📢MCV #52: 1 ano de MCV!

Nesta semana, a MCV comemora seu primeiro ano de existência! Durante os últimos doze meses, nos dedicamos a trazer os principais temas que consideramos essenciais para a construção de um Brasil mais justo e avançado. Por meio das nossas editorias, buscamos oferecer uma curadoria cuidadosa e relevante.

Nosso compromisso vai além de compartilhar informações; queremos fomentar conversas sobre temas complexos e que exigem atenção e comprometimento. Agradecemos aos leitores e leitoras por nos acompanharem ao longo desse período!

Sala de Aula

Guia de sala de aula sobre deepfakes e suas implicações

(Inglês, 7 min, texto)

Resumo

O artigo discute a presença crescente dedeepfakes- vídeos, fotos e áudios hiper-realistas gerados por inteligência artificial (IA) - e seu impacto na sociedade. O guia propõe construir a consciência dos estudantes sobre a existência e o impacto dasdeepfakes, além de fornecer questões de discussão sobre a ética do conteúdo gerado por IA. São abordadas técnicas dedeepfake, os perigos associados a eles, como identificá-los e a formação de uma coalizão para autenticidade de conteúdo. O texto também apresenta questões de discussão baseadas em cenários para explorar o impacto dosdeepfakesna sociedade e incentivar a reflexão sobre possíveis ações para lidar com esse fenômeno.

Por que importa?

Asdeepfakesrepresentam um desafio crescente para a identificação da veracidade do conteúdo on-line e levantam questões éticas importantes sobre o uso da IA para manipulação de mídia. O guia destaca os potenciais perigos dasdeepfakes, como o roubo de identidade, ameaças e manipulação de eleições, e fornece orientações sobre como identificar essas falsificações. Além disso, promove a discussão sobre o impacto psicológico, social e legal dasdeepfakesem diferentes contextos, incentivando a conscientização e a responsabilidade no uso da tecnologia.

Folha lança série “Primeira Infância” focada nos primeiros seis anos de vida das crianças

(Português, 6 min, texto)

Resumo

A série “Primeira Infância”, lançada pelaFolha, aborda a importância dos primeiros seis anos de vida na formação e no desenvolvimento das crianças, bem como o impacto dessa fase para a sociedade. O projeto, apoiado pela ONG Todos Pela Educação e pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, inclui reportagens, entrevistas e análise de dados que serão publicados ao longo de três meses. A série discute a equação Heckman, que destaca a importância de investir na infância o mais cedo possível para garantir o melhor desenvolvimento das crianças e um retorno positivo para o país.

Por que importa?

O investimento na primeira infância é crucial para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de uma sociedade mais equitativa e saudável. A série abordará temas como políticas de parentalidade, desigualdades no acesso à Educação Infantil, formas de violência que afetam o desenvolvimento na primeira infância e a realidade de crianças em situação de extrema pobreza. Destacar a importância desse período da vida é essencial para promover a conscientização e a implementação de políticas eficazes voltadas para o bem-estar das crianças e o futuro da sociedade.

Apoio ao uso de evidências para orientar a adoção de tecnologia educacional nas escolas

(Inglês, 7 min, site)

Resumo

O Departamento de Educação dos EUA desenvolveu um Kit de Evidências de Tecnologia Educacional (EdTech) para apoiar líderes educacionais no uso de evidências para informar a seleção de tecnologia educacional nas escolas. Okitoferece orientações e sugestões práticas para os líderes educacionais construírem uma base de evidências em seus distritos escolares e apoiarem o desenvolvimento profissional. Além disso, o artigo destaca entrevistas com líderes educacionais que compartilham suas práticas de construção de evidências e parcerias com universidades e organizações comunitárias, visando aprimorar o uso de tecnologia educacional nas escolas.

Por que importa?

A importância de adotar uma abordagem baseada em evidências na seleção e implementação de tecnologia educacional nas escolas é fundamental para garantir o sucesso e a eficácia dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. O apoio oferecido pelo Kit de Evidências de Tecnologia Educacional e as experiências compartilhadas pelos líderes educacionais destacam a importância da colaboração, do desenvolvimento profissional e do engajamento com a comunidade escolar para promover práticas educacionais baseadas em evidências e alinhadas com as necessidades dos estudantes.

Setor Público

Número de alunos pretos e pardos em universidades federais mais que triplica em 13 anos

(Português, xx min, texto)

Resumo
Um estudo do Sou Ciência (Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência), vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), revelou que o número de alunos pretos e pardos nas universidades federais do Brasil mais que triplicou em 13 anos, passando de 17% para 49% do total de matriculados. Esse aumento significativo é atribuído principalmente à implementação da Lei de Cotas, que reservou vagas para estudantes de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Por que importa?

O aumento significativo do número de alunos pretos e pardos nas universidades federais é um avanço positivo, porém, ainda há desafios a serem enfrentados para garantir uma representatividade mais adequada em relação à dimensão da população negra no país, como apontado pelo último Censo do IBGE, que mostrou que 55,5% da população se autodeclara preta ou parda. Isso destaca a importância de melhorar a comunicação com os jovens que estão no Ensino Médio, pois muitas vagas destinadas às cotas ainda ficam ociosas e acabam sendo destinadas para a ampla concorrência. Além disso, os estudiosos ressaltam que a maior presença de pretos e pardos nas universidades também depende de políticas de permanência estudantil, enfatizando que tais políticas não devem ser implementadas apenas depois que os alunos ingressam na universidade, mas precisam ser garantidas desde antes, para assegurar que esses estudantes tenham condições adequadas para permanecer e concluir seus estudos com sucesso.

Proposta de lei para regular o uso de IA na Educação gera debate no Brasil

(Português, 13 min, texto)

Resumo

A postagem de Ingrid Soares destaca a apresentação de um projeto de lei pela deputada Profa. Luciene Cavalcante que visa proibir o uso de sistemas de IA como parâmetro de referência e métrica na elaboração de material pedagógico e como ferramenta de avaliação de desempenho escolar na rede pública de ensino. A proposta também estabelece diretrizes para o uso de plataformas de IA disponibilizadas pelo Ministério da Educação, visando garantir a supervisão e evitar discriminação algorítmica. O projeto passará por análise de comissões e, se aprovado, entrará em vigor após publicação.

Por que importa?

A proposta de lei levanta questões importantes sobre o uso da IA na Educação, destacando a necessidade de garantir a transparência, ética e segurança no desenvolvimento e implementação de sistemas de IA. O debate em torno do projeto reflete a importância de encontrar equilíbrio entre a inovação tecnológica e a proteção dos direitos e privacidade de alunos e professores. A medida pode representar um avanço na busca por uma regulamentação adequada para o uso da IA no ambiente educacional, mas também levanta questionamentos sobre possíveis impactos na inovação e no progresso da educação pública.

Tecnologia

Desafios e impactos das deepfakes na sociedade e na educação

(Inglês, 16 min, texto)

Resumo

Opostde Amanda Bickerstaff aborda a crescente prevalência dedeepfakes- vídeos, fotos e áudios hiper-realistas gerados por inteligência artificial - on-line, com um recorde de 95.820deepfakesdocumentadas somente em 2023. Diante dessa realidade, é necessário ensinar uma nova abordagem para verificar se o conteúdo on-line é real ou falso. Para auxiliar nesse processo, foi criado um guia educativo focado em conscientizar os alunos sobre a presença e o impacto dasdeepfakes, além de fornecer tópicos de discussão sobre a ética do conteúdo gerado por IA. O guia inclui informações sobre o que sãodeepfakes, estratégias para consumir criticamente conteúdo on-line, exemplos dedeepfakesde áudio, foto e vídeo para uso em sala de aula, e perguntas orientadoras para discussões éticas.

Por que importa?

A disseminação dedeepfakesrepresenta um desafio significativo para a sociedade e a educação, exigindo uma abordagem proativa para ensinar habilidades de verificação de conteúdo on-line. A conscientização sobredeepfakesé essencial para capacitar os alunos a discernir entre informações reais e falsas, desenvolvendo um pensamento crítico e ético em um mundo cada vez mais digital e influenciado pela inteligência artificial.

Inteligência artificial pode impulsionar negócios de empreendedores afrodescendentes

(Português, 4 min, texto)

Resumo

O artigo destaca como a adoção da inteligência artificial (IA) pode representar uma oportunidade de transformação para pequenos empreendedores, especialmente no contexto afroempreendedor. Muitas vezes atuando de forma independente ou com poucos funcionários, a IA pode servir como um assistente eficiente para aliviar a carga de trabalho e auxiliar na gestão de aspectos do negócio desconhecidos pelos empreendedores.

Por que importa?

A utilização da IA pode trazer benefícios significativos para empreendedores afrodescendentes, permitindo uma gestão mais eficiente e possibilitando o crescimento e a inovação nos negócios. Ao adotar tecnologias como a IA, esses empreendedores podem se destacar no mercado e superar desafios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades.

OpenAI Spring Update: novo modelo GPT4o e avanços em multimodalidade

(Português, 13 min, texto)

Resumo

Opostde Magno Maciel destaca as novidades apresentadas no OpenAI Spring Update, com destaque para o lançamento do modelo GPT4o. Esse novo modelo promete ser mais rápido, com maior capacidade de raciocínio e habilidades multimodais avançadas em áudio e imagens. Além disso, a atualização foca na usabilidade, tornando o modelo mais natural e simples de usar, com redução na latência e disponibilidade via API. A integração com visão abre novas possibilidades, permitindo interpretação em tempo real do que a câmera vê e interação com o que está na tela dodesktop.

Por que importa?

As melhorias apresentadas no OpenAI Spring Update indicam a contínua evolução dos modelos de linguagem da OpenAI, tornando-os mais acessíveis e eficientes para os usuários. A introdução do GPT4o e suas capacidades multimodais prometem ampliar as possibilidades de aplicação da IA no dia a dia, como tutoria, orientação e interação mais natural. Esses avanços refletem a busca por modelos mais relacionais e úteis para diversas aplicações, sinalizando um futuro promissor para a tecnologia de IA.

Iniciativa de inteligência artificial da Common Sense: entendendo o impacto da inteligência artificial em nossas crianças

(Inglês, a seu tempo, site)

Resumo

A Common Sense é uma organização sem fins lucrativos que busca trazer literacia digital para o público com foco em produtos digitais de qualidade para crianças. São conhecidos por fazerem revisão de vídeos, programas de TV, jogos, livros e outros tipos de mídia para informar às famílias sobre quão apropriados são para seus jovens. Agora estão fazendo o mesmo trabalho com foco em inteligência artificial (IA).

Por que importa?

A inteligência artificial é uma tecnologia poderosa, porém complexa, que requer uma abordagem ética e inclusiva. As avaliações de produtos de IA da Common Sense buscam fornecer informações claras e consistentes sobre as oportunidades, considerações e limitações de cada produto, seguindo oito princípios fundamentais sobre o que a IA deve fazer. São eles: pessoas em primeiro lugar, justiça, confiança, segurança das crianças, aprendizado, conexão social, privacidade e transparência. Termos padrões abertos que possam ser discutidos e que facilitem a tomada de decisão por famílias e educadores sobre o que é apropriado às crianças é algo importante em um momento que temos discutido o impacto das mídias no bem-estar de nossos jovens. A IA acelera a produção e o consumo de conteúdos diversos para o bem e para o mal e, por isso, a relevância dessa iniciativa.

Google "contra-ataca" novidades em IA e lança quase 10 modelos durante a noite

(Inglês, 19 min, texto)

Resumo

Durante a conferência Google I/O 2024, a empresa apresentou uma série de novos modelos de inteligência artificial, incluindo atualizações para o modelo Gemini 1.5 Pro e o lançamento de modelos como Veo, Imagen 3 e PaliGemma. O CEO Sundar Pichai enfatizou a importância da IA para o futuro da empresa, destacando as melhorias feitas nos modelos existentes e a introdução de novas funcionalidades, como a integração do Gemini no sistema operacional Android. Além disso, a Google anunciou o lançamento do sexto TPU Trillium, que promete um aumento significativo no desempenho de computação para treinamento de modelos avançados.

Por que importa?

Os lançamentos da Google demonstram um compromisso contínuo com a inovação e o avanço da inteligência artificial. A empresa está investindo em modelos multimodais, como o Gemini, que podem processar texto, imagens, vídeos e códigos, além de explorar novas aplicações para a IA, como reconhecimento de áudio e vídeo. A integração dos modelos de IA em produtos como o Android e o Google Workspace mostra o potencial da tecnologia para melhorar a experiência do usuário e impulsionar a inovação em diversos setores. Com a introdução de novos modelos e funcionalidades, a Google reafirma seu compromisso em liderar o desenvolvimento de inteligência artificial e moldar o futuro da tecnologia.

Google traz ferramenta Gemini para Google Workspace para Educação

(Inglês, 7 min, texto)

Resumo

A Google está introduzindo o Gemini para Google Workspace para comunidades educacionais, oferecendo duas novas extensões pagas e mais proteções de dados para instituições educacionais que utilizam o Gemini gratuitamente. A ferramenta, impulsionada por inteligência artificial, foi projetada para aprimorar as experiências de ensino e aprendizagem, integrando-se ao Docs, Gmail, Slides e mais, permitindo que educadores criem planos de aula, resumame-mailse gerem imagens originais para apresentações. Além disso, o Gemini oferece acesso a umchatcom IA de forma segura e com proteção de dados de nível empresarial. Novos recursos, como extensões OpenStax e Data Commons,quizzespráticos guiados e mais proteção de dados para usuários maiores de 18 anos estão a caminho.

Por que importa?

O Gemini para Google Workspace traz recursos avançados de inteligência artificial para usuários maiores de 18 anos na área da educação, proporcionando uma ferramenta valiosa para melhorar e enriquecer as experiências de ensino e aprendizagem. As extensões do Gemini oferecem acesso a recursos avançados emappscomo Docs, Gmail, Slides e mais, enquanto os novos recursos, como extensões OpenStax e Data Commons e quizzes práticos guiados, visam ajudar os usuários a aprender com mais confiança e fontes confiáveis. A adição de mais proteção de dados para usuários do Gemini com 18 anos ou mais, utilizando contas escolares, reforça a necessidade de oferecer uma experiência segura e produtiva para a comunidade educacional. Há custos ainda altos para uso da ferramenta. No entanto, é bem possível que nos próximos meses vejamos uma redução desses custos e, com os avanços para tornar as ferramentas mais seguras, as restrições de idade podem ser reduzidas. O mundo educacional sempre foi algo explorado pela Google, que tem mais de 150 milhões de usuários do Google for Education. A Microsoft tem suas próprias ofertas para esse segmento e a OpenAI está se mobilizando também, via parcerias e com vendas por si mesma. Acompanhar os movimentos do mercado nesse sentido ajuda a entender potenciais impactos no setor educacional.

Oportunidades

KPMG abre inscrições para o Global Tech Innovator 2024

(Português, 4 min, texto)

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A KPMG está promovendo o Global Tech Innovator 2024, uma premiação que reconhecestartupsinovadoras. As empresas brasileiras interessadas em participar têm até o dia 15 de julho para se inscrever. O objetivo da competição é ampliar a visibilidade das ideias desenvolvidas no Brasil, conectando o segmento de inovação e acelerando o crescimento empreendedor dasstartups. Os participantes devem atender a requisitos específicos, como ter registro de operação no Brasil, operar há no máximo cinco anos, gerar receita entre US$ 1 milhão e US$ 15 milhões, ou ter levantado ao menos US$ 500 mil em patrimônio líquido. Além disso, as empresas devem trabalhar com tecnologia pura ou viabilizada por tecnologia e não podem pertencer majoritariamente a grandes empresas. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário disponível. Asstartupsselecionadas terão a oportunidade de apresentar seus negócios em umpitchde 10 minutos e concorrer a prêmios locais e internacionais.

Por que importa?

A competição Global Tech Innovator 2024 é uma excelente oportunidade para asstartupsbrasileiras ganharem visibilidade, suporte e reconhecimento internacional. Com a possibilidade de participar de eventos e receber orientações práticas sobre inovação e empreendedorismo, as empresas selecionadas terão a chance de expandir suas operações e alcançar novos mercados. A iniciativa da KPMG demonstra o compromisso em impulsionar o ecossistema de inovação no Brasil e conectar empreendedores com especialistas e investidores globais.

Edital de Fortalecimento Institucional para equidade étnico-racial na Educação

(Português, 12 min, texto)

Resumo

O Instituto Unibanco e a Imaginable Futures lançaram o Edital de Fortalecimento Institucional, com o objetivo de fortalecer organizações lideradas por pessoas negras, indígenas e/ou quilombolas que atuam pela equidade étnico-racial na Educação Básica pública brasileira. As inscrições estão abertas até 10 de junho, com apoio ao longo de 3 anos, fomento de R$ 100 mil por ano e 20 organizações selecionadas. O edital reserva 25% das vagas para organizações indígenas e 25% para quilombolas. Para mais informações e inscrições, acesse olinkfornecido.

Por que importa?

Esse edital representa uma oportunidade importante para organizações que lutam pela equidade étnico-racial na Educação Básica no Brasil. Ao fortalecer e apoiar iniciativas lideradas por pessoas negras, indígenas e quilombolas, o edital contribui para a promoção da diversidade e inclusão no setor educacional, visando à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A reserva de vagas para diferentes grupos étnicos demonstra o compromisso com a representatividade e a valorização da diversidade na educação.

ELAS+ Doar para Transformar lança edital Mulheres em Movimento 2024 em parceria com a ONU Mulheres

(Português, 4 min, texto)

Resumo

O ELAS+ Doar para Transformar lançou o Edital Mulheres em Movimento 2024 em colaboração com a ONU Mulheres, com o objetivo de apoiar iniciativas lideradas por mulheres cis, trans e outras transidentidades. Em sua oitava edição, o programa distribuirá R$ 3 milhões para 60 iniciativas em todo o Brasil, oferecendo apoio flexível para fortalecimento institucional e capacidade de resposta a contextos e crises. O prazo para inscrições vai até 10 de junho e as iniciativas devem ter foco em áreas como atendimento às comunidades, mobilização social, debate público,advocacy, formação, ação coletiva e trabalho em rede.

Por que importa?

O ELAS+ tem atuado por quase 24 anos apoiando grupos e organizações lideradas por mulheres em diversas áreas, como combate à violência, direitos LBTIs, moradia, saúde, antirracismo, direito à cidade, direitos trabalhistas e justiça ambiental. O programa Mulheres em Movimento é parte fundamental das iniciativas do ELAS+, promovendo encontros e diálogos entre os grupos financiados para fortalecer estratégias coletivas. Com foco no financiamento feminista e flexível, o ELAS+ busca incentivar a solidariedade e a confiança no campo da justiça social e da filantropia, visando a um futuro mais justo e igualitário.

Inscrições abertas para a rede Mevi

(Português, 1 min, texto)

Resumo

O programa Mevi (Multiplicadores de Evidências) está com inscrições abertas para educadores de todo o Brasil. Em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e o QEdu, a rede oferece formações gratuitas e on-line sobre o uso de dados na educação. Os participantes devem compartilhar o conhecimento adquirido com outros educadores. A oportunidade inclui palestras, minicursos e a interação com profissionais da área. As inscrições vão até 31 de maio e as vagas são limitadas.

Por que importa?

A rede Mevi oferece uma oportunidade única para educadores interessados em aprimorar suas práticas pedagógicas por meio do uso de dados. Ao participar do programa, os educadores têm a chance de se capacitar, trocar experiências e contribuir para a melhoria da educação no país. O compromisso de disseminar o conhecimento adquirido demonstra o engajamento dos participantes em fortalecer a comunidade educacional e promover mudanças positivas no cenário educacional brasileiro.