📢MCV #69: Brasil on Campus e Aliança IA
Toda semana realizamos uma curadoria dos principais temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado. Para convidar amigos e coligadas a assinarem estanewsletter, compartilhe o link de inscrição!
As inscrições para o Brasil on Campus, uma iniciativa da Fundação Lemann, terminam hoje. Este programa visa impulsionar a experiência de estudantes brasileiros nas melhores universidades do mundo, promovendo discussões sobre o Brasil e criando conexões entre os estudantes. Além disso, o programa é uma oportunidade para líderes comprometidos com a transformação social se engajarem em uma comunidade que busca impacto positivo, promovendo equidade racial e oferecendo oportunidades de desenvolvimento de carreira. Inscreva-se aqui.
Simultaneamente, a Fundação Lemann, em parceria com a Telles Foundation e a Vélez Reyes+, lançou a Aliança IA para Educação. Este projeto tem como objetivo transformar a Inteligência Artificial em uma ferramenta que promova equidade na educação pública brasileira. O relatório 'Perspectivas sobre IA e Educação Básica', apresentado em eventos no Rio de Janeiro e São Paulo, explora como a IA pode ser democratizada na educação, destacando áreas como Matemática, Avaliações, e Tutores.
Sala de Aula
Decifrando as adolescências: por que seus alunos não estão engajados?
(Português, 1 min, texto)
Resumo
A adolescência é um período de transição importante e complexo, repleto de mudanças nas esferas física, emocional, intelectual e social. Esta live, promovida pela Nova Escola, irá abordar os desafios de conectar os adolescentes com a escola, especialmente durante os Anos Finais do Ensino Fundamental. Os especialistas discutirão as descobertas mais recentes da neurociência sobre o cérebro adolescente, a importância de relações saudáveis em casa e na escola, o impacto das tecnologias nas novas gerações e a necessidade de reestruturação curricular nesta fase. A live também oferecerá a oportunidade de os espectadores tirarem suas dúvidas diretamente com os especialistas.
Por que importa?
O engajamento dos alunos adolescentes influencia diretamente o desempenho acadêmico e o bem-estar dos jovens. Compreender as complexidades da adolescência, incluindo as questões neurobiológicas e sociais, permite criar estratégias eficazes que promovam o engajamento e, por consequência, a aprendizagem. Esta live fornece uma oportunidade valiosa para adquirir conhecimentos atualizados e práticos que podem ser aplicados tanto em casa quanto na escola, visando melhorar a experiência educacional dos adolescentes.
Mais da metade dos professores já presenciou casos de racismo em sala de aula
(Português, 8 min, texto)
Resumo
Um estudo realizado pelo Equidade.Info, em parceria com Fundação Itaú e Lemann Center, revelou que 54% dos professores de educação básica no Brasil reconhecem a ocorrência de discriminação racial entre os estudantes. A pesquisa, que entrevistou quase 3.000 alunos, professores e gestores de 160 escolas, mostrou que tanto a percepção dos professores quanto dos alunos brancos e negros varia quanto à presença de racismo nas escolas. Além disso, o estudo apontou que muitos professores, principalmente os brancos, não sabem como agir em casos de racismo.
Por que importa?
A pesquisa evidencia a necessidade urgente de ações educacionais e de formação para combater o racismo nas escolas. A diferença de percepção entre professores brancos e negros ilustra a importância da representatividade e da sensibilidade racial no corpo docente. A implementação efetiva de políticas antirracistas e a formação contínua dos educadores são vitais para criar ambientes escolares acolhedores e livres de discriminação, promovendo assim a igualdade e o respeito entre os estudantes de diferentes origens.
Relatório da Clever Inc. sobre a Sala de Aula do Futuro
(Inglês, 1 min, texto)
Resumo
O post de Ben Kornell destaca o relatório da Clever Inc. sobre o papel em evolução da tecnologia na educação e suas implicações para educadores, estudantes e a comunidade educacional em geral. O relatório aborda vários pontos-chave, incluindo a automação na educação e a necessidade de tecnologias inclusivas para apoiar estudantes com necessidades especiais. Ele também menciona a importância do desenvolvimento profissional para que os educadores possam utilizar essas ferramentas de forma inclusiva.
Por que importa?
O relatório reflete a crescente importância da tecnologia na educação, tanto para facilitar o trabalho dos educadores quanto para promover a equidade e a inclusão na sala de aula. A discussão sobre a automação e a necessidade de tecnologias que atendam às necessidades específicas dos estudantes demonstra a relevância de inovações focadas na equidade educacional. É interessante notar como as tecnologias têm sido cada vez mais vistas como relevantes para inclusão de diferentes alunos.
Setembro Azul: educação bilíngue para surdos garante desenvolvimento e inclusão no Pará
(Português, 8 min, texto)
Resumo
O artigo da Gabriel Pires discute a importância da educação bilíngue para estudantes surdos no Pará, destacando que 388 estudantes surdos e 513 com deficiência auditiva estão matriculados na rede estadual de educação. A estratégia, que se baseia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Decreto nº 5.626/2005, visa promover a igualdade e a democratização do ensino, oferecendo tanto a Língua Brasileira de Sinais (Libras) quanto a Língua Portuguesa escrita como meios de aprendizado. Diversas instituições, como o Instituto Felipe Smaldone e a Unidade Educacional Especializada Professor Astério de Campos, estão envolvidas na oferta de educação especializada para surdos, incluindo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e cursos de Libras para professores e a comunidade.
Por que importa?
A educação bilíngue para surdos no Pará não só atende a um direito fundamental, mas também impulsiona a inclusão e o desenvolvimento desses estudantes. Ao garantir uma formação igualitária e abrangente, a estratégia não apenas beneficia os estudantes surdos individualmente, mas também promove uma maior conscientização sobre a cultura surda e a importância da educação inclusiva. A experiência no Pará serve como um exemplo valioso para outras regiões do Brasil que buscam melhorar a educação para pessoas surdas e, por extensão, promover a igualdade de oportunidades educacionais para todos os estudantes com deficiência.
Setor Público
Ministério da Gestão e estatais federais assinam Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão
(Português, 3 min, texto)
Resumo
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e 34 empresas públicas assinaram o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais. O acordo tem como objetivo promover a troca de experiências e o aprimoramento de políticas públicas relacionadas à diversidade e inclusão. A ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou a importância do pacto para impulsionar boas práticas e construir um Estado mais inclusivo.
Por que importa?
O Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão visa não apenas promover a diversidade nas empresas estatais, mas também melhorar as políticas públicas como um todo. A iniciativa pode servir de modelo para outras organizações, tanto públicas quanto privadas, que buscam criar ambientes de trabalho mais inclusivos e representativos. A participação ativa de várias autoridades e empresas no pacto demonstra um compromisso real com a equidade de gênero e a inclusão social, o que, por sua vez, pode resultar em benefícios tangíveis para a sociedade.
B-WEL Global Women's Leadership Summit 'Diaspora Connections Transforming Global Power'
(Inglês, 8 min, texto)
Resumo
O Summit da Black Women in Executive Leadership (B-WEL) reuniu mulheres negras de todo o mundo para discutir as conexões da diáspora no contexto da transformação do poder global. O evento, realizado em 6 de setembro de 2024, contou com a presença de diversas palestrantes e líderes, abordando temas como equidade, liderança, tecnologia, justiça climática e filantropia. A iniciativa teve como objetivo destacar o papel fundamental das mulheres negras na implementação de estratégias inovadoras para combater as desigualdades históricas. Diversas mesas e palestras enriquecedoras foram realizadas, promovendo um ambiente de aprendizado e inspiração.
Por que importa?
Mulheres negras há muito tempo têm sido subrepresentadas em posições de liderança. O Summit amplia suas vozes e ações. Além disso, ao reunir líderes e especialistas de diferentes áreas, o evento não apenas amplia a discussão sobre questões vitais como a equidade e a justiça climática, mas também serve como um catalisador para a mudança real tanto a nível local quanto global. A parceria e o apoio de várias organizações, como a Diaspora.Black e a Fundação Lemann, são um exemplo da importância crescente de iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho.
Oportunidades
Inscrições para o Brasil on Campus terminam hoje!
(Português, 1 min, texto)
- Resumo
O Brasil on Campus, iniciativa da Fundação Lemann, tem como objetivo impulsionar a experiência de estudantes brasileiros nas melhores universidades do mundo, promovendo discussões sobre o país e criando conexões entre os estudantes. O programa visa reunir lideranças diversas, promover a equidade racial, facilitar o diálogo e oferecer oportunidades de desenvolvimento de carreira. É uma oportunidade para estudantes comprometidos com as transformações sociais do Brasil se conectarem e participarem de uma comunidade engajada em gerar impacto positivo. As inscrições podem ser feitas através do link. - Por que importa?
O Brasil on Campus é relevante porque oferece aos estudantes brasileiros no exterior a chance de se envolver em atividades que não apenas enriquecem suas experiências acadêmicas, mas também os capacitam a serem agentes de mudança social no Brasil. Ao criar uma rede de líderes e promover discussões sobre questões vitais como equidade racial, o programa contribui para a formação de uma geração mais consciente e ativa na busca por um país mais justo e inclusivo.
Rede de Profissionais de Impacto Socioambiental
(Português, 2 min, texto)
Resumo
A Rede de Profissionais de Impacto Socioambiental é uma plataforma que visa conectar contratantes e profissionais que atuam com impacto social e ambiental em diversas áreas no Brasil. O projeto valoriza a pluralidade e a diversidade, destacando profissionais negros, indígenas, LGBTQIAPN+, com mais de 50 anos, com deficiência, de comunidades tradicionais, periféricas, refugiadas e mulheres. A iniciativa foi idealizada por um grupo de colegas que acreditam na importância de fortalecer uma rede para promover ações e intervenções que gerem impacto positivo na sociedade, no meio ambiente e na cultura. O objetivo é criar parcerias de trabalho que impulsionem mudanças significativas.
Por que importa?
A Rede de Profissionais de Impacto Socioambiental promove a conexão entre profissionais engajados em questões sociais e ambientais. Ao facilitar a colaboração e a troca de experiências, a rede pode catalisar soluções criativas para os desafios atuais, como a desigualdade, a degradação ambiental e a falta de inclusão. Além disso, ao ampliar a visibilidade e as oportunidades para profissionais sub-representados, a iniciativa contribui para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Pesquisa
Importância da presença de lideranças negras na alta gestão das empresas
(Português, 4 min, texto)
Resumo
O artigo da Kelly Baptista, Diretora Executiva Fundação 1Bi e membra da Rede de Líderes da Fundação Lemann, discute a relevância da maior presença de lideranças negras na alta gestão das empresas. A autora enfatiza que a diversidade, não apenas no ambiente corporativo, mas também nos conselhos de administração, traz benefícios significativos. Ao incluir diferentes perspectivas, as empresas demonstram um compromisso com a equidade e a inclusão, além de fortalecer sua imagem e reputação. A autora destaca a baixa representatividade de mulheres negras nos conselhos de grandes empresas, apesar de serem uma parte significativa da população brasileira. Ela compartilha sua experiência e argumenta que ser uma conselheira administrativa é uma oportunidade de impactar diretamente as decisões estratégicas das empresas, promovendo o desenvolvimento profissional e o aprendizado contínuo.
Por que importa?
A discussão sobre a diversidade e a representatividade, especialmente no contexto das lideranças negras, é importante para promover a igualdade de oportunidades e impulsionar a inovação e o crescimento sustentável das empresas. A pesquisa citada no artigo demonstra a necessidade de avançar na inclusão de mulheres, mas também ressalta que há um longo caminho a percorrer. A profissionalização dos conselhos administrativos, com a participação ativa de diferentes vozes, é fundamental para acompanhar as demandas de um mercado cada vez mais diversificado e globalizado.
Estudo de Harvard aponta 4 efeitos do racismo no cérebro e no corpo de crianças
(Português, 16 min, texto)
Resumo
O artigo da BBC aborda um estudo do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard que compilou pesquisas sobre os efeitos do racismo no desenvolvimento, comportamento e saúde física e mental das crianças. O estresse causado pelo racismo crônico pode levar a um estado de alerta constante no cérebro, resultando em desgaste significativo e impactando negativamente áreas relacionadas ao medo, ansiedade e controle de comportamento. Além disso, a exposição ao racismo aumenta as chances de doenças crônicas ao longo da vida e cria disparidades na saúde e na educação. O estudo também destaca que tanto as crianças como seus cuidadores são afetados, perpetuando um ciclo de estresse e doenças.
Por que importa?
O estudo de Harvard evidencia os danos profundos do racismo, tanto a nível individual como social. Ao compreender como o racismo afeta o desenvolvimento infantil, a saúde e as oportunidades educacionais, políticas e sociais, podemos implementar estratégias eficazes para reduzir as desigualdades e promover um ambiente mais saudável e inclusivo para as crianças. No contexto brasileiro, onde o racismo e a violência racial são persistentes, as conclusões do estudo pontuam a urgência de ações anti-racistas e de apoio à população negra.
(Português, 5 min, texto)
Resumo
O relatório Education at a Glance 2024 da OCDE, divulgado recentemente, revela que, embora as mulheres no Brasil tenham um desempenho acadêmico superior ao dos homens, essa vantagem não se reflete em oportunidades de trabalho. A pesquisa, liderada por Gabriel Fortes do Observatório de Equidade Educacional da Universidade Federal de Alagoas, aponta que a educação no país falha em promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. A disparidade é evidente tanto em termos de posse de diplomas de ensino superior quanto de taxa de empregabilidade entre homens e mulheres. Fortes enfatiza a necessidade de reavaliar as políticas educacionais para abordar essa desigualdade e transformar a educação em uma ferramenta eficaz de justiça social.
Por que importa?
A questão levantada pelo relatório é importante, pois chama atenção para a importância de não apenas melhorar os resultados educacionais, mas também garantir que esses resultados sejam traduzidos em oportunidades tangíveis no mercado de trabalho, especialmente para as mulheres. A abordagem da educação em tempo integral, como sugerido por Fortes e pelo Banco Mundial, emerge como uma solução promissora para aumentar a participação feminina no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que fornece um ambiente seguro para as crianças. A implementação de políticas que valorizem a qualificação das mulheres e a criação de indicadores de gênero no mercado de trabalho são apontadas como medidas urgentes para promover a equidade no Brasil.
Tecnologia
Fundação Lemann, Telles Foundation e VélezReyes+ lançam Aliança IA para Educação
(Português, a seu tempo, site)
Resumo
A Fundação Lemann, a Telles Foundation e a Vélez Reyes+, lançaram a Aliança IA para Educação, um projeto que visa transformar a Inteligência Artificial em uma ferramenta promotora de equidade na educação pública brasileira. O relatório 'Perspectivas sobre IA e Educação Básica' foi lançado em eventos no Rio de Janeiro e São Paulo com discussões envolvendo diversos especialistas falando sobre a democratização da IA em educação, seus desafios e possibilidades.
Por que importa?
No site, é possível navegar pelo relatório que traz as teses detalhadas envolvendo os princípios técnicos e pedagógicos para investimentos nas áreas de Matemática, Avaliações, Tutores e Assistentes de Professor. É possível enviar seu pitch se você for um empreendedor ou navegar pelas quase 200 edtechs estudadas para construção do relatório.
OpenAI lança o modelo generativo de IA o1, focado em análise e raciocínio avançado
(Português, 4 min, texto)
Resumo
A OpenAI apresentou o o1, seu novo modelo de inteligência artificial, que promete avanços significativos em análise e raciocínio complexo. O o1 é uma coleção de modelos, com o o1-preview e o o1-mini já disponíveis. O modelo foi treinado com reinforcement learning e tem a capacidade de resolver problemas matemáticos e desafios de programação. No entanto, o o1 ainda possui limitações, como alto custo e restrições de uso. A versão atual do modelo tem análises de imagens desativadas temporariamente e limites de mensagens semanais.
Por que importa?
O lançamento do o1 é relevante porque representa um avanço significativo na capacidade das inteligências artificiais de realizar análises complexas e raciocínio avançado. Isso pode ter implicações profundas em diversas áreas, desde a resolução de problemas técnicos até o desenvolvimento de estratégias de negócios. A utilização do reinforcement learning e a abordagem de 'pensar' antes de responder são inovadoras e podem abrir caminho para novos desenvolvimentos no campo da IA. Na educação, reduzem os erros (as chamadas alucinações) e melhoram as taxas de acertos em matemática. Entretanto, ainda há muito o que evoluir para entender como elas podem se configurar como ferramentas boas nesse campo, visto a latência (demora na resposta) para chegar nas respostas. Mapear essa evolução como tendência, ajuda, no entanto, a entender o caminho que as tecnologias estão trilhando.
“Regular IA faz sentido, mas falta contexto”, diz diretor de inovação
(Português, 10 min, texto)
Resumo
O artigo da Agência Lupa traz a segunda parte da entrevista com Guilherme Cintra, Diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann. Nela é tratado o tema da regulação da inteligência artificial (IA) no Brasil, especialmente no campo da educação. Cintra enfatiza a necessidade de uma regulação contextualizada e adaptada à realidade brasileira, evitando simplesmente replicar modelos internacionais. Ele destaca a importância de trazer objetividade aos conceitos de 'alto risco' e de considerar os diferentes níveis de risco das aplicações de IA na educação. Além disso, Cintra aborda a questão da inovação e da inclusão de diferentes grupos sociais no debate sobre a IA.
Por que importa?
A regulação da IA na educação é importante para garantir a segurança, mitigar vieses, e promover a inovação de forma equilibrada. A falta de clareza e a carga jurídica excessiva podem inibir o desenvolvimento de soluções educacionais locais e, por consequência, a redução das desigualdades. A inclusão de grupos impactados, como a população negra, e a consideração da conectividade são apontadas como vitais. A clareza jurídica e a definição de diferentes níveis de regulação são necessárias para fomentar um ambiente propício à inovação educacional com IA.
O futuro da educação não é a IA, mas a educação do futuro precisará ter ferramentas de IA
(Português, 1 min, texto)
Resumo
O artigo da GZH discute a crescente presença da inteligência artificial (IA) na educação e os desafios que isso implica. Desde a formação de redes até os debates éticos, a IA está cada vez mais presente nas salas de aula e no processo educacional como um todo. A matéria destaca a necessidade de preparar professores e alunos para o uso eficaz da IA, ao mesmo tempo em que levanta questões sobre os limites éticos dessa tecnologia.
Por que importa?
A integração da inteligência artificial na educação tem implicações significativas para o futuro da aprendizagem. A IA pode oferecer ferramentas inovadoras para personalizar a educação, analisar o desempenho dos alunos e até mesmo prever suas necessidades. No entanto, abordar questões como a privacidade dos dados, viés algorítmico e a substituição de professores é necessário. Somente com esse debate conseguiremos garantir que a IA seja uma aliada, e não uma substituta, no processo educacional.
Alfabetização em IA: Um Framework para Compreender, Avaliar e Utilizar Tecnologias Emergentes
(Inglês, 7 min, texto)
Resumo
O artigo 'AI Literacy: A Framework to Understand, Evaluate, and Use Emerging Technology' apresenta um framework e estratégias para líderes educacionais projetarem e implementarem uma abordagem objetiva para a alfabetização em IA em ambientes educacionais. O objetivo é permitir que todos os envolvidos em cenários educacionais aproveitem as ferramentas de IA para uma aprendizagem poderosa de forma segura e eficaz. A primeira parte do artigo descreve um framework que identifica os componentes essenciais da alfabetização em IA e os relaciona a iniciativas existentes que os distritos educacionais têm implementado há décadas. A segunda parte do artigo apresenta estratégias e exemplos ilustrativos como orientação para líderes educacionais integrarem a alfabetização em IA na educação PK-12 e se adaptarem aos seus contextos únicos.
Por que importa?
A alfabetização em IA é cada vez mais importante no cenário educacional, pois as tecnologias emergentes, como a IA, estão transformando a forma como aprendemos e ensinamos. Este framework fornece uma estrutura valiosa para educadores que desejam incorporar a IA de forma eficaz em seus programas educacionais, promovendo uma aprendizagem mais poderosa e preparando os alunos para um mundo digitalmente avançado. A integração bem-sucedida da alfabetização em IA pode resultar em benefícios significativos para a educação, capacitando tanto os alunos quanto os professores a utilizarem a IA de maneira produtiva e inovadora.
Arco Educação utiliza GPT-4 para o ensino no Brasil
(Inglês, 4 min, texto)
Resumo
A Arco Educação está colaborando com a OpenAI para construir ferramentas que permitem aos professores concentrar-se no que mais importa: ajudar os alunos a aprender. O CEO Ari de Sá Cavalcante afirma que os produtos da Arco foram desenvolvidos por professores, para professores, e que a estratégia de IA da empresa visa liberar o tempo dos educadores, permitindo que eles se concentrem mais na jornada de aprendizagem única de cada aluno. A abordagem da Arco coloca os professores em primeiro lugar, buscando reduzir as tarefas administrativas e operacionais para que possam dedicar mais tempo ao ensino de qualidade.
Por que importa?
A iniciativa da Arco Educação aborda um problema comum enfrentado pelos professores no Brasil: o alto tempo dedicado a tarefas administrativas. Mas o que é particularmente interessante é seu uso para criação de planos individualizados para alunos com necessidades específicas. É mais uma sinalização das possibilidades do uso de ferramentas de Inteligência Artificial para a promoção da equidade.
Congresso regional sobre Inteligência Artificial na educação
(Espanhol, 2 min, texto)
Resumo
O congresso, intitulado EduIA, ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro de 2024 em Montevideo, Uruguai. O evento reunirá líderes e especialistas do setor educacional para discutir e explorar o papel da inteligência artificial na educação. Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Salman Khan, fundador da Khan Academy; Dr. Fengchun Miao, Chefe da Unidade de Tecnologia e Inteligência Artificial na UNESCO; e Cynthia Breazeal, diretora do MIT RAISE. Além dos palestrantes internacionais, o congresso contará com a presença de vários outros especialistas em educação e tecnologia.
Por que importa?
A crescente integração da inteligência artificial na educação tem o potencial de revolucionar a forma como as pessoas aprendem, tornando a educação mais acessível e personalizada. Este congresso é importante porque reúne uma variedade de perspectivas e iniciativas, tanto a nível local quanto internacional, para impulsionar o uso eficaz da IA na educação. A troca de ideias e a apresentação de recursos e ferramentas inovadoras ajudarão a promover o avanço educacional na região e além.