📢MCV #43: IA no Setor Público

Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado. Para convidar amigos e coligadas a assinarem essanewsletter, compartilhe o link de inscrição!

  • O presidente Lula instruiu a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, a criar um plano de investimento em inteligência artificial (IA) até junho, buscando diminuir a dependência de tecnologias estrangeiras e integrar a IA à economia brasileira de forma estratégica. Isso inclui movimentos legislativos para regular o uso de IA e evitar a propagação de fake news. Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal (STF) e outros tribunais brasileiros estão adotando a IA para agilizar processos e aumentar a eficiência do sistema judicial, explorando tecnologias que possam resumir recursos judiciais e combinar dados jurídicos com multimídia. Essa onda de inovações destaca a importância da IA em várias esferas, desde a administração pública até o judiciário, sublinhando a necessidade de desenvolvimento tecnológico interno e a aplicação criteriosa da IA para garantir a eficiência, a transparência e a justiça no Brasil.
  • Embora a IA ofereça promessas significativas para o desenvolvimento e a eficiência no Brasil, tanto na gestão pública quanto no judiciário, é fundamental abordar e contrapor os desafios que ela apresenta, por exemplo, aos vieses de gênero. A IA, enquanto reflexo dos dados que a alimentam, pode perpetuar estereótipos e discriminações presentes na sociedade, incluindo o machismo. A necessidade de dados amplos e diversos, juntamente com algoritmos projetados para minimizar preconceitos, é crucial para combater a perpetuação da desigualdade de gênero. A crescente influência de mulheres liderando e moldando o campo da IA no Brasil e globalmente destaca um movimento em direção à equidade, desafiando estereótipos e promovendo um futuro mais inclusivo. Reconhecer as contribuições dessas mulheres não apenas celebra seus feitos, como também sublinha a importância de uma abordagem mais equitativa e consciente no desenvolvimento tecnológico, evidenciando a necessidade de equilibrar inovação com responsabilidade social e igualdade de gênero.

Setor Público

Lula pede elaboração de plano até junho para uso de inteligência artificial

https://www1-folha-uol-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/www1.folha.uol.com.br/amp/mercado/2024/03/lula-pede-elaboracao-de-plano-ate-junho-para-uso-de-inteligencia-artificial.shtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

O presidente Lula pediu à ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos para elaborar o plano de investimento do governo brasileiro na área de IA. A ideia é evitar total dependência de tecnologias externas. O artigo também traz movimentos na legislação, como a criação de uma regulação sobre IA e a proibição do uso dessas tecnologias de modo que possam impulsionar fake news.

Por que importa?

A IA terá impacto em inúmeras áreas. O desenvolvimento do país passa por desenvolvermos uma estratégia clara que nos insira no tema e permita integrá-lo à nossa economia.

STF e tribunais recorrem à inteligência artificial e robotização para desafogar processos

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/03/stf-e-tribunais-recorrem-a-inteligencia-artificial-e-robotizacao-para-desafogar-processos.shtml

(Português, 8 min, texto)

Resumo:

O Supremo Tribunal Federal (STF) está buscando implementar a tecnologia de IA para agilizar a análise de processos e reduzir a carga de trabalho. A Corte recebeu 24 protótipos de empresas de tecnologia no final de 2023 e pretende selecionar uma tecnologia capaz de criar resumos de recursos judiciais. Além disso, o STF também está interessado em desenvolver ferramentas que reúnam imagens, áudios e vídeos com dados jurídicos para auxiliar na produção de decisões. Outros tribunais brasileiros também estão adotando tecnologias de IA para automatizar processos e melhorar a eficiência do sistema judicial.

Por que importa?

A implementação de tecnologias de IA nos tribunais brasileiros tem o objetivo de agilizar a análise de processos e reduzir a carga de trabalho dos juízes. A IA pode auxiliar na identificação de temas de repercussão geral, agrupamento de processos e classificação de ações de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, é importante garantir a transparência e a participação da advocacia no desenvolvimento dessas tecnologias, além de manter o olhar humano na tomada de decisões judiciais.

Poder e limite da indução financeira

https://oglobo.globo.com/economia/ricardo-henriques/coluna/2024/03/poder-e-limite-da-inducao-financeira.ghtml

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, traz reflexões sobre o poder de mecanismos indutores no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Por meio do Valor Aluno Ano por Resultados, que incute 5 condicionalidades no repasse de recursos do Fundeb, o governo consegue induzir algumas políticas. O exemplo trazido no texto é a redução de 67% para 46% dos diretores indicados politicamente. Porém, também traz os limites desses mecanismos. Por exemplo, apenas 21% dos diretores concluíram cursos de ao menos 80 horas em gestão escolar. O que significa que podem não estar bem preparados para exercer o cargo. Um exemplo de como pode ser feita uma boa indução aliada a uma boa implementação é o caso da alfabetização no Ceará, onde as mudanças no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foram acompanhadas de mecanismos de apoio às redes para transformar sua forma de atuação.

Por que importa?

O desenho efetivo de políticas públicas é complexo e multifacetado. A discussão sobre mecanismos de indução não é suficiente para garantir que as políticas desenhadas cheguem aos alunos e educadores. Ricardo Henriques traz pontos essenciais para pensar em políticas efetivas e eficazes.

Criança alfabetizada: governo do estado capacita mais de 90 multiplicadores da rede de ensino do Amapá

https://consed.org.br/noticia/crianca-alfabetizada-governo-do-estado-capacita-mais-de-90-multiplicadores-da-rede-de-ensino-do-amapa

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

O governo do Amapá está capacitando educadores do programa Criança Alfabetizada em estratégias pedagógicas para reforçar a alfabetização nas séries iniciais da rede de ensino do estado. O programa visa garantir que as crianças desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita desde os primeiros anos escolares, contribuindo para a melhoria dos índices educacionais no estado.

Por que importa?

A capacitação dos educadores é uma iniciativa importante do governo do Amapá para fortalecer a alfabetização e melhorar o desempenho dos alunos. O programa Criança Alfabetizada proporciona treinamento constante, recursos didáticos extras e avaliação contínua do progresso dos alunos. Com o apoio da Fundação Lemann e da Associação Bem Comum, o programa busca colaboração e estímulo para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares.

"É preciso alfabetizar na idade certa para não ter de reprovar depois”

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2024/03/e-preciso-alfabetizar-na-idade-certa-para-nao-ter-de-reprovar-depois-cltnkl8io007c01cm71s2a5ia.html

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O programa Alfabetiza Tchê, no Rio Grande do Sul, visa garantir que todas as crianças das escolas públicas aprendam a ler e escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental. O envolvimento dos municípios e a entrega de material didático são estratégias para alcançar essa meta e evitar reprovações futuras ou aprovações automáticas sem habilidades adequadas.

Por que importa?

O programa Alfabetiza Tchê ressalta a importância da alfabetização na idade certa para evitar problemas educacionais futuros, como reprovações ou aprovações sem competências adequadas. O envolvimento dos municípios e o incentivo às escolas refletem um esforço para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social dessas crianças

Sala de Aula

"Gender Equality and Education: A Bibliographic Review”

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000388812

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

A publicação “Educação para a cidadania global na era digital: diretrizes para professores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fornece diretrizes para educadores incorporarem a educação para a cidadania global em um contexto digital. Oferece planos de aula, estratégias pedagógicas e módulos que enfatizam o pensamento crítico e a tomada de decisão ética, visando preparar indivíduos para contribuírem positivamente para o mundo digital.

Por que importa?

É importante a preparação das gerações atuais e futuras para participarem ativamente na criação de sociedades pacíficas, justas e sustentáveis. Ao equipar os educadores com essas ferramentas, espera-se melhorar a habilidade dos alunos em navegar e contribuir de forma positiva para o mundo digital.

Pesquisa

6 em cada 10 jovens fora da escola voltariam a estudar se tivessem ensino noturno

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/03/6-em-cada-10-jovens-fora-da-escola-voltariam-a-estudar-se-tivessem-ensino-noturno.shtml

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

Um estudo realizado pelo Itaú Educação e Trabalho e pela Fundação Roberto Marinho revelou que 62% dos 9,8 milhões de jovens brasileiros de 14 a 29 anos que estão fora da escola sem ter concluído a Educação Básica voltariam a estudar se tivessem a opção de ter aulas no período noturno. A pesquisa também destaca que a maioria desses jovens, que abandonaram os estudos em razão de dificuldades financeiras, deseja concluir a Educação Básica para ter melhores oportunidades de emprego no futuro.

Por que importa?

O estudo ressalta a importância de oferecer oportunidades de educação para jovens que não puderam concluir seus estudos, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades financeiras. O fato de que a maioria desses jovens está disposta a voltar a estudar, se tiverem a opção de aulas noturnas, demonstra a necessidade de políticas educacionais que atendam às necessidades específicas desse grupo. No entanto, reforça a importância de olharmos para os estudantes que estão hoje em sala de aula e garantir uma aprendizagem adequada e envolvimento com a escola, para evitar evasão escolar e consequências futuras.

Porque as mulheres são maioria no terceiro setor

https://www.portaldoimpacto.com/terceiro-setor-porque-as-mulheres-sao-maioria

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O artigo discute a predominância das mulheres no Terceiro Setor, destacando não apenas a representatividade numérica, mas também a liderança e o impacto das mulheres em suas comunidades. Esse cenário reflete uma mudança significativa nos paradigmas de liderança e na busca por equidade de gênero, valorizando a contribuição feminina para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

Por que importa?

A presença majoritária das mulheres no Terceiro Setor é uma evidência do protagonismo feminino na esfera social e da importância de se reconhecer e valorizar suas contribuições. Essa realidade ressalta a necessidade de ampliar e fortalecer políticas de apoio e incentivo às mulheres em todas as esferas da sociedade, reconhecendo não apenas seu papel nas organizações sem fins lucrativos, mas também sua capacidade de transformação e liderança em prol do bem comum.

Entrevista CEO da Mars, Adriana Hartmann: lideranças mulheres

https://www.estadao.com.br/economia/governanca/entrevista-ceo-da-mars-adriana-hartmann-liderancas-mulheres/

(Português, 3 min, texto)

Resumo:

Em uma entrevista, a CEO da Mars Wrigley para o Brasil, Adriana Hartmann, ressalta que exercer uma postura empática ao assumir uma posição de liderança é fundamental para criar um ambiente de trabalho propício para que mulheres e outros grupos sub-representados cheguem à liderança. Ela destaca a importância de compreender a posição em que está e não ignorar os obstáculos existentes, além de promover espaços de escuta. Hartmann também enfatiza a necessidade de envolver os homens nessa jornada de mudança e a importância de aprofundar pautas como a representatividade étnica nas lideranças.

Por que importa?

A entrevista com Adriana Hartmann destaca que a liderança tem a responsabilidade de incluir a pauta da diversidade na agenda e ser um agente de mudança de comportamento. A CEO da Mars Wrigley destaca ainda a importância de promover uma cultura empresarial inclusiva e de valorizar a diversidade de pensamentos, experiências e identidades.

Bem vindo à MariTalk

https://www.linkedin.com/posts/maritaca-ai_quase-um-ano-atr%C3%A1s-lan%C3%A7amos-o-sabi%C3%A1-65b-activity-7173687544839180288-L0j8?utm_source=share&utm_medium=mcv_fl

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

Quase um ano atrás, a Maritaca.AI (que foi notícia no MCV #31) lançou o Sabiá-65B. Na época, foi o primeiro LLM para o português, com desempenho sutilmente superior ao GPT-3.5-turbo. No dia 13 de março, a empresa anunciou o lançamento do Sabiá-2, a mais recente geração de LLMs dedicados à língua portuguesa. O melhor modelo até agora, Sabiá-2 Medium, tem desempenho igual ou superior ao GPT-4-turbo em 23 dos 64 exames brasileiros avaliados e ganha do GPT-3.5-turbo em 58 de 64 exames.

Por que importa?

Infelizmente ainda existem poucos modelos LLM sendo desenvolvidos no Brasil. O trabalho desenvolvido e publicado pelos pesquisadores da Maritaca tem sido muito relevante e posiciona o Brasil nesse cenário, inclusive facilitando o desenvolvimento de tecnologias de IA mais inclusivas e adaptadas regionalmente.

Oportunidades

HundrED Global Collection 2025

https://hundred.org/en/collections/hundred-global-collection-2025

(Inglês, 2 min, texto)

Resumo:

Estão abertas as inscrições para a "HundrED Collection" de 2025, até 1º de maio de 2024. A coleção das 100 inovações educacionais mais impactantes e escaláveis é realizada todos os anos pela organização.

Por que importa?

Essa coleção dá visibilidade a programas inovadores de todo o mundo, que podem servir de inspiração para gerar ainda mais impacto. Inclusive, no link, você pode ver a coleção deste ano.

Tecnologia

Dia Internacional da Mulher 2024: conheça 18 mulheres que pautam as discussões de inteligência artificial no Brasil e no mundo

https://epocanegocios.globo.com/inteligencia-artificial/noticia/2024/03/dia-internacional-da-mulher-2024-conheca-18-mulheres-que-pautam-as-discussoes-de-inteligencia-artificial-no-brasil-e-no-mundo.ghtml

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade importante para reconhecer e celebrar as contribuições das mulheres em diversos campos, incluindo a inteligência artificial (IA). O artigo destaca 18 mulheres que estão impactando e liderando discussões sobre IA no Brasil e no mundo. Essas profissionais não apenas estão se destacando em suas áreas, como também estão inspirando outras mulheres a seguirem carreiras em tecnologia e IA.

Por que importa?

A presença dessas mulheres na vanguarda da IA é um sinal positivo de pequeno progresso em direção à equidade de gênero em um campo historicamente dominado por homens. Suas realizações não só impulsionam a inovação e a diversidade de pensamento, como também ajudam a desafiar estereótipos de gênero e a criar um ambiente mais inclusivo e igualitário. Ao reconhecer e valorizar essas mulheres, celebramos não apenas suas conquistas individuais, mas também o potencial ilimitado das mulheres em moldar o futuro da IA e da tecnologia.

SXSW 2024: MIT aponta 10 tecnologias que vão mudar o mundo

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/sxsw-2024-mit-aponta-10-tecnologias-que-vao-mudar-o-mundo/

(Português, 3 minutos, Texto)

Resumo:

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) divulgou, durante o evento SXSW 2024 em Austin, nos Estados Unidos, um relatório anual que lista as 10 tecnologias que mais impactaram o mundo em 2023. Dentre as tecnologias listadas, a IA aparece em primeiro lugar, seguida de novas células solares e do headset de realidade virtual da Apple.

Por que importa?

As tecnologias citadas no relatório não apenas prenunciam mudanças significativas em diversos setores, como também desafiam a repensar questões éticas, de saúde, ambientais e de eficiência energética. A discussão e o desenvolvimento dessas tecnologias são cruciais para enfrentar desafios globais e moldar o futuro da humanidade.

Dia Internacional da Mulher: a inteligência artificial (IA) é machista

https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/rita-wu/tecnologia/dia-internacional-da-mulher-a-inteligencia-artificial-ia-e-machista/

(Português, 1 min, texto)

Resumo:

O artigo explora como a inteligência artificial (IA) reflete vieses de gênero presentes na sociedade, destacando que a IA não é inerentemente preconceituosa, mas aprende a partir de dados humanos, que frequentemente carregam estereótipos e preconceitos. Para reduzir os vieses, além da regulamentação e governança da IA, é importante garantir que os dados usados para treinar os modelos sejam suficientemente enormes e diversos e que os algoritmos sejam programados de forma a não amplificar os preconceitos.

Por que importa?

Abordar o viés de gênero na IA é crucial para garantir que as tecnologias emergentes promovam a igualdade e não perpetuem discriminações. Ao refletir sobre esses vieses e buscar soluções, podemos utilizar a IA para criar um futuro mais justo e inclusivo

O que você NÃO SABIA sobre o DUOLINGO

https://youtu.be/MWzFo1QEm9s?si=vi9n-oh3yYaaW9xy

(Português, 11 min 47 s, vídeo)

Resumo:

Iberê Tenório, do Manual do Mundo, foi até Pittsburgh conhecer o escritório da Duolingo, startup de educação e maior plataforma de ensino de línguas do mundo. Na visita, ele entrevistou o CEO Luis Von e também conversou com especialistas pedagógicos e cientistas de dados que atuam na personalização da plataforma.

Por que importa?

Desenvolver um produto com propósito de ensinar pessoas não é trivial. Desde seu lançamento, em 2011, a equipe do Duolingo tem utilizado IA aliada com a expertise de especialistas do time em ciências da aprendizagem. Essa dupla combinação soma-se a um design de experiência que foca no engajamento (gamificação) e escala de usuários (X milhões de atividades diárias), oferecendo uma experiência única de personalização, que melhora no tempo para cada usuário.

Decolonizar os dados: a importância da diversidade na produção e interpretação de informações

https://ssir.com.br/tecnologia/decolonizar-os-dados

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O artigo aborda a necessidade de decolonizar os dados no Terceiro Setor, enfatizando que dados coletados de comunidades frequentemente ocorrem sem consentimento, perpetuando desigualdades. Sugere práticas para garantir a propriedade, a privacidade e o uso ético dos dados, visando a um intercâmbio mais justo.

Por que importa?

A importância dessa discussão está na capacidade de transformar como dados são vistos e utilizados, promovendo a equidade e respeitando a autonomia das comunidades. Isso envolve implementar práticas éticas de coleta e uso de dados, garantindo que comunidades tenham controle sobre suas próprias informações. Ao fazer isso, podemos assegurar que os benefícios gerados por dados sejam compartilhados de maneira justa, apoiando o desenvolvimento sustentável e empoderando comunidades.

🤖SentAI & AtentAI🤖 dos últimos 🗓️ 7 dias

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7173248878224228352/?commentUrn=urn%3Ali%3Acomment%3A(activity%3A7173248878224228352%2C7173251318352977920)&dashCommentUrn=urn%3Ali%3Afsd_comment%3A(7173251318352977920%2Curn%3Ali%3Aactivity%3A7173248878224228352)&origin=COMMENTS_BY_YOUR_NETWORK

(Inglês, 2 min, texto)

Resumo:

O post de Gustavo Godinho traz atualizações da semana sobre o mundo da IA. Desde a participação de mulheres no segmento, até o uso de deep fakes se tornando mais comum, passando por aprofundamentos sobre a evolução da regulação de IA na Europa.

Por que importa?

É importante ter referências que facilitem o acompanhamento das tendências, assim como fazemos aqui na MCV. Para quem quer saber sobre IA, as postagens semanais de Gustavo Godinho podem ajudar a se manter sempre a par dos acontecimentos no setor.

Foundation Models: Modelos que revolucionaram a IA

https://brains.dev/2023/foundation-models-modelos-que-revolucionaram-a-ia/

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

O artigo ‘Modelos de Fundação: Modelos que Revolucionaram a IA’, da BRAINS - Brazilian AI Networks, discute a ascensão dos Modelos de Fundação (Foundation Models) e seu impacto na inteligência artificial (IA). O artigo destaca ainda que esses modelos, treinados em conjuntos de dados massivos e multimodais, são capazes de realizar diversas tarefas complexas, como gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder perguntas de maneira abrangente e informativa.

Por que importa?

A importância dos Modelos de Fundação reside em seu potencial para democratizar o acesso à IA e revolucionar diversos setores da sociedade, por meio da sua capacidade de automatizar tarefas complexas e gerar insights valiosos. Além disso, os Modelos de Fundação podem ser aplicados em áreas como saúde, educação e pesquisa para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Desmistificando a inteligência artificial: desbloqueando o potencial da IA para professores

https://www.acmi.net.au/education/school-program-and-resources/demystifying-artificial-intelligence-teachers-resource/

(Inglês, 3 min, texto)

Resumo:

A ACMI Education apresenta uma série de aprendizado profissional on-line sobre inteligência artificial (IA), ministrada pelo especialista em educação em IA e autor, Leon Furze. As sessões abordam tópicos como o uso da ferramenta inovadora de IA ChatGPT para aprimorar a prática educacional, a importância da alfabetização midiática na era da IA e o futuro da IA nas áreas de arte, cinema e videogames.

Por que importa?

Essa série de aprendizado profissional on-line oferece uma oportunidade para os educadores explorarem o potencial da IA na educação e como ela pode melhorar a prática educacional, promover a alfabetização midiática e preparar os alunos para um futuro impulsionado pela IA. Os participantes terão acesso a palestras e discussões conduzidas por Leon Furze, bem como a recursos adicionais para aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.

Announcing the Standalone Microsoft Reading Coach for Classroom

https://techcommunity.microsoft.com/t5/education-blog/announcing-the-standalone-microsoft-reading-coach-for-classroom/ba-p/4075252

(Inglês, 1 min, texto)

Resumo:

A Microsoft anuncia o lançamento do Reading Coach, um aplicativo em inglês gratuito que visa auxiliar alunos de todas as idades e habilidades a aprimorarem sua fluência e compreensão de leitura. Utilizando inteligência artificial (IA), o Reading Coach oferece uma experiência personalizada para cada estudante.

Por que importa?

Por meio da IA, o aplicativo avalia o nível individual de leitura e cria histórias únicas e seguras que se adaptam ao ritmo e interesses do aluno. Durante a leitura, o Reading Coach fornece feedback em tempo real sobre pronúncia, fluência e compreensão, além de disponibilizar ferramentas de apoio como realce de texto, dicionário e tradução. O Microsoft Reading Coach ainda não possui suporte oficial para o idioma português. Atualmente, o aplicativo está disponível apenas em inglês e pode ser acessado em dispositivos Windows e qualquer dispositivo conectado à internet.

Itália anuncia fundo de investimentos e planos de regulação para IA

https://olhardigital.com.br/2024/03/12/pro/italia-anuncia-fundo-de-investimentos-e-planos-de-regulacao-para-ia/

(Português, 2 min, texto)

Resumo:

A Itália anunciou um fundo de investimento de 1 bilhão de euros para promover projetos de inteligência artificial (IA) e planos para regular a tecnologia. O objetivo é impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de IA no país, tornando-o um líder global nesse campo.

Por que importa?

O investimento da Itália em IA é importante porque a tecnologia tem o potencial de revolucionar muitos setores, como saúde, transporte e manufatura. A regulamentação da IA ​​é importante para proteger os direitos dos cidadãos e garantir que a tecnologia não seja usada para fins discriminatórios ou prejudiciais.