📢MCV #75: Dados e Igualdade na Governança Pública ou Inovação e Diversidade nas Políticas Públicas
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O lançamento da Plataforma Antonieta de Barros e a pesquisa inédita Censo das Secretárias representam avanços importantes para a governança educacional e a promoção da igualdade de gênero no setor público brasileiro. A plataforma, desenvolvida pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE), utiliza dados e inteligência artificial (IA) para aprimorar a criação, a execução e o monitoramento de políticas educacionais, como destacou Eloya Porto, coordenadora de Equidade Racial da Fundação Lemann. Ao unir dados e tecnologia, a iniciativa preenche uma lacuna significativa na gestão educacional, fornecendo insights para políticas públicas mais eficazes e bem direcionadas.
Em paralelo, o Censo das Secretárias, conduzido por institutos como Aleias, Alziras, Foz, e Travessia Políticas Públicas, com apoio da Fundação Lemann, entrevistou 67% das mulheres líderes em secretarias estaduais e de capitais entre dezembro de 2023 e março de 2024. A pesquisa revela que essas profissionais são altamente qualificadas, principalmente em áreas sociais, e destaca os desafios enfrentados para alcançar cargos de liderança. A promoção da igualdade de gênero não só beneficia as mulheres, mas fortalece a representatividade e a sensibilidade das políticas governamentais às questões de gênero.
Sala de Aula
MegaEdu: revolução digital nas escolas públicas do Brasil
(Português, 5 min, vídeo)
- Resumo
- O vídeo da MegaEdu destaca as mudanças significativas que ocorreram no cenário educacional do Brasil desde a criação da organização. O número de escolas conectadas à internet de alta velocidade aumentou de 11 mil para mais de 75 mil, o Governo Federal implementou uma estratégia nacional para garantir internet em todas as escolas públicas, e a MegaEdu passou a apoiar mais de 180 Secretarias de Educação em todo o país. A MegaEdu enfatiza seu compromisso contínuo com a melhoria da educação pública e a redução da desigualdade digital, destacando a importância da tecnologia nas escolas brasileiras.
- Por que importa?
- A iniciativa da MegaEdu e do Governo Federal é relevante porque a educação digital é cada vez mais importante para preparar os estudantes para um mundo tecnologicamente avançado. A conexão à internet e o uso da tecnologia nas escolas não só melhoram o acesso à informação e recursos educacionais, mas também ajudam a desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual. A parceria entre a MegaEdu e as Secretarias de Educação é um exemplo positivo de como o Terceiro Setor e setor público podem trabalhar juntos para impulsionar a inovação educacional.
MegaEdu conquista o 1º lugar no IEEE Connecting the Unconnected Challenge!
(Português, 11 min, texto)
Resumo
A MegaEdu foi premiada no IEEE Connecting the Unconnected Challenge por sua atuação em apoiar diretores de escolas públicas na contratação de internet, aquisição de tecnologia e adesão a políticas de conectividade. A estratégia da MegaEdu, que envolve o uso de produtos digitais para aumentar o impacto e facilitar o acesso à informação, foi reconhecida internacionalmente como um exemplo de inovação educacional. Vários especialistas e executivos do setor educacional parabenizaram a MegaEdu pelo prêmio.
Por que importa?
O reconhecimento da MegaEdu no desafio do IEEE destaca a importância crescente da tecnologia na educação, especialmente no contexto da pandemia, que evidenciou a necessidade de maior conectividade nas escolas. A vitória da MegaEdu demonstra a relevância das soluções brasileiras para promover a inclusão digital e melhorar a preparação das escolas para o futuro, um objetivo importante para a transformação educacional no Brasil e globalmente.
Educação na era Big Brother: entre a vigilância e o diálogo(Português, 4 min, texto)
Resumo
O artigo de Rafael Parente, diretor do Instituto Salto e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), aborda os desafios da educação em meio à era da superconectividade e vigilância constante. Parente discute casos de alunos filmando professores e de secretários de Educação com falas editadas viralizadas nas redes sociais, destacando a necessidade de uma postura ética e reflexiva por parte dos educadores. Ele enfatiza a importância de promover um diálogo autêntico e significativo com os alunos, mesmo em um ambiente digital complexo. A afetividade é apontada como essencial para a construção de laços de confiança e empatia.
Por que importa?
O texto levanta questões relevantes sobre como a tecnologia está transformando a dinâmica educacional, exigindo uma abordagem mais cuidadosa e ética por parte dos envolvidos. A crescente disseminação de informações falsas e a manipulação de conteúdo online tornam vital o papel dos educadores na formação de pensadores críticos. Além disso, a discussão sobre a afetividade demonstra a importância do contato humano genuíno em um mundo cada vez mais digital. A reflexão de Parente é propícia diante dos desafios atuais da educação e da necessidade de preparar os estudantes para um ambiente de informação complexa e, por vezes, enganosa.
Estudo na China aponta malefícios do uso de celulares por estudantes(Português, 1 min, texto)
Resumo
O diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, Guilherme Cintra, compartilhou um estudo realizado em uma universidade na China que analisou o impacto do uso de celulares, principalmente de aplicativos de jogos, por estudantes. O estudo inédito cruzou dados de uso de celular, convivência dos estudantes, deslocamento no campus e informações administrativas da universidade para chegar a três conclusões: o uso de celulares é contagioso, leva a reduções significativas nos resultados acadêmicos e diminui as perspectivas salariais. O mecanismo por trás desses efeitos é a influência do aumento do uso de celulares por um colega de habitação na própria utilização, resultando em menos tempo de estudo e, consequentemente, em piores notas. Guilherme Cintra enfatizou a necessidade de proibir celulares sem fins pedagógicos em ambientes educacionais, enquanto também destacou a importância de usar a tecnologia de forma educativa, o que requer investimento em conectividade, equipamentos, formação e software.
Por que importa?
O estudo ilustra a importância de regular o uso de celulares, especialmente em ambientes de aprendizagem, para melhorar os resultados acadêmicos e, por extensão, as oportunidades de emprego dos estudantes. A pesquisa destaca a influência social do uso de celulares, destacando como as ações de um indivíduo podem afetar diretamente seus pares. Isso tem implicações significativas para a política educacional e reforça a necessidade de promover uma cultura de uso responsável da tecnologia entre os jovens.
Número de alunos concluindo o Ensino Médio que farão o Enem salta de 54% para 91% em três anos e bate recorde(Português, 5 min, texto)
Resumo
O aumento significativo no número de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especialmente entre os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, tem sido atribuído a iniciativas como o programa Pé-de-Meia, que oferece uma bolsa mensal para jovens de baixa renda estudarem e uma parcela extra de R$ 200 para aqueles que prestarem o exame. Além disso, a mobilização das redes de ensino e o trabalho das secretarias estaduais de educação foram vitais para esse aumento. A participação dos concluintes do Ensino Médio no Enem subiu para 91%, um marco significativo. A inscrição no Enem é vista como um indicativo de confiança no preparo educacional e no desejo de cursar o ensino Superior.
Por que importa?
O aumento da participação no Enem pode refletir uma maior conscientização dos estudantes sobre a importância do exame como uma porta de entrada para o ensino superior. Por meio de programas de incentivo e da atuação das autoridades educacionais, mais jovens estão se preparando para a transição para a faculdade, o que pode resultar em uma força de trabalho mais qualificada e, por consequência, em benefícios socioeconômicos para o país. É importante, entretanto, sinalizar que, apesar das melhorias, o índice de 54% foi afetado pela covid-19.
(Português, 6 min, texto)
- Resumo
- Um estudo realizado por professores da Universidade de Stanford revelou que quase 43% dos alunos brasileiros com mais de 15 anos não compreendem o conceito de inflação. Além disso, a maioria dos jovens também tem dificuldades em entender juros simples e compostos. Os resultados indicam uma lacuna significativa no letramento financeiro dos estudantes, tanto de escolas públicas quanto privadas. A pesquisa, que faz parte da plataforma Equidade.info, criada pelo especialista do Centro Lemann de Stanford, Guilherme Lichand, alerta para a importância da educação financeira, especialmente em um cenário de crescente participação de jovens em apostas on-line e programas como o Pé-de-Meia, que incentiva a poupança entre estudantes do Ensino Médio.
- Por que importa?
- A falta de compreensão sobre temas financeiros básicos como inflação e juros pode ter implicações graves no futuro financeiro dos jovens e, por extensão, na economia do país. A educação financeira capacita os indivíduos a tomar decisões inteligentes, gerenciar suas finanças e evitar armadilhas financeiras. Os resultados do estudo indicam a necessidade urgente de melhorar a abordagem do sistema educacional brasileiro para garantir que os estudantes adquiram as habilidades necessárias para uma saúde financeira sustentável.
Por que precisamos reconsiderar a proibição de celulares nas escolas
(Inglês, 6 min, texto)
- Resumo
- O artigo de Richard Culatta ao discutir a questão da proibição de celulares nas escolas traz um contraponto e argumenta que, em vez de banir os dispositivos, as escolas devem focar em ensinar aos alunos o uso saudável da tecnologia. Culatta aponta que os celulares e outros dispositivos são essenciais para a aprendizagem e para a preparação dos jovens para o futuro. Ele destaca que a proibição de celulares pode impedir a prática de habilidades digitais saudáveis, enviar uma mensagem negativa aos alunos sobre o valor das atividades digitais e transferir a responsabilidade de ensinar o uso de dispositivos para outras fontes não supervisionadas.
- Por que importa?
- Há uma crescente importância da tecnologia na educação e na vida dos jovens. A abordagem de Culatta, que enfatiza a educação sobre a proibição, pode ajudar a promover um uso mais consciente e benéfico da tecnologia, tanto no ambiente escolar quanto no futuro dos alunos. A discussão sobre a cultura digital saudável nas escolas também reflete as preocupações sobre o impacto da tecnologia na sociedade e na formação dos indivíduos. Dito isso, as evidências se acumulam sobre seus problemas. Diferentes visões e abordagens são necessárias para alcançar soluções.
Setor Público
(Português, 1 min, texto)
Resumo
A pesquisa, realizada pelos Institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas, com apoio da Fundação Lemann, entrevistou 67% das 341 mulheres que estiveram à frente de secretarias de governo entre dezembro de 2023 e março de 2024. Os dados indicam que as secretárias são altamente qualificadas e possuem experiência profissional sólida no setor público, principalmente nas áreas sociais. Compreender as experiências e trajetórias dessas mulheres é importante para promover a igualdade de gênero e aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança no setor público.
Por que importa?
A pesquisa é relevante porque evidencia a realidade das mulheres que ocupam cargos de liderança no governo, destacando seus desafios e a necessidade de ações concretas para reduzir as barreiras que enfrentam. A promoção da igualdade de gênero não apenas beneficia as próprias mulheres, mas também contribui para a implementação de políticas mais inclusivas e eficazes. A pesquisa pode servir de base para a criação de estratégias que apoiem e fortaleçam a presença feminina em posições de poder e decisão, resultando em governos mais representativos e sensíveis às questões de gênero.
Política de cotas para mulheres vítimas de violência doméstica é finalista de prêmio de inovação
(Português, 10 min, texto)
Resumo
A iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que reserva 8% das vagas em contratos federais para mulheres em situação de violência doméstica, está entre as finalistas do 28º Concurso Inovação no Setor Público promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A política, regulamentada pelo Decreto nº 11.430/2023, visa promover a empregabilidade e a autonomia econômica das mulheres para ajudar a quebrar o ciclo de violência. A votação popular está aberta até 20 de outubro.
Por que importa?
A política de cotas é relevante porque aborda diretamente um problema social grave, a violência doméstica, e busca ativamente soluções para empoderar as mulheres afetadas. Ao reservar vagas de trabalho para essas mulheres, a iniciativa não apenas oferece oportunidades econômicas, mas também serve como um exemplo de como o setor público pode ser um agente de mudança social positiva. A estratégia de usar o poder de compra do Estado para promover a inclusão e a proteção das vítimas de violência doméstica é inovadora e digna de reconhecimento.
Oportunidades
Programa Chevening: bolsas de estudo no Reino Unido
(Inglês, 4 min, texto)
Resumo
O programa Chevening oferece bolsas de estudo totalmente financiadas pelo governo do Reino Unido para estudar por um ano em um curso de mestrado. Os candidatos bem-sucedidos do Chevening vêm de diversos países e demonstram paixão, visão e habilidades para moldar um mundo melhor. As bolsas cobrem taxas de matrícula, uma bolsa mensal, custos de viagem e outras despesas. Os candidatos devem submeter documentos educacionais, referências e uma oferta incondicional de uma universidade do Reino Unido. As inscrições para as bolsas Chevening 2025-2026 estão abertas.
Por que importa?
O programa Chevening é relevante pois oferece uma oportunidade valiosa para estudantes talentosos de todo o mundo obterem uma educação de alta qualidade no Reino Unido. Isso não só beneficia os bolsistas individualmente, mas também promove a troca de conhecimento e a construção de redes internacionais, que são essenciais para abordar desafios globais e promover o desenvolvimento sustentável.
Llama Impact Hackathon: Brazil
(Inglês, 3 min, texto)
Resumo
O ‘Llama Impact Hackathon: Brazil’ é um evento organizado pela Meta em parceria com a Cerebral Valley, com o objetivo de reunir a comunidade de inteligência artificial (IA) do Brasil para desenvolver novas aplicações de IA utilizando os modelos Llama, da Meta. Ohackathoncontará com a presença da equipe da Meta, e os participantes terão a oportunidade de receber suporte prático. O evento visa promover a inovação e o impacto positivo na sociedade brasileira, abordando temas como Educação e Cultura, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Inovação Empresarial, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Questões Sociais. As equipes vencedoras receberão prêmios em dinheiro e terão a chance de participar do programa Llama Impact Grant.
Por que importa?
Ohackathoné relevante porque estimula a colaboração e a criatividade no desenvolvimento de soluções baseadas em IA para desafios vitais do Brasil, alinhando-se com as metas do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Ao envolver uma variedade destakeholders, desde desenvolvedores até especialistas da indústria, o evento pode impulsionar a inovação tecnológica e, por extensão, o progresso social e econômico do país.
Núcleo de Estudos Raciais do Insper busca assistentes de pesquisa para projetos sobre mercado de trabalho e educação
(Português, 2 min, texto)
Resumo
O Núcleo de Estudos Raciais do Insper está procurando assistentes de pesquisa para trabalhar em projetos liderados por Alysson Portella e Michael França. A vaga é voltada para economistas ou pessoas com conhecimentos em análise de dados, podendo ser ocupada por candidatos que estejam cursando ou já tenham concluído mestrado ou doutorado. O anúncio destaca a busca por mulheres e pessoas negras para a posição. O trabalho pode ser remoto, com uma carga horária mínima de 10 horas por semana. Candidatos que residam em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília ou em cidades com uma sala sigilosa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) terão uma consideração especial. O salário é compatível com a formação e a carga horária acordada. As inscrições vão até 10/11/2024 e devem ser feitas pore-mail.
Por que importa?
A oportunidade de trabalho no Núcleo de Estudos Raciais do Insper é relevante porque destaca a importância da diversidade e da pesquisa sobre questões raciais no mercado de trabalho e na educação. A iniciativa de incentivar a participação de mulheres e negros vai ao encontro de uma maior representatividade e inclusão desses grupos em ambientes acadêmicos e profissionais. Além disso, os projetos propostos prometem trazerinsightsvaliosos para a compreensão das dinâmicas raciais nessas áreas, o que é importante para o desenvolvimento de políticas e práticas mais equitativas.
Pesquisa
Plataforma Antonieta de Barros é lançada para governança de dados educacionais
(Português, 1 min, texto)
Resumo
Eloya Porto, coordenadora de Equidade Racial da Fundação Lemann, traz em seuposto lançamento da ‘Plataforma Antonieta de Barros’, uma iniciativa do Fundo Nacional de Educação (FNDE). A plataforma tem como objetivo unir dados e ferramentas de inteligência artificial para aprimorar a elaboração, a execução e o monitoramento de políticas públicas na área da Educação. A iniciativa representa um avanço significativo no uso da tecnologia para melhorar a governança de dados educacionais e, por consequência, a qualidade das políticas educacionais no Brasil.
Por que importa?
A Plataforma Antonieta de Barros é relevante porque aborda uma lacuna importante no cenário educacional: a falta de uso efetivo de dados e tecnologia para informar e aprimorar as decisões políticas. Ao unir dados e inteligência artificial, a plataforma tem o potencial de fornecerinsightsvaliosos para os formuladores de políticas, permitindo a implementação de estratégias mais eficazes e direcionadas para melhorar a educação no país. O uso inovador da tecnologia neste contexto pode servir de exemplo para outras iniciativas de governança de dados em diferentes setores.
Pesquisa nacional ouve professores para entender desafios da IA na educação
(Inglês, 10 min, texto)
Resumo
O artigo da Porvir discute a pesquisaInteligência Artificial na Sala de Aula: Percepções e Desafios dos Professores da Educação Básica, realizada pelo Instituto Significare em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A pesquisa visa mapear a opinião de professores sobre o uso da IA na educação, especialmente aqueles com acesso limitado a ferramentas digitais. O questionário, que está aberto até 1º de dezembro, oferece ume-bookgratuito para os participantes. A iniciativa busca promover a discussão e a compreensão da IA entre os educadores, considerando a crescente importância da tecnologia no ambiente educacional.
Por que importa?
A IA está cada vez mais presente nas práticas educacionais, oferecendo oportunidades para a inovação e a melhoria do ensino. No entanto, a falta de acesso e de conhecimento sobre a IA pode deixar alguns professores para trás, aprofundando as desigualdades. Compreender os desafios e as percepções dos professores possibilita o desenvolvimento de estratégias que promovam a integração eficaz da IA na educação, capacitando os educadores e beneficiando os estudantes.
Tecnologia
O mundo precisa de um 'pre-mortem' sobre a IA generativa e seu uso na educação
(Inglês, 8 min, texto)
Resumo
O artigo discute a necessidade de realizar umpre-mortemsobre a inteligência artificial generativa e seu impacto na educação global. A tecnologia de IA generativa tem o potencial de trazer tanto benefícios quanto consequências não previstas, e é importante antecipar e mitigar quaisquer impactos negativos. A Center for Universal Education lançou uma força-tarefa para estudar os efeitos da IA generativa na educação, com o objetivo de identificar riscos e ações para aproveitar as oportunidades da tecnologia. O artigo destaca a importância de envolver educadores e desenvolverframeworkséticos para a integração da IA na educação, garantindo que a tecnologia melhore, em vez de prejudicar o ensino e a aprendizagem.
Por que importa?
A tecnologia pode automatizar várias tarefas educacionais, mas há preocupações sobre a perda da abordagem personalizada e humana dos professores. A rápida evolução da IA superou as políticas e os debates sobre seu papel na educação, tornando essencial a realização de análises proativas como opre-mortem. A integração bem-sucedida da IA na educação requer um equilíbrio entre a automação e a instrução centrada no ser humano, preservando as habilidades críticas para os alunos em um cenário educacional em constante mudança.
Guia Definitivo para Companheiros de IA para Pais
(Inglês, 9 min, texto)
Resumo
O artigo da Common Sense Media discute o fenômeno dos Companheiros de IA, que são aplicativos projetados para simular vínculos emocionais e relacionamentos pessoais com os usuários. Esses aplicativos vão além doschatbotstradicionais, buscando criar uma conexão emocional e uma sensação de amizade ou parceria. O artigo fornece recomendações para o uso saudável desses companheiros de IA, alertando para os riscos de uma ligação não saudável, especialmente em mentes jovens em desenvolvimento. Também destaca os motivos pelos quais as crianças e adolescentes podem ser atraídos por esses aplicativos, como a disponibilidade 24/7 para conversas, a personalização das personalidades e o suporte emocional.
Por que importa?
O artigo é relevante porque aborda uma tendência tecnológica emergente que pode ter implicações significativas para o bem-estar emocional e social de crianças e adolescentes. A crescente popularidade dos companheiros de IA levanta preocupações sobre a substituição de relacionamentos reais, o aumento da solidão e a dependência emocional prejudicial. Pais e educadores precisam estar cientes dessas questões para orientar os jovens a um uso saudável da tecnologia e promover conexões humanas genuínas.