📢MCV #64: Equidade na Educação e Capacitação em IA

Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado. Para convidar amigos e coligadas a assinarem estanewsletter, compartilhe o link de inscrição!

O evento “Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada”, promovido pela Fundação Lemann, pelo Centro Lemann e pelo Núcleo de Estudos Raciais (Neri) do Insper, é uma iniciativa crucial para discutir como a pesquisa científica pode ser utilizada na promoção da equidade na Educação no Brasil. O encontro reunirá especialistas para debater os desafios e compartilhar resultados de estudos que podem influenciar políticas públicas mais justas e inclusivas, contribuindo para reduzir desigualdades educacionais e promover o desenvolvimento social.

Simultaneamente, o Insper, em parceria com a AWS, oferece um curso on-line sobre Inteligência Artificial Generativa e Computação em Nuvem. Com módulos que cobrem desde a introdução à inteligência artificial até um bootcamp focado em aplicações práticas, o curso é projetado para capacitar os participantes em áreas tecnológicas de ponta. Além disso, inclui certificações e um hackathon, criando oportunidades para que os participantes apliquem o conhecimento adquirido em cenários reais, aumentando sua competitividade no mercado de trabalho.

Sala de Aula

Educação transforma, mas quem está apostando nisso?

(Português, 4 min, texto)

Resumo

Monique Evelle, cofundadora da Inventivos, discute os desafios socioeconômicos de Salvador, destacando os altos índices de pobreza, desnutrição, desemprego e violência na capital baiana. Ela menciona que a cidade é um popular destino turístico, mas enfrenta graves problemas sociais e econômicos. A Bahia tem a maior taxa de analfabetismo do Brasil e está entre os piores estados em progresso social. Monique enfatiza a necessidade de um desenvolvimento sustentável e inclusivo e descreve seu projeto com a Alicerce Educação, que visa preparar adolescentes e jovens para o Ensino Superior e o mercado de trabalho.

Por que importa?

O artigo é relevante porque aborda problemas críticos de desenvolvimento socioeconômico em uma das principais capitais do Brasil, destacando a importância da educação como ferramenta de transformação social. A iniciativa de Monique Evelle e a parceria com a Alicerce Educação exemplificam como ações locais podem ter um impacto significativo na vida de jovens e na comunidade em geral. A discussão sobre a necessidade de políticas públicas integradas e o investimento em educação é importante para enfrentar as desigualdades e promover um desenvolvimento mais justo e sustentável.

Análise do uso de inteligência artificial nas escolas municipais brasileiras

(Português, 1 min, texto)

Resumo

A análise do “Querido Diário” aborda o uso de inteligência artificial (IA) nas escolas municipais brasileiras, considerando atos públicos de 17 municípios durante os anos de 2022 e 2023. A análise destaca a implementação de tecnologias de reconhecimento facial em cidades como Belo Horizonte e Recife, onde há debates legislativos para barrar sua adoção. Em contraste, municípios como Jundiaí e Monte Alto promovem licitações para uso dessa tecnologia no registro de frequência escolar, levantando preocupações sobre privacidade. Além disso, cidades do Sul e Nordeste do país, como Porto Alegre, Londrina e Maringá, adotaram tecnologias assistivas de IA para pessoas com deficiência visual. A análise também aponta desafios no acesso à informação, como a ausência de documentos em portais de transparência e limitações nos sistemas eletrônicos de informação ao cidadão.

Por que importa?

A análise do uso de IA nas escolas municipais é relevante porque destaca tanto as oportunidades quanto os riscos associados à adoção dessas tecnologias no ambiente educacional. O uso de IA pode melhorar a gestão escolar e oferecer suporte a alunos com necessidades especiais. No entanto, a falta de regulamentação e a preocupação com a privacidade são questões críticas que precisam ser abordadas. Além disso, a dificuldade de acesso à informação pública impede uma avaliação completa e transparente dessas iniciativas, o que é essencial para garantir que a tecnologia seja implementada de maneira ética e eficaz.

Setor Público

Saeb e Ideb 2023: recomendações para interpretar os resultados

(Português, 29 min, texto)

Resumo

Esse documento técnico do Instituto Unibanco oferece orientações sobre como interpretar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. A divulgação dos dados será a primeira após a pandemia de covid-19, sem metas públicas a serem alcançadas, e ocorre em um momento de debate sobre o futuro da Educação no Brasil. O texto alerta para os riscos de comparar os dados de 2023 com os de 2021 em razão das condições atípicas causadas pela pandemia e sugere a análise também dos dados de 2019. Além disso, discute a necessidade de reformulação do SAEB e do IDEB para melhor refletir a realidade educacional brasileira e os desafios de aprendizagem pós-pandemia.

Por que importa?

A análise dos resultados do Saeb e do Ideb de 2023 permite entender o impacto da pandemia na Educação e orientar políticas públicas futuras. A ausência de metas e a necessidade de reformulação dos indicadores refletem a complexidade do cenário educacional atual. Compreender essas nuances é essencial para desenvolver estratégias eficazes que promovam a qualidade e a equidade na Educação Básica brasileira.

Ideb e Saeb: veja os destaques dos resultados de 2023

(Português, 7 min, texto)

Resumo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. A comparação com os resultados de 2019 revela dois cenários distintos: enquanto as taxas de aprovação melhoraram em todas as etapas analisadas, as notas padronizadas, que medem a aprendizagem dos estudantes, continuam abaixo dos níveis pré-pandemia. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Ideb de 2023 foi igual ao de 2019 (5,7), com redução no indicador de aprendizagem e aumento no indicador de fluxo. Apenas seis estados mostraram avanços na aprendizagem, sendo Alagoas, Maranhão e Ceará os destaques. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o Ideb de 2023 foi de 4,7, ligeiramente superior ao de 2019 (4,6). No Ensino Médio, o Ideb de 2023 foi de 4,1, comparado a 3,9 em 2019. O documento também destaca a ausência dos resultados do Saeb para o 2º ano do Ensino Fundamental, essenciais para avaliar a alfabetização das crianças.

Por que importa?

Os resultados do Ideb e Saeb de 2023 são importantes para entender o impacto da pandemia de covid-19 na Educação Básica brasileira. Enquanto as taxas de aprovação mostram uma recuperação, a queda nas notas padronizadas de aprendizagem indica que ainda há desafios significativos a serem superados. A análise desses dados é fundamental para orientar políticas públicas e estratégias educacionais que possam melhorar a qualidade da educação no país. Além disso, a ausência de dados sobre a alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental impede uma avaliação completa da situação educacional, destacando a necessidade de dados consistentes para a formulação de políticas eficazes.

1º Seminário de People Analytics da Administração Pública Federal

(Português, 1 min, texto)

Resumo

O 1º Seminário dePeople Analyticsda Administração Pública Federal foi realizado recentemente, como parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O evento visou sensibilizar servidores e líderes sobre a importância da gestão de dados de pessoas na Administração Pública. O evento contou com 6 palestras de líderes, incluindo uma do Movimento Pessoas à Frente, e foi organizado por Juliana Almeida e Mirian Bittencourt. O objetivo foi desenvolver um Centro dePeople Analyticspara analisar dados de cerca de 600 mil servidores, com foco inicial em lideranças dos órgãos. O evento reuniu 200 participantes e gerou um grupo de WhatsApp ativo sobre o tema. A iniciativa, iniciada em 2023, é uma colaboração de vários profissionais e prevê uma coleta de dados em outubro, além de eventos para compartilhar conhecimento com estados.

Por que importa?

Esse seminário marcou um avanço significativo na Administração Pública brasileira, introduzindo conceitos dePeople Analytics,que são comuns no setor privado, mas inéditos no setor público. A criação de um Centro dePeople Analyticsvisa melhorar a gestão de dados de pessoal e aumentar a eficácia das políticas públicas. A mobilização de servidores e líderes para a importância da análise de dados pode transformar a maneira como o Governo Federal planeja e implementa suas políticas, tornando a Administração Pública mais eficiente e baseada em evidências.

Lei Maria da Penha: educação antissexista e antirracista é o caminho para combater a violência contra meninas e mulheres

(Português, 6 min, texto)

Resumo

O artigo destaca a importância da educação antissexista e antirracista como uma solução para combater a violência contra meninas e mulheres no Brasil. A autora, Amanda Sadalla, discute os desafios enfrentados pelas mulheres, especialmente as negras, que sofrem as maiores taxas de violência. Com base em dados do18º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o texto revela que quatro mulheres foram mortas por dia em 2023, e um estupro ocorreu a cada 6 minutos. A autora defende a implementação de programas educacionais que promovam a igualdade de gênero e a prevenção da violência desde a infância, além de influenciar políticas públicas para garantir a proteção das mulheres.

Por que importa?

O assunto é relevante porque a violência de gênero é um problema estrutural que afeta profundamente a sociedade brasileira, causando sofrimento e perda de vidas. A educação antissexista e antirracista é apresentada como uma solução eficaz para prevenir a violência e promover a igualdade de gênero. Ao abordar as raízes sociais e culturais da violência, o artigo sugere que a transformação deve começar nas escolas, moldando as futuras gerações para respeitar os direitos humanos e a igualdade de gênero.

Oportunidades

Evento informativo sobre bolsas de estudo na Escola de Educação da Universidade de Stanford

(Português, 1 min, texto)

Resumo

Esse evento é uma oportunidade única para quem sonha em estudar na Escola de Educação da Universidade de Stanford. Organizado pelo Centro Lemann de Stanford, o encontro contará com a presença de professores, alunos e pesquisadores que discutirão temas como Políticas Públicas, Carreira de Professores, Equidade Educacional e Economia da Educação. A sessão informativa abordará as bolsas disponíveis para programas de mestrado e visitas acadêmicas, incluindoInternational Comparative Education(ICE),Learning Design and Technology(LDT) ePolicy, Organization, and Leadership Studies(POLS). O evento ocorrerá no dia 29 de agosto, às 18h (horário de Brasília).

Por que importa?

O evento é relevante porque oferece uma oportunidade interessante aos interessados em Educação de se conectarem com a prestigiada Universidade de Stanford e aprenderem mais sobre as bolsas de estudo e os programas de mestrado disponíveis. Participar dessa sessão pode ser o primeiro passo para uma carreira acadêmica e profissional de impacto na área de Educação, além de proporcionar uma compreensão mais profunda das políticas educacionais e das melhores práticas internacionais.

Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais de São Paulo começa na próxima segunda-feira

(Português, 2 min, texto)

Resumo

A partir de 19 de agosto, 2,4 milhões de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de São Paulo participarão da primeira edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais. Organizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a iniciativa busca promover o hábito da escrita e valorizar o aprendizado da língua portuguesa. Os alunos escreverão redações sobre temas específicos na plataforma “Redação Paulista”, com a competição ocorrendo em uma única fase. A entrega das medalhas de ouro, prata e bronze está prevista para novembro de 2024.

Por que importa?

A Olimpíada de Redação é relevante porque incentiva os estudantes a desenvolverem suas habilidades de escrita e compreensão da língua portuguesa, competências essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. Além disso, a competição serve como preparação para exames importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados e críticos.

Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada

(Português,2 min, texto)

Resumo

O evento “Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada”, promovido pela Fundação Lemann, pelo Centro Lemann e pelo Núcleo de Estudos Raciais (Neri) do Insper, discutirá o papel da pesquisa aplicada na promoção da equidade na Educação no Brasil. O evento, que ocorrerá em 22 de agosto às 9h, na sede do Insper, contará com um primeiro painel sobre “Desafios para promover equidade na Educação por meio da pesquisa aplicada” e uma segunda parte com 18 pesquisadores, que compartilharão os resultados de suas pesquisas.

Por que importa?

O evento é essencial para discutir a aplicação da pesquisa científica na construção de políticas públicas que promovam uma educação mais justa e inclusiva no Brasil. Ao reunir especialistas e líderes da área, ele facilita o diálogo sobre como transformar evidências em ações concretas, contribuindo para reduzir as desigualdades educacionais e avançar no desenvolvimento social do país.

Tecnologia

Mitigando riscos futuros: por que sua organização deve ter uma política de IA

(Inglês, 7 min, texto)

Resumo

O artigo discute a importância de as organizações implementarem uma política de inteligência artificial (IA) para maximizar os benefícios e minimizar os riscos associados ao uso dessa tecnologia. A autora, Astrid Vinje, explica como a Candid desenvolveu diretrizes para o uso de IA, incorporando-as às políticas dos funcionários para garantir práticas seguras e eficazes. A política de IA ajuda a mitigar riscos como violação de direitos autorais, quebra de confidencialidade, informações imprecisas e vieses não intencionais. Além disso, estabelece padrões operacionais claros e prepara a organização para futuras evoluções tecnológicas.

Por que importa?

A implementação de uma política de IA é essencial para garantir o uso responsável e eficaz da tecnologia, especialmente em setores sociais que dependem de dados precisos e práticas éticas. Sem uma política clara, as organizações correm o risco de enfrentar problemas legais, decisões mal informadas e discriminação não intencional. Além disso, uma política de IA bem estruturada ajuda a organização a se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas, mantendo-se relevante e eficiente em um cenário em constante evolução.

Plano Brasil de Inteligência Artificial: entrevista com a ministra Luciana Santos

(Português, 1 min, texto)

Resumo

Na edição de “Deu Tilt”, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes entrevistaram Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, sobre o Plano Brasil de Inteligência Artificial (PBIA). O Governo Federal planeja investir R$ 23 bilhões ao longo de cinco anos, um valor inferior ao dos Estados Unidos e da China, mas superior ao do Reino Unido e da França. A ministra afirmou que o Brasil está “entrando no jogo” da IA, embora “um pouco atrás”. A estratégia é que o Brasil não seja apenas um consumidor de serviços de gigantes tecnológicos globais ou fornecedor de dados para eles. O plano inclui a criação de infraestruturas de processamento para atender não apenas ao Brasil, mas também a países do Sul Global, atraindo profissionais brasileiros e especializados que estão fora do país. Além disso, o Governo Federal investirá R$ 1 bilhão na criação de um grande modelo de linguagem (LLM), semelhante ao ChatGPT, com a verba sendo repassada via edital e priorizando tecnologias brasileiras.

Por que importa?

O investimento em inteligência artificial é crucial para que o Brasil não fique para trás na corrida tecnológica global. A criação de infraestruturas próprias e a atração de talentos especializados são passos importantes para que o país possa desenvolver e controlar suas próprias tecnologias, em vez de depender exclusivamente de soluções estrangeiras. Além disso, o desenvolvimento de um grande modelo de linguagem próprio pode posicionar o Brasil como umplayerrelevante no campo da IA, com potencial para influenciar o mercado global e atender às necessidades específicas do país e de outras nações do Sul Global.

Enap e MGI destacam a importância da cultura de análise de dados na gestão de pessoas

(Português, 5 min, texto)

Resumo

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Minder People Analytics e a Fundação Lemann, realizou o 1º Seminário dePeople Analyticsno Setor Público, reunindo mais de 300 inscritos. O evento destacou a importância da análise de dados para a tomada de decisões na gestão de pessoas no setor público. Especialistas discutiram boas práticas e estratégias inovadoras que utilizam dados e evidências para promover eficiência e sustentabilidade. O seminário também abordou a necessidade de um olhar mais humano na gestão de servidores públicos e a importância de dados sobre gênero e raça para criar um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

Por que importa?

A análise de dados na gestão de pessoas é fundamental para melhorar a eficiência e a tomada de decisões no setor público. Com a crescente importância da inteligência artificial e a necessidade de soluções inovadoras, a capacidade analítica se torna essencial. Eventos como esse seminário ajudam a disseminar conhecimentos e práticas que podem transformar a gestão pública, promovendo um serviço mais eficiente e equitativo. Além disso, a inclusão de dados sobre gênero e raça é crucial para abordar desigualdades e criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e justo.

Curso de Inteligência Artificial Generativa e Computação em Nuvem

(Português, 2 min, texto)

Resumo

Ofertado pelo Insper e AWS, o curso será on-line e contará com recursos didáticos elaborados para abordar a temática da IA Generativa e Computação em Nuvem. O módulo 1, ministrado pelo Insper, aborda uma visão geral da inteligência artificial, incluindo a discussão de casos de uso. Os módulos 2, 3 e 4 são ministrados pela AWS e tratam de temas como introdução à computação em nuvem e serviços AWS, fundamentos essenciais para praticantes da AWS Cloud e umbootcampfocado em IA Generativa. O curso inclui certificado de participação e oportunidades de certificação AWS para participantes de destaque, além de umhackathonapoiado pela Fundação Itaú e Fundação Lemann para os melhores participantes.

Por que importa?

Esse curso é relevante porque aborda temas centrais para o futuro da tecnologia e da educação, como a IA Generativa e a Computação em Nuvem. Essas áreas estão em rápida evolução e têm o potencial de transformar diversos setores, desde a produtividade organizacional até a educação. A oferta de certificações e a realização de umhackathonproporcionam aos participantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em cenários práticos, aumentando suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Inteligência artificial para fortalecer as habilidades de escrita dos estudantes do Ensino Médio

(Inglês, 7 min, texto)

  • Resumo
  • O governo do estado do Espírito Santo aplicou descobertas de pesquisa para escalar uma tecnologia educacional de inteligência artificial que fornecefeedbacksobre a escrita dos alunos de escolas públicas, alcançando mais de 100 mil estudantes do Ensino Médio até o momento. A empresa brasileira de tecnologia educacional Letrus oferecefeedbackpersonalizado sobre redações, ajudando a melhorar as habilidades de escrita dos alunos e suas pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação da plataforma mostrou que ela ajudou a reduzir a lacuna de desempenho entre alunos de escolas públicas e privadas. Com base nesses resultados, o estado expandiu o uso da plataforma para todos os alunos do último ano do Ensino Médio e está buscando parcerias com outros estados. Importante citar que a Fundação Lemann é apoiadora da empresa desde seu início e, atualmente, investidora.
  • Por que importa?
  • O uso da IA para fornecerfeedbackpersonalizado sobre a escrita é uma inovação significativa que pode ajudar a superar os desafios enfrentados pelos estudantes de escolas públicas no Brasil. A falta de tempo dos professores para fornecer assistência individualizada é um obstáculo importante para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos. Com a plataforma Letrus, os estudantes recebemfeedbackrápido e detalhado, o que pode melhorar suas chances de sucesso no Enem e, consequentemente, em suas futuras carreiras acadêmicas e profissionais. A adoção dessa tecnologia demonstra um compromisso com a melhoria da qualidade da educação pública e a redução das desigualdades educacionais. Futuramente, o objetivo é que essa tecnologia seja também ofertada aos alunos de Ensino Fundamental 2.