedade parece aceitar que mais da metade dos alunos e alunas, principalmente das redes públicas, não se alfabetizem até os 8 anos como indicam as avaliações nacionais”.
Acesso à educação melhorou, mas a iniquidade ainda é enorme
(Português, 4 minutos , texto)
Resumo:
Apesar dos avanços na educação brasileira, persistem as desigualdades educacionais, especialmente em termos sociais e raciais. O debate sobre equidade está se expandindo e, embora haja avanços, ainda há desafios a serem enfrentados para garantir oportunidades iguais de educação de qualidade para todos.
Por que importa?
O texto enfatiza a importância de abordar e resolver as desigualdades educacionais no Brasil. Embora o acesso à educação tenha melhorado, também é crucial garantir que a qualidade da educação seja equitativa, especialmente para grupos historicamente marginalizados. São mencionadas políticas e medidas recentes que visam promover a equidade na educação, destacando a necessidade contínua de esforços nesse sentido.
Combate à evasão no Ensino Médio
https://www.youtube.com/watch?v=XsOTUFdiKp0
(Português, 4 h 21 min, vídeo)
Resumo:
Como mencionado em reportagem do jornal O Globo sobre evasão escolar, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), organizou o seminário “Combate à evasão escolar no Ensino Médio: desafios e oportunidades”. É possível assistir ao seminário no YouTube. No outro link, você poderá navegar pelos diversos estudos e por uma série de boas práticas que foram encontradas ao estudar casos locais que servem de inspiração ao país
Por que importa?
A evasão escolar é uma questão multifacetada. Ter acesso simples a uma diversidade de materiais de alta qualidade sobre o tema pode simplificar as tomadas de decisão pelas redes. Para facilitar a organização das ideias, os conteúdos estão divididos em cinco categorias: “Apoio às aprendizagens”, “Incentivo ao retorno e à permanência do aluno”, “Apoio à transição para o mundo do trabalho”, “Propostas de ambientes de aprendizagem e inovação curricular” e “Apoio à gestão escolar e valorização docente”.
Crise nos programas de licenciatura
(Português, 14 minutos, texto)
Resumo:
Muitos estudantes estão finalizando o ano letivo de 2023 sem ter tido aulas de Física ou Sociologia com professores habilitados para ministrar essas disciplinas. Diante da ausência de candidatos para ocupar as docências, as escolas improvisam e colocam profissionais formados em outras áreas para suprir lacunas no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) indicam que, em 2022, cerca de 59,9% das docências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental eram ministradas por professores qualificados na área do conhecimento. Esse número, no entanto, varia conforme a área do conhecimento e o estado. Por exemplo, a média nacional mostra que 85% dos docentes de Educação Física são licenciados na disciplina, enquanto os percentuais equivalentes para Sociologia e línguas estrangeiras são de 40% e 46%, respectivamente. Quando fazemos um recorte por estado, em Pernambuco, por exemplo, apenas 32,4% das docências em Física no Ensino Médio são ministradas por licenciados na disciplina, enquanto no Tocantins o índice equivalente para a área de Sociologia é de 5,4%.
Por que importa?
Estamos enfrentando uma escassez de formação em licenciaturas. Desde 2014, o número de estudantes ingressando em cursos presenciais de licenciatura está diminuindo, e essa tendência se estende aos cursos a distância desde 2021. As áreas que têm sido mais impactadas por essa situação são Ciências Sociais, Música, Filosofia e Artes, que viram uma queda significativa nas matrículas em 2021, enquanto Física, Matemática e Química enfrentam altas taxas de desistência ao longo da última década. Para mudar essa situação, especialistas enfatizam a necessidade iminente de implementar políticas que valorizem a profissão docente e a adoção de reformulações curriculares.
Cursos de graduação a distância crescem 21% em um ano, diz Censo
https://www.metropoles.com/brasil/mec-e-inep-divulgam-censo-educacao-superior/amp
(Português, 2 minutos, texto)
Resumo:
Em 2022, mais de 22 milhões de vagas de Ensino Superior foram ofertadas entre instituições públicas e privadas, representando 1 milhão de vagas a mais do que em 2021. A maior diferença notada foi o aumento de 21% de cursos de graduação a distância entre 2021 e 2022. De 2018 até o 2022, houve 42% mais demanda por estudos remotos. Mais de 70% dos novos alunos do Ensino Superior privado em 2022 optaram por estudar à distância, diz Inep.
Por que importa?
Considerando que é necessário aumentar em quase um terço as matrículas para atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que vence no ano que vem, e que o aumento de cursos a distância deixa um alerta para o MEC, que precisará coordenar e regular esse formato de ensino, os desafios se tornam enormes e serão necessárias estratégias assertivas para avançar no tema.
Plataforma auxilia escolas públicas a adotar uso de tecnologias digitais
(Português, 3 minutos, texto)
Resumo:
A plataforma Jornada Escola Conectada, do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), permite às redes públicas realizarem um diagnóstico e trilharem um caminho para implementar tecnologia da forma adequada. O mapeamento trabalha desde os elementos mais básicos da infraestrutura como eletricidade, até conectividade, sistemas de gestão, recursos educacionais digitais, dentre outros pontos.
Por que importa?
Implementar tecnologia em escolas públicas demanda um olhar sistêmico. Uma plataforma que apoie em escala a adequação dos recursos é uma ferramenta fundamental para que se alcance o uso de tecnologia em escolas de forma equânime.
Exaltando cabelo 'bem crespinho', professor viraliza cantando o antirracismo para crianças
(Português, 3 minutos, texto)
Resumo:
Um professor da rede municipal do Rio de Janeiro, Allan de Souza, viralizou com músicas infantis que incentivam o combate ao racismo nas escolas. Allan, também conhecido pelo nome artístico Allan Pevirguladez, compõe canções que enaltecem a beleza negra e a importância do respeito. Uma de suas músicas, que celebra a beleza dos diferentes tipos de cabelo, acumulou mais de 10 milhões de visualizações nas redes sociais.
Por que importa?
A notícia sobre o professor Allan de Souza destaca a importância da educação antirracista no Brasil. Suas músicas, que celebram a diversidade e a beleza negra, têm impacto significativo na autoestima das crianças. O alcance viral de suas canções nas redes sociais evidencia o desejo da sociedade por conteúdos inclusivos e positivos. Allan serve como um modelo inspirador, reforçando o papel vital dos educadores na promoção da empatia e do respeito.
Pesquisa
Nobel de Economia 2023 vai para Claudia Goldin, por seus estudos sobre mulheres no mercado de trabalho
(Português, 6 minutos, texto)
Resumo:
A professora de Harvard, Claudia Goldin, recebeu o prêmio Nobel de Economia por seus estudos sobre a participação da mulher no mercado de trabalho. Seus estudos demonstram que a participação da mulher no mercado de trabalho caiu com a Revolução Industrial e a necessidade de se trabalhar fora de casa. A partir da década de 1910, com uma economia mais focada em serviços e com a expansão das oportunidades educacionais para o público feminino, esse processo começou a se reverter. Elementos como a pílula anticoncepcional trouxeram ainda mais mulheres para a força de trabalho. Entretanto, ainda existem disparidades salariais claras. Mas, se anteriormente estas eram explicadas principalmente por escolhas profissionais e pelo acesso à educação, hoje em dia, o principal fator está nas escolhas relacionadas à formação de uma família, que impactam as decisões das mulheres de forma mais relevante em um estágio fundamental para consolidação de carreiras
Por que importa?
Uma clara compreensão dos fatores que levam a disparidades salariais é fundamental para conseguir lidar com essa realidade. Políticas que sejam estruturadas de modo a criar mecanismos promotores de igualdade, que considerem a realidade de criação de uma família e o papel de homens e mulheres nesse tema, são fundamentais. Além disso, nem todos os países estão no mesmo estado quando falamos de igualdade de acesso à educação entre os sexos. Portanto, entender esses impactos em sociedades que passaram pelos processos aqui descritos pode ajudar a lidar com situações análogas em países onde meninas ainda têm menos acesso à educação e, também, com os gaps persistentes no mercado de trabalho.
Ter livros em casa é importante para que a criança desenvolva habilidades socioemocionais
(Português, 3 minutos, texto)
Resumo:
Fomentar o hábito de leitura desde a infância, disponibilizando livros em casa, é fundamental. A leitura não apenas aprimora habilidades linguísticas e cognitivas, mas também estimula a imaginação, a empatia e o enriquecimento cultural. A escola e a família desempenham papéis essenciais em promover a leitura e suas vantagens para o desenvolvimento infantil.
Por que importa?
Essa notícia destaca a importância da leitura desde a infância, não apenas como um hábito saudável, mas como uma prática que oferece benefícios significativos, como o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Além disso, ressalta o papel fundamental da escola e da família em promover a leitura e criar um ambiente propício para que as crianças explorem o mundo dos livros, enriquecendo suas vidas e perspectivas.
Equidade racial é uma demanda obrigatória para nossa sociedade
(Português, 7 minutos, texto)
Resumo:
O texto de opinião de Lia Glaz, membra da Rede Líderes da Fundação Lemann e diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo, aborda a temática do racismo em nossas escolas. A partir do estudo do Núcleo de Estudos Raciais do Insper (NERI), Lia discorre sobre as desigualdades que levam a resultados piores e à evasão maior para alunos negros. A partir daí, fala sobre a formação de professores para o tema, promovendo a implementação adequada das leis que promovem a obrigatoriedade do ensino de questões relativas à história e cultura afro-brasileiras e indígenas.
Por que importa?
Sem a preocupação concreta com a implementação de uma formação antirracista para educadores, não seremos capazes de reverter o racismo estrutural que se reproduz em nossas escolas. Tivemos avanços, mas ainda precisamos evoluir muito para termos uma sociedade que promova a equidade racial de fato.
Tecnologia
Artificial Intelligence such as ChatGPT to be allowed in Australian schools from 2024
https://amp.theguardian.com/australia-news/2023/oct/06/chatgpt-ai-allowed-australian-schools-2024
(Inglês, 4 minutos, texto)
Resumo:
O uso de inteligência artificial (IA), incluindo o ChatGPT, será permitido em todas as escolas australianas a partir de 2024. Os ministros da Educação aprovaram um quadro nacional para orientar o uso dessa nova tecnologia. O quadro foi revisado por uma força-tarefa nacional de IA e será divulgado nas próximas semanas. O ministro federal da Educação, Jason Clare, comparou o ChatGPT a "calculadoras ou a internet". Há preocupações sobre privacidade e plágio, mas o uso do AI é visto como uma ferramenta educacional valiosa.
Por que importa?
A decisão da Austrália de integrar o ChatGPT e outras inteligências artificiais nas escolas a partir de 2024 marca um avanço significativo na fusão de tecnologia e educação. Esse movimento, respaldado por um quadro nacional, não apenas reconhece o potencial da AI na aprendizagem, mas também aborda desafios éticos e práticos. Além disso, ao nivelar o acesso à tecnologia entre escolas públicas e privadas, a Austrália pode influenciar tendências educacionais globais.
AI hype is built on high test scores. Those tests are flawed.
(Inglês, 11 minutos, texto)
Resumo:
O artigo discute a eficácia dos testes em modelos de linguagem de IA como GPT-3 e GPT-4. Embora esses modelos mostrem habilidades impressionantes, há preocupações sobre como avaliá-los corretamente. Testes humanos podem não ser adequados para máquinas e a compreensão real da IA ainda é uma questão em aberto.
Por que importa?
Importa porque a forma como avaliamos a inteligência artificial determina nossa compreensão de suas capacidades e limitações. Uma avaliação inadequada pode levar a expectativas infladas ou subestimações, influenciando decisões em áreas como educação, emprego e regulamentação. Entender corretamente a IA, é crucial para sua integração responsável e eficaz na sociedade.
As AI Chatbots Rise, More Educators Look to Oral Exams — with High-Tech Twist
(Inglês, 8 minutos, texto)
Resumo:
Com a ascensão e popularização dos chatbots de IA, muitos tipos de avaliação tornaram-se menos eficazes para medir o aprendizado. O artigo descreve como educadores estão reconsiderando exames orais, um dos métodos mais antigos de avaliação, e combinando com algumas tecnologias que estão ajudando os professores no processo de correção.
Por que importa?
Ter bons instrumentos para medir o aprendizado é fundamental para a educação. Com chatbots de IA, os alunos podem facilmente obter respostas, comprometendo a avaliação genuína do aprendizado. Exames orais, facilitados pela tecnologia, podem oferecer uma avaliação mais autêntica e revelar a verdadeira compreensão do aluno sobre um tópico, promovendo habilidades de comunicação e pensamento crítico.
BC estuda formas de inserir inteligência artificial ao Pix, afirma Campos Neto
(Português, 2 minutos, texto)
Resumo:
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, revelou que o BC está avaliando maneiras de integrar inteligência artificial ao Pix, sistema de pagamentos instantâneos. Campos Neto destacou que, embora a inteligência artificial esteja em voga, sua combinação com a inteligência humana produz melhores resultados. Ele também mencionou que o Brasil enfrenta desafios em educação financeira, que podem ser parcialmente resolvidos com a tecnologia de inteligência artificial. Além disso, discutiu a evolução da intermediação financeira digital e a importância da inovação em todas as áreas.
Por que importa?
A notícia sobre a possível integração de IA ao Pix destaca a contínua evolução do sistema financeiro brasileiro. Essa iniciativa não apenas demonstra o interesse do BC em adotar tecnologias avançadas, mas também ressalta a busca por soluções inovadoras para desafios em educação financeira. Além disso, a combinação de tecnologia e expertise humano é vista como essencial para otimizar os resultados, reforçando o papel central do Pix no cenário financeiro nacional.
Why impact investing needs to prioritize public interest technology
(Inglês, 9 minutos, texto)
Resumo:
O artigo da Ford Foundation destaca a necessidade de os investimentos de impacto priorizarem a tecnologia de interesse público. Há um ano, líderes filantrópicos foram instados a responsabilizar empresas de tecnologia por danos não intencionais e a direcionar financiamento para empresas de tecnologia de "interesse público". Com o atual "boom da IA", surgem preocupações sobre empresas que treinam máquinas sem considerar as desigualdades sociais, políticas e econômicas.
Por que importa?
O debate sobre investimentos de impacto na tecnologia de interesse público é vital para o futuro da inovação. À medida que a tecnologia se entrelaça profundamente em todos os aspectos de nossas vidas, a responsabilidade e a equidade tornam-se centrais. As decisões tomadas agora influenciarão se a inteligência artificial e outras tecnologias emergentes perpetuarão desigualdades ou servirão ao bem comum. Investidores e filantropos têm a responsabilidade única de direcionar o curso da inovação tecnológica, garantindo que ela beneficie a sociedade como um todo.
Oportunidades
UERR abre inscrições para curso de licenciatura com ênfase em Educação Indígena com 150 vagas
(Português, 2 minutos, texto)
Resumo:
A Universidade Estadual de Roraima está aceitando inscrições para a primeira turma do curso de licenciatura em Ciências Humanas com foco em Educação Indígena. São oferecidas 150 vagas em cinco municípios diferentes, com cotas para indígenas e pessoas com deficiência. O curso será ministrado a distância, com as aulas previstas para começar no primeiro semestre de 2024.
Por que importa?
Destaca a abertura de um curso de licenciatura voltado para a Educação Indígena em Roraima, o que é significativo para promover a valorização da cultura indígena e a formação de profissionais qualificados para atuar nesse contexto. Além disso, a inclusão de cotas para indígenas e pessoas com deficiência demonstra um esforço em direção à equidade e à inclusão no Ensino Superior.
Llama Impact Grants
https://ai.meta.com/llama/llama-impact-grants/
(Inglês, 1 minuto, texto)
Resumo:
A Meta anunciou o programa ”Llama Impact Grants”, que visa identificar e apoiar financeiramente aplicações promissoras usando o modelo Llama 2. Com 100% do foco em impacto social, o programa oferece três trilhas: Educação, Meio Ambiente e Inovação Aberta. O processo de seleção ocorre de outubro de 2023 a julho de 2024. Os valores podem chegar até 500 mil dólares para as organizações finalistas.
Por que importa?
Ainda existem poucos incentivos para a criação de soluções com LLMs que tenham impacto positivo na sociedade. Com esse programa, a Meta está não apenas oferecendo suporte financeiro e técnico substancial aos finalistas, mas também fomentando uma comunidade de inovação em torno de problemas complexos, ampliando o alcance e a aplicabilidade da IA para impacto social.