📢MCV #32: Tecnologia na educação, inclusão e diversidade

À medida que nos aproximamos do encerramento deste ano e nos preparamos para adentrar 2024, gostaríamos de agradecer aos leitores e às leitoras que nos acompanharam durante 2023. Também gostaríamos de aproveitar o último MCV do ano, que excepcionalmente está saindo em uma sexta-feira, para desejar festas repletas de alegria e renovação!

Durante esse período de descanso, convidamos cada um e cada uma a refletir sobre os desafios superados e os progressos alcançados, mas também sobre os caminhos que ainda temos que percorrer para promover mudanças significativas na educação pública e no desenvolvimento de lideranças, mantendo-nos atentos à diversidade, à equidade e à inclusão.

Que o próximo ano nos encontre fortalecidos em nosso propósito de termos todas as pessoas em seu pleno potencial fazendo um Brasil mais desenvolvido e justo para todos. Agradecemos por fazerem parte dessa jornada!

Se só tiver 2 minutos

  • Um estudo inédito realizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Gemaa/Uerj), a pedido da Fundação Lemann em parceria com a Imaginable Futures, revelou que apenas 10,5% dos secretários e das secretárias dos governos estaduais são pessoas pretas e pardas. Mulheres ocupam apenas 29,7% desses cargos de alta liderança, e as pretas e pardas ocupam apenas 4% do secretariado. Os espaços de poder no país ainda são muito concentrados em alguns grupos, e diversidade e inclusão devem ser prioridade para o avanço de políticas públicas de qualidade.
  • Encerramos o ano reforçando a importância da conectividade para a educação, pois reflete as desigualdades sociais e econômicas existentes no Brasil. Enquanto oferece potencial para melhorar a educação, a realidade de muitas regiões desfavorecidas, com acesso limitado à tecnologia, pode agravar as disparidades educacionais. A eficácia dessa transformação depende fortemente de políticas públicas inclusivas e investimentos significativos em infraestrutura. Sem essas medidas, a tecnologia na educação pode se tornar mais um divisor, ao invés de um equalizador, perpetuando ciclos de desigualdade. Portanto, é crucial abordar essas questões com realismo e comprometimento para garantir benefícios reais e inclusivos.

Setor Público

Ministério lança portal do Marco Legal da Ciência Tecnologia e Inovação

https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/12/ministerio-lanca-portal-do-marco-legal-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao

(Português, 3 min, texto)

Resumo

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil lançou um portal para o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Esse portal serve como um recurso central para informações e orientações sobre as regulamentações e os incentivos na área de Ciência e Tecnologia. Ele visa facilitar o acesso e a compreensão da legislação, promovendo uma maior transparência e eficiência na implementação das políticas.

Por que importa?

A importância desse portal reside em sua capacidade de impulsionar a inovação e a pesquisa no Brasil. Ele facilita a colaboração entre o setor público, privado e acadêmico, estimulando o desenvolvimento tecnológico e científico. Esse esforço contribui para o fortalecimento do ecossistema de ciência e tecnologia do país, essencial para o avanço social.

Senado aprova projeto que criminalizabullyinge agrava pena para ataques em escolas

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/12/senado-aprova-projeto-que-criminaliza-bullying-inclusive-o-virtual.shtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo

O Senado aprovou um Projeto de Lei que versa sobre uma série de temáticas fundamentais para o jovem brasileiro. Dentre elas estão violência contra escolas, obullyingecyberbullying, indução à automutilização e ao suicídio, dentre outros. Estados e Distrito Federal precisarão implementar políticas de combate à violência nas escolas, com caráter preventivo. Com foco nessas instituições, as políticas terão pena agravada,bullyingfica passível de multa ecyberbullying, de reclusão, sendo ambos tipificados como crime, bem como indução à automutilização e ao suicídio.

Por que importa?

Os temas tratados têm sido preocupação cada vez mais frequente em nossas escolas, com a violência, inclusive a autoinflingida, tendo aumento relevante nos últimos anos. O ano de 2023 foi marcado por uma série de ataques contra escolas, algo que não era considerado tão comum no Brasil. Ter leis claras e tipificação dessas ações permite uma pressão maior para um sistema que proteja o jovem e permita que a escola seja sempre um espaço seguro.

Investir em empresas que geram impacto agora faz parte da pauta do governo brasileiro

https://moniqueevelle.substack.com/p/investir-em-empresas-que-geram-impacto

(Português, 2 min, texto)

Resumo

O artigo de Monique Evelle, fundadora da Inventivos e membra da Rede de Líderes Fundação Lemann, aborda o lançamento da Estratégia Nacional de Economia de Impacto lançada pelo Governo Federal. Essa estratégia foca no incentivo às práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança) pelas empresas, visando ao desenvolvimento econômico e social do país. Enfatiza a necessidade de enfrentar desigualdades sociais e degradação ambiental, redefinindo o sucesso econômico para incluir impactos positivos além do lucro. A estratégia exige execução eficaz, transparência, monitoramento, educação e conscientização sobre a economia de impacto, e ressalta a importância de uma cultura empresarial voltada para a inovação social e ambiental.

Por que importa?

Essa estratégia representa uma mudança significativa na forma como o país aborda os negócios e o desenvolvimento. Ao incentivar as empresas a considerarem seu impacto ambiental e social, promove um crescimento econômico mais sustentável e ético. Essa abordagem tem o potencial de reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida, ao mesmo tempo que impulsiona a inovação e a responsabilidade social. A implementação bem-sucedida dessa estratégia pode servir de modelo para outras nações, demonstrando como o desenvolvimento econômico pode ser alinhado com a sustentabilidade e a equidade social.

Navigating the government’s guide to employing generative AI in the public sectorhttps://www.thetribune.ca/sci-tech/navigating-the-governments-guide-to-employing-generative-ai-in-the-public-sector-05122023/

(Inglês, 2 min, texto)

Resumo

O artigo discute o impacto do uso de inteligência artificial generativa (IAG) no setor público, com foco no guia publicado pelo governo canadense. Ele aborda as mudanças trazidas pelo ChatGPT, sugere melhorias no guia, como legislação mais forte e práticas éticas, e destaca a necessidade de considerar o impacto ambiental e a proteção dos trabalhadores.

Por que importa?

Esse tema é crucial, pois o uso de IAG no setor público afeta a governança e a prestação de serviços. As políticas e diretrizes propostas influenciam a responsabilidade, a ética e a transparência na utilização de GAI. Além disso, abordar o impacto ambiental e a proteção dos trabalhadores é essencial para um desenvolvimento sustentável e ético da tecnologia. A discussão ajuda a equilibrar os benefícios da inteligência artificial (IA) com as implicações sociais e ambientais.

Apenas 10% das secretarias estaduais são ocupadas por pretos e pardos

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2023/12/20/apenas-10-das-secretarias-estaduais-sao-ocupadas-por-pretos-e-pardos.htm

(Português, 2 min, texto)

Resumo

Um estudo inédito realizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Gemaa/Uerj), a pedido da Fundação Lemann em parceria com a Imaginable Futures, revelou que apenas 10,5% dos secretários e das secretárias dos governos estaduais são pessoas pretas e pardas. Mulheres ocupam apenas 29,7% desses cargos de alta liderança, e as pretas e pardas ocupam apenas 4% do secretariado.

Por que importa?

A pouca presença de pessoas negras no secretariado implica um déficit democrático, uma vez que as políticas públicas estaduais impactam a população preta e parda, mas, em sua maioria, são pensadas por homens brancos. Os espaços de poder no país ainda são muito concentrados nesse grupo, e diversidade e inclusão devem ser prioridade para o avanço de políticas públicas de qualidade.

Oportunidades

O Prêmio Espírito Público 2023 – maior premiação oferecida para servidores públicos do país – está com as inscrições abertas

https://premioespiritopublico.org.br/

(Português, 2 min, texto)

Resumo

O Prêmio Espírito Público 2023 – maior premiação oferecida para servidores públicos do país – está com as inscrições abertas. Profissionais que trabalham na administração pública brasileira (União, estados ou municípios) poderão inscrever seus projetos até o dia 15 de janeiro, em sete categorias: Desenvolvimento Social, Educação, Gestão de Pessoas, Gestão e Planejamento, Meio Ambiente e Emergência Climática, Saúde ou Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes.

Por que importa?

O Prêmio Espírito Público é um projeto da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org. A parceria busca contribuir para o fortalecimento das lideranças do setor público e do Terceiro Setor a partir da construção de um modelo inovador de cocriação e investimento compartilhado.

Nubank e Fundação Lemann vão oferecer bolsas de estudo em tecnologia no Brasil e na Colômbia

https://valor.globo.com/financas/noticia/2023/12/14/nubank-e-fundao-lemann-vo-oferecer-bolsas-de-estudo-em-tecnologia-no-brasil-e-na-colmbia.ghtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo

O Nubank anunciou que vai oferecer bolsas de estudo para Ensino Superior e mestrado, a fim de fomentar lideranças na América Latina. O investimento pretende beneficiar 36 bolsistas nos próximos dois anos, visando impulsionar talentos em tecnologia e áreas relacionadas. Com a Fundação Lemann, a parceria acontece via Iniciativa Alcance, focada em bolsas de mestrado, apoiando preferencialmente estudantes das áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em tradução livre) relacionados a impacto social no Reino Unido, sempre com um olhar para a diversidade racial.

Por que importa?

Uma das alavancas de desenvolvimento de lideranças é a formação acadêmica. No entanto, a questão econômica é uma barreira para muitos talentos. Oferecer bolsas de estudos, além de mentorias e conexões profissionais, oferece oportunidades para que pessoas possam atingir potencial e retribuam para que o Brasil se torne mais justo e avançado.

Sala de Aula

Manual desenvolvido por ONG mede as relações raciais em sala de aula

https://observatorio3setor.org.br/noticias/manual-desenvolvido-por-ong-mede-as-relacoes-raciais-em-sala-de-aula/

(Português, 2 min, texto)

Resumo

A ONG Ação Educativa, em colaboração com o Projeto SETA, Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério da Igualdade Racial e Ministério da Educação, lançou uma edição atualizada dos “Indicadores de Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola – Antirracismo em Movimento”. Essa ferramenta de autoavaliação é destinada a escolas que buscam avaliar e implementar práticas antirracistas. A metodologia permite que escolas de diferentes realidades se autoavaliem, abordando sete dimensões, incluindo atitudes racistas, currículo, recursos didáticos e gestão democrática. A iniciativa também apoia a Lei nº 10.639/2003, que exige o ensino de histórias e culturas africana e afro-brasileira.

Por que importa?

Esse manual é crucial para promover a educação antirracista, um elemento fundamental na luta contra as desigualdades raciais nas escolas. Ele permite que as instituições educacionais identifiquem e abordem o racismo de forma estruturada, contribuindo para a melhoria da qualidade educacional e para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente no que tange à educação de qualidade e à redução das desigualdades, reforçando a importância da educação inclusiva e diversificada.

A importância da conectividade na educação e inclusão social

https://www.tecmundo.com.br/mercado/275071-importancia-conectividade-educacao-inclusao-social.htm

(Português, 2 min, texto)

Resumo

A integração da conectividade na educação brasileira, especialmente com a introdução do 5G, representa um avanço potencial, mas enfrenta desafios significativos. Apesar das promessas de democratizar o acesso à educação e oferecer métodos de ensino inovadores, a realidade é marcada por disparidades profundas em infraestrutura e acesso. A capacitação de professores e a inclusão digital são passos necessários, mas a desigualdade no acesso a tecnologias e a falta de políticas públicas eficientes para expandir a conectividade podem limitar o impacto esperado dessa transformação.

Por que importa?

A questão da conectividade na educação é crítica, pois reflete as desigualdades sociais e econômicas existentes no Brasil. Enquanto oferece potencial para melhorar a educação, a realidade de muitas regiões desfavorecidas, com acesso limitado à tecnologia, pode agravar as disparidades educacionais. A eficácia dessa transformação depende fortemente de políticas públicas inclusivas e investimentos significativos em infraestrutura. Sem essas medidas, a tecnologia na educação pode se tornar mais um divisor, ao invés de um equalizador, perpetuando ciclos de desigualdade. Portanto, é crucial abordar essas questões com realismo e comprometimento para garantir benefícios reais e inclusivos.

Escolas estaduais de São Paulo e da Região Metropolitana servirão almoço nas férias

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/12/escolas-estaduais-de-sao-paulo-e-da-regiao-metropolitana-servirao-almoco-nas-ferias.shtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo anunciou uma importante iniciativa: escolas estaduais, em parceria com cozinheiros e compras de insumos, fornecerão almoço para estudantes durante as férias a partir de 2 de janeiro. Cerca de 3.422 unidades escolares em 152 municípios estão envolvidas no programa, abrangendo São Paulo e Região Metropolitana.

Por que importa?

Ao estender o fornecimento de refeições para o período de férias, é possível agir em relação à insegurança alimentar das crianças, que não apenas compromete a saúde, mas também afeta seu desempenho educacional e qualidade de vida diária.

Tema da redação da Fuvest 2024 é ‘Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão’; professores comentam provas

https://g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2023/12/17/tema-da-redacao-da-fuvest-2024.ghtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo

A redação da Fuvest 2024 explorou o tema “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”. Pela primeira vez em dezembro, os candidatos tiveram acesso a textos de apoio, incluindo obras de arte e postagens de redes sociais, citando pensadores como Byung-Chul Han e Domenico De Masi.

Por que importa?

A escolha do tema pela Fuvest 2024 destaca a necessidade de repensar a abordagem educacional brasileira, questionando se a ênfase na multitarefa prepara efetivamente os estudantes para o futuro profissional. Além disso, a proposta de tema permite que os candidatos reflitam sobre a educação no Brasil e no ocidente, trazendo à tona o debate sobre a eficácia do sistema atual em contraste com a importância da reflexão e do “ócio criativo” proposto por Domenico De Masi.

Evasão no Ensino Médio

https://valor.globo.com/opiniao/coluna/evasao-no-ensino-medio.ghtml

(Português, 2 min, texto)

Resumo

O professor do Insper Naércio Menezes discorre sobre o Projeto de Lei (PL) para reduzir a evasão no Ensino Médio. A partir de uma análise de dados, ilustra que existem diferenças consideráveis entre diferentes grupos que evadem. Com uma evasão média de 23% ao longo do Ensino Médio, por exemplo, um aluno que comece essa fase com 19 anos têm 66% de chance de evadir. Já um que inicia aos 15, 12%. Também existem diferenças regionais: se em São Paulo 53% dos alunos chegam ao Ensino Médio na idade esperada, esse número cai para 22% em estados como Amazonas ou Bahia. A diferença está nos índices de repetência. Enquanto São Paulo tem políticas de progressão continuada, esses outros estados não as têm e estão dentre os que têm maior repetência. Assim, Naércio recomenda uma diferenciação também dos recursos destinados aos estudantes no programa: como a previsão é de que os alunos recebam na conclusão do Ensino Médio, mas os custos de oportunidade são diferentes para alunos mais novos e mais velhos, esse fator deve ser considerado. Também considera imperativo que se pense em difundir a política de progressão continuada no Fundamental 1 visto que, segundo o autor cita, estudos indicam que a repetência não é conducente à aprendizagem e leva a aumento de evasão.

Por que importa?

O PL que busca direcionar R$ 7 bilhões ao combate à evasão pode ter maior ou menor sucesso dependendo da forma de implementação. O texto sugere variáveis a serem consideradas de modo a gerar o maior impacto possível, algo que sempre deve ser pensado ao desenhar políticas públicas.

Sem acordo na Câmara, votação do projeto do novo ensino médio é adiada para 2024

https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/12/19/sem-acordo-na-camara-votacao-do-projeto-do-novo-ensino-medio-e-adiada-para-2024.ghtml

(Português, 2 min, texto)

Resumo

A votação na Câmara dos Deputados sobre o projeto de reformulação do Novo Ensino Médio, proposto pelo governo de Lula e relatado por Mendonça Filho, foi adiada para março de 2024 devido à falta de consenso. Dentre os pontos de maior divergência, está a quantidade de horas-aula para disciplinas obrigatórias.

Por que importa?

A reformulação do Ensino Médio é de grande relevância, pois afeta diretamente a educação de milhões de estudantes brasileiros, influenciando a qualidade e a estrutura de ensino nas escolas do país. Mudanças no currículo têm impactos significativos na preparação dos alunos para o Ensino Superior e no mercado de trabalho.

MEC quer criar agência para fiscalizar universidades e modalidade EAD

https://www.metropoles.com/brasil/mec-quer-criar-agencia-para-fiscalizar-universidades-e-modalidade-ead

(Português, 2 min, texto)

Resumo

O Ministério da Educação (MEC) planeja criar uma agência para supervisionar universidades e a modalidade de Ensino a Distância (EAD). A intenção é melhorar a qualidade dos cursos, com atenção especial às instituições privadas e à expansão recente do EAD. A proposta inclui o poder de descredenciar cursos e aplicar multas, e seria baseada em um projeto de lei antigo denominado Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes).

Por que importa?

Essa iniciativa é relevante, pois visa garantir a qualidade da educação superior no Brasil, especialmente em um momento de rápido crescimento do ensino a distância. A criação da agência pode trazer contribuições significativas na fiscalização e regulação do setor educacional, impactando estudantes, instituições e o futuro do Ensino Superior no país.

Pesquisa

As 10 macrotendências que estão moldando as organizações brasileiras

https://orgbrtrends2023.mckinsey.com/#lista

(Português, 20 min, texto)

Resumo

A McKinsey entrevistou líderes de organizações brasileiras, identificando macrotendências que remodelam o cenário do Brasil. Destacam-se a importância da diversidade, equidade e inclusão, com foco no aumento da diversidade em cargos de gestão. A liderança inspiradora é crucial, em que somente 25% dos líderes atuais inspiram suas equipes, necessitando de uma visão mais alinhada aos valores empresariais. Por fim, a digitalização e a inteligência artificial são fundamentais, com 70% dos líderes prevendo um aumento no investimento em digitalização.

Por que importa?

Esse relatório oferece uma visão atualizada e específica das tendências de negócios no Brasil. Ele destaca áreas críticas como diversidade, liderança inspiradora e digitalização, essenciais para empresas que desejam se manter competitivas e inovadoras. Compreender essas tendências é crucial para organizações que buscam adaptar-se em um ambiente em constante evolução.

Tecnologia

O poder da IA nas mãos dasBig Techs

https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/episodes/O-poder-da-IA-nas-mos-das-Big-Techs-e2d5d9r

(Português, 35 min,podcast)

Resumo

OpodcastdaMIT Technology Reviewdiscute a influência crescente das grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Microsoft, no campo da IA. Ele alerta sobre os riscos de que essasBig Techsdominem o mercado de IA, o que pode levar a um monopólio sobre inovações, padrões tecnológicos e até mesmo influência política. O texto menciona preocupações sobre a falta de um ecossistema competitivo e vibrante na indústria de IA.

Por que importa?

Esse tópico é crucial, porque o domínio das grandes empresas de tecnologia na IA pode limitar a diversidade e a inovação no campo, além de concentrar poder excessivo nas mãos de poucos. Isso pode afetar não apenas o desenvolvimento tecnológico, mas também a economia, a sociedade e a política globalmente. A discussão sobre como evitar esse monopólio é vital para garantir um futuro no qual a IA beneficie a sociedade de maneira ampla e equitativa.

Os 10 melhores TED Talks sobre IA de 2023

https://pt.linkedin.com/posts/a-messina_os-10-melhores-ted-talks-sobre-ia-de-2023-activity-7142499199245348864-WzuY

(Português, 2 min, texto)

Resumo

OpostAlexandre Messina no LinkedIn destaca os 10 melhores TED Talks de 2023 sobre IA, cobrindo uma ampla gama de tópicos. As apresentações abordaram desde o potencial transformador da IA em áreas como educação e negócios até os riscos associados a tecnologias emergentes, como IA descontrolada edeep fakes. Os temas também incluíram inovações em dispositivos, peculiaridades dos modelos de linguagem e a capacidade da IA de interpretar emoções humanas, refletindo a diversidade e a profundidade do impacto da IA em nossa sociedade.

Por que importa?

Oposté interessante para entender a complexidade e o alcance da inteligência artificial em nosso mundo atual. Ao reunir esses TED Talks, ele fornece uma visão holística de avanços, desafios e implicações éticas da IA. Essa compilação é essencial para educar e engajar o público, profissionais e acadêmicos, destacando a importância de abordar a IA com responsabilidade e consciência para moldar um futuro tecnológico benéfico e seguro.

Edtech in Brazil: The Opportunities We’re Seeing

https://www.reachcapital.com/2023/12/13/edtech-in-brazil-the-opportunities-were-seeing/

(Inglês, 10 min, texto)

Resumo

O relatório da Reach Capital, fundo deVenture Capitalfocado em EdTech, aponta para oportunidades nesse setor, no Brasil, e descreve o mercado como cheio de ineficiências e oportunidades. O relatório encontra no Ensino Superior privado e em mercados B2C no Ensino Básico (direto para o consumidor) as melhores oportunidades para investir.

Por que importa?

O que é importante notar é o que não está no relatório como oportunidade. Apesar de mais de 80% dos alunos estarem na Educação Básica pública, investidores não consideram essa uma boa oportunidade. De fato, os desafios de segurança jurídica e compras públicas são fatores que afastam investidores. O problema disso é a dificuldade em se criar uma cadeia de valor que permita aos alunos da educação pública acessarem serviços e produtos semelhantes aos disponíveis para alunos de escolas privadas, o que pode gerar um aumento na disparidade entre estes. É importante encontrar mecanismos para que seja possível a criação de cooperação entre o setor público e privado, com apoio do Terceiro Setor, para que a inovação alcance todo e qualquer aluno do país.

Além do hype: IA gerativa é revolucionária e perigosa

https://manualdousuario.net/podcast/tecnocracia-77/

(Português, 50 min,podcast)

Resumo

Nessa edição dopodcast Tecnocracia, Guilherme Felitti discute a natureza revolucionária e perigosa da IA generativa, começando com duas histórias separadas por quase 3 mil anos e unidas pela tecnologia. Ele aborda a descoberta de pergaminhos antigos em Herculano, queimados durante uma erupção vulcânica, e sua conexão com desenvolvimentos modernos de IA. O artigo destaca o trabalho de Luke Farritor, que usou IA para decifrar textos dos pergaminhos danificados, e explora implicações mais amplas e desafios da IA em campos como arqueologia e linguística. A peça também investiga considerações éticas e o impacto da IA no conhecimento humano e na compreensão histórica.

Por que importa?

Esse episódio levanta questões significativas sobre ética, o papel da IA na sociedade e como essa tecnologia pode transformar diversos campos do conhecimento humano, da arqueologia à linguística. Isso evidencia o poder e os desafios da IA, reforçando a necessidade de considerações éticas em seu desenvolvimento e aplicação.

These six questions will dictate the future of generative AI

https://www.technologyreview.com/2023/12/19/1084505/generative-ai-artificial-intelligence-bias-jobs-copyright-misinformation/

(Inglês, 5 min, texto)

Resumo

O artigo daMIT Technology Reviewaborda os desafios do futuro da IA gerativa, incluindo viés inerente, questões de direitos autorais, impacto no mercado de trabalho, riscos de desinformação e custos humanos e ambientais. Destaca-se a necessidade de abordar essas questões para um desenvolvimento responsável da IA.

Por que importa?

A IA gerativa está remodelando indústrias e sociedades, tornando essencial entender e mitigar seus desafios éticos e práticos. O futuro da IA influenciará como trabalhamos, criamos arte e interagimos com a tecnologia, exigindo uma abordagem equilibrada para maximizar seus benefícios e minimizar riscos.

Banning ChatGPT will do more harm than good

https://trib.al/VprPPtB

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo

No artigo “Proibir o ChatGPT fará mais mal do que bem”, Rohan Mehta, estudante do Ensino Médio, defende o potencial do ChatGPT para melhorar a educação. Ele discute como o ChatGPT, ao ser usado como ferramenta educacional, pode democratizar e revitalizar o ensino, oferecendo tutoria personalizada e acessível. Mehta compartilha sua experiência pessoal, utilizando o ChatGPT para aprimorar suas redações de candidatura à universidade, e destaca como a ferramenta pode auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo dos alunos.

Por que importa?

A importância desse artigo reside na sua abordagem inovadora sobre o uso do ChatGPT na educação. Mehta argumenta que, em vez de bloquear essa tecnologia, as escolas deveriam integrá-la ao currículo para enriquecer o aprendizado. Ele sugere que o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para superar desafios educacionais, como a falta de atenção individualizada em salas de aula lotadas e a necessidade de ensinar sobre desinformação e pensamento crítico. Além disso, o artigo ressalta a necessidade de um diálogo aberto entre estudantes, professores e administradores sobre o uso ético e eficaz da inteligência artificial na educação.

Artificial intelligence and its short-term effects on employment

https://cepr.org/voxeu/columns/artificial-intelligence-and-its-short-term-effects-employment

(Inglês, 6 min, texto)

Resumo

Estudo avaliou o impacto das IA generativas, como ChatGPT e ferramentas de geração de imagens DALL-E 2 e Midjourney, no mercado de trabalho on-line. Usando dados da Upwork, descobriram que o ChatGPT reduziu em aproximadamente 2% o número de trabalhos e 5,2% os ganhos dosfreelancersem escrita e áreas visuais. Notavelmente, a qualidade do trabalhador não mitigou o impacto negativo da IA, com profissionais mais qualificados sendo mais afetados, sugerindo que a IA nivelou a qualidade do trabalho entre diferentes habilidades.

Por que importa?

Os avanços da IA e, particularmente de forma mais recente, IA generativa podem levar a reduções na quantidade de trabalhos e renda. Esse estudo ilustra isso de forma muito clara. Ainda que seja em um contexto particular, esse tipo de estudo faz refletir sobre como podem ser as implicações sociais de ferramentas que têm potencial relevante de disrupção de inúmeras profissões. Compreender essa realidade é fundamental para desenvolver políticas que permitam uma transição para uma nova realidade que ainda temos dificuldade de entender como será.

Equipe do CIAP apresenta nova versão do projeto de Inteligência Artificial aplicada às Políticas Públicas

https://ciap.org.br/?p=518

(Português, 2 min, texto)

Resumo

O artigo detalha um evento organizado pelo Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP), no qual os professores Vicente Ferreira e Paulo Jannuzzi e o pesquisador Hugo Bragheto apresentaram o ChatPP, uma ferramenta de IA para políticas públicas. Parte da Rede IAPP, o ChatPP visa integrar dados relevantes nessa área e foi demonstrado por Bragheto. Jannuzzi discutiu a origem e metas do CIAP, enquanto Ferreira explicou seu planejamento estratégico. O evento, que também discutiu a expansão da Rede IAPP em todo o Brasil, está disponível on-line.

Por que importa?

Iniciativas como o ChatPP representam um passo concreto no avanço tecnológico significativo na integração da IA em políticas públicas. Nos próximos anos, veremos um impacto de IA ainda maior em todas as camadas da sociedade. Nesse sentido, há um enorme potencial para ferramentas para modernização da administração pública e a promoção de uma gestão mais transparente e responsiva.