📢MCV #24: Opinião dos brasileiros sobre o funcionalismo público. Confira uma pesquisa inédita
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Queremos também ler suas recomendações! Responda esse formulário e suas sugestões podem aparecer na próxima edição na editoria ''Nossos Leitores Indicam".
O ataque à Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, no dia 23 de outubro, foi o 9º caso de violência em escolas no Brasil neste ano. Esses casos refletem uma realidade preocupante, evidenciando a falha da sociedade em proteger nossas crianças e nossos adolescentes. O Movimento Escola Sem Medo, promovido pela Nova Escola, surgiu com o objetivo de apoiar os educadores e as escolas nesse momento desafiador de ataques violentos e reunir educadores e organizações parceiras que acreditam que a forma mais eficaz de evitar novos casos é a construção de uma cultura de paz.
O Senado aprovou mudanças na Lei de Cotas, as quais englobam a redação dos limites de renda para acessar as vagas, a inclusão de quilombolas, a implementação de políticas de cotas para programas de pós-graduação e dão maior garantia jurídica ao programa. Essas mudanças visam garantir a continuidade de uma política importante para a inclusão de pessoas negras, que historicamente enfrentam barreiras maiores para ingressar nas universidades.
Neste sábado (28) foi o dia do servidor público. Pensando nessa data, o Movimento Pessoas à Frente encomendou uma pesquisa DataFolha, que revela a opinião dos brasileiros sobre o funcionalismo público. A pesquisa aponta que83% dos brasileiros acreditam que os funcionários públicos poderiam oferecer mais à população se tivessem os meios necessários.A percepção é de que o desempenho do funcionário público brasileiro é nitidamente impactado por falta de recursos e lideranças qualificadas. A população brasileira quer lideranças selecionadas por competência, serviço público com mais profissionalismo e diversidade. Confira o levantamento completo clicando aqui.
Setor Público
Após críticas e consulta pública, projeto de lei que muda Novo Ensino Médio é enviado para o Congresso
(Português, 5 minutos, texto)
Resumo:
O governo apresenta nova versão do Projeto de Lei do Novo Ensino Médio ao Congresso. Nela, retoma as 2.400 horas de Formação Geral Básica (à exceção de quando integrada ao Ensino Técnico, quando cai para 2.100 horas), traz de volta as 14 disciplinas obrigatórias, determina quatro itinerários formativos com cada escola precisando ofertar ao menos dois e proíbe componentes da Formação Geral Básica via EAD.
Por que importa?
Há idas e voltas sobre o Novo Ensino Médio pelo menos desde a Medida Provisória que instituiu o "Novo Ensino Médio" ainda durante o governo Temer. Com isso, nunca houve a efetiva implementação dessa política, o que dificulta a gestão das redes e prejudica a formação dos alunos. Há uma compreensão de boa parte das pessoas de que há necessidade de reformas, pois o modelo atual não engaja os alunos ou os prepara para vida que terão após saírem da escola. Portanto, uma discussão profunda, abrangente, mas célere, se faz necessária
Seduc finaliza IV Ciclo Formativo para a Educação Infantil do Programa Alfabetizar pra Valer
https://seed.se.gov.br/noticia.asp?cdnoticia=19642
(Português, 3 minutos, texto)
Resumo:
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) realizou um encontro final do IV Ciclo Formativo para a Educação Infantil do Programa Alfabetizar pra Valer, envolvendo cerca de 170 educadores, coordenadores regionais e municipais, e formadores do programa. O programa visa fortalecer a alfabetização na idade certa de crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em parceria com organizações da sociedade civil, como a Fundação Lemann, a Associação Bem Comum e o Instituto Natura. O evento abordou temas como o papel do professor na Educação Infantil e a educação antirracista.
Por que importa?
A formação contínua de educadores é essencial para garantir que as crianças recebam uma educação de qualidade. O Programa Alfabetizar pra Valer, em colaboração com a Fundação Lemann, a Associação Bem Comum e o Instituto Natura, é estratégico para melhorar a qualidade da Educação Básica em Sergipe, preparando as crianças para o Ensino Fundamental.
Frente Parlamentar contra Racismo nas Tecnologias é lançada em São Paulo
(Português, 5 minutos, texto)
Resumo:
Em São Paulo, uma nova Frente Parlamentar contra Tecnologias Racistas foi inaugurada, destacando preocupações sobre o sistema de reconhecimento facial "Smart Sampa". A vereadora Elaine Mineiro criticou o alto custo e a ineficácia da tecnologia, além de seu viés racista. A Frente buscará especialistas para discutir o impacto das tecnologias em várias áreas, enfatizando a necessidade de critérios republicanos para tecnologias digitais. O documento da ONU enfatiza a necessidade de compreensão estrutural da proibição de discriminação racial e ações para prevenir o uso discriminatório de tecnologias emergentes.
Por que importa?
A iniciativa é crucial devido ao potencial discriminatório das tecnologias de IA, especialmente o reconhecimento facial, que pode perpetuar e intensificar preconceitos raciais. A discussão vai além da tecnologia, tocando na história da vigilância ligada ao racismo e ao escravismo. A vigilância em massa é prejudicial à sociedade, erodindo direitos fundamentais e intensificando a violência estatal. A ação da Frente Parlamentar é um passo significativo para garantir o uso ético e responsável da tecnologia, protegendo os direitos humanos e promovendo a inovação responsável.
Sala de Aula
Cotistas tem nota pior que os outros alunos na faculdade? Pesquisas dizem que não; entenda estudos
(Português, , texto)
Resumo:
O texto relata a conclusão de diversas pesquisas em universidades brasileiras que indicam que os estudantes cotistas, aqueles que ingressam nas instituições de Ensino Superior por meio de cotas para negros, pobres e indígenas, alcançam desempenho acadêmico equivalente aos demais estudantes, refutando a alegação de críticos das cotas de que as deficiências na Educação Básica resultam em diferenças significativas. As pesquisas, analisadas no artigo "Ação afirmativa baseada na raça e no rendimento nas admissões ao Ensino Superior: lições da experiência brasileira", mostram que, embora os estudantes cotistas possam ter notas iniciais mais baixas, essas diferenças diminuem ao longo do curso.
Por que importa?
O texto é importante porque aborda uma questão fundamental na educação brasileira: o sistema de cotas para promover a inclusão de grupos historicamente sub-representados no Ensino Superior. Essas cotas buscam corrigir desigualdades históricas e, de acordo com as pesquisas mencionadas, têm alcançado seu objetivo sem comprometer a excelência acadêmica. Isso é relevante para o debate sobre igualdade de oportunidades e inclusão social. Além disso, o texto destaca o impacto positivo dos coletivos e programas de apoio na universidade, demonstrando a importância de criar redes de apoio para estudantes cotistas. Portanto, o texto contribui para a discussão sobre políticas de acesso ao Ensino Superior e a promoção da diversidade e igualdade no Brasil.
Brasil terá 1ª semana de educação midiática
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/10/brasil-tera-1a-semana-de-educacao-midiatica.shtml
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O texto apresenta a primeira Semana Brasileira de Educação Midiática, uma iniciativa relevante que ocorreu no Brasil a partir de 23 de outubro, criada pela Unesco. O evento teve como foco a promoção das competências necessárias para lidar com o cenário de informações digitais, incentivando a reflexão crítica, o combate à desinformação e o desenvolvimento de habilidades essenciais na era digital.
Por que importa?
A Semana Brasileira de Educação Midiática representou um passo importante para conscientizar sobre a necessidade de habilidades críticas na sociedade digital. Ela contribuiu para a construção de um ambiente informacional mais seguro, e demonstrou o compromisso do Brasil em enfrentar os desafios do século 21 relacionados à informação e à mídia.
Educação Antirracista já!
https://www1.folha.uol.com.br/blogs/sou-ciencia/2023/10/educacao-antirracista-ja.shtml
(Português, 4 min, texto)
Resumo:
O artigo aborda a necessidade de uma educação antirracista no Brasil, destacando como a música e o movimento negro desempenharam papéis importantes na luta por justiça e igualdade. O texto enfatiza que a Educação Básica deve enfrentar o racismo de forma eficaz e que políticas de ações afirmativas devem ser acompanhadas por ações concretas para combater o racismo estrutural no país. Além disso, a inclusão de docentes negros e a promoção da diversidade em todas as disciplinas são destacadas como elementos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa.
Por que importa?
O artigo destaca a necessidade urgente de uma educação antirracista no Brasil, que combata o racismo em todas as suas formas. Ele enfatiza que o combate ao racismo não pode ser apenas retórico, mas deve ser incorporado em ações concretas no sistema educacional e na sociedade como um todo. Além disso, destaca a importância da diversidade e da inclusão de docentes negros como parte fundamental desse processo.
Na escola, criatividade é desenvolvida com projetos mão na massa
(Português, 5 min, texto)
Resumo:
Escolas estão adotando estratégias inovadoras para promover a criatividade em sala de aula, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular. Projetos práticos, envolvendo temas como física, tecnologia e arte são utilizados para estimular a criatividade, envolvendo os alunos em experiências práticas e interativas.
Por que importa?
A promoção da criatividade na educação é essencial para preparar os alunos para um mundo em constante mudança. A incorporação de projetos práticos e abordagens interdisciplinares na educação ajuda os estudantes a desenvolver uma ampla gama de habilidades, além de criar um ambiente de aprendizado mais envolvente e significativo.
Operações policiais no Rio de Janeiro afetaram 80 mil alunos em 2023
(Português, 4 min, texto)
Resumo:
Em 2023, operações policiais no Rio de Janeiro impactaram 80 mil estudantes e 243 escolas, com protocolos de segurança acionados 1.322 vezes devido a tiroteios, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação. O número é significativamente maior em comparação com 2022. As ocorrências incluem a invasão de um veículo blindado da polícia em uma escola, demonstrando a gravidade da situação.
Por que importa?
O impacto das operações policiais na educação é profundo, comprometendo a segurança e o aprendizado dos alunos. A necessidade de protocolos de violência em escolas reflete uma realidade alarmante e um ciclo que afeta comunidades, perpetuando desigualdades. A situação exige ações das autoridades para garantir um ambiente educacional seguro, protegendo o direito fundamental à educação e promovendo um futuro melhor para os jovens.
Brasil registra 9 ataques em escolas neste ano e atinge patamar recorde; relembre casos
(Português, 5 min, texto)
Resumo:
O ataque à Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, na segunda-feira (23), foi o 9º caso de violência em escolas no Brasil neste ano. Infelizmente, o caso resultou na morte de uma adolescente. Um estudo do Instituto Sou da Paz mostra que, desde 2002, 49 pessoas morreram nesse tipo de ataque e muitas ficaram feridas. Dos 22 anos analisados, em 12 não houve nenhum ataque em escolas. A partir de 2019, a incidência aumentou, chegando a patamares mais elevados em 2022 e 2023.
Por que importa?
Estamos falhando, como sociedade, com nossas crianças e nossos adolescentes. O espaço de segurança que a escola deveria representar está apresentando ameaças e é necessário propor mudanças estruturantes e de acolhimento para além de medidas pontuais.
Senado aprova mudanças na Lei de Cotas e reduz renda máxima para matrícula em vagas reservadas
(Português, 5 min, texto)
Resumo:
O Senado aprovou mudanças na Lei de Cotas que reduzem os limites de renda para acessar as vagas, inclui quilombolas nas regras, traz políticas de cotas para programas de pós-graduação e dá maior garantia jurídica ao programa, visto que substitui a previsão de "revisão da lei", como era no texto original, por "avaliação da política" após 10 anos.
Por que importa?
A Lei de Cotas trouxe resultados importantes na inclusão de pessoas negras, com barreiras maiores à entrada em universidades. O novo formato, que vai agora para sanção presidencial, garante que haja mais segurança de continuidade de uma política que se fará necessária por muitos anos em um país com histórico centenário de discriminação racial.
Pesquisa
Apenas 20% dos professores avaliam que modelo de estágio é ideal
(Português, 4 min, texto)
Resumo:
A partir de uma pesquisa realizada pelo Instituto Península, revela-se que apenas 20% dos professores consideram o modelo atual de estágio como ideal. Muitos estagiários não participam de atividades práticas e não recebem orientação adequada, o que prejudica sua preparação para o ensino.
Por que importa?
A qualidade da formação de professores é fundamental para a qualidade da educação no país. A inadequação do sistema de estágio e a falta de preparação adequada prejudicam a capacidade dos futuros professores de lidar com as complexas situações da sala de aula, incluindo o manejo de conflitos e a adaptação a diferentes níveis de aprendizado dos alunos. Essas deficiências na formação podem afetar negativamente a qualidade da educação oferecida às crianças e jovens no Brasil. Portanto, o texto destaca a importância de repensar e melhorar o sistema de estágio para futuros professores, com um foco maior na prática real de sala de aula e uma coordenação eficaz entre instituições de ensino superior e escolas.
Número de cientistas do Brasil entre os mais influentes do mundo quadruplica em 5 anos; veja lista
(Português, 6 min, texto)
Resumo:
O número de cientistas brasileiros considerados entre os mais influentes do mundo quase quadruplicou em cinco anos, subindo de 342 em 2017 para 1.294 em 2022. Esses cientistas são listados com base no impacto de suas carreiras científicas e são parte dos 100 mil mais influentes em suas respectivas áreas de conhecimento. O ranking é publicado por John Ioannidis, da Universidade Stanford, em colaboração com a Elsevier.
Por que importa?
Ressalta o significativo aumento na presença de cientistas brasileiros em rankings globais de influência científica, refletindo o crescimento da pesquisa e do impacto do trabalho acadêmico no Brasil. Isso é um indicativo do progresso da comunidade científica brasileira, apesar de desafios como cortes de financiamento para a ciência. Além disso, reconhece o papel vital dos cientistas brasileiros em várias áreas, incluindo a pesquisa relacionada à Covid-19, biodiversidade e ciências ambientais. O aumento na representação de cientistas brasileiros nesses rankings pode ajudar a fortalecer a pesquisa e a ciência no país.
Alunos de comunidade rural desenvolvem leitura e escrita por meio de crônicas
(Português, 7 min, texto)
Resumo:
O artigo descreve o projeto "Crônicas do meu lugar", desenvolvido por um professor de língua portuguesa na rede municipal de Paripiranga, na Bahia. O projeto teve como objetivo ajudar os alunos do Ensino Fundamental a melhorarem suas habilidades de leitura, escrita e expressão oral por meio da produção de crônicas. Os temas das crônicas foram inspirados no cotidiano dos estudantes e abordaram questões sociais e ambientais. Após a produção das crônicas, os alunos compartilharam suas experiências com a comunidade escolar, e as crônicas foram publicadas em um livro.
Por que importa?
Esse projeto é relevante porque demonstra como a educação pode ser transformadora ao envolver os alunos de maneira significativa, proporcionando-lhes a oportunidade de se expressar, desenvolver habilidades de leitura e escrita, e refletir sobre sua própria realidade.
Brasileiro na IA Sandra Avila da Unicamp cria sistema que identificam câncer de pele
(Português, 8 min, texto)
Resumo:
Sandra Avila, destacada engenheira da Unicamp, está revolucionando o diagnóstico de câncer de pele por meio da inteligência artificial (IA). Ela desenvolve sistemas que analisam imagens para identificar sinais de câncer, acelerando diagnósticos com precisão acima de 90%. Sandra utiliza redes neurais para replicar o julgamento clínico, contribuindo significativamente para a medicina preventiva.
Por que importa?
A inovação no diagnóstico de câncer de pele é vital devido à prevalência da doença e à necessidade de intervenções rápidas. O trabalho da Unicamp democratiza o acesso a diagnósticos precisos, salvando vidas ao permitir tratamentos precoces. Além disso, ela inspira mulheres na ciência, reforçando a importância da diversidade na IA e contribuindo para o avanço tecnológico do Brasil no cenário global.
Brasileiras na Nasa: a trajetória de três mulheres reconhecidas pela agência espacial
(Português, 5 min, texto)
Resumo:
O artigo destaca as trajetórias notáveis de três mulheres brasileiras ⎯ Laysa Peixoto, Verena Paccola e Lorrane Olivlet ⎯ que superaram desafios de gênero no campo da ciência e tecnologia e alcançaram reconhecimento da NASA.
Por que importa?
Essas histórias de sucesso destacam a importância da inclusão das mulheres na ciência e tecnologia, bem como a necessidade de superar as disparidades de gênero nesses campos. O artigo demonstra a importância de apoiar e incentivar a diversidade de gênero no campo da ciência, pois isso contribui para avanços significativos na pesquisa e inovação.
Tecnologia
Our Journey Developing a Targeted Approach to Responsible Use of AI
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
Afua Bruce destaca a iniciativa do CyberPeace Institute em implementar o uso responsável da IA. A partir de uma análise interna, a organização identificou áreas estratégicas para a IA, estabelecendo cinco princípios centrados no humano, incluindo o fortalecimento da expertise humana e a ênfase na segurança e privacidade. Bruce elogia a abordagem transparente do instituto e encoraja a partilha de tais práticas entre organizações com missões específicas.
Por que importa?
A ética em IA é crucial, assegurando que o desenvolvimento tecnológico prossiga em harmonia com os princípios humanos e a segurança. Os cinco princípios estabelecidos pelo CyberPeace Institute enfatizam: 1) o aprimoramento contínuo da expertise humana, garantindo habilidade e responsabilidade; 2) a necessidade de manter os humanos como decisores centrais, prevenindo a confiança indiscriminada em automações; 3) a valorização da profundidade e precisão do conhecimento, superando a mera coleta de informações; 4) a observância estrita de normas de segurança e privacidade, salvaguardando direitos inalienáveis; e 5) o incentivo a uma perspectiva de código aberto em IA, estimulando uma inovação que seja colaborativa e transparente, pilares para ganhar a confiança do público e assegurar uma responsabilização consistente na trajetória da inovação tecnológica.
O ensino na era do ChatGPT: como evitar armadilhas
(Português, 4 min, texto)
Resumo:
A integração da inteligência artificial (IA), como ChatGPT, na educação abre novos horizontes pedagógicos, mas exige uma abordagem cuidadosa. Não se trata apenas de usar tecnologia, mas de desenvolver competências críticas e éticas nos alunos. A IA pode personalizar o aprendizado, apoiar professores e oferecer insights sobre o processo educacional. Contudo, é crucial equilibrar o uso tecnológico com interações humanas, garantindo que a tecnologia seja uma ferramenta de apoio, não um substituto para a educação tradicional.
Por que importa?
A emergência da IA na educação representa uma revolução no ensino e na aprendizagem, preparando estudantes para um futuro digital. No entanto, a dependência excessiva da tecnologia pode inibir o desenvolvimento de habilidades sociais e críticas. A supervisão humana é essencial para orientar os estudantes a usar a IA de maneira ética e responsável, garantindo que a tecnologia aprimore, e não prejudique, a experiência educacional. Além disso, prepara os jovens para enfrentar desafios futuros, equilibrando inovação tecnológica e valores humanos.
IA para o bem ou para o mal?
https://valor.globo.com/opiniao/coluna/ia-para-o-bem-ou-para-o-mal.ghtml
(Português, 5 min, texto)
Resumo:
O texto de Ana Maria Diniz, fundadora do Instituto Península, discorre sobre como a inteligência artificial (IA) tem potencial positivo ou negativo a depender de como a usamos. E que, atualmente, são poucos os exemplos de sucesso com seu uso em educação. Mas existe um muito claro no Brasil, que merece ser estudado: a Letrus, plataforma de letramento que atingiu excelentes resultados no Espírito Santo ao usar IA para apoiar seus alunos no desenvolvimento de sua capacidade de escrita de redações
Por que importa?
A apropriação e o direcionamento de ferramentas com alto potencial de impacto para utilização por alunos nas escolas públicas pode criar resultados fundamentais em escala. IA é um tipo de tecnologia com tal potencial. Ver uma ferramenta brasileira atingindo resultados excepcionais no setor público pode inspirar outros a buscarem o mesmo tipo de impacto
Oportunidades
Etecs: inscrições para o processo seletivo estão abertas até 8 de novembro
(Português, 5 minutos, texto)
Resumo:
As inscrições para o processo seletivo das Etecs para o primeiro semestre de 2024 estão abertas até 8 de novembro. São oferecidas 91.913 vagas em diversas modalidades de Ensino Técnico, Ensino Médio, especializações técnicas, entre outros.
Por que importa?
Este texto é relevante porque destaca uma oportunidade de Ensino Técnico de alta qualidade oferecida pelo estado de São Paulo. A Etec é uma instituição que oferece uma variedade de cursos técnicos, ajudando os alunos a adquirirem diversas habilidades. Além disso, o texto menciona políticas de inclusão, como bônus para estudantes afrodescendentes e da rede pública, demonstrando o compromisso com a equidade no acesso à educação.
15 cursos online e gratuitos para aproveitar no mês do professor
https://porvir.org/cursos-online-e-gratuitos-professores/
(Português, 4 minutos, texto)
Resumo:
Este artigo apresenta uma seleção de cursos online gratuitos para professores, focados em tópicos essenciais, como protagonismo e metodologias ativas, educação antirracista, projeto de vida, educação ambiental, diversidade, inclusão, educação socioemocional e tecnologia.
Por que importa?
A formação contínua dos professores é crucial para melhorar a qualidade da educação. Os cursos oferecidos abordam questões fundamentais, tornando-os valiosos recursos para educadores que desejam aprimorar suas práticas e oferecer uma educação mais inclusiva e adaptada aos desafios atuais.
Semana em Brasília mostra a jovens que educação é chave para inclusão
(Português, 4 minutos, texto)
Resumo:
A 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi inaugurada em Brasília, com o tema "Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil". O evento destaca a importância da educação na promoção de inclusão, empreendedorismo e redução de desigualdades, com foco na sustentabilidade.
Por que importa?
A Semana EPT é relevante para promover a educação profissional e tecnológica no Brasil, preparando os jovens para o mercado de trabalho e abordando desigualdades educacionais.
Formação em Educação para as Relações Étnico Raciais
(Português, 60h, curso)
Resumo:
O curso "Formação em Educação para as Relações Étnico Raciais" oferece uma compreensão profunda das questões étnico-raciais no contexto educacional. Com 60 horas de carga horária, o programa abrange tópicos críticos como decolonialidade, direitos humanos e práticas educativas antirracistas. O curso é dividido em dois módulos principais, abordando desde a formação de professores até aspectos específicos da educação indígena e quilombola.
Por que importa?
A importância deste curso reside na necessidade urgente de abordar o racismo e a desigualdade étnico-racial no ambiente educacional. Ele oferece ferramentas pedagógicas para reformular o currículo e a cultura escolar, promovendo uma educação mais inclusiva e representativa. Além disso, capacita educadores para serem agentes de mudança, desempenhando um papel vital na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Programação Deficiência Tech Summit
https://www.youtube.com/watch?v=tUxh9dwiOcw
(Português, 2h, texto)
Resumo:
O Deficiência Tech Summit, iniciado em 24 de outubro, destaca as oportunidades e os desafios na construção de uma carreira em programação, com insights de especialistas do setor de tecnologia, como representantes da Microsoft, XP Investimentos e Itaú Unibanco. O painel oferece uma perspectiva realista e inspiradora, enfatizando a trajetória e os obstáculos específicos enfrentados por pessoas com deficiência na tecnologia.
Por que importa?
Este evento é crucial por enfatizar a inclusão e acessibilidade no campo da tecnologia, uma área frequentemente dominada por barreiras sistemáticas. Ao trazer à luz as experiências e estratégias de profissionais com deficiência, o evento promove um entendimento mais profundo dos desafios únicos enfrentados por esses profissionais, incentivando um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo. Além disso, serve como plataforma de inspiração e advocacia, reforçando a importância da diversidade no impulsionamento da inovação e excelência no setor tecnológico.
Empreendimentos Sociais
Quase 40% dos varejistas digitais vão investir em IA na Black Friday
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Na Black Friday, 35,7% dos varejistas digitais planejam investir em inteligência artificial (IA), conforme pesquisa da Pagar.me. A IA supera outras tecnologias como Big Data e Realidade Aumentada em preferência. O uso de IA visa oferecer ofertas personalizadas, atendimento mais rápido e automação de processos operacionais, essenciais para eficiência na alta temporada de vendas.
Por que importa?
O investimento em IA pelos varejistas digitais é um marco na transformação digital, indicando uma mudança nas estratégias de negócios para melhor atender às demandas dos consumidores. A personalização e a eficiência operacional parecem ser os principais pontos de atuação. Além disso, acompanhar as tendências tecnológicas e adaptar-se a elas é vital para a sustentabilidade e o crescimento no cenário do comércio eletrônico.
Robson Melo, fundador da Estante Mágica, é o grande vencedor na categoria Inovações para o Século 21, do Prêmio Empreendedor Social 2023!
https://www.instagram.com/p/CyzaoJztcVP/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
Robson Melo, fundador da Estante Mágica e membro da Rede de Líderes, é o ganhador do Prêmio Empreendedor Social 2023 na categoria Inovações para o Século XXI.
Por que importa?
Uma das formas de transformar a sociedade é o empreendedorismo e Robson é um exemplo claro disso. Criou uma empresa que traz a escrita como ferramenta para transformação de seus alunos e das escolas onde estão inseridos.