📢MCV #60: Inovações e Desafios na Educação Digital

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Sala de Aula

G20 GT Educação: Diretrizes para uso de recursos digitais na educação

(Português, 4 min, texto)

  • Resumo
  • O Ministério da Educação (MEC) apresentou as diretrizes alcançadas durante o encontro do GT de Educação do G20, realizado no Rio de Janeiro. Entre as principais conclusões destacam-se a importância de envolver educadores no desenvolvimento de plataformas pedagógicas digitais, a necessidade de atenção à equidade e inclusão, e a recomendação para que as ferramentas de inteligência artificial se baseiem em conteúdos verificados. O evento contou com a participação de 31 delegações, que compartilharam boas práticas e desafios enfrentados em seus países.
  • Por que importa?
  • A discussão sobre o uso de recursos digitais na educação é fundamental para promover a aprendizagem e fomentar iniciativas de desenvolvimento sustentável em sala de aula. O destaque dado ao Brasil, com a plataforma MECRED, que oferece recursos educacionais digitais criados por professores de todo o país, ressalta a importância de combater a desinformação e fornecer informações baseadas na ciência aos educadores. O encontro resultou na produção de uma publicação com as boas práticas compartilhadas e na marcação de uma reunião virtual para dar continuidade aos trabalhos, visando à próxima reunião ministerial em Fortaleza.

Edital de Pesquisa Científica sobre Intervenções em Alfabetização

(Português, 5 min, texto)

  • Resumo
  • O Instituto Ayrton Senna e a Rede Nacional de Ciência para Educação lançaram um edital de pesquisa científica com o objetivo de fortalecer políticas públicas educacionais através da produção de novas evidências científicas. As iniciativas selecionadas terão suporte técnico por até 24 meses e abordarão os desafios da alfabetização, especialmente após os impactos da pandemia. As inscrições vão até 18/08.
  • Por que importa?
  • O edital de pesquisa científica sobre intervenções em alfabetização é uma oportunidade importante para a produção de novas evidências na área educacional, visando enfrentar os desafios da alfabetização, especialmente em tempos de pandemia. O apoio técnico oferecido e o período de desenvolvimento de 24 meses demonstram o compromisso em fortalecer as políticas públicas educacionais e melhorar a qualidade da educação no país.

Câmara aprova versão final do projeto do novo ensino médio

(Português, 2 min, texto)

  • Resumo
  • A Câmara dos Deputados aprovou por ampla maioria a versão final do projeto do novo ensino médio, com 437 votos a favor e 1 contra. O texto passou por modificações em relação à versão aprovada no Senado e agora aguarda sanção do presidente Lula (PT). As alterações incluem a carga horária para alunos do ensino médio tradicional e técnico, bem como a não obrigatoriedade do ensino de espanhol nas escolas públicas.
  • Por que importa?
  • A reforma do ensino médio passou por um processo de tramitação no Congresso, com ajustes feitos tanto na Câmara quanto no Senado. O novo modelo prevê itinerários formativos para os alunos, com áreas de aprofundamento em diferentes disciplinas. Além disso, a adaptação do Enem ao novo ensino médio deve ser concluída até 2027, com questões relacionadas à formação geral básica e aos itinerários formativos. O Ministério da Educação será responsável por elaborar diretrizes nacionais para orientar os estudantes sobre os objetivos de aprendizagem de cada área do conhecimento.


Oportunidades

Oportunidades e eventos para a comunidade negra

(Português, 4 min, texto)

  • Resumo
  • A newsletter do Mundo Negro destaca diversas oportunidades e eventos para a comunidade negra. Entre eles, a abertura de inscrições na Globo para roteiristas negros e indígenas apresentarem projetos de humor, um concurso de arquitetura para o Centro Cultural Rio-África no Rio de Janeiro, a segunda edição do Black Business Experience em São Paulo celebrando mulheres negras empreendedoras, e o Fórum Pacto das Pretas com a jornalista Luciana Barreto como embaixadora, marcado para o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho.
  • Por que importa?
  • Essas oportunidades e eventos destacam a importância da representatividade e do empreendedorismo negro, além de promover a igualdade racial e a liderança feminina negra no setor corporativo. O Mundo Negro busca incentivar e apoiar a comunidade negra em diversas áreas, proporcionando espaços de visibilidade e reconhecimento para talentos e iniciativas negras.

Inscrições abertas para escolas no Projeto de Inovação e Ciência nas Escolas Paulistas

(Português, 1 min, texto)

  • Resumo
  • O projeto, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), visa implementar laboratórios maker em escolas públicas paulistas, oferecendo formação de professores e recursos para espaços maker. As escolas participantes receberão bolsas para alunos mentores e professores, além de participar de feira de apresentações dos projetos. O objetivo é promover o letramento digital, a educação científica e a inovação nas escolas.
  • Por que importa?
  • A iniciativa, apoiada pelo Programa Mais Ciência na Escola do CNPq e MCTI, busca fortalecer o ensino de ciências e engenharia, introduzir a inteligência artificial generativa, e estimular práticas STEAM de curta, média e longa duração. A participação no projeto representa uma oportunidade para escolas públicas paulistas se destacarem na promoção da inovação e da ciência na educação básica.

Fundação 1Bi promove iniciativa gratuita de preparação para o Encceja via WhatsApp

(Português, 8 min, texto)

  • Resumo
  • A Fundação 1Bi lançou o AprendiZAP Encceja, uma ferramenta 100% gratuita no WhatsApp para ajudar aqueles que buscam obter o diploma do ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Com o apoio do iFood, a Fundação busca democratizar o acesso à educação e oferecer oportunidades para aqueles que não concluíram o ensino médio. O AprendiZAP Encceja permite estudar de forma flexível e gratuita, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora.
  • Por que importa?
  • Essa iniciativa da Fundação 1Bi representa um esforço significativo para ampliar o acesso à educação e ajudar indivíduos a alcançarem seus objetivos educacionais. Ao disponibilizar uma ferramenta gratuita e acessível como o AprendiZAP Encceja, a Fundação está contribuindo para a inclusão e a promoção da educação de qualidade para todos, independentemente de sua situação educacional prévia.

Tecnologia

Guia Essencial para Desenvolvimento de Inteligência Artificial na Educação

(Inglês, 2 min, texto)

  • Resumo
  • O relatório 'Designing for Education with Artificial Intelligence: An Essential Guide for Developers' destaca a crescente incorporação de modelos e capacidades de Inteligência Artificial (IA) em produtos destinados a ambientes educacionais. O Departamento de Educação dos EUA está comprometido em incentivar avanços inovadores na tecnologia educacional para melhorar o ensino e a aprendizagem nos sistemas educacionais do país, apoiando desenvolvedores na criação de produtos e serviços que utilizam IA para o mercado educacional. Este guia visa informar líderes de produtos, equipes de inovadores, designers, desenvolvedores e equipes jurídicas sobre a segurança e confiança na criação de produtos e serviços de IA para uso na educação, indo além da construção de grandes modelos de linguagem ou chatbots, e explorando todas as maneiras como as capacidades de IA existentes e emergentes podem ser utilizadas para alcançar objetivos educacionais compartilhados.
  • Por que importa?
  • A integração da Inteligência Artificial na educação representa uma oportunidade significativa para melhorar os processos de ensino e aprendizagem, promovendo a inovação e a eficácia no setor educacional. Este guia visa orientar os desenvolvedores e equipes envolvidas na criação de produtos educacionais baseados em IA, destacando a importância da segurança, confiança e proteção de dados na implementação dessas tecnologias. Ao incentivar o uso responsável e ético da IA na educação, o Departamento de Educação dos EUA busca promover avanços significativos na qualidade da educação oferecida nas escolas e instituições de ensino dos Estados Unidos.

IA na Educação: Transformando o Ensino e a Aprendizagem

(Inglês, 4 min, texto)

  • Resumo
  • O Departamento de Educação dos EUA está comprometido em desenvolver recursos, políticas e orientações para garantir o uso seguro, responsável e acessível da Inteligência Artificial (IA) na educação. O relatório 'IA e o Futuro do Ensino e da Aprendizagem' destaca o potencial transformador da IA na melhoria do ensino e da aprendizagem, enfatizando a necessidade de implementação equitativa e ética. Recomenda o desenvolvimento de tecnologias de IA que apoiem ambientes de aprendizagem diversos e estabeleçam frameworks robustos para gerenciar o impacto da IA na educação, promovendo colaboração entre educadores, formuladores de políticas e tecnólogos para garantir que os benefícios da IA sejam acessíveis a todos os alunos, protegendo sua privacidade e direitos.
  • Por que importa?
  • O guia 'Designing for Education with Artificial Intelligence: An Essential Guide for Developers' visa informar equipes de desenvolvedores, designers e inovadores sobre a criação segura e confiável de produtos e serviços de IA para uso na educação. Além disso, as sessões de escuta sobre a IA promovidas pelo Departamento de Educação visam reunir ideias e feedback para moldar uma visão de políticas inclusivas e informadas sobre a IA. A literacia em IA é destacada como uma prioridade, com a criação do Dia Nacional de Literacia em IA e iniciativas para preencher a lacuna de literacia em IA na educação.

Consulta Pública sobre Inteligência Artificial no Brasil

(Português, 1 min, texto)

  • Resumo
  • A Consulta Pública sobre Inteligência Artificial no Brasil visa coletar contribuições da sociedade sobre diversos temas relacionados à IA. As contribuições serão analisadas e compartilhadas com o Congresso Nacional e outras autoridades, podendo gerar conteúdos como artigos, debates, análises, posts, vídeos, artigos de jornal e programas de TV. A intenção é garantir que as vozes dos cidadãos sejam ouvidas e amplamente divulgadas.
  • Por que importa?
  • Essa iniciativa demonstra o compromisso do Brasil em envolver a população nas discussões sobre o uso da Inteligência Artificial e seus impactos em diferentes áreas da sociedade. Ao participar da consulta e escolher um dos temas propostos, os cidadãos têm a oportunidade de contribuir para a construção de políticas e regulamentações mais alinhadas com as necessidades e expectativas da sociedade brasileira.

Estudo sobre as Perspectivas de Adolescentes e Jovens Adultos sobre a Inteligência Artificial Generativa

(Inglês, 3 min, texto)

  • Resumo
  • O estudo, realizado em parceria com a Hopelab e o Center for Digital Thriving da Harvard Graduate School of Education, examina como os jovens percebem e interagem com tecnologias de inteligência artificial generativa, com atenção especial para raça, idade, gênero e identidade LGBTQ+. As visões detalhadas de adolescentes e jovens adultos de diversos grupos demográficos oferecem insights valiosos sobre os benefícios potenciais da inteligência artificial generativa, bem como as preocupações com possíveis impactos negativos, como perda de emprego, questões de privacidade, roubo de propriedade intelectual, desinformação e até mesmo a possibilidade de a inteligência artificial dominar o mundo.
  • Por que importa?
  • Compreender as perspectivas dos jovens sobre a inteligência artificial generativa é essencial, especialmente ao considerar programas, políticas e recursos de design que impactam a saúde mental de populações marginalizadas e minoritárias, como jovens LGBTQ+, negros e latinos. Os dados deste relatório podem garantir que o bem-estar dos primeiros adotantes seja priorizado, contribuindo para a criação de ambientes digitais mais seguros e inclusivos para todos os usuários.

Estudo aponta viés racial em sistema de IA utilizado para avaliação de redações

(Inglês, 10 min, texto)

  • Resumo
  • Um estudo realizado por pesquisadores da ETS descobriu que o modelo de IA GPT-4o penalizou estudantes asiático-americanos mais do que outras raças e etnias na avaliação de redações. Mesmo sendo uma análise puramente de pesquisa e os resultados não sendo utilizados em avaliações oficiais da ETS, o estudo alerta para o potencial de viés racial ao utilizar a IA na sala de aula. A diferença de pontuação entre humanos e GPT-4o foi significativa, com os estudantes asiático-americanos sendo prejudicados em média em 1,1 ponto. O estudo destaca a importância de avaliar as pontuações geradas pela IA antes de apresentá-las aos alunos, evitando assim possíveis discriminações.
  • Por que importa?
  • A descoberta desse viés racial na avaliação de redações por IA levanta questões sobre a equidade e justiça na educação. É essencial que os educadores estejam cientes dessas questões ao adotar tecnologias de IA na sala de aula, garantindo que as ferramentas utilizadas não reproduzam preconceitos existentes. A necessidade de transparência e avaliação contínua dos sistemas de IA é fundamental para garantir uma avaliação justa e imparcial dos alunos, independentemente de sua raça ou origem étnica.

Links para os estudos apresentados pelo NEES durante o AIED 2024, conferência sobre IA em educação

(Inglês, a seu tempo, site)

  • Resumo
  • O Centro de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem como missão promover a equidade educacional para transformação social. No link acima, traz as 24 pesquisas que apresenta durante a 25ª Conferência de Inteligência Artificial para Educação, a AIED 2024, acontecendo em Recife.
  • Por que importa?
  • O NEES utiliza inteligência artificial em diversas ações e projetos para ajudar a reduzir as desigualdades educacionais no Brasil e no Sul Global. Seu trabalho envolve o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que personalizam a aprendizagem, melhoram a gestão educacional e promovem a inclusão digital. Essas pesquisas aqui apresentadas traduzem esse compromisso com trabalhos sobre como usar IA em contextos de falta de conectividade, como incorporar essas tecnologias de forma mais humana em contextos educacionais e como utilizá-la de forma responsável em avaliações.

IEFG Podcast - EdTech e Desigualdade

(Inglês, 30 min, áudio)

  • Resumo
  • O diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, Guilherme Cintra participou de uma discussão sobre EdTech e desigualdade promovida pelo International Education Funders Group (IEFG), ao lado de outros especialistas atuando na academia e terceiro setor. Os principais pontos abordados incluem a importância de ter clareza sobre o conceito de desigualdade em diferentes contextos para definir objetivos concretos, a necessidade de desenvolver soluções educacionais considerando a realidade de alunos de classes sociais mais baixas desde o início mas garantindo equilíbrio com a viabilidade financeira das soluções, e o papel da filantropia no financiamento de projetos educacionais onde o setor privado não atua.
  • Por que importa?
  • Tradicionalmente tecnologia tem sido um fator mais gerador de desigualdades na educação do que redutor. Para que essa realidade seja mudada é necessário que haja intencionalidade clara e um design desde a origem que considere os desafios de sustentabilidade das soluções bem como uma compreensão clara dos incentivos de financiamento e dos diferentes agentes envolvidos.

Uso de Inteligência Artificial na educação em contextos desafiadores

(Português, 8 min, texto)

  • Resumo
  • O fundador do NEES, Seiji Isotani, abordou como a tecnologia, com o uso de Inteligência Artificial, pode melhorar a educação em contextos desafiadores, como a falta de acesso à internet ou de equipamentos. Ele apresentou o conceito de 'AIED Unplugged', uma metodologia inovadora desenvolvida pelo NEES para integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura ou acesso à internet avançado. O Brasil tem avançado nesse sentido com políticas públicas que buscam integrar a IA na educação, como destacado durante a 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED 2024) no Recife.
  • Por que importa?
  • A integração da Inteligência Artificial na educação pode ser uma ferramenta poderosa para superar desafios educacionais, especialmente em contextos onde a infraestrutura é limitada. O conceito de 'AIED Unplugged' demonstra que é possível utilizar tecnologias de IA de forma eficaz, mesmo em ambientes com restrições de recursos. O Brasil, por meio de iniciativas como as discutidas no evento AIED 2024, está buscando formas inovadoras de aplicar a IA na educação, visando melhorar o acesso e a qualidade do ensino, mesmo em cenários adversos.