📢MCV #31: É possível erradicar o analfabetismo escolar
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.
Aproveitamos para convidar cada um de vocês a participar da MCV. Se tiverem algum artigo ou material interessante, por favor, compartilhem conosco respondendo a este formulário. Suas sugestões têm chance de serem destacadas na próxima edição, na seção "Nossos Leitores Indicam".
Se só tiver 2 minutos
Quando uma criança não é alfabetizada na idade adequada, toda a sua trajetória escolar é prejudicada. Para que todas as pessoas possam atingir seu pleno potencial e o Brasil possa ser mais justo e avançado, não podemos permitir, moralmente, que a gente deixe passar mais uma década sem cumprir com esse objetivo tão básico. É possível erradicar o analfabetismo escolar até o fim dessa década. Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, comenta em entrevista paraFolha de S.Paulosobre como estão avançando as políticas educacionais no Brasil, o papel da sociedade civil organizada e as prioridades para garantirmos finalmente o direito à educação de todas as crianças brasileiras.
Setor Público
Seminário “Dados para Quê?” debate equidade educacional
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Seminário "Dados para Quê?", realizado pelo Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nos dias 12 e 13 de dezembro, abordou a importância da equidade educacional no Brasil. Com transmissão ao vivo, o evento contou com a presença de importantes autoridades e especialistas na área. O foco das discussões foi a produção, qualidade e utilização de dados nas diversas modalidades de ensino, visando ao aprimoramento das políticas públicas educacionais.
Por que importa?
Esse seminário foi importante para avançar na formulação, na avaliação, no financiamento e no monitoramento das políticas públicas em Educação. Enfatizando a equidade, o evento buscou assegurar acessibilidade e qualidade de ensino para todas as camadas da sociedade. A partir das discussões, visou-se aprimorar a coleta e uso dos dados educacionais para desenvolver políticas mais eficazes e inclusivas. A participação de representantes de diferentes níveis governamentais e de instituições educacionais contribuiu para o desenvolvimento de recomendações abrangentes, com foco na melhoria contínua do sistema educacional brasileiro.
Lessons in lifesaving from Brazil
(Inglês, 3 min, texto)
Resumo:
Bill Gates descreve as evoluções no sistema de saúde brasileiro que, ao trabalhar com a expansão e o investimento na Saúde da Família, estruturação e proximidade junto ao Bolsa Família e em políticas sistêmicas, evoluiu os indicadores de saúde do país.
Por que importa?
É inspirador ver como nosso país é capaz de ser exemplo de sucesso em políticas sociais para o mundo. Enquanto enfrentamos enormes desafios, produzimos políticas públicas que trazem evolução em diversas áreas. Precisamos reconhecer esses sucessos, mesmo que por vezes precisemos que nos apontem de fora para os enxergar, e buscar fortalecer tais políticas e as expandir para outras áreas.
Oportunidades
MCTI anuncia aumento no valor das bolsas para segunda etapa do Conecta Startup Brasil
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil lançou a segunda edição doConecta Startup Brasil, um programa que visa à pré-aceleração destartupsem estágio inicial. Esse evento virtual reuniu empreendedores,startupse embaixadores, com um anúncio significativo do aumento do valor das bolsas destinadas àsstartupsnas fases 2 e 3. O programa, uma colaboração entre MCTI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico( CNPq), foca em inovação aberta, investimento e capacitação para solucionar desafios reais do mercado. Ele busca aumentar o número destartupsno país, tendo nesta edição 100startupse 50 empresas de diferentes portes participando. Destaca-se também a evolução na representação destartupscom liderança feminina, que cresceu para 40,7%.
Por que importa?
OConecta Startup Brasilé crucial para o fortalecimento do ecossistema de inovação no Brasil. Ao aumentar as bolsas e incentivar a formação destartups, o programa não só fomenta o empreendedorismo tecnológico, mas também promove a diversidade e a inclusão no setor. Com a participação de empresas de diferentes regiões e um aumento significativo na liderança feminina, o programa representa um passo importante para equilibrar as disparidades regionais e de gênero no campo da inovação. Essa iniciativa é essencial para o desenvolvimento econômico sustentável e para posicionar o Brasil como um líder em tecnologia e inovação na cena global.
Sala de Aula
Brasil pode alfabetizar todas as crianças até 2030, diz diretor da Fundação Lemann
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, discute o desafiador cenário da Educação brasileira no pós-pandemia e pós-governo Bolsonaro. Ele aborda a alarmante situação de alfabetização, em que 70% dos estudantes não são alfabetizados até o final do 2º ano. A Fundação Lemann participa daAliança pela Alfabetização, uma iniciativa colaborativa com o Instituto Natura e a Co-Impact, que apoia um programa em 17 estados, que se comprometem a buscar erradicar o analfabetismo escolar até o final desta década. Mizne avalia positivamente as mudanças trazidas pelo governo Lula na Educação, destacando a priorização da Educação Básica e a recuperação da aprendizagem. Ele também comenta sobre os desafios na gestão educacional e a importância de se blindar a educação das flutuações políticas, sublinhando o papel vital da sociedade civil neste contexto.
Por que importa?
A situação da Educação no Brasil, especialmente no contexto do pós-pandemia, é crucial para o futuro do país. A alfabetização é a base para todo o aprendizado subsequente, e a incapacidade de garantir esse direito básico tem implicações de longo alcance, incluindo aumento das taxas de abandono escolar e perpetuação da desigualdade social e econômica. A iniciativa daAliança pela Alfabetizaçãopara erradicar o analfabetismo escolar é um passo essencial para reverter essa tendência. Além disso, a Educação, sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma nação, necessita de estabilidade e continuidade, independentemente das mudanças governamentais. A atuação da sociedade civil e organizações como a Fundação Lemann é essencial para assegurar a continuidade e a qualidade da educação em tempos de transição política e social.
Tendências tecnológicas na educação para 2024
https://start.gramadosummit.com/posts/tendencias-tecnologicas-na-educacao-para-2024
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Em artigo publicado pelaRedação Start, Kelly Baptista, diretora executiva da Fundação 1 Bi e membra da Rede de Líderes da Fundação Lemann, explora as tendências tecnológicas emergentes na Educação para o ano de 2024. Ela destaca a aprendizagem personalizada como uma abordagem-chave, ressaltando a importância de reconhecer e atender às necessidades individuais dos alunos. Kelly aponta para oe-learninge omicrolearningcomo tendências significativas, em que oe-learningoferece aprendizado flexível e remoto, e omicrolearningenvolve a segmentação de conteúdos em partes menores, facilitando a assimilação. O artigo também enfatiza a necessidade de desenvolver as competências socioemocionais dos alunos, preparando-os para desafios futuros. Sublinhando as disparidades no acesso à educação de qualidade, enfatiza-se a importância de políticas públicas efetivas, a valorização dos professores e o investimento na educação pública para superar desigualdades sociais e raciais e garantir um futuro educacional inclusivo e equitativo.
Por que importa?
A análise de Kelly Baptista é vital para entender as direções futuras da Educação. Suas observações sobre a aprendizagem personalizada,e-learningemicrolearningrefletem a evolução necessária para atender às demandas educacionais modernas, oferecendo abordagens mais adaptáveis e centradas no aluno. A ênfase nas competências socioemocionais sublinha a importância de preparar os alunos não apenas academicamente, mas também para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, a discussão sobre desigualdade na educação e a necessidade de políticas públicas mais eficazes e de maior investimento na educação pública é crucial. Isso demonstra a importância de um sistema educacional que seja acessível e justo para todos os estudantes, independentemente de sua origem socioeconômica ou localização geográfica, para garantir um futuro mais igualitário e próspero.
Educação tem o desafio de superar abismo digital
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
A Educação enfrenta o desafio de integrar efetivamente a tecnologia ao ensino, mas esbarra em questões como a falta de conectividade e dispositivos e o uso excessivo de celulares em sala de aula. Embora a digitalização ofereça benefícios como simulações avançadas e personalização do aprendizado, a pandemia ampliou o fosso educacional, agravando a exclusão digital e a desigualdade. A alfabetização digital é crucial, mas deve ser acompanhada por medidas para combater a desigualdade, garantir segurança on-line e promover a formação contínua dos professores.
Por que importa?
A pandemia exacerbou as disparidades na educação devido à falta de acesso à tecnologia e à formação insuficiente dos professores para lidar com ferramentas digitais. A integração bem-sucedida da tecnologia exige não apenas conectividade e dispositivos, mas também preparação adequada dos educadores e um olhar crítico sobre como essas ferramentas são adotadas. Investir na capacitação dos professores e na mitigação da desigualdade digital é essencial para um avanço educacional equitativo.
Super Alvinho: menino de 7 anos, morador da Maré, criou jogo após curso da Universidade Harvard
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
O artigo mostra um pouco da vida do aluno Adriano Álvaro que, aos 7 anos de idade, já completou uma série de cursos, desenvolveu jogos próprios e aprendeu inglês por conta própria usando um aplicativo. Ilustra a participação ativa de sua mãe no processo, mas também os desafios que enfrenta como um aluno negro de baixa renda com altas habilidades.
Por que importa?
Alunos com altas habilidades enfrentam desafios específicos que demandam recursos para que possam garantir seu engajamento com as atividades escolares. A falta de recursos impede muitos desses alunos de conseguirem atingir seu potencial máximo. Conhecer essas histórias nos permite entender que podemos e devemos criar condições para que cada um alcance seu potencial e desenvolva seus interesses, independentemente de suas condições de origem.
Teaser: 2ª temporada da websérieProfessoreZ
https://www.youtube.com/watch?v=0OM5JVvgTMs
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
Como a nova geração de professores encara a profissão? Quais são suas motivações e perspectivas? Confira a segunda temporada da websérieProfessoresZ. São 3 episódios que trazem um bate-papo rico sobre a realidade da inteligência artificial (IA) nas escolas públicas, a diversidade sexual e de gênero e a importância das comunidades de educadores.
Por que importa?
Em um mundo de constantes transformações, é importante propor novas conversas e novos olhares sobre a Educação.
Movimento pela Base lança plataforma'Recompondo o Futuro
https://www.recompondoofuturo.com.br/
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Movimento pela Base lançou a plataformaRecompondo o Futuroque apresenta informações e materiais para colocar a recomposição das aprendizagens em prática.
Por que importa?
A recomposição da aprendizagem não é apenas aula de reforço ou recuperação. Com ela, conseguimos identificar os conhecimentos e as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidos e estabelecer prioridades para depois intervir - seguindo o que fizer mais sentido para cada turma e cada estudante.
The best AI chatbots in 2024
https://zapier.com/blog/best-ai-chatbot/
(Inglês, 5 min, texto)
Resumo:
O artigo explora as melhores alternativas ao ChatGPT em 2024, destacandochatbotscomo Claude, Microsoft Bing AI e Google Bard. Esseschatbotsoferecem funcionalidades únicas, como memória de conversação estendida, pesquisa nawebe integrações específicas. Há também opções de código aberto e personalizáveis para usuários e desenvolvedores.
Por que importa?
A evolução doschatbotsde IA é crucial no cenário tecnológico atual. Eles oferecem soluções diversas, desde assistência pessoal até aplicações empresariais, moldando a forma como interagimos com a tecnologia. A compreensão das alternativas permite aos usuários escolher a ferramenta mais adequada às suas necessidades, potencializando a eficiência e inovação.
Projeto de lei sobre bolsas no Ensino Médio confirma plano do governo Lula
(Português, 3 mins, texto)
Resumo:
Após Arthur Lira indicar que deixaria a Medida Provisória da Presidência caducar, o deputado do PT Pedro Uczai apresentou, como relator, projeto de lei que segue os pontos principais apresentados da mesma MP. O PL original, de 2021, da autoria de Tábata Amaral é a base do que agora foi apresentado no relatório a ser votado. O governo pretende iniciar os desembolsos assim que possível, em 2024, atingindo uma estimativa de 2,5 milhões de estudantes no Ensino Médio, buscando reduzir a evasão escolar nessa etapa.
Por que importa?
O projeto pode ter importantes impactos na redução da evasão escolar, um dos principais problemas que atingem o Ensino Médio. Com uma das principais causas sendo a necessidade de trabalhar, incentivos financeiros podem ajudar na missão de manter jovens na escola.
Relatório sobre novo Ensino Médio amplia carga comum, mas abaixo do que MEC quer
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O deputado Mendonça Filho (União) apresenta seu relatório sobre o Projeto de Lei do Novo Ensino Médio. Tendo sido o ministro do Governo Temer, em 2017, quando a Medida Provisória que introduziu uma primeira versão do Novo Ensino Médio foi apresentada, trouxe de volta uma série de pontos da proposta inicial. Originalmente, a MP de 2017 aumentou a carga de 2.400 para 3.000 horas, com 1.800 sendo dedicadas a matérias tradicionais e o restante a itinerários formativos, mais flexíveis. Estes foram bastante criticados por dificuldades na implementação e o MEC apresentou nova proposta, estabelecendo 2.400 horas para carga regular e 600 para os itinerários. Mendonça Filho, junto com o Conselho de Secretários de Educação (CONSED), propôs um piso de 2.100 horas para disciplinas comuns, 300 flexíveis, com os estados podendo decidir como serão usadas, e outras 900 obrigatoriamente usadas para itinerários formativos. As discussões entre o relator e o MEC seguem.
Por que importa?
A incerteza do modelo dificulta a adequada provisão de educação ao redor do país. Sem uma definição clara do que é o Novo Ensino Médio, o planejamento fica falho. A discussão segue em aberto.
Resumo
A guerra entre Hamas e Israel dividiu estudantes dentro das universidades como nenhum outro evento nos últimos 30 anos, com protestos de posições diametralmente opostas acontecendo simultaneamente. Com as tensões exacerbadas e após alguns incidentes mais violentos, estudantes começaram a levantar preocupações sobre sua segurança noscampi. Há uma pressão para que a direção das universidades se posicionem e limitem protestos dos estudantes. Na semana passada, as presidentes de Harvard, MIT e UPenn compareceram ao congresso americano para responder sobre a repressão a expressões violentas nocampus, e deram respostas alegadamente evasivas quando perguntadas se os estudantes que (supostamente) convocam o “genocídio de judeus” em seus recintos violam os códigos de conduta estudantil. Desde então, a presidente de UPenn se desculpou e renunciou ao cargo após pressão de doadores, políticos e ex-alunos. Harvard e MIT já avisaram que manterão suas lideranças no cargo.
Por que importa?
Universidades são lugares em que a liberdade de expressão é defendida com “unhas e dentes”, no entendimento de que são um espaço para que mesmo as ideias menos ortodoxas sejam debatidas e questionadas. Com os ânimos acalorados, tem havido um debate mais amplo sobre quando a liberdade de expressão nas universidades se torna uma conduta que ameaça os demais. Adiciona-se a esse debate camadas de poder e influência - enquanto muitos congressistas e doadores exercem pressão política e financeira em defesa dos grupos pró-Israel, pouco foi dito sobre as ameaças que grupos de estudantes palestinos, árabes e muçulmanos estão enfrentando.
Pesquisa
Censo GIFE aponta desigualdade nos cargos de governança no Terceiro Setor
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Censo GIFE 2022-2023, lançado em 29 de novembro, revelou uma predominância masculina nos conselhos deliberativos das organizações de Investimento Social Privado, com homens ocupando 66% desses cargos. Apesar de um leve aumento na representação feminina e de pessoas não-binárias, a equidade ainda está distante. O relatório também destaca a baixa diversidade racial, com apenas 4% dos conselhos compostos por pessoas pretas, 3% por pardos e 1% por amarelos ou orientais. Essa disparidade é tão acentuada que pode levar mais de 60 anos para alcançar uma representação equitativa de pessoas negras. Durante o lançamento, a preocupação com a desigualdade de gênero e raça na governança foi enfatizada, indicando um longo caminho a percorrer para a inclusão efetiva.
Por que importa?
A falta de diversidade em posições de liderança nas organizações de Investimento Social Privado é um problema significativo, pois reflete e perpetua as desigualdades sociais existentes na sociedade brasileira. A sub-representação de mulheres, pessoas não-binárias e pessoas negras nos conselhos deliberativos não apenas contradiz os princípios de igualdade e inclusão, mas também limita a perspectiva e a eficácia das decisões tomadas por essas organizações. Alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10, que promovem igualdade de gênero e redução das desigualdades, é essencial para criar uma sociedade mais justa e representativa. Mudar essa dinâmica é crucial para garantir que as políticas e iniciativas dessas organizações reflitam e atendam às necessidades de toda a população.
OECD Digital Education Outlook 2023: Towards an Effective Digital Ecosystem
(Inglês, 10 min, texto)
Resumo:
A publicaçãoOECD Digital Education Outlook 2023: Towards an Effective Digital Ecosystemtraz uma comparação de 29 sistemas educacionais, incluindo o brasileiro, nos componentes do ecossistema educacional digital. Com a pandemia, a discussão do mínimo de infraestrutura digital necessária para sistemas educacionais ganhou força. A publicação discute temas como ferramentas em nível de gestão sistêmica, ecossistemas digitais de ensino e aprendizagem, competências digitais e infraestrutura física. Além disso, discute a governança necessária, compras públicas de tecnologia, interoperabilidade e equidade no acesso às ferramentas tecnológicas. Ao fim, traz uma visão sobre os aspectos fundamentais a serem considerados em inteligência artificial e o papel do professor.
Por que importa?
Em um mundo onde a tecnologia permeia todas as facetas de nossa existência, a apropriação adequada dessas ferramentas se faz necessária. Sistemas educacionais precisam ser capazes de trazer tecnologia de forma adequada a seus alunos e incluir as pessoas no desenvolvimento que ocorre rapidamente. Para isso, um olhar sistêmico se faz necessário. A publicação nos permite refletir sobre como podemos evoluir nossa provisão de tecnologias que deem o devido suporte ao sistema educacional e para que nossos alunos possam se desenvolver nas competências relevantes para o mundo atual.
Tecnologia
We don’t have to choose between Ethical AI and Innovative AI
https://time.com/6342280/ai-paid-leave-social-good/
(Inglês, 1 min, texto)
Resumo:
O artigo destaca o potencial da IA em promover a igualdade, principalmente na Educação, em que ferramentas como Avatar Buddy e Khanmigo estão transformando o aprendizado para estudantes carentes. A fundadora da Girls Who Code enfatiza que, apesar dos riscos associados à IA, como o uso indevido do ChatGPT para trapaças, é crucial ensinar um uso responsável da tecnologia. Além disso, a IA está melhorando a acessibilidade e a equidade em áreas como assistência a pessoas com deficiências, infraestrutura e saúde.
Por que importa?
A implementação responsável e ética da IA é fundamental para enfrentar as desigualdades sociais e educacionais. Esse avanço tecnológico não apenas oferece apoio personalizado a estudantes de baixa renda, mas também abre portas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências e facilitar o acesso a serviços públicos. Iniciativas como PaidLeave.ai demonstram como a IA pode ser uma ferramenta valiosa na redução de barreiras burocráticas, tornando-a indispensável para um futuro mais inclusivo e equitativo.
A corrida para encontrar uma maneira melhor de rotular a IA
https://mittechreview.com.br/a-corrida-para-encontrar-uma-maneira-melhor-de-rotular-a-ia/
(Português, 5 min, texto)
Resumo:
O artigo daMIT Technology Reviewdiscute o desafio de rotular conteúdo criado ou alterado por IA. Com o aumento do conteúdo gerado por IA, surge a necessidade de maior transparência. ACoalition for Content Provenance and Authenticity(C2PA) é um protocolo de internet que usa criptografia para rotular com segurança imagens, vídeos e áudios, detalhando sua origem e as alterações feitas. Esse protocolo, apoiado por empresas como Adobe e Microsoft, visa criar um rótulo nutricional digital para o conteúdo on-line. A C2PA é vista como um desenvolvimento crítico, especialmente na temporada eleitoral dos EUA, para combater a desinformação gerada por IA. No entanto, o artigo aponta que fornecer mais informações sobre o conteúdo não é uma solução completa para os desafios da desinformação.
Por que importa?
A capacidade de rotular e autenticar conteúdo gerado por IA é crucial em uma era em que a desinformação pode ter impactos significativos na sociedade. O protocolo C2PA representa um avanço importante na luta contra a desinformação, permitindo que os usuários da internet verifiquem a procedência do conteúdo e entendam as alterações feitas. Essa tecnologia é particularmente importante durante eventos críticos como eleições, em que a propagação de informações falsas pode influenciar indevidamente o discurso público e os resultados eleitorais. No entanto, a eficácia desse protocolo depende da sua ampla adoção e da conscientização dos usuários sobre a importância de verificar a autenticidade do conteúdo que consomem on-line.
Maritaca AI afirma que o MariTalk apresenta qualidade superior e custo inferior ao GPT-3.5-turbo
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
A Maritaca AI, umastartupbrasileira, lançou a MariTalk, umchatbotbaseado em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM), projetado especificamente para atender às necessidades do mercado brasileiro. Ochatbotvem em duas versões: MariTalk API, acessível via biblioteca Python e aberta a todos, e MariTalk Local, que permite o uso dos LLMs localmente em máquinas individuais, garantindo privacidade dos dados. A MariTalk Local oferece dois modelos (LargeeSmall), com diferentes especificações e preços, e os dados processados permanecem na máquina do usuário, assegurando a confidencialidade.
Por que importa?
O lançamento da MariTalk é significativo por várias razões. Primeiro, oferece uma solução dechatbotaltamente especializada e adaptada às especificidades linguísticas e culturais do Brasil, preenchendo uma lacuna importante no mercado de tecnologia de linguagem. Segundo, sua estrutura de custos competitiva e seu foco em privacidade de dados atendem às preocupações crescentes com a acessibilidade e a segurança de informações em tecnologias de IA. Terceiro, as versões API e Local da MariTalk demonstram uma flexibilidade rara no campo da IA, permitindo que os usuários escolham entre acessibilidade remota e controle local de dados. Esse lançamento não apenas coloca a Maritaca AI como uma inovadora no campo de LLM, mas também estabelece um precedente para o desenvolvimento de tecnologias de IA mais inclusivas e adaptadas regionalmente.
An opinionated guide to which AI to use: ChatGPT Anniversary Edition
https://www.oneusefulthing.org/p/an-opinionated-guide-to-which-ai
(Inglês, 6 min, texto)
Resumo:
O artigo de Ethan Mollick compara diferentes modelos de IA como o GPT4, os novos lançamentos do Google (Gemini Ultra e Pro), Grok da X, Claude2 da Anthropic, modelos abertos como o llama.ccp, Pi, dentre outros. Testa diferentes funcionalidades e os avalia em diversos fatores. Ao fim, a visão é de que, dos modelos disponíveis, o GPT4, disponível com a versão paga do ChatGPT e com o modelo "Creative", do Bing, da Microsoft, ainda é o melhor disponível. Mas existem casos de uso distintos. E novos modelos rapidamente devem ser capazes de superar as capacidades atuais.
Por que importa?
A possibilidade de acompanhar de forma sistemática a rápida evolução desses modelos e entender quais são aplicáveis para os casos de uso que temos se tornará cada vez mais relevante. A IA está presente não só viachatbots, como também em outros formatos, e entender como impactarão nossas atividades nos permite nos prepararmos e nos apropriarmos das novas possibilidades de produção e produtividade.
É inaceitável que uma pessoa negra passe dias presa por erro tecnológico, diz intelectual americana
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Anita Allen, a primeira mulher negra doutora em Filosofia (Universidade de Michigan) e Direito (Harvard) fala àFolha de S.Paulosobre o tema do direito à privacidade de dados. Ela discorre sobre como o conceito de privacidade foi usado ao longo das décadas em lutas consideradas progressistas, mas também para motivar defesas reacionárias. Fala também sobre a importância de sermos mais conscientes ao cedermos direitos sobre nossos dados e dos riscos de vieses algorítmicos, o que já têm gerado efeitos no mundo, como prisões errôneas.
Por que importa?
Em um mundo onde cada vez mais nos norteamos por dados e algoritmos para agilizar a tomada de decisões e embasá-la, a consciência de que estes podem ser provenientes de bases viesadas é fundamental para não reforçarmos as injustiças sociais. Além disso, ao decidir compartilhar dados em prol de pesquisas científicas ou em prol de algo que consideremos um bem maior, como a segurança pública, precisamos entender que estamos tomando uma decisão e que há riscos envolvidos. Entender isso nos permite tomarmos decisões melhores como sociedade e termos regulações adequadas.
UE aprova a primeira lei sobre inteligência artificial do mundo: o que significa?
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
A União Europeia fechou acordo sobre legislação pioneira sobre IAl. Apesar de só entrar de vez em vigor em 2026, já estabelece conceitos fundamentais como os chamados "riscos identificáveis", classificados de "mínimo" até "inaceitável", que norteiam a forma de regulação sobre cada tipo de aplicação e seus impactos potenciais. Trata, ainda, de elementos referentes a direitos autorais. O artigo também traz um breve histórico de normas e marcos anteriores a essa legislação, tanto na Europa quanto nos EUA.
Por que importa?
A legislação sobre IA é fundamental para estabelecer um arcabouço jurídico que dê mais segurança e, assim, permita impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos de forma ética a partir de uma discussão social ampla. A legislação europeia também inspira uma série de outras iniciativas, como as discussões que ocorrem no Brasil.
Can kids grow up if they're constantly tracked and monitored?
https://www.edsurge.com/news/2023-12-05-can-kids-grow-up-if-they-re-constantly-tracked-and-monitored
(Inglês, 4 min, texto)
Resumo:
O EdSurge entrevista Devorah Heitner, autora que discute o tema das mídias sociais e sua relação com alunos e escolas. Para a autora, os responsáveis têm cada vez mais ferramentas à disposição para monitorar o desempenho e mesmo as emoções de seus filhos. Isso pode criar pressão nas famílias por exercer controle e uma sensação de contínuo monitoramento por parte dos jovens, que acabam por terceirizar sua responsabilização sobre resultados e sua vida escolar e pessoal.
Por que importa?
Com tecnologia e ferramentas nos rodeando, nossa forma de lidar com elas precisa se adaptar. Entender que existe um limite do que é aceitável e benéfico é fundamental. Crianças e jovens sempre precisaram desenvolver um senso de independência e autonomia ao longo do tempo e, sem tantas ferramentas de monitoramento, isso era mais simples. Por mais que essas ferramentas possam ser úteis para que as famílias se informem e possam ter boas conversas com os jovens, se usadas em excesso, podem minar esse senso de confiança e responsabilização.
Presentations — Benedict Evans
https://www.ben-evans.com/presentations
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
Na sua apresentação anual, Benedict Evans discute o crescente investimento e entusiasmo em IA generativa na indústria de tecnologia. Ele destaca a IA como um ponto de virada para o setor, superando até o interesse pelo iPhone. Evans aborda a importância da IA no setor de capital de risco, com empresas como NVIDIA, Google AWS e Microsoft investindo pesadamente em GPUs e novas capacidades dedata center. Ele também menciona o impacto da IA fora da indústria de tecnologia e levanta questões sobre como a IA generativa deve ser conceituada, seus limites práticos e o papel da engenharia no desenvolvimento da tecnologia. Evans compara a IA a um banco de dados, destacando suas limitações em compreender linguagem como os humanos e enfatiza a necessidade de evolução contínua das novas tecnologias para proporcionar inovação e crescimento. Por fim, Evans aborda desafios na definição de IA e AGI devido à falta de um modelo teórico de nossa inteligência.
Por que importa?
Benedict Evans é um analista de tecnologia experiente, conhecido por suas análises profundas sobre a indústria tecnológica. Ele é famoso por sua apresentação anual, que explora marco tendências e estratégicas na indústria de tecnologia. Sua apresentação deste ano é particularmente útil para aqueles que têm interesse em IA, pois ofereceinsightse reflexões abrangentes sobre os principais desenvolvimentos e acontecimentos no campo da IA ao longo de 2023.
MCTI anuncia revisão da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) iniciou a revisão da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), originalmente lançada em 2021. Essa revisão visa atualizar e realinhar objetivos, eixos, metas e ações da EBIA com os interesses e as prioridades nacionais, com previsão de conclusão até maio de 2024. A ministra Luciana Santos destacou a importância da IA como ferramenta para impulsionar o desenvolvimento nacional e a competitividade industrial do Brasil. A revisão busca fomentar o desenvolvimento de uma cadeia produtiva em IA que estimule a pesquisa e inovação no país, compreendendo sua transversalidade em serviços e indústria e seu impacto nas relações de produção.
Por que importa?
A revisão da EBIA é um passo importante para o Brasil no que diz respeito à inovação, ao desenvolvimento econômico e ao posicionamento global na agenda do desenvolvimento da Inteligência Artificial.
Presença feminina em IA aumenta no Brasil, mas desigualdade persiste
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
A presença de mulheres na área de IA no Brasil está aumentando, apesar dos desafios enfrentados, incluindo um ambiente machista e a pressão para equilibrar trabalho e responsabilidades familiares. Dados do LinkedIn mostram um crescimento de 3,75 pontos percentuais na participação feminina em STEM de 2016 a 2022, com mais mulheres ocupando cargos relacionados à IA.
Por que importa?
Aumentar a representação feminina na IA é crucial para combater a desigualdade de gênero em um campo historicamente dominado por homens. Isso promove diversidade de perspectivas, impulsiona a inovação e cria soluções tecnológicas mais inclusivas. Além disso, oferece oportunidades econômicas significativas para as mulheres e contribui para uma força de trabalho mais equitativa, refletindo a evolução do setor de tecnologia.
AI can do your homework. Now what?
https://www.youtube.com/watch?v=bEJ0_TVXh-I
(Inglês, 17 min, texto)
Resumo:
O vídeo da Vox discute como a possibilidade de usarchatbotspara trabalhos escolares pode impactar a educação. Educadores ponderam sobre a proibição dessas ferramentas ou abraçá-las de maneira estruturada. Enquanto isolar os alunos da realidade de que essas tecnologias estão cada vez mais presentes em todos os lugares não parece fazer sentido para boa parte dos educadores, é necessário ponderar o risco de “terceirizar” raciocínios de modo a impedir o desenvolvimento da própria capacidade de reflexão.
Por que importa?
A IA generativa está aí para ficar e o sistema educacional será impactado por ela. Enquanto ferramentas como as buscas possibilitadas por ferramentas como o Google Search ou mesmo calculadoras já haviam trazido à tona desafios semelhantes, de fato, a possibilidade de ter ferramentas que desenvolvam algo muito parecido com o processo de um raciocínio completo humano traz elementos novos para a mesa. Assim, conseguirmos incorporar essas ferramentas da forma adequada será um desafio fundamental, pois os benefícios existem, mas se os alunos não desenvolverem sua própria forma de reflexão ao se apoiar em ferramentas que completam seus trabalhos por elas, trarão malefícios claros. Navegar essas inovações é algo que devemos aprender a fazer juntos.