📢MCV #42: #CiteMaisUma - Mês da Mulher
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado. Para convidar amigos e coligadas a assinarem essanewsletter, compartilhe o link de inscrição!
Histórias sobre mulheres em posição de liderança raramente são destacadas em livros ou amplamente divulgadas. Apesar dos obstáculos impostos pela desigualdade de gênero, inúmeras líderes inspiradoras têm emergido, muitas vezes como pioneiras em seus campos, apesar dos incontáveis desafios. Pensando nisso, a Fundação Lemann iniciou no mês de março a campanha #CiteMaisUma, propondo que, por meio das redes sociais, haja uma mobilização da sociedade para citar e marcar mulheres que sejam referência em sua área de atuação. Além disso, como parte da campanha, preparamos também um guia de dados que ajuda a promover uma compreensão mais completa e fiel à realidade das questões de gênero. Foram compilados estudos e pesquisas que mostram um panorama dos desafios das mulheres em cargos de liderança, tanto na gestão pública quanto no Terceiro Setor e na academia.
Encorajamos e convidamos a todos e todas a se unirem a esta iniciativa, com o objetivo de refletir sobre o tema e de citar aquelas cujas histórias e contribuições merecem ser reconhecidas e celebradas.
Setor Público
Ministras reafirmam compromisso com políticas públicas para reduzir a desigualdade de gênero
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O evento de lançamento do "Relatório da Agenda Transversal - Mulheres no Plano Plurianual (PPA)" reúne lideranças femininas para reafirmar o compromisso com políticas públicas para reduzir a desigualdade de gênero. O relatório, elaborado pela Secretaria Nacional do Planejamento com apoio do Ministério das Mulheres e da ONU Mulheres, destaca a participação feminina na elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, resultando em uma agenda transversal espalhada em 45 dos 88 programas do PPA, distribuídos por 21 ministérios.
Por que importa?
O evento e o relatório são importantes por consolidarem o compromisso do governo federal com políticas públicas inclusivas e comprometidas com a redução das desigualdades de gênero no Brasil. O relatório fornece um panorama detalhado dos objetivos e resultados esperados delineados no PPA, incluindo metas para redução da violência contra mulheres, aumento da autonomia financeira e paridade de gênero em decisões e poder. O destaque dado à temática feminina no PPA e no orçamento de 2024 pode refletir um avanço na inclusão das mulheres nas decisões políticas e na gestão pública.
Sistema desenvolvido pelo NEES para Programa Pé de Meia começa a receber dados
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Alagoas, desenvolveu uma plataforma essencial para o Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), destinada a reunir dados de estudantes do Ensino Médio elegíveis para receber auxílio financeiro do governo. Esse sistema, denominado Gestão Presente, começará a operar, facilitando a transmissão de informações entre secretarias de Educação e o governo federal, garantindo a segurança dos dados. O objetivo é incentivar a permanência dos jovens na escola e reduzir a evasão escolar, oferecendo um incentivo financeiro significativo, que pode chegar a R$ 9.200 ao concluir o Ensino Médio.
Por que importa?
Este desenvolvimento é crucial porque endereça diretamente o desafio da evasão escolar no Brasil, oferecendo não apenas um incentivo financeiro para estudantes de baixa renda permanecerem na escola, mas também estabelecendo uma infraestrutura de dados robusta para monitorar e garantir a eficácia do programa. A longo prazo, espera-se que essa iniciativa contribua significativamente para a melhoria da educação no Brasil, marcando um importante passo para o NEES na contribuição para políticas públicas educacionais.
Soluções de IA para o Poder Público – Rodada 3
http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/735
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), lançou uma Seleção Pública para apoiar o desenvolvimento de soluções em inteligência artificial (IA) voltadas para desafios tecnológicos específicos de quatro entidades federais: Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços públicos federais por meio da adoção dessas soluções desenvolvidas por startups que se enquadrem em critérios como ter receita operacional bruta de até R$ 16 milhões em 2023 e comprovar capacidade técnica em IA. O financiamento cobrirá projetos de risco tecnológico com atividades de diferentes níveis de maturidade.
Por que importa?
A iniciativa de apoiar projetos de IA no setor público, liderada pelo MCTI e outros órgãos, é essencial para gerar os incentivos corretos que possam impulsionar a inovação nos serviços governamentais, visando aumentar a eficiência operacional e a qualidade do serviço oferecido ao cidadão.
Oportunidades
SXSW EDU 2024 Schedule
https://schedule.sxswedu.com/2024/search/event
(Inglês, 3 min, texto)
Resumo:
O SXSW EDU é um evento internacional anual que abrange uma ampla gama de temas educacionais, desde inovações tecnológicas, como a IA, até questões de política educacional, saúde mental dos estudantes e práticas inclusivas de ensino. A programação é projetada para inspirar educadores, políticos e inovadores a explorar novas ideias e soluções para os desafios enfrentados pelo setor educacional.
Por que importa?
A importância do SXSW EDU reside na sua capacidade de reunir diferentes perspectivas e promover um diálogo produtivo sobre o futuro da educação. Ao destacar tendências emergentes e facilitar a troca de experiências, o evento ajuda a moldar as políticas educacionais e as práticas pedagógicas, visando a uma educação mais inclusiva, acessível e eficaz para todos. O evento acontece no Texas, nos Estaos Unidos, mas é possível ver os vídeos pelo YouTube.
Sala de Aula
Entendendo a história e a complexidade da Educação Básica
https://open.spotify.com/episode/5ViJew8bmkhkkMwlFiRUR8?si=03cd18f8987c45be
(Português, 3 min, texto)
Resumo:
O Instituto Natura lança seu podcast quinzenal. Nele, seu presidente, David Saad, recebe convidados para o bate papo. No link, há um breve teaser. No dia 7 de março, o primeiro episódio trouxe uma conversa com Antônio Gois sobre o livro "O ponto que chegamos - 200 anos de atraso educacional".
Por que importa?
O Instituto Natura atua em diversas pautas fundamentais no setor, como alfabetização e apoio à implementação de políticas públicas em larga escala. Acompanhar seu podcast traz a visão de um importante agente do segmento e discussões atuais e relevantes no cenário educacional.
A inteligência artificial pode alavancar nosso apoio a professores de escolas públicas?
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Este texto, escrito pela CEO da Associação Nova Escola, Ana Lígia Scachetti, destaca o papel da IA no apoio aos professores da rede pública. No momento em que a Nova Escola é uma das finalistas do edital Meta Llama Impact Grants, a organização demonstra, por meio de MVPs testados e aprovados por educadores, como a IA pode ajudar a superar desafios cotidianos, como a falta de tempo para preparar atividades e a necessidade de adaptar as aulas a alunos com diferentes níveis de conhecimento. Além disso, ressalta a importância de ter pessoas experientes treinando a IA para garantir a qualidade do conteúdo e corrigir viéses, mostrando que a tecnologia não substitui, mas capacita os professores.
Por que importa?
A iniciativa da Associação Nova Escola ilustra como a IA pode ser uma poderosa aliada na educação pública, ao permitir a criação de atividades e aulas mais centradas no aluno e à medida das necessidades individuais. Ao envolver os professores no processo de desenvolvimento e ajuste das ferramentas de IA, a organização garante que as soluções sejam realmente eficazes e relevantes para a realidade da sala de aula. Essa abordagem demonstra que a tecnologia, quando usada de forma colaborativa e consciente, pode contribuir significativamente para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Pesquisa
"Efeitos da polarização na educação”
https://oglobo.globo.com/brasil/antonio-gois/coluna/2024/03/efeitos-da-polarizacao-na-educacao.ghtml
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
Um estudo recente analisou a polarização da opinião pública sobre temas educacionais nos Estados Unidos, revelando um aumento na divisão que está relacionado à mudança de opiniões para se alinhar com as preferências partidárias. No Brasil, embora não haja estudos semelhantes, é evidente um fenômeno similar. Isso destaca a necessidade de identificar e priorizar temas educacionais fundamentais, buscando um consenso cada vez mais difícil em uma era de crescente polarização.
Por que importa?
O artigo, assinado por Antônio Gois, ressalta a importância de entender os efeitos da polarização na educação não apenas nos Estados Unidos, mas também no Brasil. O aumento da divisão da opinião pública em torno de questões educacionais dificulta a construção de políticas públicas coesas e eficazes, que tradicionalmente uniam diferentes atores políticos em torno de objetivos comuns. Isso ressalta a urgência de identificar e priorizar os temas educacionais mais impactantes, buscando um consenso em um cenário político cada vez mais polarizado, no qual o alinhamento ideológico muitas vezes supera considerações práticas e fundamentadas em evidências.
Tecnologia
Claude 3
https://twitter.com/AnthropicAI/status/1764653830468428150
(Inglês, 1 min, texto)
Resumo:
A Anthropic lançou sua terceira geração de modelos, os Claude 3. Cada um dos três modelos têm características próprias, performam de maneira diferente em tarefas distintas e têm custos também diferentes. Mas o mais importante é que se aproximam ou passam, em várias dessas tarefas, o modelo que vem dominando o mercado: o GPT4, da OpenAI. Lançados no dia 4 de março, começarão agora a ser postos no que tem se tornado o teste mais importante: as arenas do ChatLMSys, que permite a comparação direta por usuários.
Por que importa?
O mercado está em uma grande disputa para o lançamento dos melhores modelos, e ter mais um competidor forte na arena pode ser positivo para quem constrói novas soluções utilizando os chamados modelos fundacionais. A Google acabou de lançar seus novos modelos Gemini e discute-se o lançamento, ainda este ano, de um GPT5.
AI Governance & Policy: Engineering Managers Needed Yesterday
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O crescimento da IA generativa destaca a importância crítica de desenvolver políticas de governança de IA robustas, especialmente à luz de incidentes de segurança, como o vazamento de dados da Samsung, que demonstram os riscos associados ao uso inadequado da IA. A implementação de tais políticas é ainda mais urgente considerando que menos de um terço das empresas possuem uma estrutura de governança de IA, necessária para explorar o potencial da IA de maneira responsável e eficaz.
Por que importa?
Para garantir a conformidade e mitigar riscos, as empresas devem aderir a princípios de governança de IA, como a avaliação cuidadosa da coleta de dados e a comunicação transparente das políticas às partes interessadas. A adaptação de práticas para avaliar impactos potenciais e a classificação das ferramentas de IA por nível de risco são etapas essenciais. Além disso, a revisão contínua dessas políticas é vital para acompanhar os avanços tecnológicos e regulatórios, garantindo que o uso de IA permaneça seguro, privado e em conformidade com as normas vigentes.
Gov.br é maior site de governo do mundo
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O Gov.br é o maior site de governo do mundo, sendo acessado por 150 milhões de brasileiros e recebendo 4 mil acessos por segundo, de acordo com dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. São cerca de 4.200 serviços digitais disponíveis no site.
Por que importa?
O Brasil frequentemente está bem posicionado em rankings de governo digital. Ainda há muitos desafios de governança e Infraestrutura Pública Digital para atendimento aos cidadãos, mas precisamos reconhecer os avanços e celebrá-los.
Estas são as 4 tendências-chave que moldarão o mercado de tecnologia educacional até 2030
(Inglês, 3 min, texto)
Resumo:
O artigo do Fórum Econômico Mundial traz 5 tendências que vêm moldando o mercado de EdTech até 2030. São elas o foco em formação de força de trabalho, a IA, a entrada de profissionais talentosos no mercado, o uso dessas ferramentas para resolução de problemas de saúde mental e a priorização de métricas de impacto.
Por que importa?
Essa análise simples traz alguns potenciais cenários para o mercado de EdTech adiante. Ferramentas de tecnologia educacional têm prometido impactos relevantes faz tempo, ainda sem terem entregue grandes transformações. Compreender as tendências e expectativas é o que permite que consigamos torná-las parte viável do ecossistema educacional, melhorando a vida de estudantes e educadores.
The Rise of IA - The Next Big Thing
(Inglês, 3 min, texto)
Resumo:
A minissérie de 4 episódios do podcast Business Wars traz as disputas no mercado em torno do tema. Esse podcast tende a trazer formas simples de compreender as disputas de mercado mais relevantes que moldam nosso comportamento e consumo.
Por que importa?
Além de ser uma série que traz entretenimento, com IA cada vez mais presente em nossas vidas, compreender quem são as pessoas tomando decisões e seus incentivos nos ajuda a pensar sobre como as ferramentas desenvolvidas vão modificar nossa forma de estar no mundo.
Open Data Day 2024
https://gestaogovbr.github.io/opendataday2024/
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
Na sexta-feira, 8 de março de 2024, ocorreu o Open Data Day, da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O evento global reuniu pessoas para discutir e celebrar os dados abertos, apresentando e demonstrando como utilizar os conjuntos de dados disponibilizados pela SEGES. A programação incluiu palestras de membros da secretaria, apresentações de projetos, estudos de caso e uma oficina sobre o uso de dados abertos no Jupyter Lab. Conjuntos de dados, como Compras Públicas, do Governo Federal, e Estrutura Organizacional, do Poder Executivo Federal, entre outros, foram destacados.
Por que importa?
O Open Data Day é fundamental por promover a transparência, a inovação e a participação cidadã no uso de dados abertos. Ao disponibilizar conjuntos de dados e ensinar como utilizá-los, a SEGES empodera pesquisadores, desenvolvedores e o público em geral para entender melhor e influenciar positivamente a gestão pública. Esse evento não só destaca a importância dos dados abertos na melhoria dos serviços públicos, como também fomenta uma cultura de colaboração e inovação aberta que pode levar a soluções criativas para desafios sociais e governamentais.
Apoiadores de Trump utilizam IA para fabricar imagens falsas e atrair eleitores negros
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
A BBC revelou que apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão utilizando IA para criar imagens falsas que mostram Trump ao lado de pessoas negras. Essas imagens, conhecidas como deepfakes, têm o objetivo de atrair eleitores negros para Trump. Mark Kaye, um dos responsáveis pela criação dessas imagens, as compartilhou em sua conta no Facebook, na qual tem mais de um milhão de seguidores. Ele justificou suas ações dizendo que não está alegando que as imagens representam uma realidade exata e que se alguém é influenciado por uma foto vista em uma página do Facebook, o problema está na pessoa, não na publicação.
Por que importa?
Este caso destaca a influência crescente e potencialmente enganosa da IA e da tecnologia deepfake na política, especialmente em períodos eleitorais. Ações similares podem não apenas confundir eleitores desavisados, mas também contribuir para uma atmosfera de desinformação e manipulação no espaço público. A utilização dessas tecnologias para fabricar situações que não ocorreram pode ter implicações profundas na democracia, influenciando indevidamente as opiniões e decisões dos eleitores. Esse fenômeno sublinha a necessidade de maior conscientização e educação sobre mídias digitais, bem como de regulamentações mais rigorosas para combater a disseminação de informações falsas.
Oslo buys ChatGPT for 110,000 students and teachers
(Inglês, 3 min, texto)
Resumo:
Diante do desafio de adotar ferramentas de IA como o ChatGPT na educação, a Noruega está adquirindo licenças do GPT-3.5 Turbo para 110 mil estudantes e professores. Em vez de impor restrições, eles estão estabelecendo novas diretrizes que incentivam o uso do ChatGPT para complementar, e não substituir, os estudos. Em paralelo, a gestão escolar está reavaliando os métodos de ensino e avaliação, que estão sendo reformulados para integrar a IA de maneira eficaz.
Por que importa?
Será importante acompanhar os aprendizados da Noruega ao escalar a oferta de IA generativa no setor educacional. Decidir adotar uma ferramenta como o ChatGPT abrange uma variedade de questões, que incluem desde considerações financeiras (por exemplo, o GPT-3.x tem um custo significativamente menor em comparação ao GPT-4), passando pelos usos pedagógicos, formação de professores, além de enfrentar o desafio de limitar usos inapropriados pelos estudantes.
Microsoft Copilot: ler documentos no PC e gerar conteúdo
https://www.tecmundo.com.br/software/280585-microsoft-copilot-ler-documentos-pc-gerar-conteudo.htm
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
O Microsoft Copilot agora apresenta a capacidade de ler documentos armazenados em PCs para gerar conteúdo relevante. Essa atualização permite que o software manipule vários formatos de arquivo, como DOC/DOCX, PDF e TXT, oferecendo funcionalidades como resumir documentos, destacar pontos-chave, reescrever ou traduzir textos, além de analisar dados.
Por que importa?
A importância dessa atualização reside na sua capacidade de melhorar significativamente a produtividade e a acessibilidade no tratamento de documentos. Ao permitir que os usuários extraiam informações e conteúdos de forma mais rápida e precisa, a ferramenta pode transformar a maneira como interagimos com grandes volumes de dados, otimizando o fluxo de trabalho e facilitando a compreensão e a gestão de informações complexas. Essa inovação é particularmente relevante em ambientes acadêmicos e profissionais, nos quais a eficiência na manipulação de documentos é fundamental.
Artificial Intelligence - Public Education & Teachers
(Português, 1 min, texto)
Resumo:
A diretora-executiva da Associação Nova Escola, Ana Ligia Scachetti, discorre sobre seus aprendizados sobre o uso de IA em Educação. Realizaram uma série de MVPs para ajudar professores a reduzir o tempo dedicado à criação de planos de aula, adaptação para alunos de diferentes níveis de aprendizagem e inclusão de elementos antirracistas. Tudo com apoio e feedback de professores.
Por que importa?
Para que a IA seja incorporada de forma adequada no sistema educacional, é fundamental que os professores estejam envolvidos em todos os processos de construção das ferramentas. á décadas a Associação Nova Escola está em contato com educadores de todo o país e, portanto, está unicamente posicionada para fazê-lo. A Associação também estará presente no LlaMa Impact Grants, evento organizado pela Meta para desenhar soluções utilizando LLMs. Nosso gerente e Head de IA, Tiago Maluta, estará por lá participando e traremos notícias.