📢MCV #30: Despedida de Nego Bispo e os Resultados do PISA 2022
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.
Gostaríamos de começar esta edição nos despedindo de Antônio Bispo, mais conhecido como Nego Bispo, que fez sua passagem e nos deixou um legado de sabedoria dos povos tradicionais e da defesa das comunidades quilombolas. Como um dos nomes mais importantes na construção do pensamento negro brasileiro, Nego Bispo afirmou que “enquanto você, ou alguém que aprendeu com você, está ensinando, passando para frente nosso conhecimento, eu estarei vivo, mesmo enterrado”. É preciso e necessário manter Nego Bispo presente e vivo.
Na semana passada, tivemos o resultado dos dados do PISA 2022, avaliação internacional de educação. Daniel de Bonis, diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann, comenta, no Valor Econômico, sobre a estagnação de quase uma década da Educação brasileira. Dentre os 81 países participantes, o Brasil segue entre aqueles de pior desempenho. Como o autor indica, é importante resistir à tentação de tirar muitas conclusões das primeiras análises simples, mas, em um país que que já se mostrou capaz de melhorar não só o acesso à escola na Educação Básica, mas também a aprendizagem nos Anos Iniciais, seguimos acreditando na capacidade de mobilização de diferentes atores para promover soluções plurais que possam avançar em políticas para melhoria de aprendizagem dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Setor Público
Lei escrita por inteligência artificial em Porto Alegre é ‘precedente perigoso', diz presidente da Câmara
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/11/29/lei-escrita-por-inteligencia-artificial-e-aprovada-por-vereadores-em-porto-alegre-precedente-perigoso-diz-presidente-da-camara.ghtml
(Português, 8 min, texto)
Resumo:
Uma lei escrita por inteligência artificial (IA) foi aprovada por vereadores em Porto Alegre. Esse evento marca um momento significativo na história legislativa, em que, pela primeira vez, uma IA desempenha um papel direto na formulação de uma lei. A IA foi utilizada para redigir a legislação, que posteriormente foi aprovada pelos membros da Câmara Municipal.
Por que importa?
Esse acontecimento é crucial, pois sinaliza uma mudança na maneira como as leis podem ser formuladas no futuro, integrando a tecnologia de IA no processo legislativo. Levanta questões importantes sobre a ética, a eficácia e a responsabilidade na criação de leis. Além disso, estabelece um precedente que pode influenciar outras câmaras legislativas a considerar o uso de IA, gerando debates sobre a interação entre tecnologia e governança.
MEC lembra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. O Ministério da Educação (MEC) lançou o Plano de Afirmação e Fortalecimento, focando na inclusão educacional e na acessibilidade. O plano inclui medidas como fornecimento de ônibus escolares acessíveis e formação de professores em educação especial inclusiva.
Por que importa?
Essa celebração e as iniciativas correspondentes são fundamentais para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. Ao focar na educação inclusiva e na acessibilidade, o MEC está abordando diretamente as barreiras que impedem a participação plena desses indivíduos na sociedade. Essas ações são passos importantes para construir uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todos têm acesso às mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.,
Lira vai deixar caducar medida provisória de Lula sobre bolsas para o Ensino Médio
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu deixar caducar a medida provisória do governo Lula que criou um fundo para pagar alunos pobres no Ensino Médio, optando por dar continuidade ao tema por meio de um projeto de lei já em trâmite na Casa. Essa decisão desagradou a equipe do ministro da Educação, Camilo Santana, e membros do governo, resultando em uma relação não amistosa entre Lira e o ministro. O fundo privado proposto na medida provisória seria de até R$ 20 bilhões, visando incentivar financeiramente alunos carentes do Ensino Médio. A decisão de Lira também reflete o desconforto político com o Ministério da Educação, incluindo questões relacionadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e outras políticas educacionais.
Por que importa?
A decisão de Arthur Lira de deixar caducar a medida provisória do governo Lula sobre bolsas para o Ensino Médio é importante, pois impacta diretamente a educação ao afetar a implementação de políticas destinadas a alunos pobres, revela desacordos políticos entre poderes e membros do governo, influencia as prioridades governamentais na área educacional, envolve recursos significativos, e pode afetar o debate público e a participação da sociedade na formulação de políticas educacionais, tendo implicações significativas na educação e no país como um todo.
MEC suspende processos de autorização para cursos a distância em 17 áreas
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Dezessete áreas, incluindo licenciatura, tiveram suspensos seus processos de autorização de novos cursos a distância. Segundo o MEC, a motivação é um crescimento excessivo e com uma regulação que não impedia a perda de qualidade na oferta. Enquanto alguns argumentam que, principalmente com a redução no financiamento estudantil, o EAD passou a ser a única forma de ter acesso ao Ensino Superior, outros apontam para o risco de que esses cursos substituam com baixa qualidade os possíveis cursos presenciais.
Por que importa?
O debate não é simples, visto que envolve a possibilidade de geração de oportunidades para pessoas que têm dificuldades financeiras ou mesmo geográficas de acessar cursos de Ensino Superior. Além disso, cada uma das 17 áreas apresenta uma realidade distinta. Dito isso, de fato houve um aumento enorme do número de alunos de licenciatura, por exemplo, cursando a distância, de modo que cerca de 60% dos professores do país foram formados nessa modalidade. Isso também fez com que Camilo Santana indicasse que cursos de licenciatura 100% a distância estejam com os dias contados.
Oportunidades
Curso que capacita mulheres na tecnologia abre inscrições para bolsas
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O curso oferecido pela WoMakersCode, em parceria com Microsoft, iFood e S&P Global Foundation, está com inscrições abertas para bolsas de estudo em Programação Back-end Python e Data Analytics. O objetivo é fortalecer o protagonismo feminino na tecnologia, promovendo o desenvolvimento profissional e econômico das mulheres. A WoMakersCode já impactou mais de 250 mil mulheres no Brasil, oferecendo 5.450 bolsas até o primeiro semestre de 2023, e é reconhecida por seu compromisso com a igualdade de gênero e equidade racial.
Por que importa?
Essa iniciativa é crucial para reduzir a disparidade de gênero na indústria da tecnologia, oferecendo às mulheres oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional em um campo dominado por homens. Além disso, contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. A formação de mulheres em tecnologia é essencial para a construção de um mercado de trabalho mais diversificado e inclusivo.
Encontro Alcance deixa dicas valiosas para conquistar uma bolsa de estudos no exterior
https://www.instagram.com/p/C0eHeDOpMx7/?img_index=1
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
Caso você tenha perdido o Encontro Alcance 2023, os participantes deixaram algumas dicas valiosas para conquistar uma bolsa de estudo em algumas das melhores universidades do mundo.
Por que importa?
Os dois maiores bloqueios para que brasileiros possam se desenvolver em universidades de excelência no exterior é a questão orçamentária e a falta de identificação, por muitas vezes acharem que não é um sonho possível para elas. O Encontro Alcance nasce para impulsionar e inspirar pessoas negras e indígenas a estudarem no exterior.
Sala de Aula
País chega a ter áreas perto da Coreia ou só à frente do Camboja
https://digital.estadao.com.br/article/281758454061203
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
O resultado do PISA mostra a estagnação de quase uma década que o país enfrenta na educação, mas também reforça as desigualdades educacionais dentro do nosso território. A média das regiões Nordeste e Norte está abaixo da média do país. Apesar de exemplos de bons desempenhos em redes públicas, como Ceará e Pernambuco, os dados apontam a possibilidade das diferenças de aprendizagem estarem ligadas à origem socioeconômica do estudante.
Por que importa?
É preciso olhar com intencionalidade para o gap educacional presente em nosso país e priorizar estudantes de baixa renda para que possamos avançar como nação. Não podemos aceitar que 7 a cada 10 estudantes terminem o Ensino Fundamental com baixo desempenho em matemática.
O programa que quer lotar o Maracanã com fanáticos pela Educação
https://veja.abril.com.br/educacao/o-programa-que-quer-lotar-o-maracana-com-fanaticos-pela-educacao/
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
O artigo ilustra os objetivos do Teach for All, programa que busca trazer apaixonados pela educação, talentosos para a prática de sala de aula e de sua versão brasileira, o Ensina Brasil, liderado por Erica Butow, da Rede de Líderes da Fundação Lemann. A ideia é criar uma massa crítica de professores, gestores e educadores com talento e diversos pontos de vista para participarem da construção do sistema educacional.
Por que importa?
O artigo ilustra um exemplo de como o Terceiro Setor pode criar mudanças por meio da busca e do engajamento de indivíduos que passam a dedicar suas carreiras a formas de transformar setores de impacto, como a educação.
Artigo: A armadilha da baixa aprendizagem
https://valor.globo.com/brasil/artigo/artigo-uma-nova-escola-para-adolescentes.ghtml
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Os resultados do PISA 2022 saíram e o diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann, Daniel de Bonis, comenta. A prova que compara o desempenho de estudantes ao redor do mundo em matemática, leitura e ciências mostra como a pandemia afetou resultados. Os resultados do Brasil caíram, mas não tanto quanto o de países com sistemas educacionais com desempenhos superiores. O motivo, provavelmente, é que nossos resultados já são bastante baixos.
Por que importa?
O artigo faz uma primeira análise, mas como o autor indica, é importante resistir à tentação de tirar muitas conclusões das primeiras análises simples. A pandemia traz um fator exógeno para as análises e há de se ter cautela para que possamos usar esses dados de maneira apropriada para tomada de decisões sobre nossos sistemas educacionais.
A nota vermelha do Brasil em matemática
https://open.spotify.com/episode/3iXPAydLDPHJLnKChdRXX0?si=kfFLSZgKRpyhmRmgrXh7FQ
(Português, 26 min 23 s, podcast)
Resumo:
O podcast aborda o desempenho da educação brasileira no ranking do PISA após a pandemia, destacando a baixa pontuação do Brasil em matemática e sua permanente posição entre os últimos de 81 países. Luiza Tenente, repórter de Educação, e Katia Smole, ex-secretária de Educação Básica do MEC, discutem as causas e possíveis soluções. Luiza destaca a dependência dos alunos em relação à escola e a baixa qualidade das escolas e formação de professores como razões para o fraco desempenho. Ela menciona também o foco do Ministério da Educação na formação de professores e a redução dos cursos de licenciatura em EAD. Katia comenta a falta de uma proposta clara para a Educação Básica no Brasil e sugere a incorporação de novos elementos pedagógicos na formação de professores para tornar o ensino de matemática mais atraente.
Por que importa?
O Brasil é um país que já se mostrou capaz de melhorar não só o acesso à escola na Educação Básica, como também a aprendizagem nos Anos Iniciais, que vem apresentando crescimento real nas avaliações nacionais nas últimas décadas. Se tivermos foco em mobilizar esse know-how para avançar em políticas que sustentem esses resultados nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, incluindo Matemática, nada nos impedirá de reverter esse cruel legado e construir um futuro diferente para as próximas gerações.
Pesquisa
Best of: This Is Your Brain on Deep Reading. It’s Pretty Magnificent
https://open.spotify.com/episode/1Qx2Of2ZLyx4By71F70YAI?si=YlmYuzzGTTSec_00lWH4Wg
(Inglês, 1 h 10 min, podcast)
Resumo:
Ezra Klein conversa com Maryanne Wolf, pesquisadora da Escola de Educação e Informação da UCLA. Durante a conversa, a pesquisadora explica como nosso cérebro precisa se adaptar para aprender a ler. E como existem diferentes modalidades de leitura, mais profundas ou menos profundas que ativam diferentes regiões do cérebro. Também discutem como essas formas se relacionam com os meios físico e digital. E como o sistema educacional deveria se adaptar a isso.
Por que importa?
Em um mundo em que diariamente consumimos uma gigantesca quantidade de informação, saber diferenciar essas formas de leitura é fundamental para navegar de maneira intencional esse oceano de dados.
Tecnologia
Além do deslumbramento tecnológico: o que perdemos quando só se fala em IA
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
O artigo de Paulo Emediato reflete sobre a crescente fascinação pela IA, especialmente evidente em eventos de grande porte como o Web Summit. Ele aponta que, embora a IA represente um marco de inovação e progresso, essa admiração constante pode ter implicações complexas. O autor sugere cautela, enfatizando que a IA, apesar de suas vantagens, não é uma solução universal para todos os desafios. Ele alerta para a importância de não negligenciar aspectos fundamentais como a cultura organizacional, a ética e as relações humanas, que são cruciais para o equilíbrio entre o avanço tecnológico e as necessidades humanas.
Por que importa?
A discussão é crucial pois destaca a necessidade de equilibrar o fascínio tecnológico com as necessidades humanas e ambientais. Reconhece-se que a inovação tecnológica não deve ser vista isoladamente, mas integrada a uma compreensão mais profunda dos impactos sociais e ambientais. Isso é essencial para evitar repetir erros passados, como os observados com as redes sociais, e para garantir um desenvolvimento tecnológico mais sustentável e inclusivo.
Australia has its first framework for AI use in schools, but we need to proceed with caution
(Inglês, 3 min, texto)
Resumo:
O governo australiano lançou o primeiro quadro nacional para o uso de IA generativa em escolas, visando a um uso seguro e eficaz. Esse quadro inclui princípios como ensino e aprendizagem, bem-estar, transparência, equidade, responsabilidade e segurança. Há preocupações sobre viés, falta de evidências de benefícios educacionais e riscos associados aos chatbots. O quadro será revisado anualmente, enfatizando a necessidade de cautela e avaliação contínua.
Por que importa?
Esse quadro é crucial para orientar a integração responsável da IA nas práticas educacionais, equilibrando inovação e segurança. Ele aborda preocupações éticas e práticas, como viés e privacidade, essenciais em um contexto educacional. A iniciativa australiana pode servir de modelo para outros países, destacando a importância de regulamentações cuidadosas em tecnologias emergentes. Além disso, ressalta o papel vital dos professores e a necessidade de sua capacitação frente às novas tecnologias, garantindo que a IA complemente, e não substitua, a expertise humana na educação.
Introducing Gemini: a new AI-powered tool for faster and more efficient data center operations
https://blog.google/technology/ai/google-gemini-ai/#introducing-gemini
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
Gemini é o modelo de IA mais avançado da Google, com capacidades multimodais e flexíveis para entender e processar diferentes tipos de informações, como texto, código, áudio, imagem e vídeo. Gemini foi projetado com foco em eficiência, escalabilidade, responsabilidade e segurança.
Por que importa?
A introdução do Gemini representa um marco significativo na IA, com potencial para revolucionar como interagimos com a tecnologia em diversos campos. Sua habilidade multimodal e desempenho superior em benchmarks indicam avanços em compreensão e geração de conteúdo, beneficiando desde desenvolvedores até usuários finais. Além disso, a ênfase em segurança e responsabilidade reflete um compromisso com o desenvolvimento ético de IA.
É perigoso esperar que a IA seja a saída para reduzir a desigualdade no mundo, avaliam especialistas
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Especialistas brasileiros, incluindo Marcio Black, membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann, e Enio Alterman Blay, expressaram ceticismo na Conferência Ethos 2023 sobre o potencial da IA em reduzir desigualdades sociais, contrastando com a visão otimista da ONU. Eles destacaram a falta de regulamentação da IA e os vieses inerentes nos dados de treinamento. A discussão focou nos riscos e nas oportunidades da IA no combate às desigualdades do mundo.
Por que importa?
Essa discussão é crucial pois destaca o papel da ética e da responsabilidade no desenvolvimento da IA. Ela ressalta a importância de abordar os vieses nos dados e a necessidade de regulamentação para garantir que a IA seja usada de forma justa e equitativa. Isso é essencial para evitar a perpetuação ou agravamento das desigualdades sociais por meio da tecnologia, garantindo que seus benefícios sejam acessíveis a todos.
Uso de dados para gerar impacto
https://sementenegocios.com.br/blog/uso-de-dados-para-gerar-impacto/
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O artigo "O uso de dados para gerar impacto: importância e como trabalhar", escrito por Giulia Wada, enfoca como organizações de impacto, incluindo a Semente Negócios, utilizam dados para impulsionar resultados positivos em questões sociais e ambientais. O texto destaca a importância da coleta e análise de dados para decisões informadas e mensuração de impacto, explorando o papel da IA e outras tecnologias na análise de dados. Além disso, oferece orientações práticas para organizações que trabalham com dados para maximizar seu impacto.
Por que importa?
A abordagem do artigo é crucial em um contexto em que informações orientam decisões significativas. Para organizações focadas em impacto social e ambiental, os dados são fundamentais para entender necessidades, medir o sucesso de iniciativas e ajustar estratégias. A análise de dados assegura transparência e responsabilidade, elementos vitais para construir confiança e sustentar esforços de longo prazo.
Veto total a celular na escola avança nos EUA
https://digital.estadao.com.br/article/282488598493491
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O artigo ilustra como, nos EUA, as proibições de celulares estão cada vez mais comuns. Setenta e sete por cento das escolas americanas indicaram algum tipo de proibição de uso não pedagógico dos aparelhos durante o horário de aulas em pesquisa realizada em 2021. A reportagem ilustra, a partir do distrito do Condado de Orange, como as visões sobre a forma de proibir o uso dos celulares têm despertado polêmica. Países europeus e municípios e estados brasileiros também têm assumido suas próprias formas de proibições.
Por que importa?
É cada vez mais claro que o uso de aparelhos digitais dificulta a concentração. Há indicações de que podem inclusive estar prejudicando resultados acadêmicos em larga escala (algo que precisa ser mais bem investigado). Entender a forma apropriada de uso de tecnologia é algo fundamental para conseguir aproveitar seus benefícios enquanto limita os malefícios sociais e acadêmicos que podem surgir do excesso de uso.
Letrus capta R$ 36 milhões para expandir letramento via inteligência artificial
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
A Letrus, empresa que atua com programas de letramento e que já apresenta resultados de impacto no setor público, captou R$ 36 milhões para continuar com sua tese de impacto. Dentre os investidores estão Crescera, Owl Ventures, Altitude Ventures/Península, as fundações Lemann e Vélez Reyes+, o BID Labs, braço de inovação do BID além de investidores-anjo.
Por que importa?
O exemplo da Letrus ilustra como é possível unir investidores privados, Terceiro Setor e organismos multilaterais em torno de problemas sociais complexos. Em um mercado notoriamente complexo, a Letrus também segue buscando formas de avançar com sua atuação trazendo inovação para o setor público.
Empreendimentos Sociais
Eventos de impacto
https://phomenta.notion.site/Eventos-de-impacto-cef8b2008f614099904f58c7cc845267
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
A Phomenta, reconhecida como um negócio de impacto social, lançou a página "Eventos de Impacto", uma plataforma colaborativa dedicada a centralizar informações sobre eventos focados em impacto. Essa iniciativa reflete sua missão de fortalecer Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e seus empreendedores. A página permite aos usuários filtrar eventos por temas, formatos e gratuidade, facilitando a busca por oportunidades de aprendizado e networking que estejam alinhadas com seus interesses e suas necessidades.
Por que importa?
A página "Eventos de Impacto" pela Phomenta representa integração para o Terceiro Setor, especialmente em termos de acessibilidade e colaboração. Ao compilar eventos de várias fontes em um único local, a plataforma não só economiza tempo e esforço para aqueles que buscam se envolver com questões de impacto social e ambiental, mas também promove uma maior interação e troca de conhecimento entre OSCs e empreendedores. Além disso, a abordagem no-code adotada na construção da página é um exemplo excelente de como soluções tecnológicas acessíveis podem ser empregadas para ampliar o alcance e a eficácia das iniciativas de impacto social.