📢MCV #80: Selo Nacional Compromisso com Alfabetização

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Uma dose de conhecimento

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado final do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, premiando 14 entes federados com medalhas de ouro, 9 com medalhas de prata e 3 com medalhas de bronze. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e busca reconhecer boas práticas na implementação da política educacional. A cerimônia de entrega das medalhas está prevista para o dia 11 de dezembro em Brasília. A divulgação dos resultados reflete o esforço de mais de 82% dos municípios brasileiros em promover a alfabetização, em linha com as metas do Plano Nacional de Educação.

Na última semana, a Comissão Temporária de Inteligência Artificial do Senado aprovou o PL que regulamenta o uso de IA no Brasil. O projeto, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, segue para votação no plenário. Se aprovado, o texto criará o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), sob a coordenação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Sala de aula

MEC divulga o resultado final do selo da alfabetização
(Português, 3 min, texto)

  • Resumo
    O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado final do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, premiando 14 estados com medalhas de ouro, 9 com medalhas de prata e 3 com medalhas de bronze. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como objetivo reconhecer as boas práticas de implementação da política de alfabetização. A cerimônia de entrega das medalhas está prevista para o dia 11 de dezembro em Brasília. A participação no selo envolveu a maioria dos municípios do país, refletindo um esforço conjunto para melhorar os índices de alfabetização e reduzir as desigualdades educacionais.
  • Por que importa?
    A divulgação do resultado do selo da alfabetização destaca as estratégias bem-sucedidas de vários estados na promoção da alfabetização infantil, alinhada com as metas do Plano Nacional de Educação. O reconhecimento das boas práticas é importante para inspirar outras regiões a adotar políticas semelhantes e impulsionar a educação básica no país. A iniciativa também sublinha a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo para atingir objetivos educacionais significativos.

Fundo de IA para Matemática: Apoio a projetos de prova automatizada de teoremas
(Inglês, 5 min, texto)

  • Resumo
    O Fundo de IA para Matemática, da Renaissance Philanthropies, apoia projetos que aplicam IA à matemática, com foco em prova automatizada de teoremas. Essa técnica permite que computadores verifiquem e comprovem a correção de programas, mas ainda é pouco usada fora da pesquisa devido à complexidade. No entanto, ferramentas de IA estão tornando a verificação formal mais acessível, abrindo novas formas de colaboração matemática. Quando automatizadas, essas ferramentas podem expandir o conhecimento matemático e tornar softwares mais confiáveis. Apesar de avanços promissores, projetos de código aberto na área enfrentam subfinanciamento. A filantropia pode impulsionar o campo apoiando ferramentas de software, dados de qualidade e maior usabilidade para matemáticos.
  • Por que importa?
    A aplicação da IA à matemática, especialmente na prova automatizada de teoremas, tem o potencial de transformar a forma como a matemática é descoberta, estudada e aplicada. Ao tornar as ferramentas de verificação formal mais acessíveis e fáceis de usar, a IA pode impulsionar a colaboração matemática em larga escala e gerar um aumento significativo no conhecimento matemático. Isso, por sua vez, tornará as IAs e o software mais confiáveis, o que é importante em vários campos, incluindo a segurança cibernética, a geração de código seguro e a validação de programas. O apoio a projetos de IA para matemática, como os propostos pelo Fundo de IA para Matemática, busca acelerar o progresso nessa área e desbloquear novas possibilidades para a inovação matemática. Dessa forma, poderemos ter aplicações que possibilitam ainda que a matemática seja simplificada como disciplina de estudos para alunos do mundo todo.

Estudo aponta que concursos para professores no Brasil não avaliam adequadamente o conhecimento pedagógico
(Português, 4 min, texto)

  • Resumo
    A pesquisa, divulgada pelo Todos pela Educação e citada pelo Estadão, revela que a maioria das questões presentes em concursos públicos para professores no Brasil foca principalmente no conhecimento específico das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, negligenciando a avaliação do conhecimento pedagógico, ou seja, das estratégias e práticas de ensino que os professores devem utilizar para promover a aprendizagem dos alunos. A falta de ênfase no conhecimento pedagógico pode resultar na seleção de professores que, embora sejam especialistas em suas áreas de atuação, podem não ser eficazes em transmitir esse conhecimento aos estudantes.
  • Por que importa?
    A qualidade do professor é um dos principais fatores para melhorar a aprendizagem dos alunos, conforme vários estudos. A formação de professores deve incluir não apenas o domínio dos conteúdos, mas também a capacidade de aplicar metodologias inovadoras e eficazes que atendam às necessidades educacionais atuais. A revisão dos concursos para professores, a fim de incluir uma avaliação mais abrangente do conhecimento pedagógico, é necessária para elevar o padrão da educação no Brasil e, por consequência, melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes.

Setor Público

Como combater o machismo no serviço público federal
(Português, 11 min, texto)

  • Resumo
    O artigo da Nexo aborda a questão do machismo no serviço público federal, destacando a sub-representação das mulheres em cargos de liderança e as desigualdades salariais e de acesso. Ele discute duas publicações do Movimento Pessoas à Frente: uma pesquisa que analisa os desafios para a ascensão feminina e um texto com recomendações para combater o machismo. A pesquisa revela que, apesar de as mulheres serem a maioria dos servidores federais, sua presença em cargos de liderança é inferior a 50%. Além disso, as entrevistadas apontam a cobrança excessiva, a expectativa de excelência, e o machismo como principais obstáculos para sua carreira.
  • Por que importa?
    A discussão sobre a igualdade de gênero no serviço público é importante por vários motivos. A presença equitativa de mulheres em cargos de liderança não apenas promove a democratização da administração pública, mas também melhora a formulação de políticas eficazes. A implementação de políticas afirmativas e a criação de programas contra o assédio são vitais para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e favorável ao desenvolvimento profissional das mulheres. A mudança nesse cenário não só beneficia as servidoras, mas também a sociedade como um todo.

Tecnologia

Comissão do Senado aprova PL da Inteligência Artificial
(Português, 2 min, texto)

  • Resumo
    A Comissão Temporária de Inteligência Artificial do Senado aprovou o projeto de lei (PL) 2.338/2023, que regulamenta o uso de inteligência artificial no Brasil. O PL, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), agora segue para votação no plenário. O texto recebeu quase 200 emendas, sendo que 49 foram acatadas. Se aprovado, o projeto criará o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O PL também estabelece proibições, como o uso de técnicas que prejudiquem a saúde ou segurança dos usuários, e restringe o uso da biometria em espaços públicos. Um ponto de destaque é que, o setor de educação foi retirado da lista de atividades consideradas de alto risco.
  • Por que importa?
    A aprovação deste projeto de lei vem em um contexto em que a inteligência artificial está cada vez mais presente em diversos setores da sociedade, trazendo benefícios, mas também levantando preocupações sobre privacidade e segurança. A criação de um sistema de regulação e a definição de regras claras para o uso da IA pode apoiar a proteger os direitos dos cidadãos e promover um uso ético e responsável dessa tecnologia. Além disso, a fiscalização e as possíveis penalidades previstas incentivam as empresas a adotarem práticas mais seguras e transparentes.

Inteligência artificial é tema de debate do CNE
(Português, 2 min, texto)

  • Resumo
    O Conselho Nacional de Educação (CNE) promoveu um seminário para discutir os desafios e impactos da inteligência artificial na educação brasileira. O evento reuniu especialistas para debater cinco eixos temáticos: formação de professores, aplicação na gestão das instituições de ensino superior, ética, privacidade e propriedade intelectual, impactos na aprendizagem, e novas formas de avaliação. A intenção é criar uma resolução com recomendações sobre o uso da IA na educação. Participaram do debate autoridades como a presidente da Comissão de Estudos sobre a Utilização de IA do CNE, Mônica Sapucaia, e o relator Celso Niskier, entre outros.
  • Por que importa?
    O debate sobre inteligência artificial na educação é importante, pois a IA está cada vez mais presente no ambiente educacional, trazendo tanto oportunidades quanto desafios. Regular o uso da IA é essencial para garantir a ética, a privacidade e a eficácia na aprendizagem. A criação de uma resolução a partir das discussões do seminário ajudará a orientar as instituições de ensino superior no aproveitamento dessa tecnologia de forma responsável e inovadora, alinhada com as demandas da sociedade atual.

IAgora Entrevista: o poder da IA na sala de aula
(Português, 6 min, texto)

  • Resumo

A série de podcasts entrevista vários especialistas como Rosa Maria Vicari, Mariana Ochs, Diogo Cortiz e Guilherme Lichand tratando de forma profunda a intersecção entre educação e inteligência artificial.

  • Por que importa?

O programa IAgora Entrevista, parte do projeto IAgora Brasil liderado pela professora Isabela Oliveira da UnB busca capacitar professores para o uso da IA na educação. A iniciativa, apoiada pela FAP-DF e em parceria com a UnB, visa modernizar o ensino e acompanhar as tendências educacionais globais.

A sociedade do hiper[des]conhecimento: reflexões sobre o acesso ilimitado à informação na era da IA
(Português, 6 min, texto)

  • Resumo
    O artigo de André Neves discute o conceito de hiper[des]conhecimento, que reflete a situação paradoxal atual em que o acesso ilimitado à informação processada por inteligência artificial não resulta necessariamente em conhecimento significativo. Em vez disso, as pessoas muitas vezes se sentem sobrecarregadas e desconectadas da informação relevante. Neves explora como esse fenômeno impacta a aprendizagem, o pensamento crítico e a construção de saberes coletivos, destacando a superficialidade do conhecimento, a dependência de algoritmos e a desvalorização dos especialistas. Vários exemplos são dados para ilustrar a dinâmica do hiper[des]conhecimento.
  • Por que importa?
    O artigo é relevante porque aborda um problema cada vez mais presente na sociedade moderna, onde a quantidade massiva de informação disponível online nem sempre se traduz em conhecimento verdadeiro. A falta de discernimento e curadoria da informação pode levar a equívocos, desinformação e à erosão do pensamento crítico. Em um mundo onde a IA e os algoritmos desempenham um papel cada vez mais relevante, é necessário compreender os impactos do hiper[des]conhecimento para promover uma busca mais consciente e profunda pelo conhecimento.