📢MCV #73: Alfabetização e IA nas escolas

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Barbara Panseri, gerente de educação da Fundação Lemann, ressalta a importância de garantir que as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular. Segundo ela, alfabetizar no tempo certo é crucial para o desenvolvimento educacional e social dos alunos, aumentando suas chances de sucesso escolar e seu acesso a políticas de bem-estar, como saúde e moradia.

Paralelamente, Guilherme Cintra, Diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, aponta que a inteligência artificial (IA) tem o potencial de transformar o ensino, personalizando a aprendizagem e facilitando a produção de conteúdo educacional. No entanto, ele alerta que essa inovação deve ser acompanhada de suporte adequado aos professores, para evitar sobrecargas e garantir que a tecnologia realmente enriqueça a experiência de ensino.

Sala de Aula

Estreia do documentário ‘Uma Escola para as Adolescências’ no Canal Educação

(Português, 8 min, texto)

  • Resumo
  • O Ministério da Educação, em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), lançou o documentário “Uma Escola para as Adolescências” no Canal Educação. O documentário aborda os desafios enfrentados por adolescentes, escolas e redes de ensino na melhoria da qualidade dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A iniciativa destaca a importância de discutir e implementar estratégias para aprimorar a educação nessa fase tão relevante da vida dos estudantes.
  • Por que importa?
  • A educação dos adolescentes impacta diretamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos jovens, além de influenciar seus futuros acadêmicos e profissionais. Investir na melhoria da qualidade da educação nessa etapa pode resultar em mais preparação dos estudantes para os desafios da vida adulta, contribuindo para uma sociedade mais educada e qualificada como um todo.

Alfabetizar no começo para mudar o futuro

(Português, 6 min, texto)

  • Resumo
  • O artigo da gerente de educação da Fundação Lemann, Barbara Panseri, destaca a importância da alfabetização no tempo adequado para o futuro das crianças no Brasil. Ela ressalta que a alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental é um direito previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é essencial para o desenvolvimento socioeducacional das crianças. Dados de pesquisas, como a do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes-USP), mostram que a alfabetização na idade certa aumenta significativamente as chances de os estudantes atingirem um nível avançado de aprendizagem. Além disso, pessoas alfabetizadas têm maior acesso a políticas de bem-estar, como saúde e moradia.
  • Por que importa?
  • A alfabetização no início da vida escolar não só melhora os resultados educacionais, como também tem impacto positivo na sociedade como um todo. Indivíduos alfabetizados são mais propensos a participar ativamente de programas sociais e a buscar melhores oportunidades de emprego, contribuindo para um ambiente de desenvolvimento socioeconômico. O artigo demonstra a necessidade de políticas públicas focadas na alfabetização na idade certa e de engajamento tanto dos governos quanto da sociedade para garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de aprender a ler e escrever no momento adequado.

O que aprendemos com uma escola que busca ser antirracista

(Português, 18 min, texto)

  • Resumo
  • O artigo discute a importância e a complexidade de criar e manter espaços educacionais que promovam a ética, a diversidade e a inclusão, especialmente no contexto escolar. Os autores, Leticia Lyle e Vítor Del Rey, enfatizam que a missão de formar cidadãos para um mundo complexo requer a priorização do caráter antirracista da educação. Eles argumentam que a excelência e a inovação educacional devem necessariamente incluir a promoção da inclusão e da luta contra o racismo. O texto destaca a necessidade de esforços coletivos, como a construção de conhecimento, a publicação de recursos educacionais e o compartilhamento de boas práticas.
  • Por que importa?
  • Há uma crescente conscientização sobre a importância da educação antirracista e inclusiva. Em um cenário global marcado por desigualdades e conflitos raciais, a transformação das práticas educacionais pode não apenas beneficiar diretamente os estudantes, mas também contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa. A abordagem proposta pelos autores, que envolve a participação ativa de toda a comunidade escolar, pode servir de modelo para outras instituições educacionais em busca de mudanças significativas.

Debate sobre o uso de celulares nas escolas gera opiniões divergentes entre jovens e educadores

(Português, 6 min, texto)

  • Resumo
  • O artigo de opinião de Januária Cristina discute a controvérsia em torno do uso de celulares nas escolas, apresentando diferentes perspectivas de pais, jovens, educadores e especialistas. A questão envolve a proibição do celular como uma medida para melhorar a atenção em sala de aula e a saúde mental dos estudantes. Enquanto alguns acreditam que a proibição é necessária, outros argumentam que é mais importante educar os jovens sobre o uso responsável da tecnologia. A discussão destaca a complexidade do assunto e a falta de evidências claras sobre os impactos diretos da proibição.
  • Por que importa?
  • O debate sobre o uso de celulares nas escolas é crescente por conta dos problemas de saúde mental, desatenção e vícios em tecnologia entre os jovens. A questão não se limita ao Brasil e reflete um dilema global sobre como equilibrar o acesso à tecnologia com os riscos associados, como a desinformação e a dependência. A implementação de políticas educacionais e midiáticas adequadas, que envolvam vários atores e considerem as desigualdades sociais, permite que preparemos a geração atual para os desafios do mundo digital.

Professor se une a investidor para criar IA que ajuda alunos no Enem

(Português, 9 min, texto)

  • Resumo
  • O artigo da Folha de Pernambuco discute a parceria entre o professor Luis Junqueira e o administrador Thiago Rached, que resultou na criação da startup Letrus. A Letrus utiliza inteligência artificial para melhorar a escrita dos estudantes, principalmente focando na redação do Enem. A plataforma, que já é utilizada por cerca de 391 mil estudantes e 4.630 educadores em 1.500 escolas, tem como objetivo reduzir a desigualdade educacional no Brasil. A história da Letrus, desde a concepção da ideia até o reconhecimento internacional, é detalhada no artigo.
  • Por que importa?
  • A iniciativa da Letrus é relevante porque aborda uma questão crucial no cenário educacional brasileiro: a falta de habilidades de escrita e letramento entre os estudantes. Melhorar a escrita não apenas ajuda os alunos a obterem melhores notas no Enem e, consequentemente, ingressarem nas universidades, mas também é uma questão de dignidade e desenvolvimento intelectual. Além disso, o modelo da Letrus, que envolve a parceria entre a plataforma e os professores, pode ser um exemplo valioso para outras iniciativas educacionais que buscam impacto e escalabilidade.

Setor Público

MEC lança guia de apoio do Programa Escola das Adolescências

(Português, 3 min, texto)

  • Resumo
  • O Ministério da Educação (MEC) lançou oGuia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional das Equipes Técnicas das Secretarias de Educaçãocomo parte do Programa Escola das Adolescências. O guia, o segundo de uma série de dez documentos a serem lançados em 2024, visa fornecer assistência técnica às redes de ensino, focando nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A iniciativa, que reuniu autoridades educacionais de vários níveis, busca promover a gestão educacional eficaz, equilibrando teoria, metodologia e prática para melhorar a educação.
  • Por que importa?
  • O guia destaca a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo para reduzir as desigualdades educacionais e promover aprendizagens significativas para os adolescentes. Ao focar no desenvolvimento profissional das equipes técnicas, o material busca impulsionar a qualidade da educação e, por consequência, diminuir o abandono escolar. A estratégia do Programa Escola das Adolescências é vital para a construção de trajetórias educacionais bem-sucedidas e a melhoria geral do sistema de ensino no Brasil.

União Europeia vai obrigar empresas a divulgar salários nas vagas de emprego

(Português, 10 min, texto)

  • Resumo
  • A União Europeia (UE) identificou uma disparidade salarial média de 13% entre homens e mulheres para o mesmo cargo, sendo ainda maior em posições de liderança. Para combater essa disparidade, a UE vai exigir que as empresas divulguem o salário ou a faixa salarial nas ofertas de emprego, antes mesmo da entrevista. A medida visa aumentar a transparência salarial e reduzir as assimetrias de informação que podem levar a negociações desiguais. A iniciativa tem como objetivo principal promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho.
  • Por que importa?
  • A iniciativa da UE de transparência salarial é um passo importante para garantir a igualdade de oportunidades e remuneração entre homens e mulheres. Ao tornar os salários mais visíveis desde o início do processo seletivo, as empresas podem ajudar a eliminar a discriminação salarial e promover uma cultura de pagamento justo. Isso não só beneficia diretamente os trabalhadores, como também contribui para um ambiente de trabalho mais equitativo e inclusivo, alinhado com os princípios de justiça social e econômica.

Mulheres negras são 7% dos vereadores eleitos no Brasil

(Português, 7 min, texto)

  • Resumo
  • A reportagem daGênero e Númerorevela dados alarmantes sobre a representatividade de mulheres negras nas Câmaras Municipais do Brasil. Em 2024, apesar de as mulheres negras representarem 37% da população de Aracaju (SE), nenhuma delas foi eleita para a Câmara Municipal. Os números mostram que a presença de mulheres negras na política ainda é significativamente baixa, enquanto homens brancos continuam a dominar as cadeiras legislativas. Além disso, a presença de vereadores amarelos e indígenas também é mínima, com apenas 4 capitais elegendo um vereador nessa categoria.
  • Por que importa?
  • A falta de representatividade de mulheres negras, bem como de outros grupos minoritários, nas Câmaras Municipais é preocupante, pois reflete a persistência das desigualdades raciais e de gênero no cenário político brasileiro. A sub-representação desses grupos impede a implementação de políticas públicas mais inclusivas e que atendam às necessidades de toda a população. A reportagem destaca a urgência de promover a diversidade e a equidade na política para verdadeiramente refletir a sociedade que representa.

Oportunidades

Participe da Maratona de Aceleração Social da Phomenta

(Português, 3 min, texto)

  • Resumo
  • A Maratona de Aceleração Social é um programa intensivo da Phomenta para capacitar organizações não governamentais (ONGs) com desafios de gestão. Com duração de três meses, oferece mentoria e consultoria especializada para enfrentar desafios específicos dessas organizações. As inscrições estão abertas até 28/10 e são voltadas a ONGs de educação, empregabilidade jovem e diversidade & inclusão.
  • Por que importa?
  • A partir desse programa, ONGs que atuam em áreas como educação e diversidade podem promover um impacto mais eficaz e sustentável em suas ações sociais. Ele apoia o desenvolvimento organizacional e o aumento da capacidade de gerar transformações positivas nas comunidades atendidas.

Live sobre o uso da inteligência artificial na sala de aula

(Português, 2 min, texto)

  • Resumo
  • A Nova Escola, em parceria com a Microsoft, realizará umaliveno dia 30/10/2024, às 19h, para discutir o uso da inteligência artificial (IA) na sala de aula. O evento contará com a presença de especialistas e educadores, incluindo Marcelo Tas, Roberta Freitas e Virgínia Chagas. A transmissão será feita pelos canais do YouTube da Nova Escola e de Marcelo Tas. Alivetem o objetivo de abordar as dúvidas e possibilidades da IA no ambiente educacional, apresentando estratégias e ferramentas para apoiar a aprendizagem dos estudantes e facilitar a rotina dos professores.
  • Por que importa?
  • A integração da IA na educação pode trazer benefícios significativos, como a personalização do ensino, a análise de dados para aprimorar as práticas pedagógicas e a automação de tarefas administrativas. Educar os professores sobre o uso eficaz da IA é fundamental para prepará-los para um cenário educacional cada vez mais tecnológico e inovador, resultando em uma melhor experiência de aprendizagem para os alunos.

Pesquisa

Observatório lança relatório com balanço do uso de IA no primeiro turno das eleições municipais de 2024

(Português, 2 min, texto)

  • Resumo
  • O relatório do Observatório IA nas Eleições analisa o uso da inteligência artificial (IA) durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024 no Brasil. Embora não tenha sido confirmada a presença massiva de conteúdos sintéticos, a IA foi utilizada por candidatos e eleitores para diversos fins, como a produção dejingles, a criação de conteúdo de campanha com baixo orçamento e a geração dedeepfakes. O documento também destaca casos dedeepnudesdirecionados a candidatas em diferentes municípios. Em relação à desinformação, o relatório conclui que a IA não foi amplamente usada para criarfake news, mas ressalta a preocupação com o potencial desinformativo dos conteúdos sintéticos, especialmente no contexto da violência de gênero. A análise sugere a necessidade de considerar a IA como uma ferramenta que pode impactar várias etapas da produção e circulação de informações políticas.
  • Por que importa?
  • Essa análise sobre o uso da IA nas eleições mostra o potencial de influenciar a percepção pública, a tomada de decisões dos eleitores e, por extensão, o resultado eleitoral. A análise detalhada dos casos de uso de IA, comodeepfakesedeepnudes, forneceinsightsvaliosos para a regulamentação futura e a promoção de práticas eleitorais éticas. Esse relatório destaca, ainda, a necessidade urgente de abordar a interseção entre IA, política e desinformação, a fim de proteger a integridade do processo democrático e dos direitos das candidatas mulheres.

Nova pesquisa sobre educação e redução da pobreza

(Português, 11 min, texto)

  • Resumo
  • Postdo diretor de Conhecimento Dados e Pesquisa da Fundação Lemann, Daniel De Bonis, comenta estudo do economista Amory Gethin, do Banco Mundial. A pesquisa revelou que o acesso à educação foi responsável por 40% da redução da pobreza extrema e 70% dos ganhos de renda dos 20% mais pobres ao longo de quase 40 anos. Os dados, baseados em microdados de 150 países, destacam a importância da educação para o desenvolvimento econômico. Ela considera os efeitos diretos e de equilíbrio geral da expansão educacional, e foi validada por experimentos naturais em vários países. No entanto, o texto ressalta que a qualidade da educação é essencial, citando estudos que mostram como melhores resultados educacionais poderiam impulsionar o crescimento econômico. Além disso, a discussão aponta para a necessidade de sistemas educacionais que desenvolvam competências complexas, especialmente diante do avanço da inteligência artificial.
  • Por que importa?
  • A pesquisa de Amory Gethin reforça a ideia amplamente aceita de que a educação é um catalisador poderoso para a redução da pobreza e o aumento da prosperidade. Os dados ilustram a necessidade de políticas educacionais focadas não apenas em aumentar o acesso à educação, mas também em melhorar sua qualidade. Em um cenário global em constante evolução, em que as demandas por habilidades avançadas são crescentes, investir em educação de excelência é vital para garantir tanto o progresso individual quanto o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Tecnologia

Equilibrando o entusiasmo com as limitações da IA: um guia para líderes

(Inglês, 5 min, texto)

  • Resumo
  • O artigo discute a importância de os líderes educarem suas equipes sobre as reais capacidades e limitações da inteligência artificial (IA). A partir de 8 pontos, o texto aborda desde a explicação do funcionamento da IA e a dependência de dados de qualidade, até a necessidade de expectativas realistas e supervisão humana. Além disso, destaca os desafios de interpretabilidade da IA e a importância de considerações éticas. O artigo enfatiza que um entendimento claro da IA é essencial para seu uso estratégico e eficaz.
  • Por que importa?
  • A compreensão adequada da IA é necessária para evitar expectativas irreais e potenciais falhas. Ao educar as equipes sobre as limitações da IA, os líderes podem promover um uso mais responsável e eficaz da tecnologia. Isso é especialmente importante em um cenário em que a automação e a digitalização estão cada vez mais presentes. A discussão sobre a ética da IA também é vital, pois a tecnologia levanta questões sensíveis que requerem uma abordagem cuidadosa e regulamentação adequada.

Livro ‘Aplicações Criativas da Inteligência Artificial na Educação’ explora diversas formas de aplicar a IA na educação

(Português, 16 min, texto)

  • Resumo
  • O livroCreative Applications of Artificial Intelligence in Education, editado por Alex U. e Margarida Romero, da Palgrave Macmillan, explora várias aplicações criativas da inteligência artificial (IA) na educação, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior e treinamento profissional. Além disso, o livro examina as perspectivas dos estudantes sobre o uso da IA na educação, as vantagens para a aprendizagem baseada em jogos digitais aprimorada pela IA e o impacto da IA generativa no ensino superior.
  • Por que importa?
  • O livro analisa detalhadamente as aplicações criativas da IA na educação, indo além do otimismo ou pessimismo tecnológico simplista. Ele oferece uma análise crítica de como a IA pode aprimorar as práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que preserva a agência humana e as considerações éticas. O livro é único por sua ponte entreframeworksteóricos e implementações práticas, fornecendo estratégias concretas para a integração da IA que mantêm uma abordagem centrada no ser humano.

Associação Nova Escola promove campanha sobre inteligência artificial com apoio da Microsoft e Marcelo Tas

(Português, 13 min, texto)

  • Resumo
  • Ana Ligia Scachetti, diretora-executiva da Associação Nova Escola, relata a iniciativa que reuniu a Associação Nova Escola, a Microsoft e o jornalista e apresentador Marcelo Tas para discutir a inteligência artificial (IA) com professores brasileiros. A campanha, que inclui vídeos e uma futura transmissão ao vivo, visa ajudar os professores a entender e utilizar a IA em seus trabalhos educacionais. A ação faz parte dos esforços da Nova Escola para apoiar a formação dos professores e melhorar a educação no Brasil.
  • Por que importa?
  • A iniciativa destaca a importância da IA na educação e como pode ser uma ferramenta valiosa para os professores. A parceria com a Microsoft e a participação de Marcelo Tas aumentam a visibilidade e o alcance da campanha, potencialmente incentivando mais educadores a explorar as possibilidades da IA. Em um cenário de constante evolução tecnológica, é importante que os professores estejam preparados para integrar a IA de forma eficaz em suas práticas pedagógicas, a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos e acompanhar as demandas da educação moderna.

O que você precisa saber sobre os novos frameworks de competência em IA da UNESCO para estudantes e professores

(Inglês, 6 min, texto)

  • Resumo
  • A inteligência artificial (IA) está transformando rapidamente nosso mundo e mudando a forma como vivemos, trabalhamos e aprendemos. Para ajudar os sistemas educacionais a acompanharem esse avanço, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está lançando dois novosframeworksde competência em IA - um para estudantes e outro para professores. Essesframeworkstêm como objetivo orientar os países a apoiar estudantes e professores a entender o potencial, bem como os riscos da IA para interagir com ela de maneira segura, ética e responsável na educação e além. Eles são lançados por ocasião da Semana de Aprendizagem Digital 2024, um dos eventos principais anuais da UNESCO.
  • Por que importa?
  • Osframeworksde competência em IA são importantes porque a IA está se integrando cada vez mais em todos os aspectos da sociedade, e os sistemas educacionais em todo o mundo estão lutando para acompanhar. Eles fornecem um roteiro muito necessário para os países desenvolverem estratégias de educação em IA que sejam eticamente informadas, inclusivas, adaptáveis e voltadas para o futuro. Ao ajudar estudantes e professores a entender o potencial e as limitações da IA, essesframeworksvisam capacitá-los a usar a IA de forma responsável e ponderada, garantindo que a IA contribua positivamente para a sociedade e o meio ambiente.

Como a inteligência artificial vai mudar o trabalho do professor?

(Português, 7 min, texto)

  • Resumo
  • O artigo de Ocimara Balmant, diretora da Balmant Conteúdo, discute o impacto da inteligência artificial (IA) no trabalho dos professores. Apesar de a maioria dos professores no Brasil considerar a IA uma aliada, sua adoção efetiva nas salas de aula ainda é limitada. A pesquisa do Instituto Semesp revela que, embora 74,8% dos professores vejam a tecnologia e a IA como vantajosas para o ensino, apenas 39,2% afirmam utilizá-las regularmente. A diretora da Faculdade de Educação da USP, Carlota Boto, enfatiza a necessidade de os professores dominarem tanto a ferramenta quanto o conteúdo a ser ensinado para uma integração eficaz da IA. Outros especialistas, como Anderson Soares, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e o diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, Guilherme Cintra, destacam que a IA pode transformar a produção de conteúdo educacional e promover ações colaborativas, mas trazem à tona a importância de não sobrecarregar os educadores e de manter o foco nas habilidades socioemocionais.
  • Por que importa?

A IA pode impulsionar a inovação, a personalização do ensino e o desenvolvimento de competências do futuro, mas, para isso, é necessário haver concretude nos objetivos pedagógicos. No entanto, é vital que essa transformação seja acompanhada por uma revisão da formação dos professores, do currículo escolar e da gestão educacional como um todo. A IA, quando utilizada de forma estratégica, tem o potencial de enriquecer a educação e, ao mesmo tempo, reforçar a importância da interação humana e do desenvolvimento de habilidades interpessoais.