📢MCV #51: Avanços em inclusão e equidade no Brasil
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- A recente aprovação tanto do aumento das cotas raciais para concursos públicos, pelo Senado, quanto da alocação de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), pelo Ministério das Comunicações, evidencia um esforço conjunto para promover a inclusão e a equidade no país. Enquanto as cotas raciais buscam garantir oportunidades mais justas para grupos historicamente marginalizados, a destinação de verbas do Fust para conectar escolas públicas visa garantir acesso igualitário à educação digital. Ambas iniciativas visam combater desigualdades estruturais com objetivo de promover uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual todos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento e crescimento.
- No Rio Grande do Sul, onde as enchentes devastaram comunidades e escolas, a criação de um grupo de trabalho e uma subcomissão especial para auxiliar na reconstrução das escolas é uma medida essencial. Essa iniciativa é crucial não apenas para restaurar as estruturas físicas, mas também para assegurar a continuidade do ensino e o bem-estar dos alunos e professores afetados.
Sala de Aula
Discussão sobre proibição de celulares em escolas de São Paulo
(Português, 5 min, texto)
Resumo
Projeto de lei que visa proibir o uso de celulares e outras telas em escolas públicas e privadas de São Paulo está em discussão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A medida prevê restrições para todo o horário escolar, incluindo intervalos e atividades extracurriculares, com exceções para necessidades pedagógicas e alunos com deficiência. A proposta busca combater a distração, prejuízos ao desenvolvimento individual e desempenho escolar causados pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos.
Por que importa?
A proibição do uso de celulares em ambiente escolar é um tema relevante e atual, considerando os impactos negativos que o uso excessivo desses dispositivos pode ter no processo de aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos. A discussão sobre a regulamentação do uso de tecnologia nas escolas é importante para garantir um ambiente propício ao aprendizado e à interação social saudável, levando em consideração pesquisas e experiências de outros países que implementaram medidas semelhantes. No entanto, é necessário garantir que não haja um "banimento generalizado" de tecnologias das escolas. Para isso, as discussões precisam ser feitas para que a tecnologia encontre seu espaço adequado nas interações com alunos em escolas públicas e privadas.
Impacto positivo do ensino integral na aprendizagem em São Paulo
(Português, 8 min, texto)
Resumo
Uma pesquisa realizada pelo Lepes, em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura, revelou que o ensino em tempo integral aumentou em 35% o aprendizado de matemática e em 26% o de língua portuguesa dos alunos do 6º ao 9º anos da rede pública de São Paulo. Os dados foram obtidos a partir das notas dos estudantes no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e demonstram que os alunos que cursaram o ensino integral tiveram desempenho superior aos que frequentaram escolas de tempo regular. A pesquisa ressalta a importância do modelo de ensino integral na melhoria da aprendizagem dos estudantes.
Por que importa?
Os resultados da pesquisa indicam que o tempo integral nas escolas públicas de São Paulo tem impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, especialmente em disciplinas como matemática e língua portuguesa. A análise dos dados revela que, ao longo do Ensino Fundamental 2, os estudantes que participaram do ensino integral apresentaram aumento significativo na pontuação das avaliações em comparação com aqueles que frequentaram escolas com horário regular. Esses resultados reforçam a importância de investir em programas de ensino integral para promover uma educação de qualidade e melhorar os índices de aprendizagem dos estudantes.
Aumento do absenteísmo escolar pós-pandemia preocupa especialistas
(Português, 4 min, texto)
Resumo
O artigo do Estadão aborda o aumento significativo do número de crianças e adolescentes faltando à escola desde o início da pandemia, levantando preocupações sobre as consequências desse absenteísmo. Um estudo inédito realizado no Brasil revelou que 4 em cada 10 crianças faltaram três dias seguidos à escola em 2023, e 1 em cada 4 adolescentes do Ensino Fundamental 2 e Médio apresentam absenteísmo crônico, com mais de 10% de faltas. As razões para as faltas incluem questões de saúde, falta de motivação e responsabilidades domésticas dos estudantes.
Por que importa?
O aumento do absenteísmo escolar pós-pandemia pode ter diversas causas, como a mudança na percepção da importância da escola, a prevalência de problemas de saúde mental entre os estudantes e a flexibilização das relações escolares. É fundamental que as escolas adotem estratégias de busca ativa para identificar e apoiar os alunos faltosos, garantindo que voltem a participar das atividades educacionais e se beneficiem do ambiente escolar, essencial para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e adolescentes.
Impacto da IA na leitura: reflexões sobre o uso de assistentes de leitura
(Inglês, 10 min, texto)
Resumo
O artigo discute o impacto da inteligência artificial (IA) na leitura, destacando a preocupação com o uso de assistentes de leitura baseados em IA. Embora essas ferramentas possam oferecer benefícios, como resumir textos e auxiliar na compreensão, há o risco de desvalorizar a habilidade de leitura crítica e profunda dos estudantes. O autor argumenta que o ato de ler vai além da obtenção de informações, sendo essencial para o desenvolvimento do pensamento analítico e da capacidade de questionar e interpretar ideias. A dependência excessiva de assistentes de leitura baseados em IA pode comprometer a habilidade dos estudantes de se envolverem plenamente com os textos e formarem suas próprias conclusões.
Por que importa?
A discussão levantada no artigo destaca a importância de preservar a prática da leitura crítica e reflexiva, essencial para o desenvolvimento intelectual e a capacidade de pensar de forma complexa. O autor ressalta a necessidade de introduzir ‘fricção’ no processo de leitura digital, incentivando os estudantes a desacelerar e refletir sobre os textos, em vez de optar pela rapidez e conveniência oferecidas pela IA. A reflexão finaliza com um apelo para que educadores e alunos considerem de forma crítica o uso da tecnologia para apoiar a aprendizagem, sem comprometer as habilidades fundamentais associadas à leitura e à construção do conhecimento.
Pesquisa
Desigualdade de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro
(Português, 8 min, texto)
Resumo
A pesquisa realizada pela organização Ação Educativa revela que as jovens mulheres negras no Brasil enfrentam uma taxa de desemprego três vezes maior do que a dos homens brancos. Além disso, a renda das jovens negras é 47% menor que a média nacional e quase três vezes menor do que a dos homens brancos. O relatório destaca também a sobrecarga de trabalho doméstico enfrentada por mulheres negras, que dedicam quase o dobro de horas aos afazeres domésticos em comparação com homens negros e brancos.
Por que importa?
Os dados apresentados evidenciam a persistência da desigualdade de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro, refletindo um cenário em que as jovens mulheres negras enfrentam mais dificuldades de inserção e permanência no mercado de trabalho formal. Em suma, a pesquisa destaca a importância de políticas públicas e iniciativas que promovam a equidade de gênero e raça, visando à inclusão e valorização das jovens mulheres negras no mercado de trabalho.
Setor Público
(Português, 1 min, texto)
Resumo
A Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados, aprovou a criação de um grupo de trabalho e uma subcomissão especial para monitorar e auxiliar a reconstrução das escolas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, foi aprovado o envio de um pedido ao Ministério da Educação para ampliar os recursos destinados à reestruturação do sistema educacional do estado.
Por que importa?
A aprovação dessas medidas demonstra a preocupação das autoridades com a situação das escolas e da educação no Rio Grande do Sul após as enchentes. A reconstrução das estruturas físicas das escolas é essencial para garantir a continuidade do ensino e o bem-estar dos estudantes e professores afetados pela tragédia. O apoio do governo federal, por meio do Ministério da Educação, é fundamental para a recuperação da área educacional do estado.
Senado aprova aumento de cotas raciais para concursos públicos
(Português, 6 min, texto)
Resumo
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por 17 votos a favor e 8 contra, o aumento das cotas raciais para concursos públicos. O Projeto de Lei nº 1.958/2021 prorroga por mais 10 anos a política de cotas raciais para concursos públicos federais, incluindo grupos indígenas e quilombolas. As cotas passarão de 20% para 30% das vagas reservadas, abrangendo agora também pretos e pardos. O relator do projeto rejeitou emendas que prejudicariam a política de cotas raciais, e a mudança de redação substituiu a palavra ‘negro’ por ‘preto’ e ‘pardo’. A matéria segue para análise na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso de senadores contra o projeto.
Por que importa?
A aprovação do aumento das cotas raciais para concursos públicos reflete a preocupação em promover a inclusão e a diversidade nos órgãos públicos, garantindo oportunidades mais equitativas para grupos historicamente marginalizados. A discussão sobre a implementação de cotas raciais em concursos públicos é relevante para combater desigualdades estruturais e promover a representatividade da população negra, indígena e quilombola nos espaços de poder e decisão do país.
Governo destinará R$ 63 milhões do Fust para conectar escolas
(Português, 4 min, texto)
Resumo
O Ministério das Comunicações anunciou a alocação de R$ 63 milhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para levar internet a 1.396 escolas públicas em sete estados. Um edital foi lançado para empresas interessadas em participar do projeto. A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que busca garantir o acesso à internet em todas as escolas públicas até 2026.
Por que importa?
A utilização do Fust para esse fim representa um marco, já que é a primeira vez que os recursos são empregados de forma não reembolsável. As receitas do Fust vêm de contribuições das empresas de telecomunicações, e a medida visa universalizar o acesso à internet em um contexto em que a conectividade se torna cada vez mais essencial para a educação. O governo também planeja disponibilizar mais recursos para garantir a conectividade nas escolas, incentivando empresas a investir em projetos de conectividade com benefícios fiscais.
Oportunidades
Inscrições abertas para podcasts liderados por pessoas negras com foco em ciência
(Português, 6 min, texto)
Resumo
O Instituto Serrapilheira lançou um edital parapodcastsliderados por pessoas negras que tenham a ciência como tema principal. Até oito propostas serão selecionadas para receber treinamento especializado e apoio financeiro de até R$ 55 mil para a produção de uma temporada. O objetivo é ampliar a diversidade de olhares no mercado audiovisual e promover diferentes pontos de vista na divulgação científica.
Por que importa?
A iniciativa visa valorizar a diversidade na ciência e na divulgação científica, buscando reduzir a sub-representação de pessoas negras nesses setores. O edital procura propostas criativas que destaquem a ciência e visem dar visibilidade a áreas como ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação ou matemática. O treinamento será realizado em formato híbrido, com parte on-line e parte presencial, visando capacitar os selecionados para desenvolverem suas propostas e habilidades técnicas.
Edital de Fortalecimento Institucional - Equidade Étnico-racial na Educação
(Português, 8 min, texto)
Resumo
O edital, resultado da parceria entre o Instituto Unibanco e a Imaginable Futures, tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento institucional de organizações lideradas por pessoas negras, indígenas e/ou quilombolas que atuam na promoção da equidade étnico-racial na Educação Básica pública brasileira. As inscrições estão abertas até 10/06/2024 e reservam metade das vagas para organizações indígenas e quilombolas, visando preservar práticas culturais e tradições. O edital prevê premiação de R$ 300 mil para até 20 organizações vencedoras, com apoio financeiro e não financeiro ao longo de três anos.
Por que importa?
O edital estabelece critérios de elegibilidade para participação, incluindo histórico de atuação na promoção da educação para as relações étnico-raciais, receita anual de até R$ 1 milhão, pelo menos 2 anos de atuação, entre outros. O processo de seleção é dividido em cinco etapas, com avaliação baseada em critérios como trajetória e relevância da organização, práticas pedagógicas decoloniais e aplicabilidade dos recursos disponíveis. As organizações contempladas receberão apoio financeiro e participarão de uma trilha de aprendizagem para fortalecimento institucional.
Tecnologia
Desafios das alucinações em modelos de IA generativa
(Inglês, 5 min, texto)
Resumo
O artigo discute os desafios enfrentados por empresas que buscam integrar tecnologias de IA generativa em suas operações, destacando o problema das alucinações geradas por esses modelos. Embora a abordagem de recuperação aumentada de geração (RAG) seja apresentada como uma solução potencial para minimizar as alucinações, ela ainda enfrenta limitações e desafios, especialmente em cenários intensivos em conhecimento e raciocínio. A RAG permite que as empresas gerem respostas personalizadas com maior transparência e confiança, mas não é uma solução definitiva para todos os problemas de alucinação na IA.
Por que importa?
Embora a RAG seja uma ferramenta valiosa para atribuir informações geradas por modelos a documentos recuperados, sua aplicação pode ser dispendiosa em termos dehardwaree computação. Além disso, a eficácia da RAG pode variar dependendo do tipo de tarefa e da complexidade do conteúdo a ser gerado. Apesar das limitações, pesquisas em andamento estão buscando melhorar a capacidade dos modelos de fazer uso eficiente de documentos recuperados, visando aprimorar a precisão e relevância das respostas geradas pela IA generativa.
O dilema da geração ansiosa: a relação entre a saúde mental dos jovens e a tecnologia
(Inglês, 9 min, texto)
Resumo
O artigo discute o livro 'The Anxious Generation', de Jonathan Haidt, que aborda a crise de saúde mental enfrentada pelos jovens e sua suposta relação com o uso desmartphonese redes sociais. Haidt argumenta que a disseminação da tecnologia entre a geração Z desencadeou um aumento de ansiedade e depressão, citando quatro danos fundamentais: privação social, privação de sono, fragmentação de atenção e vício. No entanto, críticos contestam a simplificação do problema e a falta de embasamento científico para a correlação entre o uso desmartphonese a saúde mental dos adolescentes.
Por que importa?
A controvérsia em torno das conclusões de Haidt destaca a complexidade do tema e a necessidade de considerar múltiplos fatores que impactam a saúde mental dos jovens. Enquanto algumas de suas recomendações, como a restrição do uso desmartphonese redes sociais, são consideradas razoáveis, é importante não generalizar e reconhecer os aspectos positivos que a tecnologia pode oferecer aos jovens. O debate sobre o impacto da tecnologia na saúde mental dos adolescentes continua em aberto, exigindo uma abordagem equilibrada e baseada em evidências científicas sólidas. Enquanto existem evidências cada vez mais fortes da causalidade entre uso de telas e questões psicológicas e psiquiátricas de alunos, por outro lado, não existem evidências definitivas dos impactos de banimento dos aparelhos celulares, algo que está começando a ser mais bem estudado, como demonstrado em artigo do MCV na semana passada sobre o efeito positivo de banimentos na Noruega. Também é importante que não aloquemos todos os problemas de saúde mental em uma causa única para que não fiquemos cegos a outras questões que podem estar afligindo jovens nos últimos anos, como efeitos de longo prazo causados pela pandemia.
Reino Unido detalha requisitos para proteger crianças de 'algoritmos tóxicos'
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo
O Reino Unido está convocando empresas de busca e redes sociais a 'domar algoritmos tóxicos' que recomendam conteúdos prejudiciais a crianças, ou correm o risco de enfrentar bilhões em multas. A reguladora de mídia do Reino Unido, Ofcom, delineou mais de 40 requisitos propostos para gigantes da tecnologia sob suas regras da Lei de Segurança On-line, incluindo verificações robustas de idade e moderação de conteúdo que visa proteger melhor os menores online em conformidade com as próximas leis de segurança digital.
Por que importa?
As propostas da Ofcom visam evitar que crianças se deparem com conteúdos relacionados a transtornos alimentares, automutilação, suicídio, pornografia e qualquer material considerado violento, odioso ou abusivo. As plataformas também devem proteger as crianças contra obullyingon-line e promoções de desafios perigosos on-line, e permitir que elas deixemfeedbacknegativo sobre conteúdos que não desejam ver, para que possam melhorar a curadoria de seusfeeds. As empresas têm até 17 de julho para responder às propostas da Ofcom antes que os códigos sejam apresentados ao parlamento.
Capacidade de professores identificarem textos gerados por IA entre redações de alunos
(Inglês, 1 min, texto)
Resumo
Um estudo experimental investigou a habilidade de professores novatos e experientes em identificar textos gerados por inteligência artificial (IA) entre redações de alunos. Os resultados mostraram que tanto novatos quanto experientes não conseguiram identificar textos gerados pela ChatGPT entre os textos escritos pelos alunos. No entanto, professores mais experientes demonstraram fazer julgamentos mais diferenciados e precisos. Ambos os grupos mostraram excesso de confiança em suas avaliações. Os efeitos da fonte real e assumida na avaliação da qualidade foram heterogêneos. Essas descobertas destacam o desafio que as escolas e universidades enfrentam na avaliação de redações de alunos, considerando a capacidade atual da IA em gerar textos indetectáveis pelos professores.
Por que importa?
O estudo fornece evidências empíricas para o debate atual sobre estratégias de exames em instituições de ensino diante dos avanços tecnológicos. A capacidade da IA em gerar textos que se assemelham aos escritos por humanos levanta questões sobre a integridade e a eficácia dos processos de avaliação educacional, destacando a necessidade de maior conscientização e preparação por parte dos educadores para lidar com essa nova realidade.
Microsoft e OpenAI investem R$ 10 milhões em educação sobre IA para eleições
(Português, 5 min, texto)
Resumo
A Microsoft e a OpenAI anunciaram a criação de um fundo de US$ 2 milhões para educar eleitores sobre o uso da inteligência artificial durante as eleições deste ano. O objetivo é ampliar o conhecimento e a conscientização sobre a IA em um ecossistema digital complexo, visando à participação de 2 bilhões de pessoas em eleições ao redor do mundo. O fundo apoiará organizações que combatem a desinformação e promovem a educação sobre IA, incluindo a Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo e o Instituto Internacional pela Democracia e Assistência Eleitoral.
Por que importa?
O investimento da Microsoft e da OpenAI reflete o compromisso das empresas em garantir a segurança da inteligência artificial durante o período eleitoral. Com a crescente preocupação com deepfakes e desinformação, a educação sobre IA torna-se essencial para proteger a integridade dos processos democráticos. O fundo milionário destaca a importância de enfrentar os desafios gerados pela IA nas eleições e fortalecer a conscientização dos eleitores sobre esse tema crucial.
Principais casos de uso de GenAI relatados por usuários em fóruns on-line
(Inglês, 2 min, texto)
Resumo
O artigo destaca as diversas maneiras como a inteligência artificial generativa (GenAI) está sendo utilizada, com base em relatos de usuários em fóruns on-line como Reddit e Quora. Foram identificadas 100 categorias de uso, que podem ser divididas em seis temas principais: Assistência Técnica e Solução de Problemas (23%); Criação e Edição de Conteúdo (22%); Suporte Pessoal e Profissional (17%); Aprendizado e Educação (15%); Criatividade e Recreação (13%); e Pesquisa, Análise e Tomada de Decisões (10%). O artigo ressalta o amplo alcance e potencial impacto econômico dos grandes modelos de linguagem (LLMs) na sociedade atual, com previsões de contribuição de trilhões de dólares para a economia e o surgimento de concorrentes credíveis para a OpenAI.
Por que importa?
A crescente popularidade e diversidade de usos da GenAI refletem a rápida evolução da tecnologia e sua integração cada vez maior em diferentes aspectos da vida cotidiana e do ambiente de trabalho. A capacidade da inteligência artificial generativa de auxiliar em diversas tarefas, desde assistência técnica até criação de conteúdo e suporte educacional, destaca seu potencial para impulsionar a inovação e a eficiência em diferentes setores.