📢MCV #71:
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Sala de Aula
(Português, 12 min, texto)
Resumo
A reportagem do Portal Lunetas aborda a preocupante situação de estudantes que estão se endividando e utilizando a verba do programa Pé-de-Meia, que incentiva a frequência escolar, em jogos de azar. O texto destaca casos de adolescentes que gastaram quantias significativas de dinheiro em jogos online, como o Jogo do Tigrinho, e relata a falta de controle e conscientização tanto por parte dos estudantes quanto dos pais e das escolas. A questão é agravada pela viralização de jogos de azar e pela influência de influenciadores mirins na promoção dessas práticas.
Por que importa?
A situação descrita na reportagem é alarmante pois evidencia não apenas a vulnerabilidade dos estudantes, que muitas vezes não compreendem totalmente as consequências do vício em jogos de azar, mas também a lacuna na regulamentação e fiscalização dessas atividades. O uso indevido de recursos destinados à educação, como a verba do Pé-de-Meia, mina os esforços para promover a educação financeira e a permanência escolar. A necessidade de campanhas de conscientização e de medidas mais rigorosas, tanto nas escolas quanto no âmbito legal, é clara para mitigar esse problema crescente.
Ministério da Educação trabalha na proposta de proibir celulares nas salas de aula
(Português, 3 min, texto)
- Resumo
- O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o MEC está trabalhando em uma medida para proibir o uso de celulares nas salas de aula das escolas do Brasil. A proposta, que deve ser apresentada como um projeto de lei, faz parte de um pacote de ações que o Governo Federal pretende lançar em outubro. A medida visa combater o uso indevido de celulares e outros dispositivos eletrônicos no ambiente escolar, seguindo iniciativas já existentes em alguns estados e municípios.
- Por que importa?
- A proibição do uso de celulares em sala de aula tem sido muito debatida devido aos potenciais impactos positivos na concentração dos alunos, na redução de distrações e no combate a práticas inadequadas. A medida pode ajudar a promover um ambiente de aprendizagem mais focado e disciplinado. Entretanto, é também importante refletir como garantir que alunos possam ter uma introdução adequada ao uso de tecnologia. Escolas são um ambiente onde muitos dos alunos podem ter seu contato com ferramentas tecnológicas de forma mais estruturada e com propósitos pedagógicos e a proibição que não leve em consideração as potenciais consequências negativas de não haver uma estratégia de literacia digital podem o aprofundamento de questões como desigualdade econômica ou a falta de capacidade crítica para lidar com informações falsas.
A Revolução da Inteligência Artificial na Educação: Desafios e Oportunidades
(Português, 2 min, texto)
- Resumo
- A postagem de Amiris Serdeira, coordenadora de políticas públicas do Instituto Natura, discute a crescente influência da Inteligência Artificial (IA) na educação e como isso está transformando a forma como os educadores abordam o ensino. Baseando-se em insights de podcasts de Charles Fadel, um especialista global em educação, o texto enfatiza que a IA deve ser vista como uma facilitadora, não como uma substituta para os professores. A automação de tarefas rotineiras pode permitir que os educadores se concentrem em desenvolver habilidades críticas e socioemocionais nos alunos, promovendo uma abordagem mais holística e estratégica para a educação.
- Por que importa?
- A integração ética e colaborativa da IA com humano no centro é destacada pode maximizar seu impacto positivo. Há uma necessidade de equilibrar o uso da tecnologia com a preservação do elemento humano e do desenvolvimento integral dos alunos. A promoção de competências como criatividade, resolução de problemas e colaboração é vista como essencial para preparar os estudantes para um futuro complexo e em constante mudança. A governança educacional também é apontada como fundamental para garantir que ninguém seja deixado para trás neste novo paradigma educacional.
Educação antirracista é a educação que queremos, diz Nilma Lino Gomes
(Português, 10 min, texto)
- Resumo
- O artigo da Porvir discute as reflexões da ex-ministra Nilma Lino Gomes sobre a educação antirracista durante o 3º Encontro Diálogos Antirracistas em São Paulo, que ocorreu entre os dias 24, 25 e 26 de setembro. Nilma enfatiza a importância do movimento negro educador na promoção da equidade racial na educação, tanto na gestão escolar quanto nas práticas pedagógicas. Ela destaca que a educação antirracista deve ser uma competência de todos os profissionais educacionais e que a escola deve ser um espaço de acolhimento e valorização da diversidade racial. O evento reuniu outros educadores, como Vanderlucia Cutrim e Paula Beatriz, que compartilharam experiências de gestão escolar voltadas para a equidade racial e de gênero.
- Por que importa?
- O debate sobre educação antirracista é de grande relevância em um contexto de crescente conscientização sobre as desigualdades raciais e sociais. A abordagem de Nilma Lino Gomes e outros educadores destaca a necessidade de uma gestão escolar atenta e inclusiva, que reconheça e confronte o racismo e outras formas de discriminação presentes nas instituições de ensino. A educação antirracista não só beneficia os estudantes, permitindo-lhes sentir-se acolhidos e representados, mas também enriquece o ambiente educacional como um todo, promovendo a dignidade, o respeito e a igualdade.
Trajetória de estudante brasileira que conquistou bolsas de estudo no exterior é destacada pela CNN
(Português, 3 min, texto)
- Resumo
- A reportagem da CNN destaca a história de Gabrielle Hayashi, uma estudante brasileira de 26 anos que desde cedo sonhava em estudar fora do Brasil. Gabrielle voluntariou-se em uma plataforma da ONU durante a faculdade, o que a ajudou a garantir bolsas de estudo para um mestrado na Alemanha e um PhD nos Estados Unidos. A estudante compartilhou seis pontos essenciais para quem deseja seguir o mesmo caminho, enfatizando a importância da curiosidade, da pesquisa, e do envolvimento com mentores.
- Por que importa?
- A história de Gabrielle Hayashi serve de inspiração para estudantes brasileiros que almejam oportunidades educacionais internacionais. Seu percurso, marcado por um forte engajamento em atividades extracurriculares e uma abordagem estratégica na busca por bolsas de estudo, demonstra que a determinação e a visão clara de objetivos podem abrir portas para experiências acadêmicas valiosas.
Setor Público
Apagão docente no Brasil: desafios e políticas recomendadas
(Português, 27 min, texto)
- Resumo
- O artigo, escrito por Guilherme Lichand, Maria Thereza Rios Hortêncio e Bruno Ikeuti, da Stanford GSE, aborda o 'apagão docente' no Brasil, destacando a baixa valorização da profissão de professor e a falta de formação adequada. A análise discute a importância das práticas de ensino para o desempenho dos alunos e as implicações da rotatividade dos professores na educação. Além disso, são apresentadas políticas recomendadas, como o aumento de salários e a melhoria das condições de trabalho, para atrair e reter professores qualificados.
- Por que importa?
- O 'apagão docente' impacta diretamente a qualidade do aprendizado dos alunos. A escassez de professores qualificados compromete a continuidade e eficácia das práticas educacionais, prejudicando a garantia do direito à educação básica e a promoção da aprendizagem. A implementação de políticas sistêmicas que valorizem e estabilizem a força de trabalho docente é essencial para melhorar os resultados educacionais e, por extensão, o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Financiamento público para projetos de IA soma R$ 2 bi no Brasil, mas governo quer mais R$ 23 bi
(Português, 8 min, texto)
- Resumo
- O financiamento público para projetos de Inteligência Artificial no Brasil atingiu R$2 bilhões, porém o governo almeja mais R$23 bilhões. A Finep lidera os investimentos, com destaque para projeto de análise de raios-x em hospital de Porto Alegre. A expansão do financiamento de IA é vista como uma estratégia para posicionar o Brasil como uma referência global na área. Empresas de pequeno e médio porte estão sendo beneficiadas, e bancos como Banco do Brasil também estão apoiando as iniciativas.
- Por que importa?
- O aumento do investimento em inteligência artificial é essencial para o avanço tecnológico e a inovação no Brasil. A IA tem o potencial de revolucionar vários setores, desde a saúde, com a análise de raios-x, até a otimização de processos internos em empresas. Além disso, a busca por uma governança adequada e a oferta de serviços inovadores são vitais para acompanhar a evolução global da IA. O caso da Finep e de outros bancos públicos demonstra um movimento promissor que pode impulsionar a economia e a competitividade do Brasil no cenário internacional.
Tecnologia
OpenAI lança a OpenAI Academy para investir em desenvolvedores e organizações que utilizam IA
(Inglês, 3 min, texto)
- Resumo
- A OpenAI está lançando a OpenAI Academy, uma iniciativa que irá investir em desenvolvedores e organizações que utilizam inteligência artificial para resolver problemas complexos e catalisar o crescimento econômico em suas comunidades. A Academia visa tornar o potencial transformador da IA acessível e benéfico para diversas comunidades em todo o mundo, começando por países de baixa e média renda. O programa oferecerá treinamento, orientação técnica, créditos de API e apoio à construção de uma rede global de desenvolvedores.
- Por que importa?
- Países de baixa e média renda, têm acesso a treinamento avançado e recursos técnicos limitado. O investir no desenvolvimento de talentos locais em IA pode impulsionar o crescimento econômico e a inovação em setores como saúde, agricultura, educação e finanças ajudando a resolver desafios sociais críticos.
Revolução dos dados: como João Abreu e a ImpulsoGov estão transformando a saúde pública no Brasil
(Português, 8 min, texto)
- Resumo
- O artigo da Globo News discute a atuação de João Abreu, cofundador da ImpulsoGov, na transformação da saúde pública no Brasil através do uso inteligente de dados. A ImpulsoGov, fundada em 2019, atua com mais de 150 governos municipais e estaduais, fornecendo dados para uma ação preventiva e melhores resultados de saúde. A iniciativa visa aproveitar a vasta quantidade de dados de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para tomar decisões informadas e estratégicas. João Abreu acredita que a utilização eficaz dos dados pode reduzir as desigualdades e melhorar a saúde da população.
- Por que importa?
- A ImpulsoGov aborda um problema crítico no sistema de saúde brasileiro: a subutilização dos dados disponíveis. A estratégia de usar dados para identificar grupos vulneráveis e implementar ações preventivas pode resultar em uma melhoria significativa nos índices de saúde e na redução de mortes evitáveis. Além disso, o modelo de negócios da ImpulsoGov, que fornece seus serviços de forma gratuita através de financiamento filantrópico e privado, serve como um exemplo de como inovação e tecnologia podem impulsionar a saúde pública. Abordagens semelhantes podem ser relevantes em setores como a educação pública.
A Map of Generative AI in Education
(Inglês, 41 min, texto)
- Resumo
- Laurence Holt traz um update de seu mapa de IA generativa em educação, publicado pela primeira vez em junho de 2023. Nele traz as categorias de apoio a professores, materiais didáticos, avaliação e feedback e suporte a alunos e diversas subcategorias. Aí categoriza as EdTechs e traz inclusive novas ideias
- Por que importa?
- O mapa ajuda a entender como o ecossistema de edtechs têm mudado rapidamente. É uma ótima fonte de informação sobre o tema, permitindo mapear tendências
Criadora do ChatGPT quer levar inteligência artificial às escolas
(Inglês, 5 min, texto)
- Resumo
- A OpenAI está promovendo a expansão do ChatGPT em instituições educacionais. A contratação de Leah Belsky, ex-executiva da Coursera, para liderar a iniciativa educacional é um passo nessa direção. O ChatGPT tem sido popular entre os estudantes, mas levantou preocupações sobre trapaças acadêmicas. A estratégia da OpenAI envolve parcerias acadêmicas e o lançamento do ChatGPT Edu, uma versão com mais controles para instituições educacionais. A empresa busca fomentar o treinamento em IA e realizará reuniões com instituições de ensino superior para discutir o uso responsável da tecnologia.
- Por que importa?
- A integração da IA nas salas de aula pode melhorar a aprendizagem e a pesquisa, mas também levanta questões éticas e pedagógicas, como a prevenção de trapaças e a necessidade de treinamento adequado para educadores. Porém seu uso em níveis diferentes de aprendizagem demandam adaptações específicas e preocupações com elementos como privacidade, ética e adequações legais.
Oportunidades
Fortaleça a sua ONG com o Reforça 4.0
(Português, 2 min, texto)
Resumo:
O programa Reforça 4.0 da Phomenta oferece capacitação gratuita para ONGs em duas trilhas: gestão e negócios. As ONGs selecionadas recebem treinamento prático, mentorias especializadas e têm a chance de ganhar até R$ 25 mil em apoio financeiro. O objetivo é fortalecer a sustentabilidade financeira e o impacto social das organizações, promovendo parcerias estratégicas e oferecendo ferramentas para otimizar processos e gerar novas fontes de renda. As inscrições estão abertas até 22 de outubro.
Por que importa?
As trilhas oferecidas pelo Reforça 4.0 são uma excelente oportunidade tanto para organizações que desejam estruturar e profissionalizar seus processos de gestão quanto para aquelas que buscam fortalecer sua sustentabilidade financeira por meio da implementação de novos projetos.
Pesquisa
Aumento de municípios 'fora da curva' no IDEB 2023
(Português, 1 min, texto)
- Resumo
- O post de Daniel De Bonis, Diretor de Conhecimento Dados e Pesquisa da Fundação Lemann discute o aumento significativo de municípios considerados 'fora da curva' no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, especialmente na região do Ceará e de Alagoas. Em 2019, apenas dois municípios, Independência e Mucambo, apresentavam um IDEB acima de 9,0 nos anos iniciais. No entanto, em 2023, o número de municípios com resultados excepcionais aumentou consideravelmente. O texto levanta a questão de se esses resultados refletem realmente a qualidade da educação ou se as estratégias adotadas pelas redes educacionais para melhorar o IDEB podem estar distorcendo a realidade. A discussão sobre a validade e a relevância do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do IDEB como métricas educacionais também é abordada. Na postagem também há um link para conseguir analisar os dados de maneira interativa.
- Por que importa?
- O aumento de municípios 'fora da curva' no IDEB 2023 destaca a necessidade de uma análise mais aprofundada das estratégias educacionais que estão levando a esses resultados excepcionais. Se algumas redes estão conseguindo 'hackear' o sistema de avaliação para melhorar suas pontuações, isso pode distorcer a percepção da verdadeira qualidade da educação. A discussão sobre a revisão do ciclo do IDEB e a busca por novas métricas mais robustas e representativas da qualidade educacional é importnte para garantir que as políticas educacionais estejam realmente beneficiando os estudantes e promovendo um ambiente de aprendizagem
TIC Educação 2024: participe da pesquisa e influencie a melhoria da conectividade nas escolas
(Português, 8 min, texto)
- Resumo
- A pesquisa TIC Educação, realizada desde 2010, tem como objetivo coletar dados sobre acesso, uso e apropriação de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas de educação básica do Brasil. O estudo é conduzido pelo Cetic.br e tem o apoio de várias instituições, incluindo o Ministério da Educação e a Unesco. Profissionais do Ipec estão realizando entrevistas presenciais com estudantes, professores e gestores educacionais de todo o país. Os dados coletados serão fundamentais para a criação de indicadores que ajudarão a identificar as áreas que mais precisam de melhorias em conectividade, bem como a qualidade da internet e o desenvolvimento de atividades digitais seguras e eficazes.
- Por que importa?
- A participação na TIC Educação contribui para a melhoria da educação no Brasil, pois os dados coletados informarão a formulação de políticas educacionais, a promoção da inclusão digital e a ampliação de iniciativas de uso responsável das TIC. Ao participar, as escolas e os educadores contribuem para um cenário educacional mais tecnologicamente avançado e, por consequência, para uma melhor experiência de aprendizagem para os alunos. A pesquisa também ajuda a antecipar tendências e a orientar a oferta de recursos pedagógicos.
Qualidade da merenda escolar no Brasil varia mesmo com alta oferta gratuita, aponta pesquisa
(Português, 4 min, texto)
Resumo
Uma pesquisa encomendada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da Rede Conhecimento Social, revelou que, embora 98% dos estudantes no Brasil recebam merenda escolar gratuita, a qualidade dos alimentos fornecidos não é uniforme em todo o país. O estudo, que reuniu 1.323 responsáveis por 1.863 estudantes de 6 a 18 anos, mostrou que a aprovação da merenda varia por região, sendo mais alta no Sul (83%) e mais baixa no Nordeste e Norte (51% e 53%, respectivamente ). A pesquisa também destacou que muitas famílias que compartilham a merenda boa ou ótimas dificuldades de alimentos em casa, enfatizando a importância crucial da merenda escolar para a nutrição e a permanência dos estudantes na escola.
Por que isso é importante?
Os resultados da pesquisa sublinham a relevância da merenda escolar como um apoio vital para a educação e o desenvolvimento dos estudantes, especialmente em meio às realidades socioeconômicas desafiadoras. A alta adesão das famílias e a expansão das matrículas em tempo integral, impulsionadas pelo programa federal Escola em Tempo Integral, reforçam a necessidade de um debate contínuo sobre a qualidade da merenda escolar. Garantir uma alimentação adequada nas escolas não só melhora o desempenho acadêmico, mas também aborda as desigualdades de acesso à nutrição