📢MCV #62: Governança de Dados e Diálogos pela Equidade na Educação

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O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Comitê de Governança de Dados da Educação (CGDE) por meio da Portaria nº 664/2024. Esse comitê tem como objetivo coordenar, orientar e supervisionar a gestão e o uso de dados educacionais no MEC e suas entidades vinculadas. Com 20 membros, o CGDE formulará políticas, promoverá a cultura de uso de dados como ativos organizacionais e estabelecerá padrões para o tratamento de dados educacionais. As reuniões do Comitê serão bimestrais, sob a liderança da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC.

No dia 22 de agosto, no Insper, acontecerá o evento “Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada”, agenda criada em parceria entre Fundação Lemann, Centro Lemann de Sobral e Insper com o objetivo de articular pesquisadoras(es), lideranças educacionais e especialistas para compartilhar e potencializar a inserção da equidade na agenda de pesquisa aplicada voltada à Educação Básica.

Sala de Aula

Reflexões sobre Inteligência Artificial na Educação

(Português, 6 min, texto)

Resumo

Tiago Maluta, gerente de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, participou da 25ª Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial na Educação (AIED) e selecionou 8 trabalhos que o ajudaram a refletir sobre o uso de IA na Fundação Lemann. Ele se concentrou em áreas como matemática, tutoria, assistentes para professores e avaliações, destacando o conceito de “AIED Unplugged”como uma abordagem promissora para melhorar a educação pública no Brasil. Maluta disponibilizou suas notas nolinkfornecido.

Por que importa?

A participação de Tiago Maluta na conferência destaca a importância da aplicação da Inteligência Artificial na área da Educação, especialmente no contexto brasileiro. A busca por inovações e reflexões em torno do uso da IA para aprimorar a qualidade da educação demonstra um compromisso com o avanço tecnológico e social no setor educacional.

Os impactos do Censo Escolar na equidade racial e no Fundeb

(Português, 1 h 47 min, vídeo)

Resumo

Alessandra Benedito, vice-presidente de Equidade Racial da Fundação Lemann, participou de uma videoconferência junto a representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Conviva Educação para discutir a importância do preenchimento do Censo Escolar 2024, com ênfase na Declaração Racial dos estudantes. O evento destacou como esses dados são cruciais para a alocação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e para a promoção da equidade racial nas escolas.

Por que importa?

O preenchimento adequado do Censo Escolar é fundamental para garantir uma distribuição justa dos recursos do Fundeb, que financia a Educação Básica no Brasil. A inclusão da Declaração Racial permite uma melhor compreensão das desigualdades raciais no sistema educacional, possibilitando a implementação de políticas públicas mais eficazes e equitativas. Esse processo é essencial para promover a equidade racial e melhorar a qualidade da educação para todos os estudantes.

Diálogos pela Equidade na Educação: evento discute pesquisa aplicada e equidade

(Português, 6 min, texto)

Resumo

O evento “Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada”, promovido pela Fundação Lemann, pelo Centro Lemann e pelo Núcleo de Estudos Raciais (Neri) do Insper, acontecerá no dia 22 de agosto de 2024, em São Paulo. O encontro reunirá pesquisadores, lideranças educacionais e especialistas para discutir a inserção da equidade na pesquisa aplicada voltada à Educação Básica. A programação inclui painéis sobre desafios e oportunidades para promover a equidade na educação, com a participação de renomados especialistas e pesquisadores.

Por que importa?

O evento é relevante porque aborda a necessidade urgente de enfrentar as desigualdades de aprendizagem no Brasil. A promoção da equidade na educação é essencial para garantir que todos os estudantes tenham acesso a oportunidades educacionais de qualidade. A pesquisa aplicada desempenha um papel crucial ao fornecer subsídios robustos para que lideranças políticas e educacionais tomem decisões informadas e eficazes. Além disso, o evento destaca a importância de parcerias e colaborações para fomentar a pesquisa e implementar soluções práticas para os desafios educacionais.

Desafios e soluções para melhorar a alfabetização no Brasil

(Português, 7 min, texto)

Resumo

O artigo de Naércio Menezes para oValor Econômicoaborda a dificuldade do Brasil em melhorar o aprendizado dos alunos, apesar do aumento da permanência dos jovens na escola desde os anos 1990. Destaca que as dificuldades começam na alfabetização e que o desempenho dos alunos brasileiros em exames internacionais é muito ruim. Dois fatores principais são apontados como causas do fracasso escolar: a alta vulnerabilidade social de muitas crianças e a ineficiência do sistema educacional. O Governo Federal lançou recentemente a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (PNIPI), para integrar dados de vários ministérios e melhorar o atendimento às crianças. No entanto, a gestão escolar descentralizada e a falta de estrutura nas secretarias municipais dificultam a implementação de políticas eficazes.

Por que importa?

A questão da alfabetização é fundamental, porque é a base para todo o aprendizado futuro. Sem uma alfabetização adequada, as crianças têm dificuldades em todas as outras áreas do conhecimento, o que afeta seu desempenho escolar e suas oportunidades de vida. Melhorar a alfabetização é essencial para reduzir as desigualdades sociais e econômicas, e para garantir que todos os cidadãos possam participar plenamente da sociedade. A integração de políticas educacionais, de saúde e de assistência social pode ser uma abordagem eficaz para enfrentar os desafios multifacetados que afetam a alfabetização das crianças no Brasil. Os pontos trazidos por Naércio, como a dificuldade de gerenciar políticas descentralizadas, são os que deram origem à Associação Bem Comum, apoiada pela Fundação Lemann, e à Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).

Fundação Lemann divulga selecionados para a Bolsa Complementar Alcance

(Português, 1 min, texto)

Resumo

A Fundação Lemann divulgou os estudantes selecionados para a Bolsa Complementar Alcance, uma iniciativa que apoia financeiramente estudantes negros e indígenas em programas de mestrado e doutorado em universidades internacionais renomadas. Todos os candidatos receberame-mailscom detalhes sobre o resultado.

Por que importa?

A Bolsa Complementar Alcance visa promover a equidade no acesso à educação de alto nível para grupos historicamente sub-representados, oferecendo suporte financeiro que viabiliza a continuidade dos estudos em universidades de prestígio.

Podcastdiscute fundamentos de Alfabetização e Letramento

(Português, 32 min, vídeo)

Resumo

O primeiro episódio da segunda temporada dopodcast “Na prática, a teoria é outra?” está no ar. Essepodcasté uma iniciativa do Centro de Estudos Aplicados em Práticas de Ensino e Aprendizagem (Ceapea), do Instituto Singularidades, e tem como objetivo aproximar teoria e prática, trazendo a ciência para a sala de aula. Nesta temporada, o foco será nos processos de Alfabetização e Letramento. No episódio de estreia, a docente e coordenadora do curso de Alfabetização do Singularidades, Cris Mori, discute os fundamentos conceituais de Alfabetização e Letramento e aborda a questão central: o método importa?

Por que importa?

A discussão sobre Alfabetização e Letramento é muito importante para entender como as crianças aprendem a ler e escrever, e quais métodos são mais eficazes nesse processo. Trazer a ciência para a sala de aula e discutir fundamentos teóricos com a prática diária dos professores pode ajudar a melhorar a qualidade da educação e a formação dos estudantes. Essepodcastoferece uma oportunidade para educadores e interessados no tema se aprofundarem em questões essenciais da Educação.

Setor Público

Debate sobre armazenamento e compartilhamento de dados na Administração Pública

(Português, 3 min, texto)

Resumo

O evento “Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados - Soberania Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades do Brasil na era digital”, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), discutiu o armazenamento e compartilhamento de dados do Governo Federal. Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, destacou a importância das empresas públicas Serpro e Dataprev na proteção dos dados, e mencionou a Portaria SGD/MGI nº 5.950, de 2023, que define o modelo de nuvem de governo. Ele também ressaltou a Estratégia Nacional de Governo Digital, que visa simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Por que importa?

O debate sobre o armazenamento e compartilhamento de dados na Administração Pública é essencial para garantir a segurança e a soberania dos dados dos cidadãos. A implementação de uma nuvem soberana e a Estratégia Nacional de Governo Digital visam não apenas proteger esses dados, mas também simplificar e melhorar o acesso aos serviços públicos, promovendo a transformação digital e o desenvolvimento econômico do País. A preservação dos dados é uma preocupação central para assegurar a confiança e a eficiência nos serviços prestados pelo governo.

MEC cria Comitê de Governança de Dados da Educação

(Português, 1 min, texto)

Resumo

O Ministério da Educação (MEC) instituiu, por meio da Portaria nº 664/2024, o Comitê de Governança de Dados da Educação (CGDE). Esse comitê, de caráter deliberativo e estratégico, tem como objetivo coordenar, orientar e supervisionar as atividades relacionadas à governança, à gestão e ao uso de dados educacionais no âmbito do MEC e de suas entidades vinculadas. Entre suas competências estão a formulação de políticas de governança de dados, promoção da cultura de uso de dados para a tomada de decisões estratégicas e estabelecimento de padrões para coleta, armazenamento, tratamento, compartilhamento e disseminação de dados educacionais.

Por que importa?

A criação do CGDE é relevante porque a governança eficiente de dados educacionais é crucial para a formulação de políticas públicas informadas e eficazes. Dados bem gerenciados podem fornecerinsightsvaliosos que ajudam na tomada de decisões estratégicas, melhorando, assim, a qualidade da Educação no Brasil. Além disso, a padronização e a promoção da cultura de uso de dados podem aumentar a transparência e a eficiência administrativa, beneficiando alunos, educadores e gestores.

MEC integra Plano Brasileiro de Inteligência Artificial com investimentos de R$ 817 milhões

(Português, 4 min, texto)

Resumo

O Ministério da Educação (MEC) anunciou sua participação no primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, com investimento de R$ 817 milhões em ações educacionais. O plano inclui a criação de cursos e disciplinas na graduação, bolsas de pós-graduação, fomento à pesquisa e desenvolvimento, e ações de inclusão e acessibilidade. A proposta foi entregue ao presidente Luís Inácio Lula da Silva durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O plano visa nortear o desenvolvimento ético e sustentável da IA no Brasil, com um investimento total de R$ 23 bilhões.

Por que importa?

A inclusão do MEC no PBIA é crucial, porque a Educação é um pilar fundamental para a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Ao investir em cursos, bolsas de estudo e pesquisa em IA, o Brasil pode reduzir sua dependência de tecnologia estrangeira e promover a liderança global no setor. Além disso, a aplicação de IA na Educação pode melhorar a gestão escolar, a qualidade do ensino e a inclusão, beneficiando milhões de estudantes e profissionais da educação.

Oportunidades

Inscrições abertas para a 2ª edição do Prêmio Professor Porvir

(Português, 2 min, texto)

Resumo

A 2ª edição do Prêmio Professor Porvir está com inscrições abertas para professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil que tenham desenvolvido projetos inovadores nos anos letivos de 2023 e 2024. A iniciativa, patrocinada por Nubank e Wings, visa reconhecer e celebrar práticas pedagógicas que fazem a diferença na educação brasileira. Os professores interessados devem preencher um formulário e enviar um relato detalhado para a seção “Diário de Inovações - Sala de Aula”. Os melhores projetos serão publicados em um livro digital e os autores participarão do evento “Encontro com o Porvir”, em São Paulo, com todas as despesas pagas. Além disso, os vencedores receberão o Selo Professor Porvir e terão a oportunidade de se tornarem influenciadores na área da Educação.

Por que importa?

O Prêmio Professor Porvir é relevante porque incentiva a inovação e a criatividade no ensino, reconhecendo e divulgando práticas pedagógicas que podem ser adaptadas e implementadas em diferentes contextos educacionais. Ao promover a equidade e o impacto positivo para os estudantes, a premiação contribui para a melhoria da qualidade da educação no Brasil e inspira outros professores a adotarem abordagens inovadoras em suas aulas.

Ferramentas de EdTech recebem mais de US$ 8 milhões em prêmios na quarta competição anual

(Inglês, 4 min, texto)

Resumo

A Tools Competition, a maior competição de EdTech do mundo, anunciou mais de US$ 8 milhões em prêmios para equipes que desenvolvem ou expandem ferramentas e plataformas de aprendizado, que prometem transformar a educação e aumentar o engajamento dos estudantes globalmente. Cinquenta vencedores de 18 países receberão financiamento para alcançar cerca de 24 milhões de alunos em todo o mundo. As ideias vencedoras incluem simuladores alimentados por IA para formação de professores,chatbotsde suporte para prevenir evasão escolar e conjuntos de dados expandidos para pesquisadores. A competição também premiou o Prêmio de Impacto de Aprendizado, da OpenAI, para equipes que usam IA para acelerar o progresso educacional, com o time KOBI, da Eslovênia, recebendo um prêmio adicional de US$ 100 mil.

Por que importa?

A Tools Competition é relevante porque incentiva a inovação em tecnologia educacional, um campo crucial para enfrentar os desafios contemporâneos da educação. Ao financiar projetos que utilizam tecnologia avançada,big datae ciência do aprendizado, a competição ajuda a criar soluções que podem melhorar significativamente os resultados educacionais e o engajamento dos estudantes. Além disso, ao focar em comunidades carentes, a competição promove a equidade na Educação e contribui para a formação de uma força de trabalho adaptável e competitiva no futuro.

Instituto Unibanco e FGV lançam curso gratuito de Gestão Pedagógica

(Português, 2 min, texto)

Resumo

O Instituto Unibanco e a Fundação Getulio Vargas (FGV) lançaram o curso gratuito “Gestão Escolar na Prática: Dimensão Pedagógica”, com 48 horas de duração. O curso foi desenvolvido em alinhamento com a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar e visa capacitar gestores escolares para coordenar consensos pedagógicos, criar estratégias de equidade de ensino e promover experiências de aprendizagem inclusivas. O curso é autoinstrucional e oferece diversos recursos, como videoaulas,podcastse infográficos, permitindo que os participantes avancem no seu próprio ritmo.

Por que importa?

A importância desse curso reside na sua capacidade de fornecer aos gestores escolares ferramentas e estratégias práticas para melhorar a qualidade da educação nas escolas. Ao alinhar o conteúdo com as diretrizes nacionais e as necessidades diárias dos gestores, o curso contribui para a formação de líderes educacionais mais preparados e competentes, o que pode resultar em melhores resultados de aprendizagem para os alunos. Além disso, a oferta gratuita e acessível do curso amplia as oportunidades de desenvolvimento profissional para educadores em todo o país.

Tecnologia

Programa Global de Fellowship, do ITS Rio, visita ecossistema de Inovação Tecnológica no Brasil

(Português, 1 min, texto)

Resumo

A Fundação Lemann recebeu o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) e os pesquisadores internacionais da 8ª edição do Programa Global deFellowshippara falar sobre o ecossistema de tecnologia e inovação no Brasil. Os participantes do programa também visitaram instituições em Brasília e São Paulo, incluindo a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Secretaria de Comunicação (SECOM), CGI/NIC.br, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de empresas como Nubank e Centro de Inovação e Pesquisa do Einstein.

Por que importa?

O evento é relevante porque promove uma troca de conhecimentos e experiências internacionais em áreas cruciais, como inovação e inteligência artificial, com foco na perspectiva do Sul Global. Essas interações são essenciais para o desenvolvimento tecnológico e a formação de uma rede de colaboração internacional que pode levar a avanços significativos em tecnologia e inovação no Brasil.

CCT aprova Plano Brasileiro de Inteligência Artificial

(Português, 3 min, texto)

Resumo

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) aprovou a proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que foi entregue ao presidente Lula durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O plano, elaborado em quatro meses com a participação de mais de 300 pessoas, visa equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada, desenvolver modelos de linguagem em português e promover a liderança global do país em IA. Entre as ações, destaca-se o investimento em um supercomputador para o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Por que importa?

O PBIA é crucial para garantir a autonomia e a soberania tecnológica do Brasil, além de posicionar o país como líder global em IA. A implementação de infraestrutura avançada e o desenvolvimento de tecnologias próprias podem trazer significativas oportunidades econômicas e sociais, além de melhorar a prestação de serviços públicos e fomentar a inovação empresarial. Esse plano é um passo estratégico para o Brasil se manter competitivo e garantir o bem-estar de sua população no cenário global.

Post: desafios do desenvolvimento de tutores inteligentes de matemática com IA generativa

(Português, 1 min, texto)

Resumo

O diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, Guilherme Cintra, resume os desafios trazidos pelopaperda Khan Academy “LLM Based Tutoring: Challenges and Dataset”. Além de elementos específicos do próprio formato do tipo de algoritmo mencionado, existem os desafios derivados do comportamento dos estudantes e de como deveria ser o comportamento de um tutor humano ideal, algo que essas ferramentas buscam replicar.

Por que importa?

A IA pode, se bem utilizada, trazer a escalabilidade de uma educação mais personalizada. Mas estamos ainda começando a entender os desafios. A Khan Academy, organização apoiada pela Fundação Lemann há mais de 10 anos, tem se estabelecido como referência no desenvolvimento dessas soluções. Essepapere a base de dados aberta que o acompanha são importantes para a contínua evolução dessas ferramentas que podem ser complementos importantes aos educadores em seu apoio aos estudantes.

Inteligência Artificial na Educação em 2024: oportunidades e desafios

(Português, 5 min, texto)

Resumo

A discussão sobre o uso da inteligência artificial (IA) na Educação ainda está longe de um consenso. Enquanto uns destacam os riscos, outros defendem os avanços que essa tecnologia pode trazer. Ao longo de 2024, o time de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann participou de vários eventos de Tecnologia e Inovação, em que foram discutidos os riscos e as oportunidades da IA Generativa, como o ChatGPT, que pode personalizar o ensino, mas enfrenta desafios de controle de qualidade. Também foram debatidas a ética e a segurança no uso da IA na Educação, com exemplos de regulamentações em Nova York e a importância de incluir as pessoas impactadas nas discussões. No Sul Global, o foco está em desafios como infraestrutura e conectividade. A Fundação Lemann está ativamente envolvida em debates e estratégias para maximizar o impacto positivo da IA na Educação e engajando as lideranças de seu ecossistema nessa temática.

Por que importa?

A relevância do tema se dá pelo potencial da IA em transformar a educação, oferecendo soluções personalizadas e escaláveis para problemas antigos. No entanto, é crucial abordar os desafios éticos, de privacidade e de qualidade para garantir que essa tecnologia beneficie a todos de maneira equitativa. A inclusão de várias vozes no debate e a criação de políticas públicas bem estruturadas são essenciais para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela IA, enquanto se minimizam os riscos. E sempre lembrando de colocar a lente de equidade para garantir que o acesso seja para todos.