📢MCV #34: Retrospectiva 2023 - Educação pública e alfabetização na idade adequada

O primeiro MCV de 2024 chega em tom de retrospectiva! Ano passado, o MCV nasceu com a missão de semanalmente oferecer uma curadoria dos temas essenciais para a construção de um Brasil mais justo e avançado. À medida que nos aproximávamos do encerramento de 2023, entendemos a importância de refletir sobre os marcos que delinearam a educação pública e o desenvolvimento de lideranças ao longo deste período.

Enquanto mergulhamos na retrospectiva dos principais temas de educação abordados no ano, convidamos vocês a refletir sobre os desafios superados, os progressos alcançados e, mais crucialmente, os caminhos que ainda estão por percorrer para promover mudanças significativas.

Que este ano nos encontre fortalecidos em nosso propósitode termos todas as pessoas em seu pleno potencial fazendo um Brasil mais desenvolvido e justo para todos. Agradecemos por fazerem parte dessa jornada e desejamos a todos e todas um ótimo 2024!

UMA DOSE RÁPIDA DE CONHECIMENTO

Em 2023, testemunhamos avanços para uma educação pública mais justa no Brasil. O lançamento bem-sucedido do programa Alfabetiza Brasil e do Compromisso pela Alfabetização marca passos cruciais na construção de bases sólidas para o futuro educacional de milhares de crianças brasileiras. Além disso, a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas e a aprovação da Lei da Escola Integral visam impulsionar ganhos pedagógicos e aprimorar a gestão escolar.

Apesar de celebrarmos esses sucessos em 2023, reconhecemos que os resultados do PISA apresentam dados desafiadores, ressaltando a necessidade de esforços na educação brasileira. Encaramos o futuro com determinação, comprometidos em construir um Brasil mais justo e igualitário por meio da Educação.

Os impactos da pandemia no potencial humano – e como avançar

https://fundacaolemann.org.br/noticias/os-impactos-da-pandemia-no-potencial-humano-e-como-avancar

(Português,4 min, texto)

Resumo

O texto “Os impactos da pandemia no potencial humano – e como avançar”, assinado por Daniel de Bonis, diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa na Fundação Lemann, publicado em setembro de 2023, destacou a discussão no Fundação Lemann Convida sobre o investimento no potencial humano no Brasil. Norbert Schady, economista-chefe para Desenvolvimento Humano do Banco Mundial, abordou os efeitos negativos da pandemia na educação brasileira, apontando quedas nos resultados educacionais e a necessidade de construir políticas resilientes.

Por que importa?

O texto ressaltou as consequências da pandemia no potencial humano brasileiro, destacando a perda de aprendizado. Recomendações do Banco Mundial, mencionadas por Daniel de Bonis, enfatizaram a necessidade de intervenções comprovadamente eficazes, como o Teaching at the Right Level (TaRL) e roteiros de priorização de conteúdos.

Diante dos baixos índices de alfabetização, MEC lança programa de R$ 2 bilhões para garantir que crianças saibam ler e escrever ​​​​​

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/06/12/programa-alfabetizacao-mec-criancas.ghtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo
A notícia publicada em junho de 2023 detalhou o Compromisso Criança Alfabetizada, que busca garantir a alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Você pode compreender a política em detalhe napágina oficial do governo.

Por que importa?
A alfabetização na idade certa é uma crítica para que o cidadão se desenvolva plenamente e continue sua trajetória escolar com sucesso. O compromisso anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) colocou a alfabetização como tema central do país.

A alfabetização é um compromisso de todos ​​​​​

https://www.youtube.com/watch?v=v9EKjf6Mjao

(Português, 58 min, video)

Resumo
Daniela Caldeirinha, diretora de Alfabetização da Fundação Lemann, publicou uma análise noEstadãoque celebra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC, traz a importância do regime de colaboração entre estados e municípios, e comenta sobre a responsabilidade compartilhada entre diversos atores para garantir que as 4,5 milhões de crianças com idade entre 6 e 7 anos sejam alfabetizadas na idade certa. Daniela fala mais sobre o tema em entrevista para a TV UOL (a partir do minuto 22).

Por que importa?
A alfabetização na idade certa é um direito das crianças previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O compromisso anunciado traz uma inovação importante para assegurar esse direito: trata-se de uma política de caráter sistêmico e que se organiza em regime de colaboração entre União, estados e municípios – uma estratégia, que, aliás, já está em andamento em 16 estados brasileiros, com resultados promissores.

56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas, mostra levantamento inédito do MEC

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/05/31/564percent-das-criancas-brasileiras-nao-estao-alfabetizadas.ghtml

(Português,4 min, texto)

Resumo

A pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), divulgada em maio de 2023, revelou que apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizadas no Brasil em 2021.

Por que importa?

O levantamento destacou uma preocupante queda na taxa de alfabetização entre crianças do 2º ano do Ensino Fundamental no Brasil, evidenciando um desafio significativo na área da educação. A baixa alfabetização pode impactar negativamente na evasão escolar, reprovação e desistência, indicando a necessidade urgente de intervenções educacionais eficazes.

MEC e Inep divulgam os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/maio/mec-e-inep-divulgam-os-resultados-da-pesquisa-alfabetiza-brasil

(Português,2 min, texto)

Resumo

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram em maio passado os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada em parceria com professores alfabetizadores e especialistas de todas as regiões do Brasil. Em resumo, a pesquisa buscou estabelecer um padrão nacional para avaliar a alfabetização, que será implementado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Por que importa?

A divulgação dos resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil marcou um passo importante na definição de padrões nacionais para avaliação da alfabetização no Brasil. Além disso, o estabelecimento de um perfil de aprendizagem e a correspondência com a escala Saeb visam oferecer uma referência consistente para medir o desempenho dos estudantes, permitindo a identificação de áreas de melhoria e a implementação de estratégias pedagógicas mais eficazes. O resultado da pesquisa pode ser acessado aqui.

Escola em tempo integral é grande salto para o país, diz educador

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-07/escola-em-tempo-integral-e-grande-salto-para-o-pais-diz-educador

​​​​​(Português, 6 min, texto)

Resumo
No dia 31 de julho de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei de Incentivo às Escolas em Tempo Integral. O professor Yuri Norberto, membro da Rede Conectando Saberes, foi convidado pelo Ministério da Educação (MEC) para representar os professores e as professoras do País. Yuri comentou como a Escola em Tempo Integral é um grande avanço para o país.

Por que importa?
É necessário ampliar a capacidade do sistema educacional de atender mais e melhor a todos os estudantes. A Escola em Tempo Integral é uma estratégia com esse fim, mas que deve andar de mãos dadas com outras iniciativas, como escuta ativa de educadores, estratégias de recomposição escolar, trabalhos com saúde mental e acolhimento, entre outros.

Ensino integral: dá para envolver todos os alunos na modalidade em 10 anos?

https://noticias.uol.com.br/colunas/jose-roberto-de-toledo/2023/08/07/da-para-colocar-todos-os-alunos-em-tempo-integral-em-uma-decada.htm

(Português, 6 min, texto)

Resumo
Em conversa com Olavo Nogueira Filho, diretor executivo do Todos pela Educação, colocou-se a possibilidade de que todos os alunos entre 4 e 17 anos estejam em escolas públicas em tempo integral nos próximos 10 anos. Discute-se o histórico no qual conseguimos chegar perto de universalizar a Educação Básica, porém com um tempo de 4 a 5 horas, enquanto países desenvolvidos têm ao menos 7 horas como base. Falou-se também de exemplos como o de Pernambuco e a política e os avanços nas definições de políticas públicas sobre o tema.

Por que importa?
Bons exemplos como o de Pernambuco que, com 60% da rede de Ensino Médio em Ensino Integral, conseguiu melhorar resultados e reduzir desigualdades, levam a entender que essa deve ser uma prioridade das políticas nacionais de educação. Mas uma coordenação nacional em torno do tema é fundamental para que seja viável universalizar o ensino integral.

Uma solução simples, rápida e possível para a defasagem na educação

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/uma-solucao-simples-rapida-e-possivel-para-a-defasagem-na-educacao,c710157cafc2a73a530a7370a8b7c966ch53ucoc.html

(Português, 3 min, texto)

Resumo

O Teaching at the Right Level (TARL), metodologia desenvolvida pela organização indiana Pratham, e que vem sendo implementada com sucesso no Brasil pelo Instituto Gesto e pela Elos Educacional, com apoio da Fundação Lemann, tem se mostrado uma solução simples, rápida e possível para a defasagem na educação. Antes do programa, por exemplo, apenas 14% dos alunos conseguiam ler textos simples. Depois da implementação, esse número subiu para 44%.

Por que importa?

O Brasil foi um dos países que mais manteve escolas fechadas durante a pandemia, e os resultados desse processo estão sendo sentidos agora. Como comentou Lucas Rocha, diretor de Projetos na frente de Fundamental II na Fundação Lemann, “assim como na saúde foram criados hospitais de campanha, ampliando a capacidade do sistema para atender as pessoas, agora, na educação, precisamos fazer o mesmo e ampliar a capacidade do nosso sistema educacional para lidar com essa demanda”.

Governo anuncia investimento de R$ 8,8 bilhões para conectar todas as escolas públicas até 2026

https://g1.globo.com/politica/politico/noticia/2023/09/26/governo-anuncia-investimento-de-r-88-bilhoes-para-conectar-todas-as-escolas-publicas-ate-2026.ghtml

​​​​​​(Português, 3 min, texto)

Resumo
O governo federal anunciou em evento, realizado em setembro passado, um montante para conectar 100% das escolas até 2026 e garantir uma política que permita efetivamente gerar ganhos pedagógicos e de gestão das escolas.

Por que importa?
Acreditamos que uma política de conectividade bem elaborada tem o potencial de melhorar significativamente o acesso dos estudantes de escolas públicas à educação de qualidade. Com recursos tangíveis e estratégias bem definidas, fica mais claro como se pretende alcançar a meta de conectividade até 2026 e, além disso, como isso impacta em resultados pedagógicos efetivos.

Maior estudo brasileiro sobre conectividade nas escolas públicas mostra caminhos para levar internet

https://www.megaedu.org.br/post/maior-estudo-brasileiro-sobre-conectividade-nas-escolas-p%C3%BAblicas-mostra-caminhos-para-levar-internet

(Português,15 min, texto)

Resumo
O “Estudo de Conectividade das Escolas Públicas”, realizado pela MegaEdu, mapeou geograficamente as cerca de 140 mil escolas brasileiras e cruzou dados de várias fontes no segundo semestre de 2021.

Por que importa?
O estudo fornece informações cruciais para identificar escolas sem acesso à internet e aquelas que precisam melhorar o uso pedagógico da rede, direcionando esforços para melhorar a educação por meio da conectividade.

Quanto o Brasil seria mais rico se tivesse ensino de país desenvolvido? Estudo da FGV faz as contas

https://www.estadao.com.br/educacao/quanto-o-brasil-seria-mais-rico-se-tivesse-ensino-de-pais-desenvolvido-estudo-da-fgv-faz-as-contas/

(Português,4 min, texto)

Resumo

Um estudo da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado no primeiro trimestre de 2023, revelou que o Brasil deixa de ganhar 2 pontos percentuais no Produto Interno Bruto (PIB) anualmente por não atingir a nota média dos estudantes de países desenvolvidos em avaliações internacionais. A pesquisa destaca que o aumento da riqueza de um país está diretamente ligado à melhoria na qualidade da educação, não apenas à taxa de escolaridade.

Por que importa?

O estudo da FGV destacou a forte correlação entre a qualidade da educação e o crescimento econômico, enfatizando que o Brasil enfrenta perdas significativas em seu potencial de crescimento devido ao baixo desempenho educacional. Dessa maneira, a educação é fundamental não apenas para aumentar a produtividade, mas para promover uma sociedade mais justa e próspera.

Escolas públicas do CE e de MG estão entre melhores do mundo em prêmio

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-11/escolas-publicas-do-ceara-e-de-minas-est%C3%A3o-entre-as-melhores-do-mundo

(Português, 2 min, texto)

Resumo
O Prêmio Melhores Escolas do Mundo é uma iniciativa apoiada pela Fundação Lemann e idealizada pela plataforma britânica T4 Education. A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (MTI) Joaquim Bastos Gonçalves, situada em Carnaubal (CE), foi premiada em novembro passado na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis”. Já a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG), venceu o Prêmio Escolha da Comunidade.

Por que importa?
É a primeira vez que escolas do Brasil estão entre as vencedoras, reforçando para o país, mas também para o mundo, a potência da escola pública brasileira.

O sucesso do 'bê-a-bá': criança tem 2,6 vezes mais chances de sucesso escolar se bem alfabetizada, diz estudo inédito

https://extra.globo.com/brasil/educacao/noticia/2023/10/o-sucesso-do-be-a-ba-crianca-tem-26-vezes-mais-chances-de-sucesso-escolar-se-bem-alfabetizada-diz-estudo-inedito.ghtml

​​​​(Português, 5 min, texto)

Resumo
Uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Ceará (UFCE), com apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura, revelou que a probabilidade de um aluno alcançar o nível avançado de proficiência em Língua Portuguesa no 5º ano é de 55% se ele for alfabetizado no tempo adequado e de apenas 21% se não for. Em Matemática, essa diferença é, respectivamente, de 40% para o primeiro grupo de estudantes e 15% para o segundo.

Por que importa?
Garantir a alfabetização da idade adequada - ao final do 2º ano - não é apenas um direito de todas as crianças, mas um fator essencial para que a trajetória escolar do estudante não seja comprometida.

Guia para realizar um bom diagnóstico de equidade racial

https://centrolemann.org.br/guia-para-realizar-um-bom-diagnostico-de-equidade-racial/

​​​​​(Português, 3 min, texto)

Resumo
A publicação realizada por meio de parceria entre Fundação Lemann, Centro Lemann e Interdisciplinaridade e Evidências em Debate Educacional (Iede) explica como coletar dados, aplicar questionários, cruzar dados locais com bases públicas comunicar os resultados e monitorar os resultados de intervenções na busca por solucionar questões relacionadas a equidade racial.

Por que importa?
Os dados mostram claramente que as escolas brasileiras estão falhando com os alunos negros. Há uma série de questões que afetam aspectos emocionais e cognitivos desse grupo. Portanto, qualquer intervenção que não considere esse aspecto em seus planos de ação está fadada a chegar a um limite muito concreto em um país em que 56% da população é negra. A publicação ajuda a nortear ações práticas fundamentais com dados.

Escola Sem Medo

(Português,2 min, texto)

Resumo

OMovimento Escola Sem Medo, promovido pela Nova Escola, surgiu com o objetivo de apoiar os educadores e as escolas nos momentos desafiadores de ataques violentos e reunir educadores e organizações parceiras que acreditam que a forma mais eficaz de evitar novos casos é a construção de uma cultura de paz.

Por que importa?

O Movimento destaca a importância de preservar o ambiente escolar como um local seguro, democrático e propício ao desenvolvimento. Assim, a iniciativa busca construir escolas abertas, acolhedoras e plurais, em que professores, estudantes e comunidades possam construir um futuro baseado em civilidade, respeito e democracia.

Recomposição das aprendizagens é urgente mesmo depois de dois anos de volta às aulas na pandemia

https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2023/Recomposi%C3%A7%C3%A3o-das-aprendizagens-%C3%A9-urgente-mesmo-depois-de-dois-anos-de-volta-%C3%A0s-aulas-na-pandemia

(Português, 3 min, texto)

Resumo
A reportagem destaca a necessidade contínua de focar na "recomposição das aprendizagens" após dois anos de pandemia, ressaltando que o retorno à normalidade pré-pandemia não é suficiente.

Por que importa?
No texto, Katia Smole, diretora executiva do Instituto Reúna, e Lucas Rocha, diretor de Projetos da Fundação Lemann, revelam a importância da recomposição de aprendizagem para garantir a equidade e desenvolvimento da educação no Brasil.

A armadilha da baixa aprendizagem

https://valor.globo.com/brasil/artigo/artigo-uma-nova-escola-para-adolescentes.ghtml

(Português,3 min, texto)

Resumo

O artigo de Daniel de Bonis, diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann, analisa os resultados do Pisa 2022, destacando a estabilidade preocupante no desempenho educacional brasileiro ao longo de uma década. Ao longo do texto, é destacado que a “armadilha da baixa aprendizagem” é um desafio crítico e é importante concentrar esforços para reverter essa situação.

Por que importa?

Neste momento, existe uma urgência de ações efetivas diante da estagnação educacional no Brasil, sublinhando a necessidade de políticas educacionais focadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Ao reconhecer a armadilha da baixa aprendizagem, Daniel de Bonis apresenta a possibilidade de reverter esse cenário desafiador, destacando a importância de aprendizados anteriores que impulsionaram melhorias nos Anos Iniciais.