📢MCV #59: Educação e Gestão de Lideranças

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  • Um estudo realizado pelo Insper e pela parceria Vamos (Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org) analisou 57 secretarias estaduais de Gestão, Educação e Saúde de todo o Brasil e constatou que apenas 6% delas atingiram níveis considerados de referência ou avançados em gestão de lideranças de 2º e 3º escalões. A maioria das secretarias (77%) está nos níveis inicial e baixo, com apenas 17% no nível intermediário. Estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo se destacaram por suas iniciativas de desenvolvimento de lideranças.
  • Ernesto Martins Faria, diretor executivo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), compartilhou informações sobre a plataforma QEdu Juventudes e Trabalho, fruto de uma parceria entre Fundação Roberto Marinho, Iede, Fundação Itaú e Fundação Lemann. A plataforma apresenta infográficos temáticos que analisam questões importantes relacionadas à educação e ao mercado de trabalho para jovens com deficiência, indígenas, negros e no Ensino Técnico.

Sala de Aula

O que 40 milhões de mensagens nos dizem sobre a comunicação entre pais e professores

(Inglês, 5 min, texto)

Resumo

O artigo discute uma análise realizada pela organização TalkingPoints em parceria com o Google, que examinou 40 milhões de mensagens trocadas entre pais e professores em seu aplicativo. A análise revelou que a maioria das mensagens estava relacionada à logística, seguidas por respostas padrão como “obrigado” ou “tenha um bom dia”. Apenas 8% das mensagens abordavam temas acadêmicos, indicando a necessidade de melhorar a qualidade das conversas entre educadores e pais.

Por que importa?

A TalkingPoints acredita que uma comunicação eficaz entre escolas e pais pode contribuir para reduzir a crise de absenteísmo crônico e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. A organização está implementando um piloto em 29 distritos com o objetivo de rastrear digitalmente alunos ausentes e identificar as causas do problema. A pesquisa destaca a importância de estabelecer conexões sólidas entre famílias diversas e educadores para apoiar a aprendizagem dos alunos, especialmente para famílias imigrantes.

Ebook: isso não é antirracismo

(Português, a seu tempo, texto)

Resumo

Rafael Silva, professor de História e gerente de Relacionamento, Equidade e Inclusão, escreveu umebookque diferencia o que são práticas antirracistas em Educação e o que não são. Em cada uma deles traz porque determinadas ações são insuficientes e como podem ser mais bem trabalhadas.

Por que importa?

Práticas antirracistas são fundamentais para que consigamos transformar a realidade social de nosso país. No entanto, existem muitos mitos sobre essa prática e, se nos fazem sentir bem conosco mesmo, não atingem resultados efetivos e podem ser até prejudiciais. Portanto, esseebookpode ajudar a trazer boas práticas para você poder influenciar uma comunidade educacional verdadeiramente antirracista.

Setor Público

Estudo revela baixo nível de gestão de pessoas em secretarias estaduais brasileiras

(Português, 4 min, texto)

Resumo

Um estudo realizado pelo Insper e pela parceria Vamos (Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org) analisou 57 secretarias estaduais de Gestão, Educação e Saúde de todo o Brasil e constatou que apenas 6% delas atingiram níveis considerados de referência ou avançados em gestão de lideranças de 2º e 3º escalões. A maioria das secretarias (77%) está nos níveis inicial e baixo, com apenas 17% no nível intermediário. Apesar dos baixos níveis observados, alguns estados se destacaram, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, que implementaram iniciativas pioneiras para o desenvolvimento de lideranças.

Por que importa?

O estudo ressalta a importância de programas robustos de desempenho e desenvolvimento de líderes no serviço público para contribuir com o avanço do país. A diversidade também é um ponto de destaque, com a necessidade de avanços na representação de pessoas negras e mulheres em cargos de liderança. A implementação de Sistemas de Alta Direção Pública, como o modelo chileno, pode ser uma estratégia eficaz para garantir que os gestores públicos tenham as competências necessárias para desempenhar suas funções com eficiência e impacto positivo.

A urgência de priorizar Educação Infantil na agenda das eleições municipais

(Português, 4 min, texto)

Resumo

O doutor em Educação Alexsandro Santos, em seu artigo de opinião noNexo Jornal, discorre sobre como falhamos na universalização da Educação Infantil, uma das metas do último Plano Nacional de Educação, e como ainda existe uma enorme desigualdade regional e socioeconômica no acesso à Educação Infantil.

Por que importa?

Diversos estudos ilustram como a Educação Infantil gera impactos positivos em toda a trajetória de desenvolvimento de uma pessoa. Além disso, o acesso a esses serviços permite às famílias acessarem o mercado de trabalho. Assim, com as eleições municipais avançando, candidatos podem e devem trabalhar nessas ofertas como parte de suas plataformas.

Oportunidades

Nova plataforma colaborativa para mapear editais para ONGs e projetos sociais

(Português, 8 min, texto)

Resumo

A Phomenta, em parceria com diversas organizações, lançou oRadar de Editais, uma plataforma gratuita e colaborativa que visa mapear e divulgar os editais com inscrições abertas para ONGs, coletivos e projetos sociais. O objetivo é democratizar o acesso às oportunidades do Terceiro Setor, economizando tempo e energia das pessoas envolvidas na captação de recursos, para que possam se dedicar a atividades estratégicas.

Por que importa?

Essa iniciativa é uma resposta à necessidade de facilitar o acesso a recursos e oportunidades para organizações do Terceiro Setor. Ao centralizar informações sobre editais disponíveis, oRadar de Editaiscontribui para fortalecer o ecossistema social e promover a sustentabilidade das iniciativas sociais no Brasil.

Tecnologia

Oportunidades e desafios dos treinadores de leitura com inteligência artificial

(Inglês, 8 min, texto)

Resumo

O artigo discute o surgimento de treinadores de leitura com inteligência artificial (IA), que utilizam IA generativa para fornecer prática de leitura personalizada, histórias,feedbacke suporte aos alunos. Embora essas ferramentas tenham o potencial de trazer avanços na aprendizagem, há preocupações reais sobre seu impacto nas experiências literárias e de leitura das crianças. São abordados elementos como reconhecimento de fala, geração de textos narrativos, recompensas epromptsgerados por IA, destacando oportunidades e desafios associados a esses recursos.

Por que importa?

O uso de tecnologia baseada em IA para auxiliar na leitura pode ser benéfico, desde que seja fundamentado emdesignrespaldado pela ciência. No entanto, a falta de testes rigorosos e desenvolvimento por especialistas em aprendizagem pode comprometer a eficácia dessas ferramentas. Além disso, a qualidade das narrativas geradas por algumas ferramentas de IA e a forma como são apresentadas podem influenciar negativamente a experiência literária das crianças. A colaboração entre empresas de tecnologia educacional, educadores e pesquisadores é essencial para garantir que essas ferramentas sejam desenvolvidas de forma aprimorada e eficaz para promover o desenvolvimento das crianças.

Repensando a disrupção da EdTech: o que vem depois?

(Inglês, 8 min, texto)

Resumo

O artigo discute a falência da ideia de disrupção da tecnologia educacional (EdTech) e propõe uma abordagem mais holística para pensar sobre o uso da tecnologia na Educação. O autor argumenta, à luz das ideias de Seymour Papert, que a visão "tecnocêntrica", que coloca a tecnologia como agente principal de mudança na aprendizagem, deve ser substituída por uma abordagem mais "ecológica", que considera a interação entre humanos e ferramentas como um sistema complexo e dinâmico. Ele destaca a importância de repensar o desenvolvimento deEdTeche a pesquisa educacional para criar ferramentas que promovam uma cultura de sala de aula positiva e apoiem os dos professores e alunos.

Por que importa?

A proposta de abordagem mais ecológica para a tecnologia educacional envolve a colaboração entre desenvolvedores deEdTeche educadores, a incorporação de ideias radicais dedesigne a criação de ferramentas que promovam a cultura da sala de aula. Além disso, o autor destaca a necessidade de repensar os investimentos em edtech, desenvolver novos métodos de pesquisa alinhados com uma visão mais ecológica da aprendizagem e fornecer recursos e apoio às escolas para garantir que a tecnologia esteja alinhada com os objetivos de aprendizagem e apoie a criatividade e agência dos alunos e professores.

O novo dilema do inovador: fomentando jovens talentos na era da educação de IA

(Inglês, 10 min, texto)

Resumo

O artigo de Julia Freeland Fisher, diretora de educação do Clayton Christensen Institute, discute o impacto da inteligência artificial (IA) nas carreiras iniciais, destacando como a ascensão da IA pode limitar oportunidades defeedbacke mentoria para jovens talentos. Com a redução prevista de cargos de nível inicial e o aumento das expectativas sobre os trabalhadores iniciantes, aliados à mediação de tarefas por IA, a interação humana e o desenvolvimento profissional podem ser prejudicados. A falta de exposição,coachinge suporte adequados pode restringir o desenvolvimento de futuros líderes e inovadores, impactando negativamente a economia e a inovação.

Por que importa?

O texto destaca a importância de redesenhar a interface entre educação e trabalho para garantir que mais jovens tenham acesso a oportunidades de experiência e mentoria na fase inicial da carreira. A integração mais profunda entre treinamento e trabalho, por meio de projetos do mundo real, está se tornando essencial para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Parcerias entre educação e indústria, que oferecem experiências práticas efeedbackdos profissionais, são fundamentais para expandir o potencial de liderança e inovação da próxima geração. É importante entender que a redução de cargos de entrada pode gerar custos altos em médio/longo prazo tanto para a sociedade como um todo quanto para as próprias empresas que não desenvolveriam talentos internamente da forma como o fazem hoje em dia.

Inteligência artificial pode economizar tempo do professor. Mas qual é o custo disso?

(Inglês, 6 min, texto)

Resumo

O artigo discute o impacto da inteligência artificial na educação, levantando questões sobre o custo de economizar tempo com o uso dessa tecnologia. A autora reflete sobre como a IA pode afetar a experiência de ensino e aprendizagem, questionando se a busca por eficiência não está eliminando o valor da experiência e do tempo investido em atividades educacionais. Ela destaca a importância de não perder de vista a importância do esforço, do tempo e do envolvimento pessoal em processos de aprendizagem e criação. Há uma "fricção ótima", termo usado para descrever qual seria o equilíbrio entre reduzir o tempo gasto com tarefas que podem não acrescentar tanto com o tempo necessário para reflexão e mesmo para curtir as ações que se está realizando.

Por que importa?

O texto ressalta a necessidade de os educadores continuarem a refletir sobre o que ganhamos e perdemos ao adotar a inteligência artificial na educação. Além disso, destaca a importância de manter a criatividade humana e a experiência pessoal como elementos essenciais no processo educacional. A autora enfatiza que, embora a IA tenha o potencial de melhorar a criatividade e apoiar o ensino eficaz, é fundamental considerar os valores e intenções por trás do uso dessas ferramentas tecnológicas.

Dicas para iniciar sua jornada em inteligência artificial

(Português, 13 min, texto)

Resumo

Laura Mattos, coordenadora de Tecnologia e Inovação, compartilha dicas para quem deseja começar a jornada em inteligência artificial (IA). Ela apresenta dois caminhos: um para quem quer aprender sobre IA a partir do zero, e outro para quem busca temas mais avançados. Os interessados podem conferir as reflexões epostsdivididos por temáticas.

Por que importa?

Iniciar a jornada em inteligência artificial pode parecer desafiador, mas com as orientações certas e disposição para aprender, é possível adentrar nesse campo promissor. A IA está cada vez mais presente em diversas áreas, e conhecer seus fundamentos pode abrir portas para oportunidades profissionais e projetos inovadores.

Brasil discute Infraestrutura Pública Digital na Índia

(Português, 2 min, texto)

Resumo

Uma comitiva do governo brasileiro esteve em Bangalore, na Índia, para um intercâmbio de conhecimento sobre infraestruturas públicas digitais. O objetivo é modernizar serviços públicos e combater desigualdades sociais, inspirando-se em iniciativas indianas e buscando cooperação internacional para expandir soluções digitais para grandes populações.

Por que importa?

A troca de experiências entre Brasil e Índia visa resolver desafios sociais como desigualdades e fome, promovendo um desenvolvimento inclusivo e sustentável nos dois países. A Índia, com uma população seis vezes maior que a do Brasil, enfrenta desafios de escalabilidade e inovação contínua, exemplificados pelo programa 'Digital Índia'. A cooperação entre os dois países pode resultar em avanços significativos na área de Infraestrutura Pública Digital e na melhoria dos serviços oferecidos à população.

Desafios na construção de soluções baseadas em IA generativa

(Português, 15 min, texto)

Resumo

Opostde Felipe Santana destaca os desafios enfrentados na construção de soluções baseadas em IA generativa para produção. Ele menciona questões como alucinações, não determinismo, compatibilidade, avaliação, latência, custo e evolução constante como obstáculos a serem superados. O autor ressalta a importância de desenvolver soluções robustas e destaca a complexidade envolvida na implementação de tecnologias de IA generativa.

Por que importa?

A mensagem central doposté a necessidade de lidar com diversos desafios ao desenvolver soluções baseadas em AI generativa para produção, enfatizando a importância de construir soluções robustas e considerar aspectos como alucinações, não determinismo, compatibilidade, avaliação, latência, custo e evolução constante. O autor destaca a complexidade envolvida nesse processo e ressalta a importância de abordar esses desafios de forma estruturada e cuidadosa para obter resultados eficazes e duradouros.

Mapa de EdTechs europeias

(Inglês, a seu tempo, site)

Resumo

O mapa construído pela European EdTech Alliance traz uma série de informações sobre mais de 1.500EdTechseuropeias e os diferenteshubsde inovação locais que atuam no tema.

Por que importa?

Para quem quer entender mais sobre as perspectivas de inovação e tecnologia em educação, entender os diferentes ecossistemas existentes, permite mapear tendências e se inspirar. Esse mapa ajuda a entender melhor comoEdTechsestão se desenvolvendo na Europa e entender o que é possível adaptar para a realidade nacional.

Cesar School sediará conferência internacional sobre iInteligência artificial na Educação

(Português, 4 min, texto)

Resumo

A Cesar School receberá cerca de 400 pesquisadores de todo o mundo para a 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (Aied), que acontecerá de 8 a 12 de julho. O evento é apoiado pela Fundação Lemann. Pela primeira vez, será realizado em uma cidade da América Latina, e terá programação presencial, no Recife (PE). Com o tema 'IA na Educação para um Mundo em Transição', a conferência discutirá a integração da inteligência artificial com práticas pedagógicas e políticas educacionais, visando uma aprendizagem equitativa e fluida. A conferência é organizada pela Associação Internacional de IA em educação, que tem como novo presidente, eleito este ano, Seiji Isoltani, o primeiro brasileiro eleito para o cargo.

Por que importa?

O evento é considerado um marco para a ciência nacional, incentivando o debate sobre o papel da inteligência artificial na transformação da educação. Com a participação de renomados palestrantes, a conferência abordará temas relevantes, como a era da IA pós-pandemia e os grandes modelos de linguagem.

Chatbot de IA 'Ed' é desativado após colapso da empresa que o criou

(Inglês, 9 min, texto)

Resumo

Ochatbotde IA 'Ed', desenvolvido pela empresa AllHere para auxiliar alunos e pais nas escolas públicas de Los Angeles, foi desligado após afurloughda maioria dos funcionários da empresa. O distrito escolar encerrou sua parceria com a AllHere após o colapso financeiro da empresa. A plataforma on-line 'Ed' foi introduzida como uma ferramenta inovadora para facilitar o acesso a informações acadêmicas e de saúde mental, mas foi desativada menos de três meses após seu lançamento.

Por que importa?

O incidente levanta preocupações sobre a segurança dos dados dos alunos e a proteção da privacidade, especialmente após a revelação de uma violação de dados em uma empresa parceira da L.A. Unified. A desativação dochatbotressalta a importância de garantir a segurança e privacidade dos dados dos estudantes, bem como a necessidade de avaliar cuidadosamente as parcerias com empresas de tecnologia para evitar situações semelhantes no futuro. Há um potencial relevante da IA apoiar a educação, mas, para isso, precisa ser adotada com uma série de preocupações e cuidados para aproveitar o melhor dessa tecnologia, evitando riscos desnecessários.

Plataforma QEdu Juventudes e Trabalho destaca desigualdades na educação e mercado de trabalho

(Português, 7 min, texto)

Resumo

Ernesto Martins Faria, diretor executivo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), compartilhou informações sobre a plataforma QEdu Juventudes e Trabalho, fruto de uma parceria entre Fundação Roberto Marinho, Iede, Fundação Itaú e Fundação Lemann. A plataforma apresenta infográficos temáticos que analisam questões importantes relacionadas à educação e ao mercado de trabalho para jovens com deficiência, indígenas, negros e no Ensino Técnico. Os infográficos abordam desigualdades em escolarização, ocupação, informalidade e desemprego, oferecendo um panorama da situação desses grupos na busca por uma educação inclusiva.

Por que importa?

O trabalho de Ernesto Martins Faria destaca a importância de uma educação de qualidade para todos, capaz de combater as desigualdades e promover a transformação social. Ao analisar e compartilhar dados sobre a realidade educacional e profissional de jovens em diferentes contextos, a plataforma QEdu Juventudes e Trabalho contribui para embasar políticas públicas, decisões empresariais e práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes.