📢MCV #39: Tecnologia na educação e uso de celular nas escolas
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.
A semana foi marcada por importantes discussões sobre a integração da tecnologia na educação e o impacto das políticas relacionadas ao uso de dispositivos eletrônicos nas escolas. No âmbito internacional, a reunião do G20, em Brasília, destacou a defesa do Brasil por uma infraestrutura pública digital inclusiva. O Relatório Edutec, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) reforça essa visão, uma vez que mostra que 81% dos gestores escolares veem melhorias na educação com tecnologia digital, mas 46% não têm programas para integrá-la às práticas pedagógicas. Já no cenário nacional, medidas como a proibição do uso de celulares nas escolas municipais do Rio de Janeiro e o bloqueio do acesso a redes sociais e sites de notícias nas escolas estaduais de São Paulo refletem uma preocupação crescente com o bem-estar dos alunos e a eficácia do ambiente educacional. Essas iniciativas visam promover uma interação mais saudável entre os estudantes e direcionar o uso da tecnologia para atividades pedagógicas relevantes, evidenciando a necessidade de políticas mais adequadas à realidade cotidiana das escolas.
Setor Público
The Closers: 10 Leaders Who Finished the Job in 2020
https://time.com/collection/closers/
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
"The Closers", da revista TIME, destaca 18 pessoas, incluindo a brasileira Adriana Barbosa, CEO da Pretahub e da Feira Preta, que estão trabalhando para eliminar a disparidade de riqueza racial. Essas pessoas são reconhecidas por seus esforços para promover igualdade econômica e combater as desigualdades que perpetuam a disparidade de riqueza entre raças.
Por que importa?
Essa iniciativa é importante pois coloca em destaque líderes dedicados a resolver um problema sistêmico crucial, oferecendo visibilidade e apoio às suas missões. A inclusão de Adriana Barbosa mostra o reconhecimento global das contribuições brasileiras para essa causa importante.
Gestão defende infraestrutura pública digital confiável e inclusiva em reunião do G20
https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/gestao-defende-infraestrutura-publica-digital-confiavel-e-inclusiva-em-reuniao-do-g20
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
A reunião do G20, em Brasília, destacou a defesa do Brasil por uma infraestrutura pública digital inclusiva e confiável, com foco em identificação digital e compartilhamento seguro de dados. Esse esforço visa melhorar a prestação de serviços públicos e promover a inclusão digital.
Por que importa?
O debate sobre infraestrutura pública digital representa um passo significativo em direção à modernização e eficiência dos serviços públicos, além de reforçar o compromisso com a inclusão digital e a equidade no acesso aos serviços, essenciais para a integração social e econômica na era digital.
Over Half a Billion Children Missing from Education Data: UNESCO
https://www.linkedin.com/pulse/over-half-billion-children-missing-from-education-data-unesco-rwmhe/
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
A UNESCO está realizando sua primeira Conferência Global sobre Dados e Estatísticas da Educação, destacando a urgência em melhorar a coleta e análise de dados educacionais para fortalecer os sistemas de educação mundialmente. Com mais da metade dos países sem medições adequadas do aprendizado infantil, cerca de 680 milhões de crianças estão invisíveis em termos de desempenho educacional. A conferência visa desenvolver soluções práticas e econômicas para fechar essas lacunas de dados e avançar em direção aos objetivos de desenvolvimento sustentável na educação.
Por que importa?
Essa conferência é crucial para identificar e implementar métodos mais eficazes de monitoramento educacional, garantindo que as políticas possam ser direcionadas de forma mais precisa para melhorar globalmente os resultados de aprendizagem. A ação da UNESCO em estabelecer metas nacionais e benchmarks para a educação é um passo significativo para utilizar dados no aprimoramento das políticas educacionais, visando a um futuro no qual todas as crianças tenham seu aprendizado reconhecido e maximizado.
Oportunidades
Palestras Inclusivas
https://mailchi.mp/fundacaodorina/palestrasinclusivas
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
O projeto "Palestras Inclusivas - Transmitir para Transformar e Incluir", da Fundação Dorina Nowill para Cegos, oferecerá 40 palestras on-line destinadas a professores e educadores de São Paulo. Os temas abrangem tecnologias assistivas, audiodescrição, deficiência visual e a relação entre família e escola, visando capacitar profissionais da educação para melhor atender às necessidades de alunos com deficiência visual.
Por que importa?
Esse projeto promove a inclusão e acessibilidade no ambiente educacional, equipando educadores com conhecimentos e ferramentas para apoiar efetivamente o aprendizado de alunos com deficiência visual, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
Sala de Aula
Tecnologia como ferramenta para potencializar processos na gestão escolar
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/opiniao/lia-glaz/tecnologia-como-ferramenta-para-potencializar-processos-na-gestao-escolar,20740a1000618c1177ecf449316cb12cjvmgl4io.html
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
A digitalização da gestão escolar, como destacado por Liz Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, é fundamental para melhorar a qualidade da educação, permitindo comunicação eficiente, análise de dados e ambientes de ensino colaborativos.
Por que importa?
O Relatório Edutec do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) mostra que 81% dos gestores escolares veem melhorias na educação com tecnologia digital, mas 46% não têm programas para integrá-la às práticas pedagógicas. Ainda há um longo caminho para a integração tecnológica completa nas práticas pedagógicas, apesar do reconhecimento de seu potencial por gestores escolares. Avanços como o Diário Escolar Digital, em Minas Gerais, exemplificam os benefícios dessa transformação, promovendo eficiência operacional e inclusão digital.
Governo de São Paulo veta redes sociais em wi-fi de professores e funcionários das escolas
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O governo de São Paulo decidiu ampliar a proibição do acesso a redes sociais via wi-fi nas escolas, agora incluindo também professores e funcionários. A medida, que visa melhorar o foco e o aprendizado dos alunos ao minimizar distrações, já estava em vigor para os estudantes. Essa ação reflete uma tendência crescente de restrições ao uso de celulares em ambientes escolares, em linha com recomendações internacionais.
Por que importa?
A medida de restringir o uso de dispositivos móveis e redes sociais em ambientes educacionais levanta uma reflexão importante: enquanto se busca proteger a saúde mental dos jovens e melhorar o desempenho acadêmico, também é fundamental considerar o desenvolvimento de habilidades digitais críticas para o futuro. Encontrar um equilíbrio que permita aos alunos aproveitar os benefícios da tecnologia, sem os efeitos prejudiciais do uso excessivo, é um desafio que exige um diálogo contínuo entre educadores, alunos e a sociedade.
Alunos da rede municipal do Rio não podem usar celular dentro do colégio, nem mesmo no intervalo
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/02/05/alunos-da-rede-municipal-do-rio-nao-podem-usar-celular-dentro-do-colegio-nem-mesmo-no-intervalo.ghtml
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
Os alunos da rede pública municipal do Rio de Janeiro estão proibidos de usar celulares dentro do colégio, incluindo durante o intervalo, em uma medida que recebeu apoio dos responsáveis após consulta pública em 2023. Exceções são feitas para alunos com deficiência ou condições de saúde especiais, além de autorização expressa do professor para fins pedagógicos. A proibição vem em resposta a estudos internacionais que apontam o uso excessivo da tecnologia como prejudicial para a convivência e interação entre os alunos.
Por que importa?
Essa medida reflete uma preocupação crescente com o bem-estar dos alunos e a qualidade do ambiente escolar, buscando promover uma interação mais saudável e construtiva entre os estudantes. Além disso, evidencia a necessidade de conscientização sobre os impactos negativos do uso excessivo de celulares e mídias sociais na saúde mental e no processo educativo. Ao limitar o acesso às telas, as escolas buscam priorizar o aprendizado, a convivência e o desenvolvimento integral dos estudantes, alinhando-se a recomendações de organizações internacionais como a Unesco.
Governo de SP bloqueia acesso a redes sociais e sites de notícias em escolas
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/governo-de-sp-bloqueia-acesso-a-redes-sociais-e-streamings-em-escolas-estaduais-veja-apps-proibidos/
(Português, 5 minutos, Texto)
Resumo:
O governo de São Paulo implementou o bloqueio do acesso a redes sociais e aplicativos de streaming nas escolas estaduais, incluindo plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e Netflix. Essa medida, que já estava em vigor para os alunos desde o ano passado, agora também abrange a parte administrativa das escolas. O objetivo declarado é otimizar a infraestrutura tecnológica para promover o desenvolvimento pedagógico dos estudantes.
Por que importa?
Essa restrição visa criar um ambiente de aprendizado mais focado e produtivo, minimizando distrações e o uso excessivo de tecnologia durante o período escolar. Ao priorizar o uso da infraestrutura tecnológica para fins educacionais, o governo busca garantir que os recursos disponíveis sejam direcionados para atividades pedagógicas relevantes, contribuindo para o ambiente escolar e o desempenho acadêmico dos alunos.
Escolas agora têm que exigir antecedentes criminais de professores
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
A nova Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, sancionada pelo presidente Lula, exige que escolas públicas e privadas em todo o Brasil solicitem a certidão de antecedentes criminais de professores e funcionários a cada seis meses. A medida visa proteger crianças e adolescentes da violência no ambiente escolar, especialmente em resposta ao aumento dos ataques a escolas nos últimos anos. A exigência da certidão tem o objetivo de garantir a segurança das crianças, embora as escolas devam avaliar individualmente cada caso para evitar discriminação e garantir o cumprimento da lei de forma adequada.
Por que importa?
A nova lei visa proteger crianças e adolescentes de possíveis ameaças e abusos no ambiente escolar, garantindo um espaço seguro e saudável para o desenvolvimento educacional. Ao exigir a certidão de antecedentes criminais, as escolas podem evitar a contratação de profissionais que representem um risco para os alunos. No entanto, é crucial que as instituições ajam com sensibilidade e bom senso ao avaliar os casos, para evitar discriminação e garantir que a medida seja aplicada de forma justa e equitativa. A implementação eficaz dessa política pode contribuir significativamente para a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes nas escolas.
Escolas fecham o cerco ao uso do celular e aumentam proibição na volta às aulas
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O artigo da Folha dá diversos exemplos práticos de iniciativas de redução do uso de celular tanto em escolas públicas como privadas. Desde proibições estritas, como no caso do município do Rio de Janeiro, até bloqueios via rede, como no estado de São Paulo, passando pelo uso de combinados e elementos físicos que restringem acesso aos equipamentos como caixas.
Por que importa?
A tendência da restrição do uso de tecnologias é forte e a reportagem dá cor a como isso está se dando em várias escolas. Entender os efeitos práticos no cotidiano das escolas importa para que se chegue a políticas mais adequadas à realidade cotidiana
What Educators Need to Know About Generation Alpha
https://www.edsurge.com/news/2024-02-02-what-educators-need-to-know-about-generation-alpha
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
O artigo traz as visões de Jessica Kato, formadora de professores no estado americano do Havaí, sobre a chamada Geração Alfa, com jovens nascidos a partir de 2010. Apesar de o contexto ser bastante diferente do brasileiro, alguns dos paralelos geracionais são relevantes. Essa é uma geração impactada diretamente em sua formação pela Covid-19 e que já nasceu imersa em um mundo de telas. Com isso, existem aspectos muito desafiadores, mas Jessica propõe formas de aproveitar o que há de forças nessa geração, como sua curiosidade, busca por conexão, capacidade de empatia e busca por mudança.
Por que importa?
Toda geração traz desafios particulares. Entender as mudanças pelas quais as gerações mais novas estão passando nos permite adaptar nossa forma de ensinar e aprender. Em particular, uma escola para adolescentes deve ser capaz de se adaptar aos desafios específicos de forma contínua, visto que essa é uma fase na qual os alunos em si estão se transformando tanto. Assim, com essa geração chegando a essa fase, as escolas precisam entender como acolhê-los.
Pesquisa
Maternidade ainda é grande dilema para mulheres que ambicionam cargos de liderança
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O dilema em torno da maternidade continua a ser uma questão significativa para mulheres que aspiram a cargos de liderança. Larissa Cruvinel, escritora, enfrentou essa reflexão após uma série de eventos desafiadores em sua vida, optando por não ter filhos biológicos, mas considerando a adoção. Seu livro, "A Serenidade da Renúncia", surgiu dessa jornada, explorando as decisões autênticas das mulheres em relação à maternidade. Outras mulheres líderes, como Monalisa Gomes e Cristina Pinho, compartilham experiências de equilibrar maternidade e carreira, destacando a importância do apoio dos parceiros e a necessidade de uma divisão mais equitativa das responsabilidades domésticas.
Por que importa?
O debate sobre maternidade e carreira é essencial, especialmente para mulheres em cargos de liderança, pois influencia suas escolhas pessoais e profissionais. As histórias de Cruvinel, Gomes e Pinho ilustram os desafios enfrentados pelas mulheres ao navegar entre esses papéis, destacando a importância do apoio familiar e da igualdade de gênero. A persistente disparidade na divisão das responsabilidades domésticas, como evidenciado pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca a necessidade contínua de mudanças sociais e políticas para criar um ambiente mais inclusivo e equitativo para mulheres em todas as esferas da vida.
Tecnologia
Creating video from text
(Inglês, texto)
Resumo:
A OpenAI lançou o Sora, um avançado modelo de inteligência artificial capaz de criar vídeos realistas e imaginativos a partir de instruções em texto. Utilizando uma arquitetura de modelo de difusão e técnicas semelhantes às empregadas em modelos GPT e DALL·E 3, o Sora consegue gerar vídeos de até um minuto de duração, mantendo qualidade visual e fidelidade às diretrizes do usuário. Além disso, o Sora pode animar imagens estáticas, estender vídeos existentes e preencher quadros faltantes, demonstrando uma capacidade versátil que promete impactar diversas áreas, desde a criação de conteúdo digital até a resolução de problemas práticos e científicos.
Por que importa?
O lançamento do Sora é significativo não apenas por sua capacidade de gerar conteúdo visual a partir de texto, mas também pelo potencial que representa no avanço rumo à Inteligência Artificial Geral (AGI). Ao simular e entender o mundo real, modelos como o Sora abrem novas possibilidades para a criatividade humana, além de oferecerem soluções inovadoras para problemas complexos que exigem compreensão visual e interativa. Como um marco na evolução da inteligência artificial, o Sora pode impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas mais sofisticados, contribuindo para uma ampla gama de aplicações em diversos setores da sociedade.
New York Times is using generative AI to help automate mundane tasks
https://www.theverge.com/2024/1/30/24055718/new-york-times-generative-ai-machine-learning
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
O jornal The New York Times está formando uma equipe para explorar o uso de IA gerativa em sua redação. A equipe será composta por engenheiros de machine learning, designers e editores, com foco no desenvolvimento de técnicas de IA para auxiliar o jornalismo e a apresentação das notícias aos leitores. Apesar da introdução dessas ferramentas, o Times enfatiza que o jornalismo continuará sendo feito por jornalistas humanos.
Por que importa?
Essa iniciativa representa um passo na integração da IA na mídia, explorando novas maneiras de melhorar a reportagem e a apresentação de notícias, mantendo o compromisso com o jornalismo feito por humanos. Isso reflete a busca contínua por inovação no setor de mídia, ao mesmo tempo em que aborda as preocupações com a autenticidade e a qualidade do jornalismo.
ChatGPT in Australian schools: what you need to know – law changes
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo:
O ChatGPT será implementado em todas as escolas australianas, com um quadro do governo para orientar o uso de IA, visando tornar a educação mais atraente e eficaz. Especialistas alertam para o agravamento da lacuna de aprendizado, enquanto o quadro inclui princípios para tecnologias emergentes, abordando privacidade, segurança, equidade e acessibilidade. A iniciativa reflete esforços para integrar IA de maneira responsável no ensino, destacando a importância da inclusão digital e da preparação dos alunos para um futuro tecnológico.
Por que importa?
A implementação do ChatGPT nas escolas australianas é um avanço significativo na integração da tecnologia educacional, potencialmente personalizando a aprendizagem e tornando-a mais envolvente. No entanto, é crucial abordar desafios como a equidade no acesso à tecnologia e garantir que a IA seja usada de forma ética e eficaz para apoiar o ensino e a aprendizagem.
Inteligência ficou cega de tanta informação
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Nesse artigo, Michael França discute como o excesso de informações disponíveis on-line tem afetado negativamente a capacidade cognitiva das pessoas e a formação de opiniões. Com a fragmentação da atenção e a dificuldade de filtrar o que é relevante, tornou-se comum as pessoas consumirem conteúdo que valide suas crenças ao invés de fatos. Isso levou a uma maior polarização e influência das emoções sobre os fatos na esfera pública.
Por que importa?
A fragmentação de nossa atenção dificulta a concentração em atividades importantes. No meio de tantos conteúdos, identificar aqueles verdadeiramente relevantes tornou-se uma tarefa adicional na rotina diária, levando a uma maior influência das emoções sobre os fatos na formação da opinião pública.
Building Generative AI-Powered Public Services
https://faculty.ai/blog/building-generative-ai-powered-public-services/
(Inglês, 1 min, texto)
Resumo:
O encontro entre líderes governamentais londrinos e especialistas, organizado pela Faculty e pela Microsoft, foi focado na implementação de IA generativa em serviços públicos. Destaca-se o lançamento do ChatGPT como um marco na IA, com sua rápida adoção pública e a integração facilitada ao ambiente Azure do governo londrino. Foram realizados experimentos práticos nos serviços públicos, e identificou-se a necessidade de adaptação na engenharia e no design de serviços centrados no usuário. Os casos de uso se dividem em produtividade pessoal, processos organizacionais e modelos de negócios inovadores.
Por que importa?
Esse caso ilustra a evolução rápida e a adoção da IA generativa no setor público, enfatizando o potencial de transformação dos serviços governamentais londrinos. Ele ressalta a importância de abordagens adaptativas e centradas no usuário para superar os desafios técnicos e de implementação. Além disso, destaca a necessidade de liderança e habilidade para navegar em um mercado em evolução, em que o equilíbrio entre inovação e segurança é crucial. A discussão sobre os diversos casos de uso oferece insights sobre como a IA generativa pode melhorar a eficiência, a acessibilidade e a inovação nos serviços públicos, sublinhando a importância de começar pequeno e aprender por meio da iteração para aproveitar as oportunidades desta nova era tecnológica.
Google Goes All-In on Gemini and Launches $20 Paid Tier for Gemini Ultra
https://techcrunch.com/2024/02/08/google-goes-all-in-on-gemini-and-launches-20-paid-tier-for-gemini-ultra/
(Inglês, 2 minutos, Texto)
Resumo:
O Google lança oficialmente seu novo modelo de IA generativa, ao custo de US$ 20/mês, o mesmo do ChatGPT Plus. O novo modelo, o Gemini Ultra, é o que chega mais perto da performance do GPT4 que está por trás do ChatGPT Plus.
Por que importa?
A disputa pelo mercado de IA generativa se acirram. O Google esteve muito atrás durante o último ano, mas benchmarks como o ChatLMSys ou outros mais direcionados a tarefas específicas, mostram que as performances são bem próximas atualmente. Enquanto isso, a OpenAI dá indicações de que pode lançar o GPT5 em breve. É relevante acompanhar essa disputa, pois o poder computacional e as novas capacidades desses modelos podem direcionar avanços positivos em uma série de aplicações. No entanto, essa "disputa armamentista" de companhias que trabalham com modelos de IA também pode ter implicações negativas, com a aceleração dos lançamentos não tendo acompanhamento adequado de regulações e tempo hábil para adaptações da sociedade
AI Agents - Gates Notes
https://www.gatesnotes.com/AI-agents
(Inglês, 1 min, texto)
Resumo:
Bill Gates escreve em seu artigo de opinião como a construção de "agentes de Inteligência Artificial" mudará uma série de indústrias como educação, saúde, tecnologia e entretenimento, além de aumentar nossa produtividade de modo geral. A distinção entre agentes e os bots já presentes em nossas vidas é que agentes nos conhecem e são proativos. Desse modo, funcionam muito mais como assistentes pessoais. O futuro do Khanmigo, nas palavras de Bill Gates e do próprio Salman Khan, por exemplo, é ser muito mais um agente do que um chatbot. Ou seja, ele deve conhecer de fato os interesses e desafios da criança com quem interage. Porém, Bill Gates levanta também os desafios que vão desde privacidade de dados até como tecnicamente estruturá-los
Por que importa?
Os avanços da IA nos permitem vislumbrar novas formas de relacionamento com a tecnologia. O artigo traz uma série de exemplos de como nossas vidas podem melhorar. Mas também traz claros desafios e riscos que precisamos endereçar nesse caminho.
Empreendimentos Sociais
I-Educar: software fortalece a gestão escolar
https://ieducar.org/blog/2024/01/29/i-educar-software-fortalece-a-gestao-escolar.html
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O i-Educar é um software livre de gestão escolar que atua como uma plataforma essencial para melhorar a eficiência e eficácia da administração escolar, abordando desde a gestão pedagógica e administrativa até a financeira e de comunicação. A ferramenta oferece a centralização das informações das instituições de ensino em um único banco de dados, facilita ações como cadastros, matrículas e comunicação entre escola, pais e alunos. O i-Educar oferece às escolas a possibilidade de superar os desafios da gestão de recursos e contribui para a melhoria da qualidade educacional, impulsionando o crescimento econômico e social.
Por que importa?
A má gestão dos recursos na educação afeta diretamente os resultados de aprendizagem. Para melhorar a qualidade da educação, é necessário qualificar a gestão – o i-Educar é uma solução de código aberto que representa uma oportunidade de fazer isso em todo o Brasil, de forma exponencial, pelas próprias Secretarias, que possuem equipe e infraestrutura de tecnologia.
Acham que indígenas precisam ficar isolados na floresta, diz influencer Tupinambá
(Português, 2 minutos, Texto)
Resumo:
Maickson Serrão, integrante da Rede de Líderes Fundação Lemann, criou um podcast chamado "Pavulagem", em que narra lendas e tradições da região. Serrão foi escolhido para falar no Fórum Econômico Mundial em Davos, por buscar preservar a cultura e o conhecimento dos povos ribeirinhos e indígenas, compartilhando histórias e representando sua comunidade em eventos internacionais.
Por que importa?
O trabalho de Serrão destaca a importância da preservação da cultura e das tradições locais, além de promover a representatividade dos povos ribeirinhos e indígenas em espaços globais. Sua participação em eventos internacionais como Davos demonstra que essas comunidades têm muito a contribuir para questões globais, como preservação ambiental e diversidade cultural. A integração de Serrão à rede de líderes da Fundação Lemann também destaca a valorização de iniciativas locais e a conexão entre lideranças diversas.