📢MCV #3: Alfabetização, Fluência Leitora, Estônia, IA e equidade racial

Chegamos na terceira edição do Mínimo Conhecimento Viável. Para você que está recebendo pela primeira vez, confira os dois primeiros conteúdos MCV #1 e MCV #2.

Damos boas vindas a 51 novos leitores e leitoras inscritos na última semana, que se juntaram ao grupo de 373 pessoas que estão recebendo o Mínimo Conhecimento Viável e se informam semanalmente nos conteúdos curados sobre Educação, Inovação e Políticas Públicas.

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Em 2 minutos, o que você precisa saber:

  • Alfabetização em pauta! Nessa semana tivemos o MEC e INEP divulgando os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, que buscou identificar as características e nível de proficiência de uma criança alfabetizada no 2º ano do Ensino Fundamental. Durante a apresentação, o governo também apresentou as definições dos parâmetros de uma criança alfabetizada. Segundo, Daniela Caldeirinha, diretora de Alfabetização na Fundação Lemann, este é um passo muito importante e um avanço - primeiro, por dar transparência para o que se espera de uma criança alfabetizada ao final do 2o ano no Brasil. Segundo, por termos finalmente um critério oficial que deveria servir de base para que os entes federados possam desenhar suas políticas de alfabetização com diagnósticos e metas mais precisos. Ao mesmo tempo, ainda há desafios: desdobramentos práticos desta visão. Como por exemplo: qual o tipo de texto, e de complexidade, devem ser lidos pelas crianças de 2o ano? O que significa um leitor iniciante? Também é importante, agora que há uma visão consolidada no país, comparar esta visão com patamares internacionais, para garantir altas expectativas para nossas crianças.

  • Destaques do Fórum Reconstrução da Educação, promovido pelo Estadão no último dia 29/05, que enfatizou a necessidade de investimentos em tecnologia, ensino integral e apoio aos professores nas escolas públicas pós-pandemia. Especialistas também destacaram a importância de estratégias para evitar a evasão escolar, especialmente entre estudantes de baixa renda.
  • Meil on uudised Eestist! (Temos notícias da Estônia!) Na semana passada, Guilherme Cintra, diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, se juntou a uma comitiva de brasileiros, para uma imersão em governo na Estônia. Ele também participou do e-Governance Conference. Mapeamos alguns aprendizados que levaram a Estônia a ser uma das referências em governo digital, como foco em educação e processos de inovação que colocam os cidadãos no centro, passando por governança dos dados e segurança da informação.
  • O mais novo “cânone” publicado pela equipe do a16z (Andreessen Horowitz) é a referência mais recente para aprender mais sobre Inteligência Artificial. É um conteúdo extenso e completo, criado para auxiliar tanto quem está começando a aprender sobre Inteligência Artificial quanto também para quem é especialista na área. Vale muito a pena explorar com calma! O conteúdo está inglês, mas o ChatGPT pode te ajudar na tradução.

Mais 10 minutos do dia para ampliar seu conhecimento:

Pesquisa

MEC e Inep divulgam os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil

  • Resumo:
    O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram no dia 31/05 os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, que buscou identificar as características e nível de proficiência de uma criança alfabetizada no 2º ano do Ensino Fundamental. O Estadão fez um resumo desse lançamento, que pode ser lido aqui.
  • Por que importa?
    O alinhamento dos padrões de avaliação da alfabetização no Brasil é um dos pilares fundamentais da nova política de alfabetização que o MEC deverá lançar nos próximos dias e no processo de implementação qualificada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Sala de Aula

Fluência leitora, uma ferramenta para o avanço da alfabetização

  • Resumo
    Este texto trata da importância da fluência leitora no processo de alfabetização. Ele discute como a alfabetização é um processo complexo que envolve várias habilidades - leitura, escrita, oralidade e compreensão de texto - e, portanto, requer várias ferramentas de avaliação. A fluência leitora, que é a capacidade de ler com precisão, automaticidade e expressão adequada, é destacada como uma competência central na alfabetização e um preditor da compreensão de texto.
  • Por que importa?
    A alfabetização é um processo complexo que requer avaliações múltiplas. A fluência leitora é fundamental para a compreensão do texto e é medida em muitos países, incluindo o Brasil.

Revisão de política: sobre melhores práticas para medir competência de leitura

(leitura, no seu tempo, em português)

  • Resumo:
    Produzido pelo Lemann Center da Stanford Graduate School of Education, o documento discute algumas dimensões das melhores práticas para medir competência de leituras, à luz do que fazem 11 outros países e a partir de entrevistas com especialistas nacionais e internacionais.
  • Por que importa?
    A alfabetização é composta por múltiplos domínios: a escrita, a leitura, a oralidade e a compreensão de texto. Revisões como essa ajudam no debate sobre desafios e oportunidades para capturar o aprendizado em cada uma dessas dimensões

Compreensão de Textos - a competência essencial na educação básica

(leitura, 5 minutos, em português)

  • Resumo:
    Nesse artigo, o professor Chico Soares comenta sobre o fraco desempenho dos estudantes brasileiros na avaliação PIRLS, que revela lacunas na competência leitora no país. A pesquisa sugere que o modelo pedagógico nacional foca demasiadamente em habilidades de leitura específicas, ao contrário do PIRLS que avalia a compreensão global de textos complexos.
  • Por que importa?
    O ensino de leitura no Brasil, baseado em textos de baixa complexidade, pode não desenvolver habilidades necessárias para a compreensão integral do texto, o que ressalta a necessidade de revisão das práticas pedagógicas.

Não existe alfabetização plena sem matemática

(leitura, 3min, em português)

  • Resumo:
    Ernesto Martins (IEDE) e Kátia Smole (Instituto Reúna) comentam sobre a política nacional de alfabetização do MEC, baseada na pesquisa Alfabetiza Brasil, que negligencia a matemática, focando apenas nas habilidades de língua portuguesa.
  • Por que importa?
    A exclusão da matemática da pesquisa é preocupante, dado o papel da disciplina na formação integral do estudante e sua presença na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A falta de ênfase na matemática nos anos iniciais pode contribuir para as desigualdades educacionais existentes.

Transição para a adolescência é difícil, mas tratar como ‘aborrecente’ só piora, diz pesquisador

(leitura, 11min, em português)

  • Resumo:
    Daniel Santos, professor da USP, discute a negligência na educação dos adolescentes (11-14 anos). Ele destaca a falta de estratégias de ensino adequadas, a rápida mudança cultural e o papel crucial da família. Santos salienta a necessidade de maior pesquisa, a inclusão da educação socioemocional e o apoio ativo dos pais.
  • Por que importa?
    Os desafios experimentados por um jovem dos Anos Finais do Fundamental 2 não são triviais, mas é uma fase de oportunidades. Hoje sabe-se que a segunda etapa de maior plasticidade cerebral, depois da primeira infância, em que o cérebro está mais aberto a aprender coisas novas. No entanto, não há estratégias muito bem documentadas, como ocorre para a alfabetização, no início da aprendizagem. É importante olharmos para essa fase para que possamos alavancar o potencial dos nossos adolescentes, garantindo o direito a uma aprendizagem de qualidade e com equidade.

ChatGPT: os impactos da Inteligência Artificial na educação

(para ouvir, 30 minutos, em português)

  • Resumo:
    A professora da PUC-SP e especialista em IA, Dora Kaufman, fala sobre os efeitos e transformações da ferramenta no setor educacional.
  • Por que importa?
    Com a crescente popularização de serviços como o ChatGPT no contexto da educação, a prof. Dora Kaufman apresenta ponderações relevantes sobre os benefícios e riscos do uso, promovendo uma reflexão sobre o tema. Vale compartilhar com profissionais da educação!

Desistência atinge 7 em cada 10 alunos de formação de professores em exatas

(leitura, 4min, em português)

  • Resumo:
    O texto apresenta alguns dos fatores que contribuem para uma evasão significativa de pessoas que ingressam nos cursos de licenciatura, especialmente nas áreas de exatas.
  • Por que importa?
    As dificuldades da educação básica se reverberam no ensino superior, os resultados de pesquisas como essa só reforçam a importância de endereçar esses desafios em diferentes níveis.

Reconstrução da Educação: ‘Com poucas horas de aula, é difícil fazer um trabalho integral’

Resumo:
O Fórum Reconstrução da Educação, promovido pelo Estadão, enfatizou a necessidade de investimentos em tecnologia, ensino integral e apoio aos professores nas escolas públicas pós-pandemia. Especialistas também destacaram a importância de estratégias para evitar a evasão escolar, especialmente entre alunos de baixa renda.

  • Por que importa?
    A extensão do tempo escolar é fundamental para a melhoria da educação. Sem tempo suficiente, é difícil proporcionar um ensino integral e de qualidade aos estudantes.

Tecnologia

AI Canon (leitura, no seu tempo, em inglês)

  • Resumo:
    O "AI Canon" é uma lista curada pela equipe do a16z.com, repleta de recursos sobre Inteligência Artificial. Ela foi criada para auxiliar tanto quem está começando a aprender sobre o assunto, quanto quem já é especialista na área. A lista tem de tudo: desde introduções básicas sobre o tema até conteúdos mais avançados, como modelos de transformadores, difusão latente, modelos de linguagem em larga escala (LLMs) e informações sobre o mercado de IA.
  • Por que importa?
    O conceito de Mínimo Conhecimento Viável que aplicamos nessa newsletter foram fortemente inspirados nos “canons” da a16z. Recomendamos dedicar um tempo para ler com calma os materiais curados nesse link.

Democratic Inputs to AI

(edital, no seu tempo, em inglês)

  • Resumo:
    OpenAI lança programa de bolsas de $100.000 para experimentos em implementar processo democrático na tomada de decisões das IA.
  • Por que importa?
    Um dos assuntos mais populares dos últimos meses tem sido o debate em torno da regulação de IA. O sucesso desse trabalho depende de discussões amplas, acontecendo nos mais variados contextos, incluindo dimensões de diversidade e inclusão.

Apple Blocks ChatGPT

(leitura, 4min, em inglês)

  • Resumo
    A Apple proibiu seus funcionários de acessar o ChatGPT no contexto corporativo. A Apple não é a única a fazer esse movimento, já indicado por Accenture e Samsung. A principal preocupação está no vazamento de informações e na políticas de uso dos dados aplicadas pela OpenAI.
  • Por que importa?
    Mesmo com todo o entusiasmo em torno das IAs generativas de texto, como o ChatGPT, as preocupações com segurança e privacidade devem ser cuidadosamente ponderadas.

ChatGPT e educação: Robôs não substituem professor em sala de aula, diz cientista da computação

(leitura, 3min, em português)

  • Resumo:
    Nina da Hora, cientista da computação, alerta que a inteligência artificial não substitui o papel do professor. Durante o Fórum Reconstrução da Educação, ela destacou a importância de equilibrar o uso da tecnologia na educação, respeitando o contato humano e o conhecimento adquirido no convívio diário entre aluno e educador.
  • Por que importa?
    Ter consciência que tecnologias como o ChatGPT não são substitutos de professores é fundamental para entender o potencial desse tipo de tecnologia e entender quais são os casos de uso mais efetivos.

Governo

Recomendações para a Promoção de Equidade Étnico-Racial no Serviço Público Brasileiro (leitura, no seu tempo, em português) + Entrevista CBN: Movimento Pessoas à Frente sugere medidas de inclusão étnico-racial no serviço público (para ouvir, 9min., em português)

  • Resumo
    27 recomendações para promoção de equidade étnico-racial no setor público, elaboradas a partir de um Grupo de Trabalho do Movimento Pessoas à Frente.
  • Por que importa?
    A promoção da equidade étnico-racial no setor público é fundamental para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. O documento propõe ações concretas para a implementação de políticas públicas que possam efetivamente reverter o quadro de desigualdade racial na administração pública do Brasil.

Imersão Governo Digital na Estônia: Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 (leitura, no seu tempo, em português)

  • Resumo
    Em imersão na Estônia, o diretor de Inovação e Tecnologia, Guilherme Cintra, participou de uma intensa agenda sobre inovação e governo. Com textos diários Linkedin, você pode conhecer um pouco mais sobre essa imersão, com destaque para a participação na e-Governance Conference.
  • Por que importa?
    A Estônia tem liderado transformações digitais no governo e hoje é exemplo no mundo todo. Muitos dos aprendizados podem inspirar o trabalho junto a governos por aqui no Brasil.

Miscelânea

Mão na massa!
Se você tá construindo produtos e soluções usando AI generativas, veja esses materiais:

4 cursos gratuitos rápidos (em inglês) da DeepLearning.ai + LangChain in Education (Webinar)

  • Resumo
    A DeepMind.ai é uma empresa fundada pelo Andrew Ng, uma das maiores referências em Inteligência Artificial da atualidade. Os cursos são rápidos (em média, 60 minutos) e abordam temas como “Prompt Engineering”.

    No outro link, um webinar são apresentados alguns casos de uso com o framework LangChain para desenvolvimento de produtos usando LLMs.
  • Por que importa?
    Se você quiser construir produtos com IA generativas com o GPT-4, você vai precisar dominar o conceito de “prompt engineering” e usar frameworks que facilitem o processo de desenvolvimento das soluções, como é o caso do LangChain.

Você está construindo algo com IA generativas para educação ou governo? Queremos te ouvir! Responda este e-mail contando para nós.

Até semana que vem!