📢MCV #79:

Título: MCV #79:

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Sala de Aula

Pesquisa aponta perda de quase 7 milhões de leitores no Brasil em 4 anos
(Português, 7 min, texto)

  • Resumo
    A 6ª edição da pesquisa 'Retratos da Leitura no Brasil' revelou que a leitura de livros está em declínio no país, com 53% dos entrevistados admitindo que não leram nenhuma obra nos três meses anteriores. O estudo, realizado pelo Instituto Ipec, ouviu 5.504 pessoas em 208 municípios. Além disso, a pesquisa apontou que a escola está deixando de ser um local de prática de leitura, com apenas 19% dos participantes citando a escola como um lugar de leitura. A queda no número de leitores é preocupante e levanta questões sobre as estratégias para manter o interesse pela leitura.
  • Por que importa?
    A redução no hábito de leitura tem implicações significativas para a educação e a cultura no Brasil. Menos leitores pode resultar em menor desenvolvimento intelectual, redução da capacidade crítica, e até mesmo impactar negativamente a criatividade e inovação. Além disso, a falta de leitores pode prejudicar a indústria editorial e a produção de conteúdo literário, afetando todo o ecossistema do livro no país. A pesquisa destaca a necessidade de ações que promovam a leitura, especialmente entre os jovens, para garantir uma sociedade mais informada e educada.

MEC está construindo Plano de Dados Abertos 2024-2026

(Português, 1 min, texto)

  • Resumo

O Ministério da Educação (MEC) está promovendo a construção do Plano de Dados Abertos (PDA) 2024-2026, que visa priorizar a publicação de dados acessíveis, reutilizáveis e compartilháveis nos próximos anos. A iniciativa tem como objetivo aumentar a transparência e a inovação na educação, permitindo que os cidadãos participem, opinem e acompanhem as informações públicas. O prazo para participação é até 11/12 e os interessados devem acessar o link fornecido no post.

  • Por que importa?

A criação do Plano de Dados Abertos permite uma maior abertura e democratização das informações governamentais, o que por sua vez pode impulsionar melhorias no sistema educacional. Ao tornar os dados educacionais mais acessíveis, a iniciativa pode ajudar na identificação de problemas, no desenvolvimento de soluções eficazes e no monitoramento do progresso educacional ao longo do tempo.



Estudo destaca diferenças na busca de ajuda de estudantes ao usar ferramentas de IA generativa
(Inglês, 2 min, texto)

  • Resumo
    A pesquisa recente realizada por Dragan Gasevic, Yizhou Fan, Xinyu Li e equipe examina como os estudantes buscam ajuda ao utilizar ferramentas de IA generativa, comparando com a interação com especialistas humanos. Um resultado importante do estudo é a transferência do monitoramento metacognitivo. Os estudantes confiaram na IA para identificar e avaliar problemas, em vez de realizar esses processos reflexivos eles mesmos, enquanto os estudantes que interagiam com especialistas humanos tendiam a adotar uma abordagem de busca de ajuda mais linear. O monitoramento metacognitivo, que envolve identificar o que não se entende, formular perguntas e interagir com fontes de informação, é fundamental para a aprendizagem autorregulada. Ao interagir com a IA generativa, os estudantes pularam frequentemente essas etapas e fizeram perguntas amplas como 'Quais são as fraquezas do meu ensaio?'
  • Por que importa?
    O estudo levanta questões importantes sobre como a tecnologia, especificamente a IA generativa, está impactando os processos de aprendizagem dos estudantes. A dependência excessiva da IA para a resolução de problemas pode resultar na subutilização das habilidades metacognitivas dos estudantes, que são vitais para o desenvolvimento mental e a aprendizagem eficaz. Isso tem implicações significativas para a educação e destaca a necessidade de um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a promoção da autonomia e do pensamento crítico dos estudantes.

Ao unir cultura popular e IA, professor ganha prêmio de educador do ano
(Português, 10 min, texto)

  • Resumo
    O artigo do Porvir destaca a história de Helder Guastti, um professor da rede pública de João Neiva (ES) que foi premiado como Educador do Ano no Prêmio Educador Nota 10. Seu projeto 'Como diz o outro...' envolveu a integração de tecnologia, especificamente inteligência artificial, no ensino fundamental. A iniciativa, que resgata a cultura local por meio de contos populares e outras manifestações tradicionais, foi reconhecida nacionalmente e premiada nas categorias de Educação e Tecnologia e Inovação.
  • Por que importa?
    Este exemplo demonstra como a inovação educacional pode ser impulsionada pela combinação de tradição e tecnologia, envolvendo ativamente os alunos na criação de um projeto significativo. A abordagem de Helder Guastti não apenas promoveu a valorização da cultura local e a participação da comunidade, mas também estimulou o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes. A utilização responsável da inteligência artificial abre caminho para novas formas de aprendizagem e reforça a importância de reconhecer e premiar práticas educacionais inovadoras.

Eficácia das novas ferramentas e tecnologias educacionais na sala de aula
(Inglês, 30 min, áudio)

  • Resumo
    O episódio do School's In, com os apresentadores Dan Schwartz e Denise Pope, e a convidada Isabelle Hau, Diretora Executiva do Stanford Accelerator for Learning, discute a eficácia das ferramentas tecnológicas nas escolas e as implicações quando os objetivos de bem público e lucro se chocam. Hau aborda vários aspectos da indústria, incluindo o crescimento dos investimentos em edtech, os desafios enfrentados pelas escolas na adoção dessas ferramentas, e as oportunidades para os desenvolvedores de edtech inovarem com sucesso. A discussão também abrange a busca por um equilíbrio entre as motivações de lucro e os melhores interesses de alunos e professores, além de examinar as futuras soluções edtech que garantam acesso equitativo e impacto mensurável.
  • Por que importa?
    Com o crescente interesse em melhorar os métodos de ensino e aprendizagem,utilizando ferramentas digitais a compreensão de como mensurar a eficácia destas é cada vez mais relevante. Além disso, há uma importante discussão ética sobre como as empresas podem lucrar com a edtech sem comprometer os objetivos educacionais.

Como Lucy Calkins se tornou bode expiatório de crise de leitura dos EUA
(Inglês, 30 min, texto)

  • Resumo
    O artigo da The Atlantic explora a trajetória de Lucy Calkins, uma renomada educadora americana, e a controvérsia em torno de seu método de ensino de leitura e escrita, conhecido como Units of Study. Por décadas, as escolas dos EUA adotaram o currículo de Calkins, que enfatiza a importância de os alunos amarem a leitura. No entanto, críticos, incluindo o podcast Sold a Story, acusaram Calkins de perpetuar a crise de leitura ao desencorajar o uso da fonética na aprendizagem, algo que a ciência ilustra ser relevante no início do processo de alfabetização. A controvérsia reflete as tensões entre as abordagens progressistas e tradicionais no ensino.
  • Por que importa?
    A polêmica em torno de Lucy Calkins ilustra o debate mais amplo sobre como ensinar a leitura e a escrita de forma eficaz. A crescente ênfase na fonética, impulsionada pela 'ciência da leitura', está moldando as políticas educacionais e os currículos escolares. A questão vai além de Calkins e balanced literacy, tornando-se uma batalha cultural e política. A busca por soluções educacionais simplificadas e comerciais é evidente, mas a complexidade do processo de ensino-aprendizagem exige uma abordagem mais equilibrada e baseada em evidências.

Desempenho superior de homens em matemática e ciências da natureza no Enem é resultado de estereótipos de gênero
(Português, 8 min, texto)

  • Resumo
    O artigo da Folha de São Paulo aborda a disparidade de desempenho entre homens e mulheres nas áreas de matemática e ciências da natureza no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dados das últimas dez edições do exame mostram que os homens têm uma vantagem significativa nessas áreas, enquanto as mulheres se sobressaem na redação. A diferença de pontuação entre os gêneros reflete a influência de estereótipos de gênero que começam desde a infância e impactam as escolhas educacionais e profissionais.
  • Por que importa?
    A persistente diferença de desempenho entre homens e mulheres em matemática e ciências da natureza tem implicações profundas, não apenas no âmbito educacional, mas também na participação das mulheres em carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A mudança desse cenário requer ações educacionais e sociais que desafiem os estereótipos de gênero e incentivem igualmente meninos e meninas a desenvolverem habilidades nessas áreas. Promover a equidade de gênero na educação é essencial para construir uma sociedade mais justa e inovadora.

MEC destina R$ 79,7 mi para promover equidade racial no país
(Português, 3 min, texto)

  • Resumo
    O Ministério da Educação (MEC) está investindo R$ 79,7 milhões em iniciativas para promover a equidade racial no Brasil. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) são alguns dos programas que receberão recursos para atender a população quilombola e promover a educação para as relações étnico-raciais. Além disso, a bolsa-permanência para estudantes de perfil quilombola na educação superior também será beneficiada. A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, enfatizou a importância de envolver movimentos negros na definição dos orçamentos educacionais.
  • Por que importa?
    Este investimento visa reduzir as desigualdades raciais no sistema educacional brasileiro e promover uma maior inclusão e representatividade de comunidades quilombolas e indígenas. A implementação de políticas que valorizam a história e cultura afro-brasileira, como previsto pela Lei nº 10.639/2003, é importante para a construção de uma educação mais justa e equitativa. Ao direcionar recursos para programas que atendem diretamente essas comunidades, o MEC está dando um passo importante para a promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades na educação.

Setor Público

Relatório do BID destaca avanços no serviço público profissional do Brasil
(Português, 8 min, texto)

  • Resumo
    O estudo divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) durante o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas aponta avanços significativos no serviço público brasileiro. A criação do Ministério da Gestão, o Programa de Gestão de Desempenho e a retomada da mesa de negociação são destacados como essenciais para a melhoria da qualidade dos serviços públicos. A ministra da Gestão, Esther Dweck, enfatizou a importância das pessoas na execução das políticas públicas. O relatório sublinha que o Brasil, com uma pontuação de 68 pontos, está acima da média regional e atrás apenas do Chile em termos de profissionalização do serviço civil.
  • Por que importa?
    O relatório do BID evidencia as boas práticas e os avanços no serviço público brasileiro, que podem servir de modelo para outros países da América Latina. A profissionalização do serviço civil é importante para a eficiência governamental, o crescimento econômico e a redução da pobreza. A criação de estratégias focadas em gestão de pessoas, como as mencionadas no estudo, é vital para a prestação eficaz de serviços públicos e, por extensão, para a melhoria da qualidade de vida da população.

Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público 2024 revela perfil e desafios dos servidores públicos no Brasil
(Português, 6 min, texto)

  • Resumo
    O Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público 2024, publicado pela República.org, apresenta uma análise detalhada da força de trabalho pública no Brasil. Através de dados de fontes como RAIS, PNAD Contínua e ILOSTAT, a publicação expõe o crescimento dos vínculos temporários no serviço público, a predominância de servidores com vínculo estatutário efetivo, e a distribuição dos servidores por áreas como saúde e educação. Além disso, o anuário destaca a questão da representatividade, especialmente das mulheres, e propõe a simplificação das estruturas de carreira para aumentar a eficiência da gestão.
  • Por que importa?
    Este anuário fornece insights valiosos para a melhoria da gestão de pessoas no serviço público, um setor vital para o funcionamento do país. Ao revelar dados sobre a composição da força de trabalho e as disparidades salariais e de acesso a cargos de liderança, a publicação abre espaço para a discussão de políticas que promovam a equidade e a eficiência no serviço público. Isso, por sua vez, pode resultar em serviços de melhor qualidade para a população e contribuir para a redução das desigualdades sociais no Brasil.



Tecnologia

Tribunal federal decide contra pais que processaram escola por uso de inteligência artificial por filho
(Inglês, 7 min, texto)

  • Resumo
    A decisão de um tribunal federal dos Estados Unidos foi desfavorável aos pais que processaram um distrito escolar de Massachusetts por punir seu filho, que usou uma ferramenta de inteligência artificial para completar uma tarefa escolar. Dale e Jennifer Harris entraram com um processo contra oficiais da Hingham High School e o Comitê Escolar, buscando uma liminar que exigisse a mudança da nota do filho deles e a exclusão do incidente de seu registro disciplinar antes que ele precisasse enviar inscrições para a faculdade. O tribunal rejeitou o pedido de liminar, concordando com as políticas da escola.
  • Por que importa?
    O caso levanta questões sobre o uso de tecnologia, como a inteligência artificial, na educação e os limites da ética acadêmica. A decisão do tribunal destaca a importância de seguir as regras e políticas estabelecidas pelas instituições educacionais, mesmo que tais regras não abranjam explicitamente novas tecnologias. A questão da integridade acadêmica e do uso ético da IA é cada vez mais relevante à medida que a tecnologia avança e se torna mais acessível aos estudantes.

Três cursos gratuitos sobre IA generativa e educação
(Português, 1 min, texto)

  • Resumo
    Em postagem no LinkedIn, o Diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, Guilherme Cintra, recomenda três cursos gratuitos sobre IA Generativa e Educação. O primeiro curso, 'Inteligência Artificial: dúvidas e usos na prática dos professores', é uma parceria entre Nova Escola e Microsoft e tem a duração de 2 horas. O segundo curso, 'This Course is AI Generated', do professor australiano Leon Furze, destaca-se por ser gerado por inteligência artificial e aborda os benefícios e riscos do conteúdo sintético, com duração de 30 minutos. O terceiro curso, 'AI in Education: Leveraging ChatGPT for Teaching', é ministrado por Ethan Mollick e Lilach Mollick e propõe a criação de um GPT educacional, com duração de 4 horas
  • Por que importa?

Os cursos oferecem a oportunidade de aprender sobre as aplicações práticas da IA, tanto para professores quanto para a criação de ferramentas educacionais inovadoras. A disseminação desse conhecimento facilita a capacitação de profissionais da educação e para a promoção de práticas educacionais que utilizam as novas ferramentas que vêm sendo desenvolvidas

Fundadora da AllHere Education, Joanna Smith-Griffin, é presa na Carolina do Norte
(Inglês, 3 min, texto)

  • Resumo
    Joanna Smith-Griffin, fundadora da AllHere Education foi presa acusada por fraude e roubo de identidade. A empreendedoria alegadamente mentiu para os investidores, afirmando que a empresa tinha milhões em receita inexistente e contratos com grandes distritos escolares como o Departamento de Educação da Cidade de Nova York que também não existiam. A AllHere Education, conhecida pelo chatbot 'Ed' utilizado por vários distritos escolares, incluindo o Los Angeles Unified School District, faliu antes das acusações e está atualmente em processo de falência.
  • Por que importa?
    O caso de Joanna Smith-Griffin foi destaque na mídia dada a contratação pelo Distrito de Los Angeles, um dos maiores dos EUA. A ação fraudulenta da fundadora não apenas prejudicou os investidores, mas também impactou negativamente os esforços por melhores ambientes de aprendizagem. A falência da empresa também gera dúvidas sobre a segurança dos dados dos alunos que estavam de posse da empresa, agora em falência.

Estamos à beira de um boom na tecnologia de IA de voz, com foco na diversidade linguística
(Português, 9 min, texto)

  • Resumo
    O artigo da MIT Technology Review discute a crescente importância da diversidade linguística na tecnologia de IA de voz. Enquanto empresas como Apple e OpenAI estão lançando assistentes baseados em IA, as vozes padrão desses sistemas tendem a refletir padrões culturais anglo-americanos, deixando de lado a variedade de dialetos e sotaques presentes em outras línguas. A iniciativa Common Voice da Mozilla tem sido fundamental na coleta de dados de voz em vários idiomas, permitindo uma maior representatividade e acessibilidade na IA de voz. A disponibilização gratuita desses dados, embora crítica, levanta questões sobre a exploração por parte de grandes empresas de tecnologia.
  • Por que importa?
    A tecnologia de IA de voz tem o potencial de revolucionar a comunicação e tornar as informações mais acessíveis para aqueles que não podem ler. No entanto, o foco predominante no inglês pode reforçar desigualdades e extinguir idiomas menores, perpetuando uma ordem colonial. A Common Voice e projetos semelhantes são vitais para ampliar a diversidade linguística na IA, promovendo uma abordagem mais inclusiva e culturalmente sensível. A transparência e a participação comunitária são essenciais para garantir que a tecnologia beneficie verdadeiramente as diversas comunidades ao redor do mundo.