📢MCV #23: IA na Educação
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.
- O uso da tecnologia na educação pode ser benéfico e alavancar o processo de aprendizagem dos estudantes, proporcionando recursos inovadores e acessibilidade, além de otimizar tempo dos educadores. No entanto, é crucial adotar uma abordagem crítica, garantindo que a tecnologia seja usada de maneira que reduza e não aumente as desigualdades, que promova um equilíbrio entre a interação humana e digital, e que garanta a privacidade e a segurança de toda comunidade escolar. Com a transformação acelerada que estamos vivendo, diversas ferramentas têm surgido, mas muitos questionamentos também.
O Instituto da Hora, por exemplo, traz uma discussão extremamente relevante sobre os perigos do reconhecimento facial, destacando sua natureza artificial e falhas em considerar a diversidade global. Casos de identificação incorreta, especialmente entre pessoas negras e crianças, levantam questões sobre racismo algorítmico e a necessidade de regulamentação.
Já no artigo ‘’Roboprof: o professor aprimorado pela IA’’ (em inglês), o tema explorado é justamente o papel da Inteligência Artificial (IA) na pedagogia. Com olhares positivos, a autora enfatiza a emergência de tutores virtuais potencializados por IA, permitindo experiências de aprendizagem individualizadas e, por consequência, potencial melhoria nos resultados acadêmicos. No texto, é destacado um estudo que evidencia melhorias notáveis no desempenho dos estudantes que interagiram com um aplicativo de tutoria baseado em IA. Mas se engana quem pensa que o artigo tem previsão pessimista sobre o papel do educador no futuro, pois argumenta que o verdadeiro valor da IA reside em complementar e enriquecer as metodologias de ensino existentes e que o papel do professor segue primordial no processo de ensino e aprendizagem.
No Brasil, a ideia de tecnologia deve vir com o mesmo olhar: como potencializar e apoiar o professor em sala de aula para que todos os estudantes tenham um melhor desempenho e possam desenvolver seu pleno potencial. A pesquisa “Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, realizada pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), revela que nove em cada dez estudantes afirmam confiar em seus professores e 87% os enxergam como exemplos positivos, reforçando o papel crucial que esse profissional desempenha.
Setor Público
Diversidade e democracia no serviço público
https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2023/Diversidade-e-democracia-no-servi%C3%A7o-p%C3%BAblico
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
No artigo da coluna "Movimento Pessoas à Frente", do Jornal Nexo, Clarissa Malinverni, gerente de impacto da Fundação Lemann, e Michael França, pesquisador do Insper e coordenador do Núcleo de Estudos Raciais da instituição e membro da Rede de Líderes Fundação Lemann, destacam a importância da diversidade no setor público. De acordo com um estudo do BID realizado em dezembro do ano passado, que analisou dados de 15 países da América Latina e do Caribe, foi identificado que o Brasil possui a menor representatividade de mulheres em cargos de liderança na administração pública. Apesar desse cenário desafiador, o artigo menciona o exemplo de Portugal, que demonstra que as estruturas podem evoluir em direção a uma maior equidade quando há consenso sobre sua importância. Neste ano, o Brasil deu um importante passo em direção à maior diversidade racial no setor público, quando o governo federal editou um decreto que reserva 30% das posições de liderança para pessoas negras.
Por que importa?
A pesquisa “Equidade e Representatividade: Síntese de evidências sobre a presença de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança e autoridade”, realizada pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper (Neri) a pedido da Fundação Lemann, compila diversos estudos sobre o tema da equidade racial e de gênero. Lideranças públicas femininas, por exemplo, tendem a investir até 7% a mais em saúde e educação em comparação com os homens. Já as lideranças negras tendem a propor três vezes mais leis e políticas públicas dedicadas à inclusão.
Brasil tem poucas evidências sobre como políticas públicas podem atuar sobre as desigualdades na educação básica em prol da equidade
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O texto destaca a importância da equidade na educação e como ela envolve a busca por justiça social, removendo obstáculos para que todos alcancem seu potencial educacional. No entanto, o Brasil carece de pesquisas e evidências sólidas sobre como superar desigualdades educacionais. Uma nota científica analisou 117 pesquisas sobre desigualdades na Educação Básica, dividindo-as em três categorias: insumos, processos e resultados escolares, considerando marcadores de desigualdade como gênero, raça, nível socioeconômico, localidade e deficiência. No entanto, há poucas pesquisas sobre como as políticas educacionais podem abordar essas desigualdades para promover a equidade. A lacuna mais relevante é a falta de estudos que explorem essa questão.
Por que importa?
É preciso investir em evidências científicas sólidas para entender e combater as desigualdades educacionais no Brasil e promover uma educação mais equitativa e inclusiva.
Cinco faculdades privadas detém 27% dos alunos graduação
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
No Brasil, 27% dos estudantes de graduação estão matriculados em apenas cinco instituições privadas de ensino superior, revelando uma grande centralização no setor educacional.
Por que importa?
A concentração de alunos em poucas instituições pode indicar falta de diversidade e competição no setor educacional. Isso pode ter implicações na qualidade da educação e nas oportunidades disponíveis para os estudantes.
Governo federal bloqueia R$ 116 milhões previstos para orçamento da CAPES em 2023
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
O bloqueio de R$ 116 milhões do orçamento da CAPES para 2023 é uma ação que pode ter implicações significativas na educação e pesquisa no Brasil. O corte afeta bolsas de estudo, pesquisa e inovação, cruciais para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Esse bloqueio financeiro levanta preocupações sobre o futuro da ciência no país, a competitividade internacional e a capacidade de lidar com crises (como saúde ou ambientais) por meio da pesquisa nacional.
Por que importa?
O bloqueio de verba no orçamento da CAPES representa um obstáculo para o avanço científico e acadêmico no Brasil. Essa contenção de recursos ameaça a continuidade de programas de formação acadêmica e incentivo à pesquisa, áreas vitais para a solução de problemas complexos e o progresso tecnológico. A medida pode também desestimular a nova geração de pesquisadores, comprometendo a trajetória de crescimento e a soberania científica do país. Nesse contexto, o Brasil enfrenta o desafio de equilibrar suas restrições fiscais com a necessidade imperativa de investir na base intelectual do país e garantir sua posição no cenário global.
Sala de Aula
De professor para professor: educadores indicam mais de 30 livros que os inspiraram na carreira
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
O texto apresenta uma compilação de recomendações de livros feitas por educadores em celebração ao Dia do Professor. As sugestões foram coletadas de professores de diversas regiões e níveis de ensino, bem como de diretores, coordenadores e professores universitários.
Por que importa?
Este artigo é importante porque destaca a voz dos professores e educadores, permitindo que compartilhem os livros que mais os inspiraram em suas práticas docentes. Isso pode ser valioso para outros educadores que buscam fontes de inspiração e recursos relevantes para melhorar sua abordagem pedagógica. Além disso, demonstra o valor da comunidade educacional e da troca de conhecimento entre seus membros. A leitura dessas recomendações pode ajudar a enriquecer o ensino e o aprendizado.
Por que professores devem conhecer tecnologia assistiva?
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O texto aborda a importância da tecnologia assistiva (TA) na educação inclusiva, que auxilia pessoas com deficiência a ampliar suas habilidades funcionais. Antigamente, o custo era um obstáculo, mas agora existem ferramentas acessíveis e gratuitas. No entanto, o conhecimento sobre como implementar a TA na sala de aula é essencial para educadores. A diretora da Assistiva, Rita Bersch, enfatiza que a TA é um serviço que deve ser compreendido por todos os envolvidos na educação. Além disso, a formação em tecnologia assistiva, especialmente para professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), é fundamental. A gestão escolar desempenha um papel crucial, reconhecendo que a TA pode ser acessível e economizar recursos se utilizada de forma eficaz.
Por que importa?
A tecnologia assistiva é fundamental para tornar a educação mais inclusiva, permitindo que pessoas com deficiência desenvolvam suas habilidades e participem plenamente da aprendizagem. Com o acesso a ferramentas de TA, os educadores podem desempenhar um papel vital na implementação bem-sucedida dessa tecnologia. Além disso, a gestão escolar desenvolve uma função essencial ao garantir que os recursos financeiros sejam investidos de maneira eficaz, evitando desperdícios. Portanto, a compreensão e a aplicação da tecnologia assistiva não apenas beneficiam os estudantes com deficiência, mas também promovem uma educação mais eficaz e inclusiva.
Pesquisa revela que pais e estudantes têm alto nível de confiança nos professores brasileiros
https://globoplay.globo.com/v/12031377/
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
A pesquisa “Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, realizada pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), revela que nove em cada dez estudantes afirmam confiar em seus professores e 87% os enxergam como exemplos positivos.
Por que importa?
Os educadores são profissionais essenciais para o desenvolvimento do pleno potencial de todos os estudantes. No entanto, na MCV da semana passada, trouxemos dados sobre a crise nos programas de licenciatura e a queda na formação de professores. É preciso implementar políticas que valorizem a profissão docente, categoria tão importante para o avanço do país.
E-book: Gestos para alfabetização
https://materiais.vetorbrasil.org/gestos-para-alfabetizacao
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
O e-book "Gestos que Alfabetizam" serve como um recurso valioso para educadores, fornecendo orientações detalhadas e metodologias práticas para facilitar o processo de alfabetização. Ele destaca estratégias didáticas inovadoras e conceitos fundamentais para promover uma alfabetização eficiente e abrangente.
Por que importa?
A alfabetização é um direito fundamental e um pilar da educação. Ferramentas e recursos que apoiam os educadores nesse processo são essenciais para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas adequadamente.
Evasão no ensino médio em tempo integral é 32% menor
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Estudo do Instituto Sonho Grande revelou que escolas de ensino médio com programas de tempo integral registram uma taxa de evasão 32% menor e uma melhoria de 7% na aprovação dos estudantes, comparadas ao modelo regular. A diretora-executiva do Instituto, Ana Paula Pereira, enfatiza que o modelo integral, com jornadas diárias de sete horas, permite uma abordagem mais personalizada, conectando o currículo escolar com os projetos de vida dos alunos, o que potencializa o engajamento e a percepção da relevância educacional.
Por que importa?
Essa estatística sublinha a importância de estratégias educacionais inovadoras. Ao alinhar o ensino com as aspirações pessoais dos estudantes, o modelo de tempo integral demonstra ser uma ferramenta eficaz para combater a evasão escolar, um desafio crítico no sistema educacional. Além disso, ressalta a necessidade de políticas públicas que apoiem a expansão desse modelo, considerando seu impacto positivo na trajetória educacional e futura dos jovens, preparando-os de maneira mais eficiente para as demandas contemporâneas do mercado de trabalho e da sociedade.
Caminhos da Alfabetização - Métodos de alfabetização: da teoria à prática
https://spotify.link/iVfDQA91PDb
(Português, 59 min, podcast)
Resumo:
O episódio especial do podcast "Caminhos da Alfabetização" aborda a crucialidade dos métodos de alfabetização, enfatizando a necessidade de compreender as abordagens metodológicas e estratégicas pedagógicas. Pedro Annunciato, da Associação Nova Escola, modera a discussão com especialistas como Isabel Frade, do Ceale-UFMG, e Renan Sargiani, da USP, além de outras professoras, destacando a teoria e a aplicação real na sala de aula.
Por que importa?
Conhecer profundamente os métodos de alfabetização é vital para enfrentar os desafios históricos e recentes exacerbados pela pandemia da Covid-19. Esse podcast é significativo, pois não só ilumina a teoria por trás da alfabetização, mas também traz perspectivas do mundo real, conectando especialistas acadêmicos e professores de sala de aula. Tal diálogo promove uma compreensão mais rica e prática da alfabetização, essencial para formular abordagens eficazes e melhorar os resultados de aprendizagem das crianças.
Artes na escola potencializam autoconhecimento e empatia
https://www.educacao.faber-castell.com.br/artes-na-escola-potencializam-autoconhecimento-e-empatia/
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
O texto destaca o papel das artes na escola, incluindo a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, para promover a autoexpressão, a autoestima e o respeito à diversidade. Professores e especialistas argumentam que as artes na escola criam um espaço para que os alunos expressem seus sentimentos e desenvolvam habilidades de expressão, que vão além da busca pela perfeição estética. Além disso, a arte também é usada para abordar questões de saúde mental e convivência, permitindo que os alunos explorem tópicos relevantes por meio de projetos artísticos e pedagógicos.
Por que importa?
Por meio da arte, os alunos têm a oportunidade de se expressar livremente, desenvolver empatia e explorar questões de saúde mental. Além disso, as artes na escola não devem ser focadas na busca da perfeição estética, mas, sim, na criação de um ambiente confortável no qual os alunos possam se sentir encorajados a se expressar de maneira autêntica. Isso contribui para a criação de um ambiente escolar mais inclusivo e sensível às necessidades dos estudantes.
Pesquisa
Pandemia entre nós
(Português, 55 min, vídeo)
Resumo:
O SescTV lançou o "Pandemia Entre Nós", um documentário de oito episódios, que trata de diferentes temas, como educação, trabalho e saúde, em estados diversos do país, oferecendo uma visão transversal da pandemia em território nacional. Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, deu entrevista no episódio ''Educação'' e comentou sobre o impacto nas crianças mais novas e nos estudantes negros e mais pobres.
Por que importa?
A pandemia acabou, mas os resquícios dela na educação ainda são sentidos. Precisamos de um olhar intencional para recomposição da aprendizagem e aprender com o processo, para estarmos preparados e sabermos lidar com possíveis futuros choques na educação pública brasileira.
Insper inaugura sala de acesso seguro a dados protegidos do INEP
https://www.insper.edu.br/noticias/insper-inaugura-sala-de-acesso-seguro-a-dados-protegidos-do-inep/
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Insper inaugurou uma sala de acesso seguro para dados protegidos do INEP, permitindo que pesquisadores acessem informações detalhadas sobre educação no Brasil sem comprometer a privacidade dos indivíduos.
Por que importa?
A disponibilidade de dados detalhados é crucial para a realização de pesquisas aprofundadas em educação. Essa iniciativa fortalece a pesquisa acadêmica, permitindo análises mais precisas e informadas sobre o sistema educacional brasileiro.
Lançamento do livro: Números da Discriminação Racial
https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/lancamento-do-livro-numeros-da-discriminacao-racial/
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
O Núcleo de Estudos Raciais do Insper (Neri) lança o livro “Números da discriminação racial: desenvolvimento humano, equidade e políticas públicas”, organizado pelos pesquisadores Michael França e Alysson Portella. O livro reúne análises e reflexões de pesquisadores do Núcleo e de convidados com o objetivo de fortalecer o debate público sobre a persistência das desigualdades raciais no Brasil, além de apontar a urgência de avançarmos ainda mais na construção de políticas públicas mais efetivas para uma sociedade mais inclusiva. O lançamento se dará no dia 27. Clique no link para se inscrever para o coquetel de lançamento.
Por que importa?
Dados e evidências são fundamentais para termos clareza sobre como devemos atuar diante do persistente problema das desigualdades raciais no país. O livro lançado pelo Neri é uma obra importante para tangibilizar muitas das informações fundamentais sobre o tema.
Tecnologia
Roboprof: o professor aprimorado pela IA
https://drphilippahardman.substack.com/p/roboprof-the-ai-enhanced-teacher
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
O artigo explora o papel da Inteligência Artificial (IA) na pedagogia, enfatizando a emergência de tutores virtuais potencializados por IA. Contrariando a ideia de que a IA possa substituir educadores, o texto argumenta que seu verdadeiro valor reside em complementar e enriquecer as metodologias de ensino existentes. É destacado um estudo que evidencia melhorias notáveis no desempenho dos estudantes que interagiram com um aplicativo de tutoria baseado em IA. Esse tutor virtual, criado a partir de fundamentos sólidos de ensino e capacidades de personalização, sinaliza um horizonte inovador e otimista para um ambiente educacional enriquecido pela IA.
Por que importa?
A integração da IA no campo educacional é revolucionária, pois permite experiências de aprendizagem individualizadas e potencial de melhoria nos resultados acadêmicos. Os tutores IA podem identificar e adaptar-se às necessidades de aprendizagem dos alunos, fornecendo suporte direcionado. Além disso, oferecem aos educadores insights valiosos sobre o desempenho dos alunos. Esse avanço é um passo significativo para superar desafios educacionais, implementando estratégias de aprendizagem eficazes em larga escala e potencialmente reformulando o panorama educacional global.
Google introduziu silenciosamente um produto de IA que poderia acabar com o sistema de ensino que conhecemos
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
O artigo discute a inovação do Google, o "NotebookLM", que promete transformar radicalmente o sistema educacional. Esse produto, comparado ao diário interativo de Harry Potter, permite interações que podem substituir métodos tradicionais de ensino, levantando questões sobre o futuro das salas de aula e o papel dos professores. Embora a mudança possa ser assustadora, o artigo sugere que, assim como as calculadoras foram integradas à educação, essa inovação pode ser um avanço natural.
Por que importa?
A importância dessa inovação reside na sua capacidade de redefinir o aprendizado. O "NotebookLM", do Google, tem o potencial de personalizar a educação, atendendo às necessidades individuais dos alunos de maneira mais eficiente do que o sistema tradicional. Isso poderia nivelar o campo de jogo para estudantes de diferentes origens, oferecendo acesso equitativo a informações de qualidade. Além disso, essa tecnologia desafia o status quo, incentivando uma reavaliação crítica de como a educação é entregue e como ela pode evoluir para melhor atender à sociedade moderna.
Reconhecimento artificial
https://www.institutodahora.com/reconhecimentoartificial
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Instituto da Hora discute os perigos do reconhecimento facial, destacando sua natureza artificial e falhas em considerar a diversidade global. A tecnologia, muitas vezes desenvolvida sem considerar variações raciais e étnicas, tem levado a violações de direitos, discriminação e vigilância injusta. Casos de identificação incorreta, especialmente entre pessoas negras e crianças, levantam questões sobre racismo algorítmico e a necessidade de regulamentação.
Por que importa?
A questão do reconhecimento facial é crucial devido ao seu impacto direto nos direitos fundamentais e na justiça social. A tecnologia pode perpetuar desigualdades e preconceitos, afetando desproporcionalmente grupos marginalizados. Além disso, ameaça a privacidade e a liberdade individual, abrindo precedentes para abusos de poder e vigilância massiva. A conscientização e o debate público são essenciais para impulsionar regulamentações e salvaguardas éticas, protegendo a sociedade de consequências nocivas.
Projeto de estudantes brasileiros vence programa global de IA da Intel
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Um grupo de estudantes brasileiros venceu a terceira edição do “Intel AI Global Impact Festival” com um projeto destinado a auxiliar pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) na comunicação, por meio de um teclado virtual operado por rastreamento ocular. O projeto foi desenvolvido por Laura Jeronimo, Pedro Costa e Raissa Daloia, estudantes do curso Técnico em Informática, com apoio dos professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, do Centro Paula Souza (CPS) e da Intel por meio do programa “AI For Youth”, em que a empresa auxilia na capacitação de professores para levar o ensino de IA a 30 milhões de estudantes até o final do ano de 2030.
Por que importa?
A formação de professores em IA tem sido um tema recorrente nas discussões sobre os impactos na IA na educação. A vitória dos estudantes brasileiros no “Intel AI Global Impact Festival” destaca não apenas a inovação e a habilidade técnica dos jovens, mas também o papel fundamental desempenhado pelos professores Anderson Silva Vanin (coordenador) e Cíntia Maria Pinho (cocoordenadora) por meio de um projeto de iniciação científica. O projeto vencedor, um entre mais de 80 de 26 países (incluindo outro do Brasil) em sua categoria, passou por avaliações técnicas e éticas, conforme as diretrizes da Intel para uso ético de IA.
Óculos com IA ajudam crianças cegas a ler
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
Uma inovação tecnológica está auxiliando crianças com deficiência visual: óculos que têm a habilidade de converter texto em áudio. Esses dispositivos funcionam digitalizando materiais escritos e, em seguida, aplicando um sistema de síntese vocal para transformar o texto em discurso sonoro, o qual pode ser imediatamente ouvido pelo usuário.
Por que importa?
Os óculos tecnológicos adaptados para converter texto em áudio foram introduzidos para alunos da rede municipal em três instituições de ensino: Presidente Vargas, São Pedro e Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire. Essa iniciativa marca um período de transformação, em que o acesso à educação e aos recursos de aprendizado são ampliados, promovendo uma experiência educacional mais acessível e integrativa para crianças com deficiência visual. A disponibilização desses óculos reforça o compromisso com uma sociedade mais inclusiva, na qual cada criança pode se alavancar acadêmica e pessoalmente. Esse passo mostra o poder da tecnologia na remoção de barreiras de ensino e aprendizagem.
Com IA humanizada para atendimento ao cliente, Chat Learning vence o Desafio Smiles na Arena Blackrocks
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
A Chat Learning, liderada por Maria Catarino, conquistou o primeiro lugar no “Desafio Smiles”, na Arena BlackRocks, introduzindo "Miles", uma IA especializada em facilitar diálogos humanizados. Essa tecnologia é projetada para auxiliar viajantes, abordando barreiras linguísticas e culturais. Com essa vitória, a empresa busca expandir sua visibilidade, almejando estabelecer colaborações estratégicas e fortalecer sua posição no mercado.
Por que importa?
A conquista da Chat Learning reflete um avanço significativo na interseção entre tecnologia e experiência do cliente. A IA humanizada não apenas eleva o padrão de atendimento ao cliente, mas também ressalta a importância da personalização e empatia nos serviços digitais. Além disso, incentiva a representatividade e inovação no cenário empresarial brasileiro, demonstrando que soluções tecnológicas inclusivas e culturalmente conscientes são vitais para o sucesso e a relevância no mercado contemporâneo.
Notas sobre o State of AI (2023)
https://www.linkedin.com/posts/maluta_stateofai-activity-7118731846540017664-NhDa
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
O relatório anual "State of AI", recém-publicado pela Air Street Capital, oferece uma visão abrangente e atualizada sobre Inteligência Artificial. O documento explora desde as mais recentes pesquisas científicas até as tendências de mercado e questões regulatórias, além de fazer previsões. Tiago Maluta, da equipe de Inovação da Fundação Lemann, organizou um pequeno sumário das principais ideias desse relatório em um post no LinkedIn, com reflexões baseadas no conteúdo do relatório e em alguns temas de interesse do nosso trabalho de inovação com as frentes de impacto.
Por que importa?
Desde que o ChatGPT foi lançado, temos sido inundados por uma grande quantidade de informações. Relatórios como o "State of AI" servem como recursos valiosos para organizar essas informações de maneira centralizada. Eles são úteis não apenas para nos manter informados, mas também para ajudar a desenvolver uma perspectiva crítica sobre o tema.
Plataforma de inovação em educação desenvolvida na Paraíba é selecionada para reconhecimento internacional
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
A plataforma "Sapieduca", desenvolvida na Paraíba, foi selecionada para representar o Brasil na Cúpula de Inovação HundrED, na Finlândia. A plataforma gamificada foi criada para engajar alunos e reduzir a evasão escolar.
Por que importa?
O reconhecimento internacional de uma ferramenta educacional desenvolvida no Brasil destaca a capacidade do país de inovar em educação. Além disso, a gamificação pode ser uma abordagem promissora para melhorar o engajamento dos alunos.
Brasileira cria startup de inteligência artificial nos EUA
https://moniqueevelle.substack.com/p/brasileira-cria-startup-de-inteligencia
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Nana Maia, uma empreendedora brasileira, lançou a 8LAB, uma startup nos EUA focada em inteligência artificial para profissionais criativos. A plataforma, primeira do tipo, oferece conteúdo curado e recomendações, visando simplificar processos criativos e acelerar a monetização de ideias. A iniciativa já atraiu investidores proeminentes e validação a partir de uma parceria com o Coachella, destacando-se pela inovação e pelo suporte à comunidade criativa.
Por que importa?
A criação da 8LAB por uma brasileira no competitivo mercado de tecnologia dos EUA é um marco significativo, demonstrando o impacto global de talentos brasileiros. A startup aborda a sobrecarga de informações e a complexidade das ferramentas digitais, um problema comum entre criativos e profissionais de marketing. Ao oferecer soluções orientadas por IA, a 8LAB não apenas promove a eficiência, mas também inspira inovação no campo da tecnologia criativa, potencialmente reformulando como os criativos abordam seu trabalho.
Oportunidades
Edição Especial do Café com Movimento no dia 27/10: Qual Reforma Administrativa Queremos?
https://forms.gle/7yWo9DmwJ4zFyszM9
Resumo:
O "Café com Movimento" terá uma edição especial sobre Reforma Administrativa que acontecerá na FGV, em São Paulo, no dia 27 de outubro (sexta-feira), às 15h. Especialistas discutirão desafios do setor público, focando em sistema de carreiras e seleção de servidores. O evento busca soluções para valorizar os profissionais do setor e aprimorar o Estado brasileiro.
Por que importa?
Esse debate é crucial porque aborda a reformulação da gestão pública e a eficiência dos serviços no Brasil. Ao revisar processos de carreira e seleção, busca-se atrair e reter talentos, crucial para a inovação e competência estatal. A discussão é essencial para enfrentar burocracias, corrupção e ineficiências, contribuindo para um governo mais robusto e responsivo. Além disso, valorizar os profissionais do setor é estratégico para fortalecer o comprometimento com o serviço público e a satisfação do cidadão. A inscrição pode ser feita pelo link.