📢MCV #9: Dia D da educação no Senado

Sejam bem-vindas e bem-vindos à nona edição da newsletter "Mínimo Conhecimento Viável" que, toda semana, busca trazer uma série de conteúdos curados para que você possa desenvolver o conhecimento básico necessário sobre educação, inovação, políticas públicas e muito mais.

Quer ajudar a divulgar o MCV para mais pessoas? Compartilhe com contatos no Whatsapp!

Se você só tiver 1 minutinho

  • O dia 11 de Julho foi chamado de Dia D da Educação no Senado. Foram aprovados cinco projetos da área de educação:
    • PL 2.617/2023 que institui o Programa de Escola em Tempo Integral e altera outras leis incluindo a extensão da execução da Lei 14.172 de 2021 de Conectividade nas escolas;
    • PL 1.372/2022, que determina a implantação do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas;
    • PL 6.494/2019, que determina a formulação de uma política nacional para formação técnica de nível médio;
    • PL 2.201/2022, que obriga estados e municípios a criarem conselhos escolares e fóruns dos conselhos escolares;
    • PL 5.649/2019, que permite a servidores efetivos e empregados públicos o acesso a bolsas de pesquisa de institutos federais.

      A existência de um dia focado na discussão e aprovação dessas pautas permite que se estruture uma agenda mais clara para a execução ao longo dos próximos anos. A aprovação desses projetos logo no início de um mandato presidencial pode facilitar uma articulação contínua ao longo do tempo para que se tornem uma realidade prática.

  • No universo da tecnologia também temos grandes movimentações. Google anuncia lançamento do Bard, concorrente do ChatGPT, na UE e Brasil. Anteriormente trilíngue, o Bard agora suporta quase 40 idiomas, inclusive o português. E a nova rede social da Meta, Threads, ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias após seu lançamento, superando o tempo que o ChatGPT levou para atingir a mesma quantidade de usuários.

Governo:

Alessandro Vieira enaltece importância do Dia D da Educação no Senado

https://bit.ly/3JXTZR7

PTBR / 3 min / Texto

Resumo:

No dia 11 de julho, o foco total do Senado foi na aprovação de novas leis em educação. De Escolas Integrais ao Ensino Técnico passando pelas questões em violência nas escolas, diversos temas foram tratados e discutidos.

Por que importa?

O acompanhamento das pautas legislativas sobre o tema nos permite saber melhor sobre os rumos que nosso sistema educacional está tomando. Um dia focado em destravar projetos importantes na área ajuda a direcionar os esforços.

Pacheco exalta pauta da educação e pede esforço pela alfabetização

https://bit.ly/3pOQrKg

PTBR / 2 min / Texto

Resumo:

No contexto do Dia D da Educação no Senado, o presidente do órgão declara apoio “irrestrito” à pauta de alfabetização.

Por que importa?

Um dos temas mais importantes da educação, o apoio congressistas dos mais diversos partidos é essencial para que seja possível avançar essa pauta com a celeridade e relevância que merece.

MP de obras escolares inacabadas terá parecer apresentado em agosto

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/07/5108563-mp-de-obras-escolares-inacabadas-tera-parecer-apresentado-em-agosto

PTBR / 2 min / Texto

Resumo:

A Medida Provisória quer liberar recursos para o término de 3,5 mil obras para educação infantil e básica

Por que importa?

A partir de um levantamento da Controladoria Geral da União, foi constatado que mais de 10 mil obras estão paradas. Liberar os recursos para finalização dessas obras pode beneficiar milhões de crianças do país

Governo decide encerrar programa de escolas cívico-militares

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/07/12/governo-decide-encerrar-programa-de-escolas-civico-militares.ghtmlhttps://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/07/12/governo-decide-encerrar-programa-de-escolas-civico-militares

PTBR / 4 min / Texto

Resumo:

Programa de escolas cívico-militares criado durante o governo Bolsonaro é encerrado. Atendia a 200 escolas ao custo de R$ 64 milhões/ano.

Por que importa?

O fim do programa, que era visto como um dos mais relevantes para o governo Bolsonaro, ilustra as diferenças da visão entre os governos.

Senado aprova criação do Programa Escola em Tempo Integral

https://bit.ly/3pLD2Tj

PTBR / 5 min / Texto

Resumo:

O projeto trata da forma de financiamento e repasses pela União para criação de escolas em tempo integral. Também altera leis sobre conectividade e financiamento de bolsas para professores.

Por que importa?

Com o objetivo de criar 1 milhão de vagas em tempo integral na educação básica, o programa pode gerar resultados de aprendizagem melhores ao longo dos próximos anos se bem implementado. A articulação entre entes federativos e o financiamento são chave para que funcione.

Escola de tempo integral é vista como alternativa para diminuir defasagem

https://bit.ly/3PZhNYY

PTBR / 4 min / Texto

Resumo:

A pandemia aumentou ainda mais a defasagem na educação das crianças e adolescentes. Em meio a esse cenário, o governo federal lançou o Programa Escola em Tempo Integral, que visa ampliar as matrículas nas escolas em que o estudante permanece um tempo igual ou superior a sete horas diárias.

Por que importa?

Assim como comentado na matéria pelo Lucas Rocha, Diretor de Projetos da frente de Fundamental II na Fundação Lemann, a escola integral é uma aliada no desenvolvimento escolar dos adolescentes, mas ainda estamos vivendo uma urgência de defasagem na aprendizagem pós pandemia e, no ritmo de implementação e escala que o Programa Escola em Tempo Integral quer ter, não dará conta de resolver tudo o que precisa para recomposição da aprendizagem. É necessário vir acompanhada de outras medidas.

Compromisso Nacional pela Alfabetização e a experiência do ES

https://bit.ly/3OoORIJ

PTBR / 5 min / Texto

Resumo:

A alfabetização em tempo adequado é essencial para o pleno desenvolvimento dos estudantes. O compromisso Nacional pela Alfabetização está assentado em um princípio que tem dado frutos positivos em diversos estados, como o Espírito Santo, que é o regime de colaboração entre estados e municípios.

Por que importa?

Segundo pesquisa Datafolha encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e BID, em dezembro do ano passado, 40% dos pais e responsáveis de estudantes relatam que as crianças estão com dificuldades no processo de alfabetização. Esse número é preocupante e é preciso um olhar intencional para essa etapa do ensino que, se não concluída de maneira satisfatória, afetará toda trajetória escolar do estudante.

Sobrevivente pela educação confronta ignorância brasileira

https://bit.ly/3pSiU1N

PTBR / 7 min / Texto

Resumo:

Michael França, membro da Rede de Líderes da Fundação Lemann, traz em sua coluna a preocupação com a piora do hiato racial: apesar de quase todos os estados brasileiros terem avançado na média de desempenho do 5º e 9º ano do ensino fundamental, a diferença entre o desempenho médio de estudantes brancos e negros aumentou.

Por que importa?

É preciso olhar para os avanços na educação levando em consideração os recortes raciais para que políticas públicas sejam elaboradas e aplicadas com intencionalidade de reduzir esse hiato racial

Capes libera acúmulo de emprego e bolsas na pós-graduação

https://bit.ly/43swOWe

PTBR / 5 min / Texto

Resumo:

Como parte dos esforços para ajustar os valores recebidos por pesquisadores em relação ao mercado de trabalho, esforço esse que começou em fevereiro com reajuste de 40% nas bolsas de pesquisa, a Capes flexibilizou as normas que impediam pesquisadores de terem vínculo empregatício remunerado

Por que importa?

A pesquisa científica no país tem dificuldades em atrair e reter talentos por conta da baixa remuneração das bolsas. As novas regras podem permitir mais pesquisadores a produzirem conhecimento relevante para o país.



Sala de Aula

Novo ataque em escola: como tranquilizar a comunidade escolar?

https://bit.ly/3PXkhqr

PTBR / 10 min / Texto

Resumo:

Após novo ataque em escola no dia 19 de junho, a Associação Nova Escola preparou uma reportagem com dicas de como tranquilizar e acolher a comunidade escolar

Por que importa?

A comunidade escolar está vivendo tempos de medo e, para evitar evasão escolar e garantir a segurança dos estudantes e profissionais, é preciso trabalhar com acolhimento e olhar para saúde mental



Ataque às escolas: É preciso ir além da segurança

https://bit.ly/43wPp3b

PTBR / 8 min / Texto

Resumo:

Durante debate no evento do Ciclo ILP-Fapesp de Ciência e Inovação, especialistas discutiram sobre possíveis ações para diminuir violência nas escolas. Os caminhos vão muito além de medidas de segurança, que a curto prazo podem evitar evasão escolar, mas a longo prazo podem piorar o clima no ambiente da escola.

Por que importa?

É preciso entender que as escolas são atravessadas e reprodutoras de diversas formas de violência, como racismo, machismo, capacitismo e transfobia, e é necessário olhar para os temas em uma perspectiva educacional e não individual.



Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda

https://bit.ly/43vrBge

PTBR / 12 min / Texto

Resumo:

Dados trazidos pelo IBGE mostram como os quase 19 milhões de pessoas com deficiência enfrentam desafios em termos de educação e mercado de trabalho. Por exemplo, a taxa de analfabetismo de pessoas com deficiência é de 19,5% vs 4,1% para pessoas sem deficiência, e a taxa de conclusão do Ensino Médio é menos da metade, impactando assim acesso ao mercado de trabalho e renda

Por que importa?

Representando quase 9% da população do país, as pessoas com deficiência enfrentam barreiras que podem ser reduzidas com intencionalidade e políticas públicas direcionadas



Inovação em Avaliação Educacional

https://bit.ly/3rkWpCY

PTBR / Vídeo

Resumo:

A Webserie do Instituto Unibanco traz especialistas nacionais e internacionais para responderem a seguinte pergunta: “Porque inovar nas avaliações educacionais é importante?” Nessa discussão eles abordam desafios, cenários e possibilidades para inovar avaliações, considerando as competências do século 21, especialmente no contexto brasileiro.

Por que importa?

Avaliação é uma parte fundamental em qualquer processo de aprendizagem. Sem uma preocupação nítida com a mensuração da aprendizagem, não somos capazes de agir de forma efetiva. As mudanças no mundo exigem mudanças na educação. Portanto as avaliações devem se adaptar aos novos contextos



Escolas brasileiras são premiadas como as melhores do mundo em 2023

https://novaescola.org.br/conteudo/21701/escolas-brasileiras-premio-melhores-do-mundo

PTBR / 5 min / Texto

Resumo:

Das cinco escolas brasileiras que estão concorrendo ao Prêmio World Best School Prize (Prêmio das Melhores Escolas do Mundo, em inglês), premiação apoiada pela Fundação Lemann, quatro são escolas públicas!

Por que importa?

Por que importa? Reconhecer essas escolas que estão transformando vidas por meio do ensino público é um motivo de celebração, mas também de guia e inspiração para mostrar que cada criança brasileira pode ter uma educação pública de qualidade



Por que os jovens saem precocemente da escola

https://bit.ly/3rt8bLE

PTBR / 6 min / Texto

Resumo:

Coluna da Folha traz dados sobre as causas da evasão, boas práticas e principalmente a necessidade de prevenir a evasão.

Por que importa?

A questão da evasão afeta uma grande parcela da população em nossas escolas, o que dificulta as condições de vida desses jovens. Ao não lidarmos com sucesso com o tema vemos a perpetuação da desigualdade e perdemos oportunidades de crescimento econômico



U.S. Students’ Progress Stagnated Last School Year, Study Finds

https://www.nytimes.com/2023/07/11/us/reading-math-test-scores-education-nwea.htmlhttps://www.nytimes.com/2023/07/11/us/reading-math-test-scores-education-nwea

EN / 1 min / Texto

Resumo:

Estudo sobre o progresso de estudantes nos EUA mostra que, principalmente em matemática, resultados têm piorado como efeito pós-pandêmico.

Por que importa?

Se mesmo com os altíssimos investimentos sendo feitos na recuperação da aprendizagem nos EUA a situação está desta maneira, é essencial que mapeemos os efeitos aqui e sejamos mais eficientes e eficazes em nossas políticas.



Tecnologia

Google anuncia lançamento do Bard, concorrente do ChatGPT, na UE e Brasil

https://bit.ly/3NRxSx4



PTBR / 3 min / Texto

Resumo:

O Google lançou o Bard, um rival do ChatGPT, em 50 países, incluindo Brasil e União Europeia. Anteriormente trilíngue, o Bard agora suporta quase 40 idiomas, incluindo português. A ferramenta pode comunicar respostas oralmente, adaptar o estilo de resposta e extrair informações de imagens.

Por que importa?

O lançamento da Google marca um avanço significativo na tecnologia de inteligência artificial. Este lançamento não apenas intensifica a competição no campo dos modelos de linguagem, potencialmente acelerando a inovação, mas também amplia a acessibilidade da IA ao suportar quase 40 idiomas. Além disso, a expansão do Bard na União Europeia, conhecida por suas rigorosas regulamentações de privacidade, sinaliza uma preocupação crescente na capacidade das empresas de tecnologia de cumprir as regulamentações de IA.



Threads ultrapassa 100 milhões de usuários e supera marca do ChatGPT

https://bit.ly/3DhhRvv

PTBR / 1 min / Texto

Resumo:

A nova rede social da Meta, Threads, ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias após seu lançamento, superando o tempo que o ChatGPT levou para atingir a mesma quantidade de usuários. A plataforma se beneficiou da integração com o Instagram e de sua base de usuários já estabelecida. No entanto, ainda é cedo para determinar o sucesso a longo prazo da nova plataforma.

Por que importa?

Novas plataformas de tecnologia têm escalado rapidamente, aproveitando-se de bases de usuários existentes e/ou se integrando com plataformas populares. No entanto, essa rápida expansão levanta preocupações sobre a segurança dos dados dos usuários. Em resposta, a sociedade e os governos devem estar cada vez mais atentos e exigentes em relação à proteção de dados, implementando regulamentações específicas e direcionando as empresas a adotarem práticas de segurança de dados mais robustas.



Code Interpreter, novo recurso do ChatGPT, é um cientista de dados eficaz, afirma professor da Wharton School

https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/07/code-interpreter-novo-recurso-do-chatgpt-e-um-cientista-de-dados-eficaz-afirma-professor-da-wharton-school

PTBR / 4 min / Texto

Resumo:

A OpenAI adicionou um novo plug-in ao ChatGPT Plus, chamado Code Interpreter, que pode escrever códigos, executar cálculos complexos e gerar gráficos. Ethan Mollick, professor da Wharton School, enfatiza que o plug-in processa dados de maneira muito semelhante aos humanos e acredita que a IA pode atuar em tarefas repetitivas e operacionais.

Por que importa?

O lançamento do Code Interpreter pela OpenAI é o marco da semana no mundo da IA, traz perspectivas de como a IA pode alavancar o trabalho com dados. No entanto, com os avanços vêm grandes questões de privacidade e ética, especialmente com o upload de arquivos para análise. Este lançamento ocorre em um momento de crescente debate sobre práticas de privacidade, tornando a discussão ainda mais relevante.



Luana Ozemela indica 4 mulheres pretas que estão abrindo caminho a Inteligência Artificial

https://bit.ly/3rkWLcM

PTBR / 1 min / Post

Resumo:

No LinkedIn, Luana Ozemela compartilha 4 mulheres negras que estão abrindo caminhos em AI em meio ao Julho das Pretas e destaca "A Inteligência Artificial pode ser uma grande alavanca para a redução de desigualdades". Vale muito a pena acompanhar a produção de conhecimento desses grandes nomes.

Por que importa?

É fundamental ter mulheres negras e brasileiras estudando IA, pois elas trazem completude ao campo. Suas perspectivas impulsionam a inovação e resultam em soluções mais abrangentes. Além disso, inspiram outras mulheres negras a seguirem carreiras em tecnologia. As contribuições são fundamentais para uma IA ética e para todos.



IA ajudará a preservar línguas indígenas, em projeto de USP e IBM

https://bit.ly/3pPSqOu

PTBR / 8 min / Texto

Resumo:

Projeto de pesquisadores da USP com a IBM busca por meio do processamento de linguagem natural para que ferramentas que são comuns em línguas mais comuns, como o próprio português, também sejam disponibilizadas em línguas indígenas. Por exemplo o "autocomplete" ou ferramentas de busca não funcionam nessas línguas.

Por que importa?

As línguas morrem quando os jovens param de usá-la. Com o universo digital sendo cada vez mais importante, línguas não representadas aí morrem. Países como a Islândia ou a Estônia com poucos habitantes têm desenvolvido estratégias para manter suas línguas vivas. Comunidades de povos originários não possuem recursos para tal normalmente. Uma parceria como essa pode ser um caminho para preservar línguas e culturas.



O Brasileiro com a IA mais baixada do Mundo

https://bit.ly/43pDOTQ

PTBR / 61 min / Podcast

Resumo:

Podcast do DataHackers traz entrevista com Jonatas Grosman, pesquisador e PhD em ciência da computação da PUC-RJ, que criou o modelo de IA mais baixado do mundo.

Por que importa?

Já trouxemos o Jonatas anteriormente no MCV assim que ele atingiu a marca citada. A sua trajetória até chegar a essa marca é inspiradora. Vale escutar e vermos que conseguimos produzir pesquisa de ponta no Brasil.



Shaping Digital Education: Enabling Factors for Quality, Equity and Efficiency

https://bit.ly/3Dd7IzN

EN / 1 min / Texto

Resumo:

Novo report da OCDE busca ilustrar como desenhar políticas públicas holísticas para uso de tecnologia em educação.

Por que importa?

Com a maior aceitação do uso de tecnologia em educação no pós-pandemia e com os fortes avanços em tecnologia artificial, a OCDE entende que é necessário pensar em políticas estruturadas com frameworks claros e adaptáveis para os diversos contextos. O report pode inspirar o desenho de políticas adaptadas à nossa realidade.

Google intensifica batalha de IAs na saúde com testes do chatbot MedPalm 2

https://exame.com/inteligencia-artificial/google-intensifica-batalha-de-ias-na-saude-com-testes-do-chatbot-med-palm-2/

PTBR / 3 min / Texto

Resumo:

O Google está testando o Med-PaLM 2, um chatbot de IA para responder perguntas médicas e organizar dados de saúde. A IA, treinada com exames de licenciamento médico, está sendo testada em hospitais como a Mayo Clinic, que tem principais campi em Rochester, Minnesota; Scottsdale e Phoenix, Arizona; e Jacksonville, Florida. Este projeto faz parte da competição no setor de saúde para oferecer soluções baseadas em IA, mas levanta preocupações sobre privacidade e precisão dos diagnósticos. O Google assegura a criptografia e inacessibilidade dos dados dos pacientes.

Por que importa?

Tecnologias como o Med-PaLM 2, se bem-sucedidas, podem mudar a forma atual de cuidados de saúde. No entanto, elas levantam questões éticas e de privacidade, exigindo que os pacientes sejam informados sobre o uso de seus dados e que os diagnósticos de IA sejam rigorosamente testados. Essas iniciativas demonstram o aumento de estudos sobre IA no campo da saúde.