📢MCV #50: Valorização dos professores e escola em tempo integral
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado. Para convidar amigos e coligadas a assinarem estanewsletter, compartilhe o link de inscrição!
Há a necessidade de olhar para a complexidade da educação brasileira e pensar em intervenções estratégicas para melhorar o sistema educacional. O estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Instituto Península evidencia o papel crucial dos professores, responsáveis por cerca de 60% do desempenho dos estudantes, destacando a importância de investir na formação e na valorização desses profissionais. Em paralelo, a discussão sobre a educação integral, apresentada na nota técnica da organização Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e), destaca a importância não apenas de aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola, como também de garantir qualidade nesse modelo educacional, incluindo infraestrutura, corpo docente qualificado e envolvimento da comunidade escolar. Já o estudo encomendado pelo Todos Pela Educação revela a intenção de muitos adolescentes de conciliar estudos e trabalho no Ensino Médio, ressaltando a necessidade de políticas que incentivem a permanência dos estudantes na escola em tempo integral, oferecendo uma educação atrativa e preparatória para o mercado de trabalho, o que pode contribuir para melhorar o desempenho educacional e reduzir o abandono escolar.
Sala de Aula
Impacto legal da inteligência artificial nas escolas
(Inglês, 8 min, texto)
Resumo
O artigo discute o impacto legal da utilização da inteligência artificial (IA) nas escolas, abordando diversas leis federais e estaduais que regulam o uso de tecnologias de IA no ambiente educacional. Questões como privacidade dos alunos, discriminação, acesso à educação para estudantes com deficiência e direitos dos pais são abordadas, destacando a importância de considerar a conformidade com essas leis ao integrar ferramentas de IA nas escolas.
Por que importa?
A implementação de IA nas escolas oferece benefícios significativos, mas também traz desafios legais e éticos que devem ser considerados. É fundamental que educadores e administradores estejam cientes das leis federais e estaduais que regem o uso de IA na educação, garantindo a proteção dos direitos dos alunos, a equidade no acesso à educação e a conformidade com as normas de privacidade e não discriminação. O artigo destaca ainda a importância de compreender e seguir essas leis ao adotar tecnologias de IA nas escolas, a fim de promover um ambiente educacional seguro, inclusivo e ético.
Como comunicar os resultados do SAEB
(Português, 3 min, texto)
Resumo
O artigo de Francisco Soares, ex-presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (AAbave), discute formas de comunicar os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de maneira mais clara e significativa para os diversos atores do debate educacional. Ele sugere utilizar os níveis de desempenho (Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado), expressar os ganhos observados em termos de anos de escolarização e destacar as desigualdades de desempenho entre grupos sociais. Soares enfatiza ainda a importância de trazer as desigualdades para o centro do debate educacional e de refletir sobre as realidades positivas e negativas dos resultados do SAEB.
Por que importa?
Ao comunicar os resultados do SAEB, é fundamental considerar a equivalência com anos de escolarização para medir avanços e os números de anos até a convergência para medir as desigualdades. É essencial que as comparações feitas na divulgação dos resultados abordem essas questões de forma aprofundada, levando em conta a diversidade de grupos sociais e garantindo uma análise abrangente e reflexiva sobre o desempenho educacional no país.
Quanto o professor influencia no resultado do aluno? Estudo mede pela 1ª vez no Brasil
(Português, 7 min, texto)
Resumo
O estudo inédito realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) reforça o que já sabíamos: o papel do professor é fundamental no desempenho dos alunos na Educação Fundamental, sendo responsável por quase 60% do resultado. Essa pesquisa é a primeira a medir o impacto do professor na aprendizagem dos alunos no Brasil, destacando a importância desse profissional no processo educacional.
Por que importa?
Os pesquisadores destacam que a qualidade do professor é essencial para melhorar a aprendizagem dos alunos, superando outros fatores, como estrutura escolar e socioeconômicos. A valorização e o investimento na formação e na seleção de professores qualificados são fundamentais para elevar a qualidade da educação no país.
Estudo aponta que 7 em cada 10 adolescentes pretendem conciliar estudos e trabalho no Ensino Médio
(Português, 6 min, texto)
Resumo
Uma pesquisa encomendada pelo Todos Pela Educação revelou que 7 em cada 10 adolescentes com idades entre 14 e 16 anos pretendem estudar e trabalhar durante o Ensino Médio. O estudo, realizado com 462 estudantes de escolas públicas e privadas de diversas regiões do Brasil, mostra que a expectativa salarial dos jovens varia conforme o gênero e a renda familiar, influenciando a decisão de estudar em tempo integral. Embora programas de auxílio financeiro tenham sido implementados, especialistas apontam que essas iniciativas podem não ser suficientes para manter os jovens integralmente na escola, destacando a importância de uma educação atrativa e de qualidade para incentivar a permanência dos estudantes.
Por que importa?
A pesquisa destaca a necessidade de políticas que incentivem a permanência dos estudantes na escola em tempo integral, especialmente para aqueles que precisam ou desejam trabalhar. Além disso, a formação profissional e a oferta de currículos atrativos são apontadas como estratégias essenciais para engajar os jovens na educação e prepará-los para o mercado de trabalho.
MEC institui Rede Educacional de Monitoramento e Avaliação
(Português, 2 min, texto)
Resumo
O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 387/2024, que institui a Rede Educacional de Monitoramento e Avaliação (Rema). Essa iniciativa tem como objetivo promover discussões sobre atividades de monitoramento e avaliação no âmbito do MEC e de suas entidades vinculadas, além de compartilhar boas práticas, sistemas e documentos. A Rema irá realizar diversas ações relacionadas a monitoramento e avaliação, como promover treinamentos, capacitações, debater propostas de indicadores e discutir os efeitos das ações nas atividades da rede educacional.
Por que importa?
A criação da Rede Educacional de Monitoramento e Avaliação pelo MEC visa fortalecer a articulação e harmonização das práticas de monitoramento e avaliação no campo da educação. Ao envolver diversas unidades organizacionais do MEC e suas entidades vinculadas, a Rema busca melhorar a qualidade e eficácia das políticas educacionais, garantindo uma avaliação mais consistente e contribuindo para o aprimoramento contínuo do sistema de ensino no Brasil. É também importante notar os avanços da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape), relativamente nova, que tem como objetivo organizar os dados e avaliações do sistema educacional nacional, de maneira inovadora.
Desafios da implementação de IA na escola pública no Brasil
(Português, 3 min, texto)
Resumo: o professor de Stanford e Lemann Fellow Guilherme Lichand escreve sobre os potenciais benefícios da IA em educação mas também sobre um grande desafio para trazer essas inovações para o setor público brasileiro: as dificuldades com os processos de compras públicas
Por que importa: enquanto temos um potencial de usar essas tecnologias para apoiar uma série de atividades educacionais, há desafios muito práticos para que os alunos tenham acesso, de forma equitativa a esse valor. As licitações são continuamente citadas como um dificultador de inovações no setor público e é algo a olharmos atentamente para não gerar aumento de desigualdade
Setor Público
MEC anunciará política de educação antirracista e abrirá consulta a escolas
(Português, 2 min, texto)
Resumo
O Ministério da Educação do Brasil lançará uma política nacional de “educação para as relações étnico-raciais”, prevista para o dia 14 de maio. A iniciativa visa promover o cumprimento da lei que obriga o ensino sobre cultura afro nas escolas, uma legislação vigente há mais de 20 anos no País, mas que ainda não é plenamente cumprida. A falta de protocolos para combate ao racismo nas escolas tem sido criticada por especialistas, e a nova política incluirá o diagnóstico e o monitoramento dessas questões, além de formação para professores e gestores escolares.
Por que importa?
A implementação de uma política nacional de educação antirracista é um passo importante para promover a igualdade e o respeito à diversidade étnico-racial no ambiente educacional. A iniciativa também destaca a importância de formação contínua para os profissionais da educação e o estabelecimento de protocolos claros para prevenção e resposta ao racismo nas escolas. Ao oferecer incentivos financeiros, técnicos e simbólicos, o governo busca apoiar as redes de ensino na aplicação efetiva da legislação e na promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso.
Escola integral e a oportunidade de virada na educação
(Português, 6 min, texto)
Resumo
A nota técnica lançada pela D3e aborda a questão da educação integral no Brasil, mostrando que o país ainda está longe de atingir as metas estabelecidas para esse modelo educacional. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 18% dos alunos estavam matriculados em educação integral em 2022, enquanto a meta para 2024 era de pelo menos 25%. A média nacional não deve passar de 20%, o que representa cerca de 7,4 milhões de alunos em um universo de 35 milhões. A falta de continuidade nas políticas públicas e as desigualdades regionais são apontadas como obstáculos para a implementação efetiva da educação em tempo integral.
Por que importa?
A D3e propõe que o foco não deve ser apenas na quantidade de horas de educação integral, mas também na qualidade desse modelo educacional. Isso envolve garantir recursos materiais, didático-pedagógicos, infraestrutura adequada, qualificação do corpo docente e envolvimento da comunidade escolar. Além disso, a questão do financiamento é crucial para o sucesso desses programas, especialmente para garantir alimentação e transporte adequados para os alunos. Investir em educação de qualidade pode ser uma forma de combater o abandono escolar e melhorar o desempenho educacional no país.
Senado apresenta relatório provisório de projeto para regular inteligência artificial
(Português, 9 min, texto)
Resumo
O Senado apresentou um relatório provisório de um projeto de lei que visa regular a inteligência artificial no Brasil. Especialistas apontam que o texto ainda possui deficiências e retrocessos, principalmente em relação à regulação dos sistemas de reconhecimento facial, que é uma preocupação para acadêmicos e pesquisadores. O relatório proíbe o uso desse tipo de tecnologia, exceto na segurança pública, o que tem gerado críticas e preocupações sobre possíveis abusos e erros na utilização.
Por que importa?
O projeto de lei propõe a criação do Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA) para supervisionar e fiscalizar a IA, estabelecendo multas de até R$ 50 milhões. Além disso, o texto aborda a avaliação de riscos das IAs, a proibição de certas práticas consideradas de risco excessivo, a responsabilização civil dos desenvolvedores e fornecedores, entre outros pontos. O projeto também prevê a possibilidade de autorregulação e estimula a inovação no setor.
Tecnologia
Projeto ChatMVP: uma solução para transformar ideias em Produtos Mínimos Viáveis
(Português, 18 min, texto)
Resumo
O projeto ChatMVP, idealizado por Fábio Martinelli Duarte e Paulo Caroli, visa ajudar a comunidade a estruturar um Produto Mínimo Viável (MVP) de forma rápida e eficiente. A partir de uma inteligência artificial, o ChatMVP orienta os usuários sobre como iniciar a implementação de suas ideias, seguindo o formato do MVP Canvas. A interação assíncrona permite que os usuários recebamfeedbackpore-maile contribuam para melhorias no processo. Osite, disponível em inglês, permite que os usuários interajam em português, tornando oappacessível a um público diversificado.
Por que importa?
O ChatMVP representa uma abordagem inovadora para auxiliar empreendedores e criativos a dar vida às suas ideias de forma prática e eficaz. Ao simplificar o processo de estruturação de um Produto Mínimo Viável, o projeto busca incentivar a experimentação e validação de conceitos de forma ágil. Além disso, a abordagem poliglota doappreflete a diversidade e a inclusão, tornando o processo de criação de MVPs mais acessível e aberto a diferentes públicos.
Estudantes desenvolvem plataforma em IA para aprimorar gestão da educação básica
(Português, 4 min, texto)
Resumo
O projeto educ.AI, desenvolvido por estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), tem como objetivo otimizar a administração escolar pública para impulsionar o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Utilizando IA e aprendizado de máquina, o educ.AI analisa dados do Ministério da Educação e do Censo das Escolas da Educação Básica para oferecerinsightsvaliosos sobre a gestão educacional. O projeto busca identificar potenciais melhorias nas escolas públicas e orientar investimentos para maximizar os resultados dos alunos, visando reduzir a discrepância entre ensino público e privado e tornar a universidade mais acessível para estudantes de escolas públicas.
Por que importa?
A iniciativa dos estudantes demonstra como a tecnologia pode ser usada de forma inovadora para promover a qualidade da educação e enfrentar desafios complexos na gestão escolar. Ao automatizar análises detalhadas e oferecer recomendações baseadas em dados, o educ.AI representa uma abordagem promissora para impulsionar a eficácia do sistema educacional brasileiro. O uso da inteligência artificial não apenas agiliza processos, como também contribui para a evolução contínua do sistema, permitindo adaptações e melhorias constantes com base em resultados precisos.
Startup Yuna capta R$ 8 milhões em investimento para desenvolver histórias personalizadas com inteligência artificial
(Português, 3 min, texto)
Resumo
A Yuna,startupque utiliza inteligência artificial para criar histórias personalizadas para crianças, obteve um investimento de R$ 8 milhões em uma rodada pré-seedliderada pela Canary, com a participação do fundo Positive Ventures e executivos sêniores de grandes empresas. O objetivo da empresa é estimular as crianças a lerem mais, combinando histórias escritas por profissionais contratados com dados familiares fornecidos pelos usuários para personalizar a experiência de leitura. Com uma versão beta lançada recentemente e já contabilizando 35 mildownloadse 100 mil livros produzidos, a Yuna planeja expandir sua atuação no Brasil e internacionalmente.
Por que importa?
O investimento captado pela Yuna demonstra como a IA generativa tem proporcionado uma nova leva de investimentos no setor educacional, prometendo experiências personalizadas. A área de leitura é uma candidata à inovação, dada a natureza dessa modalidade de inteligência artificial. A combinação de criatividade humana e tecnologia promete revolucionar a forma como as histórias são contadas e consumidas, abre novas possibilidades para o mercado editorial e para o estímulo à leitura entre os mais jovens. Mas é necessário entendermos se as tendências levarão para produtos e serviços que mantêm um alto padrão de qualidade.
Oportunidades
Programa Tech Fellow oferece bolsas de estudo para estudantes de tecnologia
(Português, 3 min, texto)
Resumo
O programa Tech Fellow, da Fundação Estudar, está oferecendo bolsas de estudo para estudantes de Tecnologia no Brasil e no exterior. O programa visa apoiar alunos promissores em áreas como Ciência da Computação,Data Science, Engenharia deSoftware, entre outras. Além do auxílio financeiro, os bolsistas terão acesso a mentoria, cursos exclusivos, suporte à carreira e conexões com profissionais do setor.
Por que importa?
A iniciativa do Tech Fellow busca incentivar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia, oferecendo oportunidades de estudo qualificado e apoio para que esses estudantes se destaquem no mercado de trabalho. Com a crescente demanda por profissionais de Tecnologia, programas como esse são essenciais para preparar e impulsionar futuros líderes nesse setor em constante evolução.
Entrevista com Stephen Wolfram sobre Inteligência Artificial e ChatGPT
(Português, 1hr02min37seg, Podcast)
Resumo
O podcast Hipsters: Fora de Controle da Alura apresenta uma entrevista com Stephen Wolfram, renomado cientista da computação e criador da Wolfram Language. Durante a conversa, são abordadas as possibilidades abertas pelo ChatGPT para interações com a Wolfram Language, a importância do pensamento computacional e a discussão sobre o futuro do código aberto versus fechado. Participam do papo Marcus Mendes, Fabrício Carraro, Guilherme Silveira, Roberta Arcoverde e o próprio Stephen Wolfram.
Por que importa?
A entrevista destaca a relevância da inteligência artificial e da programação no cenário atual, explorando como essas tecnologias estão moldando o mundo em que vivemos. Além disso, a discussão sobre o futuro do código aberto versus fechado levanta questões importantes sobre o compartilhamento de conhecimento e inovação na área de tecnologia.
Pesquisa
Pesquisador aponta ineficácia da educação em reduzir desigualdades no Brasil
(Português, 10 min, texto)
Resumo
O pesquisador norte-americano Martin Carnoy discute a ineficácia do sistema educacional brasileiro em reduzir as diferenças de renda e riqueza na sociedade. Ele destaca a importância de direcionar mais recursos para as classes sociais mais baixas e de melhorar a formação dos professores para garantir um ensino de qualidade em todas as escolas. Carnoy também aborda a desigualdade racial no país e propõe políticas que visem a proporcionar mais recursos e oportunidades para estudantes negros e de baixa renda.
Por que importa?
As reflexões de Carnoy apontam para a necessidade de uma abordagem mais equitativa e inclusiva na educação brasileira, com foco na distribuição justa de recursos e na promoção de oportunidades iguais para todos os alunos, independentemente de sua origem social ou racial. Suas análises ressaltam a importância de políticas educacionais que atuem diretamente nas causas estruturais da desigualdade, visando a transformação do sistema educacional em um agente efetivo de progresso social e igualdade de oportunidades.