📢MCV #61: 10 anos de PNE e Desafios da educação
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- O Plano Nacional de Educação completou 10 anos com apenas quatro das 20 metas estabelecidas sendo parcialmente cumpridas. A falta de prioridade dada à educação e de sustentabilidade das políticas públicas são apontadas como obstáculos. A continuidade das políticas é fundamental para atingir as metas, mas a falta de consistência e a descontinuidade prejudicam os avanços. O novo PNE é considerado um ponto de partida importante, com metas explícitas de redução de desigualdade e qualidade na educação infantil. Apesar dos desafios, avanços na educação infantil foram destacados, mas a persistência das desigualdades e a necessidade de mais recursos e melhor gestão são ressaltadas para alcançar as metas. A discussão sobre o novo PNE é urgente e deve guiar as políticas nacionais, estaduais e municipais de educação para promover um desenvolvimento educacional efetivo no Brasil.
- A inteligência artificial está transformando a educação, trazendo benefícios como maior personalização do ensino, mas também levantando questões éticas e de segurança. É crucial conciliar o potencial da IA com as vocações humanas, garantindo que a tecnologia seja utilizada como uma ferramenta complementar, não substituta, para as interações humanas. A discussão sobre ética, vieses e segurança de dados se torna essencial, especialmente ao considerar o uso de IA generativa. A necessidade de políticas públicas baseadas em evidências para o uso de IA na educação é evidente, com exemplos de iniciativas em locais como Nova York e Austrália. A colaboração entre alunos, gestores e professores é fundamental para criar normas locais e um ambiente de confiança e segurança no uso da IA na educação.
Sala de Aula
Impacto da ausência dos alunos nas relações com os professores
(Inglês, 6 min, texto)
- Resumo
- O artigo discute o aumento da crônica ausência de alunos nas escolas e o impacto dessa situação nas relações entre alunos e professores. Um estudo recente revelou que os professores tendem a se distanciar dos alunos ausentes, percebendo-os como menos capazes em matemática e linguagem, e menos comprometidos com a aprendizagem. Essa percepção dos professores pode influenciar o comportamento em relação aos alunos ausentes, levando a menos interações em sala de aula e avaliações mais negativas de suas habilidades. O estudo destaca a importância de reengajar os alunos ausentes em vez de puni-los, e sugere que as escolas devem oferecer mais apoio aos professores diante da crise de ausência de alunos.
- Por que importa?
- A crônica ausência de alunos pode ter consequências de longo prazo, afetando não apenas o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também as relações interpessoais dentro da sala de aula. Os resultados do estudo ressaltam a necessidade de um olhar mais atento para a questão da ausência dos alunos e o suporte tanto aos alunos quanto aos professores. Além disso, destaca-se a importância de compreender as dinâmicas da sala de aula e o impacto que a ausência de alunos pode ter no ambiente educacional como um todo.
Gestão educacional para o avanço contínuo
(Português, 4 min, texto)
- Resumo
- O artigo destaca a importância do fortalecimento da gestão educacional no Brasil, ressaltando a necessidade de capacitação, cooperação e equidade para garantir resultados satisfatórios. É enfatizada a importância do monitoramento, avaliação e colaboração entre os diferentes níveis da gestão para promover a melhoria contínua da educação no país, bem como a necessidade de um Sistema Nacional de Educação para alinhar responsabilidades e promover um regime de colaboração eficaz entre os entes federativos.
- Por que importa?
- A gestão educacional é apresentada como um desafio complexo que requer clareza de objetivos, investimentos, profissionalização e estratégias coordenadas. São abordadas as diferentes camadas da gestão educacional, desde o nível escolar até as secretarias de educação, destacando a importância da cooperação, qualificação dos profissionais e alinhamento de objetivos para garantir a eficácia das ações em todos os níveis. O artigo ressalta a importância de uma abordagem baseada em evidências, monitoramento e avaliação para promover a inovação, o desenvolvimento de soluções e a equidade na educação, reconhecendo a complexidade do processo de melhoria contínua.
Equidade na Educação: Avançando na Condicionalidade 3 do VAAR
(Português, 6 min, texto)
- Resumo
- O artigo discute a importância da equidade na educação e como avançar na Condicionalidade 3 do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR), uma nova política pública que traz inovações ao Fundeb. A Condicionalidade 3 do VAAR foca na melhoria da gestão escolar, especialmente em relação à equidade na aprendizagem e diversidade, visando garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário a oportunidades educacionais de qualidade.
- Por que importa?
- A Condicionalidade 3 do VAAR exige a melhora nos indicadores de equidade, o que envolve reduzir desigualdades raciais e socioeconômicas na educação. O texto explora a metodologia de avaliação, que inclui análise dos dados de desempenho dos alunos por raça/cor e nível socioeconômico, e apresenta caminhos para monitorar e cumprir essas exigências. Destaca-se a importância do uso de dados na gestão escolar para promover uma educação mais justa e inclusiva.
Plano Nacional de Educação completa 10 anos com poucos avanços
(Português, 8 min, texto)
- Resumo
- O Plano Nacional de Educação (PNE) completou 10 anos com resultados aquém do esperado, sendo que apenas quatro das 20 metas estabelecidas foram parcialmente cumpridas pelo país. A falta de prioridade dada à educação e a falta de sustentabilidade das políticas públicas são apontadas como fatores que contribuíram para esse cenário. A continuidade das políticas públicas, independente das mudanças de governo, é considerada fundamental para alcançar as metas estabelecidas. O novo PNE, que estende o plano atual até 2025, traz metas explícitas de redução de desigualdade e de qualidade na educação infantil, visando impulsionar avanços na educação como um todo.
- Por que importa?
- A discussão sobre o Plano Nacional de Educação é essencial para o desenvolvimento educacional do Brasil, porém, é necessário que seja feita de forma cuidadosa e embasada. A prorrogação do plano atual até 2025 foi um passo importante, mas é crucial que até o final do próximo ano o país tenha um novo plano que oriente as políticas nacionais e locais de educação. A educação precisa ser prioridade para todos, e é urgente que o Brasil avance nesse aspecto para garantir um futuro melhor para as crianças e jovens do país.
Uso limitado da tecnologia digital na educação
(Inglês, 6 min, texto)
- Resumo
- Apesar da ampla adoção de ferramentas de tecnologia digital por parte de alunos, educadores e instituições nas últimas duas décadas, o uso efetivo da tecnologia na educação ainda é limitado. Mesmo em países mais ricos, a tecnologia da informação e comunicação (TIC) não é frequentemente utilizada nas salas de aula. Dados de avaliações internacionais, como o PISA de 2018, mostram que apenas cerca de 10% dos alunos de 15 anos usam dispositivos digitais por mais de uma hora por semana em aulas de matemática e ciências. A Dinamarca foi o único país onde mais da metade dos alunos relataram usar dispositivos digitais por mais de uma hora em ambas as disciplinas. Outras pesquisas, como o TIMSS de 2019, revelam que a atividade computacional em aulas de ciências não aumentou significativamente entre as séries 4 e 8. A falta de integração da tecnologia na educação é um desafio global, mesmo em países com recursos tecnológicos disponíveis.
- Por que importa?
- A análise mostra que a implementação da tecnologia educacional varia amplamente entre os países, com alguns apresentando maior uso de ferramentas digitais do que outros. Embora haja disponibilidade de recursos de TIC em muitos sistemas educacionais, a utilização efetiva dessas ferramentas para melhorar o ensino e a aprendizagem ainda é limitada. A pesquisa destaca a necessidade de definir objetivos claros e princípios sólidos para garantir que o uso da tecnologia na educação seja benéfico e não prejudicial. A análise ressalta a importância de considerar cuidadosamente o investimento em tecnologia em relação a outros recursos educacionais essenciais, como salas de aula, professores e materiais didáticos, especialmente em países de baixa e média renda que enfrentam desafios de acesso e qualidade educacional.
Explorando os 'tailwinds' na educação brasileira
(Português, 15 min, texto)
- Resumo
- O artigo de Lexy von Keszycki destaca a importância de reconhecer os aspectos positivos e promissores da educação no Brasil, apesar dos desafios existentes. O texto enfatiza a presença de fundamentos sólidos, alinhamento político crescente e casos de sucesso inspiradores em várias regiões do país. A autora compartilha resumos de episódios de um podcast do Instituto Natura, que abordam diferentes aspectos da educação no Brasil, como a implementação de tecnologia em escolas públicas, esforços de alfabetização e a relação entre educação de qualidade, prosperidade e equidade. Cada episódio apresenta um case específico e um bônus informativo, visando ajudar a audiência a compreender e navegar no cenário educacional brasileiro.
- Por que importa?
- O artigo ressalta a importância de reconhecer e valorizar os avanços e iniciativas positivas na educação brasileira, destacando que, apesar dos desafios, existem oportunidades de melhoria e inovação. A ênfase em compartilhar exemplos de sucesso e práticas eficazes visa inspirar a colaboração e a replicação de boas iniciativas em todo o país. Ao abordar diferentes temas e cases, o texto busca fornecer insights e informações relevantes para profissionais, empreendedores e demais interessados no campo da educação no Brasil.
Movimento Zero Dois pela Educacao promove futuro melhor para o Brasil através da educação pública
(Português, 1 min, texto)
- Resumo
- O movimento Zero Dois pela Educação é um ecossistema brasileiro de tecnologia comprometido em contribuir para um futuro melhor para o Brasil por meio da educação pública. Seus membros, que incluem empreendedores e investidores, comprometem-se a doar pelo menos 0,2% de seus ganhos em eventos de liquidez. Essas doações são direcionadas para organizações sociais com impacto comprovado na área da educação, visando promover melhorias significativas no sistema educacional do país.
- Por que importa?
- A iniciativa do movimento Zero Dois pela Educação demonstra um compromisso em utilizar recursos financeiros provenientes do setor de tecnologia para apoiar a educação pública no Brasil. Ao direcionar recursos para organizações sociais que já demonstraram impacto positivo, o movimento busca contribuir de forma efetiva para a construção de um sistema educacional mais inclusivo e de qualidade no país.
NYC planeja proibir celulares nas escolas a partir de fevereiro, dizem diretores
(Inglês, 6 min, texto)
- Resumo
- O artigo da Chalkbeat relata que a cidade de Nova York, o maior sistema escolar dos EUA, está considerando um plano para proibir celulares em suas aproximadamente 1.600 escolas a partir de fevereiro. Os diretores foram informados sobre a possível política e terão que desenvolver suas próprias regras, seja coletando os dispositivos no início do dia ou utilizando bolsas Yondr, que são estojos de pano para celulares travados com um ímã. Embora tais sistemas possam ser caros, os líderes escolares não esperam receber dinheiro extra em seus orçamentos. Executivos do Distrito tem discutido a questão com os diretores e afirmou que eles desejam uma política em toda a cidade. A Governadora do Estado de NY, Kathy Hochul também planeja anunciar uma política estadual sobre celulares nas escolas este ano.
- Por que importa?
- A possível proibição de celulares nas escolas de Nova York surge em meio a preocupações crescentes sobre os impactos negativos dos dispositivos na saúde mental dos jovens e no tempo de aprendizagem. Muitos educadores, especialistas e políticos têm alertado sobre esses efeitos, levando a um aumento no número de distritos escolares que proíbem celulares. A implementação de uma política de proibição pode ser desafiadora, especialmente se for iniciada no meio do ano letivo, mas demonstra um esforço para lidar com as questões causadas pelo uso excessivo de celulares entre os estudantes. O Distrito de NY tem liderado iniciativas com o uso de Inteligência Artificial e tecnologia de modo geral na educação, o que demonstra que mesmo localidades que estão buscando intencionalidade pedagógica têm buscado a proibição de smartphones.
Instituto lança inteligência artificial para promover educação antirracista em empresas e escolas
(Português, 7 min, texto)
Resumo
O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) lançou a Deb, uma Inteligência Artificial (IA) desenvolvida para educar e conscientizar sobre questões raciais e sociais. A Deb está disponível para empresas e escolas promoverem práticas inclusivas, permitindo que professores, profissionais de recursos humanos e gestores tenham acesso a consultoria virtual sobre temas antirracistas a qualquer momento. A iniciativa visa ampliar a educação antirracista e contribuir para a conscientização sobre o racismo estrutural no Brasil.
Por que importa?
A Deb representa uma ferramenta inovadora para abordar questões étnico-raciais e sociais, proporcionando um ambiente seguro para a discussão e aprendizado. O uso da tecnologia, nesse contexto, demonstra como a IA pode ser uma aliada na promoção da igualdade racial e na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva. A iniciativa reflete a importância de utilizar recursos tecnológicos para ampliar o acesso à educação antirracista e fomentar o diálogo sobre temas sensíveis e relevantes para a sociedade.
Setor Público
Impacto da Nova Lei de Improbidade Administrativa no Brasil
(Português, 1 min, texto)
- Resumo
- Um estudo realizado por especialistas em Direito Administrativo avaliou que a nova Lei de Improbidade Administrativa, em vigor desde 2021, melhorou a análise dos casos de improbidade administrativa pelas autoridades e trouxe mais segurança jurídica para os gestores públicos. Segundo dados da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário, o número de novas ações de improbidade administrativa que chegaram ao judiciário teve uma queda significativa de 42% entre 2021 e 2023, período em que a nova lei esteve em vigor. No ano seguinte à implementação da lei, a redução foi de 36%. O documento completo com o balanço está disponível para consulta.
- Por que importa?
- Os autores do estudo são especialistas renomados na área do Direito Administrativo, com formações acadêmicas sólidas e experiência prática. O Movimento Pessoas à Frente, do qual fazem parte, é uma iniciativa que busca promover melhorias no Estado e na sociedade como um todo. A análise aponta para uma mudança significativa no cenário da improbidade administrativa no Brasil, indicando que a nova legislação tem impactado positivamente a forma como esses casos são tratados pelas autoridades e pelo sistema judiciário.
Oportunidades
Oportunidade de pesquisa no Brasil pelo Programa Fulbright U.S. Student
(Inglês, 1 min, texto)
- Resumo
- O Programa Fulbright U.S. Student está oferecendo uma oportunidade única para realizar pesquisa no Brasil por nove meses, promovendo o intercâmbio cultural e a compreensão mútua. Os bolsistas terão a chance de interagir diretamente em sala de aula, no campo e na comunidade, adquirindo experiência internacional e apreciando diferentes pontos de vista. Participem de um intercâmbio cultural significativo e promovam a integridade acadêmica, enquanto desfrutam de uma bolsa Fulbright totalmente financiada.
- Por que importa?
- A oportunidade é destinada a cidadãos dos EUA com graduação, mestrado ou doutorado. O prazo para inscrição é 8 de outubro de 2024. Esta é uma excelente chance para pesquisadores que sonham em realizar estudos no exterior e se envolver em uma experiência enriquecedora no Brasil.
Curso Gratuito de Análise de Dados para Mulheres
(Português, 3 min, texto)
- Resumo
- O curso 'Dados com Elas' é uma iniciativa voltada para mulheres interessadas em aprender sobre análise de dados. As aulas serão online, ministradas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir de 12 de agosto de 2024. O curso é gratuito e aberto a mulheres de todas as idades, sem necessidade de conhecimento prévio em análise de dados. Para se inscrever, basta acessar o link disponibilizado no site. As participantes terão acesso às aulas gravadas por uma semana, e o curso será realizado na plataforma Google Classroom. A iniciativa conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
- Por que importa?
- O curso 'Dados com Elas' oferece uma oportunidade para mulheres interessadas em ingressar na área de análise de dados, sem custos e com suporte para democratizar o acesso ao conhecimento. A iniciativa também inclui palestras sobre carreira e LinkedIn ministradas por mulheres. É uma oportunidade de aprendizado e networking em um ambiente acolhedor e de crescimento mútuo. Para mais informações e inscrições, as interessadas podem entrar em contato através do e-mail dadoscomelas.edu@gmail.com.
(Português, 6 min, texto)
- Resumo
- A Coalizão Negra por Direitos lançou a campanha 'Quilombo nos Parlamentos Eleições 2024', com o objetivo de aumentar a presença de prefeitos e vereadores negros comprometidos com a luta contra as desigualdades e o racismo. A iniciativa visa influenciar as eleições municipais deste ano, destacando a importância da representatividade negra na construção de um projeto democrático para o país. A Coalizão, que reúne mais de 200 entidades, promove ações em prol da igualdade racial e da justiça social no Brasil.
- Por que importa?
- A campanha 'Quilombo nos Parlamentos Eleições 2024' marca um avanço significativo na busca por justiça racial no Brasil. Ao incentivar candidaturas de lideranças negras comprometidas com pautas como igualdade racial, de gênero, climática e econômica, a Coalizão Negra por Direitos reforça seu compromisso com a diversidade e a inclusão na política brasileira. A iniciativa destaca a importância da representatividade negra nos espaços de poder, fortalecendo a democracia e promovendo a transformação social no país. Em 2022, promoveram 144 campanhas com 29 sendo bem sucedidas, uma taxa próxima aos 20%.
Pesquisa
Educação e crescimento econômico no Brasil
(Português, 6 min, texto)
- Resumo
- O artigo de Samuel Pessôa analisa a relação entre a educação e o crescimento econômico no Brasil, comparando a evolução da escolaridade da população com o aumento da produtividade do trabalho ao longo das últimas décadas. Embora a qualidade da educação pública seja considerada baixa, o retorno da educação em termos de ganhos salariais é expressivo. O estudo destaca que outros fatores, como a produtividade total dos fatores (PTF), têm impactado a economia brasileira, com a PTF caindo significativamente no período analisado. Apesar da necessidade de melhorias na educação, o texto destaca a importância da qualificação da mão de obra e de um ambiente institucional favorável para impulsionar o crescimento econômico.
- Por que importa?
- O artigo ressalta que, embora a educação brasileira precise ser aprimorada, ela tem demonstrado resultados positivos, como a redução da informalidade nos anos 2000. No entanto, a queda na produtividade total dos fatores indica a necessidade de melhorias estruturais na economia. O texto destaca a importância não apenas das habilidades individuais, mas também de um ambiente legal e institucional que favoreça a alocação eficiente de recursos. O estudo reforça que, apesar dos desafios educacionais no Brasil, o investimento na qualificação da mão de obra é fundamental para impulsionar o crescimento econômico e melhorar a produtividade no país. E que as evoluções que temos conseguido no setor, já tem gerado resultados.
Tecnologia
Equilíbrio entre inteligência artificial e vocações humanas na educação
(Português, 5 min, texto)
- Resumo
O artigo da Revista Educação aborda a importância de encontrar um equilíbrio entre a inteligência artificial e as vocações humanas no futuro da educação. A inteligência artificial está promovendo uma revolução na educação, oferecendo oportunidades para aprimorar o ensino e o aprendizado. No entanto, é crucial considerar os potenciais riscos e desafios éticos associados ao uso da IA no ambiente escolar. A interação humana e a valorização das relações sociais são essenciais para o desenvolvimento dos alunos, destacando a importância de não substituir completamente as interações humanas pela tecnologia. Além disso, questões de ética, vieses e segurança de dados devem ser cuidadosamente consideradas ao implementar a IA nas escolas. A discussão e a criação de normas locais são fundamentais para garantir um uso responsável e eficaz da inteligência artificial na educação. - Por que importa?
A integração da inteligência artificial na educação apresenta oportunidades significativas, mas também desafios complexos que exigem uma abordagem cuidadosa e reflexiva. É essencial que educadores, gestores e comunidades escolares trabalhem juntos para garantir que a IA seja utilizada de forma ética, segura e eficaz, preservando as vocações humanas e promovendo um ambiente educacional inclusivo e inovador.
Plataforma QEdu Juventudes e Trabalho: Conhecendo a realidade das juventudes brasileiras
(Português, 2 min, texto)
- Resumo
- A plataforma QEdu Juventudes e Trabalho, fruto de uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho, o IEDE e o Itaú Educação e Trabalho, reúne dados atualizados sobre as juventudes brasileiras a partir da Pnad Contínua Educação/IBGE 2023. O objetivo é apresentar um panorama completo das diferentes juventudes do país, incluindo aspectos como perfil socioeconômico, situação educacional, inserção no mercado de trabalho e desafios enfrentados na transição da escola para o trabalho. A plataforma visa subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas para garantir os direitos e o desenvolvimento desses jovens.
- Por que importa?
- Conhecer a realidade das juventudes brasileiras é fundamental para atuar de forma eficaz na promoção de seus direitos e no enfrentamento dos desafios que enfrentam. Com dados atualizados e indicadores relevantes, o QEdu Juventudes e Trabalho busca qualificar o debate e orientar ações nas áreas de educação e trabalho voltadas para as juventudes do país, contribuindo para a construção de políticas mais eficientes e inclusivas.