📢MCV #56: Bolsa Complementar Alcance e World’s Best School Prizes

Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado. Para convidar amigos e coligadas a assinarem estanewsletter, compartilhe o link de inscrição!

Quatro escolas brasileiras foram reconhecidas entre as 10 melhores do World’s Best School Prizes de 2024, um feito igualado apenas pelo Reino Unido e pela Índia. Promovidos pela T4 Education em colaboração com Fundação Lemann, Accenture e American Express, esses prêmios valorizam iniciativas escolares em cinco áreas: Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidade e Apoio a Vidas Saudáveis. A participação das escolas brasileiras nesses prêmios realça a qualidade e a inovação presentes na educação do país, evidenciando o impacto positivo e as abordagens criativas que têm beneficiado suas comunidades.

Além disso, a Fundação Lemann lançou a Bolsa Complementar Alcance, destinada a estudantes brasileiros negros e indígenas matriculados ou aceitos em programas de mestrado ou doutorado em universidades de renome no exterior. O objetivo dessa bolsa é auxiliar com os custos de vida, como moradia e alimentação, promovendo a equidade étnico-racial no acesso à pós-graduação. Com inscrições abertas até 27 de junho, o processo seletivo inclui o preenchimento de um formulário, envio de documentos comprobatórios e uma entrevista individual.

Sala de Aula

Inep publica Indicador Criança Alfabetizada
(Português, 2 min, texto)

Resumo
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou oIndicador Criança Alfabetizada, que revela o percentual de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no Brasil que alcançaram o padrão nacional de alfabetização. Os resultados mostram que 56% das crianças nessa etapa de ensino estavam alfabetizadas em 2023, com as regiões Sul e Centro-Oeste apresentando resultados acima da média nacional. O indicador visa monitorar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC).

Por que importa?
Os resultados doIndicador Criança Alfabetizadamostram avanços na alfabetização das crianças brasileiras, com metas estabelecidas para que todas as crianças estejam alfabetizadas até 2030. O Inep calculou metas específicas para estados e municípios, com 19 estados já alcançando ou superando as metas propostas para 2023. A participação nas avaliações foi alta, com a maioria dos municípios atingindo mais de 80% de participação. O indicador é uma ferramenta importante para avaliar e melhorar a qualidade da educação no país.

Vini Jr. e Alok inauguram centro de tecnologias educacionais em escola pública quilombola com foco em educação antirracista
(Português, 3 min, texto)

Resumo
Os Institutos Vini Jr. e Alok inauguraram o primeiro Centro de Tecnologias Educacionais Base (CTs Base) na Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Shermam, em Búzios, no Rio de Janeiro. O projeto visa promover inovação educacional em escolas públicas, com foco na educação para relações étnico-raciais. O centro é equipado com tecnologia e ambientação especial, inspirada em futebol e música, com o objetivo de apoiar o ensino e a inclusão digital, especialmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Por que importa?
O projeto Base Ancestral também planeja inaugurar um segundo centro na Bahia e oferecer suporte educacional por meio do Aplicativo Base, desenvolvido pelos institutos. A iniciativa busca motivar os alunos em diversas disciplinas, incluindo a seção de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A parceria entre os institutos Vini Jr. e Alok destaca a importância da educação antirracista e da valorização das culturas ancestrais, visando a uma nova consciência sobre a formação da sociedade brasileira.

Insegurança alimentar na infância afeta desenvolvimento socioeconômico do país(Português, 8 min, texto)

Resumo
O artigo daFolha de S.Pauloaborda a realidade de famílias brasileiras, como a de Brenda Ketlin, que enfrentam a insegurança alimentar diariamente. A falta de alimentos em quantidade e qualidade adequada durante a primeira infância tem consequências para o desenvolvimento emocional, cognitivo e de linguagem das crianças, o que pode afetar o desenvolvimento socioeconômico do país. A insegurança alimentar também tem impacto no desenvolvimento acadêmico das crianças, criando um ciclo vicioso da pobreza. Especialistas apontam a necessidade de políticas públicas interdisciplinares para combater esse problema.

Por que importa?
A insegurança alimentar na infância não afeta apenas as famílias individualmente, mas também tem impacto no desenvolvimento futuro das crianças e, consequentemente, no crescimento e na qualificação da população como um todo. Investir em programas de transferência de renda, educação, saúde e saneamento básico é essencial para garantir que as crianças tenham acesso a uma alimentação adequada e possam se desenvolver plenamente, contribuindo para um futuro mais próspero e equitativo para o país.

Educação para além dos muros da escola(Português, 6 min, texto)

Resumo
O artigo aborda a importância de não apenas oferecer escolas de qualidade, mas também incentivar a demanda por educação. Questões como gravidez na adolescência, necessidade de trabalho precoce, falta de referências de sucesso educacional e barreiras sistêmicas são discutidas como limitadores para a valorização da educação, especialmente em regiões desfavorecidas. O texto destaca a necessidade de desenvolver uma cultura que valorize a educação, fornecendo exemplos concretos de sucesso educacional para inspirar as gerações futuras.

Por que importa?
O artigo ressalta a importância de não apenas melhorar a qualidade das escolas, mas também de criar condições sociais e culturais que incentivem os estudantes a valorizarem a educação. Ao abordar questões como gravidez na adolescência, necessidade de trabalho precoce e falta de referências de sucesso educacional, o autor destaca a importância de políticas que incentivem a permanência dos jovens na escola e promovam a mobilidade social. O texto enfatiza a necessidade de superar as barreiras sistêmicas que perpetuam a desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil.

O papel do protagonismo estudantil na educação(Português, 7 min, texto)

Resumo
O artigo aborda a importância do protagonismo estudantil na educação, destacando a visão de Paulo Freire sobre a pedagogia da pergunta e a necessidade de estimular as crianças a produzir conhecimento ativamente. Diversos especialistas ressaltam a importância de incentivar o protagonismo dos alunos por meio de ações intencionais, envolvendo a comunidade escolar como um todo. O diálogo é apontado como fundamental nesse processo, promovendo a troca de saberes entre educadores e alunos para estabelecer um conhecimento coletivo e colaborativo nas escolas.

Por que importa?
As escolas têm adotado diferentes estratégias para promover o protagonismo dos estudantes, como a eleição de líderes de turma, a realização de rodas de conversa e assembleias, e a criação de espaços para ouvir as crianças. Essas iniciativas visam não apenas fortalecer o aprendizado colaborativo, mas também criar ambientes acolhedores e seguros, nos quais os alunos se sintam parte ativa do processo educacional. O envolvimento dos estudantes na tomada de decisões relacionadas ao ambiente escolar e a personalização da trajetória educacional são elementos-chave para garantir o protagonismo dos estudantes e promover um aprendizado significativo.

Quatro escolas brasileiras são finalistas do World’s Best School Prizes de 2024(Português, 10 min, texto)

Resumo
Quatro escolas brasileiras foram selecionadas entre as 10 melhores para o World’s Best School Prizes de 2024, mais do que qualquer outro país, exceto o Reino Unido e a Índia. Os prêmios, criados pela T4 Education em parceria com Fundação Lemann, Accenture e American Express, reconhecem iniciativas escolares em cinco categorias: Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidade e Apoio a Vidas Saudáveis. O objetivo dos prêmios é destacar escolas que estão fazendo a diferença em suas comunidades e compartilhar suas melhores práticas.

Por que importa?
A participação das escolas brasileiras no World’s Best School Prizes destaca a qualidade e a inovação da educação no país. Essas escolas estão sendo reconhecidas por suas abordagens criativas e seu impacto positivo na comunidade. O prêmio não apenas celebra as conquistas das escolas, como também destaca a importância de investir em educação e reconhecer o trabalho árduo dos educadores e alunos. Esse reconhecimento internacional coloca o Brasil em destaque no cenário educacional global e demonstra o potencial e a excelência das escolas brasileiras.

Setor Público

Mulheres negras no Terceiro Setor: desafios e conquistas(Português, 5 min, texto)

Resumo
O artigo discute a representatividade das mulheres negras no Brasil, destacando a discrepância entre a maioria da população negra no país e a baixa presença dessas pessoas em cargos de liderança e gestão de recursos em institutos e fundações filantrópicas. Apesar de serem fundamentais no setor do cuidado no Terceiro Setor, as mulheres negras enfrentam desafios como a desigualdade salarial em relação a homens brancos e mulheres brancas. Diante desse cenário, a fundadora do Coletivo Pretas do Impacto destaca a importância de fortalecer a presença e a influência das mulheres negras nesses setores, promovendo equidade de oportunidades e reconhecimento de suas contribuições.

Por que importa?
O Coletivo Pretas do Impacto surge como uma iniciativa para ampliar a representatividade de mulheres negras como palestrantes e participantes em eventos, além de desenvolver uma rede de apoio e mentorias para essas profissionais. A proposta visa reduzir estereótipos e preconceitos, melhorar a percepção sobre as capacidades das mulheres negras e destacar modelos de sucesso femininos negros no setor. A iniciativa busca acabar com a baixa representatividade e a invisibilidade das mulheres negras, tornando-as referências de sucesso em diversidade, inclusão e sororidade.

Tecnologia

Como a inteligência artificial está acelerando descobertas científicas
(Português, 10 min, texto)

Resumo
O uso crescente da inteligência artificial (IA) na ciência tem possibilitado avanços significativos em áreas como saúde, materiais e meio ambiente. As ferramentas de IA são capazes de processar grandes volumes de dados e acelerar descobertas que antes demandavam anos de estudo e trabalho humano. No entanto, o uso da tecnologia também levanta questões éticas e dilemas que precisam ser considerados.

Por que importa?
A inteligência artificial tem sido aplicada em todas as fases da pesquisa científica, desde a geração de hipóteses até a publicação e comunicação dos resultados. A IA generativa, em particular, tem se destacado nos últimos anos, permitindo a criação de novos textos, imagens e outras formas de linguagem. Apesar do potencial da IA para impulsionar a produtividade e a compreensão de problemas complexos, existem limitações e riscos associados ao seu uso, como erros na análise de dados e reprodução de vieses. A regulamentação e a transparência no uso da inteligência artificial são fundamentais para mitigar esses desafios e garantir benefícios sociais e econômicos sustentáveis.

Inteligência artificial na educação: adaptando tarefas para inclusão
(Português, 6 min, texto)

Resumo
O artigo aborda a utilização de inteligência artificial por uma professora para planejar tarefas e provas adaptadas a diferentes públicos de inclusão. A professora Andressa Alonso de Carvalho Balcacer, do Colégio Presidente Kennedy, em Santos (SP), utilizou a plataforma ChatGPT para adaptar provas, atendendo alunos da educação inclusiva. Ela destaca a importância de conduzir as ferramentas de forma colaborativa, combinando o conhecimento da máquina com a expertise humana.

Por que importa?
A experiência de Andressa demonstra como a inteligência artificial pode otimizar o tempo dos educadores e oferecer novas possibilidades de personalização para atender a diversidade dos alunos. No entanto, a validação humana continua sendo essencial para garantir a eficácia das adaptações e considerar as necessidades individuais de cada estudante. A colaboração com profissionais especializados em educação inclusiva e a conscientização sobre a singularidade de cada aluno são aspectos fundamentais para o uso responsável da tecnologia na educação.

Inteligência artificial na educação: oportunidade e desafios
(Português, 1 min, texto)

Resumo
Opostda MegaEdu ressalta um levantamento da Associação Nova Escola, que mostrou que a maioria dos professores brasileiros já utiliza inteligência artificial (IA) em suas práticas de ensino, e mais da metade deles enxerga a IA como uma oportunidade para a educação. No entanto, a falta de conectividade nas escolas públicas é um obstáculo para aproveitar o potencial das novas tecnologias e garantir a inclusão digital de alunos e professores. Para que a IA e outras tecnologias tenham um impacto positivo, é crucial garantir acesso igualitário a todos.

Por que importa?
A integração da IA na educação traz benefícios significativos, mas é essencial superar os desafios de conectividade para garantir que todas as escolas e alunos tenham acesso às oportunidades oferecidas pela tecnologia. A inclusão digital é fundamental para capacitar alunos e professores a participar ativamente na construção de um futuro educacional mais tecnológico e inclusivo.

Ferramenta 'Para Casa Inclusivo' promove educação inclusiva para crianças
(Português, 4 min, texto)

Resumo
A ferramenta 'Para Casa Inclusivo' foi criada por Lucio Santana, de Belo Horizonte, para auxiliar seu filho autista, Lucas, adaptando atividades escolares para crianças atípicas, neurodiversas ou com dificuldades de aprendizado. Com o apoio da esposa, Nathalie, especialista em Neurociências Aplicadas à Educação, e inspirados pelos desafios enfrentados por Lucas na escola, o casal desenvolveu a plataforma com base em inteligência artificial. A missão do projeto é promover a educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças, oferecendo adaptações de conteúdo de forma acessível e personalizada.

Por que importa?
A iniciativa, sem fins lucrativos, recebe apoio da Amazon AWS e da OpenAI, tornando-se acessível para escolas, educadores e famílias de forma gratuita. A ferramenta utiliza tecnologia de IA para adaptar atividades escolares, simplificar textos, destacar conceitos-chave e até transformar deveres em histórias em quadrinhos, visando engajar as crianças no aprendizado. O 'Para Casa Inclusivo' representa um avanço na educação inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento e potencial das crianças, além de promover uma sociedade mais inclusiva e diversa.

Oportunidades

Inscrições abertas para Bolsa Complementar Alcance para alunos negros e indígenas em cursos de mestrado e doutorado no exterior(Português, 1 min, texto)

Resumo
A Fundação Lemann está oferecendo a Bolsa Complementar Alcance para estudantes brasileiros negros e indígenas matriculados ou aceitos em programas de mestrado ou doutorado em universidades renomadas no exterior. O objetivo da bolsa é apoiar os custos de vida desses alunos, como moradia e alimentação, e promover a equidade étnico-racial no acesso à pós-graduação. As inscrições estão abertas até 27 de junho e o processo seletivo envolve o preenchimento de formulário, envio de documentos comprobatórios e entrevista individual.

Por que importa?
A iniciativa da Bolsa Complementar Alcance representa um importante passo na promoção da diversidade e inclusão no ambiente acadêmico, oferecendo suporte financeiro a estudantes negros e indígenas em suas jornadas educacionais no exterior. Ao proporcionar oportunidades de estudo em universidades de excelência global, o programa contribui para a construção de uma sociedade mais equitativa e diversificada, valorizando a representatividade e o talento de indivíduos historicamente sub-representados no Ensino Superior.