📢MCV #36: Conectividade e formação de professores

Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.

Setor Público

MEC e agência de regulação do ensino superior anunciam mudanças no Fies e na educação a distância

https://www.estadao.com.br/educacao/mec-agencia-regulacao-ensino-superior-ead-fies-mudancas/

(Português, 3 minutos, Texto)



Resumo:

o Ministro Camilo Santana é entrevistado pelo Estadão. Na entrevista fala sobre a surpresa com as dificuldades na aprovação da Reforma do Ensino Médio, sobre a necessidade de uma regulação sobre os cursos de Ensino Superior mais forte, principalmente os cursos a distância, as dificuldades na aprovação dos repasses financeiros aos estados e municípios, dentre outros temas



Por que importa?

a entrevista resume, nas próprias palavras do ministro, sua visão sobre uma série de temáticas difíceis e fundamentais para os avanços na educação do país





Governo lança bolsa do ensino médio e vai pagar para aluno fazer o Enem

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/01/17/governo-lanca-bolsa-do-ensino-medio-e-vai-pagar-para-aluno-fazer-o-enem.htm

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

O governo federal lançou o programa "Pé de Meia", que oferece uma bolsa-auxílio para estudantes de escolas públicas durante os três anos do ensino médio. Além disso, o programa fornecerá um valor adicional para que esses estudantes possam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa tem como objetivo beneficiar 2,5 milhões de estudantes e terá um custo de R$ 7 bilhões apenas neste ano. Os valores serão depositados em poupanças em nome dos beneficiários, permitindo-lhes sacar parte do dinheiro durante o ano.



Por que importa?

Essa iniciativa do governo visa apoiar financeiramente os estudantes de escolas públicas, evitando evasão escolar e incentivando a participação no Enem. Isso pode contribuir para presença escolar e o aumento das oportunidades de ingresso no ensino superior.



Oportunidades



Inscrições - Access E2C - Mais Unidos

https://www.maisunidos.org/inscricoes-access-e2c/

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO), e em parceria com o Grupo +Unidos, selecionam 300 jovens para o programa Access E2C 2024 (English to Connect, Communicate, Catalyze), curso que promove o ensino do idioma para a população afro-brasileira e indígena. Os interessados devem residir no Brasil, ter entre 18 e 40 anos. As inscrições estão abertas até 1º de fevereiro.



Por que importa?

O inglês hoje é um marcador econômico e dominar a língua é importante para crescimento profissional e abertura de novas oportunidades.







2024 Opportunity Funds Graduate Application

https://form.jotform.com/240105333437648

(Inglês, 2 minutos, Texto)



Resumo:

As inscrições para o programa Oportunidades Acadêmicas Mestrado e Doutorado estão abertas. Este programa visa apoiar estudantes brasileiros que têm interesse em cursar o Mestrado ou Doutorado em uma universidade nos Estados Unidos, que são academicamente qualificados, mas não têm condições financeiras para arcar com o processo de candidatura. As inscrições encerram-se em 16/02/24.



Por que importa?

Programas de apoio à candidaturas viabilizam a possibilidade de acesso à centros de excelência no exterior para brasileiros que têm o desejo de se qualificar acadêmica e profissionalmente, mas não possuem recursos para isso.



Fundação Estudar oferece bolsas de estudos para graduação e pós

https://valor.globo.com/carreira/empregos-oportunidades/post/2024/01/fundacao-estudar-oferece-bolsas-de-estudos-para-graduacao-e-pos.ghtml

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o programa "Líderes Estudar", que concede bolsas de estudos de até 95% em universidades no Brasil e no exterior. Em edições anteriores, o programa financiou os estudos de estudantes brasileiros em instituições de prestígio internacional, como Harvard, Stanford, Yale e MIT.



Por que importa?

Este programa da Fundação Estudar procura promover oportunidades de educação superior para estudantes brasileiros, especialmente em universidades de renome mundial. As bolsas de estudo oferecidas podem aliviar o ônus financeiro da educação superior e permitir que mais estudantes alcancem seus objetivos acadêmicos e profissionais.



Brasil on Campus está com inscrições abertas”

https://fundacaolemann.org.br/noticias/brasil-on-campus-esta-com-inscricoes-abertas

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

O programa Brasil on Campus (BoC), promovido pela Fundação Lemann, reúne estudantes brasileiros em algumas das universidades mais renomadas do mundo para promover o impacto social. Atualmente, conta com uma comunidade de mais de 100 membros, incluindo bolsistas da Fundação Lemann e outros estudantes com interesses semelhantes. O programa busca fortalecer o senso de comunidade entre esses estudantes, proporcionando oportunidades de crescimento pessoal e conexão.



Por que importa?

O Brasil on Campus desempenha um papel no desenvolvimento de futuras lideranças brasileiras comprometidas com o impacto social. Ao reunir estudantes em universidades de prestígio internacional, o programa cria uma rede de líderes em potencial que podem contribuir significativamente para o progresso social do Brasil. Além disso, o programa enfatiza a importância da equidade e diversidade, promovendo a formação de líderes antirracistas e incentivando a troca de experiências que podem gerar transformações sociais no país.





Sala de Aula



O desafio de formar professores de qualidade

https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/01/6785622-o-desafio-de-formar-professores-de-qualidade.html

(Português, 3 minutos, Texto)



Resumo:

o artigo de opinião de Heloisa Morel, diretora executiva do Instituto Península e Haroldo Corrêa Rocha, coordenador geral do Movimento Profissão Docente destaca a urgência de se repensar a formação de professores no Brasil. Dentre os desafios, uma formação afastada das práticas pedagógicas e com uma quantidade enorme de cursos a distância de baixa qualidade para a formação em licenciaturas e pedagogia. Na opinião dos autores, portanto, urge a concepção e implementação de uma política nacional de formação Inicial de Professores para educação básica com maior foco prático, garantia de financiamento às Instituições de Ensino Superior, financiamento de bolsas aos alunos e estágios supervisionados



Por que importa?

se há grande variação em resultados de estudos em educação ao redor do mundo, um fator emerge como consenso: a qualificação dos professores é fundamental para que tenhamos resultados adequados em um sistema educacional. Entretanto, essa é uma área muito frágil em nosso país, com um "apagão docente" como ilustrado por Antônio Gois na última edição do MCV e baixa qualidade na formação docente como ilustrado nesse artigo







Should schools ban cellphones?

https://www.usatoday.com/story/news/education/2024/01/02/should-schools-ban-cellphones/72012262007/

(Inglês, 2 minutos, Texto)



Resumo:

a partir do banimento de aparelhos celulares em mais um distrito americano, no caso, Flint, o artigo explora a discussão no entorno dessas normas. o impacto negativo dos celulares na saúde mental e proficiência acadêmica de estudantes têm atingido quase um consenso. Relatório do ano passado da Unesco sugeriu um banimento global dos aparelhos. 13% dos países já têm leis que banem aparelhos. Redução de distrações, cyberbullying e mais interações sociais são citadas como elementos positivos. No entanto, a praticidade de garantir o cumprimento das normas e leis, desigualdade na aplicação das regras (que tendem a ser mais restritivas em escolas com mais minorias ou alunos de baixa renda) e a necessidade de uso para comunicação durante emergências são pontos que dificultam o banimento



Por que importa?

apesar do quase consenso, não há evidências concretas de que o celular é o real culpado dos problemas que temos encontrado com jovens. Acompanhar os banimentos e entender os resultados que emergem daí, é algo fundamental para que entendam-se as boas práticas. Se parece por um lado, que estamos exagerando no uso contínuo de telas, por outro lado, tentar desenvolver capacidade de autorregulação nos estudantes pode ser um caminho relevante que o banimento total pode dificultar. Afinal, na vida adulta, dificilmente haverá algo análogo. Como essencialmente qualquer política pública, analisar as nuances é fundamental para que as boas práticas possam ser encontradas e adaptadas aos contextos locais





Por que crianças e adolescentes vítimas de bullying têm dificuldade em pedir ajuda?

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2024/01/16/por-que-criancas-e-adolescentes-vitimas-de-bullying-tem-dificuldade-em-pedir-ajuda.ghtml

(Português, 3 minutos, Texto)



Resumo:

O presidente Lula sancionou recentemente uma lei incluindo bullying e cyberbullying no Código Penal, tratando-os como crimes hediondos com penas severas. Nesse episódio do podcast 'O Assunto', Natuza Nery entrevista Patrícia Peck, especialista em direito digital, e Gustavo Estanislau, especialista em psiquiatria da infância e adolescência. Ambos destacam a importância dessa lei para a saúde mental de crianças e adolescentes, enfatizando a necessidade de prevenção e conscientização.



Por que importa?

Bullying e o cyberbullying são questões que precisam de um amplo debate para ser endereçado desde cedo na jornada educacional de uma criança ou jovem, já que podem levar a problemas de longo prazo, como ansiedade e depressão, afetando a capacidade dos jovens de se engajar em empregos e se sentir bem-sucedido na vida adulta.





10 materiais gratuitos para educação antirracista

https://porvir.org/10-materiais-gratuitos-educacao-antirracista/

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

O site Porvir divulgou uma lista dos 10 materiais mais acessados em 2023 na biblioteca digital antirracista do Projeto Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica, organizado a partir do acervo bibliográfico do CEERT. Os recursos incluem jogos, práticas pedagógicas e estudos sobre igualdade racial e equidade na educação básica.



Por que importa?

A disponibilização de materiais educativos sobre igualdade racial e equidade na educação básica é crucial para promover a conscientização e o combate ao racismo desde os primeiros anos escolares. A biblioteca digital antirracista do Projeto Anansi oferece uma variedade de recursos, incluindo jogos e práticas pedagógicas, que são essenciais para educadores e alunos entenderem e valorizarem a diversidade cultural e histórica.





Pesquisa



Dyslexia and the Developing Brain

https://magazine.hms.harvard.edu/articles/dyslexia-and-developing-brain

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

O artigo da professora Nadine Gaab, associada ao departamento de Educação de Harvard, publicado na revista de medicina de Harvard no final de 2023 aborda a complexidade da dislexia, um transtorno de aprendizagem baseado na linguagem. O texto aborda o histórico da dislexia, desafios no diagnóstico e avanços recentes na compreensão de sua base neural. Pontos chave incluem a importância da consciência fonológica, o papel de diferentes regiões cerebrais na leitura e a relevância da intervenção precoce. Também aborda pesquisas indicando diferenças estruturais no cérebro de pessoas com dislexia, ressaltando o impacto da identificação e intervenção precoces na melhoria da leitura e saúde mental.



Por que importa?

Pesquisa como as da professora Nadine são fundamentais para compreender as diferenças cerebrais envolvidas na dislexia e assim levar a melhores estratégias de ensino e aprendizagem, beneficiando diretamente os indivíduos afetados. Além disso, aumenta a conscientização sobre os desafios enfrentados por pessoas com dislexia, promovendo uma maior inclusão e apoio na educação e na sociedade.





Tecnologia

AI chatbots to revolutionize education and tutoring, says Khan Academy founder

https://www.nytimes.com/2024/01/11/technology/ai-chatbots-khan-education-tutoring.html?searchResultPosition=1

(Inglês, 3 minutos, Texto)



Resumo:

artigo do NY Times resume o entusiasmo mas também a cautela necessária com tutores de Inteligência Artificial. Inicia com falas de Salman Khan, criador da Khan Academy que, recentemente lançou o Khanmigo. Traz ainda outros exemplos como Duolingo e empresas como Sizzle e Ethiqly, criadas por ex-executivos relevantes de startups do Vale do Silício, ilustrando como o entusiasmo tem se criado no entorno das possibilidades com o uso de Inteligência Artificial. Mas também ilustra os riscos como vieses, alucinações, distrair de intervenções mais comprovadas centradas em ações de humanos (como acesso a pré-escola), problemas com privacidade ou propriedade intelectual



Por que importa?

como a maior partes das tecnologias, a Inteligência Artificial tem grande potencial positivo, mas exige cautela para que mitiguemos os riscos. O artigo faz um bom trabalho em resumir os dois lados dessa história que irá evoluir muito ao longo desse ano que se inicia







AI, Robots, and Chatbots in 2024

https://www.nytimes.com/2024/01/08/technology/ai-robots-chatbots-2024.html?searchResultPosition=2

(Inglês, 4 minutos, Texto)



Resumo:

artigo traz as apostas para os avanços de Inteligência Artificial para o ano de 2024. Dentre estes estão avanços na criação de vídeos de forma instantânea, chatbots multimodais (ou seja, chatbots que podem interagir com diferentes formas de mídia como textos, áudio, imagens, vídeos...), evoluções na forma de "raciocinar", evolução dos "agentes de IA" (ferramentas para as quais podemos definir objetivos e têm mais autonomia para atuar inclusive entre diferentes softwares) e conexão de IAs mais avançadas com robôs capazes de performar no mundo físico



Por que importa?

acompanhar as tendências nas novas tecnologias nos permite navegar um mundo de incertezas e complexidades por meio de ajustes contínuos de nossas expectativas. Enquanto precisamos ser capazes de filtrar o "hype", é essencial também entender quão rápido as mudanças têm ocorrido. Com isso podemos ajustar nossa forma de atuação seja no desenvolvimento de produtos e serviços, seja na criação e execução de políticas públicas ou ações de impacto social







Un-personalised Learning

https://drphilippahardman.substack.com/p/un-personalised-learning?utm_source=profile&utm_medium=reader2

(Inglês, 2 minutos, Texto)



Resumo:

Dr. Philiippa Hardman faz uma provocação fundamental: personalização não é o único caminho de avanço. Com a IA ganhando espaço, abordagens de tutoria 1:1 por máquinas ganham espaço em nossas falas, no entanto, há muito o que se ganhar com trocas entre pessoas em termos cognitivos, não cognitivos e na própria aprendizagem de conteúdo. A autora dá algumas ideias de como a IA pode ajudar no design de experiências de aprendizagem "comunais" como, por exemplo, como parceira para definição de coortes de aprendizagem por meio da análise de dados sobre os alunos, parceiro de brainstorm de grupos de alunos, formação de grupos baseada também em seus interesses, parceiro para encenação de eventos históricos para discussão



Por que importa?

educação é um elemento cultural, portanto é possível que abordagens que foquem apenas na personalização não funcionem tão bem em todos os contextos. Além disso, como sempre, múltiplas abordagens podem ajudar os alunos a concretizarem a compreensão de um conceito. E interações entre humanos são necessárias para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. IA tem espaço também para experiências de aprendizagem comunais e é importante, mesmo com mais experiências personalizadas, ter momentos de aprendizagem conjunta







Jogo sobre tradições indígenas e defesa da Amazônia é lançado por pesquisadores; veja como baixar

https://almapreta.com.br/sessao/cultura/jogo-sobre-tradicoes-indigenas-e-defesa-da-amazonia-e-lancado-por-pesquisadores-veja-como-baixar/

(Português, 3 minutos, Texto)



Resumo:

O jogo "Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá", desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos, alia as tradições do povo Maraguá da Amazônia e a defesa do meio ambiente. O jogo narra a jornada de um jovem indígena passando por rituais de maturidade e integra elementos culturais e políticos Maraguá. Destina-se a estudantes e educadores, com foco em alfabetização e letramento interdisciplinar, incluindo lendas indígenas e temas de sustentabilidade.



Por que importa?

Este jogo é importante por promover a conscientização sobre as tradições indígenas e a preservação da Amazônia, dois temas cruciais na atualidade. Ao proporcionar uma experiência educativa interativa, ele facilita o aprendizado e o engajamento de jovens com questões ambientais e culturais. Além disso, contribui para a valorização e preservação da cultura indígena, oferecendo uma perspectiva mais rica e diversificada da história e dos desafios enfrentados pelos povos originários.







Os 16 que faltam para um Brasil conectado.

https://www.estadao.com.br/opiniao/espaco-aberto/os-16-que-faltam-para-um-brasil-conectado/

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

A pesquisa da TIC Domicílios mostrou que 16% da população brasileira, ou 29 milhões de pessoas, não tiveram acesso à internet em 2023. Esta discrepância é ainda maior em zonas rurais e entre as classes D e E. Muitos brasileiros dependem exclusivamente do acesso móvel à internet, com limitações de dados e falta de banda larga fixa. As redes comunitárias surgem como uma solução alternativa, oferecendo conectividade em áreas socialmente vulneráveis. Anatel reconhece a importância dessas redes, incluindo-as em sua agenda regulatória.



Por que importa?

Este artigo destaca a questão crítica da exclusão digital no Brasil, um desafio significativo em um país de grandes disparidades socioeconômicas. A emergência das redes comunitárias como uma solução potencial para a inclusão digital sublinha a necessidade de abordagens inovadoras e colaborativas para enfrentar as desigualdades no acesso à internet. Isso é crucial para garantir que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades para acessar informações, serviços e participar plenamente na sociedade digital.







Building an AI Steering Committee in One of the Largest Public School Districts in the Nation

https://www.magicschool.ai/blog-posts/building-an-ai-steering-committee-in-one-of-the-largest-public-school-districts-in-the-nation

(Inglês, 2 minutos, Texto)



Resumo:

Nesta entrevista, Antonio Vigil, que atua como diretor de tecnologias em uma rede de escolas públicas no Colorado, Estados Unidos, explica o processo de criação de um comitê diretor para explorar a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação. O comitê, formado por um grupo com 9 membros, inclui representantes da gestão escolar, estudantes e professores; e tem como objetivo principal elevar o conhecimento sobre IA entre os educadores, visando reformular o processos de ensino-aprendizagem. As iniciativas do comitê incluem programas de formação continuada para professores e a elaboração e monitoramento de um conjunto indicadores-chave de desempenho, que se concentram em três áreas principais: 1) ética, 2) engajamento e 3) usabilidade. Essas medidas visam a incorporação eficaz da IA nas práticas educacionais, buscando aprimorar os resultados acadêmicos dos alunos.



Por que importa?

Para garantir o sucesso na implementação de Inteligência Artificial (IA) em redes de ensino, é necessário considerar diversos fatores. A criação de um comitê diretor, que inclua representantes de diferentes áreas do contexto escolar, é fundamental para promover um diálogo efetivo e estabelecer uma visão unificada sobre como a IA deve ser integrada no contexto educacional.







Artists Are Learning to Use Artificial Intelligence. Are Art Dealers Ready?

https://www.nytimes.com/2023/12/28/arts/design/artists-artificial-intelligence.html

(Inglês, 3 minutos, Texto)



Resumo:

o artigo de opinião do crítico de arte Jason Farago entra na discussão sobre o papel da criatividade humana com a evolução da Inteligência Artificial. Uma série de "criações" de IA como a música gerada a partir de uma "parceria" entre Drake e Weeknd tem suscitado o debate sobre o que é criatividade, se a IA consegue reproduzi-la de alguma maneira e o que, filosoficamente, isso significa para humanidade. A visão do crítico entretanto é que existe um problema anterior, de nós mesmos estarmos nos simplificando a parâmetros replicáveis algoritmicamente. Em sua visão, temos uma baixa expectativa sobre nossa própria capacidade de criar



Por que importa?

a criatividade é entendida por muitos como uma característica distintamente humana. Entretanto, vemos a IA cada vez mais replicando ações que são consideradas por algumas pessoas, criativas. Uma forma de olhar essa questão, apresentada nesse artigo de opinião, é refletir sobre o que de fato nos torna distintamente humanos, nos aliarmos às possibilidades geradas pelas máquinas e desenvolvermos capacidades de criar de formas novas



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Episode 6: Sam Altman

https://www.youtube.com/watch?v=PkXELH6Y2lM

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

No sexto episódio do podcast "Unconfuse Me", Bill Gates entrevista Sam Altman, CEO da OpenAI, para discutir o futuro da inteligência artificial (AI) e o papel da humanidade neste cenário. Eles exploram as direções futuras da AI e as implicações para a sociedade.



Por que importa?

Este episódio aborda o impacto crescente da AI e suas possíveis trajetórias futuras, um tópico crucial para a compreensão da evolução tecnológica e seu impacto na sociedade. A conversa entre dois influentes líderes tecnológicos oferece insights profundo e como isso afeta não apenas a tecnologia, mas também as interações humanas, a adaptação social e a busca de propósito na era da inteligência artificial avançada.







A inteligência artificial deveria fazer o Brasil pensar sobre o seu futuro

https://epocanegocios.globo.com/colunas/coluna/2024/01/a-inteligencia-artificial-deveria-fazer-o-brasil-pensar-sobre-o-seu-futuro.ghtml

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

O artigo discute a necessidade do Brasil refletir sobre seu futuro diante do avanço da inteligência artificial (AI). Enfatiza a importância de adaptar políticas educacionais e econômicas para preparar a sociedade para as transformações trazidas pela AI, visando não apenas acompanhar, mas também contribuir ativamente para esse campo em expansão.



Por que importa?

Este tópico é crucial pois ressalta a urgência de países como o Brasil se posicionarem frente às rápidas mudanças tecnológicas globais. Destaca a necessidade de reformas em educação e economia para garantir competitividade e inovação, abordando a AI não apenas como um desafio, mas também como uma oportunidade para o desenvolvimento.



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Back to School with Generative AI: A FAQ for Schools and Universities

https://leonfurze.com/2024/01/10/back-to-school-with-generative-ai-a-faq-for-schools-and-universities/

(Inglês, 2 minutos, Texto)



Resumo:

Leon Furze, especialista no uso de IA em educação, faz um ótimo resumo sobre como se preparar para o retorno às aulas garantindo diretrizes claras para o uso de IA. Fala sobre recursos, como por exemplo o Framework para uso de IA do governo australiano, o primeiro que dá diretrizes bem concretas sobre o uso ético dessas ferramentas em escolas, quais são ferramentas a serem utilizadas, quais as considerações éticas necessárias, como desenvolver suas próprias diretrizes e o que fazer sobre avaliações



Por que importa?

com os rápidos avanços dessas ferramentas nas escolas, ter formas de refletir e direcionar os usos adequados é fundamental para que alunos e professores possam extrair o máximo dos benefícios e possam se tornar proficientes no uso de IA, algo que será cada vez mais importante em nosso mundo







Agent on attack: What went wrong with my chatbot? - BBC News

https://www.bbc.com/news/business-67977967?utm_source=bensbites&utm_medium=newsletter&utm_campaign=daily-digest-agent-on-attack

(Inglês, 2 minutos, Texto)



Resumo:

o FMI publicou análise na qual afirma que 40% das profissões sofrerão algum impacto de Inteligência Artificial nos próximos anos. Porém esse impacto será heterogêneo com variáveis como geografia, tipo de trabalho e produtividade atual do trabalhador sendo relevantes para ilustrar se impactos serão positivos ou negativos para cada indivíduo



Por que importa?

o que o FMI recomenda é que governos se organizem para terem redes sociais de assistência que permitam apoio durante a transição econômica que devemos com a introdução massiva dessas ferramentas no mercado de trabalho. Somente assim podemos aproveitar os benefícios enquanto evitamos os problemas que um aumento de desigualdade podem gerar



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OpenAI proíbe uso de ChatGPT em campanhas eleitorais

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/openai-proibe-uso-de-chatgpt-em-campanhas-eleitorais,f5c0d87d1204be60c6568afe9165e8a3kkf4zj59.html

(Português, 2 minutos, Texto)



Resumo:

A OpenAI anunciou a proibição do uso de suas tecnologias, como ChatGPT e Dall-E, em campanhas eleitorais. A decisão visa prevenir a disseminação de desinformação e proteger o processo democrático. A OpenAI também planeja implementar ferramentas para detectar imagens geradas por IA e direcionar perguntas eleitorais para fontes confiáveis.



Por que importa?

Esta medida reflete a preocupação crescente com o impacto da IA na integridade das eleições e na disseminação de desinformação. A decisão da OpenAI destaca a importância de regulamentar e monitorar o uso de tecnologias avançadas em contextos políticos sensíveis.





Empreendimentos Sociais



Filantropia como catalisador para o empoderamento integral da juventude negra

https://www1.folha.uol.com.br/blogs/politicas-e-justica/2024/01/filantropia-como-catalisador-para-o-empoderamento-integral-da-juventude-negra.shtml

(Português, 3 minutos, Texto)



Resumo:

O artigo discute a importância da filantropia estratégica como catalisador para o empoderamento da juventude negra, focando em como ela pode ser uma força transformadora na sociedade. Guibson Trindade e André Santos, especialistas na área, destacam os desafios da juventude negra em relação ao trabalho e estudo, enfatizando a necessidade de investimentos em educação e programas de desenvolvimento de habilidades. Eles também ressaltam o papel da filantropia em fomentar a saúde mental, o bem-estar e a representatividade negra, sugerindo a música "Passarinhos" de Emicida para reflexão.



Por que importa?

Este artigo é significativo por enfatizar como a filantropia pode ser uma ferramenta eficaz para promover a equidade racial e social. Ao destacar a necessidade de investimentos educacionais e de desenvolvimento de habilidades na juventude negra, ele propõe soluções concretas para desafios de longa data. Além disso, ao abordar questões de saúde mental e representatividade, o artigo amplia o entendimento sobre o suporte integral necessário para o empoderamento da juventude negra. Ele também inspira outras organizações e indivíduos a se engajarem em ações filantrópicas focadas e efetivas.