📢MCV #7: Seleção de lideranças no setor público e políticas de cotas raciais
O termo "Mínimo Conhecimento Viável" (MCV) pode ser entendido como um nível mínimo de conhecimento necessário para iniciar um projeto, tomar decisões, executar uma determinada tarefa ou participar de discussões, atingindo seus objetivos. A ideia central é evitar a paralisia por análise, onde se busca saber tudo antes de começar algo.
O objetivo dessa newsletter, enviada semanalmente, é garantir, por meio de materiais curados, o conhecimento básico necessário sobre diferentes temas que entendemos que podem contribuir para construir um Brasil mais justo e avançado.
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Se tiver só 2 minutinhos
- Encontra-se no Senado, em estágio final de tramitação, o Projeto de Lei 2.258/2022 que visa proporcionar mais segurança jurídica para que os concursos públicos inovem na realização das provas, tanto em termos de tipos de exames como em atributos de avaliação, de modo a selecionar candidatos mais aptos para o desempenho das funções públicas para as quais os governos estão contratando. Enquanto isso, o STF definiu que não há necessidade de haver regulação sobre quantidade mínima de cargos comissionados ocupados por servidores concursados, o que pode abrir espaço para inovação aos estados e municípios.
- Já em cargos na área de educação, trazemos também um artigo do Nexo que discorre sobre as dificuldades da implantação do Novo Fundeb. Dentre outros pontos, temos o estímulo a critérios objetivos para o cargo de gestão escolar. E para auxiliar redes a selecionarem esses gestores, trazemos o guia do Centro Lemann de Sobral sobre o tema.
- EUA vetam raça como critério de seleção em universidades e decisão pode reacender mundialmente as discussões sobre o tema, eventualmente impactando o Brasil. Nós da Fundação Lemann xxxxxxx
- Os dados do Censo saíram e tivemos uma surpresa: quase 5 milhões de cidadãos a menos do que o previsto. Esses dados são fundamentais para conseguirmos definir as políticas públicas necessárias. No podcast O Assunto, a discussão também mostra como é fundamental um reforço do investimento em educação visto que o bônus demográfico vem acabando e não sendo aproveitado.
- O MEC apresentou seu plano de educação para pessoas com necessidades específicas. Para facilitar os aprendizados sobre como abordar a temática, trazemos a coluna de Henri Zylberstajn falando sobre sua relação com seu filho, uma criança com síndrome de down. Também trazemos uma cartilha da prefeitura de SP “Conhecer para incluir a pessoa com deficiência” e o livro ‘’Educação Inclusiva na Prática’’, escrito por Rodrigo Hübner Mendes, membro da Rede de Lideranças Fundação Lemann e CEO do Instituto Rodrigo Mendes.Além disso, Também trazemos um artigo sobre uma nova tecnologia em fase de desenvolvimento para ensino de crianças com dislexia. Apesar de não ser uma deficiência, é uma necessidade educacional específica. Estimativas variam entre 4 a 10% da população brasileira que lidam com essa condição que dificulta a aprendizagem da leitura e escrita e que é subdiagnosticada.
Governo:
Inovação ou desmedida: a gestão de cargos comissionados no Brasil
PTBR/ 3min / Texto
Resumo:
Joice Toyota, diretora executiva do Vetor Brasil e membra da Rede de Lideranças Fundação Lemann, traz sua opinião sobre os caminhos que se abrem com a decisão do STF de não haver necessidade de uma regulação sobre uma quantidade mínima de cargos comissionados ocupados por servidores concursados. Apesar das preocupações, acredita que temos potenciais motivos para sermos otimistas com a abertura de espaço para inovação na contratação de servidores de alto desempenho.
Por que importa?
Não há recurso mais importante do que as pessoas para que tenhamos políticas públicas adequadas sendo pensadas e implementadas. Acompanhar as normas e leis relativas ao tema e os espaços que se abrem para modernizar a gestão de cargos comissionados nos ajuda a pensar em como direcionar as reformas necessárias.
Censo 2022: Brasil tem 203 milhões de habitantes, 4,7 milhões a menos que estimativa do IBGE
PTBR/ 2min / Texto
Resumo:
Os resultados do Censo saíram e temos um crescimento populacional menor do que o esperado. São 203 milhões de brasileiros vs 207 milhões esperados. Os dados básicos são explorados nessa reportagem.
Por que importa:
O Censo é base de outras pesquisas e de nossas políticas públicas. Os dados trazem cor às tendências que enfrentamos como envelhecimento da população ou a leve redução dos grandes centros urbanos.
Podcast, O Assunto - Censo, o impacto de a população crescer menos
PTBR/ 26min / Podcast
Resumo:
Com atraso, os dados do Censo saem e nos deparamos com o fato de que a população está crescendo menos do que imaginávamos. No podcast, a jornalista Natuza Nery entrevista a doutora em demografia Suzana Cavenaghi e discute os impactos da redução das taxas de crescimento populacional.
Por que importa:
O país não tem aproveitado o bônus demográfico até aqui e a janela de oportunidade está se fechando. Sem investimento forte em educação, saúde e inserção adequada no mercado de trabalho teremos uma população envelhecida com uma pirâmide etária insustentável. Faz-se mais urgente que nunca o foco em políticas públicas em áreas sociais.
EUA vetam raça como critério de seleção em universidades
PTBR/ 13min / Texto
Resumo:
Como esperado, a Suprema Corte Americana vetou critérios raciais para políticas afirmativas algo em linha com o posicionamento da composição atual da corte que vem revertendo práticas vistas como liberais
Por que importa:
Essa reversão pode reacender mundialmente as discussões sobre o tema, eventualmente impactando o Brasil. Dez anos atrás a política de cotas raciais em universidades foi institucionalizada por aqui
A hora e a vez da modernização dos concursos públicos
PTBR/ 7min / Texto
Resumo:
A coluna do Movimento Pessoas à Frente, no Nexo, traz essa semana o tema de modernização dos concursos públicos. Encontra-se no Senado, em estágio final de tramitação, o Projeto de Lei 2.258/2022 que visa proporcionar mais segurança jurídica para que os concursos públicos inovem na realização das provas em termos de tipos de exames e atributos de avaliação, de modo a selecionar candidatos mais aptos para o desempenho das funções públicas para as quais os governos estão contratando.
Por que importa?
A modernização da administração pública no Brasil ainda se encontra em estágio intermediário se comparado com as nações desenvolvidas. Avançar no tema é necessário para que o Estado brasileiro gaste menos e selecione melhor seus servidores, garantindo maior alinhamento com os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores fundamentais para o ofício em prol do interesse público.
Por uma democracia com mulheres negras na liderança
PTBR/ 7min / Texto
Resumo:
O ensaio da série “A Democracia que Queremos” do Pacto pela Democracia com o Nexo Jornal aborda a oportunidade de enriquecer as políticas públicas com o protagonismo e liderança de mulheres negras.
Por que importa?
A representatividade de mulheres negras na política é um elemento-chave para fortalecer a democracia e promover políticas públicas que contribuam para o enfrentamento das desigualdades.
MEC faz reunião sobre educação especial
PTBR/ 1min / Texto
Resumo:
Em reunião, o MEC apresentou seu plano e os membros permanentes e suplentes da comissão que atua sobre o tema.
Por que importa?
Para garantir uma educação para todas e todos, há de se considerar com profundidade as diferentes experiências que alunos possam ter em nossas escolas. Um plano concreto para educação especial se faz necessário.
Desafios na implementação ameaçam mecanismo inovador de equidade no Fundeb
PTBR/ 6min / Texto
Resumo:
A reforma do Fundeb de 2020 trouxe um mecanismo de complementação, o VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados) que funciona a partir de determinadas condicionalidades. Entretanto, das 27 unidades da federação, apenas 15 receberam essa complementação em 2023 e 66% dos municípios não o receberam.
Por que importa?
Esse instrumento busca induzir ações que gerem resultados concretos e trazem incentivos à redução de desigualdades. No entanto, é fundamental que haja uma articulação entre entes federativos para que os resultados sejam de fato alcançados e a política seja eficaz no cumprimento dos objetivos propostos.
PTBR / Texto
Resumo:
O programa liderado pela Vetor Brasil e Instituto Gesto, em parceria com Fundação Lemann, Instituto Humanize, República.org busca apoiar 10 municípios a iniciarem a implementação de uma gestão estratégica de lideranças públicas. As inscrições vão até 7 de julho, sexta-feira.
Por que importa?
Ter servidores públicos de alto impacto passa pelo desenho de uma estratégia bem desenhada. Participar desse programa pode ser um ponto de virada para tal
Guia de seleção de diretores(as) escolares
PTBR/ PDF
Resumo:
O Centro Lemann de Sobral, com apoio do Instituto Gesto e do Vetor Brasil, lançou esse guia para garantir qualidade na seleção de diretores escolares.
Por que importa?
Enquanto há ampla aceitação da necessidade de que competências técnicas são chave para decisão de quem deveria dirigir uma escola (93% dos diretores de escola concordam total ou parcialmente com essa afirmação em pesquisa do Todos pela Educação) 65% dos cargos ainda são feitos exclusivamente por indicação. Ter clareza de como executar esses processos pode facilitar alcançarmos cada vez mais lideranças escolares com impacto positivo na aprendizagem de nossos estudantes.
PTBR/ 4min / Texto
Resumo:
Em sua coluna, Ricardo Kotscho parte dos dados do Censo e da pesquisa da Oxfam, “nós e as desigualdades” para discutir como a desigualdade social continua a ser um dos maiores problemas a enfrentarmos em nosso país, fato reconhecido por boa parte da população. Problema esse que está nas falas colhidas desde o Papa Francisco, em encontro com o presidente Lula, até as de Camila Pereira e Deloisede Jesus, diretora de impacto e gerente de equidade racial da Fundação Lemann, que abordam a temática do racismo.
Por que importa?
O paradoxo entre o reconhecimento do problema da desigualdade e a dificuldade em unir a população para seu combate deve ser entendido para que possamos ser eficazes na construções de políticas públicas.
Tecnologia:
Google vai mapear favelas para facilitar entregas e atendimentos de emergência
PTBR/ 3min / Texto
Resumo:
Usando inteligência artificial e em parceria com a Gerando Falcões, organização apoiada pela Fundação Lemann, o Google vai mapear favelas para facilitar entregas e atendimentos de emergência, tendo o objetivo de mapear 20 favelas até o fim de 2023, chegando a 10 mil novos endereços digitais.
Por que importa?
A falta de CEP e endereço prejudica os moradores da favela que não conseguem receber atendimento de saúde emergencial e correspondências em suas casas. A iniciativa proposta gerará endereços por meio do Plus Codes, códigos curtos semelhantes a códigos postais, uma tecnologia aberta, gratuita e integrada ao Google Maps.
PTBR/ 47min72seg / Podcast
Resumo
Tiago Maluta, gerente do de Tecnologia e Inovação da Fundação Lemann, participou do episódio do podcast Hipsters.tech, falando sobre aplicações IA na educação. A conversa abordou as possibilidades (e riscos) oferecidas pelo emprego de IAs em estudos científicos, e sobre como trazer as inteligências artificiais para o seu contexto pode ser útil no dia a dia.
Por que importa?
Desde o anúncio do ChatGPT, estamos todos sendo inundados com notícias de aplicações para Inteligência Artificial aplicada no contexto educacional. O podcast apresenta de um jeito leve e descontraído informações atualizadas sobre o que já temos e as possibilidades de ajudar na construção de uma visão para o futuro.
Pesquisa
Dispositivo ajuda a alfabetizar crianças com dislexia
PTBR/ 4min / Texto
Resumo:
Laura Quevedo Jurgina, mestranda em Computação na UFPel, foi premiada em um evento internacional com sua pesquisa que visa construir um dispositivo de baixo custo, o Alfaba, para auxiliar no processo de alfabetização de crianças, especialmente as com dislexia.
Por que importa?
O processo que viabiliza um produto até a sala de aula (e gera impactos) não é linear, mas precisamos estar atentos. É fundamental conhecermos as pesquisas que endereçam desafios complexos como o processo de alfabetização de crianças com dislexia.
Insights Comportamentais para o diagnóstico e desenho de políticas públicas
PTBR/ PDF
Resumo:
O Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública traz nesse livro, disponível gratuitamente no link, ferramentas e abordagens práticas para incorporar no design de políticas públicas insights sobre as ciências comportamentais
Por que importa?
Enquanto usualmente utiliza-se o modelo de agentes racionais para o desenho de políticas públicas, uma forma de simplificação tradicional, as pesquisas têm cada vez mais demonstrado que os seres humanos não agem sob esse paradigma. Considerar portanto os insights dessas pesquisas, como as diferenças entre motivações intrínsecas e extrínsecas dos cidadãos, os efeitos da impulsividade e da desatenção, podem ajudar a desenhar melhores políticas
Sala de Aula:
Google anuncia novas funcionalidades para o Sala de Aula
PTBR/ 4min / Texto
Resumo:
Durante o Google for Brasil, evento realizado em 27/06, a Google anunciou a chegada da funcionalidade “Série de Exercícios” para o Google Sala de Aula. A ferramenta, que estará disponível no 2º semestre deste ano, utiliza IA para melhorar processos de avaliação e de acompanhamento da aprendizagem.
Por que importa?
Com os avanços da inteligência artificial e sua democratização, cada vez mais surgem novas ferramentas com IA que se propõem a contribuir para a educação. É fundamental ter um olhar crítico para essas aplicações, avaliando se realmente agregam valor e aprimoram o contexto educacional em que são utilizadas.
Chico Soares, opinião: O que os estudantes da educação básica devem aprender?
PTBR/ 7min / Texto
Resumo:
O ex-presidente do INEP Francisco Soares discute formas de evoluir a escrita das habilidades expressas nas especificações curriculares como a BNCC e avaliações como o ENEM. Em suma, o estilo de escrita e a ausência de exemplos concretos dificulta a compreensão de como atuar na prática de sala de aula.
Por que importa?
Sem clareza de como as habilidades se traduzem em sala de aula, temos dificuldades em implementar os objetivos descritos pela BNCC. A existência desse documento é uma vitória e a sua implementação pode reduzir as desigualdades educacionais no país, mas, para isso, a execução em sala de aula precisa ocorrer.
Miscelânia:
Por que deixei de chamar meu filho com deficiência de “especial”
PTBR/ 2min / Texto
Resumo:
Henri Zylberstajn compartilha sua experiência pessoal com seu filho Pepo, uma criança com síndrome de Down, e traz a reflexão sobre o termo “especial”, suas implicações e porque passou adotar o termo “com deficiência”
Por que importa?
Para uma sociedade que funcione para todos, devemos abrir nossa visão para entender “todas as possibilidades da existência humana” como Henri descreve. Ler um texto tão pessoal e ao mesmo tempo informativo, nos ajuda a entender com mais profundidade o tema das necessidades específicas.
Conhecer para incluir a pessoa com deficiência
PTBR/ PDF
Resumo:
A prefeitura de São Paulo desenvolveu essa cartilha que aborda a temática da inclusão de pessoas com deficiência com a sensibilidade que o tema demanda.
Por que importa?
Para construirmos uma sociedade para todas e todos, precisamos entender as diferentes experiências humanas e considerá-las ao pensar em como garantir os direitos humanos de forma ampla