📢MCV #5: Alfabetização priorizada, os impactos da desigualdade e transparência de dados sobre pessoas no setor público
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Se você tiver só 2 minutinhos
- Em vitória importante para o país, foi lançado o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que assegura recursos financeiros e alinhamento entre lideranças dos diversos entes federativos em prol do objetivo de alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. A diretora de Alfabetização da Fundação Lemann, Daniela Caldeirinha, comenta sobre a importância do regime de colaboração entre estados e municípios em entrevista para a TV UOL (a partir do minuto 22).
- No Brasil, um país marcado por altos índices de desigualdade, é essencial debater a melhoria do Estado a partir da gestão de pessoas que atuam no serviço público. No dia 14/06, o Movimento Pessoas à Frente, que conta com a Fundação Lemann como uma das organizações apoiadoras, promoveu a terceira edição do seu encontro anual com o tema ‘’“Diálogos para um melhor Estado’’. Veja mais sobre o evento que abordou os temas da equidade étnico-racial e de gênero e da transparência de dados sobre pessoas no setor público brasileiro.
- A semana passada foi marcada por celebrações com o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Mas, assim como discutido no encontro do Movimento Pessoas à Frente, o pesquisador Rodrigo Travitzki comenta sobre a necessidade de considerar fortemente a desigualdade em todas as políticas públicas que desenhamos, inclusive para fazer as análises necessárias dos resultados de alfabetização.
- Quatro das cinco escolas brasileiras finalistas do prêmio de Melhores Escolas do Mundo, são públicas! O Prêmio World’s Best School Prizes valoriza experiências bem-sucedidas de escolas que transformam a vida de seus estudantes e têm feito a diferença em suas comunidades. Conheça mais sobre as escolas aqui.
Governo
- Diante dos baixos índices de alfabetização, MEC lança programa de R$ 2 bilhões para garantir que crianças saibam ler e escrever(leitura, português, 3 minutos)
Resumo:
A notícia detalha o Compromisso Criança Alfabetizada que busca garantir a alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Fundamental. Você pode compreender a política ainda mais no detalhe na página oficial do governo.
A alfabetização na idade certa é crítica para que o cidadão se desenvolva plenamente e continue sua trajetória escolar com sucesso. O compromisso anunciado pelo MEC coloca a alfabetização como tema central de país e, o conteúdo aqui curado, detalha o que o programa inclui.
- A alfabetização é um compromisso de todos (leitura, português, 5 min)
Resumo:
Daniela Caldeirinha, diretora de Alfabetização da Fundação Lemann, publicou uma análise no Estadão que celebra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC, traz a importância do regime de colaboração entre estados e municípios e comenta sobre a responsabilidade compartilhada entre diversos atores para garantir que as 4,5 milhões de crianças com idade entre 6 e 7 anos sejam alfabetizadas na idade certa. Daniela fala mais sobre o tema em entrevista para a TV UOL (a partir do minuto 22).
Por que importa?
A alfabetização na idade certa é um direito das crianças previsto na Base Nacional Comum Curricular. O compromisso anunciado traz uma inovação importante para assegurar esse direito: trata-se de uma política de caráter sistêmico e que se organiza em regime de colaboração entre União, estados e municípios – uma estratégia, que, aliás, já está em andamento em 16 estados brasileiros, com resultados promissores.
(leitura, português, 7 minutos.)
Resumo:
O Movimento Pessoas à Frente organizou seu terceiro evento anual e abordou temas como equidade racial e de gênero e transparência de dados sobre pessoas no setor público do país.
Por que importa?
Com 65% das carreiras de ensino superior no governo federal ocupadas por homens brancos e apenas 25% dos cargos de liderança sendo de pessoas negras, é evidente que há uma distorção de representatividade na prestação dos serviços à população e, portanto, há a necessidade de trabalhar com intencionalidade para melhorar esse cenário.
Rui Costa anuncia programa para levar internet a todas as escolas do país
Resumo:
Rui Costa anuncia programa para levar internet a todas as escolas por meio de recursos do BNDES e FUST, engajando o MEC e Ministério das Comunicações.
Por que importa?
O acesso à internet nas escolas reduz as desigualdades existentes entre alunos de escolas públicas e privadas e é necessário para ações pedagógicas e administrativas. A MegaEdu, organização associada à Fundação Lemann, trabalha para levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas do Brasil.
- O Assunto #978: O desafio da alfabetização no Brasil
(podcast, português, 26 minutos)
Resumo:
O podcast O Assunto, conduzido pela jornalista Natuza Nery, trata da Alfabetização no Brasil por meio de entrevistas com a pedagoga Isabel Frade da UFMG e com Gabriel Corrêa, diretor de políticas públicas do Todos pela Educação.
Por que importa?
Tratando um dos temas de maior relevância para educação brasileira, o podcast traz visões importantes sobre as expectativas do processo de alfabetização e letramento, condições para que se trate do tema enquanto reduzimos desigualdades e a importância de relações adequadas entre entes federativos para que essa questão seja trabalhada de forma sistêmica.
- Bancada da Educação aumenta pressão para excluir Fundeb do Arcabouço Fiscal
(leitura, português, 5 minutos)
Resumo:
A Bancada da Educação liderada pela deputada federal Tabata Amaral e que conta com mais de 200 senadores e deputados está buscando pressionar o Senado a excluir o Fundeb, instrumento de financiamento das redes educacionais subnacionais, do novo arcabouço fiscal. Segundo relatório por eles apresentados, a forma de funcionamento da Constituição e das regras do arcabouço levam à uma alta probabilidade de redução de investimento na área da educação.
Por que importa?
O teto fiscal anterior, aprovado durante o governo Temer, excluía o Fundeb da conta. Com o novo arcabouço, o Fundeb volta a ser incluído nos limites, o que gera a possibilidade de cortes em programas na área de educação não contemplados pelo Fundeb como os de merenda, transporte escolar e livro didático.
- The book I wish every policymaker would read
(podcast, inglês, 1hr13min)
Resumo:
Entrevista de Ezra Klein com Jennifer Pahlka, fundadora da Code for America, sobre as dificuldades na implementação efetiva de políticas públicas.
Por que importa?
Há um foco excessivo na escolha dos governantes, no desenho das políticas e em abstrações teóricas. Porém, muitas vezes o problema está, na realidade, na dificuldade em implementar. Entender essas questões é o que de fato fará com que ideias virem serviços adequados aos cidadãos.
(leitura, português, 2 minutos)
Resumo:
A União Europeia aprovou uma nova legislação sobre IA que prevê dentre outras coisas a garantia de direitos autorais, a obrigatoriedade de avisar que um conteúdo tenha sido desenvolvido via Inteligência Artificial e a proibição de uso para o que foi definido como nível “inaceitável de risco” como policiamento preditivo ou sistemas de pontuação social.
Por que importa?
A regulação irá moldar como as diferentes nações se apropriam das possibilidades com IA. Entender a regulação da União Europeia é particularmente importante pois é nela que nossa regulação de dados pessoais (LGPD) e nossas discussões de regulamentação sobre IA se embasam.
(leitura, português, 6 minutos)
Resumo:
Na coluna do Movimento Pessoas à Frente, no Nexo, Ana Túlia, Secretária Nacional de Acesso à Informação do Governo Federal e Matheus Nunes de Freitas, coordenador da área de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann, discorrem sobre a relevância da transparência e da garantia de cumprimento da Lei de Acesso à Informação para que tenhamos uma população mais informada, que cobra por serviços públicos melhores, e aprofundam no caso dos dados de diversidade nos cargos de servidores públicos.
Por que importa?
A garantia de acesso à informação pela população permite uma maior confiança nas instituições e a condução das políticas públicas para um governo que verdadeiramente atenda à sua população em toda sua diversidade, algo basilar para qualquer democracia.
Pesquisa
- Necessidade de trabalhar é principal motivo de abandono escolar no Brasil
(leitura, português, 4 minutos)
Resumo:
40% dos jovens entre 14 e 29 anos que não completaram o Ensino Médio citam a necessidade de trabalhar como a principal causa.
Por que importa?
A pesquisa ilustra os principais motivos para 18% da população de 14 a 29 anos terem saído da escola antes de finalizar o Ensino Médio. Um aprofundamento nos dados também ilustra as diferenças nas causas entre homens e mulheres, negros e brancos.
- O gargalo dos dados raciais para a educação infantil no Censo Escolar
(leitura, português, 9 minutos)
Resumo:
O artigo ilustra como, apesar da evolução desde o início da coleta desses dados em 2004, ainda temos mais de 30% dos alunos de educação infantil sem dados raciais coletados. Isso traz a necessidade de sistemas de incentivo à quantidade e qualidade da coleta, além de uma preocupação com a difusão da informação sobre a relevância desses dados para a política pública.
Por que importa?
Dados raciais são fundamentais para que se possa construir e implementar políticas públicas efetivas.
- Oportunidades educacionais de estudantes concluintes do Ensino Médio: Inscrição e Participação no Enem entre 2013 e 2021
(leitura, português, no seu tempo)
Resumo:
Pesquisadores da UFRJ produziram estudos que abordam as desigualdades de oportunidade no acesso ao ENEM entre 2013 e 2021.
Por que importa?
O estudo demonstra o aumento nas disparidades de acesso em relação a alunos de escola pública e de baixo nível socioeconômico, além dos impactos raciais. Traz também as diferenças na aplicação por conta de deficiências e as disparidades regionais. Entender essas diferenças permite que os gestores públicos pensem em políticas para lidar com esse aumento da desigualdade o quanto antes.
- Alfabetização infantil: desigualdade é prioridade
(leitura, português, 3 minutos)
Resumo:
Pesquisador Rodrigo Travitzki traz rápida análise mostrando como os fracos resultados brasileiros no exame de proficiência em alfabetização (PIRLS) parecem ser muito explicados pelo baixo nível socioeconômico em relação aos demais participantes da prova. Porém, também mostra que apresentamos os piores resultados em termos de desigualdade.
Por que importa?
Todos sabemos que temos desafios educacionais. E todos sabemos que somos um país desigual. A análise demonstra mais uma vez a necessidade de considerar fortemente a desigualdade em todas as políticas públicas que desenhamos.
Sala de Aula
- A educação antirracista não pode mais esperar (leitura, em português, 5 min)
Resumo:
Na coluna, Ana Paula Brandão mostra como, apesar de já termos leis de 2003 e 2008 que obrigam o ensino da história e cultura afro-brasileiras e indígena respectivamente, a aplicação prática deixa muito a desejar.
Por que importa?
Em um país multiétnico e desigual como o nosso, decidimos enquanto sociedade que deveríamos educar nossos jovens a entender nossas heranças. Entretanto, na prática não executamos a legislação, o que dificulta a redução das desigualdades e preconceitos existentes.
- Coleção Educação LGBTI+
(vídeo, português, 4 minutos)
Resumo:
O Instituto Unibanco fez uma curadoria de uma série de materiais que facilitam discussões sobre a redução da LGBTIfobia.
Por que importa?
A garantia do direito à educação para todos passa por garantir que tenhamos um ambiente seguro para alunos LGBTI+. Tratar esse tema de forma adequada é parte dessa garantia.
Startups
Resumo:
Startup focada no desenvolvimento de chatbots para whatsapp em formato low code.
Por que importa?
O foco da companhia está em ações de impacto, já tendo sido usado por empresas que construíram soluções focadas em educação via whatsapp. Também já foi utilizada pela Organização Mundial de Saúde para alcançar milhões de pessoas ao redor do mundo durante a pandemia. Soluções nessa linha podem facilitar o alcance a populações com pouco acesso a internet de qualidade.
Tecnologia
- Large Model para Reconhecimento de voz, por Jonatas Grosman
(leitura, inglês, 4 minutos)
Resumo:
O recém-doutor brasileiro, Jonatas Grosman, orientado pelo professor Hélio Lopes do departamento de Ciência da Computação da PUC-RJ, desenvolveu um modelo de Aprendizagem de Máquinas de transformação de voz para texto que foi considerada em competição da Hugging Face o melhor para Português, Inglês, Espanhol, Russo, Alemão, Francês, Italiano e Polonês, além de alta proficiência em diversas outras línguas. O modelo é atualmente o mais baixado do mundo tendo 58 milhões de downloads nos últimos 30 dias (!!!) acima de modelos de grandes companhias como Meta, Google e Microsoft
Por que importa?
O investimento em pesquisa na área de Inteligência Artificial pode ser estratégico para que nos posicionemos de maneira adequada na nova economia. Precisamos celebrar as conquistas de nossos pesquisadores e encontrar maneiras de fomentar novos desenvolvimentos. Se alguém quiser conhecer mais sobre o tema, conectem-se a ele via LinkedIn!
- OpenAI intros new generative text features while reducing pricing
(leitura, inglês, 5 min)
Resumo:
OpenAI lança novas funcionalidades que facilitam o trabalho de desenvolvedores para extração de dados, expansão da janela de textos que permite maior input de contexto (mas a um preço mais alto) e traz novos preços 25% menores para o modelo anterior.
Por que importa?
A competição no mundo de modelos de linguagem se acirra e as empresas se adaptam criando novas ofertas. As possibilidades se expandem permitindo novos casos de uso e modelos de negócios. Para entender os movimentos, um exemplo é o fato de que uma das concorrentes da OpenAI, a Anthropic, já oferece um modelo que permite inputs de 6x o tamanho do que a OpenAI oferta atualmente. O texto também ajuda a entender alguns dos cálculos por trás das ofertas dessas tecnologias, na prática.
(leitura, inglês, 3 min)
Resumo:
O Departamento de Educação norteamericano lançou documento que descreve sua visão para o uso de IA em educação. O tom é otimista com uma visão de que será possível “aumentar a voz dos educadores” em lugar de substituí-los e de que devemos pôr os humanos no centro do processo.
Por que importa?
Com os EUA investindo milhões de dólares no “desenvolvimento responsável de IA” ver como parte desses recursos deve ser direcionado à educação nos permite refletir sobre os potenciais impactos sobre o mercado de EdTechs e novas soluções que surgirão desses esforços.
If I'm Wrong About AI in Education, Here's Why
(leitura, inglês, 7 minutos)
Resumo:
O autor traz uma visão pessimista sobre o real impacto da Inteligência Artificial na educação. Em sua visão, relações humanas não serão substituídas e, portanto, os impactos possíveis são exagerados.
Por que importa?
Tradicionalmente, vemos pouco impacto da tecnologia em resultados acadêmicos. Apesar de acreditarmos que nesse momento temos tecnologias que podem de fato levar a resultados relevantes, apoiando alunos e professores e tornando as relações destes melhores, ler visões contrárias nos ajuda a entender outras perspectivas e como podemos guiar o uso das tecnologias de forma eficaz.