📢MCV #41: Censo Escolar e 10 anos do PNE

Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.Feedbackssão sempre bem-vindos e, para isso, basta responder este e-mail com seus comentários.


O Censo Escolar 2023 trouxe à luz um cenário educacional no Brasil com nuances de progresso e desafios persistentes. Os avanços nas matrículas em creches e na educação em tempo integral, embora ainda não atendam plenamente às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), sinalizam progressos importantes rumo à expansão das oportunidades educacionais. Esse levantamento anual não apenas serve como um farol para o planejamento e o financiamento da Educação Básica no país, fornecendo dados essenciais para o aprimoramento de políticas educacionais, mas também reflete diretamente na qualidade e na eficiência da educação, afetando milhões de estudantes.

Paralelamente, o marco dos dez anos do PNE, alcançando apenas duas de suas vinte metas, ilustra os desafios complexos enfrentados pelo setor educacional brasileiro. A limitação de recursos, exacerbada pela Emenda Constitucional 95, e a necessidade de maior vontade política e investimentos para cumprir as metas futuras são questões críticas que precisam ser abordadas. Além disso, a importância de promover a equidade racial, como defendido por Janiele de Paula, da Fundação Lemann, ressalta a urgência de integrar políticas públicas que não apenas reconheçam, mas ativamente incorporem a diversidade racial nas estratégias de desenvolvimento educacional e social do País. A promoção da equidade racial e a inclusão de pessoas negras em posições de formulação de políticas públicas são fundamentais para superar as desigualdades persistentes e construir uma sociedade mais integrada e justa.

Setor Público

Censo Escolar 2023: matrículas nas escolas públicas e privadas aumentam em todo o país

https://educacao.uol.com.br/noticias/2024/02/22/censo-escolar-2023-matriculas.htm

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O Censo Escolar 2023 revelou um aumento de 12% nas matrículas de Ensino Técnico profissionalizante no Brasil, com intenções do governo de expandir essa oferta no Ensino. A pesquisa também mostrou aumentos nas matrículas em creches e na educação em tempo integral, mas os números ainda não alcançaram as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). As matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por sua vez, seguem reduzindo.

Por que importa?

O Censo Escolar é fundamental para o planejamento e financiamento da Educação Básica no Brasil, fornecendo dados essenciais para o aprimoramento de políticas educacionais e a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Esse levantamento anual influencia diretamente a qualidade e a eficiência da educação, impactando milhões de estudantes em todo o país.

Painel de estatísticas do Censo Escolar da Educação Básica pelo Ministério da Educação e pelo Inep

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiN2ViNDBjNDEtMTM0OC00ZmFhLWIyZWYtZjI1YjU0NzQzMTJhIiwidCI6IjI2ZjczODk3LWM4YWMtNGIxZS05NzhmLWVhNGMwNzc0MzRiZiJ9

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

Foi lançado o novo painel de estatísticas do Censo Escolar da Educação Básica pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ferramenta oferece uma visão abrangente da Educação Básica no Brasil, cobrindo todos os aspectos, desde escolas, professores e gestores até as características dos alunos nas redes pública e privada. Essa iniciativa não só facilita a análise e a interpretação dos dados coletados, mas também torna acessível o entendimento dos avanços e desafios enfrentados pelo setor educacional. Essencial para a formulação de políticas públicas eficazes, o painel proporciona uma base sólida para decisões informadas, visando melhorias significativas na qualidade da educação oferecida.

Por que importa?

A relevância desse painel transcende o âmbito educacional, impactando diretamente o desenvolvimento socioeconômico e a equidade no País. Os dados detalhados auxiliam na identificação de disparidades, permitindo a implementação de medidas direcionadas para promover a inclusão e a equidade. Portanto, o conhecimento dessas estatísticas é crucial não apenas para profissionais da educação, mas para todos que estão interessados no progresso sustentável e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Inep e secretários de Educação definem estratégia para padronizar avaliação da alfabetização

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/inep-e-secretarios-de-educacao-definem-estrategia-para-padronizar-avaliacao-da-alfabetizacao

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O Inep e secretários de Educação definiram estratégias para padronizar a avaliação da alfabetização, aprovando uma metodologia para igualar os resultados das avaliações estaduais com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A iniciativa inclui a criação de um indicador para medir a alfabetização de crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, visando integrar as avaliações e promover a alfabetização conforme o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Por que importa?

A padronização das avaliações de alfabetização é crucial para garantir uma medida consistente e comparável da Educação Básica em todo o Brasil. Isso permitirá melhorias direcionadas nas políticas educacionais, contribuindo para o avanço da qualidade do ensino e a promoção da alfabetização em nível nacional, refletindo um compromisso com o desenvolvimento educacional e a igualdade de oportunidades para todas as crianças.

Plano Nacional de Educação completa 10 anos com apenas 2 das 20 metas cumpridas

https://www.camara.leg.br/noticias/1038666-plano-nacional-de-educacao-completa-10-anos-com-apenas-2-das-20-metas-cumpridas/

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O Plano Nacional de Educação (PNE) completou dez anos, alcançando apenas duas de suas vinte metas. O PNE visa melhorar a educação com estratégias decenais, mas enfrentou obstáculos significativos devido à falta de financiamento, especialmente após a Emenda Constitucional 95, que limitou os gastos públicos. Especialistas e políticos apontam a necessidade de maior vontade política e recursos para atingir as metas futuras, destacando a importância do financiamento adequado para a educação pública no próximo PNE.

Por que importa?

Isso importa porque reflete o desafio contínuo de melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação no Brasil, um componente crítico para o desenvolvimento do País. A realização dessas metas é fundamental para garantir direitos educacionais e promover uma sociedade mais igualitária e informada.

Equidade racial: se não agora, quando?

https://www1.folha.uol.com.br/blogs/politicas-e-justica/2024/02/equidade-racial-se-nao-agora-quando.shtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

Janiele de Paula, gerente da Fundação Lemann, escreve para a Coluna de Michael França, membro da rede de líderes da Fundação Lemann, sobre a questão da equidade racial sob uma perspectiva tanto temporal quanto social. Ela destaca a importância de políticas públicas e ações direcionadas para melhorar a vida da população negra, ressaltando o papel do Movimento Negro nesse debate. Janiele argumenta que promover a equidade racial beneficia toda a sociedade, tornando-a mais integrada e justa. No entanto, apesar dos avanços, ainda há desigualdades persistentes, como a diferença de renda entre negros e brancos e a sub-representação em cargos de liderança. Ela defende a necessidade de reposicionar paradigmas e incluir pessoas negras não apenas como beneficiárias, mas como formuladoras de políticas públicas. Janiele destaca a importância de investir em políticas institucionais para atrair, desenvolver e reter lideranças negras, visando um futuro mais inclusivo e equitativo.

Por que importa?

O texto destaca a necessidade urgente de promover a equidade racial no Brasil, abordando não apenas os desafios, mas também as soluções possíveis. Ao reconhecer a importância da representatividade negra na formulação de políticas públicas e na ocupação de cargos de liderança, o texto aponta caminhos para superar as desigualdades persistentes. Além disso, ao enfatizar a importância da ação imediata, Janiele ressalta a urgência de se criar um ambiente mais inclusivo e justo para todas as pessoas.

TSE aprova regra que pode levar à cassação de candidato por uso irregular de inteligência artificial

https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/02/27/tse-aprova-regra-que-pode-levar-a-[…]e-candidato-por-uso-irregular-de-inteligencia-artificial.ghtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

A nova regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visa combater o uso irregular de inteligência artificial (IA) em campanhas eleitorais, introduzindo restrições como a identificação obrigatória de conteúdos manipulados por IA e a proibição de deep fakes. Essas medidas são parte de um esforço para preservar a integridade do processo eleitoral, destacando a importância da transparência e da honestidade nas eleições municipais de 2024.

Por que importa?

Esse avanço é significativo na luta contra a desinformação e a manipulação eleitoral, fornecendo à Justiça Eleitoral ferramentas necessárias para assegurar que as campanhas sejam conduzidas de maneira justa. A implementação dessas normas reflete a crescente preocupação com o impacto da tecnologia nas eleições, ressaltando a importância de salvaguardar a democracia em meio à evolução digital.

Oportunidades

LATAM Summit 2024

https://www.global-changemakers.net/latamsummit2024

(Espanhol, 1 min, texto)

Resumo:

A organização Global Changemakers abriu chamada para o LATAM Summit, que acontecerá no México, em setembro de 2024. Todas as despesas de participação dos selecionados serão cobertas pela organização, e o público-alvo são ativistas sociais de 18 a 25 anos cujo trabalho beneficia comunidades na América Latina ou comunidades latinas na América do Norte. Candidatos indígenas e advindos de populações historicamente sub-representadas são especialmente convidados a se candidatar. O período de inscrição vai de fevereiro a 13 de março de 2024.

Por que importa?

Oportunidades de desenvolvimento de lideranças comprometidas com impacto social como esta viabilizam conexões e potencializam a capacidade transformadora de jovens do Brasil e de outros países da região.

Sala de Aula

Os professores da Índia estão elaborando melhores planos de aula com mais rapidez graças a um copiloto

https://news.microsoft.com/source/latam/features/ia-pt-br/os-professores-da-india-estao-elaborando-melhores-planos-de-aula-com-mais-rapidez-gracas-a-um-copiloto/?lang=pt-br

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

Professores indianos estão elaborando planos de aulas mais eficientes com o auxílio do Copilot, uma IA conversacional desenvolvida pela Microsoft. A ferramenta permite que os professores obtenham sugestões personalizadas e insights instantâneos durante a criação de lições, economizando tempo e aumentando a qualidade do material didático. Até agora, o Copilot vem sendo utilizado por cerca de 70% dos docentes de uma rede de escolas privadas, o que equivale a mais de 15 mil professores.

Por que importa?

O exemplo demonstra como a IA pode impactar positivamente o ensino, ajudando professores a se concentrar em aspectos mais importantes da educação ao automatizar tarefas rotineiras e repetitivas. A introdução de tal tecnologia pode melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade do ensino, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e engajador. Além disso, o uso de IAs em educação pode mitigar as consequências da pandemia Covid-19, apoiando professores a adaptarem-se rapidamente a novos formatos virtuais e híbridos. Eventualmente, isso pode levar a uma melhora geral na experiência de aprendizagem e maiores índices de aprendizagem.

Brasil deve focar matemática no ensino médio”, diz Nobel de Economia

https://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2024/02/brasil-deve-focar-matematica-no-ensino-medio-diz-nobel-de-economia.shtmlt

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

A Folha de S. Paulo entrevistou David Card, economista premiado com o Nobel e professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Na conversa, ele defende a importância de ampliar o ensino de matemática e estatística no Ensino Médio no Brasil, destacando como a inteligência artificial (IA) pode contribuir para esse avanço pedagógico. Card, que recebeu o Nobel por suas pesquisas em economia do trabalho, incluindo estudos sobre salário-mínimo, imigração e educação, observa que a IA ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento, comparando-a a uma criança de 5 anos com habilidades notáveis para imitação. Ele aponta a crescente demanda por especialistas em ciências de dados e computação devido ao avanço tecnológico, mas reconhece que ainda há muito a compreender sobre o impacto da IA nas carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e além.

Por que importa?

A ênfase na ampliação do ensino de matemática e estatística no Ensino Médio é crucial para preparar estudantes para o futuro do trabalho em um contexto de avanços rápidos em IA e tecnologias digitais. Essas habilidades em STEM são essenciais não apenas para impulsionar a inovação e o crescimento econômico, mas também para promover a inclusão social e reduzir desigualdades, oferecendo a jovens de todas as origens acesso a carreiras promissoras.

Pesquisa

Censo Escolar 2023 - Apresentação Coletiva

https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2023/apresentacao_coletiva.pdf

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

No último dia 22, foram divulgados os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2023 pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento “Apresentação Coletiva do Censo Escolar 2023” fornece uma visão abrangente dos resultados e análises do Censo Escolar de 2023 no Brasil. Ele apresenta dados sobre matrículas, escolas, docentes e outras informações relevantes para o panorama educacional do país, destacando tendências, desafios e áreas de melhoria.

Por que importa?

O Censo Escolar é uma ferramenta crucial para entender e avaliar a situação da educação no Brasil, fornecendo dados essenciais para formuladores de políticas, pesquisadores, educadores e demais partes interessadas no sistema educacional. Essas informações são fundamentais para identificar áreas de necessidade, desenvolver estratégias de melhoria e tomar decisões informadas para promover a equidade e a qualidade da educação em todo o País. O acesso e a análise dos resultados do Censo Escolar são essenciais para impulsionar o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo do sistema educacional brasileiro.

Tecnologia

Google pausa gerador de imagens de IA do Gemini após erros de diversidade e gênero

https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/tecnologia/google-pausa-gerador-de-imagens-de-ia-do-gemini-apos-erros-de-diversidade-e-genero

(Português, 1 mi, texto)

Resumo:

O Google pausou parte da funcionalidade de geração de imagens da IA Gemini devido a críticas por erros em representações de diversidade e gênero, como a entrega de artes imprecisas de figuras históricas. A decisão segue após a detecção de falhas como a geração de imagens de soldados e figuras políticas que não correspondiam à realidade histórica, comprometendo a precisão e a sensibilidade cultural da ferramenta.

Por que importa?

Esse incidente destaca os desafios éticos e técnicos na criação de tecnologias de IA generativas, especialmente em respeito à representação precisa e diversificada de pessoas e eventos históricos. A pausa para correções enfatiza a importância de desenvolver IA responsável que respeite a diversidade e promova a inclusão, além de refletir sobre a responsabilidade das empresas de tecnologia em lidar com o impacto social de suas inovações.

Instructional Design Roles 2.0

https://drphilippahardman.substack.com/p/instructional-design-roles-20?utm_source=profile&utm_medium=reader2

(Inglês, 2 min, texto)

Resumo:

A dra. Philippa Hardman escreve sobre como os avanços de IA generativa têm impactado o design instrucional. Essa disciplina, que tem como objetivo criar experiências de aprendizagem para o alcance de objetivos pedagógicos, passa a incorporar cada vez mais elementos técnicos, uso de engenharia de prompts, análise de dados e traz a necessidade de mais trabalho transdisciplinar com áreas técnicas.

Por que importa?

Um dos pontos para que as novas tecnologias efetivamente impactem a aprendizagem é que elas sejam adequadamente incorporadas nos processos educacionais. O design instrucional, disciplina ainda pouco difundida no Brasil, busca exatamente aproximar Pedagogia, Design e Tecnologia. Com os avanços da IA, as oportunidades e, ao mesmo tempo, as necessidades de adaptação dessa área, tornam-se maiores.

AIAS Update - Leon Furze

https://mailchi.mp/leonfurze/aias

(Inglês, 1 min, texto)

Resumo:

O professor e candidato a doutor Leon Furze se especializou no termo de avaliações. Em seu ebook gratuito, traz provocações sobre como repensar o design de avaliações para que possam se adaptar em um mundo onde a inteligência artificial tem avançado rapidamente.

Por que importa?

Com a incorporação de tecnologias de IA no mundo educacional, a forma de educar e mesmo o que deveríamos ensinar mudaram. Isso tem impacto direto na forma de avaliar o aprendizado. Adaptar as formas de avaliação também se torna necessário em um mundo onde é cada vez mais simples usar ferramentas que produzem seu trabalho escrito ou mesmo imagens, vídeos dentre outras formas de expressão. A aprendizagem e, incorporada a ela, a avaliação, precisa, portanto, internalizar essas mudanças. Leon dá formas práticas de diagnosticar as necessidades de mudança e agir.

Os alunos têm colado mais com a chegada da IA generativa em suas mãos?

https://www.linkedin.com/posts/activity-7166408812646592514-Rt4-/?utm_source=share&utm_medium=member_android

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

A postagem do diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann discorre sobre uma pesquisa de Stanford que mostra que, com o advento de ferramentas de IA generativa nas escolas, não há aumento significativo no número de alunos ‘colando’. Há ainda bastante desconhecimento sobre as ferramentas.

Por que importa?

A postagem resume um estudo que traz luz sobre pontos que foram amplamente debatidos desde o lançamento do ChatGPT. Logo após seu lançamento, o medo de ‘colas’ trouxe, por exemplo, uma onda de proibições do uso dessas ferramentas. Hoje é compreendido que há formas de adaptar avaliações, como indicado no livro de Leon Furze também nessa edição do MCV. E, cada vez mais, entende-se que ensinar os alunos a usarem essas ferramentas pode ser algo valioso.

IA & Educação Socioemocional

https://www.linkedin.com/posts/lauramattosc_ia-educacaosocioemocional-activity-7168219051666653184-wdmi?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

Recentemente, o time de Inovação e Tecnologia, representado por Laura Mattos e Tiago Maluta, teve uma conversa empolgante sobre IA com 130 membros do Laboratório Inteligência de Vida (LIV), iniciativa que promove a educação socioemocional, fornecendo ferramentas e recursos para o desenvolvimento de competências essenciais para a vida. Durante o encontro, exploraram-se conceitos de IA e exemplos práticos de sua implementação, incluindo construção de sites, análise de dados e criação de imagens, entre outros.

Por que importa?

Esse diálogo sobre IA é crucial, pois destaca o potencial transformador da tecnologia no contexto educacional. Ao promover o uso responsável e inclusivo da IA, é possível otimizar processos educacionais, ampliar o acesso ao conhecimento e promover a igualdade de oportunidades. Além disso, discutir questões éticas e legais relacionadas ao uso da IA é fundamental para garantir sua aplicação de forma ética e benéfica para toda a sociedade.

AI in Education is a Public Problem

https://codeactsineducation.wordpress.com/2024/02/22/ai-in-education-is-a-public-problem/

(English, 1 min, texto)

Resumo:

O artigo “AI in Education is a Public Problem” discute o impacto da IA na educação e destaca a necessidade de uma abordagem mais ampla e inclusiva para lidar com os desafios e questões éticas que surgem com o uso crescente dessa tecnologia no ambiente educacional.

Por que importa?

O artigo ressalta a importância de reconhecer que a integração da IA na educação não é apenas uma questão técnica, mas também uma preocupação pública. Destaca a necessidade de envolver diversas partes interessadas, incluindo educadores, alunos, pesquisadores, formuladores de políticas e comunidades, na discussão e tomada de decisões sobre o uso responsável e ético da IA na educação.

Launch of MapaGov.Tech

bit.ly/lancamentomapagovtech

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

O Brazil Lab, primeiro hub de inovação GovTech do Brasil e América Latina, lançará o Mapa GovTech no dia 12 de março, das 9h30 às 12h, contando com transmissão ao vivo. O Mapa trará informações sobre o ecossistema GovTech e é voltado não só para startups, como também gestores públicos, investidores e todos que tenham interesse no tema. O evento de lançamento contará com a reunião de atores renomados do ecossistema em uma mesa redonda para discutir o cenário atual das startups GovTech, as mais recentes iniciativas do Poder Público e, é claro, os destaques do Mapa GovTech.

Por que importa?

Ao fornecer informações detalhadas sobre o ecossistema GovTech, o mapa não só beneficia startups em busca de oportunidades de crescimento, mas também gestores públicos que buscam soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor.

Our Predictions for 2024

https://ai-for-education.org/our-predictions-for-2024/

(Inglês, 1 min, texto)

Resumo:

O texto da AI for Education traz 5 previsões para a IA este ano. Dentre elas, a de que será um ano menos focado em chatbots e mais em mudanças na forma de apresentar conteúdos; isso trará a necessidade de buscar formas de assegurar a qualidade destes. Seremos assolados por deep fakes. Até o fim do ano que vem, a Google terá o melhor modelo de IA. E a IA se tornará de fato multimodal (integrando diferentes modalidades de conteúdo como textos, vídeos, imagens...).

Por que importa?

Você pode concordar ou não com as previsões. Mas é, sem dúvidas, interessante entender onde está a mente de algumas das pessoas que estão refletindo sobre as tendências para IA na educação.

Conheça o projeto brasileiro finalista do SXSW Innovation Awards 2024

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/conheca-o-projeto-brasileiro-finalista-do-sxsw-innovation-awards-2024/

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

O projeto brasileiro finalista do SXSW Innovation Awards 2024 é um tradutor de linguagem de sinais que utiliza tecnologia de IA, desenvolvido pelo Cesar em parceria com a Lenovo, em Recife. Ele visa facilitar a comunicação em Libras, usando IA para interpretar e traduzir gestos em texto, com o objetivo de proporcionar tradução em tempo real.

Por que importa?

Esse projeto representa um avanço tecnológico importante para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, oferecendo uma ferramenta que pode superar barreiras de comunicação. A capacidade de traduzir Libras em tempo real tem o potencial de facilitar interações diárias e promover maior acessibilidade em diversos ambientes.

The State of Deep Fakes: A Comprehensive Overview

https://www.homesecurityheroes.com/state-of-deepfakes/

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

O relatório "2023 State of Deep Fakes" é uma análise aprofundada sobre a tecnologia deep fake, detalhando avanços, ameaças e impacto. O estudo revela que, de 2019 para 2023, houve aumento de 550% no número total de vídeos deep fake disponíveis on-line. Desses vídeos, cerca de 98% são de conteúdos pornográficos e 99% dos indivíduos alvos da deep fake são mulheres, o que é extremamente alarmante.

Por que importa?

Esse aumento e foco em pornografia deep fake ressaltam questões críticas sobre consentimento, privacidade e os impactos negativos das tecnologias de IA no bem-estar digital das pessoas. A prevalência desses vídeos evidencia a urgência de abordagens éticas no desenvolvimento e uso de tecnologias deep fake, além de políticas robustas para combater abusos.