📢MCV #57: Pisa e Alfabetização no Brasil

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No podcast UBS LatAm Access, Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, e Kai Grunauer, diretor-executivo para a América Latina da UBS, discutiram os desafios da alfabetização no Brasil. Mizne revelou que, em 2021, 70% das crianças brasileiras ainda eram analfabetas no segundo ano escolar, o que compromete seu desempenho educacional e futuro aprendizado. Para enfrentar esse problema, a UBS Optimus Foundation e a Aliança Nacional pela Alfabetização se uniram para apoiar políticas de alfabetização em parceria com os municípios, visando garantir que as crianças aprendam a ler e escrever no tempo adequado. Essa iniciativa é vital para melhorar a qualidade da educação e combater o analfabetismo infantil no país. Essa preocupação com a educação no Brasil se alinha com os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que colocaram o país em 44º lugar em pensamento criativo, com 23 pontos abaixo da média da OCDE. Esses dados destacam a necessidade de investir em estratégias que promovam a criatividade dos estudantes para os prepará-los melhor para o mercado de trabalho e impulsionar a inovação no país.

Sala de Aula

Desafios da alfabetização no Brasil
(Português, 15 min, podcast)

Resumo
Em um episódio doUBS LatAm Access Podcast, o CEO da Fundação Lemann, Denis Mizne, e o diretor-executivo para a América Latina da UBS, Kai Grunauer, discutiram os desafios da alfabetização no Brasil. Um dado alarmante apresentado por Mizne foi que 70% das crianças brasileiras estavam analfabetas no segundo ano em 2021, o que impacta significativamente a vida escolar dessas crianças. A falta de alfabetização adequada pode prejudicar o aprendizado futuro e a capacidade de aproveitar o ensino oferecido nas escolas.

Por que importa?
A parceria entre a UBS Optimus Foundation e a Aliança Nacional pela Alfabetização visa apoiar políticas de alfabetização implementadas em colaboração com os municípios, buscando garantir que as crianças sejam alfabetizadas no tempo correto. Essa iniciativa é crucial para enfrentar o desafio do analfabetismo infantil no Brasil e melhorar a qualidade da educação oferecida às crianças em idade escolar.

Roadmap para políticas de IA na educação
(Inglês, 12 min, texto)

Resumo
Fengchun Miao, chefe da Unidade de Tecnologia e Inteligência Artificial em Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), compartilhou um diagrama ilustrando oroadmappara políticas de IA na educação, baseado nas orientações da UNESCO para IA generativa na educação e na pesquisa. Ele enfatiza a importância de políticas educacionais eficazes em relação à IA, destacando a necessidade de os governos assumirem suas responsabilidades. Muitos países enfrentam desafios na implementação de políticas de IA na educação em razão da falta de comprometimento governamental. Miao destaca a importância de desenvolver competências em IA para professores e alunos, bem como estabelecer regulamentações nacionais sobre IA.

Por que importa?
As políticas de IA na educação são fundamentais para garantir que a tecnologia seja utilizada de forma ética e eficaz no ambiente educacional. A falta de compromisso dos governos pode dificultar a implementação dessas políticas, resultando em desafios para a adoção de práticas educacionais inovadoras. Oroadmapproposto por Miao destaca a importância de desenvolver competências em IA e estabelecer regulamentações para garantir uma abordagem responsável e inclusiva no uso da tecnologia na educação.

Brasil tem mau desempenho em avaliação de pensamento criativo do Pisa
(Português, 2 min, texto)

Resumo
O Brasil ficou na 44ª posição, com 23 pontos, em uma avaliação sobre pensamento criativo realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Esse resultado coloca o país dez pontos abaixo da média das nações que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os dados foram divulgados recentemente e revelam um desafio para o sistema educacional brasileiro em estimular a criatividade dos estudantes.

Por que importa?
A baixa pontuação do Brasil nessa avaliação destaca a importância de investir em estratégias educacionais que promovam o pensamento criativo e inovador entre os estudantes. O desenvolvimento dessas habilidades é essencial para preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho e para impulsionar a criatividade e a inovação no país como um todo.

Desigualdade racial no acesso a recursos tecnológicos nas escolas brasileiras
(Português, 7 min, texto)

Resumo
Um estudo do Insper, coordenado por Michael França, revelou que estudantes pardos e pretos têm menos acesso a recursos tecnológicos do que os brancos em escolas brasileiras de todos os níveis de educação. Embora o país tenha avançado na oferta de infraestrutura digital nas escolas, a melhoria tem sido desigual, perpetuando as desvantagens raciais. A pesquisa destacou que a oferta de recursos tecnológicos tem sido mais expressiva para os estudantes mais jovens, mas a desigualdade persiste em todos os níveis de ensino. A correlação entre a disponibilidade de recursos tecnológicos e melhores resultados educacionais foi observada, ressaltando a importância de garantir igualdade de acesso à tecnologia nas escolas.

Por que importa?
A desigualdade no acesso a recursos tecnológicos nas escolas reflete a disparidade social e racial no Brasil, evidenciando a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas e equitativas. A institucionalização da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um passo importante para superar esses desafios, mas é fundamental que a implementação leve em consideração a redução das disparidades regionais e raciais no acesso à tecnologia. Garantir igualdade de oportunidades educacionais para todos os estudantes, independentemente de sua cor ou origem, é essencial para promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

Setor Público

O desafio das políticas públicas baseadas em evidências
(Português, 4 min, texto)

Resumo
O artigo aborda a importância da tomada de decisão baseada em evidências nas políticas públicas, destacando a complexidade de identificar e incorporar as evidências mais robustas e adequadas. É ressaltado que decisões baseadas apenas na intuição ou em ideologias podem ser perigosas, pois apresentam alto risco de ineficácia e consequências negativas. O texto enfatiza a necessidade de equilíbrio entre evidências e sensibilidade política, e destaca que as evidências não se limitam apenas ao conhecimento científico, podendo incluir saberes populares e perspectivas da população afetada. Além disso, ressalta a importância do pensamento crítico, métodos investigativos e abertura ao contraditório para evitar conclusões enviesadas. O artigo também destaca a importância do monitoramento constante das políticas, a produção de entendimento e engajamento amplo, e a necessidade de apresentar soluções complexas para problemas complexos, baseadas nas melhores evidências disponíveis.

Por que importa?
A reflexão sobre a implementação de políticas públicas baseadas em evidências é essencial em um contexto de polarização e incerteza, em que a negação da política e da ciência pode representar um desafio. O texto ressalta a importância de institucionalizar uma cultura de produção e uso de evidências em políticas públicas, reconhecendo a diversidade de contextos e a necessidade de soluções complexas. Além disso, destaca a importância de considerar não apenas o campo racional, mas também o emocional e afetivo na formulação e implementação de políticas eficazes e engajadoras para a população.

Tecnologia

Como o ChatGPT pode otimizar a análise de dados
(Português, 2 min, texto)

Resumo
O ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa para otimizar a análise de dados em diversas áreas, desde a limpeza e visualização de dados até a modelagem preditiva e apoio à decisão. Com sua capacidade de realizar tarefas como limpeza de dados, geração de visualizações, análises estatísticas, modelagem preditiva, análise de texto, integração de dados, automação de processos e apoio à decisão, o ChatGPT pode ajudar a economizar tempo, identificarinsightsimportantes e orientar a tomada de decisões estratégicas com base nos dados disponíveis.

Por que importa?
Ao utilizar o ChatGPT para analisar dados, os usuários podem se beneficiar de uma abordagem mais eficiente e precisa na interpretação de conjuntos de dados complexos. A capacidade do ChatGPT de automatizar tarefas rotineiras e realizar análises avançadas pode ser especialmente útil para profissionais que lidam com grandes volumes de dados e desejam extrair informações significativas para impulsionar o sucesso de seus projetos e estratégias.

Pesquisa Tecnologia e Desigualdades Raciais no Brasil
(Português, 4 min, texto)

Resumo
A pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper (Neri) em parceria com a Fundação Telefônica Vivo analisa a relação entre desigualdade racial e tecnologia na educação. O estudo revela como a tecnologia pode impactar positivamente o ensino e a aprendizagem em diferentes etapas da trajetória escolar, destacando questões como a influência da exposição dos estudantes à tecnologia nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as disparidades raciais no Ensino Superior. As análises forneceminsightsimportantes para a elaboração de políticas públicas que visem a uma educação de qualidade para todos os estudantes brasileiros, alinhada às inovações tecnológicas e às necessidades de um mundo em constante transformação.

Por que importa?
A pesquisa Tecnologia e Desigualdades Raciais no Brasil é uma contribuição significativa para o debate sobre educação e igualdade racial no país. Ao destacar a importância da tecnologia na melhoria da qualidade da educação e na redução das disparidades raciais, o estudo oferece subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. O acesso gratuito ao resumo executivo e à pesquisa completa representa um passo importante na disseminação dessas informações e no estímulo ao debate sobre a educação e a igualdade racial no Brasil.

Impacto da inteligência artificial na educação: perspectivas e desafios
(Inglês, 7 min, texto)

Resumo
O artigo discute o uso da inteligência artificial na educação e os impactos dessa tecnologia no papel dos professores. O futurista Zack Kass, ex-OpenAI, argumenta que, apesar das possíveis preocupações com a substituição de empregos por IA, os aspectos humanos continuarão sendo essenciais no processo educacional. Ele destaca a importância dos professores em incutir valores humanos nos alunos, algo que as máquinas não podem fazer com a mesma eficácia. Além disso, Kass ressalta a necessidade de os educadores desenvolverem habilidades socioemocionais nos estudantes para lidar com as mudanças sociais e tecnológicas. Ele também aborda a evolução da inteligência artificial ao longo do tempo e os desafios que surgirão com o desenvolvimento dessas tecnologias.

Por que importa?
O artigo destaca a importância dos professores no contexto da inteligência artificial, ressaltando que as habilidades humanas, como empatia, pensamento crítico e adaptabilidade, continuarão sendo fundamentais no futuro. Zack Kass enfatiza que os educadores têm um papel crucial em moldar não apenas o conhecimento acadêmico, mas também as habilidades para a vida dos alunos. Ele alerta para os desafios e as transformações que a IA trará para a sociedade, e a necessidade de os professores trabalharem aspectos socioemocionais e de identidade com os estudantes. Por fim, o futurista destaca a importância de inspirar os alunos a usar a tecnologia de forma construtiva e de prepará-los para um futuro em constante evolução.

Entrevista com Dr. Roschelle sobre o uso da tecnologia na educação matemática
(Inglês, 30 min, podcast)

Resumo
A entrevista destaca a jornada do Dr. Roschelle nas ciências da aprendizagem, iniciada com sua frustração com o ensino de física durante sua graduação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ele passou a explorar o potencial da tecnologia no ensino e na aprendizagem, concentrando-se posteriormente na educação matemática. A pesquisa revelou princípios eficazes para o uso da tecnologia na educação matemática, incluindo a transferência de cálculos para focar em conceitos, o uso de representações visuais e interativas, e formas mais inteligentes de praticar e fornecerfeedback.

Por que importa?
O impacto da inteligência artificial na educação matemática é destacado, com previsões de melhor suporte aos alunos, personalização de problemas para ativar conhecimentos prévios, e a mudança do foco de cálculos para aplicações e modelagem de situações do mundo real. O futuro das salas de aula de matemática incluirá maior ênfase na compreensão conceitual, no discurso matemático e nos aspectos sociais da aprendizagem. São mencionadas algumas ferramentas promissoras de IA, bem como os riscos associados ao uso da tecnologia na educação.

O impacto das redes sociais e smartphones na saúde mental dos adolescentes
(Inglês, 8 min, texto)

Resumo
O artigo discute a narrativa comum de quesmartphonese redes sociais estão causando danos à saúde mental dos adolescentes. A autora, uma psicóloga do desenvolvimento, destaca que muitas pesquisas não encontraram evidências convincentes de que o uso de tecnologia digital seja um grande contribuinte para a depressão e outros sintomas de saúde mental em adolescentes. Fatores como histórico familiar de transtornos mentais, exposição precoce à adversidade e estresse escolar e familiar parecem ter impacto maior na saúde mental dos jovens. A autora destaca a importância de abordar essas questões de forma mais equilibrada e baseada em evidências, em vez de demonizar as redes sociais e ossmartphonescomo causas diretas de problemas de saúde mental.

Por que importa?
O artigo ressalta a necessidade de mais pesquisas experimentais bem desenhadas para entender melhor a relação entre o uso de redes sociais e a saúde mental dos adolescentes. Embora seja válido adotar uma abordagem cautelosa em relação ao uso de tecnologia por jovens, é importante reconhecer que as redes sociais também podem oferecer benefícios, como acesso a informações sobre saúde mental e espaços de apoio para jovens com identidades marginalizadas. A autora argumenta que focar exclusivamente nas redes sociais pode desviar a atenção dos verdadeiros fatores que contribuem para os problemas de saúde mental dos adolescentes, como riscos off-line e falta de recursos familiares e comunitários. É importante ainda que não haja uma discussão que trate redes sociais,smartphones, diferentes tipos de equipamento, internet e tecnologia como uma coisa só e com um viés unicamente negativo (ou positivo). Nuances e diferentes pontos de vista são necessários.

Oportunidades

Edital Inteligência Artificial para Educação: Inscrições Abertas
(Português, 2 min, texto)

Resumo
A Fundação Itaú está com inscrições abertas para o edital Inteligência Artificial para Educação, que visa apoiar projetos que utilizem IA para melhorar a Educação Básica pública brasileira. Os projetos serão avaliados com base em impacto social, viabilidade técnica e potencial de inovação. As inscrições vão até 31 de julho e os resultados serão divulgados em 17 de outubro. Serão aceitos projetos de Pesquisa Aplicada, Projeto Experimental e Desenvolvimento de Sistema, com premiações de até R$ 200 mil. O objetivo é democratizar o acesso à formação de qualidade, com foco na inovação e inclusão social.

Por que importa?
O edital busca impulsionar o uso da IA na educação, especialmente na Educação Básica pública, visando mitigar as disparidades sociais, valorizar os professores e engajar os estudantes. Os projetos selecionados receberão mentoria especializada e poderão ser desenvolvidos em até dois anos. A iniciativa é liderada por uma comissão avaliadora composta por especialistas na área de Educação e Transformação Digital, com critérios que incluem relevância do projeto, metodologia, contribuição para a redução de desigualdades e impacto na educação pública.

Inscrições abertas para o Meta Llama Impact Innovation Awards
(Inglês, 1 min, texto)

Resumo
O Meta lançou oficialmente o Meta Llama Impact Innovation Awards para reconhecer e apoiar organizações que estão utilizando Llama 2 ou 3 para impulsionar o impacto social em regiões da África, Ásia-Pacífico, América Latina, Oriente Médio e Turquia. As inscrições estão abertas até 26 de julho de 2024 e as organizações elegíveis podem receber prêmios de até US$ 35 mil (cerca de R$ 190.500,00). Os focos regionais incluem áreas como educação, serviços públicos, saúde, segurança, desenvolvimento econômico, confiança e segurança, cultura, meio ambiente e sustentabilidade.

Por que importa?
Essa iniciativa visa incentivar projetos inovadores que abordem desafios globais importantes por meio da tecnologia Llama. As organizações interessadas são encorajadas a submeter suas propostas e contribuir para o avanço do impacto social nessas regiões.

Confira oportunidades, dados e evidências em equidade racial e impacto social
(Português, 2 min, texto)

Resumo
Eloya Porto, coordenadora de Equidade Racial da Fundação Lemann, compartilha em suanewsletteroportunidades, dados e evidências em equidade racial e impacto social. O compilado oferece informações relevantes sobre as temáticas e debates no Brasil e no mundo.

Por que importa?
A iniciativa de Eloya Porto visa fornecer informações valiosas e oportunidades atualizadas nas temáticas de equidade racial e impacto social para aqueles interessados em contribuir para um mundo mais justo e equitativo.

Pesquisas

Estudo revela desigualdade racial na educação brasileira
(Português, 3 min, texto)

Resumo
O Ministério da Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), divulgou um estudo que analisa a desigualdade racial na educação do Brasil. O estudo aponta disparidades no acesso à infraestrutura escolar, na carreira docente e no mercado de trabalho para pretos, pardos e indígenas em comparação com estudantes brancos. Os dados revelam que a equidade racial ainda é um desafio no sistema educacional brasileiro. Indica ainda que é um círculo vicioso no qual professores pretos, pardos e indígenas são mais atraídos para a carreira docente, mas também estão nos cursos com as piores condições e nas escolas com a pior infraestrutura. E dão aulas para alunos também pretos, pardos e indígena , enquanto professores brancos tendem a ter condições melhores de formação e trabalho e formam outros alunos brancos.

Por que importa?
Os resultados do estudo destacam a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas e equitativas, visando garantir o acesso igualitário à educação e promover a diversidade racial no ambiente escolar. A pesquisa ressalta a importância de fortalecer a infraestrutura escolar, a carreira docente e a implementação de políticas pró-equidade para superar as disparidades identificadas. A reflexão sobre a equidade racial deve permear todas as esferas do Ministério da Educação e suas autarquias, a fim de construir um sistema educacional mais justo e igualitário para todos os estudantes. Também é um estudo inédito sobre a relação de círculo vicioso que existe entre formação de educadores e de alunos que podem reforçar desigualdades não somente sociais como raciais.

Of Barrios and Favelas: misturando crítica e imaginação através de oficinas utopianas inspiradas em Freire(Inglês, 28 min, texto)

Resumo
O estudo de Fabio Campos, membro da Rede de Líderes e doutor em Educação e Tecnologia pela New York University, explora pedagogias especulativas e utópicas, encorajando os alunos a vislumbrar cenários alternativos para situações opressivas atuais enquanto garantem uma compreensão sólida das complexidades da desigualdade e opressão. Central para essa pesquisa é como os educadores podem integrar a crítica e a imaginação sob um paradigma de educação cívica especulativa. Inspirado por Paulo Freire e utilizando a abordagem de Pesquisa Baseada emDesign, o estudo criou uma oficina de imaginação cívica, utilizando inclusive novas tecnologias, como IA generativa, refinando-a a partir de iterações sucessivas com adolescentes em um bairro na Califórnia e uma favela no Rio de Janeiro. As descobertas oferecem princípios dedesignrobustos para orientar os educadores na criação de intervenções que misturam o pensamento crítico e visionário para jovens marginalizados.

Por que importa?
Esse estudo destaca a importância de projetar ambientes de aprendizagem que permitam que os alunos explorem além das restrições da realidade, ao mesmo tempo em que se baseiam nos desafios de suas experiências vividas. Ao integrar a crítica e a imaginação, os educadores podem ajudar os alunos a desenvolver uma consciência crítica e uma visão visionária, promovendo a participação cívica e a capacidade de imaginar alternativas para situações opressivas. A abordagem freireana de denúncia e anúncio é fundamental para inspirar os jovens a desafiar as injustiças e a sonhar com um mundo melhor, mantendo-se enraizados na realidade e na esperança de um futuro mais justo e igualitário.