📢MCV #81:

Título: MCV #81:

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Uma dose de conhecimento

Lideranças

Encontro da Fundação Lemann discute o poder das conexões e atuação em rede para solucionar desafios brasileiros
(Português, 11 min, texto)

  • Resumo
    O Encontro Anual de Líderes da Fundação Lemann reuniu cerca de 400 membros da Rede de Líderes, vindos de várias regiões do Brasil, em São Paulo. O evento teve como objetivo promover a integração e a troca de experiências entre líderes comprometidos com agendas de interesse público e impacto social. Durante dois dias, foram realizadas palestras e salas de discussão sobre temas como carreira profissional, inteligência artificial, educação, equidade étnico-racial e mudanças climáticas. Diversos líderes, incluindo Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, e Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE, compartilharam suas visões e experiências sobre a transformação do Brasil por meio de conexões e redes. O evento também premiou líderes em sete categorias, como combate às mudanças climáticas e equidade racial.
  • Por que importa?
    O evento da Fundação Lemann destaca a importância das conexões e redes de liderança para abordar os complexos desafios do Brasil. Ao reunir líderes de diferentes setores e regiões, o encontro fomenta a troca de ideias e a busca por soluções inovadoras. A atuação integrada entre órgãos públicos e a sociedade civil, exemplificada por líderes como Fernanda Pacobahyba e Soraya Santos, demonstra como a conexão pode impulsionar políticas de equidade e desenvolvimento. A premiação de líderes transformadores reforça a ideia de que a colaboração e a inovação são vitais para promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

Sala de aula

CCJ da Câmara aprova projeto que proíbe uso de celulares e eletrônicos em salas de aula
(Português, 2 min, texto)

  • Resumo
    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 104/2015, que proíbe o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis em salas de aula. A votação, realizada nesta quarta-feira, resultou em 45 votos a favor e 14 votos contra, em caráter terminativo. Isso significa que o projeto segue diretamente para análise do Senado Federal sem necessidade de votação em plenário. A proposta visa restringir o uso de dispositivos eletrônicos durante as aulas, permitindo apenas em atividades pedagógicas autorizadas. Exceções são feitas para casos de perigo e para estudantes com deficiência ou necessidades especiais.
  • Por que importa?
    A medida, que tem o apoio de alguns estados como Rio de Janeiro e São Paulo, além de organismos internacionais como a OMS e a Unesco, busca combater as distrações causadas pelos celulares e promover um ambiente escolar mais focado e socialmente interativo. A proibição segue uma tendência global, com países como Bélgica, Espanha e Reino Unido já implementando medidas semelhantes com base em estudos que relacionam o uso excessivo de tecnologia com o baixo desempenho educacional.

Edtech Startup de idiomas vira unicórnio com apoio da OpenAI
(Inglês, 4 min, texto)

  • Resumo
    A startup de idiomas Speak, sediada em São Francisco, Califórnia, atingiu um valuation de US$ 1 bilhão após uma rodada de investimento Série C de US$ 78 milhões. A rodada foi liderada pela firma de venture capital Accel e teve a participação de investidores como OpenAI, Khosla Ventures e Y Combinator. Fundada em 2016 por Connor Zwick (CEO) e Andrew Hsu (CTO), a Speak utiliza inteligência artificial para ajudar os estudantes a se tornarem fluentes em outros idiomas, começando pelo inglês. A startup se destaca por focar no desenvolvimento da comunicação oral dos estudantes, gerando conversas de áudio para melhorar a fluência. A expansão internacional da Speak já a levou a mais de 20 países, incluindo Japão, Taiwan, Alemanha, e Brasil.
  • Por que importa?
    Desde 2022 uma EdTech não atingia o status de unicórnio. Isso ilustra o interesse pela IA na temática de ensino de idiomas, uma área onde tecnologia pode ter função importante.

Pesquisa da Bioma Educação analisa maturidade no trabalho com a educação digital e o uso de IA Generativa
(Português, 7 min, texto)

  • Resumo
    A pesquisa realizada pela Bioma Educação envolveu estudantes e gestores de todas as escolas do grupo para avaliar a maturidade no trabalho com a educação digital. Um dos focos da pesquisa foi a interação dos estudantes com recursos de IA Generativa, como ChatGPT, Gemini e Copilot, para fins educacionais. Os resultados da pesquisa revelaram que os estudantes utilizam a IA para auxiliar na pesquisa, organização de ideias, esclarecimento de dúvidas, e realização de atividades específicas. Além disso, os estudantes expressaram preocupações com a diminuição da criatividade, a possibilidade de informações imprecisas, a desonestidade acadêmica e a dependência excessiva da tecnologia. A pesquisa está sendo estudada pelas equipes de gestão para o planejamento de ações futuras.
  • Por que importa?
    É interessante notar como as percepções que temos de alunos acríticos sobre o uso de tecnologia não são as conclusões encontradas nessa pesquisa. Os resultados da pesquisa podem auxiiar em romper com esses preconceitos e orientar escolas na promoção de um uso ético e crítico da IA, além de informar políticas e práticas educacionais voltadas para a integração eficaz da tecnologia no ambiente escolar, alinhando-se com as recomendações da Unesco sobre as competências de IA para estudantes e professores.

Como a tecnologia pode apoiar alunos com necessidades específicas: 9 EdTechs para acompanhar
(Português, 5 min, texto)

  • Resumo
    O post do Diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, Guilherme Cintra, discute tecnologia pode desempenhar um papel importante na educação inclusiva. Ele apresenta uma lista de 9 EdTechs que atuam em áreas como deficiência auditiva, visual, dislexia, personalização e espectro autista, fornecendo breves informações sobre cada uma em um carrossel.
  • Por que importa?
    A abordagem da tecnologia para apoiar alunos com necessidades específicas é vital para promover uma educação mais inclusiva e eficaz. Essas soluções não apenas atendem aos direitos dos alunos, mas também criam ambientes de aprendizagem mais empáticos e acolhedores para todos. A lista de EdTechs mencionada no artigo representa uma tendência crescente de inovações focadas na educação especial, demonstrando o potencial transformador da tecnologia neste campo.

Inteligência artificial: desafios e oportunidades na educação básica do Brasil
(Português, 7 min, texto)

  • Resumo
    O artigo de Roberto Alves discute a crescente popularidade e consolidação da inteligência artificial, especialmente das IAs generativas, como uma revolução tecnológica em vários setores, incluindo a educação. O Gerente Geral de Tecnologia na Secretaria de Educação do Recife, enfatiza que a IA pode otimizar processos administrativos, melhorar a análise de dados educacionais e apoiar a tomada de decisões. Ele destaca a importância de não limitar a IA apenas à sala de aula, mas também usá-la para a gestão educacional e a transformação digital. Alves reforça a necessidade de equilibrar os desafios e as oportunidades da IA na educação, citando o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) como um impulsionador significativo.
  • Por que importa?
    A implementação eficaz da IA na educação requer um olhar atento para superar obstáculos como a falta de infraestrutura e capacitação, especialmente em áreas menos desenvolvidas. Alves destaca que a tecnologia não é uma solução mágica e deve ser estrategicamente integrada com foco pedagógico. Além disso, a questão ética, incluindo a transparência dos algoritmos e a mitigação de vieses, é fundamental. A discussão sobre a IA na educação deve envolver um debate amplo e transparente para garantir sua aplicação ética e eficaz.

Lançado briefing sobre a ciência da aprendizagem e sua aplicação na educação
(Inglês, a seu tempo, texto)

  • Resumo
    O briefing, lançado na UNESCO, faz parte de uma coleção de briefings de pesquisa-política que oferecem insights sobre como a ciência da aprendizagem pode ser aplicada para melhorar a educação. Destaca a importância da colaboração entre cientistas, pesquisadores, formuladores de políticas e educadores para aproveitar ao máximo o potencial da ciência da aprendizagem na transformação educacional. O briefing enfatiza a necessidade de uma abordagem integrada e colaborativa para impulsionar a inovação educacional.
  • Por que importa?
    A iniciativa é relevante porque destaca a importância de traduzir a pesquisa em ações concretas que beneficiem o sistema educacional. Ao reunir especialistas de diversas áreas, o briefing promove a troca de conhecimento e a identificação de estratégias eficazes para melhorar a aprendizagem dos estudantes. A sinergia entre ciência e educação é fundamental para impulsionar a inovação e a melhoria contínua da educação, o que, por sua vez, pode resultar em melhores resultados de aprendizagem e no desenvolvimento de práticas educacionais mais eficazes.

Programa Pé-de-Meia do governo federal começa com acertos e erros
(Português, 9 min, texto)

  • Resumo
    O artigo da Folha de Pernambuco discute o Programa Pé-de-Meia, lançado em novembro de 2023, que oferece incentivo financeiro-educacional a estudantes do ensino médio público que são beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais. O programa, que visa democratizar o acesso à educação, reduzir a desigualdade social e promover a inclusão educacional, fornece um incentivo mensal de R$ 200 aos estudantes elegíveis que mantenham uma frequência superior a 80%. Além disso, os estudantes podem receber até R$ 3.000 ao concluir o ensino médio e participar de avaliações como o Saeb e o Enem. A expansão do programa está prevista para atingir cerca de 4 milhões de beneficiários e tem um custo estimado de R$ 12,3 bilhões por ano.
  • Por que importa?
    O Programa Pé-de-Meia levanta questões importantes sobre a evasão escolar, a mobilidade social e a eficácia dos incentivos financeiros na educação. A discussão sobre a inclusão de estudantes mais velhos na iniciativa, a universalização do acesso ao ensino fundamental e a conexão intersectorial da política educacional são críticas para avaliar o impacto real do programa. A análise de dados educacionais recentes e a comparação com os investimentos em universidades federais destacam a relevância e os desafios do Pé-de-Meia para a educação no Brasil.

Instituto Rodrigo Mendes lança guia de inclusão escolar para famílias de crianças com deficiência
(Português, 1 min, texto)

  • Resumo
    O Instituto Rodrigo Mendes comemora 30 anos com o lançamento de um Guia sobre Inclusão Escolar, voltado para famílias de crianças e adolescentes com deficiência. O guia tem o objetivo de auxiliar as famílias a assegurar o direito à educação inclusiva, fornecendo orientações e informações úteis para que todas as crianças possam estudar, desenvolver seu potencial e autonomia. A iniciativa é uma parceria com a Somos Globo, Instituto Unibanco, e o apoio de diversas instituições renomadas como Fundação Lemann, UNICEF Brasil, e Todos Pela Educação, entre outros.
  • Por que importa?
    A relevância deste guia reside no fato de que a educação inclusiva é um tema essencial para promover a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de crianças com deficiência. Ao fornecer princípios, critérios de avaliação, e orientações práticas, o guia capacita as famílias a advogarem por uma educação inclusiva de qualidade. Além disso, a lista de contatos úteis de instituições governamentais reforça a importância da colaboração entre a sociedade civil e as autoridades para garantir a implementação efetiva de políticas inclusivas.

Setor Público

Câmara dos Deputados lança novo Manual de Comunicação em debate sobre inteligência artificial
(Português, 5 min, texto)

  • Resumo
    A Câmara dos Deputados lançou o seu novo Manual de Comunicação, que substitui o antigo Manual de Redação. O manual visa dar transparência aos princípios que regem a atuação dos profissionais de comunicação da Casa e orientar a produção de notícias e entrevistas. Além disso, a Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais promoveu o seminário 'Comunicação Pública e Inteligência Artificial', onde o professor Márcio Carneiro analisou o desenvolvimento da Inteligência Artificial Generativa (IAG) e alertou sobre os mitos relacionados à IAG. Outros pesquisadores da Câmara apresentaram estudos sobre a evolução dos portais parlamentares e o uso da Agência Câmara como fonte de notícias.
  • Por que importa?
    O lançamento do novo Manual de Comunicação e o debate sobre inteligência artificial são relevantes porque refletem a crescente importância da comunicação estratégica e transparente no âmbito legislativo. A transparência e a qualidade da informação são vitais para combater as fake news e promover a participação cidadã. Além disso, a discussão sobre inteligência artificial destaca a necessidade de compreender as novas tecnologias e seus impactos nas profissões, incluindo as relacionadas à comunicação e à produção de conteúdo.

Senado aprova regulamentação da inteligência artificial; texto vai à Câmara
(Português, 23 min, texto)

  • Resumo
    O Senado aprovou um projeto que regulamenta a inteligência artificial (IA) no Brasil. A proposta, que agora segue para análise da Câmara dos Deputados, é um marco regulatório que estabelece regras para o desenvolvimento e uso de sistemas de IA. O texto visa proteger os direitos dos criadores de conteúdo e obras artísticas, além de classificar os sistemas de IA em diferentes níveis de risco. A votação foi conduzida pelo senador Weverton (PDT-MA) e o projeto é um substitutivo baseado em várias propostas anteriores.
  • Por que importa?
    A regulamentação da inteligência artificial é importante para garantir a ética e a transparência no uso dessa tecnologia, que está cada vez mais presente em diversos setores. A proteção dos direitos autorais e a classificação de sistemas de alto risco são medidas importantes para promover um ambiente de inovação responsável. A aprovação deste projeto pode impulsionar o desenvolvimento de soluções de IA que beneficiem a sociedade e a economia, ao mesmo tempo que protege os indivíduos de possíveis danos ou discriminação.

Enap lança Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial (LIIA) para tomada de decisões no governo federal
(Português, 5 min, texto)

  • Resumo
    A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou o Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial (LIIA) como uma ferramenta estratégica para decisões assertivas, eficientes e econômicas no governo federal. O LIIA foi apresentado durante a Semana de Inovação, em Brasília, e contou com a presença da presidenta da Enap, Betânia Lemos, da diretora de Inovação (GNova) Camila Medeiros, e da coordenadora-geral do LIIA, Patrícia Baldez. O laboratório visa desenvolver soluções de IA para decisões baseadas em evidências, com foco na ética e na mitigação de riscos. Parceiros governamentais e institucionais participaram do evento e a assinatura de parcerias para a implementação do projeto.
  • Por que importa?
    O lançamento do LIIA é relevante porque demonstra o avanço da inteligência artificial no setor público e a busca por uma abordagem inovadora e estratégica para a tomada de decisões governamentais. A iniciativa não apenas promete impulsionar a eficiência e a economia no governo, mas também desempenhar um papel crucial na transformação digital e na promoção da inovação. A parceria entre diferentes órgãos e a ênfase na abertura de desafios de inovação destacam a importância de uma abordagem colaborativa e proativa para impulsionar a IA no Brasil.

Tecnologia

Conheça Khanmigo: o tutor de IA para estudantes
(Inglês, 14 min, texto)

  • Resumo
    A reportagem da CBS News apresenta o Khanmigo, um tutor online alimentado por inteligência artificial projetado para ajudar professores a serem mais eficientes e alunos a aprenderem de forma mais eficaz. Criado com a ajuda da OpenAI, o Khanmigo está sendo testado em 266 distritos escolares nos EUA, do terceiro ao décimo segundo ano. O tutor de IA ajuda os professores a planejar aulas, cria planos de aula detalhados em minutos e fornece suporte aos alunos para tirar dúvidas e aprofundar o entendimento dos tópicos. Além disso, o Khanmigo permite que os professores monitorem o progresso e a participação dos alunos em tempo real.
  • Por que importa?
    A introdução de tecnologias de IA como o Khanmigo tem o potencial de transformar processos educacionais, tornando-a mais personalizada e eficiente. Ao reduzir a carga de trabalho dos professores em atividades como a criação de planos de aula e avaliação dos alunos, a IA pode permitir que os educadores dediquem mais tempo a interações individuais e apoio emocional aos estudantes. Isso, por sua vez, pode melhorar significativamente a experiência de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos alunos. No entanto, é essencial estabelecer diretrizes claras para a privacidade dos dados e garantir que a IA seja usada de forma ética e responsável. É importante ainda conduzir os processos com intencionalidade. A redução do tempo com atividades de fora de sala sem um alinhamento de incentivos e expectativas não traz mudanças sistêmicas por si só.

Democratizando a IA: Desafios e oportunidades no Contexto Educacional
(Português, 7 min, texto)

  • Resumo
    O artigo de Andre M. Santana discute os desafios e oportunidades da inteligência artificial, especificamente o uso de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), no contexto educacional. Santana aborda a necessidade de atenção ao utilizar esses modelos, considerando questões de privacidade, viés cultural, e a adequação das respostas geradas. Ele também analisa a evolução dos LLMs, citando o lançamento do ChatGPT Pro pela OpenAI como um exemplo de avanço tecnológico. Além disso, Santana destaca a importância de diversificar as abordagens e alinhar as soluções de IA com as necessidades reais de cada cenário educacional, tanto básico quanto superior.
  • Por que importa?
    A democratização da IA no contexto educacional pode levar a soluções mais eficientes e acessíveis, beneficiando tanto professores quanto alunos. A discussão sobre a aplicabilidade, custo e impacto social da IA nas escolas públicas é chave para promover um ensino de qualidade e acompanhar as demandas educacionais em constante evolução.

OpenAI lança IA Sora que cria vídeos a partir de textos curtos
(Português, 3 min, texto)

  • Resumo
    A OpenAI lançou a Sora, uma inteligência artificial capaz de gerar vídeos realistas com vários personagens e movimentos a partir de textos curtos. A ferramenta, que estava em versão de testes, agora está disponível para assinantes pagos do ChatGPT. A Sora promete revolucionar a criação de conteúdo visual, utilizando uma técnica inovadora chamada 'difusão' para transformar ruído estático em imagens reconhecíveis. Os assinantes do ChatGPT Plus podem criar até 50 vídeos por mês, enquanto o plano Pro permite a criação de 500 vídeos, com a opção de remover a marca d'água. A IA busca garantir um uso responsável e ético da tecnologia, implementando medidas de segurança.
  • Por que importa?
    O lançamento da IA Sora é significativo, pois representa um avanço notável na geração de conteúdo visual automatizado. A capacidade de criar vídeos complexos a partir de simples descrições textuais tem implicações profundas para a indústria de mídia, publicidade e entretenimento. A Sora não só agiliza o processo de produção de vídeos, mas também abre novas possibilidades criativas para cineastas, publicitários e criadores de conteúdo em geral. No entanto, a questão da ética e segurança no uso da tecnologia deve ser monitorada de perto para evitar abusos e disseminação de desinformação.

Brasil e Portugal fazem acordo por inteligência artificial generativa 100% em português
(Português, 1 min, texto)

  • Resumo
    O acordo entre Brasil e Portugal para o desenvolvimento de inteligência artificial generativa totalmente em português está avançando, aguardando apenas a assinatura de um decreto presidencial. O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, apresentado em julho, está progredindo com a preparação de editais que utilizarão recursos do FNDCT, via Finep, e com parcerias internacionais. Após acordos com Estados Unidos e Alemanha, a parceria com Portugal para o modelo de grande linguagem (LLM), fundamental para sistemas de IA generativa, está em andamento.
  • Por que importa?
    A cooperação com Portugal é vista como crucial, uma vez que ambos os países compartilham a mesma língua e o objetivo de desenvolver um LLM em português. A iniciativa visa impulsionar a inovação e a ética na IA, especialmente para pequenas e médias empresas. Portugal, que já possui um centro avançado de IA em Porto, está à frente do Brasil em termos de IA confiável, conhecida localmente como análise algorítmica. O memorando de entendimento entre os dois países permitirá a colaboração em ações conjuntas para promover uma IA ética e confiável.

Meta lança Llama 3.3, concorrente de peso para outras IAs
(Português, 2 min, texto)

  • Resumo
    A Meta, empresa por trás do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou o lançamento do Llama 3.3, seu novo modelo de linguagem de código aberto. Com 70 bilhões de parâmetros, o Llama 3.3 promete um desempenho semelhante ao Llama 3.1, que possui 405 bilhões de parâmetros, mas com um custo computacional mais baixo. A Meta destaca que o novo modelo supera não apenas o Llama 3.1, mas também o Nova Pro da Amazon, em tarefas de conversação multilíngue e raciocínio profundo. A estratégia da Meta com o Llama 3.3 é competir no mercado de inteligência artificial, juntando-se a outras soluções como o Claude 3.5 da Anthropic e o GPT-4 da OpenAI.
  • Por que importa?
    O lançamento do Llama 3.3 é relevante porque mostra a intensificação da guerra das inteligências artificiais, com as grandes empresas tecnológicas buscando desenvolver modelos mais poderosos e acessíveis. A democratização do acesso à IA é um objetivo chave, e a Meta tem avançado nesse sentido, integrando inteligência artificial em suas plataformas como WhatsApp e Instagram. A disponibilização de modelos como o Llama 3.3 pode impulsionar a inovação e o desenvolvimento de aplicações avançadas de IA, desde que os usuários sigam as diretrizes éticas estabelecidas pela empresa.