📢MCV #35: IA na educação e nas eleições
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.
O uso de inteligência artificial (IA) permeia diversos setores da sociedade, destacando-se em áreas como as eleições, a educação e o desenvolvimento de soluções inovadoras. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) propõe regulamentar a utilização de IA nas eleições, visando preservar a integridade do processo democrático ao combater a disseminação de desinformação. A transparência na identificação do conteúdo gerado por IA busca promover a confiança nas eleições, protegendo os eleitores de informações falsas. Simultaneamente, nas escolas estaduais de São Paulo,a IA é implementada na correção de redações, acelerando o processo defeedbacke processando milhões de redações. No entanto, é crucial que os professores desempenhem um papel ativo na revisão, assegurando que a tecnologia seja um complemento, e não um substituto, e destacando a importância da ética e do equilíbrio na educação.
A Aliança pela Alfabetização, composta por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum, desempenha um papel significativo no desenvolvimento e fomento de soluções de IA na educação. Uma das iniciativas consiste no apoio ao desenvolvimento de uma solução para correção de avaliações de fluência leitora em larga escala, proporcionando diagnósticos em todo o país. Essas ações destacam as possibilidades de personalização e escalabilidade que a IA oferece para melhorar o acesso à educação. No entanto, é importante ressaltar a necessidade de cautela ao investir nessa área, considerando os riscos e buscando equilibrar inovação com a manutenção de práticas pedagógicas sólidas. Navegar por esses desafios é essencial para evitar o aumento das desigualdades de acesso entre alunos de diferentes classes sociais.
Setor Público
TSE lança minuta de regulamentação de IA para eleições
https://www.tecmundo.com.br/seguranca/275584-tse-lanca-minuta-regulamentacao-ia-eleicoes.htm
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma minuta de propostas para regulamentar o uso de inteligência artificial (IA) nas eleições, com o objetivo de evitar a disseminação de desinformação durante o período de votações. A minuta visa modificar as regras eleitorais relacionadas a propaganda e campanhas eleitorais, exigindo que o conteúdo gerado por IA seja claramente identificado como tal, garantindo transparência aos eleitores. Além disso, a proposta aborda o combate àsfake newse prevê punições para quem utilizar montagens descontextualizadas ou manipuladas durante a campanha.
Por que importa?
A regulamentação da IA nas campanhas eleitorais visa preservar a integridade do processo democrático, protegendo os eleitores de informações falsas e manipuladas. A transparência na identificação do conteúdo gerado por IA ajudará a promover a confiança nas eleições, enquanto as medidas contrafake newsvisam manter a integridade do debate público e a legitimidade do resultado eleitoral. Essas iniciativas buscam garantir eleições justas e livres de interferências prejudiciais à democracia.
Gestão Lula retoma políticas para educação, mas patina na execução de recursos
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O artigo daFolha de S.Paulotraz opiniões sobre o primeiro ano do Ministério da Educação de Camilo Santana. Enquanto alguns apontam para a retomada de políticas de indução e articulação pelo MEC, há também críticas à demora na liberação de verbas e implementação de algumas políticas
Por que importa?
Os quatro anos do governo Bolsonaro foram marcados pela ausência do MEC na articulação de pautas fundamentais. É importante essa retomada. Entretanto, também é necessário que políticas como o Novo Ensino Médio ou o Pacto pela Alfabetização, por exemplo, encontrem o caminho da implementação efetiva.
Entenda como os estados estão premiando municípios com melhor desempenho escolar
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
Após o Novo Fundeb ser instituído em 2020, foram estabelecidas regras sobre a redistribuição de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para municípios seguindo critérios educacionais. O artigo mostra como, na prática, os estados estão estabelecendo suas regras internas, dado que têm independência para, seguindo determinados regramentos, estabelecer seus critérios. Estados podem definir percentuais diferentes a serem distribuídos segundo critérios educacionais, bem como variar nesses próprios indicadores. O artigo ainda mostra o histórico desse formato de política, da qual Minas Gerais foi pioneira, mas que foi ampliada e popularizada, com sucesso, pelo Ceará.
Por que importa?
Essas normas trazem uma nova perspectiva para a gestão educacional do país, com reforço da colaboração entre os entes federativos. O Ceará conseguiu resultados consistentes com a união dessas regras de financiamento a políticas de monitoramento e apoio a municípios. A expectativa é de que outros estados possam alcançar sucesso semelhante.
MEC leva ao Planalto projetos prioritários para 2024
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Ministério da Educação apresentou os principais projetos para 2024. Dentre eles estão a retomada das obras paradas em escolas ao redor do país, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, implantação do Programa de Escolas em Tempo Integral, a Estratégia Nacional Escolas Conectadas, a implementação do programa de bolsas para permanência de alunos no Ensino Médio, além do Novo PAC para fortalecimento dos institutos e universidades federais.
Por que importa?
Como outros artigos citaram, houve avanços na indução de políticas pelo governo federal. Mas, no primeiro ano de governo, a execução dos programas ainda não ganhou força com, por exemplo, a liberação tardia de verbas dificultando a implementação de programas. No segundo ano de governo, o acompanhamento claro das prioridades é fundamental para que possam ser cobrados resultados e para que possa haver uma interlocução do governo federal com os diferentes entes federativos e com o Terceiro Setor na busca pelos objetivos educacionais comuns a todos.
Oportunidades
Curso de Python | Reprograma
https://reprograma.com.br/curso-python/
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
A {reprograma} está oferecendo o curso on-line gratuitoPython - Fundamentos e Análise de Dados, uma oportunidade imperdível para se tornar uma analista de dados. Destinado a 40 mulheres em situação de vulnerabilidade, com foco em mulheres negras e/ou trans e travestis, o curso não exige conhecimentos prévios em programação. As inscrições estão abertas até 05/02/2024.
Por que importa?
O curso do {reprograma} é essencial por promover inclusão e diversidade no setor tecnológico, oferecendo a mulheres em situações de vulnerabilidade uma porta de entrada para o campo da análise de dados. Ao priorizar mulheres negras, trans e travestis, o programa não apenas capacita em habilidades técnicas valiosas como Python, como também trabalha para reduzir disparidades de gênero e raça na tecnologia, empoderando participantes e enriquecendo o setor com maior diversidade de perspectivas e talentos.
Inscrições abertas para a Chamada Atlânticas do Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
As inscrições para o Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência seguem abertas até o dia 31 de janeiro. O programa oferece bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado no exterior para pesquisadoras negras, quilombolas, indígenas e ciganas. Com investimento de R$ 6 milhões, a iniciativa visa ampliar a participação dessas mulheres na ciência.
Por que importa?
O programa homenageia Beatriz Nascimento, destacando sua contribuição para a luta antirracista e acadêmica. Ao oferecer bolsas para pesquisadoras negras, quilombolas, indígenas e ciganas, a iniciativa busca promover a igualdade de oportunidades e fortalecer a presença dessas mulheres na ciência, reconhecendo suas contribuições históricas e incentivando o avanço do conhecimento em diversas áreas por meio da diversidade de perspectivas e experiências.
Sala de Aula
Redações de alunos de escolas estaduais de SP começam a ser corrigidas por IA
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
As escolas estaduais de São Paulo adotaram um programa de inteligência artificial (IA) para corrigir as redações dos alunos, visando identificar erros gramaticais e ortográficos de forma eficiente. Professores têm a possibilidade de revisar, alterar e comentar as correções sugeridas pela IA, mantendo o controle final sobre as avaliações. Essa tecnologia já está em uso desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, e foi implementada para acelerar o processo defeedback, que antes demorava cerca de duas semanas. Mais de 3 milhões de redações foram processadas no último semestre, demonstrando a escala e o potencial impacto dessa iniciativa. É crucial monitorar a precisão e a sensibilidade da IA para garantir que os erros sejam identificados corretamente e que nuances linguísticas e criativas dos alunos sejam respeitadas. Os professores desempenham um papel vital ao revisar e ajustar as correções da IA, mas é essencial que sejam devidamente treinados e apoiados para trabalhar efetivamente com essa nova ferramenta.
Por que importa?
A adoção da IA na correção de redações é um avanço promissor que pode trazer eficiência e suporte ao sistema educacional. Contudo, é fundamental garantir que a IA não substitua o julgamento humano e a interação personalizada que são cruciais no processo educativo. Professores precisam manter um papel ativo na revisão e no fornecimento defeedbackqualitativo, assegurando que a tecnologia sirva como um complemento, e não como um substituto. Além disso, a introdução dessa tecnologia abre um debate importante sobre a ética e o futuro do ensino, destacando a necessidade de equilibrar inovação com a manutenção de práticas pedagógicas sólidas e humanizadas. A implementação bem-sucedida requer monitoramento contínuo, avaliação e adaptação para garantir que beneficie todos os alunos e professores envolvidos.
Avanços e desafios na trajetória da regulamentação das políticas de valorização da carreira docente no Brasil
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O artigo doNexodiscorre sobre o histórico de leis, normas e políticas relacionadas à valorização docente. As diferentes Leis de Diretrizes e Bases (artigos 71 e 96), a Constituição de 1988, a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), o posterior estabelecimento do FUNDEB e o mais recente estabelecimento do FUNDEB permanente são alguns exemplos de momentos citados pelo artigo.
Por que importa?
Como ilustrado, houve avanços nessa pauta ao longo do tempo, ainda que não tenhamos uma reforma específica para pensar a carreira docente a nível nacional. Entretanto, a implementação efetiva de políticas, como o piso nacional, é muito heterogênea; há conflitos legais entre entes federativos e iniquidade salarial entre homens e mulheres e em questões raciais. A valorização docente implica pensar questões salariais, atratividade e formação, todos temas que ainda precisam ser mais bem abordados de maneira estratégica.
“Apagão docente”
https://oglobo.globo.com/brasil/antonio-gois/coluna/2024/01/apagao-docente.ghtml
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
A coluna de Antônio Gois traz um resumo da pesquisa de Alvana Maria Bof, Luiz Zalaf Caseiro e Fabiano Cavalcanti Mundim, do INEP, que ilustram o grande problema da falta de professores, principalmente nos Anos Finais e Ensino Médio e nas áreas de Artes, Sociologia e Física. Além da baixa atratividade da carreira na origem, há um enorme abandono ao longo do curso. Por exemplo, na área de Física, 72% daqueles que iniciam o curso não o concluem, frente a um percentual de 58% na média de todos os cursos (dados de 2022).
Por que importa?
Sem professores, é impossível considerar a possibilidade de ter uma educação de qualidade. Repensar a carreira docente para torná-la atraente e diagnosticar e agir sobre as enormes taxas de abandono se faz necessário, portanto, para que possam vislumbrar um sistema educacional com excelentes resultados.
Inteligência artificial será usada para avaliar a leitura de alunos
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
O artigo daFolha de S.Pauloilustra a atuação da Fundação Lemann e de parceiros, como Instituto Natura, Co-Impact e Associação Bem Comum, no desenvolvimento e fomento de soluções de inteligência artificial na educação. Com esses parceiros, a Fundação fomentou o desenvolvimento de uma solução de correção de avaliações de fluência leitora para permitir o diagnóstico em larga escala dessa habilidade, ao redor do país. Além disso, são descritas outras iniciativas, como o Khanmigo no Brasil, plataforma de tutoria com uso de IA generativa desenvolvida pela Khan Academy, planos de aula desenvolvidos pela Nova Escola e o apoio financeiro a Letrus. Mas o artigo também demonstra as preocupações necessárias ao investir na área.
Por que importa?
A IA apresenta novas possibilidades de personalização e escalabilidade de soluções. Ao mesmo tempo, a cautela é necessária para se investir da forma correta, considerando os riscos enquanto se aproveita da melhor forma possível os benefícios. Navegar por esses elementos se faz fundamental para que as novas tecnologias não aumentem ainda mais a desigualdade de acesso de aluno de diferentes classes sociais.
Reitora de Harvard renuncia após semanas de pressão
https://www.nexojornal.com.br/extra/2024/01/02/reitora-de-harvard-renuncia-apos-semanas-de-pressao
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Claudine Gay, presidente de Harvard, anunciou sua renúncia no começo deste ano, no dia 2 de janeiro. O anúncio veio semanas depois de o Conselho de Harvard afirmar que ela seria mantida no cargo, após questionamentos sobre suas respostas sobre combate a discurso de ódio nocampusem audiência pública no congresso americano.
Por que importa?
A nomeação de Claudine Gay como a primeira mulher negra na presidência foi um marco histórico para a instituição. A importância desse acontecimento reside na magnitude da instituição, já que Harvard é uma das universidades mais prestigiadas do mundo e está no centro de debates sobre liberdade de expressão e manifestação em ambientes universitários - particularmente acalorado em face do conflito entre Israel e Hamas. Sua renúncia alimenta o debate sobre pressões enfrentadas por mulheres e pessoas negras em posições de liderança, além de enfatizar também os desafios enfrentados por universidades em um contexto altamente polarizado.
Jovem da infância em campo de refugiados é eleito melhor estudante do mundo
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
Nhial Deng, nascido na Etiópia e refugiado por 11 anos em Kakuma, no Quênia, foi eleito o melhor estudante do mundo peloGlobal Student Prize 2023. Como fundador do Refugee Youth Peace Ambassadors, ele impactou 6 mil jovens e obteve uma bolsa integral na Universidade de Huron, no Canadá.
Por que importa?
Nhial exemplifica a resiliência de jovens refugiados e a transformação por meio da educação. Sua trajetória destaca a importância do apoio em iniciativas que visam democratizar o acesso à educação de qualidade.
Valorização de profissionais da educação é eixo da CONAE
(Português, 4 min, texto)
Resumo:
A Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 focará no tema “Valorização de profissionais da educação”. Essa conferência abordará a formação inicial e continuada de qualidade, piso salarial, carreira e condições para o exercício da profissão e saúde dos educadores. A Conae discutirá problemas e estratégias para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), com o tema central sobre a garantia da educação como direito humano e desenvolvimento socioambiental sustentável.
Por que importa?
A valorização dos profissionais da educação é crucial para a qualidade do ensino, impactando diretamente a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Discutir e melhorar as condições de trabalho dos educadores contribui para atrair e reter talentos no setor, elevando o padrão educacional. Além disso, reconhecer a importância dos professores na sociedade reforça o papel essencial da educação para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país. A Conae 2024 representa um passo importante para o futuro da educação no Brasil, buscando garantir justiça social e um sistema educacional mais sustentável e inclusivo.
Pesquisa
MEC vai na direção certa, mas fracassa no Ensino Médio e resultado é insatisfatório, diz pesquisador
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
João Marcelo Borges, da Fundação Getulio Vargas (FGV), faz sua própria análise do primeiro ano do Ministério da Educação de Camilo Santana. Como trunfos, destaca os avanços da Lei de Cotas, a resposta na crise de ataques às escolas e a reativação de obras paradas. Mas o ritmo de execução e as dificuldades na articulação do Ensino Médio também são criticadas.
Por que importa?
O artigo traz um bom resumo de tópicos importantes com a visão de um especialista em Educação. A amplitude dos tópicos debatidos ajuda a dar um panorama dos grandes desafios presentes na gestão do sistema educacional do país.
O que o Brasil ganha com o maior diagnóstico de educação na primeira infância
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está realizando um estudo abrangente sobre a educação na primeira infância, incluindo o Brasil e outros sete países. Esse estudo destaca a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, especialmente aquelas em situação de pobreza. A pesquisa envolve a coleta de dados por meio de questionários e interações com crianças, famílias e professores. Os resultados ajudarão a formular políticas públicas mais eficazes para a Educação Infantil, considerando as diversas realidades e contextos de vulnerabilidade.
Por que importa?
Esse estudo é crucial, pois pode evidenciar como as desigualdades socioeconômicas impactam o desenvolvimento infantil desde cedo, perpetuando ciclos de desvantagem. Compreender as diferenças no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças permite a criação de políticas públicas mais direcionadas e eficientes. A pesquisa também promove a inclusão de diversas realidades infantis, garantindo que as intervenções educacionais sejam mais equitativas. Além disso, ao participar desse estudo internacional, o Brasil se integra a uma rede global de conhecimento e práticas em Educação Infantil. Por fim, os resultados podem influenciar positivamente o futuro de muitas crianças, oferecendo-lhes melhores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
ANESP lança publicação sobre impactos da inteligência artificial na gestão pública
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) lançou uma coletânea de artigos intitulada “Inteligência Artificial e Gestão Pública: Mundo em Transformação”, contendo reflexões de membros da carreira de EPPGG e convidados sobre os impactos da IA na administração pública e na sociedade. Os textos abordam benefícios, riscos, regulamentação, influência política, futuro do trabalho e a possibilidade de um Estado mais centrado nas pessoas.
Por que importa?
Essa publicação oferece uma visão multifacetada sobre a IA na gestão pública. A coletânea destaca a necessidade de regulamentação e governança, enquanto explora os aspectos éticos e sociais dessa tecnologia emergente. Ao trazerinsightsde especialistas, a iniciativa visa contribuir para o avanço de políticas públicas e o desenvolvimento do país diante dos desafios e oportunidades trazidos pela IA.
Tecnologia
3 Education Innovations to Watch in 2024: Hint — it’s not just about skills and AI
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
Julia Freeland Fisher, diretora do Clayton Christensen Institute, fala sobre as suas expectativas para inovação educacional em 2024. Em sua visão, os três pontos mais relevantes são: inovações que tragam uma visão mais centrada no estudante para a conexão destes com carreiras, que valorizem organizações que ajudam os estudantes a navegar suas decisões nesse espaço e IA que ajude a fortalecer conversas e conexões humanas e não as substituir.
Por que importa?
O foco do trabalho de pesquisa da diretora está no desenvolvimento das redes de conexão dos alunos para que estes possam efetivamente acessar oportunidades. Muitas vezes, os aprendizados em escolas são necessários, mas não suficientes para que se rompam as bolhas que permitem os alunos efetivamente transformarem sua realidade social. Em um mundo onde discutimos ganhos de eficiência a partir do uso de máquinas para fazer papéis humanos, entender o valor das relações para transformação social se faz ainda mais importante.
HACB Podcast Series: Educação, Tecnologia e Conectividade na Rede Pública
https://www.youtube.com/watch?v=s2YSAgr26S8
(Português, 1h33, texto)
Resumo:
No 8º episódio da série depodcastsdo Harvard Alumni Club of Brazil, Thomaz Galvão, CEO interino da MegaEdu, e Duval Guimarães, diretor de Soluções Governamentais da EF Education First, se juntaram a Isabel Farah Schwartzman para discutir o tema "Educação, Tecnologia e Conectividade na Rede Pública". Durante a conversa, eles exploraram as possibilidades e os desafios que a integração da tecnologia e a expansão da conectividade podem trazer para a educação pública no Brasil, oferecendoinsightsvaliosos sobre como melhorar o sistema educacional do país.
Por que importa?
Esse episódio destaca questões cruciais para o futuro da educação no Brasil. A discussão sobre como a tecnologia e a conectividade podem ser aproveitadas de forma eficaz na rede pública de ensino é relevante para garantir que as oportunidades educacionais sejam mais acessíveis e de alta qualidade para todos os estudantes, independentemente de sua origem socioeconômica. Além disso, aborda a necessidade de adaptar a educação às demandas do mundo moderno, preparando os alunos para os desafios do século XXI.
Signs and Portents
(Inglês, 1 min, texto)
Resumo:
O texto de Ethan Mollick, professor da Universidade da Pensilvânia, traz um ótimo resumo sobre os avanços rápidos de IA no último ano e o que podemos esperar adiante. Já vemos efeitos práticos da IA em aumento de produtividade, principalmente para aqueles com esse indicador mais baixo. Também traz grandes exemplos no mundo educacional que começam a despontar. Mas indica os riscos, por exemplo, com o potencial para criação e divulgação de informações falsas.
Por que importa?
Como o autor indica, os avanços nessas tecnologias têm sido muito rápidos. Para que possamos nos adaptar, reduzindo os impactos negativos e nos apropriando dos positivos, temos que estar atentos às possibilidades e nos mobilizar de acordo.
Dona do ChatGPT diz que é impossível treinar IA só com domínio público; entenda
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O artigo doTecMundoaborda a declaração da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, afirmando ser impossível treinar modelos de linguagem avançados apenas com materiais de domínio público. A OpenAI argumenta que direitos autorais abrangem quase todas as formas de expressão humana, como livros, textos da internet, fotografias, códigos e documentos governamentais. Limitar o treinamento a materiais de domínio público restringiria significativamente a capacidade doschatbotsde criar conteúdo relevante e atual.
Por que importa?
A importância dessa declaração reside no fato de que o uso de materiais protegidos por direitos autorais é essencial para o desenvolvimento e aprimoramento de IAs como o ChatGPT. Isso levanta questões sobre os limites do uso de conteúdo protegido na formação de IA e os desafios legais associados, como os processos judiciais enfrentados pela OpenAI por supostamente utilizar materiais protegidos sem compensação ou autorização. Esse debate é crucial para o futuro da tecnologia de IA e seu impacto na sociedade e na indústria de conteúdo.
Duolingo cut 10% of its contractor workforce as the company embraces AI
(Inglês, 3 min, texto)
Resumo:
A companhia de ensino de idiomas Duolingo demitiu 10% de seus funcionários terceirizados, com parte desse total sendo atribuída ao uso de inteligência artificial para tradução e criação de conteúdo. A empresa também usa modelos de IA, como o GPT4 da OpenAI, para sua versãoPremiumcom umchatbotconversacional e como motor de personalização por meio de um modelo proprietário.
Por que importa?
Enquanto a IA permite novas possibilidades de interação e desenvolvimento de conteúdo em uma escala que não era anteriormente possível, também traz preocupações para determinadas profissões que são impactadas com as automatizações e aumento de produtividade. Monitorar onde esses impactos serão mais sentidos é importante para o desenvolvimento de políticas públicas e priorização do que e como devemos ensinar às gerações que estão passando pela escola ou que estão se readaptando à lógica de um mundo com tecnologias que evoluem rapidamente.
Empreendimentos Sociais
FAUBAI 2024 Conference Website
https://faubai2024.dryfta.com/
(Inglês, 1 min, texto)
Resumo:
A FAUBAI, associação brasileira dedicada à educação internacional, realizará seu evento anual entre os dias 20 e 24 de abril, em São Paulo. O encontro reunirá mais de 600 participantes de todo o mundo. Sendo o maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização do Ensino Superior, oCall for Contribution Proposalsestá aberto até o dia 9 de fevereiro.
Por que importa?
Essa iniciativa fortalece a internacionalização do Ensino Superior no Brasil. A FAUBAI não apenas proporcionanetworkinge capacitação para gestores, mas também amplia o alcance e o reconhecimento das instituições de ensino brasileiras no cenário global. Ao incentivar a participação em conferências e programas internacionais, contribui para a promoção da educação de qualidade no país, promovendo colaborações e intercâmbios de conhecimento em âmbito internacional.