📢MCV #48: Barreiras na Educação Antirracista
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A educação no Brasil apresenta dificuldades relacionadas à implementação de práticas antirracistas e ao acesso igualitário às oportunidades educacionais, especialmente para crianças negras. Esses desafios são evidenciados tanto na dificuldade de integrar efetivamente a história e a cultura afro-brasileira nos currículos escolares, conforme previsto pela Lei nº 10.639, quanto na persistente desigualdade no acesso à Educação Infantil.
Apesar de a Lei nº 10.639 ter sido estabelecida há 21 anos, com o objetivo de incluir a história e a cultura afro-brasileira nos currículos, muitas escolas ainda se limitam a atividades pontuais, como celebrações no Dia da Consciência Negra, sem uma integração profunda desses conteúdos no cotidiano escolar. Essa implementação superficial não atende à necessidade urgente de práticas educacionais que combatam o racismo estrutural e promovam o respeito e a valorização da diversidade.
Paralelamente, a situação das crianças negras no acesso à Educação Infantil reflete uma desigualdade mais ampla. Apesar dos esforços para universalizar o acesso à educação pré-escolar, existe uma lacuna significativa que afeta desproporcionalmente as crianças negras. A falta de acesso a creches não apenas impede o desenvolvimento integral dessas crianças desde a primeira infância, mas também perpetua ciclos de desigualdade que se estendem por toda a vida educacional e profissional.
Setor Público
Câmara aprova projeto que prevê levantamento anual da demanda por creches no País
(Português, 4 min, texto)
Resumo
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que determina que estados, Distrito Federal e municípios realizem anualmente um levantamento da demanda por creches para crianças de 0 a 3 anos de idade. A proposta, que agora será enviada para sanção presidencial, visa garantir a transparência na distribuição de vagas em creches e a oferta adequada de Educação Infantil. Além disso, o projeto prevê a criação de uma lista de espera por ordem de vulnerabilidade socioeconômica e a expansão da oferta de vagas em creches por meio de cooperação federativa e convênios com instituições comunitárias ou filantrópicas. A iniciativa busca melhorar o acesso e a qualidade da Educação Infantil no país.
Por que importa?
A aprovação desse projeto é um passo importante para garantir o direito à Educação Infantil e a oferta de vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos. O levantamento anual da demanda por creches permitirá que os governos locais identifiquem as necessidades da população e planejem a expansão da oferta de vagas de forma adequada. Além disso, a transparência na distribuição das vagas e a priorização de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica são medidas importantes para promover a equidade na educação. Agora, é necessário aguardar a sanção presidencial para que o projeto se torne lei e possa ser efetivamente implementado em todo o país.
Brasil pode liderar debate global sobre inteligência artificial na presidência do G20, indica Microsoft
(Português, 8 min, texto)
Resumo
A Microsoft divulgou um documento destacando que o Brasil tem a oportunidade de liderar as discussões globais sobre inteligência artificial (IA) durante sua presidência do G20. A empresa acredita que o país está em uma posição privilegiada para endereçar o tema em fóruns internacionais e fortalecer seus pontos de vista. A presidente da Microsoft Brasil, Tania Cosentino, ressaltou a importância de o país adotar massivamente a IA para não ficar em desvantagem competitiva. Ela afirmou que a adoção em larga escala da IA pode gerar ganhos para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A Microsoft também trabalha em conjunto com o Congresso Nacional para tratar da regulação da IA no Brasil.
Por que importa?
A presidência do G20 oferece ao Brasil a oportunidade de liderar o debate global sobre inteligência artificial e fortalecer sua posição em relação ao tema. A adoção massiva da IA pode trazer benefícios econômicos significativos para o país. Além disso, é importante que o Brasil participe das discussões internacionais sobre regulação da IA, já que se trata de uma tecnologia que transcende fronteiras. A Microsoft está comprometida em apoiar essas discussões e trabalhar em conjunto com o Congresso Nacional para tratar do projeto de regulação da IA no Brasil.
Desacelera o número de mulheres em cargos de liderança
(Português, 4 min, texto)
Resumo
Um estudo recente revelou que o avanço das mulheres em cargos de liderança em empresas está estagnado, e até mesmo regredindo, nos Estados Unidos. A pesquisa mostrou uma queda na participação feminina em posições de liderança executiva, assim como um crescimento abaixo da média na representação feminina em cargos de liderança sênior. Um dos motivos apontados para essa desaceleração é a redução do foco em iniciativas de diversidade e inclusão por parte das empresas. Essa tendência tem consequências negativas para a busca pela igualdade de gênero, e pode adiar a conquista da paridade de gênero até 2042. É necessário um esforço coletivo das empresas para reverter essa tendência, reforçando os esforços de diversidade e inclusão e promovendo o equilíbrio de gênero no ambiente corporativo.
Por que importa?
A liderança feminina traz benefícios para inovação, perspicácia comercial e desempenho financeiro das empresas. Portanto, é essencial que as empresas reavaliem suas políticas de diversidade e inclusão, implementem mentorias e patrocínios para talentos femininos e estabeleçam metas de representatividade. A luta pela igualdade de gênero nos cargos de liderança é um esforço contínuo, que exige dedicação e inovação constantes. Com medidas concretas e sustentadas, podemos tornar a paridade de gênero uma realidade tangível e iminente.
Sala de Aula
Cotas no Ensino Superior têm apoio de 83%, mas critério racial divide a população, diz Datafolha
(Português, 9 min, texto)
Resumo
Uma pesquisa do Datafolha sobre a Lei de Cotas nas universidades federais revelou que mais da metade da população é contrária ao modelo atual da política, mas com diferentes entendimentos. Dos entrevistados, 41% acreditam que a lei deve existir apenas para alunos de escola pública, sem critério racial, enquanto 15% afirmam que não deveria haver nenhuma reserva de vagas. Por outro lado, 42% opinaram que a lei deve permanecer como é hoje, com cota de 50% das vagas para alunos de escola pública, incluindo reservas específicas para pobres, pretos, pardos e indígenas. O apoio a regras de reserva de vagas nas universidades federais soma 83%, mas o critério racial divide a população.
Por que importa?
A pesquisa mostra que a opinião sobre as cotas raciais é influenciada por diversos fatores, como idade, afiliação política e experiência pessoal. O debate sobre a eficácia e a necessidade das cotas raciais nas universidades continua sendo polêmico no Brasil, com opiniões divergentes sobre o impacto da política na redução das desigualdades de acesso ao Ensino Superior. A pesquisa destaca a importância de continuar monitorando os resultados da Lei de Cotas e promover um debate aberto e construtivo sobre o assunto, considerando as diferentes perspectivas e experiências da população brasileira.
Acesso à creche no Brasil: desigualdades e barreiras
(Português, 1 min, texto)
Resumo
O levantamento divulgado pelo Todos pela Educação revela que cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos não frequentam creches por conta das dificuldades de acesso. Isso representa 20% do total de crianças nessa faixa etária. Entre as barreiras estão a falta de vagas, a inexistência de creches ou a distância da instituição, além da recusa de crianças com base na idade. A análise também mostra que as crianças mais pobres enfrentam maiores dificuldades, com 28% delas tendo problemas de acesso em comparação com 7% das crianças mais ricas. O acesso às creches varia entre os estados brasileiros, como pode ser visto no infográfico disponibilizado no levantamento.
Por que importa?
O acesso à creche é fundamental para o desenvolvimento e a educação das crianças. As desigualdades e barreiras encontradas no acesso a esse serviço refletem a necessidade de políticas públicas que garantam o direito à educação desde a primeira infância, especialmente para as famílias mais vulneráveis. É preciso investir em infraestrutura, ampliar o número de vagas e garantir a qualidade das creches, para que todas as crianças tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade desde cedo.
MEC realiza seminário sobre educação em tempo integral
(Português, 2 min, texto)
Resumo
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promoveu nos dias 9 e 10 de abril o Seminário Interministerial sobre Educação em Tempo Integral, em Brasília. O objetivo do evento foi discutir a implementação da escola em tempo integral em diferentes países, além de fortalecer a discussão sobre a expansão dessa política no Brasil. O seminário contou com a participação de autoridades e equipes técnicas de oito países que possuem políticas de tempo integral. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do MEC.
Por que importa?
O seminário sobre educação em tempo integral promovido pelo MEC representou uma iniciativa importante para discutir estratégias e trocar conhecimentos sobre a implementação dessa modalidade de ensino. A participação de países latino-americanos contribui para o intercâmbio de informações e fortalece a integração regional. A educação em tempo integral é uma maneira de oferecer uma formação mais completa aos estudantes, garantindo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a participação em atividades extracurriculares. Essa política é fundamental para promover a equidade na educação e oferecer oportunidades igualitárias a todos os alunos.
MEC, Consed e Undime discutem programa Escola das Adolescências
(Português, 3 min, texto)
Resumo
O Ministério da Educação (MEC) promoveu uma reunião com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para apresentar o programa Escola das Adolescências. O objetivo é fortalecer a oferta dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas será o primeiro passo do programa, com a realização de um diagnóstico nacional sobre as adolescências e a escuta ativa dos estudantes dos Anos Finais. O evento acontecerá de 6 a 14 de maio. O programa tem como foco a melhoria da qualidade da educação nessa etapa, considerando as especificidades dos adolescentes e promovendo a expansão dos letramentos e da autonomia intelectual.
Por que importa?
A iniciativa do programa Escola das Adolescências busca construir uma política nacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental, aproveitando a pré-adolescência e adolescência como uma oportunidade para impulsionar a aprendizagem. A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é uma ação estratégica que envolverá todas as turmas dos Anos Finais das redes estaduais, distrital e municipais. Serão abordados temas como aprendizagem, participação, clima e convivência, e inovação. O MEC disponibilizará webinários preparatórios para a Semana da Escuta, transmitidos pelo YouTube, para fornecer mais informações sobre a iniciativa.
Além do banimento: o papel difícil das escolas em revisitar a "infância baseada em celulares"
(Inglês, 9 min, texto)
Resumo
O artigo discute os impactos negativos dossmartphonese das redes sociais no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Julia Freeland Fisher destaca a diminuição do tempo de brincadeira e da independência, o acesso 24x7 a um mundo digital desregulado, e a falta de modelos de negócios e políticas que promovam comportamentos pró-sociais. Um artigo prévio de Jonathan Haidt sugeria quatro medidas para corrigir essa situação: proibirsmartphonesantes do Ensino Médio, proibir redes sociais antes dos 16 anos, proibir o uso de telefones nas escolas e promover mais independência, brincadeiras livres e responsabilidade no mundo real. A autora constrói em cima dessa ideia, acrescentando a necessidade de promover modelos de negócios e políticas que incentivem comportamentos pró-sociais, fortalecer a parceria entre escolas e famílias e priorizar experiências no mundo real que promovam a conexão humana.
Por que importa?
O artigo ressalta que o banimento de celulares em escolas pode ser uma política em escolas, mas há de se ir além. A discussão é longa e fundamental. As escolas têm responsabilidade, mas, como sociedade, seja como entes privados, como governo e/ou como indivíduos, precisamos atuar de maneira a promover relações humanas significativas e não a substituí-las por relações frágeis mediadas exclusivamente por tecnologia.
Por que as crianças negras continuam fora das creches?
(Português, 11 min, texto)
Resumo
Este artigo do Porvir discute a desigualdade no acesso à Educação Infantil no Brasil, especialmente para crianças negras. Apesar dos esforços para universalizar a educação pré-escolar, ainda há uma lacuna significativa no acesso das crianças negras às creches. Pesquisadores estão investigando as causas e os efeitos dessa disparidade, e argumentam que a inclusão da temática racial na Educação Infantil e o envolvimento da comunidade escolar são fundamentais para combater esse problema.
Por que importa?
A desigualdade no acesso à Educação Infantil afeta diretamente o desenvolvimento das crianças negras e perpetua a estrutura desigual do país. É necessário investir em políticas públicas que garantam o acesso universal às creches e promovam a conscientização sobre a importância da inclusão racial desde a primeira infância. Além disso, é fundamental envolver a comunidade escolar nesse processo, para que todos possam contribuir para a construção de uma educação mais igualitária e inclusiva.
Banir ou não banir? Celular na escola precisa ter função educacional, dizem especialistas
(Português, 13 min, texto)
Resumo
O artigo do Porvir discute o debate em torno do uso de celulares em sala de aula. Enquanto algumas escolas e redes de ensino têm adotado medidas restritivas ou proibido o uso dos dispositivos, especialistas argumentam que os celulares devem ter uma função educacional para serem permitidos nas escolas. Eles enfatizam a importância de uma abordagem consciente e estratégica, que promova o uso crítico, seguro e responsável dos celulares pelos estudantes. Além disso, destacam que a proibição não deve negar o potencial da tecnologia na educação, mas sim promover a instrução sobre cidadania digital, uso excessivo e diferentes formas de socialização.
Por que importa?
O uso de celulares em sala de aula é um tema complexo, que envolve diferentes perspectivas e contextos. É importante considerar as necessidades e realidades de cada comunidade escolar ao tomar decisões sobre o uso de celulares em sala de aula.
Educação Antirracista: desafios e necessidade de implementação
(Português, 5 min, texto)
Resumo
O artigo aborda a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares, estabelecida pela Lei nº 10.639 há 21 anos. No entanto, a implementação efetiva desta lei ainda é um desafio, com muitas instituições limitando-se a atividades pontuais no Dia da Consciência Negra. A autora destaca a importância da escola no combate ao racismo, ressaltando a necessidade de práticas educacionais antirracistas para promover o respeito e a valorização da diversidade.
Por que importa?
O texto ressalta a importância da educação antirracista como ferramenta fundamental para combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira. A autora questiona as práticas adotadas pelas instituições de ensino, especialmente diante de casos de discriminação, e destaca a necessidade de promover o respeito às diferenças e a desconstrução de estereótipos racistas. O artigo reforça a importância de uma educação inclusiva e voltada para a valorização da diversidade étnico-cultural no ambiente escolar.
Oportunidades
Evento 'Encontro com o Porvir' celebra e reconhece professores que transformam a educação
(Português, 1 min, texto)
Resumo
O evento 'Encontro com o Porvir' acontecerá no dia 4 de maio na Camino School, em São Paulo. Além de celebrar a primeira edição do Prêmio Professor Porvir, o evento contará com debates, oficinas e rodas de conversa sobre temas como educação do futuro, metodologias ativas, saúde mental do professor, educação antirracista e tecnologia na sala de aula. O evento é gratuito e aberto ao público, porém as vagas são limitadas.
Por que importa?
O evento 'Encontro com o Porvir' é uma oportunidade para professores e membros da comunidade escolar se conectarem, aprenderem e serem reconhecidos por suas contribuições para a educação. Além da celebração do Prêmio Professor Porvir, o evento oferecerá um espaço para discussões e trocas de experiências sobre temas relevantes para a prática educacional. É uma iniciativa que visa fortalecer a valorização dos educadores e promover a transformação da educação no Brasil.
Tecnologia
(Português, 5 min, texto)
Resumo
A nero.AI, uma empresa fundada por alunos do Insper, desenvolveu umchatbotchamado Edu, que oferece professores particulares on-line gratuitos sob demanda, utilizando inteligência artificial. A solução foi finalista da competição AI4Good, realizada durante a Brazil Conference, evento organizado pela comunidade brasileira em Harvard e no MIT. A proposta da nero.AI é atuar como umasoftware houseespecializada no desenvolvimento de soluções de IA generativa sob demanda. A empresa busca entregar produtos de forma mais rápida e acessível, oferecendochatbots, sistemas de classificação, análise de dados e muito mais. A solução Edu foi desenvolvida com o objetivo de fornecer conteúdo de qualidade para estudantes de escolas públicas, superando as dificuldades de acesso e falta de professores. A empresa agora busca parceiros para disponibilizar o Edu e planeja lançar novas soluções ao longo do ano.
Por que importa?
A iniciativa da nero.AI mostra como a inteligência artificial pode ser utilizada para melhorar o acesso à educação e oferecer oportunidades de aprendizado para estudantes de escolas públicas. Ao desenvolver ochatbotEdu, a empresa busca suprir a falta de professores e fornecer conteúdo de qualidade para os alunos. Além disso, a nero.AI demonstra a capacidade dos alunos do Insper em criar soluções inovadoras e competir em nível internacional. Essa conquista destaca a importância do investimento em educação e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento do país.
Melhorando as habilidades de escrita dos alunos utilizando uma abordagem Humano-IA no Brasil
(Português, 1 min, texto)
Resumo
Este artigo, organizado pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas, aborda a importância de melhorar as habilidades de escrita dos alunos no Brasil e propõe o uso de uma abordagem integrada entre humanos e inteligência artificial para o alcance desse objetivo em escala. O relatório destaca a necessidade de reduzir a pobreza de aprendizado e aumentar a equidade na educação, citando dados do Banco Mundial e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A solução proposta envolve incentivar a prática da escrita e produção de textos, fornecerfeedbackadequado para melhorar a escrita, agrupar alunos para aprendizado de recuperação de acordo com suas dificuldades e realizar cursos pedagógicos em grupos de estudantes. É importante notar que há uma forte preocupação com o acesso a essas ferramentas em contextos de baixa conectividade e pouco acesso a equipamentos. Nopaperem questão, há ilustrações e uma demonstração clara do funcionamento da solução.
Por que importa?
A melhoria das habilidades de escrita dos alunos é fundamental para o desenvolvimento educacional. Ao adotar uma abordagem integrada entre humanos e máquinas, é possível combinar aexpertisedos professores com as vantagens da inteligência artificial para fornecer um ensino mais eficaz e personalizado. Essa abordagem pode ajudar a reduzir a pobreza de aprendizado e aumentar a equidade na educação, garantindo que todos os alunos tenham acesso a oportunidades de desenvolver suas habilidades de escrita. É importante que o governo e as instituições educacionais no Brasil considerem a implementação dessas recomendações e explorem o potencial da tecnologia para melhorar a educação no país.