📢MCV #29: Educação para Equidade

Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.

Dois estudos curados esta semana ressaltam a importância de investir na educação para um futuro mais equitativo. O estudo colaborativo entre Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e a EdTech Árvore examina a relação entre hábitos de leitura e indicadores socioeconômicos. Revela-se urgente que o sistema educacional brasileiro promova a leitura entre os estudantes, especialmente os de baixa renda, para impulsionar a aprendizagem e a mobilidade social.

Por outro lado, o pesquisador do Insper e membro da Rede de Líderes Fundação Lemann, Michael França, ressalta como a renda e a escolaridade dos pais impactam as oportunidades futuras das gerações. A disparidade de acesso, evidente até em instituições de renome, realça a necessidade de investir precocemente na juventude para mitigar a influência injusta de fatores socioeconômicos e construir uma sociedade mais justa e próspera.

Setor Público

País não atinge nem metade das vagas previstas de Ensino Técnico

https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2023/11/27/a-dois-anos-do-fim-da-met[…]tinge-nem-metade-das-vagas-previstas-de-ensino-tecnico.ghtml

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

A reportagem do jornal O Globo mostra como, mesmo com metas estipuladas para expansão de matrículas no Ensino Médio Técnico no Plano Nacional de Educação, o crescimento foi bem aquém do previsto, atingindo apenas 43% da meta. Esses resultados, contudo, são bastante diferentes dependendo do local considerado, com estados como Paraíba, Piauí e Maranhão batendo suas respectivas metas, enquanto estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros 7 tiveram redução na quantidade de matrículas técnicas.

Por que importa?

Enquanto apenas 10% dos alunos fazem Ensino Técnico no Brasil, a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 37%. Há certo consenso quanto à importância do aumento da oferta de Ensino Técnico e um novo Marco Legal da Educação Técnica, sancionado no atual governo federal. Mas o trabalho ainda está longe de ter o efeito desejado, o que chama atenção para o novo ciclo do Plano Nacional da Educação que se avizinha.

MP de Lula destina até R$ 20 bi para bolsas a alunos do Ensino Médio fora do limite do arcabouço

https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasil/mp-de-lula-destina-ate-r-20-bi-para-bolsas-a-alunos-do-ensino-medio-fora-do-limite-do-arcabouco/amp/

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

Como parte da estratégia de combate à evasão, o governo federal criou um fundo para bolsas de incentivo à permanência na escola de alunos do Ensino Médio. Por ser um fundo privado, permite que esses valores não estejam condicionados ao arcabouço fiscal.

Por que importa?

O problema é particularmente agudo no Ensino Médio, e uma das principais causas é a necessidade de trabalhar. Uma aposta é que condicionantes financeiras incentivem os alunos a permanecerem na escola, gerando retorno econômico ao país e para os próprios indivíduos.

Oportunidades

Nova Escola - Analista de Marketing Digital Pleno

https://novaescola.gupy.io/jobs/6067226?jobBoardSource=mcv_fl

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

A Nova Escola está com uma vaga aberta (CLT) para contratar uma pessoa Coordenadora de Tecnologia. O escopo do trabalho envolverá gerenciar equipes, projetos e fomentar colaboração entre times interdisciplinares. O perfil da vaga exige experiência em liderança e conhecimentos técnicos, como Node.js e Javascript. Benefícios incluem plano de saúde e flexibilidade de horário.

Por que importa?

Trabalhar na Nova Escola é uma chance única de inovar e contribuir significativamente para a educação pública brasileira. É uma excelente oportunidade para pessoas em perfil técnico que buscam conciliar propósito e desenvolvimento técnico na sua carreira.

Sala de Aula

Professora viraliza nas redes ao chamar atenção de alunos com música

https://noticiapreta.com.br/professora-viraliza-nas-redes-ao-chamar-atencao-alunos-com-musica/

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

A professora Valesca Mota, de São Paulo, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo no qual utiliza a música para capturar a atenção de seus alunos. No vídeo, ela canta "Marinheiro Só", acalmando e envolvendo as crianças que começam a cantar junto. Valesca, conhecida por seu amor pela educação, já foi reconhecida com a condecoração "Mulheres que Lutam – Marielle Franco", evidenciando seu impacto na comunidade de Itapecerica da Serra.

Por que importa?

O caso de Valesca Mota é significativo por destacar a importância da criatividade e inovação no ensino. Sua abordagem usando a música para engajar alunos reflete uma estratégia eficaz de ensino, especialmente na Educação Infantil. Além disso, o reconhecimento que ela recebeu realça a valorização dos educadores e o impacto positivo que eles podem ter na comunidade e no desenvolvimento das crianças.

Provas chateiam os alunos, mas seria pior muito sem elas

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/priscilla-bacalhau/2023/11/provas-chateiam-os-alunos-mas-seria-pior-muito-sem-elas.shtml

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

As avaliações escolares, embora gerem apreensão entre os estudantes, desempenham um papel fundamental no aprimoramento educacional. Além das provas em sala de aula, avaliações padronizadas como o Saeb têm a missão de medir a qualidade da educação, fornecendo dados cruciais para identificar lacunas e avanços. Embora representem um desafio para alunos, professores e gestores, sua ausência prejudicaria ainda mais a busca por uma educação de qualidade, dificultando o desenvolvimento de políticas educacionais eficazes.

Por que importa?

As avaliações são essenciais para que as escolas e secretarias possam pensar em soluções aos desafios que se apresentam, no entanto, assim como traz Priscila Bacalhau, membra da Rede de Líderes Fundação Lemann, “não se pode negligenciar a sobrecarga de provas para professores, gestores e alunos”. É preciso otimizar e integrar avaliações para que ainda possamos coletar dados, mas de maneira mais ágil e otimizada.

Pesquisa

Estudo do Iede e da Árvore aponta influência do hábito leitor em indicadores educacionais e socioeconômicos

https://www.portaliede.com.br/estudo-do-iede-e-da-arvore-aponta-influencia-do-habito-leitor-em-indicadores-educacionais-e-socioeconomicos/

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O estudo “A relação entre hábito leitor e indicadores socioeconômicos e educacionais” foi desenvolvido por meio de uma colaboração entre Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e a EdTech Árvore. Esse estudo fornece uma análise abrangente sobre a importância da leitura e dos hábitos de leitura, fundamentada em uma ampla revisão de pesquisas na área, bem como nos dados provenientes de avaliações internacionais como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Programa Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS). Uma conclusão destacada no estudo é a necessidade urgente de o sistema educacional brasileiro incrementar suas iniciativas para fomentar o hábito de leitura entre os estudantes.

Por que importa?

Muitas crianças e jovens do Brasil ainda leem muito pouco. E, em especial, esse cenário é um grande entrave para os alunos de baixo nível socioeconômico, que convivem com pessoas com um vocabulário mais reduzido e com uma frequência de leitura menor. Para alunos de baixa renda, o hábito leitor é peça-chave para a aprendizagem em várias áreas e para a ascensão social.

Sucessos na juventude tornam mais prováveis os sucessos na vida adulta

https://folha.com/kqzr039s

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O pesquisador do Insper, Michael França, ilustra como características de renda e escolaridade dos pais impactam de forma injusta as perspectivas das gerações futuras. Por exemplo, considerando as mais prestigiadas universidades americanas e pessoas com o mesmo desempenho acadêmico, pessoas provenientes do 1% mais rico dos EUA têm 2 vezes mais chance de ingresso do que as de classe média. Há indicações ainda de que os impactos da renda dos pais têm aumentado ao longo dos anos. Além da renda, raça, habilidades e traços de personalidade das famílias também têm impacto continuado ao longo de gerações

Por que importa?

Como o próprio autor ilustra, estudos demonstram que há grande impacto econômico positivo em investir cedo nos jovens para que eles possam se desenvolver e ter um futuro menos dependente de fatores passados. Em um país profundamente desigual como o nosso, o compromisso de redução da desigualdade é necessário para garantir uma sociedade mais justa e próspera.

Pandemic school learning loss

https://www.nytimes.com/2023/11/18/opinion/pandemic-school-learning-loss.html?smid=nytcore-ios-share&referringSource=articleShare

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

Pesquisas ilustram os efeitos da pandemia sobre a perda de aprendizagem dos alunos nos EUA. Além dos efeitos sobre as notas, há clara redução de engajamento dos alunos. Os efeitos são particularmente danosos nas regiões mais pobres do país.

Por que importa?

A reportagem aponta para o senso de urgência que precisamos ter para correção dos rumos da educação no pós-pandemia. É possível resgatar os alunos dessas perdas, mas não é um processo simples ou barato. Tomar ações rápidas, mas bem embasadas simultaneamente, não é tarefa simples, mas é o único caminho viável.

EdTech inovação: startups brasileiras aceleram durante a pandemia

https://www.linkedin.com/posts/thiagopayva_edtech-inovaaexaeto-startupsbrasileiras-ac[…]68134637569-zC2N/?utm_source=share&utm_medium=member_android

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

A postagem de Thiago Payva, um dos fundadores da Associação Interamericana de EdTechs, traz uma breve análise do cenário de EdTechs dentro do universo de startups brasileiras. Dentre as quase 2.600 startups mapeadas pela Associação Brasileira de Startups (ABS), 10% são EdTechs, o maior segmento. No post também há o link para baixar o report completo da ABS.

Por que importa?

Mapear as startups nos permite entender quais são os novos negócios que surgem no entorno da educação. O acompanhamento sistemático destas permite que compreendamos os movimentos que estão ocorrendo e quais são as potenciais inovações que podem trazer resultados para o sistema educacional.

Aging-related changes in the structure and function of the human brainstem auditory pathway

https://www.nature.com/articles/s41598-023-45374-y

(Inglês, 2 min, texto)

Resumo:

O fenômeno conhecido como Fadiga de Videoconferência (do inglês Video Conference Fatigue) é real e já tem sua própria sigla: VCF. Um estudo publicado na revista Nature, que utilizou eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma (EEG), observou uma possível correlação entre a fadiga experimentada em inúmeras reuniões on-line realizadas em empresas. O estudo revelou que alunos universitários em aulas on-line mostram sinais de maior cansaço, sonolência e desânimo, além de estarem menos felizes e ativos, comparados às aulas presenciais. Além disso, foi notado que o humor dos alunos piora no ambiente on-line.

Por que importa?

As primeiras descobertas desses estudos iniciais confirmam algo que muitas pessoas já percebem na prática: o potencial das videoconferências em causar fadiga. É importante não ignorar esse impacto e buscar maneiras de criar um equilíbrio mais saudável. Para minimizar a fadiga causada por videoconferências, várias estratégias podem ser adotadas, como fazer pausas regulares, limitar o tempo de tempo de tela ou investir na comunicação assíncrona.

Tecnologia

Khan Academy Classic vs. Khanmigos

https://danmeyer.substack.com/p/khan-academy-classic-v-khanmigos?r=10840

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

Dan Meyer escreve sobre o que a nova ferramenta de tutoria da Khan Academy, o Khanmigo, pode gerar. As previsões são de um aumento muito relevante do engajamento dos alunos e do impacto na aprendizagem. Mas há ponderações necessárias: um grande professor, em sua visão, não é "infinitamente paciente" - algo descrito como uma virtude dos tutores virtuais -, mas, sim, "impaciente" ao buscar criar uma inquietação nos alunos, de modo a tirá-los da zona de conforto. É algo necessário para a aprendizagem de muitos alunos.

Por que importa?

Muitas vezes, as ferramentas educacionais não são desenhadas para o aluno médio, mas, sim, para aqueles que já estão engajados. A crítica aqui é de estarmos potencialmente entrando nesse ponto em ferramentas de tutoria. É fundamental investigar continuamente o tipo de interação que leva à aprendizagem efetiva e como integrar essas ferramentas dentro da jornada dos alunos e professores.

GenAI is Hyper-Personalizing Education

https://dmccreary.medium.com/genai-is-hyper-personalizing-education-e28019027944

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

O artigo de Dan McCreary discute como a Inteligência Artificial Gerativa (GenAI) está revolucionando a educação, permitindo a personalização extrema dos planos de aula para atender às necessidades individuais dos alunos. Ele aborda as limitações do modelo tradicional de instrução direta e destaca a importância de sistemas de gestão de aprendizado modernos e uma educação interativa e personalizada.

Por que importa?

A aplicação da GenAI na educação é crucial para superar as limitações e escala dos métodos de ensino tradicionais, que muitas vezes não conseguem atender às necessidades individuais dos alunos. A personalização do ensino promovida pela GenAI oferece uma abordagem mais eficaz e inclusiva, garantindo que cada aluno receba uma educação adaptada ao seu ritmo e estilo de aprendizado, o que pode levar a melhores resultados educacionais e maior engajamento dos estudantes.

Ten women AI leaders that OpenAI should consider for their board

https://www.forbes.com/sites/rebekahbastian/2023/11/26/ten-women-ai-leaders-that-openai-should-consider-for-their-board/?sh=133307b93f26

(Inglês, 2 min, texto)

Resumo:

O artigo da Forbes, escrito por Rebekah Bastian, aborda a recente transformação no conselho de administração da OpenAI, que se tornou exclusivamente masculino e branco após a saída de duas mulheres. Diante dessa mudança, Bastian sugere dez mulheres líderes em inteligência artificial (IA) como potenciais membros para o conselho, incluindo nomes como as Dras. Fei-Fei Li, Timnit Gebru e Alessya Visnjic. Essas mulheres possuem vasta experiência e conhecimento em áreas diversas da IA, desde pesquisa até aplicações práticas e éticas, e poderiam oferecer perspectivas valiosas para a organização.

Por que importa?

A diversidade no conselho de administração da OpenAI é fundamental para assegurar que as decisões estratégicas sobre o futuro da IA sejam representativas e evitem viéses. A inclusão de mulheres líderes em IA pode promover uma abordagem mais equilibrada e ética no desenvolvimento de tecnologias de IA, garantindo que as inovações sejam benéficas e acessíveis a uma comunidade global diversificada. Além disso, a presença de mulheres com experiências variadas no conselho pode ajudar a OpenAI a enfrentar os desafios complexos do campo da IA, contribuindo para um futuro mais inclusivo e responsável no uso dessa tecnologia.

Reshaping the Tree: Rebuilding Organizations

https://www.oneusefulthing.org/p/reshaping-the-tree-rebuilding-organizations

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

Ethan Mollick, professor de Wharton, escreve sobre o impacto que a popularização da IA pode ter na estrutura das organizações. Algo que ocorreu anteriormente, como o autor cita, com outras tecnologias como as ferrovias, relógios mecânicos, novas formas de trabalhar com software ou a internet. No texto, o autor demonstra vários exemplos de como está usando IA para evoluir os processos internos da organização onde trabalha. E como os profissionais já estão fazendo o mesmo, até sem que os empregadores saibam

Por que importa?

O texto ajuda de forma muito clara a ilustrar como podemos transformar nossas organizações. Faz repensar o tipo de habilidade, onde os humanos estarão posicionados na geração de valor e de que modo podemos nos apoiar nos avanços da IA. A compreensão desses fatores deve nos fazer repensar também o que significa liderança e como a educação deve ser modificada para permitir que todos possamos nos apropriar das novas ferramentas que estão aqui e que ainda surgirão

Prompt Engineering: Using AI for Effective Lesson Planning

https://blog.khanacademy.org/prompt-engineering-using-ai-for-effective-lesson-planning/

(Inglês, 1 min, texto)

Resumo:

Kristen DiCerbo, a Chief Learning Officer (CLO) da Khan Academy, discorre sobre o processo que usaram para fazer o prompt engineering, ou seja, as evoluções contínuas de prompts, usados nos algoritmos do GPT-4. que são o motor do Khanmigo, tutor virtual da organização. Ela ilustra com exemplos concretos as mudanças que fizeram para sair de planos de aula que não performaram bem quando avaliados segundo as mesmas métricas usadas para os professores humanos, até chegarem a uma excelente performance.

Por que importa?

Com a velocidade que as IAs estão avançando, prompt engineering já não é uma habilidade que seja altamente considerada para muitas das aplicações como absolutamente fundamental. A própria IA já está ajudando a construir prompts melhores como o que pode ser visto, por exemplo, no DallE-3, modelo de imagens da OpenAI. Dito isso, entender o processo por trás permite que você se aproprie melhor das ferramentas e crie em cima das ferramentas para casos de uso específicos, inclusive em educação

National High School Deliberative Polling Exercise1 AI in School: Policies and Penalties

https://drive.google.com/file/d/1LqfyjbZlm460GfE_GCKBTmZzoWv10i9y/view

(Inglês, 2 min, Texto)

Resumo:

O relatório "AI in School: Policies and Penalties" apresenta os resultados de um exercício de Deliberação Pública envolvendo estudantes do Ensino Médio nos Estados Unidos. Esse evento discutiu políticas relacionadas ao uso de AI nas escolas. Embora a amostra de participantes não fosse representativa do cenário nacional, o evento proporcionou insights valiosos sobre as perspectivas dos alunos em relação à AI na educação. Os tópicos abordados incluíram a utilização de AI para trabalhos escolares, penalidades por uso não autorizado de AI e o uso de AI por professores. A maior parte dos participantes viu o AI como uma ferramenta positiva, mas mostrou cautela sobre seu uso irrestrito e enfatizou a necessidade de educação responsável sobre AI.

Por que importa?

Esse relatório é crucial para entender como os estudantes do Ensino Médio percebem e interagem com a tecnologia AI em um ambiente educacional. Ele oferece uma visão única sobre as preocupações e expectativas dos alunos em relação à integração de AI na educação, o que é essencial para formular políticas educacionais eficazes e inclusivas. A participação dos alunos nessas discussões é vital para garantir que as políticas de AI nas escolas sejam relevantes, eficazes e equitativas. Além disso, o relatório destaca a necessidade de educação contínua sobre o uso responsável e ético de AI, tanto para alunos quanto para educadores, garantindo que a tecnologia seja usada de maneira a enriquecer e não prejudicar o processo educacional.

Novos tempos e a inteligência artificial

https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/11/6661748-artigo-novos-tempos-e-a-inteligencia-artificial.html

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

Com os avanços das deepfakes, o autor traz preocupações referente à falta de regulamentação para IA, trazendo casos reais como o do Colégio Santo Agostinho, no Rio de Janeiro. A IA tem um potencial imenso para ser usado na educação e apoiar no processo de personalização de ensino, além de colocar os estudantes em contato com inovações científicas e tecnológicas. No entanto, hoje não há uma regulação clara do uso dessas ferramentas.

Por que importa?

A IA pode (e deve) ser usada para melhorar a aprendizagem e alavancar a educação brasileira, No entanto, com o uso mais frequente, alguns perigos surgem e é preciso cuidar dos estudantes para que consigam se proteger e identificar informações falsas.

Does GPT-4 pass the turing Test?

https://arxiv.org/pdf/2310.20216.pdf

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

Esse estudo focou na avaliação do GPT-4 no Teste de Turing, que é uma medida para verificar se uma máquina pode simular comportamento humano inteligente de forma convincente. Nesse teste on-line, o GPT-4 alcançou uma taxa de sucesso de 41%. Isso representa um desempenho superior a outros sistemas de inteligência artificial, como ELIZA, que atingiu 27%, e o ChatGPT baseado em GPT-3.5, com 14% de sucesso. No entanto, essa taxa ainda é menor que a alcançada por humanos, que foi de 63%. Curiosamente, os participantes do estudo tendiam a avaliar as respostas do ChatGPT mais por seu estilo linguístico e sensibilidade socioemocional. Eles perceberam o ChatGPT como se ele desse respostas de maneira detalhada e formal, similar à maneira de falar de "alguém que usaria monóculos".

Por que importa?

Muita gente afirma que o ChatGPT passou no Teste de Turing com base em suas próprias experiências, mas, ao estudarmos o tema com mais rigor, a resposta é não. O GPT-4 ainda não passou no Teste de Turing. Vale a leitura do artigo sobre as diferentes formas de avaliações e limitações do teste.

Empreendimentos Sociais

Na favela dos sonhos, As Maras prometem uma revolução capitalista sob a batuta de Edu Lyra

https://exame.com/esg/na-favela-dos-sonhos-as-maras-prometem-uma-revolucao-capitalista-sob-a-batuta-de-edu-lyra/

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

Mayara e Edu Lyra lançam As Maras, empresa que atua com o modelo de venda direta e foco em mulheres na base da pirâmide. Com uma comissão de 30% das vendas, maior que o padrão do mercado, a busca é por conseguir empoderar essas mulheres por meio da geração de renda enquanto simultaneamente geram uma forma de financiamento para a Gerando Falcões, organização de sucesso que gera impacto positivo nas comunidades onde atua.

Por que importa?

Ao repensar as formas de financiamento da filantropia e geração de renda, a empresa busca influenciar todo setor. Ao mesmo tempo, utiliza ferramentas e conceitos que já estão apropriados pela população, como o WhatsApp e a chamada "economia circular", permitindo a compreensão de como gerar resultados efetivos dentro da realidade do público alvo das ações.

Investimento em startups fundadas por pessoas negras: qual é o papel do mercado financeiro?

https://www.linkedin.com/pulse/investimento-em-startups-fundadas-por-pessoas-negras-qual-teixeira-imclf

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

O artigo de Adriane Coimbra e Amanda Teixeira aborda a disparidade no investimento em startups fundadas por pessoas negras, comparando o Black Founders Fund com outros portfólios. Destaca a influência de raça, gênero e localização no acesso ao capital e enfatiza a necessidade de ações proativas para promover a diversidade e equidade racial no empreendedorismo, incentivando o fortalecimento da comunidade negra.

Por que importa?

Este tema é crucial, pois revela as profundas desigualdades raciais no ecossistema de startups e investimentos. Ao entender e reconhecer essas disparidades, é possível tomar medidas concretas para promover a inclusão e a equidade racial no empreendedorismo. Isso não apenas apoia o desenvolvimento econômico de comunidades marginalizadas, mas também enriquece o ecossistema de startups com uma diversidade de ideias e inovações, beneficiando a sociedade como um todo.