📢MCV #26: Enfrentamento à Desigualdade Racial na Educação

Aproveitamos para convidar cada um de vocês a participar da MCV. Se tiverem algum artigo ou material interessante, por favor, compartilhem conosco respondendo a este formulário. Suas sugestões têm a chance de serem destacadas na próxima edição, na seção "Nossos Leitores Indicam".

Neste mês de novembro, uma parceria entre Centro Lemann de Sobral, Fundação Lemann, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE) e Universidade de Columbia lança duas publicações que apoiam lideranças educacionais no enfrentamento à desigualdade racial. Com base em dados e evidências, o “Guia para realizar um bom diagnóstico de equidade racial” permite a identificação das desigualdades raciais em redes de educação e escolas e a viabilização de ações que ajudem a mitigá-las. “A desigualdade racial na educação tem características específicas em cada município ou estado do País. Por isso, é essencial que os diagnósticos sejam realizados em nível local”, defendem Ernesto M. Faria e Lecticia Maggi, do IEDE e autores do Guia. A publicação traz o passo a passo para a construção desse diagnóstico e apresenta exemplos de ações adotadas a partir dos resultados dessas análises em redes de educação nos estados de São Paulo, Bahia e Goiás. Já o estudo “Políticas e programas internacionais que promovem a equidade na educação”, coordenado por Sonya Douglass e Brett Grant, pesquisadores da Universidade de Columbia, aborda iniciativas bem-sucedidas dos Estados Unidos e faz uma análise do contexto de negras e negros na América Latina, com foco no Brasil. O documento ressalta que, para alcançar êxito, políticas e práticas de equidade racial na educação precisam envolver lideranças educacionais e comunidades não brancas em todos os processos de tomada de decisão. “A rede de ensino nunca deve implementar nada para as(os) mais vulneráveis, mas sempre com elas(eles)”, reforçam os autores.

Setor Público

União, estados e municípios pela Primeira Infância

https://www.estadao.com.br/amp/opiniao/espaco-aberto/uniao-estados-e-municipios-pela-primeira-infancia/

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

O artigo de opinião de Fernando Luiz Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), e Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, mostra a relevância da cooperação entre entes federativos para políticas públicas relacionadas à Primeira Infância. Por meio de aprendizados com programas como o Programa para Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará, o Primeira Infância Melhor (PIM) do Rio Grande do Sul e o Programa Criança Feliz, programa federal, eles mostram que o protagonismo deve ser estadual, a começar por um diagnóstico de cada município na respectiva unidade federativa. A partir daí, as ações específicas concertadas com os municípios são realizadas.

Por que importa?

Não é só na Primeira Infância que a cooperação federativa se faz necessária. Nosso sistema educacional se organiza no entorno da ideia dessa lógica estabelecida constitucionalmente. Mas entender os bons exemplos, especificamente para essa faixa etária, é importante para conseguirmos criar políticas adequadas a essa fase.

Sala de Aula

Projeto indiano ajuda escolas a repor conteúdos perdidos com pandemia

https://valor.globo.com/google/amp/brasil/noticia/2023/11/07/projeto-indiano-ajuda-escolas-a-repor-conteudos-perdidos-com-pandemia.ghtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

A pandemia piorou as taxas de alfabetização. Para enfrentar esse problema, foi implementado, com o apoio da Fundação Lemann, o programa indiano “Teaching at the Right Level”, que treinou professores e melhorou as habilidades de leitura e matemática dos estudantes. Segundo Lucas Rocha, diretor de projetos da Fundação Lemann, esse programa atua de forma proativa e importante para a recomposição de aprendizagem.

Por que importa?

Essa iniciativa demonstra que é possível agir na recomposição da aprendizagem dos estudantes afetados durante a pandemia.

Escolas públicas do CE e de MG estão entre melhores do mundo em prêmio

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-11/escolas-publicas-do-ceara-e-de-minas-est%C3%A3o-entre-as-melhores-do-mundo

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O Prêmio Melhores Escolas do Mundo é uma iniciativa apoiada pela Fundação Lemann e idealizada pela plataforma britânica T4 Education. A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (MTI) Joaquim Bastos Gonçalves, situada em Carnaubal (CE), foi premiada na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis”. Já a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG), venceu o Prêmio Escolha da Comunidade.

Por que importa?

É a primeira vez que escolas do Brasil estão entre as vencedoras, reforçando para o país, mas também para o mundo, a potência da escola pública brasileira.

Canva launches AI tools for education

https://venturebeat.com/ai/canva-launches-ai-tools-for-education/?utm_source=www.datahackers.news&utm_medium=newsletter&utm_campaign=como-comecar-ou-acelerar-sua-carreira-em-dados-em-2024

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

A startup australiana Canva, após o sucesso de suas ferramentas gráficas baseadas na nuvem, lançou o "Classroom Magic", uma extensão voltada para o setor educacional. Essa ferramenta introduz funcionalidades de inteligência artificial desenhadas especificamente para auxiliar professores e alunos no processo educativo.

Por que importa?

A renomada startup Canva apresenta sua mais recente solução para o setor educacional: o "Classroom Magic". A ferramenta incorpora avançadas funcionalidades de inteligência artificial, incluindo recursos como "Magic Write" e "Magic Animate", projetados meticulosamente para auxiliar educadores e estudantes. Priorizando a segurança no ambiente digital educativo, a Canva também introduz o "Canva Shield", garantindo um ambiente digital seguro para o contexto escolar. Uma nova era para a educação digital se aproxima com essa proposta inovadora.

Lançamento do livro "Política da Pessoa com Deficiência no Brasil: percorrendo o labirinto"

https://sustentabilidadeeacessibilidade.blogspot.com/2023/11/lancamento-do-livro-politica-da-pessoa.html

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

O autor Jorge Amaro de Souza Borges lança a terceira edição do livro "Política da Pessoa com Deficiência no Brasil: percorrendo o labirinto". A obra, com 560 páginas, atualiza e expande o debate sobre os direitos das pessoas com deficiência no país. O livro será lançado oficialmente no 27º Congresso Brasileiro das Apaes, em Maceió (AL). A publicação é crucial para a promoção e a compreensão dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no Brasil.

Por que importa?

O livro oferece insights profundos sobre as políticas públicas e os direitos das pessoas com deficiência, contribuindo significativamente para a formação de políticas mais inclusivas e informadas no país.

Khan e sua importância na adoção de tecnologias e IA na educação

https://www.linkedin.com/pulse/khan-e-sua-import%2525C3%2525A2ncia-na-ado%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o-de-tecnologias-ia-educa%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o-rached-dif6f%3FtrackingId=h8YaqiieTf6NUj2XGeja2w%253D%253D/?trackingId=h8YaqiieTf6NUj2XGeja2w%3D%3D

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

Thiago Rached, CEO da Letrus e membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann, escreveu um artigo de opinião baseado em sua entrevista com Salman Khan, fundador da Khan Academy, em Stanford. Em seu texto, discorreu sobre como é fundamental ter expectativas alinhadas e claras sobre as possibilidades reais de transformação que ferramentas tecnológicas têm em educação para conseguir gerar impacto efetivo

Por que importa?

Como Rached ilustra, o desalinhamento de expectativas gera, no melhor dos casos, frustração e, no pior, uma visão fraudulenta sobre as possibilidades. Não há transformação em educação que não seja sistêmica e não há "bala de prata". Mesmo assim, empreendedores e organizações de Terceiro Setor podem gerar impactos significativos, como os próprios casos de Letrus e Khan ilustram. Os impactos educacionais e a inovação se darão por meios colaborativos e por uma série e iniciativas que, juntas impactarão um ecossistema relevante para a vida dos alunos e professores ao redor do mundo.

Redação Enem 2023 é sobre invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher

https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/11/05/tema-redacao-enem-2023.htm

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O tema da Redação Enem de 2023 foi a invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher. Um tema que, ao longo do ano, não foi foco da mídia nem foi alvo de polêmicas, mas que é extremamente relevante.

Por que importa?

Esse trabalho invisível, parte de uma dinâmica desigual entre gêneros, está sobrecarregando as mulheres. Em média, elas dedicam 61 horas semanais por semana a trabalhos não remunerados. E, quando fazemos um recorte racial, é possível notar que as mulheres negras são as mais sobrecarregadas. Segundo uma pesquisa da Think Olga, as mulheres negras das classes D e E com mais de 55 anos são as mais esgotadas.

A equidade ao centro do debate educacional

https://www.linkedin.com/pulse/equidade-ao-centro-do-debate-educacional-francisco-soares-fwagf/?utm_source=share&utm_medium=member_ios&utm_campaign=share_via

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

Chico Soares descreve a relevância de serem considerados diferentes indicadores para alcançar recortes relevantes para análises de qualidade e equidade da educação. Nível Socioeconômico (NSE), raça e gênero são fundamentais para análise de resultados que permitem identificar não só as notas, medidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas também variáveis como a trajetória regular (sem intercorrências como abandono, evasão ou repetência).

Por que importa?

Sem mensurações adequadas, não conseguimos desenhar políticas públicas que façam sentido para os objetivos que discutimos como sociedade. As ponderações de Chico Soares são fundamentais para conseguirmos fazer considerações mais profundas sobre como precisamos avaliar os efeitos de nossas políticas para tomada de decisões mais acertadas.

Pesquisa

Por que dados desagregados sobre desigualdade são importantes

https://desvelar.org/2023/10/27/por-que-dados-desagregados-sobre-desigualdades-sao-importantes/

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

A desagregação de dados é essencial para entender melhor as disparidades entre diferentes grupos populacionais. No Brasil, durante a pandemia, observou-se uma lacuna nas informações étnico-raciais sobre os impactados pela Covid-19 em diversos estados. Essa ausência limita a capacidade de formular políticas efetivas.

Por que importa?

Compreender as desigualdades a partir de dados desagregados possibilita políticas públicas mais direcionadas e efetivas. A visualização de grupos específicos (como pretos, pardos e classes D e E) ilumina áreas negligenciadas e reforça a necessidade de ações afirmativas. Esse detalhamento não é apenas uma ferramenta estatística, mas uma questão de justiça e equidade na representação e na tomada de decisões.

Invisibilidade do trabalho de cuidado: falta de políticas públicas prejudicam mulheres negras

https://mundonegro.inf.br/invisibilidade-do-trabalho-de-cuidado-falta-de-politicas-publicas-prejudicam-mulheres-negras/

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

O artigo do site Mundo Negro destaca o tema do ENEM 2023, que colocou em destaque nacional a invisibilidade do trabalho de cuidado, uma realidade profundamente vivida por mulheres negras no Brasil. Esse trabalho, muitas vezes não remunerado e desvalorizado, é crucial para a manutenção da sociedade, mas permanece ignorado pelas políticas públicas. A sobrecarga de cuidados sobre as mulheres negras, que são desproporcionalmente afetadas como mães solteiras e principais usuárias de serviços públicos como creches, leva a sérios problemas de saúde mental. O artigo ressalta a necessidade urgente de políticas públicas que reconheçam e valorizem o trabalho de cuidado, considerando as interseções de gênero e raça.

Por que importa?

A valorização desse trabalho invisível é essencial para avançar na igualdade de gênero e racial, e para a saúde e o bem-estar das mulheres. A falta de reconhecimento e suporte do Estado para as cuidadoras tem implicações econômicas, limitando a participação feminina no mercado de trabalho e perpetuando a pobreza. Problemas de saúde decorrentes da sobrecarga de cuidados aumentam os custos de saúde e afetam a qualidade de vida. O debate sobre o trabalho de cuidado desafia os papéis de gênero e é crucial para o progresso social e a construção de políticas públicas mais inclusivas.

Guia para realizar um bom diagnóstico de equidade racial

https://centrolemann.org.br/guia-para-realizar-um-bom-diagnostico-de-equidade-racial/

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

A publicação realizada por meio de parceria entre Fundação Lemann, Centro Lemann e Interdisciplinaridade e Evidências em Debate Educacional (IEDE) explica como coletar dados, aplicar questionários, cruzar dados locais com bases públicas comunicar os resultados e monitorar os resultados de intervenções na busca por solucionar questões relacionadas a equidade racial.

Por que importa?

Os dados mostram claramente que as escolas brasileiras estão falhando com os alunos negros. Há uma série de questões que afetam aspectos emocionais e cognitivos desse grupo de alunos. Portanto, qualquer intervenção que não considere esse aspecto em seus planos de ação está fadada a chegar a um limite muito concreto em um país onde 56% da população é negra. A publicação ajuda a nortear ações práticas fundamentais com dados

Quantas mulheres negras trabalham na sua empresa? Quais cargos elas ocupam?

https://www.estadao.com.br/brasil/quantas-mulheres-negras-trabalham-na-sua-empresa-quais-cargos-elas-ocupam-leia-artigo/

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

A autora Antonia Quintão, presidente do Geledés – Instituto da Mulher Negra, destaca a importância da representatividade e da igualdade de oportunidades para as mulheres negras no ambiente de trabalho e na sociedade em geral. Ela ressalta que, apesar dos discursos em prol da diversidade racial, é essencial que as empresas e organizações demonstrem seu compromisso com a inclusão de pessoas negras em todos os níveis e cargos, além de combater o racismo estrutural.

Por que importa?

Este artigo destaca a necessidade de ir além do discurso e tomar ações concretas para promover a igualdade racial no mercado de trabalho. A representatividade é fundamental para que as mulheres negras tenham oportunidades de crescimento profissional e acesso à cidadania plena. A igualdade de oportunidades e o combate ao racismo estrutural são desafios cruciais para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Tecnologia

IA generativa: corrida de 50 metros ou maratona?

https://epocanegocios.globo.com/colunas/coluna/2023/10/ia-generativa-corrida-de-50-metros-ou-maratona.ghtml

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

A adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa está crescendo rapidamente, com aplicações que vão desde marketing até descobertas de medicamentos. Enquanto algumas organizações já incorporam essa tecnologia em seus processos, outras ainda avaliam suas implicações. Além da implementação técnica, a IA generativa exige mudanças culturais, formação de parcerias e considerações sobre sustentabilidade. Embora a evolução da tecnologia pareça rápida, como uma "corrida de 50 metros", a jornada de integração e aplicação plena é mais parecida com uma maratona.

Por que importa?

A IA generativa está redefinindo os limites da interação humana com a tecnologia, promovendo mudanças além do mundo corporativo. Sua expansão afetará a educação, comunicação e até mesmo nossa compreensão cultural.

How AI can teach kids to write – not just cheat

https://stanford.io/3tZb20f

(Inglês, 1 min, texto)

Resumo:

O artigo explora uma forma de utilizar o ChatGPT para auxiliar no desenvolvimento de escrita dos alunos. Além da utilização para feedbacks e melhorias básicas de escrita, ao comparar a escrita da ferramenta com o que eles próprios podem produzir, os autores dos estudos apontam, por exemplo, a possibilidade de ajudar os alunos a encontrarem sua própria voz na escrita

Por que importa?

Em um mundo onde a IA veio para ficar, entender como se muda a nossa relação com tarefas antes compreendidas como unicamente humanas, a exemplo da escrita, é parte do desafio da educação. No artigo, algumas formas de explorar essa questão são abordadas, apresentando interessantes alternativas para integração efetiva de ferramentas de IA nas salas de aula.

OpenAI lança GPT-4 Turbo mais barato e com informações atuais

https://olhardigital.com.br/2023/11/06/internet-e-redes-sociais/openai-lanca-gpt-4-turbo-mais-barato-e-com-informacoes-atuais/

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, lança uma nova versão de seu algoritmo, o GPT-4 Turbo, incluindo novas funcionalidades. Dentre as novidades estão a possibilidade de dar mais contexto à ferramenta, podendo adicionar o equivalente a um livro de 300 páginas em uma única interação com o ChatGPT, ou seja, 4x mais que anteriormente; o barateamento dos custos, reduzindo em 3x o custo de inputs e 2x o de outputs de dados; a criação e o compartilhamento de "GPTs", que são versões customizadas do ChatGPT com mais contexto, conteúdo e ações específicas para casos de uso pré-determinados - esses poderão ser monetizados pelos criadores e divulgados na "GPT Store"; atualização da base de setembro de 2021 para abril de 2023, além da promessa de que não haverá mais atrasos; e programa para proteção jurídica em relação à propriedade intelectual de criadores que utilizarem as ferramentas da Open AI.

Por que importa?

A OpenAI tem se adiantado em relação aos concorrentes em popularizar a IA para usos de consumidores em massa. Com redução de custos, reforço de um canal de distribuição e a possibilidade de criar em cima das ferramentas sem necessariamente saber desenvolver, ao mesmo tempo, a empresa gera uma ameaça relevante para empresas que estavam iniciando negócios utilizando seus algoritmos, mas também gera oportunidades de desenvolvimento de ferramentas de forma simplificada, que podem se integrar ao cotidiano de usuários ao redor do mundo. Essa popularização deve ter impacto na sociedade como um todo. Pode ser um momento "app store" e talvez, algum dia, seja difícil lembrar de como era o mundo antes de termos acesso a aplicações semelhantes aos "GPTs".

Collective power and better auditing can help fix biased AI

https://www.context.news/ai/opinion/collective-power-and-better-auditing-can-help-fix-biased-ai

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

O texto escrito por Tarcizio Silva, pesquisador sênior de Tecnologia, e Solana Larsen, ambos da Mozilla, mostram usos flagrantes de tecnologias de IA com vieses racistas ou de gênero em São Paulo e na Europa. A partir daí, discutem a necessidade de intervenção e maneiras de reduzir o problema.

Por que importa?

O artigo ilustra casos claros de tensões entre governos que buscam otimizar suas operações com ferramentas que endossam vieses que geram riscos desproporcionais para determinadas camadas da população e os diretamente impactados. Ferramentas tecnológicas têm potencial de gerar um bem enorme, mas precisam ser contrabalançadas com os riscos que trazem também, para garantir que tenhamos uma ponderação adequada à democracia e suas populações representadas.

Almost an Agent: What GPTs can do

https://open.substack.com/pub/oneusefulthing/p/almost-an-agent-what-gpts-can-do?utm_source=share&utm_medium=android&r=1pdcpk

(Inglês, 4 min, texto)

Resumo:

O artigo de Ethan Molick se aprofunda no tema dos "GPTs" lançados pela OpenAI. Eles permitem que qualquer um, sem nenhum código, desenvolva comandos e funções com propósitos específicos a serem utilizados por meio de interações do ChatGPT. Estes também podem ser compartilhados e monetizados. Dentre os exemplos citados estão casos de uso em educação.

Por que importa?

A popularização dessas ferramentas cria possibilidades poderosas e uma nova cadeia de valor inclusive. No entanto, existem riscos, visto que essas ferramentas abrem espaço para a criação de "agentes", ou seja, aplicações de IA com relativa autonomia para cumprir objetivos determinados e que podem, em breve, fazê-lo inclusive acessando outras aplicações.

One way Teachers and AI could help each other out

https://danmeyer.substack.com/p/one-way-teachers-and-ai-could-help?r=10840

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

O artigo provoca uma reflexão sobre alguns dos primeiros casos de uso de IA gerativa na educação, que geralmente atuam como serviços exclusivos para professores e/ou alunos. Um estudo de Stanford investigou como professores e IA poderiam colaborar melhor. Descobriu-se que quando a IA recebe estratégias de ensino dos tutores humanos, suas respostas melhoram significativamente, indicando que a IA pode ser mais eficaz no apoio ao ensino quando informada por estratégias de instrução humana.

Por que importa?

Existem inúmeros desafios para implementar ferramentas com IA efetivas na educação. Ao combinar o potencial da IA com as estratégias (e sensibilidade) de ensino dos tutores, com estratégias de ensino refinadas por humanos, a IA pode fornecer respostas mais úteis e personalizadas, ajudando os alunos a aprender de maneira mais eficiente. Isso também permite que os professores otimizem seu tempo e seus recursos, integrando a IA de modo a complementar e enriquecer o processo educacional.