📢MCV #6: Avanços na representatividade dos cargos de alta liderança no setor público
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Se você tiver só 1 minutinho
- No Brasil, temos avanços em ações afirmativas. Em março deste ano houve um grande avanço pela equidade racial no setor público quando oquando , o governo federal lançou um decreto para que 30% dos servidores em cargos comissionados sejam pessoas negras um decreto para que 30% dos servidores em cargos comissionados sejam pessoas negras. O artigo de Cida Chagas, especialista em políticas públicas e gestão governamental no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, comenta dos avanços na representatividade dos cargos de alta liderança, mas também traz os obstáculos que precisam ser superados para garantir uma real inclusão e participação efetiva dessas lideranças. O artigo de Cida Chagas mostra onde estamos com o mapeamento de 1,2 milhão de servidores ativos e alcançando 26% dos cargos exercidos por pessoas negras.
- Trazemos também uma análise sobre o que ocorreu na última década após a introdução de cotas raciais em universidades federais no Brasil. Em resumo, temos maior acesso de pessoas não-brancas, mas isso ainda não se traduziu em redução de desigualdade. Novos avanços e um redesenho da política são necessários.
- Enquanto isso, nos EUA, a visão é de retrocesso. Políticas de ações afirmativas em universidades públicas serão julgadas e a perspectiva é que sejam essencialmente proibidas. Nos conteúdos aqui compartilhados, falamos sobre o que está acontecendo agora,qual é o histórico (em inglês)e quais são as potenciais consequências olhando para o histórico do que já aconteceu em alguns estados americanos, que já passaram por isso, como aCalifórnia (em inglês).. Trazemos ainda umcomparativo (em inglês)de nossa realidade com a norte-americana.
- É importante entender esses paralelos para garantir que não passemos pelo mesmo retrocesso.
Governo
Lideranças negras no governo federal, o início dos 30% nos cargos em comissão e função de confiança
Texto/3min/Português
Resumo:
Cida Chagas em sua coluna traz um panorama do andamento da implantação da política de ter ao menos 30% de pessoas negras em cargos em comissão e funções de confiança até fimns de 2025. Para isso, foi iniciado um trabalho de mapeamento do perfil do mais de 1,2 milhão de servidores ativos e estruturação de um plano de ação. Atualmente, nos níveis de alta liderança temos 26% dos cargos exercidos por pessoas negras, segundo dados do Observatório de Pessoal.
Por que importa?
A representatividade em cargos de confiança permite termos uma liderança mais representativa da população do país e antenada com suas questões fundamentais. Entretanto, Nnão basta ficar apenas no discurso entretanto, é necessário termos dados concretos para monitoramento da política.
Políticas de Ação Afirmativa 2.0
Texto/4min/Português
Resumo:
Na coluna de Michael França, membro da Rede de Lideranças Fundação Lemann, pesquisadores trazem um panorama de como está a situação dos estudantesde alunos não-brancos uma década após a implantação de cotas nas universidades federais. Modo geral, há aumento do acesso de alunos não-brancos, mas isso não vem acompanhado de redução no gap visto que brancos também aumentaram seu próprio acesso. Além disso, o “prêmio salarial” após conclusão do Ensino Superior é o dobro para não-brancos.
Por que importa?
A implantação das cotas em universidades federais é uma conquista fundamental. Entretanto, não foi suficiente para reduzir o gap existente. Um redesenho é necessário para seguir garantindo maior equidade no país.
Governo quer conectar as 138 mil escolas públicas em até 4 anos
Texto/5min/Português
Resumo:
Plano Nacional de Inclusão Digital do governo federal abrangeinclui a conexão de todas as escolas públicas brasileiras até 2026, incluindo Wifi e equipamentos com velocidades de no mínimo 1 megabyte/segundo/aluno.
Por que importa?
O compromisso do governo federal de conectar as escolas, incluindo velocidades mínimas adequadas para fins pedagógicos, é fundamental para garantir que avancemos nos objetivos educacionais de maneira equânime, incorporando novas tecnologias aos processos.
Evento Pessoas em Movimento: Diálogos para um Melhor Estado
Resumo:
Semana passada, o Movimento Pessoas à Frente promoveu o encontro Diálogos para um Melhor Estado e no Youtube do Movimento você encontra a gravação do encontro.
Por que importa?
É preciso fomentar debates que contribuam para uma gestão mais eficiente do Estado brasileiro, visando entregar melhores serviços públicos à população.
Formação inicial de professores deve ser preferencialmente presencial, indica TCU
Texto/1min/Português
Resumo:
Tribunal de Contas da União fez auditoria a respeito da Política Nacional dos Profissionais da Educação Básica e indicou ao MEC e ao CAPES que a formação de professores e professoras deveria ser preferencialmente presencia. Além disso, também foi pontuado al além da inexistência de um planejamento estratégico nacional para formação de professores.
Por que importa?
60% dos professores brasileiros 60% dos professores brasileiros têm sua formação inicial feita a distância e a qualidade de grande parte dos cursos é discutível. Um planejamento adequado em escala nacional é fundamental para o aumento da qualidade da educação ofertada aos nossos estudantes.alunos.
Novo Ensino Médio: como é o currículo dessa etapa nos países ricos
Resumo:
Pesquisa conduzida pelo Centro Lemann em Stanford aponta diferentes modelos de Ensino Médio mostrando como nações com taxas de evasão menores e notas em comparações internacionais mais altas organizam seu Ensino Médio. Em particular, dentre os achados estão o forte foco em Ensino Técnico (ex. Finlândia com 68% e Alemanha com 49% de seus estudantes nessa modalidade respectivamente vs 10% dos brasileiros) e uma flexibilidade menor que o modelo previsto no Novo Ensino Médio (ainda que maior que do modelo anterior)
Por que importa?
Estamos em plena discussão sobre como funcionará o Novo Ensino Médio com uma consulta pública aberta prorrogada até dia 5 de julho. Ter clareza de boas práticas para que construamos um modelo adequado é chave para a melhoria dos resultados nessa etapa
Especialistas da GeórgiaGeorgia estão tentando treinar o ChatGPT
Texto/6min/Inglês
Resumo:
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia estão testando uma abordagem para manter os chatbots de IA honestos e treinados. O próprio chatbot de IA da universidade, Jill Watson, está atuando como um "monitor" ou "salva-vidas" para o ChatGPT, verificando os resultados antes de enviá-los aos estudantes. Ao treinar, Jill Watson, com materiais específicos do curso para verificar os resultados do ChatGPT, há a aposta que os bots trabalhando juntos podem ser a melhor maneira de detectar erros e evitar respostas incorretas.
Por que importa?
Ter Como resultado, ter certeza que especialistas estão desenvolvendo maneiras rápidas de corrigir a ineficácia do ChatGPT com Machine Learning permitirá que o avanço do uso do ChatGPT, tanto na rotina quanto nas salas de aula, possa ser desenvolvido de forma mais breve ao nosso presente.
Texto/5min/Português
Resumo:
Este mês a Suprema Corte julgará a constitucionalidade de ações afirmativas com bases raciais nos EUA. A expectativa é de uma reversão de decisões anteriores, efetivamente proibindo o uso de critérios raciais, algo fundamental para corrigir distorções históricas de acesso ao Ensino Superior de elite no país.
Por que importa?
Importante entender os efeitos possíveis de um retrocesso de uma Suprema Corte conservadora em conquistas sociais de décadas. Atualmente no Brasilpaís, a Lei de Cotas enfrenta menos resistência no Brasil do que em períodos anteriores, mas sempre é necessária atenção.
How ending affirmative action changed California
Podcast/Inglês
Resumo:
Os três podcasts abordam o tema de ações afirmativas. Trazemos a vocês no contexto da votação da Suprema Corte americana. No episódio “Brazil in Black and White” (2017) o podcast Rough Translation traça paralelos com o caso brasileiro, incluindo-se aí a distinção na forma como os países compreendem raça. Os demais, são desse ano. Em “Affirmative Action” do Throughline, temos todo o histórico dessa temática nos EUA. E em “How Ending affirmative action changed California” do podcast The Indicator, vemos os impactos da mudança no estado sobre o aumento de desigualdade.
Por que importa?
Compreender os paralelos e diferenças entre dois países que têm origens escravocratas nos ajuda a compreender como nossas próprias políticas podem ser impactadas. Com a discussão a toda nos EUA, importante pensarmos em como não enfrentar retrocesso semelhante em nosso país.
Sala de Aula
Objetivos de aprendizagem devem nortear a compra de tecnologias digitais
Texto/6min/Português
Resumo:
Artigo trata de como é importante vincular objetivos de aprendizagem às compras de tecnologia realizadas para uso em sala de aula.
Por que importa?
Sem esse vínculo, desperdício e pressão pelo uso de ferramentas ineficazes tornam-se um problema na sala de aula. Tecnologia é um meio para atingir fins que devem estar bem delimitados.
Pesquisa
Texto/Inglês
Resumo:
O relatório do Fórum Econômico Mundial analisa anualmente a disparidade de gêneros em quatro categorias: Participação Econômica e Oportunidade, Níveis Educacionais, Saúde e Sobrevivência e Empoderamento Político.
Por que importa?
Existente desde 2006, o relatório permite acompanhar a evolução do tema em diversos países. de medidas de disparidade de gênero. Entender a evolução e os desafios ainda presentesgaps ainda existentes permite que atuemos para garantir equidade de oportunidades e qualidade de vida entre gêneros em suas diversas dimensões.
Startups
Reach Capital lança fundo de investimento em IA para startups seed stage
Resumo:
O fundo de investimento focado em educação Reach Capital lançou fundo de investimento focado em IA para empresas em estágio inicial (MVP e pre-produto) com cheques de até US$ 100 mil.
Por que importa?
Fundos de investimento apostando em empresas com foco em Inteligência Artificial na educação podem iniciar movimentos importantes para validação e evolução de ideias, permitindo que se tornem produtos com impacto relevante.
Tecnologia
Lançamento do Google Bard na UE é adiado devido a preocupações com a privacidade
Texto/1min/Português
Resumo:
Apesar de alcançar mais de 180 países no último mês, lançamento na União Europeia foi adiado pois há preocupações com a segurança de dados dos usuários da ferramenta por reguladores do bloco.
Por que importa?
A União Europeia tem historicamente uma postura mais dura em relação a regulações das Big Techs e no uso de tecnologias que podem pôr em risco a segurança de dados dos cidadãos. Isso pode moldar os próprios modelos de negócios das companhias desenvolvendo essas ferramentas e portanto seu impacto potencial.
ChatGPT: Brasil é o 3º país com maior número de roubos de contas
Texto/1min/Português
Resumo:
A empresa líder em cibersegurança, Group-IB, descobriu mais de 100 mil contas do ChatGPT comprometidas, e o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países com maior número de contas roubadas.
Por que importa?
Cada vez mais as organizações estão aderindo ao uso do ChatGPT em suas operações, mas é de extrema importância atentar-se às questões de segurança e evitar a inserção de dados sigilosos nessa plataforma.
Bot criado para reconhecer palavras não inclusivas ou preconceituosas
Texto/1min/Português
Resumo:
Criação de um bot para ser usado no aplicativo Slack com o objetivo de identificar palavras não inclusivas ou preconceituosas. Esse bot explica por que essas palavras não são adequadas e fornece sugestões de substituição. Há a ênfase na importância de promover a inclusão e combater o preconceito para criar um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e acolhedor. O uso de palavras e expressões que excluem ou perpetuam estereótipos pode causar danos e contribuir para a criação de um ambiente desigual. Ao conscientizar os membros da equipe sobre palavras não inclusivas e oferecer alternativas, o bot ajuda a promover uma comunicação mais respeitosa e consciente.
Por que importa?
Promover a inclusão e combater o preconceito é fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e acolhedor. Ao utilizar palavras não inclusivas ou preconceituosas, perpetuam-se estereótipos e se excluem pessoas, causando danos e contribuindo para a desigualdade. Ao conscientizar os membros da equipe sobre o uso de palavras não inclusivas e fornecer sugestões de substituição, cria-se uma cultura de comunicação mais respeitosa e consciente. Isso permite que todas as pessoas se sintam valorizadas, ouvidas e respeitadas em seu ambiente de trabalho. Além disso, ao criar um ambiente de trabalho inclusivo, as empresas têm mais chances de atrair e reter talentos diversos, que se sentirão mais confortáveis em uma cultura organizacional que valoriza e respeita a diversidade. Isso resulta em uma equipe mais engajada, produtiva e com melhor desempenho.
E o Bard? Google alerta funcionários sobre o perigo dos chatbots de IA
Texto/1min/Português
Resumo:
O Google expressou preocupações sobre o uso de chatbots, inclusive o seu próprio produto, o Bard, pelos funcionários, destacando potenciais riscos à privacidade. Instruiu seus funcionários a evitarem o compartilhamento de informações confidenciais através dessas plataformas e reiterou essa orientação em seu aviso de privacidade, pedindo aos usuários que não insiram dados sensíveis nas conversas com IAs.
Por que importa?
A questão é crucial devido à política rigorosa de proteção de dados do Google e ao fato de chatbots geralmente armazenarem o histórico de conversas, potencializando riscos de segurança. A preocupação se estende aos engenheiros de software, orientados a evitar o uso de códigos gerados por chatbots. Isso ganha relevância ao considerarmos que 43% dos entrevistados de grandes empresas americanas usam o ChatGPT ou outras ferramentas de IA. Além disso, em meio à competição tecnológica, o Google pretende expandir o Bard para 180 países e 40 idiomas, intensificando a necessidade de garantir a privacidade dos dados.
Intel lança “AI For Youth” e leva ensino de IA para jovens no Brasil
Texto/5min/Português
Resumo:A Intel, em parceria com o Centro Paula Souza, responsável pela administração das Etecs e Fatecs, iniciou no final do último ano um treinamento voltado para professores, a fim de capacitá-los para implementar o programa "AI For Youth" em sala de aula. Até o momento, o programa já formou duas turmas, totalizando aproximadamente 41 professores capacitados para levar o ensino de inteligência artificial aos jovens estudantes.
Por que importa?
Essa iniciativa é importante pois se alinha ao crescente papel da inteligência artificial na economia global, esperado para adicionar 15 trilhões de dólares até 2030, segundo pesquisa da McKinsey Global Institute. Ao capacitar os jovens com habilidades em IA, estaremos preparando a próxima geração para essa nova realidade. Além disso, a formação de professores é crucial para garantir que a educação em IA seja integrada efetivamente nas salas de aula, beneficiando um número maior de estudantes.
Miscelânia
Collaboration as the pathway to educational systems change
Texto/5min/Inglês
Resumo:
O Gerente de Filantropia Colaborativa da Fundação Lemann, Guilherme BarrosGuilherme Barros fala sobre sua participação no International Education Funders Group (IEFG) em Edimburgo. Discute vários casos de sucesso em colaboração entre entidades filantrópicas como a Co-Impact, Fundação Lemann, Instituto Natura, Associação Bem Comum, Pratham, dentre outras.
Por que importa?
A colaboração entre entidades filantrópicas permite o direcionamento de recursos e esforços de maneira mais eficaz e eficiente para o apoio à resolução de grandes problemas na sociedade. O tipo de ação que essas entidades têm conseguido conduzir de forma colaborativa no Sul Global faz entender que a sociedade civil tem papel fundamental na atuação sobre problemas que só podem ser enfrentados com um olhar sistêmico.